domingo, 9 de janeiro de 2011

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 3 - 1º Trim. 2011

Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Quarto Trimestre de 2010
Tema geral do trimestre: A Bíblia e as Emoções Humanas
Estudo nº 03    Estresse
Semana de   8 a 15 de janeiro
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei” (Mateus 11:28).

Introdução de sábado à tarde
O estresse é o conjunto de respostas físicas e mentais que nosso corpo produz diante de certos estímulos externos, que são os estressores ou agentes causadores de estresse. Essa resposta causa desgaste também físico e mental, ou seja, há sofrimento. Quando a situação de estresse se prolonga, pode resultar em ansiedade, depressão e diversos males físicos. Nesse caso, os mecanismos de defesa do corpo não mais respondem com eficácia, podendo-se desenvolver certas doenças, principalmente cardiovasculares.
As pessoas reagem aos estressores, num primeiro momento em busca de adaptação, isto é, como solução diante da nova condição que gera uma tensão nervosa momentânea elevada. Depois segue-se um estado de relativo relaxamento ou tranquilidade, quando o organismo busca a manutenção do equilíbrio entre aquela tensão nervosa e o relaxamento, ou normalidade. Essa segunda fase é importante para a saúde. No entanto, se os estressores continuarem afetando por muito tempo, a pessoa pode não conseguir retornar ao relativo relaxamento. Então a saúde passa a ser afetada negativamente.
É importante conhecer os estressores. São quatro categorias:
“1. acontecimentos biográficos críticos: são acontecimentos (a) localizáveis no tempo e no espaço, (b) que exigem uma reestruturação profunda da situação de vida e (c) provocam reações afetivo-emocionais de longa duração. Esse acontecimentos podem ser positivos e negativos, e ter diferentes graus de normatividade, ou seja, de exigência social. São exemplos: casamento, nascimento de um filho, morte súbita de uma pessoa, acidente, etc.
“2. estressores traumáticos: são um tipo especial de acontecimentos biográficos críticos que possuem uma intensidade muito grande e que ultrapassam a capacidade adaptativa do indivíduo [os chamados traumas].
“3. estressores quotidianos: são acontecimentos desgastantes do dia a dia, que interferem no bem-estar do indivíduo que os experiencia como ameaçadores, magoantes, frustrantes ou como perdas. Exemplos são: problemas com o peso ou com a aparência, problemas de saúde de parentes próximos que exigem cuidados, aborrecimentos com acontecimentos diários (cuidados com a casa, aumento de preços, preocupações financeiras, etc.)
“4. estressores crônicos : são (a) situações ou condições que se extendem por um período relativamente longo e trazem consigo experiências repetidas e crônicas de estresse (exemplos: excesso de trabalho, desemprego, etc.) e (b) situações pontuais (ou seja com começo e fim definidos) que trazem consigo consequências duradouras (exemplo: estresse causado por problemas decorrentes do divórcio).
“Exemplos de estressores:
·              Desprezo amoroso
·              Dor e mágoa
·              Luz forte
·              Níveis altos de som
·              Eventos: nascimentos, morte, guerras, reuniões, casamentos, divórcios, mudanças, doenças crônicas, desemprego e amnésia
·              Responsabilidades: Dívidas não pagas e falta de dinheiro
·              Trabalho/estudo: provas, tráfego lento e prazos pequenos para projetos
·              Relacionamento pessoal: conflito e decepção
·              Estilo de vida: comidas não-saudáveis, fumo, alcoolismo e insônia
·              Exposição de stress permanente na infância (abuso sexual infantil)
·              Idade
·              Calor”                         (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Estresse)
Os últimos dias na Terra serão (estão sendo) de tempos difíceis. E assim serão cada vez mais. Bem no final, nos dias que precederem o fechamento da porta da graça, a tensão no mundo será tal que homens desmaiarão de terror ante a expectativa da sucessão dos fatos. Só se poderá manter a calma conhecendo bem a DEUS, tendo fé nEle e vivendo em Sua companhia todos os momentos. Quem quiser ficar em pé nesses dias terá que ter um hábito diário, iniciar o dia com DEUS, oração e leitura da Bíblia e estudo da Lição da Escola Sabatina (o curso de como ser um cidadão celeste), e em tudo o que fizer, sempre dialogar com DEUS. Já em nossos dias não temos mais condições de fazer qualquer coisa sem interagir com DEUS, imagine nos dias finais, que logo virão. Se hoje há enorme quantidade de pessoas estressadas e outras deprimidas, não se pode imaginar como será nos dias finais, que vai levar as pessoas a desmaios de terror. Se ainda não faz, tem que hoje mesmo decidir firmemente andar com DEUS todos os dias. Nesse mundo hostil, não conseguimos mais viver com relativa normalidade sem contar com um poder superior em que nos sintamos protegidos.


  1. Primeiro dia: Eventos excitantes da vida
A lição aproveita Elias para estudarmos sobre o cuidado de DEUS para com as pessoas que confiam nEle e que humildemente permitem que as transforme. Elias foi um profeta, portanto, foi escolhido por DEUS para essa finalidade. E ele foi dos grandes homens de DEUS na Terra. Ele teve uma vida nada fácil sob um certo ponto de vista, mas a sua vida foi emocionante sob outro ponto de vista. Ele andou muito próximo de DEUS, interagia frequentemente com DEUS e vice-versa. As incumbências que DEUS dava a Elias eram de elevado risco de vida, mas a divindade cuidava de seu profeta.
Elias foi incumbido de dar um ultimatum, último aviso, a Acabe. Não iria chover por 3,5 anos, por causa da idolatria da casa real e do povo. Devido à seca, Acabe, instigado por Jezabel (sua esposa), caçou Elias por toda a parte para matá-lo. Mas DEUS alimentou seu profeta por um ano e meio com pão que enviava duas vezes por dia por meio de corvos. Ora, corvos são capazes de transportar bom peso em voo a longa distância, são aves grandes e fortes, bem adequadas ao serviço que DEUS estava precisando ser feito. Um corvo pode pesar de um quilo até cinco quilos (urubu), anda bem desengonçado, levanta vôo de modo esquisito, mas uma vez no ar, voa muito bem e vai longe, sabendo aproveitar as ascensões térmicas de ar. É uma ave grande, podendo ter uma envergadura de dois metros e comprimento de quase um metro.
O que Elias sentia ao ver todos os dias a ave vindo pelo ar, trazendo o seu lanche? Sentia que DEUS o protegia. E alguém iria querer mais senão ter a certeza da proteção direta de DEUS? Pois DEUS mandou Elias até à viúva de Sarepta, e lá ele, a viúva e seu filho se alimentaram com pão da farinha e do óleo que nuca se esgotavam. Como esses três se sentiam? Que havia DEUS e que os protegia. Quando o filho da viúva faleceu, DEUS o ressuscitou por meio de Elias. Como você se sentirá se, no futuro, quando o povo de DEUS voltar a operar tremendos milagres, por seu intermédio algum falecido for ressuscitado? Isso vai fazer parte de nossa experiência, e não falta muito.
Com toda essa proximidade evidente de DEUS, ainda assim, um dia desses Elias desanimou, e queria morrer. Como pode algo assim acontecer a um homem que teve uma das experiências mais próximas de DEUS de toda a humanidade? Veremos amanhã.

  1. Segunda: Eventos amargos da vida
Os homens e mulheres mais fortes espiritualmente sempre foram os profetas. Eles eram escolhidos por DEUS por sua fidelidade e obediência. DEUS sempre começa algo por profeta, depois vem os sacerdotes e ministros, e por fim, vem os levitas. Os profetas estabelecem o que é a vontade de DEUS, os sacerdotes e ministros depois de algum tempo deturpam e criam normas burocráticas para se fazer a vontade de DEUS e os levitas introduzem mundanismo e idolatria. É também assim em nossos dias.
Elias foi um profeta, homem escolhido por DEUS, portanto, um homem de DEUS. E ele foi um poderoso profeta, zeloso quanto aos assuntos divinos. Quando chegou o dia da prova para definir quem era profeta de DEUS e quem não era, Elias estava só de um lado e 450 profetas de Baal do outro. Um desses dois deveria sair derrotado naquele dia, e, portanto, deveria seu culto ser extinto.
É muito curioso que Jezabel não estivesse lá no mote Carmelo. Porque não foi lá defender seus profetas? Ela se preservou ficando no palácio, talvez também fosse morta ali mesmo, junto com seus profetas.
Após a derrota fragorosa de todos os profetas de Baal, diante da vitória inconteste do único profeta de DEUS, não havia outra coisa a fazer senão uma das duas alternativas. A) Ou aqueles profetas se arrependeriam e se tornariam seguidores de DEUS; B) Ou, se com tamanha comprovação de sua falsidade, ainda assim não se arrependessem, uma única alternativa lhes restava: serem mortos. O culto deles incluía sacrifícios humanos, crianças e moças virgens. E também era um culto pornográfico, incluía orgias sexuais. Num caso assim, que envolve satanismo, o arrependimento é pouco provável. Daqueles profetas de Baal nenhum se voltou para DEUS, portanto a ordem foi que todos fossem mortos.
Aqui momento a momento Elias era submetido a fortes emoções. Durante os rituais dos profetas falsos, ele se divertia, a ponto de zombar deles, e fazer sugestões engraçadas. Ao Elias orar, ele sentiu a provação da fé. Agora, se ele falhasse na fé, seu futuro já estaria selado por Acabe, que o procurara por mais de três anos para matar. Mas Elias estava tão confiante que mandou despejar água em excesso sobre o altar, e até mandou fazer uma valeta em redor e encher de água. Ele tinha certeza de que seria atendido, ele estava cumprindo uma ordem de DEUS.
Então vem a emoção que lhe causou a maior satisfação: DEUS atendeu a sua oração e o fogo desceu do céu, consumiu a oferta e se manteve queimando sobre a água, como se fosse álcool. E mais emoções: o povo aclamou ao verdadeiro DEUS. Estavam dadas as condições para uma limpeza de adoração em Israel, uma reforma, e o povo atendeu a ordem de Elias para prender os falsos profetas e matar a todos. Elias recebeu forças do Céu, ao ver que a segunda oração, a que pedia chuva, também seria atendida. Ele guiou a carruagem de Acabe com sua mão, correndo na frente, levando-a ao palácio. Elias parece que estava realizado com a demonstração do poder de DEUS. E que profeta de DEUS não se sentiria bem se passasse por experiência semelhante? Esse foi um grande dia para Elias. Ele estava satisfeito com o que DEUS fizera por meio dele.
Elias esperava que de agora em diante a questão de adoração estivesse resolvida. De agora em diante Acabe e Jezabel se tornariam adoradores de DEUS, e o povo também. Não havia como esperar outra atitude do casal que mandava em Israel.
Mas o que aconteceu? Acabe volta ao palácio, e pouco depois, Elias soube que Jezabel queria matá-lo por causa da morte daqueles profetas. E ela o faria no dia seguinte. Era-se de esperar que qualquer outro profeta se sentisse feliz com experiência semelhante à de Elias, também é de esperar que outros profetas também se frustrariam com a atitude de Jezabel. Ficou provado que a adoração dela e de seus profetas era falsa. No entanto, ela não queria assumir a falsidade, nem queria mudar a adoração, mas estava determinada a matar o profeta verdadeiro. Se tal coisa não é de desanimar, então é difícil alguém ficar contrariado. Não se está aqui absolvendo Elias. Ele, ou se fosse outro, deveria recorrer a DEUS para ver o que deveria fazer diante dessa nova situação. Ora, pense um pouco, depois daquela derrota, depois da morte de todos os profetas falsos, DEUS deixaria Jezabel viva, para reiniciar todo falso culto outra vez?
Pela atitude de frustração de Elias o trabalho de três anos e meio não foi completado. Elias foi embora dali, e mais tarde foi substituído por Eliseu. Elias foi um bom profeta, mas perdeu as condições de continuar com a reforma em Israel. Jezabel continuou viva embora ela também devesse acompanhar a sorte de seus falsos profetas. Se Elias não tivesse ficado tão desanimado, teria completado a reforma em Israel. Outro teve que assumir o seu lugar, mas Elias foi honrado por DEUS, pois foi levado vivo ao Céu.

  1. Terça: Terapia de DEUS
Faltam coisas simples em nossa vida. Em primeiro lugar, para muitos faltam as duas reformas essenciais. Não resolve nada fazermos as jornadas de 40 madrugadas e continuar tudo como antes, que é o caso de muitos. É assim que se cria o hábito de olhar no espelho, ver a sujeira, e não fazer nada. Com o tempo a sujeira se torna em algo atraente, sem necessidade de ser tirada. As duas reformas são: a do sábado e a da saúde.
As coisas simples de DEUS são assim: sair da rotina, uma vez por semana, totalmente desligados das nossas preocupações materiais, e totalmente voltados para DEUS. Aqui nesse mundo o sábado é também uma terapia (o sábado, na verdade, é muito mais que terapia). Precisamos nos desligar dos estressores desse mundo. E não só uma vez por semana, mas todos os dias. Durante os dias da semana ao menos por alguns instantes, e mais de uma vez por dia, desligar da rotina ligando-se a algo agradável e que preenche o espírito. Cedo de manhã, é ótimo ter momentos com DEUS. Mas não dará resultado algum se só fizer isso. Também precisa dedicar tempo aos filhos, aos pais, à esposa, ao marido, às pessoas, enfim, precisa de relacionamento informal construtivo. Mas só isso ainda não é suficiente. Precisa fazer algumas coisas informais, ter ao menos uma atividade de lazer que não tenha a conotação de compromisso. Nós, seres humanos, sem exceção, precisamos disso.
Nesse domingo (05/12), por exemplo, acionei uma das minhas atividades de lazer, que é lidar com madeira. De umas tábuas velhas fiz um banco de jardim. Ficou bom, até dá para sentar. Deu para cansar, fiz muito pó com a plaina elétrica. No final da tarde, eu e minha esposa fizemos o lanche sentados naquele banco. Cansado fisicamente, fui até dormir mais cedo. Fez bem. Estão convidados a virem à nossa casa sentarem-se nele, é até reclinável. Feito de tábuas velhas, seu custo resumiu-se nos pregos e na cola utilizada, e o iremos envernizar. As tábuas eram bem feias, mas depois que a plaina fez seu serviço, ficaram como novas, nenhum vestígio da aparência anterior. Dá até vontade de colocar na sala...
Gente boa, antes que venham os problemas, tenhamos alimentação saudável que é para ter um organismo sadio; iniciar e concluir o dia com DEUS; descanso sabático conforme DEUS orienta; atividades de lazer construtivo (filmes, novelas, jogos, etc., não são lazer construtivo); exercícios regulares (após escrever esse comentário irei me exercitar); um passeio de mãos dadas com a esposa; dormir bem, em horário regular e pelo tempo suficiente; ler boa literatura para enriquecer o espírito e cultivar boas amizades, com pessoas que possa aprender algo útil. Enfim, não existe uma receita única, cada um deve se adaptar, mas o seu modo de vida deve, isso sim, envolver mudanças de um estilo de vida da cultura desse mundo para outro estilo de vida da cultura celeste.

  1. Quarta: O método de JESUS para administrar o estresse
Esse pastor que a lição relata que não quer celular, em grande parte, tem razão. O celular tornou-se uma necessidade inoportuna que tanto ajuda quanto incomoda. E há casos, em que mais dele precisamos, então algo não funciona, e as mensagens mecânicas nós estressam muito. Antes dele, vivíamos sem sentir que era necessário, agora, atendem o celular dentro da igreja, falam como se estivessem num galpão, sem o menor constrangimento. Nesses últimos dias venho recebendo ligações no celular, para comprar coisas, como cartão de crédito. Foi-se a privacidade, e como isso incomoda!
E o que dizer da internet, MSN, e uma quantidade de sites sociais de relacionamento, etc. O MSN, como aquele pastor, não tenho mais, e não participo de nenhum site de relacionamento. Toma o tempo e controla a nossa agenda. Aliás, o meu trabalho atual é essencialmente no computador, pois dou aulas também para cursos à distância. Portanto, é necessário muita disciplina para não ser dominado pelos milhares de atrativos da internet. Eles estão aí, em grande parte, a fim de nos tirar o tempo para viver e para ter comunhão com DEUS. Eu me pergunto, como JESUS usaria o computador e a internet, se viesse ao mundo hoje?
A modernidade requer muita disciplina para viver sem se envolver demais com o que toma tempo e nos controla. Temos um jardim bem grande em nossa casa. E também uma horta, e árvores de frutas. Temos animais de estimação. Tudo isso, se dermos alguma atenção, e não precisa muito tempo, nos recompensa com saúde melhor. Ontem mesmo, além do banco de jardim, plantei alguns pés de alface. Agora precisa regar e por enquanto proteger do sol. Minha esposa lidou com as flores. À tarde nos sentíamos cansados fisicamente, mas realizados psicologicamente. Nós nos envolvemos com algo que não é compromisso nem agenda. Já hoje à tarde, estarei participando de duas bancas de alunos que finalizam seus cursos. Isso muitas vezes é tenso, não queremos prejudicar os alunos, mas também não podemos aprovar em certas circunstâncias.
A vida nesses últimos dias é cada vez mais tensa e cheia de exigências burocráticas. Então temos que ler os evangelhos para saber como JESUS viveria se estivesse em nosso lugar. Mas só saber isso não soluciona nossa tensão, precisamos praticar, antes que o médico dê o ultimato, ou antes que o corpo entre em colapso.
JESUS descansava, se retirava a sós para os montes, outras vezes se retirava com os discípulos, visitava amigos, caminhava muito, se alimentava de modo natural, cultivava amizades boas, gostava de estar em alguns lares, como no lar de Lázaro. Ele gostava de fazer o bem e de ajudar as pessoas. Esse é o caminho também para nós hoje.

  1. Quinta: Levando alívio aos outros
Quando JESUS disse ao jovem rico que vendesse tudo o que tinha e desse aos pobres, tornando-se ele mesmo, não pobre, mas quase isso, sabia o que queria. Esse moço representa as pessoas atualmente que sofrem para conseguir mais riquezas. Lutam, trabalham até 16 ou 18 horas por dia, sete dias por semana, e não tiram férias, só para conseguir grande fortuna, e depois morrem sem nunca terem experimentado a felicidade. Cônjuge nunca tiveram e sim, uma pessoa com quem casaram mas nunca tiveram bom relacionamento. Filhos, bem, nasceram crianças para que uma babá cuidasse. Depois de muito ricos, se descobriram uns infelizes, necessitando, para viver, periódicas consultas a médicos, psicólogos e até psiquiatras. E muito medicamento. Os grandes artistas desse mundo são exemplos de pessoas de grande sucesso, e também de grande infelicidade. Geralmente precisam viver drogados, mas, tem tudo o que querem no campo material. E não são felizes, pois, quantos morrem cedo ou até se matam.
Qual é a receita para se obter libertamento do estresse? A receita é bem simples e óbvia. Nós somos seres sociais, e dependemos uns dos outros. Sendo assim, é evidente que devemos ajudar uns aos outros, não explorar os outros e também não tornar esses outros pessoas que servem ao nosso egoísmo. Num mundo altruísta, onde as pessoas servem umas às outras, não é possível haver desentendimento nem estresse, muito menos depressão. E há algum lugar assim? Claro que há. Em todos os lugares onde o pecado não entrou, ou seja, exceto a Terra, o resto do Universo funciona assim. Lá eles são felizes, não se estressam nem brigam, lá todos os seres, a começar por DEUS, existem para servir aos outros. Essa é a lógica da vida isenta de problemas.
É interessante se repetir: DEUS nos fez seres sociais, para convivermos, não para nos explorarmos uns aos outros, nem para dominarmos uns sobre os outros. A felicidade, que elimina as preocupações e os distúrbios psíquicos, só é possível em ambientes de amor, que, por sua vez, só são possíveis onde as pessoas se servem. Nesses lugares até os animais são bons uns aos outros. É aqui nesse planeta que está tudo invertido, mas aqueles que são sábios, esses estão se desligando da lógica mortal que aqui impera para se ligar à lógica do amor de DEUS.

  1. Aplicação do estudo Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
Quando tudo parece ser uma coisa, na realidade, pode até ser o contrário. Quando Elias não via mais sentido algum para a sua vida, a ponto de pedir a morte a DEUS, pois estava decepcionado com o desfecho por parte de Jezabel e Acabe, na verdade, o plano de DEUS era bem outro. O profeta não deveria morrer, mas deveria ser levado, vivo, ao Céu. O grande reformador deveria ser exemplo do que acontece com quem reforma a sua vida. Não nos preocupemos tanto com aquelas pessoas que, diante das evidências do erro, insistem em permanecer errando. Compete-nos que nós mesmos façamos a reforma em nossa vida. Se por meio dos nossos ensinamentos ninguém for salvo, mas nós formos, já ganhamos uma vida para a eternidade: a nossa. Mas, se todos os outros se perderem, e nós também, aí a tragédia será completa. Devemos pelo menos garantir o nosso testemunho, pois, na verdade, alguém sempre nos está vendo e precisando do nosso exemplo de vida para lhe servir de incentivo a seguir a JESUS CRISTO também.
“E também para os que choram em provação e dor, existe conforto. A amargura do desgosto e da humilhação é preferível às satisfações do pecado. Por meio da aflição revela-nos Deus os lugares infeccionados em nosso caráter, para que, por Sua graça, possamos vencer nossas faltas. Desconhecidos capítulos que nos dizem respeito são-nos patenteados, e sobrevém a prova, a ver se aceitamos a repreensão e o conselho de Deus. Quando provados, não nos devemos afligir e impacientar. Não nos devemos rebelar, ou buscar fugir à mão de Cristo. Antes humilhar a alma perante Deus. Os caminhos do Senhor são obscuros ao que procura ver as coisas sob um aspecto agradável para si mesmo. Afiguram-se sombrios e destituídos de alegria à nossa natureza humana. Mas os caminhos do Senhor são de misericórdia, e o fim é salvação. Elias não sabia o que estava fazendo quando disse, no deserto que bastava de viver, e orou pedindo a morte. O Senhor, em Sua misericórdia, não lhe pegou na palavra. Havia ainda uma grande obra a ser realizada por Elias; e, concluída essa obra, não devia ele perecer desanimado e só no deserto. Tampouco lhe caberia descer ao pó da morte, mas à ascensão gloriosa, com o cortejo dos carros celestiais, para o trono do alto” (Desejado de Todas as Nações, 301).

escrito entre:  03 a 07/12/2010
revisado em  08/12/2010
corrigido por Jair Bezerra


Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos. Entende que há servos sinceros e fiéis de DEUS em todas as igrejas que no final dos tempos se reunirão em um só povo e serão salvos por JESUS em Sua segunda vinda a este mundo.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails