sábado, 10 de dezembro de 2011

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 12 - 4º Trim. 2011


Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Quarto Trimestre de 2011
Tema geral do trimestre: O Evangelho em Gálatas
Estudo nº 12 – Vivendo pelo ESPÍRITO
Semana de    10 a 17 de dezembro
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Ijuí - RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar: “Por isso digo: Vivam pelo ESPÍRITO, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne” (Gal. 5:16, NVI).

Introdução de sábado à tarde
Certa vez quando assistia a uma aula no mestrado, a professora relatou uma experiência enquanto estudante no doutorado. Teve que escrever um artigo, e ela o fez para o seu nível: de doutor para doutor. Então o professor solicitou que reescrevesse o artigo para graduados, ela fez sem muita dificuldade. Depois o professor pediu para que reescrevesse para pessoas do segundo grau, aí ela enfrentou grande dificuldade. Depois o professor pediu mais uma vez que reescrevesse para pessoas do primeiro grau. Aí ela não conseguiu. As nossas lições deviam ser reescritas para o nosso povo entender. É frequente receber reclamações de irmãos humildes que dizem não conseguir entender as lições desse semestre, além do que se perdem com as notações dos livros da Bíblia, com apenas duas letras. Seria importante que as lições fossem escritas pensando nos mais humildes. Estamos nos distanciando do foco, que é educar e ensinar ao alcance de todos.

O que é viver pelo ESPÍRITO?
É andar com DEUS. Enoque, depois de JESUS, talvez seja o melhor exemplo. Ele andou com DEUS 300 anos! Veja um resumo de como ele viveu, sendo que procedia de quatro maneiras (todos os grifos foram acrescentados):
1. Em oração a DEUSdiálogo permanente com o Criador
  Enquanto empenhados em nosso trabalho diário, devemos erguer a alma ao Céu em oração. Todas as promessas da Palavra de Deus, todo o poder da graça divina, todos os recursos de Jeová, estão empenhados em garantir-lhe o livramento. Foi assim que Enoque andou com Deus. E Deus era com ele, um socorro presente em todas as ocasiões de necessidade. ...” (Mensagens aos Jovens, 249)
2. Senso da presença de DEUS Portar-se como um nobre na presença do Rei
 “Estamos em Cristo por uma fé viva. Ele habita em nosso coração pela nossa apropriação individual da fé. Temos a companhia da presença divina, e ao reconhecermos essa presença, são nossos pensamentos levados cativos a Jesus Cristo. Nossos exercícios espirituais estão de acordo com a intensidade de nosso senso dessa companhia. Dessa maneira andou Enoque com Deus...” (Mensagens aos Jovens, 159)
3. Confiança total em DEUS que agrada a DEUS
Não vemos a Cristo em pessoa. É pela fé que O contemplamos. Nossa fé apega-se a Suas promessas. Foi assim que Enoque andou com Deus.” (Mente Caráter e Personalidade, 538)
4. Servo ativo no serviço de DEUStrabalhando pela salvação do próximo
 “Enoque foi um ensinador público da verdade na época em que viveu. Ele ensinava a verdade; vivia a verdade; e o caráter do ensinador que andava com Deus era, em todos os aspectos, harmonioso com a grandeza e santidade de sua missão.” ( E Recebereis Poder, 253)


  1. Primeiro dia: Andar no ESPÍRITO
Andar no ESPÍRITO é andar com DEUS. Deixemos que Ellen White explique isso para nós.
“Andar com Deus em Qualquer Lugar.
“Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas. Apoc. 3:4.
“Os homens e as mulheres que mais têm a fazer, têm maior necessidade de conservar a Deus sempre diante de si. Quando Satanás lhes incute na mente as suas sugestões, eles poderão, se acalentam um "Assim diz o Senhor", ser atraídos ao pavilhão secreto do Altíssimo. Suas promessas lhes serão salvaguarda. Em meio a toda a confusão e correria das atividades, encontrarão um lugar quieto de repouso. Se colocarem a sua confiança em Deus, Ele lhes será lugar de descanso.
“Levem a Deus consigo a todo lugar. A porta está aberta para cada filho e filha de Deus. O Senhor não está distante da pessoa que O busca. O motivo pelo qual tantos são deixados à própria sorte em lugares de tentação é que não conservam o Senhor sempre diante de si. É aos lugares onde menos se pensa em Deus que vocês precisam levar a lâmpada da vida. Se Deus permanecer fora das vistas, se nossa fé e comunhão com Ele se rompem, a alma se encontra em positivo perigo. Não será mantida a integridade.
“O Senhor é nosso ajudador, nossa defesa. Deus tomou providências para que alma nenhuma que nEle confia seja vencida pelo inimigo. Cristo está com os Seus fiéis quando são compelidos a associar-se de algum modo com o mundo, tanto como está com eles quando se reunem em Sua casa para adorá-Lo. Pensem nestas palavras: "Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas. O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do livro da vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de Meu Pai e diante dos seus anjos." Apoc. 3:4 e 5.
“Essas palavras são dadas para as pessoas enquanto estiverem relacionadas com o mundo, sujeitas a tentações e influências enganadoras e ilusórias. Enquanto conservarem a mente nAquele que é seu sol e escudo, a escuridão e as trevas que os cercam não deixarão mancha ou mácula alguma sobre suas vestes. Andarão com Cristo. Orarão, crerão e trabalharão para salvar as pessoas prestes a perecer. Estão procurando romper os laços com que Satanás as prendeu, e não serão envergonhadas se pela fé tornarem Cristo o seu companheiro. Tentações e enganos serão constantemente trazidos pelo grande enganador, a fim de arruinar a obra dos agentes humanos, mas se confiarem em Deus, se forem mansos e humildes de coração, guardando o caminho do Senhor, o Céu se regozijará, pois alcançarão a vitória” (CRISTO Triunfante, MM 2002, 47).

  1. Segunda: O conflito do cristão
Antes de conhecermos a verdade e de nos convertermos, não estávamos em conflito. Tínhamos apenas uma natureza, a carnal. A carne, isto é, nossa natureza natural herdada e pecadora, tem gostos pelas coisas daqui da Terra, especialmente o que não nos faz bem. Por exemplo, o ser humano gosta, ao natural, de bebida alcoólica. A primeira vez que toma, até acha ruim. Mas insiste por mais algumas vezes, até gostar. É o tal “todo mundo faz assim.” E o ser humano também gosta de demonstrar poder. Uma das maneiras de fazer isso é comprar um automóvel potente, que acelere bem rápido e que tenha uma velocidade máxima em torno de 300 km por hora. E também gosta de combinar as duas coisas: dirigir alcoolizado em alta velocidade. Outra coisa que o ser humano em geral imagina: que com ele nada acontece, se acha superior, infalível. Os outros é que são fracos. Mas quando o acidente acontece, e quando a polícia prende, então esconde o rosto. Foi-se o poderoso e infalível.
Essa é a natureza dos não convertidos. Eles vivem assim, e sempre acham o seu modo de vida correto.
Quando ocorre a conversão a CRISTO, então forma-se no ser humano uma nova natureza, de origem espiritual. Essa natureza tem outros interesses, por exemplo, prefere a humildade às grifes humanas. Mas a pessoa ainda continua tendo a velha natureza, pois ela ainda não foi transformada de todo. Essa transformação só vai ocorrer no dia da segunda vinda de CRISTO.
Se a pessoa der lugar à operação do ESPÍRITO SANTO, então a natureza espiritual ganhará força em relação a carnal, que se enfraquecerá gradativamente. Mas também pode acontecer que a pessoa não aja assim, que ela deixe a sua natureza espiritual parada, pelo que se enfraquecerá, e a carnal se manterá dominadora. O que vai acontecer com nossas duas naturezas depende não de DEUS, mas dos nossos desejos, pois temos livre arbítrio.
Uma coisa é certa, se houver interesse da pessoa se alinhar com CRISTO, o conflito íntimo nela vai acontecer, e será tanto mais intenso quanto maior foi o interesse da pessoa pelas coisas do alto, ou como se diz geralmente, pelas coisas aqui de baixo. De qualquer forma, se você sente esse conflito, fique feliz, pois isso é normal. Se não sente tal conflito, preocupe-se, pois deve estar bem pouco interessado pelas coisas santas.

  1. Terça: As obras da carne
Dê uma olhada em Gálatas 5 versos 19 a 23. Ali se encontram duas listas, a das obras da carne e a do fruto do ESPÍRITO. É bem interessante fazer algumas simulações. Por exemplo, consideremos duas obras da carne. A inveja e a bebedice. Imagine que uma pessoa tenha só essas duas obras da carne. Como será a vida dela? Um invejoso cria problemas de relacionamento, não é assim? E quem bebe também cria problemas como aquele, e outros mais. Só duas obras da carne, beber e ter inveja, geram graves situações na vida da própria pessoa, e em seu relacionamento com outros. Tais problemas podem se aprofundar, caso, estando bêbado, sem saber bem o que faz, sentindo intensa inveja, decide matar alguém.
Por esse motivo é que Paulo chama o que a carne faz como “obras da carne” ou seja, um conjunto de contradições que geram problemas de todo tipo.
Continuemos em nossas imaginações. Vamos supor que essa pessoa agora também agregue outra obra da carne, a discórdia. Ela então facilmente cria situações de conflito com outras pessoas. Ela não sabe procurar maneiras para solucionar pontos de vista diferentes, não sabe aproveitar as diferenças para agregar e buscar soluções superiores e melhores que os pontos de vista que estão em conflito. O que ela faz com facilidade é tornar os pontos de vista diferentes em posições radicais de discórdia. Essa pessoa tornou-se de convivência ainda mais difícil. E se ela resolver se prostituir, vai melhorar a situação anterior? Não, só vai piorar. Por exemplo, o que você acha de alguém que bebe bebida alcoólica e se prostitui? É essa uma boa combinação? Sim, é boa para criar alguma situação de briga e assim acontecem muitas mortes. Então agregue ainda a glutonaria. Agora essa pessoa ingere alimento a qualquer hora, em quantidade exagerada. Além dos problemas anteriores que ela se provoca, ainda vai ter que enfrentar outros, com relação à saúde. Por exemplo, acha uma boa combinação entre a bebedice e a glutonaria? O que essa combinação sugere provocar na vida de alguém que as pratica?
Façamos o mesmo raciocínio com o fruto do ESPÍRITO. Imaginemos uma pessoa com apenas dois componentes desse fruto: a alegria e a paz. Como você imagina ser o convívio com uma pessoa que sempre é alegre e vive em paz consigo mesma e com os outros? Compare com a situação do personagem anterior.
Vamos então agregar mais um componente do fruto do ESPÍRITO: o amor. É uma pessoa que ama as demais pessoas. Se ama os outros é porque está ligada a DEUS, que é amor. Essa só pode ser uma boa pessoa para se ter como colega de trabalho, passar horas em recreação, até para se morar junto, ir junto à igreja, etc. Então agregue outros componentes a esses três, quaisquer deles. Descobriu o que acontece? Nunca piora, sempre melhora.
Lá nas obras da carne, quanto mais obras agregar, pior a vida da pessoa, aqui no fruto do ESPÍRITO, quanto mais agregar, melhor fica.
Quando buscou imaginar só dois componentes do fruto do ESPÍRITO, não sentiu algo estranho? Não parecia faltar alguma coisa? Eu, ao escrever, senti algo estranho. É o seguinte, torna-se impossível ter apenas parte do fruto do ESPÍRITO. Nas obras da carne não precisa ter todas elas, mas no fruto do ESPÍTIRO sempre estão presente todos os seus componentes. Por exemplo, acha que alguém é capaz de viver em paz, de ser alegre, etc., sem amor? Ou de ser longânimo sem ser bondoso? Ou ser fiel sem ser benigno? Isso não é possível, o fruto do ESPÍRITO é um conjunto inseparável, é um único fruto. Por exemplo, ele poderia ser comparado a uma laranja. Ela é composta de vários gomos. Faltando um gomo, a laranja não está completa. E os seus gomos, todos são compatíveis entre si, todos colaboram para que o fruto seja bom.
Portanto, as obras da carne, quanto mais tiver, pior fica, mas o fruto do ESPÍRITO é um só, tendo ele, sempre terá todos os seus componentes. Agora dá para imaginar como é boa e agradável a vida nessas condições!

  1. Quarta: O fruto do ESPÍRITO (Gál. 5:22-24)
O fruto do ESPÍRITO não podia ser outra coisa senão os Dez Mandamentos, que se resumem em dois grandes mandamentos: amar a DEUS e amar o próximo; que se resumem numa só palavra: amor. É impossível amar plenamente o próximo se não ama a DEUS. A ciência da vida excelente é só amar a DEUS. Isso basta, pois quem assim ama, também vai fazer o mesmo com todos, sejam seres humanos, sejam animais, seja a natureza. Ele será uma pessoa honesta e bem relacionada com todos e com tudo. Resumindo, será um cidadão celestial, não dessa Terra, embora esteja aqui. Ele pertencerá a outro reino, o de DEUS.
Não há como crer que o amor seja substituto dos Dez Mandamentos, ou que os tenha anulado. Isso é impossível, pois esses mandamentos são uma outra versão do amor, outra maneira de definir amor. Uma só palavra muitas vezes torna difícil para se saber o que ela significa. Então DEUS, para nos ensinar, redigiu essa palavra em forma de mandamentos, em número de dez.
Dá para crer no que se escreveu acima? Sim, veja como. Esses mandamentos estão divididos em duas partes, amor a DEUS, e amor ao próximo. No amor a DEUS, os primeiros quatro, eles deixam bem claro a todos que não existe mais de um DEUS, e que é uma estupidez tentar uma criatura fabricar o seu deus. Especialmente no quarto mandamento, esse sempre existiu, vem da criação, dos tempos do Éden, quando nem ainda havia pecado, nele se encontra a essência do amor. O sábado é o dia em que a criatura para as suas atividades para estar mais intimamente ligada ao seu Criador. A intimidade é a condição essencial do amor. Sem ela o amor não pode existir. Para que se amem, dois precisam estar juntos, unidos, trocando palavras amáveis. Isso, em algumas poucas palavras, é intimidade, ou, o cultivo do amor. Por isso o sábado e o amor são um o complemento do outro. O amor é virtude, e o sábado é a condição para que a virtude exista. Os que se amam querem estar juntos e unidos para que um possa fazer o bem ao outro, ou em outras palavras, como JESUS diria, um possa servir ao outro.
Os outros seis mandamentos referem-se ao próximo. Quem segue os quatro primeiros, na verdade, essencialmente o quarto mandamento, esse também observará os outros seis. Quem ama a DEUS, isto é, mantém intimidade com Ele obedecendo o quarto mandamento, esse ama a seus pais e aos demais. Por isso, tal pessoa jamais irá matar, roubar, mentir ou mesmo cobiçar. Uma pessoa assim cultivará o fruto do ESPÍRITO. Sobre uma pessoa assim a lei não tem poder de condenação, como disse Paulo em Gál. 5:23. Não tem condenação porque essa pessoa vive em obediência à lei, portanto, a lei aprova a conduta de tal pessoa.
(O comentário do dia de hoje foi escrito na casa do irmão Ramilton Barbosa, no dia 13/11/2011).

  1. Quinta: O caminho para a vitória
A vitória só é alcançada se nos desligarmos do mundo e nos ligarmos a DEUS. Andar com DEUS e andar no ESPÍRITO significa aceitar ser transformado. A felicidade só terá condições de aumentar se nós mesmos percebermos, em nossa vida, progresso em forma de vitórias sobre as atrações que satisfazem a carne. Por exemplo, se perdermos o interesse pela competição esportiva, então nos alegraremos pela vitória. Embora em geral todos saibamos que não nos devemos misturar com torcidas de futebol (para dar um exemplo, pois não é só isso), onde se manifestam posições antagônicas, onde ocorrem brigas, onde se desafiam, onde jamais ocorre a unidade e a fraternidade, a maioria do povo de DEUS não acha nada errado nisso. Então devem experimentar o alívio espiritual ao se desvencilharem desses atrativos. Quanto tempo gasto por nada, como se fosse importante. Tempos atrás fiz um cálculo simples com o que muitos gastam assistindo partidas de futebol: poderiam facilmente ler a Bíblia num ano.
Andar no ESPÍRITO é diferente de andar na carne. Os cristãos medianos tentam ter um pé no Céu e outro na Terra. Têm desejo da salvação, mas não querem abrir mão do que gostam daqui da Terra, mas que não deveriam gostar. Essa é uma luta que nenhum ser humano consegue vencer, senão pelo poder de DEUS, mediante o desejo sincero de fazer mudanças na vida. Grande parte dos adventistas não tem esse desejo sincero. Mas pensa que é como na escola: basta ter uma boa nota para ser aprovado. Numa escola notas acima de 8 são boas, demonstram bons alunos. Para se herdar a Nova Terra, só se a nota for 10, isto quer dizer, se tiver obtido o perdão de todos os pecados. E aqueles pecados acariciados, dos quais não se deseja libertar, esses obviamente não são perdoados.
Quem tenta se salvar mas sem o desejo de se libertar de tudo o que atrai no mundo, e que não devia mais lhe atrair, esse tem uma consciência dividida. A prática resulta em duas situações. Uma delas é peso na consciência: a pessoa não é feliz. Ela se sente culpada, há um desconforto espiritual. Tal situação pode até prejudicar sua saúde, seu relacionamento familiar.
A outra situação é a consciência não acusar mais. Ela então se sente tranquila, vive feliz, acha que está no caminho certo, e olha com desprezo outros que buscam a transformação. Talvez a maioria de nosso povo esteja nesse caminho; a consciência cauterizou, ela não mais serve para o ESPÍRITO SANTO alertar. Caminham muito próximos do fechamento da porta da graça em sua vida, do pecado contra o ESPÍRITO SANTO. Tais levarão um tremendo susto quando souberem que estão perdidos, quando JESUS, na segunda vinda lhes disser que se apartem dEle. São essas pessoas que farão aquelas perguntas desesperadoras, pelas quais tentam mudar a ideia de JESUS: “mas nós, em Teu nome, não fizemos muitos milagres?” Veja em Mateus 7:15 a 23.
Portanto, o caminho para a vitória requer mudanças. Selecionamos mais algumas citações de Ellen G. White nesse sentido.
“Uma transformação de caráter como a que se vê na vida de João é sempre o resultado da comunhão com Cristo. Pode haver marcados defeitos na vida de um indivíduo; contudo, quando ele se torna um verdadeiro discípulo de Cristo, o poder da divina graça transforma-o e santifica-o. Contemplando como num espelho a glória do Senhor, é transformado de glória em glória, até alcançar a semelhança dAquele a quem adora” (Atos dos Apóstolos, 559).
“Ninguém é o que poderia ser, o que Deus gostaria que fosse, e o que a Sua Palavra requer que seja. E é a nossa descrença que nos separa de Deus, pois a qualquer momento podemos erguer nossos pensamentos a Ele e encontrar graça e força. Quando Cristo vier, nosso corpo indigno será transformado, e se tornará semelhante ao Seu glorioso corpo; mas o caráter indigno não será então santificado. A transformação do caráter precisa ocorrer antes de Sua vinda. Nossa natureza precisa ser pura e santa; precisamos ter a mente de Cristo, para que Ele possa contemplar com prazer a Sua imagem refletida em nossa vida” (Refletindo a Cristo, MM 1986, p. 299).

  1. Aplicação do estudo Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
Qual o resultado em andar no ESPÍRITO? Leia abaixo, com calma e atenção. Depois, é importante que releia. Veja se esse é ou não é um caminho superior. Atente, vai ter que se desvencilhar de muita coisa desse mundo, isso é certo. Portanto, coragem, em nome da vida eterna vale o sacrifício.
“Quando a alma se rende inteiramente a Cristo, novo poder toma posse do coração. Opera-se uma mudança que o homem não pode absolutamente operar por si mesmo. É uma obra sobrenatural introduzindo um sobrenatural elemento na natureza humana. A alma que se rende a Cristo, torna-se Sua fortaleza, mantida por Ele num revoltoso mundo, e é Seu desígnio que nenhuma autoridade seja aí conhecida senão a Sua. Uma alma assim guardada pelos seres celestes, é inexpugnável aos assaltos de Satanás. Mas a menos que nos entreguemos ao domínio de Cristo, seremos governados pelo maligno. Temos inevitavelmente de estar sob o domínio de um ou de outro dos dois grandes poderes em conflito pela supremacia do mundo. Não é necessário que escolhamos deliberadamente o serviço do reino das trevas para cair-lhe sob o poder. Basta negligenciarmos fazer aliança com o reino da luz. Se não cooperarmos com os instrumentos celestes, Satanás tomará posse do coração e torna-lo-á morada sua. A única defesa contra o mal, é Cristo habitar no coração mediante a fé em Sua justiça. A menos que nos unamos vitalmente a Deus, nunca poderemos resistir aos não santificados efeitos do amor próprio, da condescendência com nós mesmos e da tentação para pecar. Podemos deixar muitos hábitos maus, podemos por tempos separar-nos de Satanás; mas sem uma ligação vital com Deus pela entrega de nós mesmos a Ele momento a momento, seremos vencidos. Sem conhecimento pessoal com Cristo e constante comunhão ficamos submetidos ao inimigo, e havemos afinal de fazer-lhe a vontade.” (Desejado de Todas as Nações, 324, grifos de ênfases acrescentados).
“O Senhor Jesus está provando os corações humanos, por meio da concessão de Sua misericórdia e graça abundantes. Está efetuando transformações tão admiráveis que Satanás, com toda a sua vanglória de triunfo, com toda a sua confederação para o mal, reunida contra Deus e contra as leis de Seu governo, fica a olhá-las como a uma fortaleza, inexpugnável aos seus enganos. São para ele um mistério incompreensível. Os anjos de Deus, serafins e querubins, potestades encarregadas de cooperar com as forças humanas, veem, com admiração e alegria, que homens decaídos, que eram filhos da ira, estejam por meio do ensino de Cristo formando caráter segundo a semelhança divina, para serem filhos e filhas de Deus, e desempenharem um papel importante nas ocupações e prazeres do Céu.” (A Igreja Remanescente, 14; Vida e Ensinos, 208 – 209, grifos de ênfases acrescentados).


escrito entre  09 e 15/11/2011
revisado em 16/11/2011
corrigido por Jair Bezerra



Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos. Entende que há servos sinceros e fiéis de DEUS em todas as igrejas que no final dos tempos se reunirão em um só povo e serão salvos por JESUS em Sua segunda vinda a este mundo.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails