segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Comentário da Lição da Escola Sabatina - Dr. Bruce Cameron - Lição 7 - 1º Trim. 2012


Senhor do Sábado
(Gênesis 2, Êxodo 20, Deuteronômio 5, Marcos 15)
Introdução: Semana passada nós discutimos que a lei de Deus tem a intenção de ser uma benção para os humanos, não algo para nos fazer tropeçar. Uma grande benção da lei é o Sábado. Quando eu estava na faculdade de Direito, a competição era acirrada. Não havia apenas muito trabalho duro inerente à faculdade de Direito, mas os alunos sabiam que a qualidade de emprego que iriam garantir depois da faculdade dependia da sua classificação na classe. Depois do meu primeiro ano, minha faculdade reagiu à pressão ao não divulgar a classificação da turma! Eu tinha meu próprio porto seguro, o sábado. Nele eu não faria nenhum trabalho escolar – e podia fazer uma pausa sem me sentir culpado! Era maravilhoso. Deus abençoou minha fidelidade e me deu notas excelentes. Vamos mergulhar no nosso estudo da Bíblia e aprender mais sobre o sábado.


I. Marcadores do Sábado
A. Leia Gênesis 2:1-3. Já discutimos esses versos em nosso estudo sobre a santidade de Deus. O que dissemos sobre o sábado ser santo? (Ser santo significava que estava separado dos outros dias. Era abençoado. A santidade vinha de algo que Deus fez, não algo que fizemos).
B. Leia Marcos 2:27. Por que você acha que Deus fez o sábado? (Foi feito para nós. No mínimo, foi feito como um dia de descanso para nós).
C. Leia Êxodo 20:8-11. Que outras razões encontramos para Deus ter feito o sábado santo? (Para celebrar a criação por Deus dos “céus e da terra”).
D. Leia Deuteronômio 5:12-15. Que razão encontramos aqui para guardar o sábado? (Deus resgatou Seu povo de um tratamento injusto. Portanto, devemos tratar aqueles sob nosso controle de forma justa dando a eles o sábado).
1. Há razão para acreditar que o sábado foi feito apenas para os judeus? (Não. Foi simplesmente um exemplo de “resgaste”. Deus interveio para trazer justiça. Hoje, Deus nos resgata de sermos escravos do pecado e da morte).
II. O Sábado da Grande Final
A. Leia Marcos 15:33-34, Marcos 15:37-39 e Marcos 15:42-43. Em que dia Jesus foi crucificado? (Sexta, antes do sábado).
B. Leia Marcos 16:1-3 e Marcos 16:5-9. Quando Jesus subiu da sepultura? (Domingo).
1. Por que o atraso? Coloque-se no lugar de Deus Pai. Seu Filho acabou de ser torturado até a morte. Antes de Seu Filho morrer Ele disse para Você, “Por que me abandonaste?” Além disso, Seu Filho acabou de vencer a “Grande Final” do universo – Ele derrotou o pecado e trouxe vitória ao Reino. Quanto tempo esperaria para por seus braços ao redor de seu Filho? Quanto tempo esperaria para dizer “Eu não Te abandonei!” (Eu não esperaria! Com certeza, não esperaria).
a. Então, por que Deus fez o que nenhum de nós teria feito? (Deus esperou pela mesma razão que Ele celebrou a criação do mundo no sábado. Ele esperou pela mesma razão que Ele celebrou a libertação de Seu povo do Egito no sábado. Jesus descansou no sábado em celebração do que Ele tinha cumprido!)
III. O Sábado e a Igreja Primitiva
A. Um pioneiro da igreja primitiva, Inácio de Antioquia, em sua carta aos Magnésios 9-10 diz “Se, portanto, aqueles que foram trazidos na antiga ordem das coisas vieram a possuir uma nova esperança, não mais observando o sábado, mas vivendo na observância do dia do Senhor, no qual também nossa vida saltou de novo por Ele e por Sua morte....É um absurdo professar Jesus Cristo, e se judaizar. Pois o cristianismo não abraçou o judaísmo, mas o judaísmo abraçou o cristianismo.
1. Que razão (razões) Inácio dá para adorar no domingo? (A ressurreição de Jesus no domingo. Antagonismo ao judaísmo).
a. Quão populares eram os judeus quando Roma destruiu Jerusalém e o templo no ano 70 d.C.?
b. O judaísmo está em conflito com o cristianismo? (Isso nos dá uma visão muito clara das razões para a antiga guarda do domingo. Isso é baseado em um argumento “lógico” que não é melhor do que a lógica de Jesus descansar no sábado depois de Sua crucifixão. Além disso, há esse lado do ódio popular aos judeus. Até eu me envolver em discussões teológicas sérias com um de meus amigos judeus eu não era educado na íntima relação entre a animosidade diante dos judeus e a rejeição do sábado bíblico. A animosidade perante os judeus (pense em Moisés, Pedro, Paulo) não tem base teológica, e nenhum lugar adequado em nosso pensamento. Jesus veio cumprir, não destruir, as profecias e práticas do Velho Testamento. Mateus 5:17).
B. O imperador romano Constantino em 321 d.C. declarou oficialmente o domingo como novo dia de descanso para o Império. Atualmente estou lendo um livro popular sobre a história de Jerusalém. O livro diz que Constantino tinha dois grandes interesses, o poder do Sol e o cristianismo. Ele gravou algumas moedas com a imagem da cruz e outras com a imagem do Sol. O que isso sugere sobre seu motivo para a adoração no domingo? (Ele queria que os cristãos incorporassem a adoração do Sol em suas práticas religiosas).
1. Alguns cristãos correm por aí dizendo que não prestam atenção no Natal nem na Páscoa pois suas raízes são “pagãs”. Eu rejeito esses argumentos devido à importância desses feriados religiosos para os cristãos hoje. Deveríamos ter a mesma atitude sobre a adoração semanal em um domingo sabático? (Essa seria minha atitude se o mandamento bíblico que apenas o sétimo dia foi feito santo por Deus não estivesse muito claro e consistente. Natal e Páscoa nunca foram designados santos na Bíblia, portanto estou livre para afirmar sua atual importância no cristianismo).
IV. O Dia de nosso Senhor
A. Um termo comum para o domingo é chamá-lo de dia do Senhor. Jesus adorou no domingo ou deu qualquer indicação que rejeitava o sábado? Vamos ler Mateus 12:1-2. Se Jesus queria assinalar uma mudança da adoração do sábado para outro dia, essa seria uma ótima oportunidade pra fazê-lo?
B. Leia Mateus 12:3-5. Qual é a suposição básica sobre a santidade do sábado nesses versos? (Ele compara comer o pão da Presença a Seus discípulos comerem no sábado – ambos não são lícitos. Ele compara sacerdotes trabalharem no sábado a Seus discípulos “trabalharem” no sábado. Ele diz que eles “ficam sem culpa”, mas não por causa de algum problema com o sábado).
C. Leia Mateus 12:6-8. Por que Davi era inocente, os sacerdotes no templo inocentes, e os discípulos de Jesus inocentes de transgredir o sábado? (Um propósito maior. Davi aparentemente tinha o direito de fazer isso por ser o ungido do Senhor. Os sacerdotes estavam trabalhando para Deus. Jesus era Deus e Seus discípulos estavam com Ele no avanço do Reino de Deus).
1. O que Jesus quer dizer quando diz “desejo misericórdia, não sacrifícios”? (Leia Oséias 6:6. A questão da nossa caminhada com Deus não é sacrificar animais (confessar os pecados), é amar e obedecer a Deus. Os acusadores dos discípulos estavam na presença de Deus, entretanto tinham seus olhos em uma questão menor. Jesus não estava diminuindo a importância do sábado. Ele estava direcionando Seus seguidores para a concentração na coisa importante de qualquer questão).
a. Como os guardadores do sábado aplicariam essa lição hoje?
D. Leia João 9:10-11 e João 9:13-16. (Uma vez tive um membro da classe que condenou fortemente Billy Graham por não guardar o sábado. Essa é a acusação feita por alguns dos fariseus).
E. Leia João 9:35-41. O que Jesus quer dizer quando diz que Ele veio para que os cegos possam ver? (Jesus novamente está falando sobre manter uma perspectiva apropriada do sábado e a natureza de sua importância. Graham converteu centenas de milhares em sua vida. Talvez, mais do que qualquer um, ele foi a face do cristianismo protestante por décadas. O membro da minha classe, que provavelmente não tinha convertido ninguém, não estava concentrado no Reino de Deus. Jesus nos chama para focar na promoção do Reino de Deus).
F. Leia Mateus 12:9-12. Jesus está rejeitando a santidade do sábado? (Não).
1. O que Jesus está dizendo sobre o sábado? (Novamente, Ele está dizendo que devemos ver apropriadamente – uma ferramenta para avançar o Reino de Deus. Curar e ajudar outros é condizente com o sábado).
G. Leia Mateus 12:13-14. Teria importado para o homem se Jesus tivesse esperado até o pôr-do-sol para curá-lo? (Não).
1. Por que Jesus curou no sábado? (Para fazer a demonstração sobre como o sábado deveria ser compreendido).
2. Se Jesus estivesse prestes a abolir o sábado, por que Ele faria esse tipo de esforço para tornar claro como o sábado se encaixa na luta pelo Reino de Deus?
H. Amigo, o sábado é um memorial do que Jesus fez por nós – Ele nos criou, nos resgatou do pecado, morreu por nós e ressuscitou por nós. Nós não devemos nunca deixar de celebrar isso no santo dia que Ele designou e nunca mudou. Mas, devemos também manter uma perspectiva apropriada do sábado no avanço do Reino de Deus. Você irá se comprometer ao sábado hoje como parte de seu trabalho para o avanço do Reino de Deus?
V. Próxima Semana: Cuidando da Criação
Tradução: Tamiris Borges da Silva
==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de email, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron
 ouhttp://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails