domingo, 30 de janeiro de 2011

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 6 - 1º Trim. 2011

Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Primeiro Trimestre de 2011
Tema geral do trimestre: A Bíblia e as Emoções Humanas
Estudo nº 06    Bons Pensamentos
Semana de   29 de janeiro a 05 de fevereiro
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar:Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4:8).

Introdução de sábado à tarde
Diante de um verso como este, não há como deixar de refletir. Esse verso nos dá uma orientação absolutamente segura sobre em que devemos deitar os nossos pensamentos. Vamos estudar este assunto.
Somos seres racionais; isto é, temos a capacidade de pensar, de raciocinar, de refletir. Por exemplo, é comum que fiquemos pensando sobre a vida, sobre diversos assuntos, mesmo estando a sós. E isso é ótimo, pois entre outras coisas, fomos feitos para pensar. É dos pensamentos que vem a construção da vida. É quando pensamos que fazemos nosso cérebro funcionar e nesses momentos vão se formando as bases de nossa vida, do que cremos, do que validamos como correto e como errado. É nesses momentos que consolidamos nossas bases de opinião e de compreensão das coisas.
Mas também devemos lembrar que somos seres sociais e, portanto, temos a impressionante capacidade de pensar em conjunto. Isso acontece quando estamos com outras pessoas, trocando idéias. Nesses momentos enriquecemos nosso modo de pensar, mudamos pensamentos errados, ajudamos outras pessoas a mudarem seus pensamentos, e assim por diante.
O pensamento solitário, que é reflexão, e o pensamento em grupo, que é interação, são poderosos para a formação de nosso caráter, para a aprendizagem, para o crescimento ou também para a deterioração de nossas competências intelectuais. Depende do que envolve o assunto que está sendo pensado. Por exemplo, se a pessoa pensa muito sobre seus ídolos e artistas populares, e se troca muitas idéias sobre esse tema, ela, com o tempo, se amoldará a tais pensamentos, e isso formará a sua vida. Ela se tornará dependente desses ídolos.
O mesmo acontece com o fanatismo nos esportes, novelas, leituras, passatempos, etc. Conforme o que se pensa, isso se passa a ser. É pelo pensamento que formamos ou deformamos o nosso caráter. É também pelo pensamento que deterioramos nosso ser ou que o corrigimos. O pensamento é poderoso demais para não ser controlado de alguma forma. E para esse fim, o verso acima foi escrito por Paulo.
O que diz o verso? Ele dá as duas diretrizes sobre em que pensar. A primeira diretriz é quanto a que assunto. Então exemplifica uma lista: tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, de boa fama. Essa é a primeira diretriz, mas ela não é suficiente.
Ainda há a segunda diretriz: se nesses assuntos houver alguma virtude e algum louvor, então sim, nisso devemos ocupar os nossos pensamentos.
Veja bem, há seis qualificadores de característicos dos assuntos a pensar, e dois critérios de validação. Por exemplo, “fórmula 1” dependendo de que informação se utiliza para pensar, é verdadeira, é respeitável, é justa, é pura, é talvez até amável e de boa fama. Digamos que sim. Mas há virtude para um cristão pensar nesse assunto? E, em especial, isso tem a ver com algum louvor a DEUS? Não tem nem uma nem outra coisa. Portanto, nisso não pensemos. Pode ser bom, mas não contribui para a edificação do cidadão celestial e muito menos serve para agradar a DEUS.
Portanto, de tudo o que é bom para se pensar, ainda tem que trazer alguma contribuição para a nossa integridade espiritual e também servir de louvor a DEUS, isto é, que Ele seja honrado e que Lhe agrade. Por esses critérios devemos julgar todos os nossos pensamentos.
Assim sendo, cremos que fica bem fácil julgar escolher os assuntos para nos envolvermos e para ocupar a nossa mente, se estivermos a sós ou se estivermos falando com outras pessoas. Têm que ser bons e ainda acrescentarem algo à nossa espiritualidade e servirem de louvor a DEUS.


  1. Primeiro dia: Pensamentos: a raiz do comportamento
Retomando o estudo, como somos seres racionais, tudo o que fazemos é precedido de pensamentos que são baseados naquilo que cremos, os princípios de vida. Os Dez Mandamentos são os princípios originais de vida. Por eles os seres racionais sabem que tem uma ligação de amor com DEUS e outra ligação de amor com o próximo. E essa é a ciência da vida eterna. Se um ser racional tem por princípio em sua mente esses mandamentos, seus pensamentos serão neles fundamentados, seu caráter será formado por bons princípios, e seus hábitos serão construídos por esses princípios, e, portanto, seus pensamentos e suas ações serão conforme esses hábitos assim fundamentados. É dessa pessoa que a Bíblia diz que é um homem bom, tem um bom tesouro no coração (caráter e mente), e de lá tira bons pensamentos (Lucas 6:45). Mas geralmente o homem é continuamente mau, isto é, não está sendo transformado pelo poder de DEUS; portanto, como diz em Marcos 7:21 a 23, é do coração que os maus homens tiram maus desígnios, porque sua inclinação é sempre para a maldade.
Ao longo da história o ser humano foi sendo degenerado pela ação da prática do pecado. Ou seja, em sua mente foram sendo colocados pensamentos de maldade, que o tornou cada vez mais mau. Em nossos dias os meios de informação são pródigos para disseminar maldade, como a imoralidade, a violência e a vingança. A televisão, por exemplo, faz isso ao vivo, a cores, em tempo real. É bem fácil ver alguma câmera flagrando um ser humano matando outro, e as redes de televisão apresentam e reprisam isso inúmeras vezes. Essas cenas proporcionam grande audiência, pois o ser humano pecador, de inclinação para a carne, aprecia tais cenas, e por elas, vai-se tornando cada vez mais propenso a ser também cada vez mais violento. Vivemos num mundo que se pode classificar como uma escola de crime e desobediência ao que é bom.
E agora, meu irmão, como vencer a nossa inclinação para o mal? Uma providência é não assistir tais cenas. Mas não assistir mesmo. Elas em nada contribuem para a nossa edificação espiritual (como estudamos ontem) e muito menos não preparam para a salvação, nem ajudam a formar um bom caráter. Portanto, devem ser evitadas.
Mas nem sempre é possível evitar. O mundo está tão cheio, por exemplo, de pornografia, que caminhando na rua, não se tem como evitar ver cenas que degeneram o caráter. Aliás, falando bem realisticamente, nem mesmo dentro da igreja essas cenas são evitadas. Então, como se preservar de ser afetado pelas ditas tentações?
Na lição se discute o que a ciência sugere, ou seja, saber identificar de imediato os maus pensamentos, que sempre precedem os maus atos, então, trocá-los por outros pensamentos diferentes, que sejam atraentes e que substituam aqueles. Nem sei porque a lição acrescentou essa fórmula, e deixou de se referir sobre a orientação bíblica. Não sou contra a ciência, mas a Bíblia é sempre segura.
O que sugerimos fazer, com base na Bíblia? Simples, percebendo algum mau pensamento, que não condiz com os princípios de vida que governam a nossa mente, que uma boa consciência detecta facilmente, de imediato faça uma oração pedindo poder de DEUS para que vença esses pensamentos e que eles desapareçam. Fazer isso tantas vezes quantas for necessário, até que tais pensamentos sejam definitivamente superados. Assim se pode vencer qualquer tentação. Ou seja, é quando algo de ruim se inicia em nossa mente que mais devemos orar, mesmo que seja uma oração silenciosa, em pensamento, caminhando na rua. Então, aos poucos, o ESPÍRITO SANTO vai transformando a pessoa e tornando-a mais forte contra as ciladas de satanás.

  1. Segunda: Pensamento como fonte de angústia
O pensamento pode ter três características gerais: refletir sobre algo que aconteceu; servir como interação social e servir como fonte de projeções, novas idéias e criatividade. Vamos analisar a terceira característica, que para o estudo de hoje, é importante.
É pelo pensamento que criamos, inovamos, desenvolvemos. Por exemplo, dias atrás eu possuía umas tábuas de pinho velhas, de mais de 60 anos. Eram feias e sua pintura de um lado era camada sobre camada de tinta, e do outro lado, um acumulo de décadas de pó. Em alguns pontos as tábuas estavam podres, mas em outros, estavam boas. E era madeira de pinho! Então examinei essas tábuas, e comecei a imaginar, o que poderia fazer com elas. E no pensamento foi-se desenvolvendo um projeto de um banco de jardim, que fosse reclinável. Então, projeto imaginado, passei-o para o papel num desenho. Dias depois, com algumas máquinas passei a serrar, aplainar, lixar, colar, pregar e passar verniz. O banco estava pronto, e não é possível dizer que foi feito de tábuas feias e velhas. Não só ficou bonito como bem confortável. Até dá para sentar nele.
Esse é o pensamento criativo. Por meio dele podemos inventar uma infinidade de coisas, podemos desenvolver a ciência, desenvolver tecnologia, fazer pesquisas para encontrar a cura de doenças, melhorar a qualidade de vida, fazer o bem, e muito mais.
Mas, esse pensamento também é perigoso, se mal conduzido. Podemos imaginar coisas ruins, tal como imaginar que alguma pessoa tem algum projeto de maldade contra nós, mas que pode ser totalmente irreal. Ou que nós vamos nos dar mal em algo que iremos fazer. E nesses casos, esse pensamento vai acumulando idéia após idéia, assim se fortalecendo e vai construindo um cenário pessimista, e a pessoa sofre com pensamentos que nada tem a ver com a realidade. Ela forma em sua mente esses cenários negativistas, e acredita neles, pensa que são realidade, e pode adoecer com o sofrimento, e até morrer de doenças originadas por pensamentos muitas vezes sem fundamento em algo verídico. É que o pensamento é muito poderoso sobre a nossa própria mente e sobre o corpo.
Vamos refletir um pouco sobre o poder do pensamento. Em DEUS, o Seu pensamento é o máximo do poder. Ele é capaz de, por meio do pensamento, criar o Universo, como fez. É capaz de, pelo pensamento, projetar a extrema complexidade de um ser vivo, e ordenar que esse ser exista tal como imaginou (ou projetou), e fazer esse ser existir, sem, ao menos necessitar de matéria anterior. Esse sim é pensamento poderoso. DEUS é poderoso e pode fazer o que desejar por meio do pensamento. Nós podemos também fazer projetos por meio de pensamentos, mas necessitamos das mãos e das ferramentas para tornar esses projetos em realidade.
Nós, por meio do pensamento, fundamentado em conhecimento (assim como DEUS também faz), podemos elaborar planos, projetos e desenvolver idéias a ponto de realizarmos grandes empreendimentos. Um exemplo são as viagens espaciais. Portanto, o pensamento, mesmo em seres humanos finitos e pecadores, ainda é muito poderoso, tanto para o bem como para o mal (isso depende da pessoa e de seus princípios de vida).
Portanto, com a mente que temos, tanto podemos desenvolver poderosos pensamentos positivos, construtivos, pelos quais fazer grande bem a muitas pessoas, e a nós mesmos, como também podemos destruir por meio dos pensamentos muitas pessoas e a nós mesmos. Todos os projetos e realizações se originam em pensamentos, seja em DEUS, seja nos seres humanos.
Finalizando, se nos acostumarmos a ter pensamentos positivos e construtivos, assim será a nossa vida, com realizações boas; mas, se nos acostumarmos com pensamentos negativistas, nós mesmos iremos sofrer com angústias, e faremos muita gente sofrer por causa desses pensamentos, principalmente os familiares e conhecidos.

  1. Terça: Pensamento saudável
Há um interessante texto de EGW sobre a relação do pensamento com nossa saúde, estado físico e psicológico. Por enquanto não conheço outro melhor. Por isso, em vez do meu comentário, decidi inserir esse texto, de uma Meditação Matinal, para o estudo de hoje.
“Tudo Depende do Pensamento.
“E toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo. II Cor. 10:5.
“Mais precioso do que as barras de ouro de Ofir é o poder do pensamento positivo. Precisamos dar elevado valor ao controle correto de nossos pensamentos, pois tal controle nos prepara para trabalhar pelo Mestre. É necessário para a nossa paz e felicidade nesta vida que nossos pensamentos se centralizem em Cristo. Como o homem imagina em sua alma, assim ele é.
“Os misericordiosos alcançarão misericórdia, e os limpos de coração verão a Deus. Todo pensamento impuro contamina o coração, debilita as faculdades morais, e tende a extinguir as impressões do Espírito Santo. Além disso, obscurece a visão espiritual, de modo que os homens não possam contemplar a Deus. O Senhor pode perdoar, e perdoa o pecador arrependido; mas embora perdoado, sua mente fica prejudicada. Toda impureza no falar e no pensar precisa ser evitada por aquele que deseja ter um claro discernimento da verdade espiritual.
“Pensamentos maus destroem a vida. O poder convertedor de Deus muda o coração, aprimorando e purificando os pensamentos. Se não forem feitos decididos esforços para manter os pensamentos centralizados em Cristo, Sua graça não se poderá revelar na vida. A mente precisa se empenhar no combate espiritual. Todo pensamento precisa ser trazido cativo à obediência de Cristo. Todos os hábitos precisam ser mantidos sob o controle de Deus.
“Necessitamos possuir um constante senso do poder enobrecedor dos pensamentos puros, bem como da influência danosa dos maus pensamentos. Voltemos nossos pensamentos para as coisas santas. Sejam eles puros e verdadeiros, pois a única segurança para a vida está no pensar corretamente. Devemos utilizar todos os meios que Deus colocou à nossa disposição para dominar e cultivar nossos pensamentos. Devemos trazer a mente em harmonia com a mente de Cristo. Sua verdade nos santificará, corpo, alma, e espírito, e seremos habilitados a erguer-nos acima das tentações.
“"Aí vem o príncipe do mundo; e ele nada tem em Mim" (João 14:30), disse Cristo. Nada havia nEle que correspondesse aos enganos de Satanás. Ele não consentiu em pecar. Nem mesmo através de um pensamento cedeu Ele à tentação. Assim poderá ser conosco. A humanidade de Cristo estava unida com a divindade; Ele foi preparado para o conflito pela presença interior do Espírito Santo. ... Enquanto estivermos unidos a Ele pela fé, o pecado não terá domínio sobre nós. ... Toda promessa na Palavra de Deus nos pertence. Devemos viver "de toda palavra que procede da boca de Deus". Mat. 4:4. ... Olhai, não para as circunstâncias ou para a fraqueza do eu, mas para o poder da Palavra. Toda a sua força nos pertence.” (Refletindo a CRISTO, MM: 22 de outubro de 1986).

  1. Quarta: Os pensamentos de nosso coração
Há quatro interessados em que se passa em nossa mente, no nosso íntimo: DEUS, satanás, outras pessoas, e nós mesmos. Desses quatro, DEUS sabe tudo o que se passa ali, e, pasmem, em segundo lugar, quem mais sabe não somos nós nem as outras pessoas, mas satanás.
Diz a ciência que mais de 99% de nossa atividade mental é desconhecida de nós mesmos, pois se passa no inconsciente, e aflora quando chega o momento certo. Mas DEUS conhece esses pensamentos. Aliás, Ele sabe que pensamentos ainda teremos, aqueles que serão processados no futuro. Satanás é muito poderoso para saber o que há em nossa mente. Ele não consegue ler pensamentos, tal poder não possui. Mas ele é um inteligentíssimo psicólogo, e tudo o que memoriza, não esquece mais, e pelo que falamos e fazemos, elabora um dossiê da mente de cada ser humano, e em sua mente privilegiada, nem precisa anotar esse dossiê em algum lugar, ele armazena tudo na mente dele. Portanto, por meio de seus anjos, ele está nos observando continuamente, e conhece bem nossos pontos fortes e pontos fracos, e tem preciso diagnóstico do que somos e, portanto, do conteúdo de nossa mente. Por meio desse conhecimento ele e seus anjos elaboram planos individualizados para cada ser humano, em especial, para aqueles que são fiéis a DEUS, e que fazem atividades para que outros sejam salvos. Esses são especialmente focados pelo inimigo para serem derrubados. Por isso devemos levar uma vida discreta, todos os dias em oração, para sermos transformados, e que nossos pontos fracos sejam mudados, que naquilo que mais facilmente somos tentados sejamos fortalecidos. Em outras palavras, devemos andar com DEUS, como Enoque, para que satanás obtenha menos quantidade de informações a nosso respeito, e os planos que, mesmo assim, ele elaborar contra nós, não surtam efeito.
DEUS conhece o coração de cada ser humano, isto é, a mente (e o corpo inteiro), como está em 1 Reis 8:39 e 1 Samuel 16:7. É o único Ser no Universo que tem essa capacidade. Como Criador, e como Rei do Universo, que governa por leis sábias e boas toda a criação, para ser Rei assim, precisa, de fato, ter conhecimento até mesmo dos pensamentos de suas criaturas. Se alguém planeja algo contra DEUS, Ele precisa saber disso. Ele usa esse conhecimento para o bem, mas não interfere jamais em nossa liberdade, que é um dom que Ele nos dá. A liberdade de decisão é concedida por DEUS, não por algum grupo ativista de direitos humanos (qualquer grupo ativista de direitos humanos, por meios indiretos, defende a liberdade individual porque a obteve de DEUS, mesmo que não creia nEle).
Pensando bem, DEUS é o único ser no Universo capaz de governar. Como alguém quer governar sem ter todo o conhecimento do que se passa em seu reino? Por exemplo, a presidente do Brasil governa com parcial informação do que se passa nesse imenso país. A presidenta Dilma nem sabe direito o que se passa em sua própria mente, muito menos na de seus assessores diretos, os ministros, e muito menos nas mentes dos cidadãos do Brasil. Mas DEUS não é tão fraco, Ele é onisciente, sabe tudo, e assim é capaz de governar com justiça e retidão, e não é pego de surpresa, pode por exemplo planejar antes de algum fato acontecer. Assim Ele planejou a redenção do homem antes do pecado se materializar.
Mas, mesmo DEUS tendo todo esse poder, é inútil nos policiar quanto ao que pensar, pois Ele vai saber. Não é assim o nosso relacionamento com DEUS. Ele não está o tempo todo nos espiando para ver onde vamos errar e assim então nos enquadrar para punir. É exatamente o contrário. Ele sempre sabe o que se passa conosco, não para punir, mas para perdoar. Até mesmo antes de pecarmos Ele já havia providenciado um plano para nos perdoar e nos livrar da morte eterna. É para esse fim que DEUS utiliza seus privilegiados poderes.
Portanto, o que nós devemos fazer é confiar nEle, e nos entregar cada dia a Ele, com humildade de coração, para que nos transforme e nos recondicione em seres perfeitos outra vez. Isso só Ele é capaz de fazer, pois para tanto precisa poder e precisa saber o que fazer, ou seja, precisa além do poder, ter conhecimento do que tirar da mente, o que deixar lá e o que levar a pessoa a aprender para substituir o que de lá foi tirado.

  1. Quinta: A paz de CRISTO em nosso coração
Como ter a paz de CRISTO em nosso coração? Podemos estar imaginando ter essa paz, e, na verdade, não tê-la. Podemos estar em um estado presunçoso, viver como o mundo aprova, e também participar na igreja, e não estar no caminho da salvação. Esse é um ponto da vida cristã oportuno para se meditar hoje, nesse estudo.
Analisemos o trecho de Col. 3:1 a 17. Onde estão os nossos interesses? O que nos atrai intensamente? Gostamos das coisas daqui de baixo, ou das do alto? Se temos inclinação por desprezar as coisas daqui da Terra enquanto nossos pensamentos se demoram nas do alto, então isso é um bom indício de que estamos no caminho certo. Porque esse trecho citado da Bíblia recomenda que devemos fazer morrer a nossa natureza terrena, e isso inclui uma infinidade de atrativos da sociedade do mundo, dos quais, a citação ilustra com alguns da época em que foi escrito. Precisamos saber atualizar, e cada um deve fazer isso por si.
Fazer morrer a natureza terrena é, por exemplo, buscar, em oração, só falar a verdade, e manter assuntos puros, do tipo que JESUS gostaria de ouvir se estivesse em nosso meio (mas ouve mesmo não estando). Inclui sermos afetuosos uns com os outros. Aliás, inclui algo imprescindível aqui na Terra, algo que é necessário, pois somos todos pecadores e portanto, falhos: saber suportar-nos uns aos outros. Temos que ser capazes de dar alguns descontos ao comportamento dos outros, pois, até mesmo sem querer, podemos nos ofender mutuamente. Por isso, suportar uns aos outros implica em estar disposto a perdoar-nos mutuamente, pois sempre, em um ambiente de pecado com pessoas de natureza pecaminosa, o perdão será necessário para resolver os problemas de relacionamento.
A paz de CRISTO deve ser o árbitro dos corações, isto quer dizer, quando tratarmos de algum assunto tenso, devemos fazê-lo com calma, com moderação, equilíbrio e consulta mútua. Convenhamos, para nós, essa condição é impossível sem o poder do alto, pois a natureza humana nos leva a sermos vingativos. O verso recomenda que devemos nos aconselhar mutuamente, fazendo tudo em nome do Senhor. Pois é, se em tudo o que fizéssemos, tivéssemos o conceito na mente de estar fazendo como que encomendado por DEUS, muita coisa mudaria em nossa vida.

  1. Aplicação do estudo Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
A formação do caráter, obra de uma vida toda, é tarefa muito delicada. Somos nós mesmos que escolhemos onde envolvemos nossos pensamentos, e eles é que formam nosso caráter. Tudo o que vemos, fazemos, falamos, lemos e pensamos, vai formando o caráter. E como já estudamos, esse caráter nos serve para continuarmos fazendo escolhas do que ver, fazer, falar, ler e pensar, e assim, o caráter é reforçado numa certa direção. Ou, se mudarmos o que vemos, fazemos, falamos, lemos e pensamos, o caráter é também gradativamente mudado. É por isso que JESUS explicou que não é o que comemos que contamina a nossa mente, mas o que falamos, o que sai de nossa boca. O que falamos contamina a nossa mente, e a dos outros. Quanto mais nos demorarmos sobre certos assuntos, mais eles influenciarão sobre as nossas crenças que determinam o que aceitamos e o que rejeitamos. Assim sendo, quem assiste muitos filmes de violência, com o tempo passa a gostar e aceitar, e não entende ser mal assistir tais filmes.
O delicado de tudo isso é que nós mesmos, a nossa própria mente, deve escolher com que se envolver, e, por sua vez, essas escolhas resultam numa trilha determinante de escolhas futuras. Aqui vem o ponto delicado: como que a própria mente pode escolher em que se envolver, e com isso formar seus hábitos, e ainda assim, não errar para formar maus hábitos, que a dominarão por toda a vida? Ou seja, podemos confiar em nossa mente para ela mesma formar seus próprios hábitos, que nos poderão tirar a vida eterna? Esse é o ponto delicado, de alto risco.
Nós, seres humanos, pecadores, portanto, propensos a gostar do que tem natureza pecaminosa, não podemos, de maneira alguma, confiar em nossa mente. Devemos viver de modo diferente que essa natural maneira de traçar o nosso futuro, se quisermos não arriscar a perda da vida eterna. Devemos entregar a DEUS a nossa mente. Ele é quem sabe como conduzi-la para a transformação; nós não sabemos. Temos a nosso dispor a mente, que DEUS nos deu. Ela contém a capacidade, também dada por DEUS, de desenvolver a inteligência. Cabe a nós fazermos as escolhas das coisas com que a mente se envolverá, mas devemos sempre pedir a DEUS que nos ajude nessas escolhas. Aí desenvolveremos o domínio próprio, e gradativamente teremos sabedoria para saber o que é o certo e teremos força para escolher esse certo e deixar de lado o errado.

escrito entre 16 e 28/12/2010
revisado em  29/12/2010
corrigido por Jair Bezerra



Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos. Entende que há servos sinceros e fiéis de DEUS em todas as igrejas que no final dos tempos se reunirão em um só povo e serão salvos por JESUS em Sua segunda vinda a este mundo.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails