sábado, 31 de dezembro de 2011

Comentário da Lição da Escola Sabatina - Dr. Bruce Cameron - Lição 1 - 1º Trim. 2012


Vislumbres do nosso Deus - Lição 1
O DEUS TRIÚNO
(Deuteronômio 6:4; Mateus 26:63-64; Colossenses 2:13-15)
Introdução: Quando eu comecei a utilizar computadores eu fiquei frustrado. Eu queria saber como eles funcionavam internamente. Qualquer pessoa pode digitar e imprimir um documento, assim como qualquer um pode dirigir um carro. Entretanto, o que ocorre “sob o capô”? Para responder essa pergunta eu li um pouco e, com a direção de meu jovem filho, construí um computador. Agora, estou satisfeito porque sei o fundamental mesmo que meu conhecimento esteja longe de ser completo. Nossa lição essa semana é assim. Nós aprenderemos alguns princípios sobre Jesus e a Trindade, mas o conhecimento completo está simplesmente fora do nosso alcance. Já que eu penso que não há como ser cristão sem crer na Trindade, vamos mergulhar em nossas Bíblias e ver o que podemos aprender!


I. A Questão
A. Leia Deuteronômio 6:4-5 e Marcos 12:28-30. O que isso nos diz sobre Deus? (Que “o Senhor é o único Senhor”)
1. Por que você acha que Deus apresenta o mandamento “ame-Me de todo seu coração” com a afirmação “o Senhor é o único Senhor”? (É um mandamento positivo no sentido de amar Deus completamente, e negativo no sentido de amar outros deuses).
2. O Novo Comentário Bíblico nos diz que Deuteronômio 6:4 é a “oração central no Judaísmo”. Esse verso é chamado “Shema” porque começa com a palavra “ouça” que é shema em hebraico. Se essa era a oração central para os judeus, o que deveria significar para nós que cremos na inspiração do Velho Testamento?
B. Você notou que foi Jesus quem repetiu em Marcos 12:29 que Deus é “único”? Judeus e muçulmanos dizem que os cristãos não são monoteístas (aqueles que acreditam em um único Deus) porque cremos que Deus Pai, o Espírito Santo e Jesus são todos eles Deus. Se judeus e muçulmanos estão certos, por que Jesus chamaria atenção para a Shema e diria que o mandamento do amor é “o mais importante”?
C. Recentemente, um livro no topo das listas de vendas (que foi transformado em filme) contou uma história baseada na ideia de que a Igreja Católica manipulou os evangelhos para fazer com que parecesse que Jesus afirmava ser Deus, quando na verdade Jesus nunca fez isso. Os evangelhos são as únicas fontes para a afirmação de que Jesus é Deus?
II. O Fundamento para a Trindade
A. Leia Gênesis 1:1-2. Quando Deus Se apresentou na Bíblia, o que Ele revelou sobre Sua natureza? (Ele revelou que o “Deus único” tinha um “Espírito”! Dessa forma, de Sua própria primeira apresentação Deus nos faz saber que Ele existe e que tem um Espírito Santo que também existe).
B. Leia Gênesis 1:26-27. O que é esse negócio de “façamos o homem à nossa imagem”? O que isso sugere sobre Deus? (Que Ele de alguma forma é “plural”).
1. Olhe novamente para o verso 27. O que isso sugere sobre a natureza de Deus? (Que a Sua natureza inclui “homem e mulher”).
2. Vamos ler Gênesis 2:22-24. O que Deus está chamando “uma só carne”? (Adão e Eva, e todos aqueles que se casassem daquele momento em diante).
C. O que esses versos em Gênesis nos revelam sobre a visão de Deus para o termo “um”? (Que Ele tem uma visão expansiva de “um”! Adão e Eva tinham suas próprias personalidades, entretanto Deus os chamou de “uma só carne”. Desde o começo, Deus revela que tem um Espírito que se “move”. Você poderia dizer que Deus é apenas um Espírito, mas isso não funcionaria muito bem considerando a afirmação “façamos o homem à nossa imagem”. Podemos ver que o fundamento da Trindade não começa nos evangelhos, mas sim em Gênesis).
D. Leia Juízes 3:9-10 e Juízes 6:34. Isso o faz relembrar o que você regularmente vê no Novo Testamento? (Sim. O Novo Testamento desenvolve a ideia do Espírito de Deus estar separado de Jesus e Deus Pai. Vemos exatamente isso em Juízes).
III. Alegações de Jesus sobre a Sua Divindade
A. Na introdução, eu disse que uma pessoa não é cristã se não acredita na Trindade. Essa afirmação é injusta? Vamos ler João 8:58. Qual é a alegação de Jesus aqui?
B. Leia João 6:35-40 e João 6:51. O que Jesus alega aqui?
C. Leia João 8:12. O que Jesus alega aqui?
D. Leia João 11:25-27. O que Jesus alega aqui?
E. Leia João 10:30. O que Jesus alega aqui?
F. Leia João 10:32-33 e Lucas 5:21-24. O que os ouvintes de Jesus entenderam que Ele afirmou?
G. Leia Marcos 14:61-62. Que alegação Jesus está fazendo aqui?
H. Leia Mateus 3:16-17. O que isso ensina sobre a Trindade?
I. Leia João 1:1-4 e João 1:14. O que isso nos ensina sobre Jesus?
IV. Por que isso importa?
A. Nesses textos você leu que Jesus claramente alega ser divino. Ele Se refere a Si mesmo como “Eu Sou”! É assim que Jeová Se descreve (Êxodo 3:13-14). Se Jesus não é Deus, o que isso diz sobre Ele? (Que Ele é mentiroso ou iludido. Ele não merece confiança, muito menos adoração).
1. Leia Salmos 73:7-9 e Jeremias 23:34. O que esses textos do Velho Testamento dizem sobre falsas alegações? (Elas procedem dos ímpios).
B. Leia Mateus 26:63-64. O Velho Testamento inteiro é sobre o sacrifício do cordeiro devido aos pecados dos humanos. O povo de Deus esperava um Messias que viesse para salvá-los. O sumo sacerdote está perguntando a Jesus se Ele é o Messias? (Sim. Jesus afirma ser o Messias – o Prometido que procede de Deus, retornará para Deus e virá novamente para salvar Seu povo).
C. Leia João 8:23-30. O que Jesus ensina que está em questão quando se trata de Sua divindade? (Morreremos em nossos pecados! Jesus nos diz especificamente que se não O aceitarmos como o Messias, o Cristo, o Filho de Deus, então não temos Messias, nenhum Cordeiro de Deus, e morreremos em nossos pecados! Essa questão não poderia ser mais crítica ou mais central para a nossa esperança como cristãos!).
V. Por que Paulo acha isso importante?
A. Lembra-se do livro popular e do filme que argumentaram para os biblicamente analfabetos que Jesus não achava que fosse divino – que isso foi apenas algo planejado posteriormente pela Igreja Católica para apoiar sua importância? Vimos que a Trindade tem um fundamento em Gênesis, e que Jesus afirmou ser Deus e o Messias. Vamos olhar a seguir o que Paulo escreveu sobre Jesus e Sua divindade. Leia Colossenses 2:9-10. O que Paulo diz sobre a divindade de Jesus?
B. Leia Colossenses 2:13-15. O que Paulo diz sobre Jesus como o Messias que tira nossos pecados? (É como Paulo identifica Jesus).
VI. Por que Pedro acha isso importante?
A. Leia Atos 1:1-5. Quais são as instruções de Jesus para Seus seguidores no futuro?
B. Leia Atos 2:1-4. Foi isso que Jesus prometeu?
C. Leia Atos 2:29-36. O que Pedro diz sobre Jesus?
1. Quem Pedro afirma ser a fonte de sua afirmação? (O Espírito Santo).
D. Amigo, Gênesis lança o fundamento para a Trindade. Jesus afirma ser o Messias e o “Eu Sou”. Pedro e Paulo afirmam que Jesus é o Messias – e Pedro diz que sua afirmação vem da inspiração do Espírito Santo. O Novo Testamento como um todo, argumenta que Jesus é Deus. O Velho Testamento aponta Jesus como o Messias. Não é algo fabricado pelos líderes primitivos da igreja para aumentar sua importância. Essa é a mensagem central da Bíblia. Se não aceitamos que Jesus é Deus e morreu em nosso lugar pelos nossos pecados, então estamos perdidos. Você vai aceitar hoje que Jesus é nosso Senhor e nosso Deus?
VII. Próxima Semana: No Princípio
Nota da tradutora: Meus sinceros e afetuosos agradecimentos a Levi de Paula Tavares que deixou a tarefa de traduzir os comentários a meu cargo começando por esta lição e se mostrou sempre disposto a me auxiliar nesse meu novo desafio. Desejo a todos um feliz e abençoado 2012!
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original.
Este comentário, bem como os anteriores, poderá ser encontrado, em vários idiomas, nos seguintes endereços:
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou inscreva-se como seguidor do bloghttp://brucecameron.blogspot.com/
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, em formato bilíngüe (Inglês - Português), acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron_Bilingue ouhttp://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em:http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2012.html
Tradução: Tamiris Borges da Silva


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails