segunda-feira, 30 de junho de 2014

1 - Os Passos de Deus no Santuário - A Rocha e a Serpente: As três funções de Jesus



A Rocha e a Serpente – As três funções de Jesus

Vamos estudar a doutrina do santuário, pode ser que alguns não adventistas que desconheçam o santuário de Deus. Mas nos próximos temas vamos abordar como era o santuário para que entendamos melhor.
Hoje vamos estudar o tema do santuário vendo três profecias do antigo testamento de Cristo Jesus. São três profecias que ilustram três diferentes obras que desempenha nosso Senhor Jesus Cristo em favor do pecador.
Antes de ver estas três ilustrações que na realidade mostra as três obras de Cristo no santuário, vamos ler uma passagem que encontramos no evangelho de S. João 5:39, é um versículo conhecido por muitos pois já lemos ele várias vezes.
Aqui é Jesus dizendo o seguinte:


39 
Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.

Aqui Jesus diz que as escrituras são uma revelação dEle, da Sua Pessoa. Quando Jesus disse isso, não existia o novo testamento com seus 27 livros. Assim que quando Jesus falou que devemos esquadrinhar as escrituras, se referia as escrituras do antigo testamento. Os 39 livros que constituem o antigo testamento.
Um pouco mais adiante em João 5:46,47 Jesus diz o seguinte aos judeus que diziam crer no antigo testamento.

46 
Porque, se, de fato, crêsseis em Moisés, também creríeis em mim; porquanto ele escreveu a meu respeito.

 47 
Se, porém, não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?

Quantos livros escreveu Moisés? Seis livros. Escreveu os cinco primeiros (Genesis, Êxodo, Levíticos, Números, Deuteronômios e Jó, segundo diz o Espírito de Profecia).
Então aqui Jesus diz que, “se eles cressem em Moisés, iriam crer em Mim, porque foi de Mim que ele escreveu”. De quem escreveu Moisés? Moisés escreveu de Cristo.
Pessoas já se perguntaram como se salvavam as pessoas do antigo testamento, elas se salvavam da mesma forma como se salva os seres humanos hoje. Porque o antigo testamento está cheio de Jesus, é uma revelação gloriosa de Jesus. Diz o que Ele ia ser quando viesse e se encarnasse aqui na Terra.
Uma outra passagem para lermos antes de entrarmos nos três símbolos de Jesus, encontramos no livro de Lucas 24:25-27.
Para entendermos o contexto, era domingo da ressurreição, e Jesus havia ressuscitado pela manhã. E em um caminho chamado Emaús havia dois discípulos de Jesus. E quando eles estavam neste caminho Jesus alcançou eles e começou a caminhar com eles. E eles não reconheceram a Jesus, de alguma forma Jesus ocultou de tal maneira que não reconheceram Ele. E eles começaram a dizer, nós criamos que quem morreu em Jerusalém ia salvar os judeus, e agora já faz três dias que morreu e está sepultado e perdemos as esperanças. Quando disseram isso Jesus respondeu para eles algo que vamos ler em Lucas 24:25-27:

 25 
Então, lhes disse Jesus: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!

 26 
Porventura, não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória?

 27 
E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras.

De quem falou Moisés? De Jesus. De quem falou todos os profetas? De Jesus. De quem fala todas as escrituras? De Jesus. São as escrituras do antigo testamento. Agora vamos a última parte do livro de Lucas 24:44:
 44 
A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.

De quem fala os Salmos? Os escritos de Moisés? Os profetas? De Jesus.
Quero perguntar, os judeus do antigo testamento deveriam ter esperado o Messias? Ver o Messias através da sua religião? A primeira vinda de Cristo? Claro que sim. Porque o próprio Jesus declarou que Ele está em todo o antigo testamento.
Agora eu quero mencionar três símbolos do antigo testamento que ilustram este ponto.
Abram a bíblia em Êxodo 17:1-7

Água da rocha
Tendo partido toda a congregação dos filhos de Israel do deserto de Sim, fazendo suas paradas, segundo o mandamento do SENHOR, acamparam-se em Refidim; e não havia ali água para o povo beber.

O que acontece se estamos no deserto sem agua? Morremos de sede.
E aqui diz que Israel estava no deserto e não havia agua. E o que eles deveriam fazer? Deveriam clamar a Deus para dar-lhes agua. Mas não foi assim.

Contendeu, pois, o povo com Moisés e disse: Dá-nos água para beber. Respondeu-lhes Moisés: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao SENHOR?

 3 
Tendo aí o povo sede de água, murmurou contra Moisés e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós, a nossos filhos e aos nossos rebanhos?

Murmurar é pecado? Murmurar contra Deus é pecado? É pecado grave. O povo estava pecando ao murmurar contra Deus? Sim. Merecia agua? Não, mereciam o castigo de Deus sobre eles. Que o juízo de Deus caísse sobre eles, por causa da murmuração contra Deus.

 4 
Então, clamou Moisés ao SENHOR: Que farei a este povo? Só lhe resta apedrejar-me.

 5 
Respondeu o SENHOR a Moisés: Passa adiante do povo e toma contigo alguns dos anciãos de Israel, leva contigo em mão o bordão com que feriste o rio e vai.

Havia poder nesta vara? Claro que havia. O poder estava em Deus, mas havia poder na vara de Moisés, que foi símbolo do poder de Deus, e o que a vara (Poder de Deus) fez? Abriu e fechou o mar, para que as pessoas pudessem cruzar em terra seca. Trouxe sobre o Egito pragas terríveis, aguas em sangue, rãs por todo o Egito, moscas, escuridão. Era uma vara que havia trazido um juízo tremendo e um castigo tremendo contra os egípcios. E Deus diz a Moisés, toma esta vara que você feriu o mar, esta vara que trouxe pragas e castigo aos egípcios, e faça o que? Verso 6.

Eis que estarei ali diante de ti sobre a rocha em Horebe; ferirás a rocha, e dela sairá água, e o povo beberá. Moisés assim o fez na presença dos anciãos de Israel.

Tinha uma rocha em Horebe e Deus disse que ia parar sobre a rocha, e Moisés devia tomar a vara e com ela ferir, golpear duramente a rocha.
Imaginem a cena o povo reunido diante de Moisés, diante da rocha de Horebe, e Moisés levanta esta vara que havia ferido o mar e levanta esta vara que havia trazido praga sobre o Egito e quando o povo vê a vara se levantando, o povo treme de terror, porque creem que a vara do castigo vai cair sobre eles! E de repente esta vara em vez de cair o juízo sobre o povo de Israel que merecia, porque estava murmurando e pecando contra Deus, em vez de cair sobre o povo em castigo e juízo, esta vara caiu sobre a rocha de Horebe e sobre Quem estava para sobre a rocha, porque aqui diz que o próprio Deus parou sobre a rocha de Horebe, e quando a vara caiu sobre a rocha de forma dura, aconteceu algo incrível. Diz o verso 6 que quando a rocha fosse ferida sairia agua.
E quando Moisés feriu a rocha saiu agua viva que refrescaram o povo de Deus.

Mas o que significa tudo isso? O que representa a rocha? O que representa a vara? O que simboliza a agua? Este evento do antigo testamento foi dado para ilustrar algum aspecto do ministério de Jesus. O que é Jesus para nós.
Vamos em 1 Coríntios 10:1-4
Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar.

 2 
E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar,

 3 
E todos comeram de uma mesma comida espiritual,

 4 
E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.

O que representava a pedra? Era um símbolo de Cristo Jesus. A rocha era Cristo. E na realidade quem parou sobre a rocha foi Cristo. Assim que no antigo testamento temos a rocha e o que representa a rocha parado sobre a rocha. O que é muito interessante.
Agora o que representa a vara? A vara nós temos várias passagens principalmente em provérbios e vão notar que a vara representa castigo (Prv_13:24; Prv_14:3; Prv_22:8; Prv_22:15; Prv_23:13; Prv_23:14; Prv_26:3; Prv_29:15), ou juízo e em alguns momentos você pode ver esta vara julgou os egípcios, castigou os egípcios. Porque não queriam libertar o povo de Deus. A vara representa castigo, açoite por causa dos pecados. Para que os pais usam a vara? Para castigar os filhos obedientes? Não, mas para castigar aqueles que se comportam mal e violam os princípios. Esta vara deveria ter caído sobre quem? Sobre Israel que havia pecado. Mas ao invés da vara cair sobre eles que eram culpados, caiu sobre a rocha, e sobre Aquele que estava sobre rocha que era inocente de qualquer pecado. Vocês estão entendendo?

O que representa a agua? Vamos a João 4:13,14 para descobrirmos o que é a agua. Esse episódio acontece quando Jesus está conversando com uma mulher samaritana perto do poço. Diz assim:
13 
Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede;

 14 
aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.

Eu lhe der = o verbo aqui está no futuro, Jesus ainda não havia dado a agua mas ia dar.
O que representa a agua? Jesus aqui no seu ministério disse que no futuro iria dar a agua. O que representa então essa agua?
Vejam o que diz João 7:37-39.
37 
E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.

Quem é Cristo? Cristo é a rocha. E o que saiu da rocha? Agua. E aqui Jesus diz que quem tem sede venha e beba.
38 
Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.

O que quer dizer isso? Correr do seu ventre?
 39 
E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.

O que representa a agua então? Que devia fluir da agua quando a rocha foi golpeada? O Espirito Santo que caiu quando? No dia do pentecostes e o Espirito Santo que Cristo Jesus nos oferece no dia de hoje.
Agora vamos repassar o que vemos até agora.
A Rocha representa quem? A Rocha representa Cristo.
A vara representa quem? A vara representa o juízo, o castigo.
A agua representa que coisa? O Espirito Santo que Cristo Jesus envia como resultado de Seu sacrifício!
Agora pergunto. Jesus era culpado de algum pecado? Claro que não. Jesus foi inocente, santo, perfeito, puro, justo. E alguns dirão então, como a vara do castigo caiu sobre a Rocha, sobre Aquele estava parado sobre a rocha se Ele não era culpado, o culpado era o povo? A vara deveria caído sobre o povo, e não sobre um inocente que estava parado sobre a rocha. Notemos o que diz em Isaias 53 passagem conhecida pela maioria. Sabe quem castigou ao Senhor Jesus Cristo? Quem castigou Ele foi Seu próprio Pai. Lembra quando Isaque foi levado por Abraão e colocado sobre o altar, e o pai de Isaque, Abraão, levantou o cutelo para castigar seu próprio filho?
Temos aqui um símbolo do iria passar na cruz, o próprio Pai afligiu Seu próprio Filho Jesus Cristo. Por isso Jesus disse, “meu Pai, meu Pai porque me desamparas-te” porque me castiga, meu Pai?
Vejam o que diz Isaias 53:4,5:
 4 
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

Quem sofreu nossas enfermidades? E quem levou nossas dores? E qual é pior enfermidade que existe? O pecado.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Que lindo, os culpados devem sofrer o castigo de Deus. Mas no lugar dos culpados sofrerem o castigo, Jesus disse a Seu Pai, eu sofrerei o castigo no lugar dos culpados. Mesmo que eu não tenha cometido nenhum pecado, eu receberei a aflição do castigo do juízo de Deus. Para que os pecados deles possam ser perdoados para que possam ser reconhecidos justos diante de Deus.
Tem um texto lindo no novo testamento. 2 Coríntios 5:21 vejam que lindo:
21 
Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.

Ou seja, Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós. Deus colocou nossos pecados sobre Ele. Foi uma troca, uma troca bem simples. Quando eu aceito a Cristo, Ele toma todos os meus pecados e os paga. E se Ele paga meus pecados eu sou culpado ou inocente? O que vocês acham? Se Ele toma todos os meus pecados sou culpado ou inocente? Sou inocente. Porque não tenho mais pecados. Mas quem passa a ser culpado? Ele, mas Ele cometeu algum pecado? Não. O Pai os coloca sobre Ele, de tal maneira que Ele leva meus pecados. E Deus olha pra mim e diz, você é inocente. Que preciosa lição, Ele se fez pecado para que nós pudéssemos ser reconhecidos justos aos olhos de Deus. Que maravilhoso é o evangelho do Senhor.
Agora, outro detalhe sobre a rocha, encontramos em Números 20:1-11 diz ali o seguinte:
 1 
Chegando os filhos de Israel, toda a congregação, ao deserto de Zim, no mês primeiro, o povo ficou em Cades; e Miriã morreu ali, e ali foi sepultada.

 2 
E não havia água para a congregação; então se reuniram contra Moisés e contra Arão.

 3 
E o povo contendeu com Moisés, dizendo: Quem dera tivéssemos perecido quando pereceram nossos irmãos perante o SENHOR!

 4 
E por que trouxestes a congregação do SENHOR a este deserto, para que morramos aqui, nós e os nossos animais?

 5 
E por que nos fizestes subir do Egito, para nos trazer a este lugar mau? lugar onde não há semente, nem de figos, nem de vides, nem de romãs, nem tem água para beber.


Novamente vemos o povo fazendo o que? Queixando-se. O povo merece ser castigado por sua murmuração? Claro que sim.
 6 
Então Moisés e Arão se foram de diante do povo à porta da tenda da congregação, e se lançaram sobre os seus rostos; e a glória do SENHOR lhes apareceu.

 7 
E o SENHOR falou a Moisés dizendo:

 8 
Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais.


O que Moisés deveria fazer? Buscar sua vara. O que deveria fazer com a vara? Golpear a rocha não é verdade? Não senhor. Não devia golpear a pedra, porque a pedra já havia sido golpeada uma vez. Já havia sofrido o uma vez o juízo. Agora Deus manda fazer algo diferente.
A segunda vez Deus disse a Moisés, não bata na rocha que já sofreu o juízo e o castigo uma vez, fala a Rocha. E o que fez Moisés?
 9 
Então Moisés tomou a vara de diante do SENHOR, como lhe tinha ordenado.

 10 
E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós?


E diz no verso 11, Moisés já estava irritado com o povo:

 11 
Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais.

Porque foi tão sério o pecado de Moisés? Quantas vezes era necessário que Jesus Cristo morresse?
Vamos ler na bíblia em Hebreus 9 diz que Jesus deveria cair sobre o castigo do Seu Pai quantas vezes? Quantas vezes deveria morrer Cristo? Jesus morreu uma vez, e quando morreu carregou todos os pecados da raça humana sobre Ele, desde de Adão até o ultimo pecador da história. A morte de Cristo se encarregou disso. Somente uma morte na cruz. Hebreus 9:25,26,28
 25 
Nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio;

 26 
De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.

 27 
E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,

Quantas vezes Cristo deveria morrer? Uma vez.
Notem o verso 28
28 
assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.

Quantas vezes foram necessárias Cristo morrer para tirar os pecados da raça humana? Uma vez. Quantas vezes a rocha deveria ser castigada pela vara do juízo de Deus? Uma vez. Mas o que fez Moisés? Moisés feriu a rocha duas vezes, e assim deu a impressão que Cristo teria que morrer mais de uma vez. E sabem que hoje em dia existem pessoas que creem que Cristo segue morrendo dia após dia, após dia, após dia, em um sacrifício, e que Seu sacrifício na cruz não foi suficiente? Mas a bíblia nos diz que Jesus não continua morrendo cada dia, a rocha foi ferida uma vez apenas. Se hoje queremos beber da benção do Espirito Santo que vem com o resultado do sacrifício da aflição de Cristo, Ele não precisa continuar morrendo para nos dar esta benção, a bíblia nos diz que a única coisa que temos que fazer para receber o perdão de nossos pecados não é uma nova morte contínua de Cristo, senão o que temos que fazer é orar a Jesus, falar a Rocha e a bíblia diz “pedi e vos será dado” (Mateus 7:7-12); Cristo morreu uma vez por todas, pelos pecados de todos os seres humanos, e recebemos este sacrifício, recebemos o perdão, recebemos o Espirito Santo como resultado deste sacrifício único feito para nós.
Assim que, o primeiro símbolo ensina que Jesus Cristo é nosso único sacrifício, oferecido de uma vez por todas para perdão de todos os nossos pecados de tal maneira que podemos receber os poder do Espirito Santo em nossas vidas.
Agora vamos ao segundo símbolo. O antigo testamento não apenas ensina que o Senhor Jesus Cristo é nosso único sacrifício, nosso único perdoador, que morreu de uma vez por todas e que não necessita ficar sendo sacrificado. Não somente ensina que falando a Jesus hoje em oração, dizendo Senhor Jesus perdoa meus pecados, não somente ensina que Cristo nos perdoa quando clamamos a Ele, em virtude do sacrifício que sofreu de uma vez por todas. Mas sim que o antigo testamento, nos ensina outra preciosa lição em Genesis 28.
Nós temos aqui uma história muito interessante, e é a história de quando Jacó enganou seu pai e roubou a primogenitura do seu irmão. Vocês acreditam que ele pecou ao fazer isso? Para quem não se lembra, Jacó tinha um irmão que se chamava Esaú. E Esaú sendo o mais velho deveria receber o papel de responsável pela família e com isso recebia muitas bênçãos, era o líder, sua palavra era lei, recebia o direito de ser o progenitor do Messias que iria vir, teria grandes privilégios através da primogenitura. Mas Jacó achava que seu irmão não merecia isso, que seu irmão era muito sem vergonha, que ficava se casando por aí, não se importa com a primogenitura. E eis que um dia Esaú foi caçar no campo e trazer um animal para fazer um almoço ao pai para que o abençoasse, Jacó então se vestiu com peles de animais, porque seu irmão era muito peludo e os pelos eram vermelhos segundo diz a bíblia (Genesis 25:25). Da a impressão de que ele parecia um urso. Então Jacó para se parecer com seu irmão se vestiu com peles de animais. Quem sabe pode ter passado um pouco do perfume do irmão. E mudou a voz e disse, pai eu te trouxe o sacrifício. Trouxe a comida para que me abençoe. E o pai que não enxergava bem, disse filho se aproxime. E Jacó se aproximou e, Isaque que era pai de Jacó disse, estende seu braço e ele estendeu, e tocou no braço e disse, a sim estes são os pelos de Esaú. Porque ao que parece Jacó era liso em contraste com o irmão.
Jacó era terno, um jovem caseiro, ficava em casa com a mãe. E o irmão dizia, seja homem, seja caçador como eu. Deixa de ficar cuidando dos animais da casa, e Jacó dizia não posso permitir que meu irmão receba a primogenitura. E, portanto entrou e enganou a seu pai e o pai o abençoou. E depois que saiu, seu irmão chegou e entrou onde seu pai estava, seu pai disse, sinto muito já pronunciei a benção a outro que saiu daqui, seu irmão Jacó.
Vocês acreditam que Jacó pecou ao fazer isso? Claro que sim, mentiu para seu pai. A mentira é pecado. A bíblia diz “não dirás falso testemunho contra seu próximo.” Que dirá contra seu pai então é pior, porque a bíblia diz “honra a teu pai e a tua mãe”. Além disso, ele roubou a primogenitura do seu irmão que tinha direito a ela. E a bíblia diz “não furtaras”, ou não roubaras, quebrou os mandamentos (Êxodo 20:1-17). Então Jacó merecia o castigo.
A bíblia nos diz que Esaú estava bravo com seu irmão e queria mata-lo e então Jacó teve que fugir de casa, a bíblia diz que passou um dia inteiro correndo, estava cansado, e diz a serva do Senhor, no livro Patriarcas e Profetas, ele ia com o semblante carregado e pesado, com o horrível sentimento do que ele havia feito contra Deus, contra seu pai e contra seu irmão. E diz a serva do Senhor que ele ia pensando por todo o caminho, meu pecado é grande demais para Deus me perdoar, a conexão do céu e a Terra, entre Deus e eu foram interrompidas. Nunca mais verei o rosto reconciliador de meu pai, nunca mais Deus me aceitara, porque meus pecados causaram divisão entre Deus e mim.
E diz a bíblia que Jacó depois de haver corrido todo o dia, se deitou para dormir. No idioma hebreu no qual foi escrito o antigo testamento, existe duas palavras para dormir, existem mais palavras, mas duas que são chave para o que estamos falando. Uma palavra fala de um sono tranquilo, um sono de um trabalhador, vocês conhecem o proverbio que diz, doce é o sono do trabalhador? (Eclesiastes 5:12 “Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir”) é um sono tranquilo.
Mas tem outra palavra que quer dizer um sono intranquilo e perturbado. É a mesma palavra que se usa para se referir ao sono de Jonas dentro do barco quando estava fugindo de Deus. Um sono intranquilo, um sono com peso de consciência, pensando que nunca mais haveria uma conexão entre ele e Deus. E diz a sagrada escritura que enquanto dormia, Deus lhe deu um sono, um sono precioso, vamos ler Genesis 28:12
 12 
E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;

Quantas partes importante tem uma escada? Alguns dizem que três, parte de cima, meio e de baixo. Mas não é assim, as partes chaves são as de cima e de baixo, porque se tem as duas a do meio é claro que haverá. Ou será que pode ter uma parte de cima, uma parte oca e a parte de baixo? Claro que não. As partes chave de uma escada são a parte de cima que nos leva onde queremos ir, e a parte de baixo que está bem firme no solo. É importante que uma escada esteja bem firme? Claro que sim. Pois se alguém já caiu de uma escada sabe que é muito importante que esteja bem firme no solo, e bem apoiada até onde quero chegar.
Agora, diz aqui que está escada estava apoiada na Terra. E o topo da escada tocava o céu. Anjos subiam e desciam por ela.
O que representa isso? O que significa isso para nós? Vamos deixar a própria bíblia nos dizer.
João 1:51 e vamos ver o que significa esta escada.
 51 
E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.

O que representa a escada? É o Filho do Homem. E quem é o Filho do Homem? É Cristo Jesus. Segundo João a escada entre o céu e a Terra é Cristo e sobre Cristo, sobem e descem anjos. Agora o que representa a parte de baixo da escada e a parte de cima da escada?
O que representa a parte de baixo? Houve um tempo em que Cristo Jesus habitava somente no céu? Jesus existiu antes da criação do mundo? Jesus é Deus segundo a sagrada escritura? Claro que sim, Jesus é Deus e Jesus existiu muito antes de vir a este mundo. A bíblia diz em João 17:5, quando Jesus está orando, e diz:
 5 
E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.

Em outro lugar diz “no princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. Ele estava no princípio com Deus. (João 1:1-2)

É o que diz a sagrada escritura. Jesus habita no mais alto céu e como Deus é um ser celestial.
Mas a sagrada escritura diz que quando veio o cumprimento do tempo, Deus mandou Seu Filho e Seu Filho chegou a ser feito carne. Encarnou. Tomou um corpo humano. E Ele que havia habitado no céu como Deus, agora chegou e habitou entre nós como homem. O Senhor Jesus Cristo ligou Deus a nós. E sendo Deus liga os homens com Deus.
Ou seja Jesus se define em duas características, Jesus é Deus celestial e Jesus é homem juntamente conosco. Jesus se resume em duas qualidades, é Deus e homem. Como Deus nos aproxima de Deus, como homem aproxima Deus do homem. Ou seja, já não existe divisão entre o céu e a Terra. Temos acessibilidade a Deus, podemos alcançar a Deus, um mediador como diz em 1Timoteo 2:5 (1Tm 2:5 “Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem,”)
Um mediador entre Deus e o homem, e como diz em Hebreus 7 Jesus vive para interceder por nós.
Para interceder precisa de quantas pessoas? Três pessoas.
Precisa do acusado. Precisa de alguém que interceda por ele, diante de outro que o está acusando.
A bíblia diz que o Senhor Jesus Cristo é nosso único intercessor, nossa ponte entre o céu e a Terra é Jesus Cristo.
Sem dúvida existem muitas pessoas que ensinam que a forma que podemos alcançar o céu com perdão dos pecados, é recorrendo a homens para que intercedam por nós ou ir ao céu através dos santos, que morreram e supostamente foram ao céu. Muitos ensinam isso.
O problema com isso é que os santos que morreram que segundo a bíblia estão mortos, e não vivos. A bíblia diz que os mortos nada sabem. O problema é que, os santos que morreram são deuses? Sim ou não? Não. Eles são na verdade seres humanos, eles tem a parte de baixo da escada, mas o problema é a parte de cima, eles não são Deus. O problema de confessar o pecado a homens e pedir a homens que Deus tenha misericórdia, é que não importa qual seja o homem ou sacerdote ou pessoa, não passa de um homem apenas.
Mas Genesis e S. João diz que existe um e somente um Intercessor e tem que ser Deus, e tem que ser Homem para acabar com o abismo entre o céu e a Terra. E quando Jacó acordou, acordou com alegria, dizendo, existe Um Intercessor, Um Indivíduo que pode conversar com o Pai por mim.
Agora eu pergunto quem são os que levam nossas orações a Deus? Os anjos. E quem é que nos traz as respostas de Deus? Os anjos. E existem pessoas que dizem que temos que pedir para os santos, que falem com Deus por nós. E então Deus manda bênçãos para os seres humanos através dos santos. O problema com isso é que se for verdade os anjos ficam sem trabalho. Isso é o que diz a bíblia não sou eu. A bíblia que diz, diz que são os anjos que levam nossas petições ao Pai, e trazem do Pai Celestial a aprovação dEle dizendo-nos e nos assegurando que nossos pecados hão sido perdoados. Não teremos que ir a Deus através de um homem, Jesus diz, “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão”, por um sacerdote? Senão por um santo? É isso que diz a bíblia? Não, diz, ninguém vem ao Pai senão por Mim” (João 14:6).
Jesus é humano conosco, nos entende, podemos falar com Ele, e Ele nos representa diante de Deus, de uma forma misericordiosa e justa. Gloriosa verdade.
A escada nos ensina que Jesus é o nosso único Intercessor. Agora vamos encontrar algo interessante, o sacrifício no santuário era oferecido no átrio, no pátio. Ali estava a Rocha. O sacerdote intercedia no lugar santo do santuário, no altar de ouro ou altar de incenso, veja que saímos do átrio para o lugar santo do santuário, mas agora necessitamos ver o terceiro símbolo.
Números 21 e vamos ver o terceiro símbolo de nosso Senhor Jesus Cristo que nos ensina uma grande verdade quanto a Ele. Números 21:1
 1 
Ouvindo o cananeu, rei de Arade, que habitava para o lado sul, que Israel vinha pelo caminho dos espias, pelejou contra Israel, e dele levou alguns prisioneiros.

 2 
Então Israel fez um voto ao SENHOR, dizendo: Se de fato entregares este povo na minha mão, destruirei totalmente as suas cidades.

 3 
O SENHOR, pois, ouviu a voz de Israel, e lhe entregou os cananeus; e os israelitas destruíram totalmente, a eles e às suas cidades; e o nome daquele lugar chamou Hormá.

 4 
Então partiram do monte Hor, pelo caminho do Mar Vermelho, a rodear a terra de Edom; porém a alma do povo angustiou-se naquele caminho.

Os Israelitas caminharam pelo deserto por 40 anos, você gostaria de caminhar pelo deserto 40 anos? Não, com certeza, e isso foi muito difícil. Mas fiquem sabendo que eles caminharam por 40 anos e nunca se gastou um par de sapatos. Caminharam pelo deserto e não tinham que trabalhar para comer, pois caia pão do céu, não precisava buscar água, porque a Rocha que os seguia dava água fresca e viva. E diante do calor do dia, diz que uma coluna de nuvem que seguia Israel, se transformava em teto, para que Israel não sofresse com o calor, e a noite fazia muito frio no deserto e a coluna de fogo lhes dava calor. Agua, comida, roupa que não se acabava, sombra, calor, que mais precisavam? Estavam em um deserto com certeza, mas tinham tudo que precisavam. Mas aqui diz que se cansaram do deserto. Verso 5:

 5 
E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil.

Duas mentiras, porque havia pão, e havia agua, e depois reclamavam que estava cansado de comer maná, eu também me cansaria de comer pão integral se fosse apenas isso. Mas se vocês lerem a bíblia vocês vão encontrar que o maná se poderia saborear de diferentes formas, se podia cozinhar, assar, fazer tortas, podiam comer do jeito que era, podia fazer com azeite, nem sempre saia igual. Mas eles começaram a murmurar contra Deus. Verso 6:
 6 
Então o SENHOR mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel.

Vocês acreditam que o povo de Israel, merecia isso? Eu diria, bem feito. Mereciam, pois murmuraram de novo. Mas talvez se tivesse lá, também houvesse murmurado. Nós somos muito duros com eles, dizemos, que rebeldes eles eram, como eram maus. Mas é bem provável que também tivéssemos murmurado e talvez feito muito pior.
Mas diz aqui que eles murmuraram contra Deus e Deus permitiu que surgisse que coisa? Serpentes venenosas para morderem eles.
O que representa as serpentes na bíblia? A serpente é satanás. Em apocalipse nos diz que satanás é a antiga serpente, o diabo, o qual engana todo o mundo. Satanás é a serpente. E seus anjos são serpentes juntamente com ele. E eles nos levam a cometer pecados, as serpentes e o pecado que elas levam os seres humanos a cometer é símbolo de satanás. Ou seja, quando surgiram as serpentes para picar a Israel, era por causa de seu pecado, mereciam morrer por causa de seu pecado.
Mas acontece algo, diz em Números 21:7 diz que o povo confessou seu pecado.
Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado porquanto temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo.

E Deus logo em seguida tirou as serpentes? Não. As serpentes representam às tentações, o pecado, as ciladas de satanás para fazer cair o homem em pecado. Deus tirou as serpentes? Não, Deus não tirou. Cristo não tira as tentações, mas proveu outro meio, não tirando as serpentes, mas senão neutralizando o veneno das serpentes.
Veja Números 21:8:
E disse o SENHOR a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela.

Apesar de ser mordido, os que olhavam para a serpente iam viver, apesar do veneno ter entrado no corpo deles. E diz o verso 9.
 9 
E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia.
.
Que tremendo, a serpente neutralizou o veneno da serpente. O que significa tudo isso? vamos até João 3 que verso conhecido existe aqui? João 3:16 o verso mais famoso da bíblia, mas vocês leem o que vem antes disso? Notem o contexto João 3:14-16
 14 
E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;

 15 
Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

 16 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Como se poderia neutralizar o poder, o veneno das serpentes? Fazendo uma serpente. E o que representa esta serpente? Cristo levantado na cruz.
Mas agora temos um problema, estamos estudando bem a bíblia, sua bíblia tem que ser bem estudada, ralada, lida, marcada, uma espada que não está muito ralada é uma espada que não está em batalha.

Agora a serpente representa Cristo, e temos um problema porque a serpente representa o pecado e satanás. Como é possível que na bíblia se diga que Cristo é representado por uma serpente se a serpente é pecado, representa o mal, as tentações, o poder de satanás, como é que representa Cristo como uma serpente? Isso é impossível, você poderia dizer.
O texto que nós lemos no começo do estudo 2 Coríntios 5:21, diz:
21 
Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.

O que não era serpente, Deus O fez Serpente, o que nunca pecou Deus colocou sobre Ele nossos pecados, O inocente chegou a ser culpado, o que era um Cordeiro inocente, foi colocado sobre Ele nossos pecados, e se apresenta então como uma serpente, sobre o poder maligno de satanás, como diz em Gálatas 3:13
13 
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;

E foi aí que foi colocada a serpente. Cristo se fez pecado, se fez serpente, não era serpente mas se fez serpente, sofreu a tentação, carregou os seus e os meus pecados, para que eu não morresse, Ele pagou minha morte para que eu pudesse desfrutar da Sua vida. Glória ao Senhor, por esta grande verdade.

Há duas histórias no novo testamento que ilustram algo muito importante quanto esta história, algumas pessoas dizem, eu nunca poderei vencer o pecado, é impossível, até que Cristo venha e me dê um corpo novo eu vou continuar pecando. Sabem que isso não é o que a bíblia ensina, a bíblia ensina que quando contemplamos a cruz de Cristo, há um poder que neutraliza o pecado, ainda que vivamos em um mundo cheio de pecado. Esta ilustração de Cristo como a serpente, nos mostra que Cristo é nossa única fonte de poder, nosso único santificador. É O que nos purifica nos limpa, nos da vitória contra o pecado, em um mundo cheio de rebelião. Contemplando a cruz, o pecado se neutraliza, vencemos as tentações, e mantemos nossos olhos fixos no Autor e Consumador da nossa fé.
O problema do porque não existe vitória sobre o pecado, é que ao invés de estar olhando O Cordeiro estamos olhando a televisão. Em vez de estar estudando a bíblia estamos vendo novelas, e lendo novelas, e somos transformados a luz do que nós vemos e ouvimos, somos o que entra pelos nossos sentidos.
Olhamos para cruz, e então há poder para vencer o pecado. Olhamos para outras coisas, distrações, e perdemos o poder, morremos pelas mordidas de satanás e suas serpentes.
É interessante notar que nos evangelhos temos dois relatos, e quero concluir com estes dois relatos. Para ilustrar como Cristo é nossa única fonte de poder para vencer o pecado.

(Mateus 14:22-36)
Diz as escrituras que em uma noite os discípulos estavam em um barco no mar da galileia. O mar estava violento e eles estavam com muito medo. Mas o que ia acontecer ia lhes dar mais medo ainda. Porque diz a bíblia que de longe eles viram um personagem que vinha caminhando sobre as aguas. Imagine você, se estivesse em um barco e de repente veem algo caminhando sobre a agua. E eles viram esse Personagem glorioso cheio de luz caminhando sobre as aguas, e ficaram com muito medo e disseram, um fantasma, porque existe pessoas que acreditam que os mortos se transformam em fantasmas. Uma ideia supersticiosa que tinham os fariseus na época de Cristo, segundo diz a bíblia. E disseram, um fantasma.
E Aquele personagem foi se aproximando até que ouviram uma voz que dizia, não temas Sou Eu. Em seguida Pedro disse, Mestre, é o Mestre, não temos mais medo. Sabiam que Pedro afundou na agua antes que saísse do barco? Antes de sair do barco já tinha afundado. Como podemos saber disso? Porque Pedro desde o começo disse, se és Tu.
O que disse satanás no deserto para Jesus? Se és o filho de Deus. Expressou dúvida. E Pedro disse no barco, Senhor se és Tu. Manda-me ir ter contigo por sobre as aguas. E Jesus disse venha. Diz a bíblia que Pedro saiu do barco, e começa a caminhar por sobre as aguas, e é firme, solido. E ele está caminhando e pensando, estou fazendo o impossível, começou a ver que com Cristo podia fazer coisas impossíveis. E olhava para Jesus e caminhava, e de repente começou a pensar o que seus amigos estavam pensando, o que será que eles estão achando disso? E esqueceu que a única razão pela qual podia fazer o impossível era se mantivesse seus olhos fixos em Jesus. E se tirasse os olhos o impossível ia deixar de ser possível e ia afundar na agua. Com os olhos em Jesus havia poder para fazer o impossível, bastava manter seus olhos em Cristo. Mas agora ele volta e olha para os seus amigos no barco. Como dizendo, hahahahaaaaha, e diz a bíblia que Pedro começou a afundar na agua. E diz a serva do Senhor no livro “O Desejado de todas as nações” que veio uma onda grande e ocultou Jesus dos olhos de Pedro e Pedro começou a afundar nas aguas violentas, e agora Pedro retira os olhos dos outros discípulos e desesperadamente busca a Jesus, e de repente Jesus que está sempre perto estica a mão e o tira o socorre da agua e diz, o homem de pouca fé porque duvidaste.
Porque nós caímos nas aguas da tentação? Porque em vez de olhar para Cristo crucificado, em vez de estar olhando para Jesus que morreu por nossos pecados, em vez de manter nossos olhos em coisas espirituais, estamos olhando o vizinho, olhando o irmão ao lado, vendo televisão, vendo novelas, vendo outras coisas, e quando fazemos isso, somos transformados a imagem do que vemos, e a imagem do que ouvimos.
Porque se colocarmos lixo em um pote o que vamos tirar? Lixo. Se vocês gravam uma música em um CD ou copiam em um pendrive o que vai tocar? A música que vocês gravaram. E assim é a mente humana, o que programamos a mente para fazer através dos sentidos, determina o que nós somos.

(Marcos 4:35-41)
Em certa ocasião os discípulos estavam outra vez com Jesus no barco. E Jesus estava dormindo, e havia uma tempestade impressionante, era a intensão de satanás afogar a Cristo! Que pretencioso! Como se pudesse matar o Príncipe da vida! O príncipe das trevas afogando o Príncipe da vida! Jesus dormia, havia trabalhado por horas neste dia. E diz a bíblia que os discípulos começaram a tirar a agua do barco. Imaginem a gritaria que era, olhando os relâmpagos e escutando os trovoes e vendo as ondas, estavam cheios de terror e medo, e tirando a agua do barco com baldes. Finalmente acharam que estavam perdidos, que iam afundar nas aguas. E em um relâmpago eles olham e veem a Jesus em meio da tempestade dormindo tranquilamente, e diz Pedro, que sempre colocava a língua antes do cérebro. Diz, “Mestre não te importa que morramos?” E diz a bíblia que Jesus levantou no barco e ergueu as mãos e disse, “paz, haja paz.” E governou serenidade e paz, não apenas no lago mas no coração dos discípulos.
O que representa os relâmpagos? Segundo o “Desejado de todas as nações” representa as tentações, os trovoes representam os rugidos de satanás, as aguas representam as perplexidades e os problemas e tentações da vida. Quantas vezes meus irmãos, quando vem tentações, os problemas e dificuldades na nossa vida, em vez de clamar diretamente para Jesus, olhamos para os relâmpagos, pegamos nossos baldes e começamos a tirar agua, quando se tão somente olhássemos para Cristo, Ele traria paz a nossa alma.
Depois deste episódio os discípulos disseram. Que fantástico, com Jesus nós nunca mais vamos ter medo. Porque se ele pode acalmar uma tempestade pode fazer qualquer coisa.
Cruzaram o lago e chegaram na praia e no momento em que colocaram o pé na praia chegaram dois endemoniados correndo, com correntes nas mãos e nos pés, todos cortados, e os discípulos duvidaram da paz que Cristo havia trazido e disseram, salvem-se quem puder. Não estavam preocupados em manter seus olhos em Jesus. Senão que seus olhos se dirigiram para os endemoniados e começaram a correr, porque tiraram seus olhos de Cristo Jesus. Depois que tinham corrido um bom tanto, viram que o Mestre não estava correndo e voltaram e viram que O mesmo que acalmou a tempestade, acalmou, dominou os demônios, sabem quantos eram? Eram pelo menos 2 mil demônios que Jesus expulsou, porque se chamavam legião. E uma legião de soldados era uma divisão do exercito romano, uma legião de soldados tinha entre 2 mil e 5 mil soldados.
E eu acredito que eram 2 mil porque foram expulsos para cerca de 2 mil porcos. Exatamente onde deveriam estar os espíritos imundos.
É interessante que o Senhor Jesus não expulsou os demônios em uma vaca, ou outro animal, expulsou os espíritos imundos a um animal imundo, porque imundo + imundo = imundo.
O ponto é quando mantemos nossos olhos fixos em Jesus pela sua palavra, existe vitória sobre o pecado.
Vitória tremenda sobre o pecado. Quando mantemos nossos olhos fixos em Jesus, vem de Jesus poder.
(Hino 206 – Seu sangue tem poder) Porque há poder sim, força sem igual em Jesus que morreu, há poder sim, no sangue que verteu, quando vemos Cristo crucificado e mantemos nossos olhos fixos ali vem poder para vencer o pecado.
Não é suficiente que as pessoas digam, ah estou muito doente, ora por mim, olha pra mim para Jesus. Ou então dizer, é suficiente que eu creia somente que a serpente foi levantada, não preciso olhar. Ou vou olhar um pouquinho e depois vou olhar para outra coisa. A bíblia diz que deviam manter seus olhos fixos na serpente. Sem desviar os olhos. Nestas três ilustrações temos três funções de Jesus.
A primeira é que Cristo é nosso único sacrifício.
A segunda é que Cristo é nosso único intercessor, advogado.
E a terceira é que Cristo é nossa única fonte de poder para vencer o pecado em nossa vida.
Glória ao Senhor que nos tem dado todo meio necessário para vencer o mal, o pecado, e ser achado irrepreensível ao trono de nosso Deus.

Quantos de vocês querem dizer a Jesus, não a mim, mas a Jesus, quero aceitar-te como meu Sacrifício por meu pecado. Como meu Representante, Intercessor, e quero que o Senhor, me dê poder para vencer o pecado.
Se este é seu desejo fique em pé porque vou fazer uma oração especial para você agora.
Que esta experiência seja uma realidade em nossa vida.

Oração:
Amante Pai celestial, hoje estudamos três símbolos preciosos sobre a obra de Jesus, três símbolos que encontraremos novamente quando formos falar do santuário que foi construído no deserto. O Senhor viu a resposta de cada um aqui presente. Rogo que o Senhor aceite o anelo de cada um aqui neste lugar, que Tu seja o sacrifício único e exclusivo de cada um, que chegue a ser o intercessor exclusivo de cada um, que chegue a ser a fonte de poder para vencer o pecado. Rogo que se tem alguém aqui que tem uma luta muito especial com satanás, com os poderes do mal e do pecado. Que o Senhor de vitória para esta pessoa. Te peço que se tem alguém com alguma enfermidade, não apenas espiritual mas física, que Tu sares a enfermidade por meio do Seu poder se está em harmonia com Sua vontade, te rogamos que ao sair daqui nos acompanhe e nos livra de todos os perigos e esteja conosco em todos os lugares. Graças pelo Senhor ser o nosso Pai, e temos a certeza que Tu atenderas nossa oração, pedimos no nome de Cristo Jesus, amém.
  
_____________________________________________________________
PASTOR STEPHEN BOHR
Apesar de ter nascido em Wisconsin, o pastor Stephen Bohr cresceu na Colômbia e na Venezuela, onde seus pais serviram como missionários.
Durante mais de trinta anos, ele tem atuado como um pastor, conselheiro da juventude, professor de teologia e evangelista. É reconhecido internacionalmente por sua série de apresentações de "Descobrindo os Mistérios do Gênesis."
No momento é pastor da Igreja Adventista Central, na cidade de Fresno, Califórnia, e é também diretor e orador dos Segredos selados (Secrets Unsealed), uma entidade sem fins lucrativos que se dedica na produção de material audiovisual sobre os principais ensinamentos da Bíblia.
Sua esposa, Aurora, é nativa da Colômbia. Eles têm um filho, Stephen e uma filha, Jennifer.
_____________________________________________________________
Este estudo faz parte de uma série de palestras apresentada pelo Pr. Stephen Bohr, onde foi traduzido do espanhol para o português, para que mais pessoas que não tem facilidade de entender o espanhol possam ler, aprender e viver estas mensagens, como não sou nenhum tradutor e tão pouco domino bem o idioma espanhol, pode ser que haja falhas e erros de traduções, mas que não atrapalham a bela pregação e a mensagem a ser trazida até nós. Tanto quanto foi possível foi mantida de forma fiel as palavras do pastor, podendo haver algumas mudanças apenas para dar maior sentido no nosso idioma.
Espero que sirva de grande inspiração para todos.

Traduzido por: Raphael dos Santos Oliveira.
_____________________________________________________________


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails