domingo, 1 de abril de 2012

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 1 - 2º Trim. 2012


Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Segundo Trimestre de 2012
Tema geral do trimestre: Evangelismo e Testemunho
Estudo nº 01 – Definindo evangelismo e testemunho
Semana de   31 de março a 7 de abril
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Ijuí - RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do ESPÍRITO SANTO, ensinando-os a obedecer a tudo o que Eu lhes ordenei. E Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mat. 28:19 e 20, NVI).

Introdução de sábado à tarde
O que é evangelismo e testemunho? Esta semana estudaremos este que é um assunto importante para esses tempos finais, quando nos compete, como povo de DEUS, levar, pela última vez, a mensagem de DEUS ao mundo todo. Todas as pessoas do mundo, vivas obviamente, devem ter a oportunidade de conhecimento suficiente para entender a situação em que nos encontramos e o plano de DEUS para sair dela. E todos os seres humanos, com capacidade de tomar suas decisões deverão decidir. E há somente duas opções: ou decide por ser salvo por JESUS, ou decide perder a vida eterna, aliado a satanás. Todos devem ter informação suficiente para decidir por uma dessas opções. Se muitos não aceitarem a mensagem, isso é problema dessas pessoas. Elas então deverão arcar com as consequências, e arcarão. Mas a última geração não pode ter desculpa perante o tribunal celeste e alegar que não sabia.
Por outro lado, nós, adventistas do sétimo dia, temos a incumbência de anunciar esse evangelho. E o que é evangelho e o que é evangelismo? Estudaremos isso.
Também devemos saber o que é testemunho. Afinal, nossa mensagem deve ser autêntica, ou seja, o que pregamos deve ser coerente com o que vivemos. As pessoas às quais falamos devem poder ver em nossa vida que somos embaixadores do Céu, isto é, que vivemos sob as diretrizes de outro reino, incomparável a qualquer outro existente nesse mundo. Nós devemos ser santos, separados do mundo, embora estando nele.


  1. Primeiro dia: O que é evangelismo?
Evangelismo é a atividade fundamentada na ordem de JESUS em Mateus 28:19 e 20, que se pode resumir numa palavra pequena “ide”, afim de levar as boas notícias daquilo que CRISTO ensinou, e que tem a ver com uma total transformação da vida sofrida para uma vida de esperança na salvação que ocorrerá com a realização da promessa da segunda vinda do Salvador. JESUS nessa passagem disse assim: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Essa atividade, do evangelismo, é liderada pelo ESPÍRITO SANTO, que veio em lugar de JESUS CRISTO, e comunica o evangelho de CRISTO. O principal motivo do evangelho é a transformação de pecadores em pessoas semelhantes a CRISTO, que tenham motivos para serem felizes mesmo ainda estando aqui na Terra, pois estão em comunhão com o Salvador, embora não O possam ver. Assim os que seguem a CRISTO, que se chamam discípulos (aquele que segue) fazem novos discípulos, que culmina com o batismo, que por sua vez também ingressam na atividade de evangelismo. A Bíblia diz em Colossenses 1:26-29: “O mistério que esteve oculto dos séculos, e das gerações; mas agora foi manifesto aos seus santos, a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória; o qual nós anunciamos, admoestando a todo homem, e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo; para isso também trabalho, lutando segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente.”
E qual é a extensão territorial para a atividade evangelística? É o mundo todo. A Bíblia diz em Mateus 24:14: “E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” A pregação do evangelho define o fim da atual ordem de coisas, a ordem do pecado, do sofrimento e da morte.
Evangelismo é ensinar sobre a mensagem e a vida de Cristo. É também dar testemunho de que está sendo transformado por CRISTO. Em evangelismo não se admite aconselhar mas não vier conforme o conselho. A Bíblia diz em Marcos 16:15: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.” E em João 13:35 a Bíblia diz: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.”
Pela Palavra de DEUS podemos dizer que evangelismo é mais que ensinar e testemunhar. É também socorrer, prestar auxílio, ajudar nas dificuldades da vida. “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos” (Isaías 61:1).

  1. Segunda: O que é testemunho?
Testemunha é alguém que é capaz de descrever fielmente ou identificar com precisão algo que presenciou ou participou. Testemunho cristão é a experiência de vida de quem vive em comunhão com DEUS. Nesse caso só podemos admitir o bom testemunho, que seja construtivo. É uma vida de intensa coerência entre o modo de vida e os princípios da fé que professa. Nesse caso o testemunho é a demonstração viva das transformações que DEUS está operando na vida da pessoa, ou seja, as outras pessoas percebem que essa pessoa está mudando ao longo do tempo, ela está se tornando cada vez mais parecida com JESUS. Vamos melhorar a explicação. Imagine alguém que bebe álcool, se droga, é mau marido e mau pai. Ela se entrega a JESUS e deixa a vida que levava; há uma mudança radical em seus costumes. Isso surpreende quem a conhece. Alguns têm pensamentos positivos, ficam otimistas, e entendem que foi obra de DEUS. Outros criam explicações humanas, e não creem que DEUS esteja agindo na vida da pessoa. Mas a nossa história não para por aí.
O nosso personagem não chega a um ponto e para de crescer espiritualmente. A vida dele continua melhorando, DEUS continua operando nele. Vai aprender de DEUS, vai obter conhecimento dEle e vai amá-Lo de tal maneira que não se limitará ao testemunho de vida. Ela passará a falar aos outros, dizendo o quanto DEUS transformou sua vida. Então ela ensinará a outros o caminho de transformação pelo qual ela passou e gostou, no qual continua crescendo todos os dias. A pessoa torna-se cada vez mais feliz, e sente desejo de fazer outros felizes. A transformação que ela está tendo em sua vida deseja que outros também experimentem. Ela é uma pessoa que sente em seu íntimo que está sendo salva.
O testemunho cristão é uma vida autêntica de mudanças conforme os princípios de vida da Nova Terra. Uma pessoa assim estará se desligando dos atrativos do mundo e nela se intensificam as atrações futuras do reino de DEUS. Essa será uma pessoa na qual se pode crer, pois a identidade dela já não será mais do mundo, mas celeste. Entre o que tal pessoa ensina e o que ela vive na prática, há uma crescente coerência do modo como JESUS viveu e ensinou. Para alguém assim, o provérbio “diga-me com quem andas e dir-te-ei quem és” é verdadeiro, pois a pessoa anda com CRISTO, logo, ela é uma autêntica pessoa cristã.

  1. Terça: Evidência bíblica
Nos dias de JESUS havia um forte entusiasmo pela constituição do Reino de DEUS entre os judeus. Esperavam que JESUS fosse o rei, e O apoiavam nesse sentido. Os sacerdotes e os mestres da lei, no entanto, queriam outra coisa: os benefícios de estarem vinculados ao Império Romano. Só os oprimidos por esse império apoiavam a ideia de uma revolução de JESUS contra esse império. Formaram-se discípulos de JESUS nesse sentido.
Quando JESUS foi morto na cruz, a mais humilhante das mortes naqueles dias, esse sonho ruiu e tornou-se pó. Então, depois de Sua ressurreição, é que entenderam qual era mesmo a missão de JESUS. Entenderam que Seu reino não era temporal, desse mundo. Entenderam que deveria sair desse mundo no estabelecimento do reino prometido. Eles principalmente entenderam que o Reino de DEUS era incomparavelmente superior a qualquer coisa existente nesse planeta, e passaram então a desejar ser cidadãos dele. Mais que isso, sentiram imenso desejo de partilhar a possibilidade da nova cidadania com tantas pessoas quantas fosse possível.
Assim formaram-se os evangelistas missionários e os evangelistas locais. Os missionários iam de cidade em cidade e fundavam novos núcleos, igrejas que ficavam plantadas naquela cidade. E esses novos conversos, por sua vez, em sua cidade continuavam a anunciar, e granjear novos conversos em suas respectivas cidades. Assim, por meio da ação missionária, a igreja como um todo se fortalecia.
A lógica do fortalecimento da igreja era bem simples. Aparecia um missionário numa determinada cidade e pregava o que sabia. Por meio de sua pregação, ele mesmo se fortalecia, aprendia mais, e pelo seu testemunho, ele mesmo fortalecia e santificava seu estilo cristão de vida. Tornava-se cada vez mais puro. Ao mesmo tempo, ele partilhava com outras pessoas. Elas se encantavam com o assunto, e passavam a fazer o mesmo que o missionário, e também obtinham igual experiência de fortalecimento por meio da ação missionária.
É sempre assim: faça algo para outros se salvarem, e você mesmo sai fortalecido, além de outros terem a oportunidade de se tornarem portadores da luz do evangelho. Isso é muito promissor. A tal ponto é promissor que a estratégia de satanás para enfraquecer a igreja também é bem simples: levá-la a não trabalhar – assim ela se enfraquece por falta de exercício espiritual.
Outra coisa muito interessante é a seguinte: eles estavam muito próximos de JESUS. Eles pregaram logo depois dEle ter estado nesse mundo. Mas isso é também a nossa experiência, somente no sentido contrário: também estamos muito próximos de JESUS, porém, antes dEle vir outra vez a esse mundo. No tempo dos apóstolos, Ele recém havia partido; em nosso tempo, Ele bem logo retornará. Era o que eles pregavam, e é o que também nós devemos pregar. A força deles vinha da comunhão com DEUS, por isso possuíam o poder do ESPÍRITO SANTO. Essa comunhão praticavam por meio da oração e da dedicação à obra. E assim, sem medo e com impressionante capacidade de ensino, iam em frente, e completaram a obra no tempo da chuva temporã. Nós já estamos dando início para fazer o mesmo, nesse tempo da chuva serôdia. JESUS vai voltar bem logo, leve isto a sério!

  1. Quarta: Contando nossa história
Testemunho é um breve relato da história pessoal, em que a pessoa fala sobre sua vida antes de conhecer JESUS, ou no caso, se já nasceu num lar adventista, um relato antes de se entregar conscientemente a JESUS; depois outro relato de como foi a entrega a JESUS. Às vezes a pessoas fez mais de uma entrega, pois pode ter retornado ao mundo, e essa é a luta. Enfim, mais um relato de como vem sendo a vida dela após a entrega. Isso deve ser feito em poucas palavras e em pouco tempo. Digamos, sendo um testemunho diante de público, uns 4 a 6 minutos é um tempo apropriado, mas um pouco menos não faria mal. Mais que isso, tem que ter o cuidado para não se tornar longo e detalhado. Alguns casos há em que os fatos que aconteceram são tão impressionantes que podem requerer mais tempo. Por sua vez, quando se conta a história pessoal a outra pessoa, numa conversa entre poucos, é evidente que pode e até deve detalhar mais, porém, tomar cuidado para não criar centralidade em si mesmo.
Quando relatamos nosso caso, devemos sempre ter o cuidado de não valorizar o “eu”, e sim o que JESUS fez por nós. E pontos importantes não devem ser esquecidos, como por exemplo, se alguém orou por nós, se nos estendeu alguma literatura, se alguém falou algo, se leu algo, ou se defrontamos com a Bíblia, ou se passou por alguma dificuldade, e assim por diante. A objetividade e a ordem de como faz o relato, bem como o destaque dos pontos relevantes, devem estar bem claros na mente. Algo de planejamento de um testemunho assim deve haver, isto é, a pessoa sempre deve estar pronta para contar a sua história de vida.
Um cuidado sempre se deve ter: não ser redundante. É bem comum ouvir-se histórias em que a pessoa repete duas ou mais vezes alguns aspectos. Outros, e isto sempre se deve evitar, inventam e enfeitam suas histórias, e nesse caso ela mesma está se prejudicando, perdendo a vida eterna, e contribuindo para a perda da credibilidade de suas palavras. A tendência de tais mentiras é aumentar mais e mais. Na televisão vemos testemunhos forjados que só aparecem para granjear adeptos. São igrejas populares que fazem dos testemunhos falsos uma estratégia para aumentar seus rendimentos financeiros, mas o verdadeiro povo de DEUS deve passar longe dessa prática. Nós precisamos do poder do ESPÍRITO SANTO, e outras invenções só perturbam a obra de CRISTO.
Outro ponto em que se deve ter muito cuidado é com a humildade. Às vezes se nota que a pessoa exalta bastante o “eu”. Outra vezes faz o contrário, passa o tempo e a pessoa continua se classificando como sendo nada. Nesse caso é o mesmo que dizer que DEUS ainda não fez nada em sua vida. Ou, o que Ele já tenha feito resultou em nada. É como chamar DEUS de incompetente, ou então, declarar que a pessoa não tenha se beneficiado das transformações que DEUS já tenha realizado em sua vida.
Uma regra bem simples para testemunhos é a seguinte: seja verdadeiro e humilde, sempre! Nada de enfeites e nada de desprezo ao que DEUS já fez.
Mas, o testemunho mais importante de todos não tem sequer uma palavra. É o testemunho de vida que as pessoas com quem convive percebem no dia a dia. São os familiares, os amigos, os colegas de trabalho, e assim por diante. E quando houver algo dito, nesse caso será dito por alguma dessas pessoas. Esse testemunho é o mais poderoso, e é o que se reveste de maior credibilidade, pois se torna um atestado de transformação percebido por outros. A nossa vida deve ser tal que esse testemunho sempre seja positivo nas mente dos homens e mulheres honestos.

  1. Quinta: Nossa descrição de trabalho
Vamos refletir sobre I Pedro 3:15: “Santificai a CRISTO como Senhor em vossos corações, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir a razão de vossa fé.
O que diz esse trecho bíblico? Ele diz, por exemplo, que o evangelismo deve ter a credibilidade do testemunho de pessoas verdadeiramente fiéis a DEUS. Diz que, ao os de fora da igreja olharem para a nossa vida, e pedirem porque santificamos o sábado, saibamos dizer a razão, mas não só isso, que a nossa vida seja verdadeira, que façamos aquilo que CRISTO deseja, não o que o mundo impõe. Diz também que os de fora devem ver em nós pessoas que fazem a vontade do nosso Senhor. Diz que devemos ter o Senhor em nossos corações, e isso quer dizer, que façamos o que esse Senhor deseja. Esse verso diz que os outros devem ver em nós pessoas puras, honestas, sinceras, cristãos autênticos e confiáveis. Diz que a nossa vida deve ser coerente com a nossa fé.
O verso sugere que devemos separar, isto é, selecionar a CRISTO como o Senhor de nossa vida, e com Ele governando a nossa mente; que nossas atividades evangelísticas sejam fortalecidas por um testemunho como o retrato de JESUS em nós. Os que não conhecem a JESUS, vendo-nos, devem sentir como se estivessem com alguém muito íntimo a JESUS, ou um autêntico discípulo dEle. As pessoas devem poder ver em nós algo diferente, superior, santo, que não seja desse mundo, mas típico do Reino de DEUS. Esse é o testemunho, e ele dará credibilidade à atividade evangelística da igreja.
Um testemunho autêntico permite o derramamento do poder do ESPÍRITO SANTO, então a Igreja Adventista concluirá a sua obra por meio de métodos tão simples que as pessoas ficarão impressionadas com seu poder. Foi assim nos tempos dos apóstolos. Quando desceu o ESPÍRITO SANTO, as pessoas se admiraram como galileus tão humildes possuíam tanto poder. E queriam ouvi-los. Essa mesma impressão as pessoas terão em nossos dias, quando nosso testemunho, tal como o deles, passar por um tempo de reavivamento e reforma, para que seja autêntico. Estamos justamente vivendo esse tempo de reavivamento e reforma. Eles, que eram poucas pessoas, passaram por esse tempo logo após a ascensão de JESUS, e durou dez dias. No nosso caso, serão bem mais que dez dias, somos muitos, e não podemos nos reunir todos num só lugar. Mas o resultado do reavivamento e da reforma sabemos: “...aqueles que, com fervor e oração estavam perturbados por terem descoberto ser transgressores da lei de ‘DEUS’, foram abençoados e seus rostos se iluminaram de esperança e alegria. Uniram-se à obra do terceiro anjo e alçaram suas vozes para proclamar a solene advertência. Poucos, porém, a receberam a princípio; contudo, os fiéis continuaram a proclamar a mensagem com energia. Vi então muitos abraçarem a mensagem do terceiro anjo, e unir suas vozes com aqueles que primeiro tinham dado a advertência e honrado a ‘DEUS’ observando Seu dia de descanso santificado.” (Primeiros Escritos, 256).
““O Senhor tem Seus servos fiéis, que hão de se revelar no tempo de sacudidura e prova. Há elementos preciosos, hoje ocultos, que não dobraram os joelhos a Baal. Não tiveram [ainda] luz como a que tem estado a brilhar sobre vós, em chama concentrada. Mas pode sob um rude e não convidativo exterior revelar-se o puro brilho de um genuíno caráter cristão.” (Eventos Finais, 156).
Então a obra será concluída por meio de métodos bem simples, guiados por DEUS: “DEUS usará maneiras e meios pelos quais se verá que Ele está tomando as rédeas em Suas próprias mãos. Surprender-se-ão os obreiros com os meios simples que Ele usará para efetuar e aperfeiçoar Sua obra de justiça.” (Eventos Finais, 175).

  1. Aplicação do estudo Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
A lição faz hoje uma pergunta vital para nós e para nossos semelhantes: “Você está preparado para dar seu testemunho pessoal quando a oportunidade surgir?”
Há dezenas, certamente centenas de maneiras de testemunhar e/ou de evangelizar. Há os programas oficiais da igreja nos quais podemos nos envolver, e há outras possibilidades que podemos criar particularmente. Principalmente essas iniciativas pessoais, muitas vezes chamados “ministérios pessoais” são desejáveis, pois ampliam o espectro de ação da igreja em novas frentes, por novos métodos, muitos deles bem simples, que são os preferidos por DEUS. Por exemplo, os jovens gostam muito de informática e de internet, de sites de relacionamento, etc. Portanto, esse gosto eles podem utilizar para testemunhar e evangelizar. Precisava haver bem mais incentivo nesse sentido, e orientação oficial para que tudo que vier a ser feito contribua positivamente para a salvação de pessoas para o Reino de DEUS. Afinal, iniciativas particulares podem às vezes ser bem intencionadas, mas não bem realizadas. No entanto, são necessárias, especialmente quanto mais para o fim da graça estivermos. Elas têm também a grande vantagem de os que testemunham facilmente terem pontos em comum com seu público alvo, como idade, atividade, lazer, assuntos de interesse, etc. E jovens têm, geralmente, grande criatividade e inovatividade para realizarem bom trabalho em evangelismo pessoal.
Uma coisa é certa: algo você deve fazer. Não deve simplesmente ficar assistindo a ação dos outros. Se este ainda é o seu caso, sugiro agir assim: inicie de alguma maneira, e de preferência de uma maneira bem simples. Algo de que vai gostar de fazer. Pode ser até super simples, como passar a cumprimentar as pessoas estranhas que aparecem na igreja. Muitas vezes não fazemos ideia do quanto é agradável um diplomático aperto de mão acompanhado de um sorriso, bem como de demonstração de interesse em auxiliar e orientar. Outros por exemplo, carregam em sua pasta material para distribuir, e entregam em algum momento apropriado. Um material bem interessante para se ter junto é o DVD “O Grande Conflito”. É pequeno e bem focado. Podemos inventar centenas de ideias. Faça algo assim, de sua criatividade. O importante é que inicie com algum envolvimento, e não deixe para o futuro. Depois irá gostar e se tornará dependente de trabalhar para JESUS, e sentirá prazer nesse trabalho. Não irá parar mais, e buscará fazer outras coisas. Não é só dar estudos bíblicos que DEUS quer para que Sua obra vá em frente.
Pense bem, se não estiver envolvido, agora é a hora. É importante que participe fazendo algo pelas pessoas que ainda não conhecem de modo correto a JESUS CRISTO.

Assista o comentário clicando aqui.
Quem deseja ouvir em MP3, clique aqui.
Talvez necessite segurar control mais um clike sobre o link.

escrito entre  29/02 e 03/03/2011
revisado em  04/03/2011
corrigido por Jair Bezerra






Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos. Entende que há servos sinceros e fiéis de DEUS em todas as igrejas que no final dos tempos se reunirão em um só povo e serão salvos por JESUS em Sua segunda vinda a este mundo.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails