sábado, 10 de dezembro de 2011

Comentário da Lição da Escola Sabatina - Dr. Bruce Cameron - Lição 12


Vivendo Pelo Espírito
(Gálatas 5:16-25)
Introdução: Nenhum cristão maduro acredita que a fé é a resposta final à pergunta “como deveríamos viver?”. Pensamento e ação estão ligados. Nenhum cristão sério declara que a caminhada com Deus é fácil. A maior parte dos cristãos diz, essencialmente, “Eu sou salvo somente pela graça. Por causa do meu amor por Deus, tomei a decisão de andar com Ele e fazer a Sua vontade.” Se eu insistisse um pouco mais, eles acrescentariam “E, se uma pessoa não anda com Deus, isso mostra que ela não tem fé.” Certamente aqueles “cristãos” que usam a fé como desculpa para viver de maneira ímpia não compreendem o evangelho. Mas, ultimamente, tenho estado pensando sobre esta questão, de como um cristão salvo pela graça deveria abordar a vida diária. Vamos mergulhar na nossa Bíblia e ver o que Paulo nos ensina a respeito do viver diário!


I. O Conflito
A. Precisamos do contexto; então vamos ler rapidamente Gálatas 5:16-21. O que este texto nos diz acerca da graça e do viver correto? (Se você vive uma vida egoísta, má, impura, não irá para o céu.)
1. É Paulo quem está escrevendo isso! O que este texto faz com o nosso pensamento a respeito da graça? (Este texto significa que o final da graça não pode ser mau comportamento.)
2. Há duas semanas atrás, aprendemos que o “esquema” de Sara para conseguir o objetivo de Deus (que Abraão tivesse descendentes) terminou em desastre. Não há coisa alguma que podemos (ou devemos) fazer para ter uma vida correta? Isto seria um “esquema de Sara”, um erro de “justificação pelas obras”?
B. Vamos olhar estes versos em maior detalhe. Leia Gálatas 5:16. O que quer dizer “Viver pelo Espírito”? (Viver de acordo com a direção do Espírito Santo.)
C. Leia Gálatas 5:17. Este negócio de viver pelo Espírito funciona?
1. Se você diz que “sim”, como explicaria a declaração de Paulo de que “você não faz aquilo que deseja”? (Isto poderia significar que você quer fazer o bem, mas em vez disto, pratica o mal. Também poderia significar que você tem um desejo natural para fazer o mal, mas, ao contrário, por causa do Espírito Santo, pratica o bem. Este segundo significado está de acordo com o que acabamos de ler no verso 16.)
a. Leia Romanos 7:21-25. Paulo está falando apenas a respeito de pessoas más? Ou está falando acerca de mim e de você? (Paulo está falando a respeito de si mesmo. Ele está falando a respeito dos “bons” cristãos. Todos nós temos uma natureza pecaminosa. Todos nós sentimos a atração para viver de acordo com esta natureza. Descobrimos que estamos fazendo o mal que não queremos fazer.)
D. Leia Gálatas 5:18. O que isto quer dizer – não preciso me preocupar com o que a lei diz? (O texto não pode significar isto, porque acabamos de ler que os que praticam o mal não irão para o céu. A única conclusão razoável a que podemos chegar é que temos duas escolhas. Podemos ser guiados pelo Espírito Santo ou podemos ser guiados pela nossa natureza pecaminosa.)
1. Isto sugere que a lei está, de alguma forma, associada à minha natureza pecaminosa? (Leia Romanos 7:8-10. Paulo diz que a lei produz comportamento pecaminoso. Isto é muito estranho, então, precisamos explorar mais este assunto.)
II. Vivendo Pela Lei
A. Eu não sei como ter um debate concreto acerca deste assunto sem falar a respeito de um pecado específico. Então, vamos conversar acerca de uma história específica, a respeito de um pecado específico. Leia II Samuel 11:1-4. Já ensinei esta história muitas vezes, já preguei a respeito dela. Se você fosse Davi, e quisesse evitar este pecado, quais passos práticos deveria tomar? (O que eu sempre disse no passado é que Davi estava tomando uma série de passos em direção ao pecado. Alguns dos passos poderiam não ser pecados em si mesmos, mas ainda o levavam na direção do pecado.)
1. Quais seriam estes passos errados? (a. Não ir para a guerra com suas tropas; b. Olhar por um tempo longo demais para Bate-Seba; c. Ficar fascinado por ela; d. Enviar alguém para trazê-la, mesmo sabendo que ela era casada; e finalmente, chegando ao destino do pecado, e. Cometer adultério.)
2. Se você (eu quero dizer você, pessoalmente) quisesse evitar o adultério, evitaria dar esses passos? (Sim. Isto faz sentido lógico. Mas, penso que tenho estado a ensinar a abordagem errada. O foco dos passos é a lei. O foco dos passos é o adultério e como não chegar perto dele. Ter o foco no pecado e na lei é a abordagem da “justificação pelas obras”. Estou olhando para a minha natureza pecaminosa e tentando descobrir como derrotá-la. Como Sara, sou o planejador do que devo fazer para cumprir o objetivo de Deus.)
3. Qual é a advertência prática de Paulo acerca da justificação pelas obras? (Isto não funciona. Em Romanos 7:5 Paulo diz que a lei incita nossas paixões pecaminosas. Gálatas 5:3 sugere que é impossível guardar a lei. Em Gálatas 5:4 Paulo explica que a abordagem das obras falha porque ela expulsa Deus da batalha.)
4. Existe algo que possamos fazer para promover o nosso bom comportamento? Vamos explorar isto em seguida.
III. Vivendo Pelo Espírito
A. Leia Gálatas 5:22-23. Como viver pelo Espírito é diferente de viver pela lei? (Estamos concentrados no aspecto positivo, não estamos concentrados no aspecto negativo. Você não está contando os teus passos na direção do pecado, está contando teus passos na direção da justiça.)
1. Vamos voltar para o nosso exemplo concreto com Davi. Se você decidisse ensinar aos futuros Davis a cuidar de seus passos, a parar de se concentrar nos “luzes vermelhas” morais, o que estaria ensinando a eles? (E se, em vez disso, disséssemos “Concentre-se na tua esposa. Traga amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio para a vida da tua esposa. Não se concentre nas ‘luzes vermelhas’.”)
B. Vamos rever alguma coisa que debatemos na semana passada. Leia Gálatas 5:13-14. Este é o objetivo da vida guiada pelo Espírito. O que Davi deveria estar se perguntando, em vez de se perguntar “Quais passos em direção ao pecado (Bate-Seba) eu deveria evitar?” (O que posso fazer para agradar à minha esposa? O que posso fazer para agradar ao meu Deus? O que posso fazer para servir minha esposa? Esta atividade está agradando meu Deus e minha esposa?)
1. Isto te ajuda a compreender o que Paulo quer dizer quando escreve “se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da Lei”? (O Espírito pergunta “O que posso fazer para amar a Deus e ao meu cônjuge?” A lei diz “O que eu deveria fazer para evitar o adultério?” O objetivo é o mesmo – ser fiel ao teu cônjuge. Assim como Sara e Deus tinham o mesmo objetivo – descendentes para Abraão. É o processo, o meio de alcançar o objetivo, que separa aqueles que vivem em justiça pela fé daqueles que vivem em justiça pelas obras.)
2. Quando Gálatas 5:13 nos chama para “servir” a outros e Gálatas 5:22 nos diz que o primeiro fruto de viver uma vida dirigida pelo Espírito é o “amor”, o que isto nos diz a respeito do foco em si mesmo, do egoísmo, de “olhar o próprio umbigo”? (Essas coisas são erradas.)
a. Existe uma lição para nós sobre como deveríamos abordar a nossa caminhada com Deus? (Amigo, espero que você possa ver que concentrar-se na lei, concentrar-se nas “luzes vermelhas” é concentrar-se em si mesmo. Como estou me saindo? Concentrar-se em amar a Deus e aos nossos cônjuges e aos outros, pergunta, “Como eles estão se saindo? Estou agradando a eles?”)
C. Leia Gálatas 5:24. Qual deveria ser a nossa abordagem para com a nossa natureza pecaminosa? (Nós queremos que ela morra! Você consegue ver mais uma vez como é errado concentrar-se em nossa natureza pecaminosa e medir os passos em direção ao pecado?)
D. Leia Gálatas 5:25. Se você quer acompanhar o passo de outro ser humano, o que deve fazer? (Concentrar-se na maneira como aquela pessoa anda.)
1. O que quer dizer acompanhar “o passo” do Espírito? (Concentrar-se no nosso Deus e naquilo que O agrada.)
2. Vamos rever Gálatas 3:24-25. A lei ainda é importante? (Sim. Como cristãos “imaturos”, a lei nos ensina que precisamos de um Salvador. Mas, uma vez que compreendemos esta mensagem, não estamos mais sob a supervisão da lei. Não estamos mais olhando para nós mesmos, medindo a nós mesmos em relação à lei. Ao contrário, estamos olhando para Deus, sendo dirigidos pelo Espírito Santo de Deus para agradar a Deus. O que jorra da nossa vida, então, é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.)
a. E se você descobre que não é paciente, deveria trabalhar este aspecto? (Não! Você não se concentra no pecado. Não se concentra nas obras e age, de maneira geral, como Sara. Pelo poder do Espírito de Deus, você deveria se concentrar em amar a pessoa com quem está sendo impaciente. Esta é a abordagem da graça. Esta é a abordagem da justificação pela fé.)
E. Leia Gálatas 5:26. Por que nos tornaríamos presunçosos a respeito do viver correto? (Se o foco está em como estamos derrotando o pecado, e não estivermos bem alerta, isto pode acontecer. Se o nosso foco está em amar a Deus e os que estão ao nosso redor, isto nunca pode acontecer.)
F. Amigo, espero que você possa ver agora que a justificação pela fé não apenas nos salva pela graça de Deus, mas ela nos informa sobre como deveríamos viver a cada dia. Você vai decidir agora mesmo parar de se concentrar nas “luzes vermelhas” e começar a se concentrar em amar e agradar a Deus?
IV. Próxima Semana: O Evangelho e a Igreja

Atenção: Este tradutor irá deixar de realizar estas traduções a partir de Dezembro/2011. Mas não se preocupe: já estamos providenciando uma pessoa que possa assumir esta tarefa.

===============================
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron  ouhttp://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron 


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails