sábado, 31 de dezembro de 2011

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 1 - 1º Trim. 2012


Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Primeiro Trimestre de 2012
Tema geral do trimestre: Vislumbres do Nosso DEUS
Estudo nº 01 – O DEUS Triúno
Semana de   31 de dezembro a 7 de janeiro
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Ijuí - RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar:Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no ESPÍRITO SANTO. Mantenham-se no amor de DEUS, enquanto esperam que a misericórdia de nosso SENHOR JESUS CRISTO os leve para a vida eterna” (Judas 20 e 21, NVI).

Introdução de sábado à tarde
A Trindade, ou um DEUS em três pessoas, não é difícil de entender. Alguns defendem que só existem duas pessoas como DEUS, e desafiam ser incompreensível pensar três pessoas sendo DEUS. É tão fácil ou difícil entender duas pessoas como três. Não faz diferença.
A pergunta para desafiar a nossa mente é a seguinte: Como pode DEUS ser uma soma de três pessoas? Como se pode entender isso?
E já vai a resposta, que talvez seja uma das coisas mais simples de se entender no Universo. DEUS é amor. Essa é a Sua lei, e Ele é essa lei, ou melhor, o amor é a natureza de DEUS, por isso Ele é imutável, sempre será amor. DEUS ama sempre, incondicionalmente; a intensidade desse amor foi demonstrado na cruz. Por isso a Bíblia diz que, quando DEUS precisa destruir, isso é um ato estranho para Ele. O DEUS Pai, o DEUS Filho JESUS CRISTO, e o DEUS ESPÍRITO SANTO, se amam em tal intensidade que agem como se fossem uma pessoa só. É esse amor que eles colocaram no coração de Adão e Eva, quando foram criados. O amor com que Se amam mutuamente é o mesmo com que amam todas as pessoas que criaram. Por isso as pessoas da Trindade são tão ligadas entre si, são inseparáveis. A mesma força de ligação foi posta para os casais se amarem e serem felizes, para sempre.
Na tarefa da salvação, cada pessoa da Trindade tem uma participação peculiar, embora eles sempre ajam em conjunto e em plena harmonia. O Pai concedeu o Filho que Se tornou o Salvador, pois fora por intermédio do Filho que o Pai criou todas as coisas. Ao Filho certamente coube a parte mais difícil e arriscada no plano da salvação: enfrentar a cruz. E ao ESPÍRITO SANTO cabe substituir o Filho na continuidade desse plano, como explica Ellen G. White: “Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa operação da terceira pessoa da Trindade, a qual viria, não com energia modificada, mas na plenitude do divino poder. É o Espírito que torna eficaz o que foi realizado pelo Redentor do mundo. É por meio do Espírito que o coração é purificado. Por Ele torna-se o crente participante da natureza divina. Cristo deu Seu Espírito como um poder divino para vencer toda tendência hereditária e cultivada para o mal, e gravar Seu próprio caráter em Sua igreja” (O Desejado de Todas as Nações, 671).



  1. Primeiro dia: A unicidade de DEUS
Eu Sou o que Sou! Assim disse DEUS sobre Si mesmo. Que explicação peculiar! Como se poderia explicar DEUS? O que aprendemos é por comparação. Com quem se poderia comparar DEUS? Não há no Universo outro ser semelhante a DEUS. Portanto, para entender DEUS, só há duas vias: pela revelação do que Ele diz sobre Si mesmo, e pela comunhão com Ele, convivendo diariamente com DEUS, como Enoque, Abraão, Moisés, Daniel e outros. Pelo convívio podemos entender mais sobre DEUS que pela revelação, pois podemos senti-Lo particularmente em cada momento de nossas dificuldades.
DEUS não é uma pessoa. Ele é três pessoas. E Ele não é a soma de três pessoas, mas é a unidade dessas três pessoas. Aqui não podemos nos valer dos conceitos da matemática, onde 1 + 1 + 1 = 3. Na formação do lar também não é uma questão matemática. Um homem e uma mulher formam uma só carne. Não é 1 + 1 = 2, mas é 1 + 1 = unidade desses dois. São dois, mas como se fosse um só. Ou seja, são tão unidos pelo amor, que um casal unindo-se, não são dois, mas um só. Aqui está a força da unidade do amor.
DEUS é um só, embora sejam três pessoas. É um só porque a intensidade do amor entre Eles os torna assim. Quando falamos a palavra DEUS, estamos nos referindo a três pessoas tão intensamente unidas pelo amor que formam uma unidade em propósito e em ação. Eles jamais se contradizem, jamais têm divergências, jamais entram em desacordo. Era para ser assim entre os membros das famílias.
Essa unidade tem uma particularidade especial. Ela se expande! Por exemplo, no lar, formado por duas pessoas, um casal, ou, um homem e uma mulher, que se complementam, a intensidade do amor vai aumentando e chega o tempo de se expandir para mais pessoas. Então vem os filhos, e a unidade persiste para além do casal inicial.
No caso de DEUS é o mesmo. Enquanto os humanos geram filhos, DEUS cria filhos. Interessante é que DEUS, a Trindade, cria por meio do Filho, JESUS CRISTO. Foi assim aqui na Terra. Eles não geram filhos, mas eles criam, isto é, são capazes de fazer aparecer do nada, não precisam reproduzir como nós. Mas numa ou noutra alternativa, é o amor que está possibilitando a expansão dos seres.

  1. Segunda: A divindade de CRISTO
O que há de errado com relação à divindade de CRISTO? Analise a citação: “O princípio da própria vida do Batista, a abnegação, era o princípio do reino do Messias. João bem sabia quão estranho era tudo isso aos princípios e esperanças dos guias de Israel. Aquilo que para ele era convincente testemunho da divindade de Cristo, não seria prova nenhuma para eles. Estavam aguardando um Messias que não fora prometido. João viu que a missão do Salvador só podia granjear deles ódio e condenação. Ele, o precursor, não estava senão bebendo do cálice que o próprio Cristo havia de esgotar até às fezes” (O Desejado de Todas as Nações, 218).
Percebeu o que há de errado? É bem fácil descobrir. Naqueles tempos muitos só aceitariam um CRISTO “não prometido”, ou seja, alguém que fosse semelhante ao conceito deles. Esse é o problema em relação à divindade de CRISTO, e também do ESPÍRITO SANTO. Nós, seres humanos, queremos um DEUS que Se adapte a nós, como imaginamos que Ele deva ser. Nós queremos nos justificar, dizendo que os pecados que cometemos não são pecados. E se aparece alguém que vive de modo reto, conforme o modelo de vida celestial, e que contrasta com o nosso modelo de vida que mistura mundanismo com alguns princípios cristãos, esse alguém não será aceito. É hoje assim.
Mas se aparece alguém, pomposo, que se veste a rigor com a última tendência da moda, que conhece e pratica muitas coisas que vem do mundo, que não se importa com vários dos princípios bíblicos e os despreza, esse tal será aceito, e será classificado como legítimo. Como aconteceu com CRISTO, se Ele viesse em nossos dias, muitos de nós não O receberíamos como Salvador, mas gritaríamos: Este não, queremos Barrabás. E a própria criatura diria em voz alta: Este não é divino.
Isso não acontece hoje com CRISTO, ao menos não em grande intensidade. Mas acontece com o ESPÍRITO SANTO. A vez de CRISTO atuar nessa Terra foi até na cruz, então Ele foi embora para atuar no santuário celeste, onde está até hoje. Logo Ele volta. E em Seu lugar ficou o ESPIRITO SANTO, e esse é o motivo da forte tentativa de desacreditá-Lo como DEUS. E se prestar atenção, com que conhece pessoalmente, pelo teste dos frutos que produzem, com raras exceções, são pessoas nas quais o ESPÍRITO SANTO teria grande obra a fazer em seus corações.
Mas não fica só nisso. Os profetas de DEUS também sofrem o mesmo preconceito. E sempre da parte das pessoas que mais precisam das mensagens desses profetas. Hoje Ellen G. White não é muito bem aceita, entre o povo de DEUS, em todo o mundo. Aqui no Brasil também é assim. Não se combate ela, mas não se lê o que escreveu e muito menos se pratica. Principalmente da parte de quem mais deveria servir de exemplo aos demais.
Por que então há, ao longo da história, esse combate à divindade de CRISTO, à divindade do ESPÍRITO SANTO (veremos mais sobre esse ponto no estudo de amanhã), a autenticidade dos profetas? Simples entender: eles desmascaram nossos pecados, e querem nos ajudar a superá-los. Logo, quem não é humilde para aceitar o modo de vida de CRISTO, e ao que o ESPÍRITO SANTO precisa fazer em nossa vida e às mensagens dos profetas, esse colocará tais personagens em segundo plano e os desacreditará.
É importante conhecer o que há por trás dessas atitudes. Pois, quem sabe acompanhando a presente onda dos fatos, também nós venhamos a nos enredar no comportamento da maioria, de viver como o diabo aprova e enganar-se pensando que está sendo salvo.
Façamos um teste. Quem ainda acredita e leva a sério as palavras de duas citações, uma de CRISTO, e outra de sua profetiza para estes últimos dias?
“Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela” (Mateus 7:13 e 14).
“Muitos estão acariciando e adorando ídolos. Abandonai os vossos ídolos. Renunciai aos vossos prazeres egoístas. Rogo-vos que não empregueis recursos no embelezamento de vossas casas; porque é dinheiro de Deus, e Ele tornará a pedi-lo de vós. Pais, por amor de Cristo não empregueis o dinheiro do Senhor na condescendência com as fantasias de vossos filhos. Não os ensineis a buscar a moda e a ostentação, a fim de alcançarem influência no mundo. Dispô-los-á isso para salvarem as almas por quem Cristo morreu? Não; suscitará inveja, ciúme e más suspeitas. Vossos filhos serão induzidos a competir com a ostentação e extravagância do mundo, e a gastar o dinheiro do Senhor no que não é essencial para a saúde ou a felicidade” (Testemunhos Seletos, v. 3, 73).
É evidente que essas duas citações incomodam muitos dos que aguardam a segunda vinda de CRISTO. Eles têm que dizer que “não é bem assim”.




  1. Terça: O ESPÍRITO SANTO
Há três pessoas que, em conjunto, são DEUS. Difícil de entender? Não, pelo contrário, bem fácil. Essas três pessoas agem 100% unidas, de tal modo, que são como uma só. Essa unidade se chama DEUS.
Muitos alegam que a Igreja Católica é que crê na Trindade, por isso essa crença está errada. Mas não podemos aceitar que, pelo fato dessa igreja crer na Trindade, por pressuposto, tal doutrina esteja em desacordo com a Bíblia. Sabemos que a Igreja Católica é especialista em misturar verdades com erros. Nesse caso, essa é uma das verdades. Serve para dar credibilidade aos erros. Precisamos destacar aqui uma multidão de membros católicos que são verdadeiros cristãos, e agem corretamente em tudo o que creem ser verdade. Eles estão no caminho certo, e ao descobrirem toda a verdade, tomarão as decisões acertadas, conforme Apoc. 18:4.
Satanás também tem a sua trindade. São três poderes que agirão sobre o mundo na última batalha. Os membros da trindade dele são: primeira besta (Igreja Católica), segunda besta (protestantismo apostatado) e o espiritismo. Esses poderes já estão se mobilizando contra o povo de DEUS. Portanto, a última crise já está dando seus primeiros sinais de se tornar plena realidade. Isso quer dizer que é alta hora de nos apegarmos ao Consolador, que JESUS enviou exatamente para esse tempo: o da conclusão da pregação da boa notícia (evangelho) ao mundo, a notícia da vinda de CRISTO.
Há muitos que não aceitam a doutrina adventista da Trindade. São pessoas de nosso meio. Há entre eles pessoas sinceras, mas outras estão mal intencionadas           . Tenho observado aqueles que conheço pessoalmente, e isso me tem gerado motivos de preocupações graves. Sabe do que se trata? Essas pessoas estão caindo, aos poucos, no pecado contra o ESPÍRITO SANTO. Dá para ver isso pelos frutos que apresentam. As que conheço, demonstram em sua vida problemas flagrantes, que são condenáveis. Ou seja, dão mau testemunho em seus modos de vida. Não vou relatar o que é, pois a intenção destas linhas é chamar a atenção para que saiam enquanto é tempo dessa situação mortal. Não acreditando mais no ESPÍRITO SANTO perdem o senso de se submeter a Ele, e com o tempo não conseguem mais facilmente distinguir o que é pecado do que não é. Então, em sua vida, cometem pecados e nem se importam com isso, achando ser normal. Essa situação vai piorando gradativamente até que não acreditam mais em nada. Pelo amor de DEUS, gente criada para viver eternamente, acordem ainda em tempo.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia em suas doutrinas tem a Trindade. Uma delas é a própria Trindade, outra é a do ESPÍRITO SANTO como DEUS. E há mais quinze que estão relacionadas. Ou seja, se a Trindade não fosse verdadeira, a IASD teria que mudar 17 doutrinas, sendo que duas delas teria que eliminar. Vamos raciocinar de modo prático e bem realista, sem preconceitos. Se essa situação fosse verdadeira, onde estaria JESUS CRISTO, aquele que conduz a igreja, que nada teria feito durante muitas décadas, quanto a esse suposto erro?
Descrer na Trindade é o mesmo que dizer: JESUS CRISTO, o capitão do navio errou feio. Ele Se passou nessa questão, não percebeu o suposto erro doutrinário. É uma acusação contra quem concedeu o ESPÍRITO SANTO para O substituir! Mas podemos nós, seres humanos acusar justo o nosso Salvador? Ora, que Salvador seria esse, que teria cometido um erro tão grosseiro? Essa questão de não acreditar no ESPÍRITO SANTO como DEUS é muito grave, aliás, ela é mortal a quem assim admite.
Veja bem as consequências se a doutrina da Trindade estivesse realmente errada. Nesse caso, JESUS CRISTO teria que tratar de acertar o conjunto de doutrinas da igreja. E Ele faria isso, tenham certeza. E como Ele teria ‘dormido’ em Suas responsabilidades, o erro teria ficado para ser corrigido justamente agora, que já estamos entrando no Alto Clamor. Entende as repercussões de tal mudança?
Vamos explicar. A IASD já está se levantando, já está deixando de ser Laudiceia. Observa-se que a maioria dos membros não participará do reavivamento, isso já era esperado. Por certo muitas igrejas inteiras não se reavivarão. É que vai haver a sacudidura para tirar o joio da igreja, deixar só o trigo, e o trigo é um percentual bem reduzido na igreja. Talvez não chegue a 5%. Mas voltemos ao assunto principal. Se nesse momento da história a IASD tivesse que fazer uma reforma em suas doutrinas, a sua pregação final cairia em total descrédito. Todos diriam: “se vocês estão admitindo engano quanto a Trindade, quem nos garante que também não estão enganados quanto a ser o sábado o verdadeiro dia que DEUS quer que seja santificado?” Portanto, descrer na Trindade é de fato uma estratégia de satanás para descrer na pregação da IASD. E isso é verdade. Os antitrinitarianos dizem que a IASD é babilônia! Para sustentar a sua forma de crer, precisam atacar a IASD.
E tem mais alertas a dizer. Nesses últimos dias será derramado sobre o povo de DEUS, em grande medida, poder do ESPÍRITO SANTO, exatamente para a conclusão da pregação do evangelho ao mundo todo. Sem esse poder essa pregação jamais seria concluída. No ritmo atual, como estão indo as coisas, não se espere pela volta de JESUS. Mas quando esse poder for concedido, quando um membro da Trindade agir entre o povo de DEUS, pessoalmente, como foi no Pentecostes, então em pouquíssimo tempo a missão será concluída. Repito, em pouquíssimo tempo! Aí se verá que essas alternativas missionárias mundanizadas, que hoje estão utilizando em alguns lugares, só servem para lixo.
Considere tudo o que foi escrito acima. Não fica evidente que satanás tem que atacar o ESPÍRITO SANTO, assim como atacou JESUS CRISTO, quando esteve aqui na Terra? Ora, seria até bem estranho satanás não fazer nada contra o ESPÍRITO SANTO, justo momentos antes da última batalha, em que Ele Se manifestará pelo povo de DEUS, e para tirar pessoas de Babilônia para o reino de DEUS.
E o nosso Comandante é infalível. Ele não teria cometido um erro tão grosseiro, para ao ser corrigido, provocar um conceito negativo sobre a última igreja que tem a missão de pregar o evangelho a toda nação, tribo e língua, e concluir a obra. Está em anexo a este estudo, um resumo de outro estudo da Lição da Escola Sabatina, do 2º semestre de 2006, que foi sobre a Trindade. O seu título é: “Trindade na Bíblia”. Ali se encontram comprovações e evidências de que o ESPÍRITO SANTO é DEUS, que é uma pessoa.

  1. Quarta: Unidade e igualdade
DEUS, isto é, o Pai, o Filho e o ESPÍRITO SANTO, sendo Ele onisciente, desde a eternidade sabia do fracasso de Lúcifer, e depois de Adão e Eva. Poderíamos perguntar, então: por que os criou? Só DEUS sabe a resposta, mas se Ele não os criasse, talvez isso acontecesse por meio de algum outro ser criado, em alguma outra época da história do Universo. Uma coisa sabemos: desde sempre já havia o plano de solução do problema criado por Lúcifer, e esse plano envolvia intensamente a segunda pessoa da divindade. “Desde o princípio, Deus e Cristo sabiam da apostasia de Satanás e da queda de Adão pelo poder enganador do apóstata. O plano da salvação foi elaborado para resgatar a raça decaída, para dar-lhe outra oportunidade. Cristo foi designado para a função de Mediador desde a criação efetuada por Deus, estabelecido desde a eternidade para ser nosso Substituto e Fiador. Antes de ser criado o mundo, convencionou-se que a divindade de Cristo fosse envolta na humanidade” (Exaltai-O, MM 1992, 75).
Entre os membros da Trindade, O Filho é o Cordeiro para perdoar os pecados, o Salvador, O Pai aceita aqueles que o Filho Lhe apresenta, e o ESPÍRITO SANTO é quem convence as pessoas do pecado para que sintam a necessidade de perdão.
Então JESUS tornou-Se um ser humano, mas não deixou de ser DEUS. Ele esteve na Terra com duas naturezas, a divina e a humana. “Foi a natureza humana do Filho de Maria transformada na natureza divina do Filho de Deus? Não; as duas naturezas fundiram-se misteriosamente numa só pessoa - o homem Cristo Jesus. NEle habitava corporalmente toda a plenitude da Divindade. Quando Cristo foi crucificado, foi Sua natureza humana que morreu. A Divindade não sucumbiu e morreu; isso teria sido impossível. Cristo, Aquele que é sem pecado, salvará todo filho e toda filha de Adão que aceita a salvação que lhes é oferecida, consentindo em tornarem-se filhos de Deus. O Salvador adquiriu a raça decaída com o Seu próprio sangue” (Exaltai-O, MM 1992, 77). “Em toda a plenitude de Sua divindade, em toda a glória de sua imaculada humanidade, Cristo Se entregou a Si mesmo por nós, como sacrifício completo e amplo, e todo aquele que vai ter com Ele deve aceitá-Lo como se fosse o único indivíduo pelo qual foi pago o preço” (Fé e Obras, 85).
Depois que CRISTO subiu ao Céu, outro membro da Divindade veio a nós, no dia do Pentecostes. “O Consolador que Cristo prometeu enviar depois de ascender ao Céu, é o Espírito em toda a plenitude da Divindade, tornando manifesto o poder da graça divina a todos quantos recebem e creem em Cristo como um Salvador pessoal. Há três pessoas vivas pertencentes à Trindade celeste; em nome destes três grandes poderes - o Pai, o Filho e o Espírito Santo - os que recebem a Cristo por fé viva são batizados, e esses poderes cooperarão com os súditos obedientes do Céu em seus esforços para viver a nova vida em Cristo” (Evangelismo, 615).
Assim são três que trabalham por nós, sempre empenhados juntos pelas Criaturas que trouxeram à existência. Os três são divinos, tem os atributos de um DEUS.

  1. Quinta: Trindade e salvação
Para que possamos ser salvos, o Pai, o Filho e o ESPÍRITO SANTO tem que ser divinos. Eles fazem parte do plano da salvação.
Vamos a um exemplo de pensamento, quanto ao Filho e o ESPÍRITO SANTO, pois da divindade do Pai ninguém duvida.
A questão de Lúcifer era contra DEUS, não contra outra criatura. Ele duvidou da qualidade da Lei de DEUS, não de alguma outra lei, que por certo nem existia. Ele introduziu outra lei, a dele, uma espécie de cópia da original, mas com alterações sutis e, conforme ele vinha acusando o governo de DEUS, essa dele que é boa. Ele fez uma espécie de ‘correção’ na lei de DEUS, trocando o sábado pelo domingo, e permitindo a adoração a ídolos. Ele sempre tem aparentes preocupações no sentido de melhorar o governo celeste. Sempre foi esse o seu argumento principal.
Na igreja também há umas aparentes boas intenções para melhorar os resultados da evangelização. A cada pouco aparecem modos de se atrair as pessoas do mundo para o reino de DEUS, mas que nada tem a ver com o método de DEUS. O que a igreja precisa, para concluir a obra com êxito, é do poder do ESPÍRITO SANTO.
Então, quem deveria vir a este mundo provar que a Lei de DEUS era boa, não poderia ser outro, senão um ser divino, e em forma de ser humano. Foi o que JESUS fez: tornou-Se homem, mas continuou sendo DEUS. Viveu, obedeceu e morreu como um homem. Assim demonstrou que um ser humano, na condição dos humanos pecadores, tem capacidade de obedecer aos Dez Mandamentos, integralmente. Atente bem ao seguinte: JESUS obedeceu aos mandamentos da Bíblia, sem a menor alteração. Para a Sua tarefa de salvação, colocou Seus poderes divinos de lado. Isso é incrível! Ali, entre o povo daquele tempo, estava nada menos que o Criador de todas as coisas. Era um homem, mas era divino sem a respectiva glória. E foi obediente como um frágil homem.
Por outro lado, o ESPÍRITO SANTO, para realizar a Sua tarefa hoje, também precisa ser divino. Por exemplo, Ele precisa ser onipresente, se não fosse, como iria assistir às pessoas no que necessitam? Somos sete bilhões de seres humanos! E também precisa conhecer os pensamentos de todas as pessoas, saber o que se passa na mente delas, pois se não soubesse, não teria maior acesso às mentes dos seres humanos que satanás também tem. Satanás conhece as mentes como um poderoso psicólogo, mas não como DEUS. As pessoas vão se revelando ao inimigo, que as observa, mas O ESPÍRITO SANTO sabe e conhece o íntimo de todos os humanos. Para servir de Consolador, Ele precisa dos poderes divinos.
“Descrevendo para Seus discípulos a obra oficial do Espírito Santo, Jesus procurou inspirá-los com a alegria e a esperança que Lhe animavam o próprio coração. Regozijava-Se pelas abundantes medidas que providenciara para auxílio de Sua igreja. O Espírito Santo era o mais elevado dos dons que Ele podia solicitar do Pai para exaltação de Seu povo. O Espírito ia ser dado como agente de regeneração, sem o qual o sacrifício de Cristo de nenhum proveito teria sido. O poder do mal se estivera fortalecendo por séculos, e espantosa era a submissão dos homens a esse cativeiro satânico. Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa atuação da terceira pessoa da Divindade, a qual não viria com energia modificada, mas na plenitude do divino poder. É o Espírito que torna eficaz o que foi realizado pelo Redentor do mundo. É por meio do Espírito que o coração é purificado. Por Ele, o crente torna-se participante da natureza divina. Cristo deu Seu Espírito como um poder divino para vencer todas as tendências hereditárias e cultivadas para o mal, e para gravar Seu próprio caráter em Sua igreja” (E Recebereis Poder, MM, 1999, 13).

  1. Aplicação do estudo Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
Os três membros da divindade agem juntos em pleno acordo. Tão intenso é o amor entre Eles que jamais ocorre uma mínima ideia dissonante. Além disso, Eles têm a capacidade de serem onipresentes, portanto, de alguma maneira estão sempre reunidos. Também são oniscientes, assim, um conhece os pensamentos dos outros dois, assim como de todas as criaturas. DEUS é infinitamente poderoso em Seus atributos, por isso, jamais comete algum erro, pois adicionado ao poder, é perfeito. E adicionado a isso tudo, Ele é amor, portanto, tudo o que DEUS faz é para ser bom. Assim foi na criação. “Deus é onipotente, onisciente e imutável. Persegue sempre uma trajetória retilínea. Sua lei é a verdade - imutável, eterna verdade. Seus preceitos são coerentes com Seus atributos. Mas Satanás faz com que apareçam sob uma falsa luz. Pervertendo-os, busca dar aos seres humanos uma impressão desfavorável de Deus” (CRISTO  Triunfante. MM, 2002, p. 290).
Fora do planeta Terra, tanto DEUS, a Divindade, quanto todos os seres criados, incluindo os anjos que assistem a DEUS, são humildes. Lá todos estão sempre dispostos a servirem um ao outro, a começar por DEUS. Ele é quem mais serve. Ele sustenta o Universo por meio de Sua boa vontade, de Seu amor. Essa humildade se manifestou em JESUS quando esteve neste planeta, como ser humano. Ele não Se tornou inferior ao Pai, embora parecesse assim, mas Ele continuou como sempre foi: humilde. A humildade é uma característica da divindade. Só assim para uma tão grande organização, como é a sociedade do Universo, funcionar bem.
Pode parecer que JESUS era inferior, porque tudo o que fazia, referia-se ao Pai. Mas não é isso. Os membros da Trindade sempre agem assim, em comum acordo. E como homem, JESUS teve que ir ao Pai, não mais como divino, mas com os recursos dos homens, que é a oração e a comunhão. Antes de JESUS tornar-Se homem, Ele não orava ao Pai para Se manter unido a Ele, falava diretamente; mas como homem, em Sua humanidade, foi assim que continuou unido ao Pai.
Para sermos servos, em vez de chefes, para ajudar em vez de mandar, temos que ser mais inteligentes e mais preparados. Quem chefia precisa de conhecimento, mas quem serve precisa muito mais. Portanto, quem seve é superior a quem manda.
Por exemplo, se você vai realmente servir a todas as pessoas de seu círculo de amizade, vai ter que fazer todos os cursos que essas pessoas fizeram, para poder ajudá-las. Quanto melhor quisermos servir, e quanto mais pessoas, maior deverá ser a nossa capacidade. Por isso que JESUS disse que, quem quiser ser grande no Céu, aprenda a tornar-se servo de todos. Aliás, servo de todos é impossível a seres humanos. Só DEUS é tão capaz para servir às pessoas do Universo, só Ele é assim tão humilde, servo de todos. Por isso que Ele é onipotente, onisciente e onipresente. Sem essas qualificações, jamais conseguiria ser servo de todos. Por isso Ele é santo e puro amor, pois só quem ama é que serve aos outros.
O critério de medida de grandeza no Céu é a capacidade de servir, ou, o que dá na mesma, de ser humilde. Aqui na Terra que é diferente, aqui o critério de grandeza é medido conforme a capacidade de se impor perante os outros, e isso jamais será humildade.
Portanto, JESUS, ao demonstrar tanta humildade aqui na Terra, por esse fato não Se tornou inferior ao Pai, nem a ninguém, muito menos a Lúcifer. Ele assim demonstrou a verdadeira grandeza, espírito nobre e o critério para todas as vitórias, que é o amor. Ele foi vencedor porque nunca impôs nada pela força, somente agiu pelo amor. Embora possa parecer aos nossos degenerados olhos que Ele ficou em situação de inferioridade até perante Pilatos e os soldados romanos, a realidade é exatamente o contrário. Ali Ele demonstrou o quanto o amor é superior, capaz de se manter calmo e no perfeito controle da mente, na situação mais adversa. Por isso é que Ele Se levantou da morte ao terceiro dia. Ali é que está a Sua vitória. Quem conseguiria vencer a morte, mas por meio do ódio? Quem conseguiria ir em direção ao trono de DEUS, assentar-Se à Sua direita, mas usando da força bruta? Pelo método de satanás, que é impor-se pela força do ódio, o que vemos é um mundo sendo destruído pela guerra.
Precisamos mudar os nossos conceitos.

escrito entre  30/11 e 06/12/2011
revisado em 07/12/2011
corrigido por Jair Bezerra

A partir desse trimestre estamos também fazendo comentários da Lição da Escola Sabatina em vídeo., voltados a pessoas de todas as igrejas e religiões. Assista o comentário clicando aqui.

Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos. Entende que há servos sinceros e fiéis de DEUS em todas as igrejas que no final dos tempos se reunirão em um só povo e serão salvos por JESUS em Sua segunda vinda a este mundo.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails