domingo, 6 de dezembro de 2009

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 11

Estudos da Bíblia: Quarto Trimestre de 2009
Tema geral:  O povo a caminho: o livro de Números
Estudo nº 11 –  Imoralidade na fronteira
Semana de   05 a 12/12/2009
Comentário auxiliar elaborado pelo prof. Sikberto Renaldo Marks
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil

“Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia” (I Cor. 10:12)

Verso para memorizar: “Não pratiquemos imoralidade, como alguns deles fizeram e num só dia morreram vinte e três mil” (I Cor. 10:8, NVI).

  1. Introdução – santo sábado, dia da aliança entre criaturas e o Criador
Finalmente, após 40 anos retidos no deserto por causa da dureza do coração dos israelitas, chegaram de fronte a Terra Prometida. Na verdade já estavam nela, do lado oriental do Jordão. Podiam ver o outro lado, faltava só atravessar o rio. Estavam acampados no Vale de Sitim, ou no vale das acácias. Essa árvore deu o nome ao vale, ele ficava a 12 km das margens do Jordão, fronteiro a Jericó. Era um lugar paradisíaco, regado, arborizado, bom para se estar. Havia outro Vale de Sitim, junto ao mar morto, que era árido e sem vida, mas os israelitas ficaram no primeiro.
Acampados ali que, sem que o percebessem nem que soubessem o que se passava, DEUS os livrou das maldições encomendadas por Balaque. Mas eles não poderiam ser libertos de suas próprias decisões. Vieram as mulheres moabitas e midianitas, e com seus encantos sensuais mundanos conquistaram muitos dos homens dos filhos de Israel. E o povo caiu em desgraça.
Eles estavam, ao que parece, muito autos-suficientes. Haviam vencido em batalhas algumas nações poderosas, e já haviam conquistado diversas cidades. Tudo até agora, desde que chegaram a esse lugar dera certo. Seu futuro estava garantido. Assim parecia!
Mas, e parece que nesse mundo de pecado sempre existe um “mas”, as coisas podem mudar de um momento para outro. Se não puderam ser amaldiçoados, satanás então os seduziu a práticas que decepcionam a DEUS. Ele valeu-se do grande ponto fraco das mulheres e do grande ponto fraco dos homens. Para as mulheres, o seu ponto fraco é a vaidade, para os homens, é a sensualidade. Ele ataviou bem as mulheres moabitas (vaidosas que eram, para que os homens vissem suas formas) e fez com que elas despertassem a sensualidade dos homens israelitas. Veremos isso amanhã.
Agora, uma palavrinha sobre o sucesso da grande empreitada de DEUS em levar os israelitas à Canaã. Foi bem sucedido ou não? Se considerarmos a perda de mais ou menos 600 mil homens e outro tanto de mulheres que morreram no deserto durante 40 anos, parece que não houve muito a comemorar. Mas não é assim que se avalia o que DEUS faz. Ele deixa todos livres para se salvarem ou para se perderem. Para aquele povo, todos que não quisessem entrar na terra prometida, tiveram esse direito de decisão própria assegurado, e o povo todo teve que esperar que estes morressem naquele deserto, para só então a terra ser dada aos que realmente tivessem o desejo de estar lá. Assim é a Nova Terra, se bem que sendo oferecido a todos, ficará só com aqueles que a desejam.
Pois bem, considerando isso, devemos ter sempre em mente que o sucesso da empreitada de DEUS não era levar todos a Canaã, mas sim, levar a todos que desejassem a terra prometida. Assim também sucesso para DEUS é salvar 100% aqueles que desejam ser libertados do mundo. Pensando assim, como Ele é um DEUS de amor, que garante o livre arbítrio, a grande jornada pelo deserto foi um sucesso total.
Assim como os israelitas que tinham parte de seus interesses no Egito, e outra parte em Canaã, nenhum desses entrou na Terra Prometida, assim hoje, do povo de DEUS, todos os que tenham algum interesse em algum mundanismo, e não desejarem de libertar disso não entrarão na Nova Terra, mas todos os que se libertarem dessas amarras do inferno, serão 100% salvos. Isso é sucesso respeitando o livre-arbítrio!

  1. Primeiro dia: Sedução
Após as ações de guerra bem sucedidos, houve o fracasso. Ao longo da história da humanidade sempre houve tempos de progresso e tempos de crise. Assim foi sempre, em todos os povos, sem ao menos uma exceção. Israel havia obtido retumbantes vitórias, mas perdera para as mulheres moabitas e seus encantos. Estavam no belo Vale de Sitim, e ali se sentiam como estando de férias, bem à vontade, totalmente liberados. Alimento não faltava, água tinham à vontade, e tinham também muitos despojos das guerras recentes. Que mais se sugeria fazer senão festa e festa? Foi aí que entra satanás com as mulheres do mundo daquela época. Elas atraíram os homens do povo de DEUS, e logo foram muitos conquistados para se divertir com elas. Foram fazer o quê? Foram deitar-se com aquelas mulheres, fazer prostituição. Não se esqueça que a prostituição era algo normal entre os pagãos.
Daí as mulheres, bem instruídas pelos seus líderes políticos (que eram homens e sabiam como se seduzem os homens) os seduziram a realizarem sacrifícios, com elas, aos seus deuses pagãos (Baal Peor, por exemplo). Eles foram, estavam em dias de aventura e novidades, coisas excitantes, experimentar o diferente, o misterioso. E logo estavam deixando o DEUS deles, que lhes levara até aquele lugar, e cegados pela malícia feminina pagã, também foram e adoraram aqueles deuses. A Televisão, por exemplo, está hoje cheia dessas mulheres para seduzir os homens do arraial de DEUS, e cheia de ‘dicas’ para tornar as mulheres de nosso arraial em monumentos do mundanismo.
Envolveram-se em uma prostituição sexual seguida da prostituição cultual (cuidado para não dizer cultural, que é bem outra coisa). Isso não era novidade para os moabitas, pois seus cultos, como os de vários outros povos, eram cultos pornográficos, que envolviam sexo, bebida forte, dança sensual e orgias de baixaria. Bem em frente da terra prometida, já com um pé dentro dela, caíram em prostituição do mais baixo nível. Que alerta! Quem estiver em pé, na igreja, veja que não caia justo agora, à véspera da segunda vinda de JESUS.

  1. Segunda-feira: Atrás dos bastidores
Falhou a tentativa de amaldiçoar Israel. Impedir essa maldição dependia exclusivamente de DEUS. Se Ele autorizasse, o povo seria amaldiçoado, mas se Ele não concordasse, o povo jamais poderia ser amaldiçoado. Como é fácil se saber, DEUS jamais deixaria alguém amaldiçoar Seu povo.
Então satanás mudou a estratégia. Nessa outra estratégia a defesa não dependia exclusivamente de DEUS, mas também das decisões de seres humanos. A conselho de Balaão, pode-se dizer, como uma vingança do profeta contra DEUS por não ter permitido a execução da maldição e por isso ele não ter levado honras e riquezas, ele, sabendo o ponto fraco do povo, sugeriu derrubar a nação por meio da imoralidade. Aliás, essa é uma das muitas estratégias que satanás lança contra povo de DEUS atualmente, utilizando a televisão, o cinema, os filmes, as revistas, as novelas, e muito mais.
Balaque, associado com os midianitas, organizou uma grande festa. Combinado com Balaão, este foi a Israel, e apresentando-se como servo de DEUS, e assim ele era realmente conhecido, sem levantar suspeitas, ‘gentilmente’ foi convidar o povo para estarem nessa festa.
A argumentação poderia ser qualquer coisa como: estamos chegando a esta terra, sejamos bons vizinhos, vamos então nos alegrar juntos. Afinal, que mal tem em estarmos juntos numa festa? Não se deram conta de perigo algum, e não foram falar com Moisés, nem com Arão ou com algum sacerdote, para pedir conselho. E lá foram eles, para a festa, inclusive muitos dos grandes líderes e dos príncipes (que deveriam ser uma espécie de proteção moral do povo contra inimigos). Na festa havia muita música, havia dança e havia vinho para desligar os princípios de caráter e derrubar as barreiras dos cuidados morais.
E o que aconteceu? Os israelitas dançaram, evidentemente danças sensuais com as mulheres moabitas e midianitas vestidas e enfeitadas sensualmente. Bêbados, entregaram-se a atos sexuais. Balaão, Balaque e satanás a estas horas devia estar rindo de cruel felicidade. Imagine, um servo de DEUS se alegrando por ter feito um grande mal ao povo de DEUS.
Vamos dar aqui uma paradinha para refletir. Satanás hoje, como naqueles tempos, está de olho nos líderes e nas pessoas formadoras de opinião, aquelas que o povo toma como exemplo a ser seguido. Estejam atentos, pois esse inimigo está em ação, não parece (como ao antigo Israel também não pareceu) que ele tem inimigos dentro de nossa igreja. Ellen G. White profetizou, portanto, esses inimigos existem. Muitos deles são importantes líderes, mas que sutilmente introduzem, oficialmente, mundanismo com a ‘nobre’ intenção de salvar almas para o Reino de DEUS. Na verdade, muitas dessas iniciativas são nada mais senão sutis ciladas para fragilizar o povo e ser sacudido fora, e para que a conclusão da pregação do evangelho pelo Alto Clamor nunca se efetive. Porém, esses maus líderes no devido tempo cairão, sacudidos junto com os que creram neles.
Qual foi tática utilizada? Música e dança diz o texto. Junto com essas duas coisas, veio o vinho, e depois do vinho, a prostituição na carne, e depois dela veio a prostituição espiritual, quando eles passaram a adorar os deuses moabitas, e, fizeram ainda pior, levaram o ritual de adoração para dentro do arraial santo do povo de DEUS.
Isso voltaria outra vez a acontecer com o povo de DEUS. Não, não voltaria, já voltou. Temos entre nós a música de dança, e ela foi introduzida em peças de nosso CD jovem, em outros CDs e DVDs, conjuntos, grupos musicais, quartetos, duetos, corais, etc., mas não em todos. Serve para dançar, e as danças já se fazem presentes em alguns lugares. Como disse EGW, nos últimos dias na igreja entrará, e já entrou (portanto estamos nos últimos dias) quatro coisas: música, tambores, gritos e dança. Já vemos estas cosias em algumas igrejas e eventos nossos. A finalidade última dessa música em nossa igreja é afastá-la do poder do ESPÍRITO SANTO (que já é desacreditado em outras frentes), e evitar o derramamento do poder do alto para concluir a obra. Mas DEUS já nos fez saber, vai haver sacudidura para purificar a nossa igreja desse mundanismo, essa purificação custará milhares de vidas que poderiam viver eternamente. Isto quer dizer, a igreja está sendo atacada, e por meio de inimigos internos além dos externos. Balaão está entre nós, articulado com Balaque e com satanás, e ele está agindo com poder, mas não será por muito tempo. E convém repetir: se esta é a igreja verdadeira, então é de se esperar que tenha inimigos por todos os lados. O pior inimigo é o agente duplo, aquele que trabalha para o anticristo, mas também parece estar trabalhando para o Redentor. Assim pareceu a obra de Balaão aos israelitas.
Naqueles dias de Israel, quando Moises se deu conta, o estrago já havia chegado ao ponto da realização de atos de idolatria dentro do arraial do povo de DEUS. Isso naqueles dias ocorreu de forma muito rápida, pois o dirigente humano só percebeu ao ter-se alastrado intensamente. A sacudidura nessa ocasião expeliu 24.000 israelitas, que foram mortos por em razão da dupla prostituição (carnal e espiritual). Não fosse Finéias intervir, e na hora matar um israelita que já se juntara com uma mulher moabita, e a trouxera para morar com ele no arraial, DEUS teria eliminado o povo de Israel. Graças a um homem zeloso DEUS deixou de eliminar uma nação, a Sua nação.
Por meio de quem os israelitas caíram? Por meio de muitos de seus líderes, certamente aqueles escolhidos como líderes de 1000, de 500, de 100, de 50 e de 10. e inclusive por meio de seus príncipes, homens das famílias nobres de Israel. Príncipe era um homem cabeça da casa de seu pai, um primogênito tido como referencial de hora, de respeito, de poder, de direção daquela família. Um deles, de nome Zinri era príncipe da casa dos simeonitas. Este foi quem trouxe Cosbi, uma mulher moabita, para a sua tenda.  O inimigo sempre esteve de olho nos líderes e nos formadores de opinião, pois se estes erram, levam quase todo o povo a errar junto com eles, e a tragédia acontece. Lá entre o povo de Israel, mais um pouco de tempo, e a apostasia teria tomado conta de todos, exceto um grupo talvez diminuto. Lá, os primeiros a se prostituírem foram os príncipes e principais homens da nação. Essa sempre foi a estratégia de satanás, e hoje não é nem será diferente. Ao aproximar-se a tempestade, uma classe numerosa que tem professado fé na mensagem do terceiro anjo, mas não tem sido santificada pela obediência à verdade, abandona sua posição, passando para as fileiras do adversário. Unindo-se ao mundo e participando de seu espírito, chegaram a ver as coisas quase sob a mesma luz; e, em vindo a prova, estão prontos a escolher o lado fácil, popular. Homens de talento e maneiras agradáveis, que se haviam já regozijado na verdade, empregam sua capacidade em enganar e transviar as almas. Tornam-se os piores inimigos de seus antigos irmãos” (O Grande Conflito,  608, grifos acrescentados).
É tempo de orar pelos líderes de nossa igreja. Se naquele tempo satanás os via como estratégia para derrubar a nação, hoje muito mais. Oremos principalmente por aqueles líderes que ainda se mantém firmes nos princípios da nossa igreja, para que não caiam. Satanás está de olho neles. E para exemplo, tenhamos em mente apenas a JESUS.

  1. Terça-feira: Pecado e castigo
Esta é uma guerra que se desenrola no campo dos conceitos, mas que repercute em todos os demais campos. Ela é uma luta espiritual, podemos cair pelo modo como pensamos. Isso quer dizer, se o inimigo de alguma forma conseguir mudar os princípios de nossos pensamentos, que norteiam nosso senso para saber o que é certo e o que é errado, ele nos domina por completo. Por exemplo, simplesmente pensar que piratear CDs de música não é pecado é um conceito assimilado culturalmente por quase todas as pessoas. No entanto, isso é roubo, e perde-se a vida eterna por essa razão. Ladrões não entram no Cem. É um exemplo entre muitas outras possibilidades.
Zinri chegou a esse ponto. Ele parece que nada vida de errado em trazer uma prostituta até sua cabana, e lá se divertir com ela. E não se importava que tivesse bebido. MAS ELE ERA PRINCIPE EM ISRAEL, E TODA A CONGREGAÇÃO ESTAVA DE LUTO, CHORANDO POR CAUSA DA PROSTITUIÇÃO E DE SUAS CONSEQÜÊNCIAS. Ele, Zinri, não se importando com tudo o que se passava fora de sua barraca, se divertia enquanto seus irmãos morriam e outros choravam. Finéias, filho de Eleazar, sabendo do que se passava, não esperou. Tomou uma lança e indo até a barraca de Zinri, num golpe matou os dois. “Todos entendiam que o castigo era justo; e o povo foi apressadamente ao tabernáculo, e com lágrimas e profunda humilhação confessou seu pecado. Enquanto assim estavam a chorar diante de Deus, à porta do tabernáculo, ao mesmo tempo em que a praga ainda estava a fazer a sua obra de morte, e os magistrados cumpriam sua terrível missão, Zinri, um dos nobres de Israel, veio ousadamente ao acampamento, em companhia de uma meretriz midianita, princesa de importante casa de Midiã, a quem ele levara para a sua tenda. Nunca o vício foi mais ousado ou pertinaz. Inflamado pelo vinho, Zinri publicava seu pecado "como Sodoma"; gloriava-se em sua vergonha. Os sacerdotes e chefes haviam-se prostrado com pesar e humilhação, chorando "entre o alpendre e o altar" (Joel 2:17), e rogando ao Senhor que poupasse Seu povo, e não desse Sua herança ao opróbrio, enquanto esse príncipe de Israel fazia ostentação de seu pecado à vista da congregação, como que a desafiar a vingança de Deus, e zombar dos juízes da nação. Finéias, filho de Eleazar, sumo sacerdote, levantou-se dentre a congregação, e tomando uma lança "foi após do varão israelita até à tenda" (Núm. 25:8), e matou a ambos. Assim a praga cessou, enquanto o sacerdote que executara o juízo divino foi honrado perante todo o Israel, e o sacerdócio foi confirmado a ele e sua casa para sempre” (Patriarcas e Profetas, 455).
Prestemos atenção, nós não estamos livres de também cairmos na estratégia de pensar que pequenos pecados não tiram a vida eterna. Pois bem, cada um faça o que quiser, mas a minha responsabilidade é alertar. Hoje em dia poucos o fazem, e estes ainda não são bem vistos por parte de muitos irmãos. Não faz mal, aqueles que atentarem aos conselhos tirados dos ‘Escritos’ um dia saberão que fizeram a coisa certa. Muitos estão como Zinri, no meio do arraial, agindo como o mundo, e dizendo: ninguém tem nada a ver com isso (nem DEUS).
Não vale a pena perder a vida eterna, seja por pouca coisa, seja por muita coisa.

  1. Quarta-feira: Pecado aberto
Zinri era príncipe em Israel. Ele era nobre, de família da nobreza de Israel, portanto o mais elevado em sua família paterna. Por isso deveria ser exemplo para o bem em sua família. Era um formador de opinião.
No entanto, Zinri tornou-se vulgar, abaixo daqueles que em nada se importam de quais serão as conseqüências do que fazem. Em virtude de seu ato, e veja que foi uma só pessoa, milhares foram infestados pelo fascínio do pecado, e seguindo a esse homem, se prostituíram. Assim também milhares morreram num só dia. Agora era o dia seguinte, dia de chorar os mortos, de chorar a loucura de Israel, mais uma dentre muitas outras anteriores. Era de assustar, pois esse povo se percebia frágil diante de satanás, a cada cilada a queda era certa. Quando chegaria a última queda, até quando DEUS os suportaria? Quando dependia deles, quando dependia de obedecer, quando deveriam saber usar o livre arbítrio que DEUS dá a todo ser racional, aí é que eles falhavam. E parece que esse ponto fraco não conseguiam superar. DEUS lhes ensinava bons princípios de vida, mas eles sempre tinham recaídas para o mundanismo. Isso é um alerta a todos nós: estamos no final do grande conflito, muito mais em nossos dias satanás está acuado e por isso bem mais agressivo do que naqueles tempos.
Esta é uma guerra espiritual. Para tanto, as mais agressivas e cruéis batalhas não são sequer percebidas pelas respectivas vítimas. Iremos retratar uma dessas batalhas. Ela é ilustrativa, mas o seu correspondente real é freqüente.
Imagine uma família cristã, sempre dedicada à igreja. Participa bastante, e é respeitada em seu círculo de amigos. No entanto, essa família é fã do big brother. E por essa via, vão sendo transformados para pior, e nem percebem. Contém-se quando estão na igreja e entre os amigos da mesma fé, logo, parecem bons cristãos. Eles mesmos se acham assim. Porém, os anos passam, e o poder de satanás vai conquistando o coração, lenta e gradativamente. A estratégia de satanás é levar aos poucos a não perceberem mal algum que assistir big brother. Não conseguem se acordar pois estão anestesiados pelo desejo do mal, seus pensamentos estão dominados por ficções imorais. Ficam nisso, não praticam nada além disso, ou seja, é só o que de errado estão fazendo, só isso! Assim sendo, todos os anos recebem cargos na igreja e continuam contribuindo na obra. Mas no dia em que JESUS voltar, eles não serão levados para a vida eterna. Todos os que os conheciam, e que se salvaram, perguntarão: POR QUÊ?
Então se abrirão os livros, e ali se revelará, pela primeira vez a público o seu pecado escondido durante todos os dias de sua vida aqui na Terra.
Será que é sábio perder a vida eterna por coisas assim tão banais?

  1. Quinta-feira: Destruição dos midianitas
Os moabitas fizeram aliança com os midianitas contra Israel. Os dois povos alugaram Balaão para amaldiçoar Israel. E as mulheres midianitas participaram com as moabitas no festim pornográfico que levou a morte 24.000 israelitas. Agora chegou o dia do acerto de contas.
Quem eram os midianitas? Eram descendentes de Abraão com Quetura, que ele desposou após a morte de Sara. Ele teve filhos com ela, e entre esse filhos nasceu Mídiã, que originou a nação dos midianitas. Os outros filhos de Abraão, exceto Isaque, tornaram-se povos pagãos. Isso é até intrigante, pois de Abraão veio o povo da promessa, de onde nasceria JESUS, e dele também vieram vários povos pagãos, fortes inimigos do povo da promessa. Os povos inimigos do povo de DEUS vieram da própria família. O inimigo age com muita determinação dentro do povo de DEUS, e nesses últimos dias, ele o está fazendo com tremenda intensidade, basta ler sobre as profecias e abrir os olhos para ver.
Os moabitas DEUS havia decidido não destruir. Eles eram descendentes de uma das filhas de Ló (os descendentes da outra filha foram os amonitas). Estes povos também se tornaram pagãos.
A última incumbência dada por DEUS a Moisés, antes dele morrer, foi vingar o mal que se causou a Seu povo. E a vingança foi na verdade um prenúncio do que será feito àqueles que se mantiverem rebeldes contra DEUS. O inferno do lago de fogo será um castigo muito mais severo que aquela guerra que 12.000 israelitas fizeram contra os midianitas. Foram 12.000, número vinculado às doze tribos pois foram designados mil guerreiros de cada tribo para formar esse exército específico para essa guerra peculiar. Essa foi uma guerra tipificadora da última guerra, do último confronto entre o povo de DEUS e os ímpios governados por satanás. Participarão pessoas de todas as tribos de Israel moderno, e um número de escolhidos enfrentarão o inimigo dentro de seu arraial.
E porque DEUS mandou destruir todos (se bem que pouparam, no final das contas, as meninas virgens). Pelo mesmo motivo porque os anti-diluvianos foram destruídos, que os de Sodoma e Gomorra foram destruídos. Eram povos de uma índole tão má que o mundo certamente não alcançaria os dias de hoje fossem eles poupados. Aquela foi uma região de povos da pior espécie, moralmente falando. Sua não destruição significaria o final da humanidade antes do tempo, exatamente como vemos hoje o mundo chegando ao seu clímax de baixaria moral pois estamos no fundo do poço. Mas dessa vez o fenômeno da degeneração moral ocorre no mundo todo.

  1. Aplicação do estudo Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
A lição lembra a existência de inimigos dentro dos muros. Eles dizem professar a mesma fé, e sem exceção, fazem entender que tem grande zelo pela igreja e pelo futuro dela. Essa foi também a estratégia de Lúcifer. Lá no Céu, de junto do Trono de DEUS, se formou um inimigo do governo celeste dizendo que queria aperfeiçoar esse governo. Ele queria promover melhorias naquilo que já era perfeito. Ele demonstrava o máximo interesse em dar a sua parte de contribuição para tornar o Céu um lugar significativamente melhor. MAS, o que ele estava fazendo era uma rebelião, que resultou numa guerra (sacudidura), em que caiu a terça parte dos anjos. Estes se deixaram persuadir pelo pai da mentira, também o pai dos vigaristas. Ele desenvolveu uma conversa mansa e persuasiva, aparentemente movida pelos mais altos interesses pelo bem do Universo, assim como muitos fazem hoje na igreja, e enquanto falam assim, estão a introduzir de tudo o que podem para destruir a igreja. O fato é que a igreja não será destruída, no momento certo, JESUS, assim como fez em seus dias no templo de Jerusalém, hoje promoverá uma forte sacudidura, e essas pessoas cairão pelas suas próprias armadilhas para destruir a igreja. De DEUS não se zomba!
Hoje é plano de satanás colocar inimigos dentro. Dentro de quê? Dentro das escolas, por exemplo, onde um colega de classe entra com arma em punho e vai atirando e matando colegas. Dentro de cinema, onde um expectador se levanta com uma metralhadora para atirar contra outras pessoas. Dentro da família, onde um pai pratica sexo com a enteada, ou com a própria filha. Onde uma mãe descarta sua filha ou filho no lixo. Dentro das empresas, onde colegas, ou mesmo o patrão fazem assédio moral. Dentro do hospital, onde o médico abusa de suas clientes. Dentro de todas as organizações para levar a sociedade a um ponto tal de caos que se torne impossível pregar o evangelho. Para tanto, DEUS que não se deixa pegar de surpresa, já posicionou estrategicamente quatro anjos poderosos e fiéis a Ele, para segurar os ventos até que os saltos sejam selados (ver Apoc. cap. 4).
Satanás está colocando inimigos em todos os lugares, do lado de dentro, onde ninguém desconfia que possam haver inimigos. Ali essas pessoas controladas pelo inimigo produzem seu efeito devastador, sem controle algum da parte de seus colegas e amigos, sem que levantem suspeita. As pessoas estão despreparadas para tal estratégia, e esse é um fenômeno que ocorre em todos os lugares do mundo: o inimigo na trincheira.
Em dois lugares satanás coloca esses infiltrados de maneira astuta e poderosa: na família ele forma inimigos dentre os membros dela, e na igreja, ele forma inimigos dentre os membros dela.
Balaão foi um exemplo do passado, e Zinri também. Eram só dois, mas analise o estrago devastador que esses dois homens causaram: 24 mil israelitas mortos, e um povo todo chorando a desgraça resultante, foi mais uma de muitas outras tragédias espirituais.
A pergunta que fica: será que na igreja isso hoje não está acontecendo.
Leia, por favor, uma seleção de citações de EGW, sob o título “Inimigos na trincheira” postado em anexo às postagens desse comentário. Ele é uma pavorosa advertência a todos nós.

escrito entre:   30/10/2009 a 05/11/009
revisado em   05/11/2009


Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails