domingo, 26 de fevereiro de 2012

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 9 - 1º Trim. 2012


Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Primeiro Trimestre de 2012
Tema geral do trimestre: Vislumbres do nosso DEUS
Estudo nº 09 - Bíblia e a história
Semana de   25 de fevereiro a 03 de março
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Ijuí - RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar: “Eu Sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor DEUS, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-poderoso” Apoc. 1:8).

Introdução de sábado à tarde
Para entender a sucessão dos fatos da história em nosso planeta temos que considerar uma importante diferença do que se passa em outros planetas, onde não há pecado. Aqui na Terra não há sintonia entre as motivações das ações dos homens com as motivações das ações de DEUS. Nos outros mundos, perfeitos, há total sintonia. Portanto, em nosso caso, as ações são conflitantes, o que não ocorre onde não há pecadores. Isso dificulta a compreensão da história da humanidade, pois DEUS age de uma maneira, com base no princípio do amor (como podemos ver nos fatos da cruz), mas os homens agem de outras maneiras, pois se baseiam no egoísmo.  Seres que agem por amor, mesmo não fazendo sempre as mesmas coisas entre eles, são no entanto absolutamente coerentes. Porém, seres que se exploram e que mentem, agem de diversas maneiras, milhares de modos diferentes, e conflituosos entre si, e também não são coerentes com os atos de DEUS.
Por ser assim, muitas vezes as pessoas não entendem DEUS, e O culpam pelas desgraças que acontecem nesse mundo, perguntando se um DEUS assim é de fato amor. Ocorre que no livre-arbítrio, com critérios de ações diferentes, a confusão dos fatos em nosso planeta é bem grande, e só aumenta. Portanto, temos que em primeiro lugar, fazer distinção entre o modo divino de agir e o modo humano de agir. A história da humanidade é construída pelos atos desses dois modos, não só pelo que DEUS faz, nem só pelo que o homem faz.
Vamos buscar melhor entendimento sobre o que se passa em nosso planeta, estudando as lições dessa semana.


  1. Primeiro dia: O passado e o futuro
Quais são as três grandes fases da história da humanidade? A primeira é a criação. Era tudo perfeito e de duração eterna. Não tinham conhecimento do mal, portanto viviam em harmonia com DEUS, em total felicidade, sem preocupações com o futuro, nem maus sentimentos com o que aconteceu de ruim. A segunda fase é a manifestação do pecado. Tudo passou a ser temporário, desde a vida como o planeta, que também envelhece. A harmonia foi trocada pelo conflito e a desavença. A felicidade foi trocada pelo medo, desconfiança e ódio. A preocupação tomou conta, e principalmente o ser humano tornou-se egoísta e ganancioso. O resultado foi uma crescente atitude de destruição de tudo o que estiver ao alcance do ser humano degenerado. A terceira fase é o fim da atual ordem de coisas, culminando com o início de outra ordem, a mesma que existia no Jardim do Éden. Ou seja, é a destruição e recriação de tudo o que se tornou corrompido.
Sabemos pela fé que será assim. A fé não é um esforço mental para acreditar em alguma coisa, é a certeza que DEUS nos dá pela credibilidade de Sua palavra. O quer Ele promete é firme e se cumpre, e nós sabemos disso, portanto, podemos crer. As profecias foram nos dadas mais para que creiamos em DEUS do que para sabermos a respeito do futuro.
Agora vem um ponto importante a respeito de DEUS. Ele é DEUS do passado, do presente e do futuro. Ou seja, Ele conhece tanto o passado como o futuro, e age no presente conforme a Sua vontade que é dirigida pelo amor. O principal aspecto da identidade de DEUS é o amor, fundamento de Seu caráter. Ao lado desse ponto, DEUS é infinitamente poderoso, sem limites, e é capaz de saber tudo, desde o que se passa nos pensamentos de todos os seres, e também sobre o que decidirão no futuro, em todos os detalhes. E ainda assim, Ele garante pleno livre arbítrio a todos.
Pois bem, alguém assim merece ser chamado de DEUS. Porque Ele não só tem todo o poder e capacidade, como usa esses atributos sempre para o bem, porque Ele é amor. Portanto, Ele é plenamente confiável, pois pode garantir ilimitado poder em nosso favor, e sabemos que sempre nos fará o bem. Por meio de alguém assim, sabemos a respeito do futuro. E sabemos algo muito importante, que bem logo haverá uma impressionante troca, de um estado de coisas confusas e em processo de degeneração para outro estado de coisas, em completa perfeição e felicidade, de duração eterna. Se não fosse por isso, não teríamos motivação em andar por esse caminho estreito, nos manter na igreja de CRISTO e aguardar a Sua vinda. Queremos todos ver como é o rosto daquele que Se deu por nós, e que Se tornou o Rei do Universo, junto com o qual estaremos para sempre.

  1. Segunda: Profetas como historiadores
Os profetas são pessoas que merecem ser estudadas. Elas são boas referências humanas a nós, sobre como devemos viver. Todos os profetas, por exemplo, foram pessoas conservadoras. Não há profeta liberal, nem mesmo algum que esteja entre o liberalismo e o conservadorismo. Foram pessoas equilibradamente conservadoras. É uma importante constatação, porque hoje, em nossa igreja, cresce o número de pessoas que se tornaram “equilibradas no erro”. Um pouco de erro pode, dizem. Ou seja, pintura de cabelo, exceto o corretivo, que é bem difícil de se obter, a não ser para cabelos negros, dizem, pode pintar, desde que não seja extravagante. As unhas, pode pintar um pouco, desde que não exageradamente. Já vi dois ministros dizer que se pode sonegar um pouco de impostos. Profeta algum concordaria com tal posição. Eles buscavam ser fiéis à Palavra de DEUS, dada a nós por meio de profetas. Eles não tem meia palavra, ou é, ou não é. E assim também é DEUS. Uma das características do equilíbrio no erro é: “se você se sente bem assim, então está bom.”
É bom consultar profeta sobre esse ponto: “Ser filhos de DEUS significa mais do que muitos imaginam; porque não foram convertidos. O homem é pesado na balança e achado em falta quando está vivendo na prática de qualquer pecado conhecido. É um privilégio de todo o filho de DEUS ser verdadeiro cristão de momento a momento; então tem ele todo o Céu arregimentado a seu lado. Tem a CRISTO habitando pela fé em seu coração. Uma alma unida a CRISTO, comendo Sua carne e bebendo o Seu sangue, aceitando cada palavra que sai da boca de DEUS e por ela vivendo, há de lutar contra toda transgressão e toda a aproximação do pecado. Torna-se dia a dia mais vitoriosa, mais semelhante a uma clara luz. Avançará de força em força, não de fraqueza em fraqueza.
“Ninguém engane sua própria alma nesta questão. Se abrigardes o orgulho, o amor-próprio, o desejo de supremacia, vanglória, ambição egoísta, murmuração, amargura, maledicência, mentira, engano e calúnia, não tendes CRISTO em vosso coração, e as evidências demonstram que tendes a mente e o caráter de Satanás, e não o de JESUS CRISTO, que era manso e humilde de coração. Deveis ter um caráter cristão que subsista. Podeis ter boas intenções, bons impulsos, podeis falar compreensivelmente a verdade, mas não estais habilitados para o reino dos Céus. Vosso caráter tem em si um material desprezível, que destrói o valor do ouro. Não alcançastes a norma. Não tendes em vós o cunho divino. Os fogos da fornalha consumir-vos-iam, porque sois ouro inútil, falso.
“Deve haver conversões completas entre os que pretendem crer na verdade, ou eles cairão no dia da prova. O povo de DEUS deve alcançar norma elevada. Devem ser uma nação santa, um povo peculiar, a geração eleita - zelosos de boas obras.” (Testemunhos para ministros e obreiros evangélicos, 440 e 441, grifos acrescentados).
Os profetas são uma gente especial. Tem credibilidade, pois foram pessoas escolhidas por DEUS, e por meio delas, DEUS falou a nós. E nessa postura, um pouco de zelo a mais é bem melhor que um pouco de relaxamento, que entendemos ser o que chamamos de equilíbrio no erro. DEUS não tolera erro algum, nem pequeno assim como nem grande, mas está disposto a perdoar o pequeno da mesma facilidade como o grande.
Os profetas são os verdadeiros historiadores. Mas eles são historiadores diferentes dos demais. Os historiadores não profetas relatam o passado enquanto os profetas antecipam a história que vem pela frente. Profetas não se atém ao que já passou, mas ao que há de vir. Eles contam a história por acontecer. Entenda-se bem, DEUS não define a história, Ele não determina o que vai acontecer, Ele apenas revela o que será, considerando as decisões que os seres humanos tomam e que o próprio DEUS toma. Ele participa de nossa história assim como os seres humanos também participam, todos decidindo livremente. A diferença é que Ele sabe o que todos os seres humanos irão decidir, e o que Ele mesmo irá decidir, e sabe também que efeitos essas decisões todas resultarão.
Particularmente a profecia me fascina. Não tanto para saber sobre o futuro, mas porque é uma maneira interessante de admirar o poder do nosso DEUS. Sou muito atraído em tudo o que revela como DEUS é. Porque conhecer o futuro em detalhes mínimos é um mistério que encanta sobre DEUS. Como é que Ele consegue isso? O que mais me faz admirar DEUS é o seguinte: Ele é o Todo Poderoso, sabe e pode tudo, e ao mesmo tempo, Ele é amor. Logo, podemos confiar n’Ele, pois une o poder infinito com o amor infinito. Assim sendo, o amor que Ele tem por nós está associado ao poder infinito, então se torna absolutamente seguro estar ao Seu lado. Depender d’Ele trás tranqüilidade. Confiar n’Ele é seguro. Ele pode e Ele ama. É um amor que pode tudo! E tem mais um detalhe importante, de conotação profética: Ele disse que o futuro vai ser eternamente bom para os que se entregam e confiam n’Ele. 
O ser humano pode sonhar com algo melhor que isso?

  1. Terça: Daniel 2 e a providência de DEUS na história
Daniel capítulo 2 é o primeiro grande capítulo profético da Bíblia que contém a história da sucessão dos impérios desse mundo. Há outros capítulos paralelos, contando a mesma profecia com acréscimos, que são: Daniel 7; 8, Apocalipse 12, 13 e o 17. Esses são os capítulos proféticos em que se pode saber sobre o futuro da humanidade. Mas, conhecer o futuro não é o benefício mais importante que a profecia proporciona. Veja o que JESUS disse sobre profecia: “Desde já vos digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais que EU SOU” (João 13:19). A profecia foi revelada para que creiamos que JESUS é DEUS, e que tem poderes que nem sequer podemos entender, muito menos explicar. Então só podemos exclamar: “quão grande és Tu”. Quem há como Tu, ó DEUS, que conheces o futuro tanto quanto o passado?
Pode-se entender a DEUS? Sim, é possível, mas uma limitadíssima parte, aquela que Ele nos revelou para que soubéssemos o mínimo a Seu respeito, o suficiente para termos condições de optar por pertencer a Ele ou não. Só sobre o amor de DEUS, passaremos a eternidade estudando, e o assunto não será esgotado. Isso consigo entender facilmente: se DEUS é infinito, como Ele é amor, o assunto torna-se também infinito, e o tempo para estudá-lo da mesma forma, sem fim.
Isso não é tudo. DEUS deu a suas criaturas, criadas à Sua semelhança, a capacidade de como o próprio DEUS, de ter livre arbítrio. Isso quer dizer, o ser humano pode decidir com total liberdade sobre o que vai fazer. Ele deve conhecer as conseqüências de seus atos, muito embora, com a atual degeneração, essa capacidade esteja bem degenerada. E mesmo assim, sem interferir no livre arbítrio de bilhões de seres humanos (isso só nesse planeta), que influenciam sobre o presente e o futuro em nosso mundo, que portanto constroem a história aqui, somando-se a esses seres humanos uma quantidade incrivelmente grande de anjos maus, e ainda também as decisões do próprio DEUS e os Seus anjos, tudo isso forma uma teia de processo decisório de incrível complexidade. No entanto, DEUS, calmamente, sabe de antemão tudo o que vai ser decidido, e em detalhes conhece as conseqüências dessas decisões, que é a história. É importante repetir, profecia não é a determinação do que será no futuro, mas é contar a história antes dela acontecer.
Que DEUS impressionante é esse? Esse grande DEUS, rei do Universo, esse sim é capaz. Ser súdito de alguém assim é um privilégio, que todos podem ter. Esse mesmo, infinitamente grande, foi o que disse: “DEUS Meu, DEUS Meu, por que Me desamparaste?” (Sal. 22:1). O grande e poderoso DEUS, sentiu-Se desamparado, para nos substituir do desamparo eterno por meio da morte. Tão grande, e tão humilde. Esse gigante, gigante de amor, foi n’Ele que cuspiram aqueles a quem veio salvar. Dá para entender isso?
DEUS é tão admirável que não se pode entender de todo. Que bom que a parte que não conseguimos entender completamente é o Seu amor, que poderemos estudar pela eternidade afora.

  1. Quarta: O grande conflito e a história
Vamos ver as etapas gerais do grande conflito. Num primeiro momento, era um anjo de luz, Lúcifer, desenvolvendo inveja de CRISTO. Queria o Seu lugar no Céu. Era uma questão pessoal. Logo passou a envolver anjos, e muitos simpatizaram com a campanha por melhorias no Céu que Lúcifer dizia levar em frente. Parecia ser uma campanha bem intencionada. Mas não se perguntaram, como seria possível aperfeiçoar a perfeição? O poder de persuasão de Lúcifer era imenso, não superado por outra criatura.
Então a campanha passou para a beligerância, que resultou em guerra. Aconteceu o primeiro conflito de uma sucessão de outros, algo inacreditável até então: uma guerra no Céu. Como se poderia imaginar a ocorrência de guerra um lugar onde vigora a lei do amor? Mas houve, e resultou na expulsão de Lúcifer e de seus anjos seguidores. Esse foi um golpe duro contra DEUS. A imagem de DEUS ficou arranhada perante muitas criaturas de outros mundos habitados, afinal, Ele expulsou criaturas d’Ele.
Mas DEUS administrava a situação para que ela chegasse a uma solução definitiva perfeita, como Ele é perfeito. Ele conduzia os fatos de modo que esse mal ocorresse uma só vez, e nunca mais se repetisse, e que ninguém, nem os rebeldes e nem os aliados tivessem alguma dúvida quanto o caráter de DEUS. Hoje esse é um problema resolvido, isso aconteceu na cruz.
Então, noutra batalha, essa envolvendo apenas três criaturas em sua fase crítica, ocorreu a queda de Adão e Eva, justo em nosso planeta. Essa foi uma batalha sutil, que nem chegou a parecer parte de uma guerra, apenas um diálogo agradável com promissoras promessas. Lúcifer enganou Eva que atraiu Adão para também cair em pecado.
Outro momento desse grande conflito foi quando DEUS veio a este mundo, logo após a queda, para procurar por Adão e Eva, e estabelecer um concerto de luta por eles, para salvá-los bem como seus descendentes. Aquilo que DEUS estabeleceu ali naquele dia fatídico, foi cumprido na cruz. De todas as batalhas, essa foi a mais cruel e decisiva. Ali na cruz um dos dois lados sairia perdedor para sempre, ou DEUS, isto é, o Filho de DEUS, ou Lúcifer. Era tudo ou nada, e JESUS CRISTO venceu.
Como foi a vitória de JESUS CRISTO? Estranha para muitos, mas perfeitamente lógica se entendermos os princípios bíblicos do reino de DEUS. Na cruz JESUS deveria apenas demonstrar o caráter do Rei do Universo, e Lúcifer deveria fazer a mesma coisa. Era como na sucessão eleitoral à presidência do país, quando os candidatos fazem um debate. O que eles precisam demonstrar no debate é se são capazes de exercer o cargo. Foi isso que aconteceu na cruz. Ali JESUS demonstrou que é capaz de amar as Suas criaturas mesmo quando estas O abandonam e O massacram com sua ingratidão e estupidez. Ele venceu ao Ele dizer, “Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem.” Imagina Lúcifer, agora já satanás e diabo, perdoar a alguém! Ali ficou distinto quem é capaz de governar por meio da lei do amor, os Dez Mandamentos, e quem só é capaz de usar a força, a mentira e a astúcia para conseguir o que quer. DEUS ali foi revelado e satanás foi desmascarado.
Agora o que falta ainda se cumprir nesse grande conflito? Basicamente duas coisas muito importantes: a segunda vinda de CRISTO, e depois, a restauração de todas as coisas aqui nesse planeta, para que não reste mais vestígio do pecado, senão as marcas em JESUS.

  1. Quinta: A cruz na história
JESUS, amado por muitos, odiado por outros, é o centro da história. É até o centro do calendário. Crendo ou não, as pessoas, quando utilizam datas antigas, tem que dizer se a data se refere a antes ou após o nascimento de CRISTO. Ao menos no calendário ocidental. O personagem que está aí representado, foi o homem mais humilde de todos os tempos, pobre e morto numa cruz. No entanto, Ele é o Rei do Universo, e está na iminência de retornar a esta Terra como Rei. Um dia a história será dividida entes e depois da segunda vinda, e depois, entes e depois do final do pecado.
Mas há outro aspecto, mais importante que esse. Ele não é só o centro nesse mundo. Veja bem o seguinte: quando é que JESUS Se tornou centro nesse mundo? Quando veio para nos salvar. Ele nasceu para ser o Salvador. E ao morrer, quando segundo os critérios de vencer e perder desse mundo parecia que havia perdido, mas na verdade Se tornou O vencedor, Ele confirmou-Se Rei nesse planeta. Isso quer dizer, Ele reconquistou esse planeta para Si, pois já era Rei no restante do Universo. Ele sempre foi o centro do Universo, e desde que nasceu, também passou a ser o centro nesse mundo, embora muitos não O aceitem. “Antes de entrar na cidade, os santos foram dispostos em um quadrado perfeito, com Jesus no centro. Estava Ele de pé, com a cabeça e ombros acima dos santos, e acima dos anjos. Sua forma majestosa e o adorável rosto podiam ser vistos por todos no quadrado” (Primeiros escritos, 288).
Para que o Seu nascimento O colocasse no centro da história da humanidade era necessário mais que o nascimento. Ele precisava ser importante para a humanidade. O Seu nascimento veio a ser o marco do calendário porque Ele morreu numa cruz e Se tornou o Salvador. A cruz e Sua vitória nela é que tornou tão importante o Seu nascimento. Foi o Seu último ato que serviu de motivo para a grande recepção celestial, naquele dia da ressurreição, recepção que pode ser lida em Apoc. 4 e 5.
Mas porque Ele se tornou o centro também nesse mundo? Foi para salvar a humanidade, ao menos todos aqueles que sentirem o desejo. “O Salvador foi apresentado a João sob os símbolos do "Leão da tribo de Judá" e de "um Cordeiro como tendo sido morto". Aqui foi expressa toda a obra da redenção. Esses símbolos representam a união do onipotente poder e do amor que se sacrifica. Como Leão de Judá, Cristo defenderá Seus escolhidos e os fará sair vitoriosos, porque O aceitaram como "o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". Cristo, o Cordeiro morto - que foi desprezado, rejeitado, vítima da ira de Satanás, da violência e crueldade humanas - quão terna foi Sua simpatia para com Seu povo no mundo! E proporcional às profundezas infinitas de Sua humilhação e sacrifício como Cordeiro de Deus, será Seu poder em glória como o Leão de Judá, para o livramento de Seu povo” (CRISTO triunfante, MM, 2002, 314).

  1. Aplicação do estudo Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
A história está descrita em muitos livros. Um deles é a Bíblia, único livro que apresenta a história com dois aspectos diferentes: que DEUS age nos negócios dos seres humanos e relata o que também está por acontecer. Os heróis de guerra, que muito são admirados pelos seres humanos, mas que DEUS vê apenas como destruidores, não são os personagens que sozinhos fizeram a história. DEUS também faz parte dela.
Vamos a um exemplo atual de como DEUS interfere na história da humanidade. É um exemplo do futuro, que nós, que estudamos as profecias, já temos conhecimento. Sabemos que haverá um decreto que vai impor o domingo como dia a ser santificado. Esse decreto vem com o objetivo de eliminar a igreja que ensina sobre o sábado, entre outros ensinamentos bíblicos. Mas quando isso acontecer, DEUS Se levanta em favor de Seu povo. Como Ela vai agir em favor de Seus aliados. É bem curioso, mas algumas providências de DEUS parecerão tão naturais que se poderia dizer que Ele nada teve a ver. É o caso da sacudidura. O decreto vai sacudir fortemente a igreja adventista, e sairão dela os elementos que dão mau testemunho. Purificada a igreja, ela pode receber forte derramamento do ESPÍRITO SANTO, quando então é a vez da igreja se levantar com esplêndido poder para pregar o Alto Clamor. Aperceba-se da contradição. É quando satanás ataca mais fortemente que DEUS reverte o ataque em favor da vitória da igreja.
Resta uma pergunta: como se pode combater DEUS sem que Ele seja pego de surpresa? Ou, quem poderia lutar contra DEUS e sair-se vitorioso?
Referindo-se a DEUS, bom é estar ao Seu lado.


escrito entre:  25/01/2012 a31/01/2012
revisado em 01/02/2012

A partir desse trimestre estamos também fazendo comentários da Lição da Escola Sabatina em vídeo, voltados para pessoas de todas as igrejas e religiões. Assista o comentário clicando aqui.
Quem deseja ouvir em MP3, clique aqui.
Talvez necessite segurar control mais um clike sobre o link.

Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos. Entende que há servos sinceros e fiéis de DEUS em todas as igrejas que no final dos tempos se reunirão em um só povo e serão salvos por JESUS em Sua segunda vinda a este mundo.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails