segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 8 - 1º Trim. 2012


Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Primeiro Trimestre de 2012
Tema geral do trimestre: Vislumbres do Nosso DEUS
Estudo nº 08 – Cuidando da criação
Semana de   18 a 25 de fevereiro
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Ijuí - RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar: “O Senhor DEUS colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo” (Gên. 2:15, NVI).

Introdução de sábado à tarde
Se como povo de DEUS somos bem menos de 1% da população do planeta, e os demais, grande parte não se preocupa com o meio-ambiente; se estamos a um passo do fim do mundo, ainda nos compete ter zelo pela natureza? Isso faz sentido? Devemos ainda cuidar para não faltar água? Devemos cuidar para não poluir? Devemos esforçar-nos para conscientizar outros a também fazerem o mesmo, estando às portas de sair daqui? Devemos agir assim sabendo que bem logo DEUS derramará pragas de tremendo impacto que destruirão toda a Terra?
Qual é a resposta? Devemos sim, ter o máximo zelo pelo que ainda resta e que não foi destruído. Desde a separação do lixo doméstico, desde o cuidado com pilhas e baterias que não se usam mais, o lixo em geral, os descartes, e mesmo nas pequenas coisas devemos ser cuidadosos, como se aqui ainda ficássemos por milênios e dependêssemos desse cuidado para viver.
E qual a razão de agirmos assim?
Já ouviu um pai ou uma mãe dizer assim: “filho, não faz isso, o titio não gosta?” Seria o mesmo que dizer: amigo, não cometa pecado, porque DEUS está vendo. Não é assim que se raciocina. Devemos obedecer, e ser bons cidadãos, não porque DEUS está vendo, mas por causa da consciência do caráter. Devemos desenvolver um caráter tal que, se mais ninguém estiver nos observando, assim mesmo, sermos fiéis a DEUS, comprometidos com a verdade. Isso que é ser autêntico. Atualmente, muitos nem se importam mais com seus atos, se outros veem ou não; chegam a publicar sua degeneração espiritual nos sites de relacionamento. Mesmo assim, são líderes espirituais; e para completar a contradição, dão estudos bíblicos.
Então como esse raciocínio se dá com relação a natureza? Até mesmo no último dia em que estivermos aqui na Terra, nos compete sermos zelosos com a natureza, mesmo que quase tudo esteja destruído. É por causa da nossa consciência e do caráter: nós estamos nos preparando para viver em um lugar perfeito, e tudo e o zelo pelo que temos aqui é fruto do fato de sermos cidadãos de outro reino, o de DEUS. Esses cidadãos são sempre, em todas as circunstâncias, cuidadosos com todas as coisas, seja onde for.


  1. Primeiro dia: Movimento de libertação da lagosta!
Os cristãos devem ser pessoas conscientes de que vivem em um planeta feito por DEUS e que é um ato de amor e respeito à lei de DEUS, cuidar do que existe no planeta. Não importa se o planeta será totalmente destruído pelos seres humanos, e depois, para completar, por DEUS, por meio do fogo. O que é importante é que a nós não foi dada a incumbência de destruir, e sim, de preservar. E como afirmamos ontem, mesmo no último dia aqui na Terra, as pessoas santas, que entre outras coisas têm consciência do zelo pela natureza, não farão nada que resulte em algum dano à natureza. É uma questão de consciência e de obediência a DEUS, não de abandono do que não nos serve mais.
Como se vive isso em termos práticos? Simples de responder. Quando estamos na igreja, deixamos o lugar do mesmo modo como viemos, ou até melhor. Na saída, onde passamos dentro da igreja, terá ficado uma impressão de um adorador responsável por seus atos. Se estiver num retiro na natureza, não jogará nem mesmo um papelzinho a esmo, para não poluir o lugar. É uma questão de consciência. O santo, que está se preparando para ser salvo, sempre deixa um rastro de santidade, não de sujeira ou desleixo.
Outro exemplo é o lixo doméstico. Sabemos que no Brasil não há um bom costume de separação do lixo como por exemplo no Japão. Porém, os cristãos santos, facilitarão o trabalho dos catadores, separando em suas casas em sacolinhas específicas. Uma pessoa santa, que santifica o sábado, que portanto ama o próximo, importa-se com um dos próximos mais importantes da sociedade: as pessoas que vivem da reciclagem do lixo – coisas que nós não queremos mais. Essas pessoas, também nem sempre são conscientes da importância do trabalho que fazem, e nem sempre fazem bem feito, mas elas limpam a sociedade de sua sujeira, e ainda vivem disso.
Os santos cuidarão da água, não abusando no consumo. Eles também cuidarão dos animais, sejam os domésticos sejam os que andam por aí. Jamais maltratarão um outro ser vivo. E também cuidarão das plantas. Tempos atrás, ia a pé para a igreja, sábado cedo, e senti grande tristeza ao ver que alguém, de madrugada, cortou todas as pequenas árvores plantadas pela prefeitura, ao longo de quase um quilômetro. Um santo, candidato ao Céu, preparar-se-á aqui na Terra para saber cuidar da natureza no Céu. Se vai deixar tudo para trás, isso não importa, o que importa é o caráter que levará para a Nova Terra, que o habilitará a viver nela. Se nos capacitarmos a cuidar da natureza aqui, onde outros são desleixados, ou onde outros exploram e destroem, certamente, quando estivermos na perfeição, mais ainda seremos cuidadosos. Porém, se aqui também formos como os ímpios, certamente na Nova Terra não seríamos diferentes.
Portanto, vamos nos juntar aos ativistas que defendem a natureza? Não devemos. Eles fazem o certo de um modo errado. Ao mesmo tempo em que defendem, como o caso do defensor das lagostas, muitos deles roubam, e saem correndo, e em suas consciências acham que fazem algo bom. Assim nunca conseguirão alcançar seus objetivos, pois usam de modos violentos e estranhos para alcançar objetivos que muitas vezes até são louváveis.

  1. Segunda: Declaração sobre o cuidado da criação
“A poluição do ar mata 800 mil pessoas anualmente, segundo um estudo do Banco Mundial sobre os efeitos da deterioração do meio ambiente apresentado hoje.” (Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI696498-EI238,00.html)
A poluição atmosférica causa impactos negativos na saúde humana, cujo grau de incidência e de periculosidade depende do nível de poluição, assim como dos poluentes envolvidos. Os problemas com maior expressão são ao nível do sistema respiratório e cardiovascular. Estudos recentes mostram que crianças sujeitas a níveis elevados de poluição atmosférica têm maior prevalência de sintomas respiratórios, sofrem uma diminuição da capacidade pulmonar com um aumento de episódios de doença respiratória, podendo mesmo fazer aumentar o absentismo nas escolas, assim como a capacidade de concentração. Estudos efetuados em três países, Áustria, França e Suíça, demonstra que a poluição atmosférica é responsável por 6% das mortes ocorridas anualmente no conjunto desses países, sendo que metade das mortes deve-se à poluição rodoviária. Alerta ainda para o fato de 4.000 pessoas morrerem por ano devido aos efeitos da poluição atmosférica, e que cerca de 25.000 dos casos de ataque de asma anuais têm como origem precisamente na exposição aos poluentes atmosféricos. Tudo isto causa impactos nas finanças, sendo que os esforços do sistema de saúde ronda 1,7 % do seu PIB. Já nas grandes cidades da Ásia e América do Sul, provoca vítimas de problemas respiratórios e cardíacos, infecções pulmonares e cancro, sendo o valor de vítimas mortais próximo aos 2 milhões” (Wikipédia).
Um grande problema é o ar poluído dentro das residências e ambientes de trabalho. “A qualidade do ar interior (IAQ) refere-se à qualidade do ar no interior e exterior dos edifícios e estruturas, especialmente no que se refere à saúde e conforto dos ocupantes do edifício. Debruça-se não só no componente químico da composição do ar, mas igualmente na sua composição bacteriológica. Uma má qualidade do ar interior causa efeitos na saúde humana como dores de cabeça, náuseas, irritação nos olhos, bronquite, gripe, pneumonia, conjuntivites ou, a longo prazo, problemas imunológicos e do sistema nervoso, defeitos congênitos, dificuldades reprodutivas ou cancro, pois estudos apontam para que mais de 90 por cento de um dia normal seja passado em espaços interiores. Como cada pessoa necessita diariamente de cerca de 25 kg de ar, pelo menos 22 kg serão inspirados no seio de espaços fechados. Nos países desenvolvidos, as pessoas gastam uma média de 80% a 90% do seu tempo em edifícios e interiores de veículos, respirando uma média diária de 15.000 litros de ar. Os mais vulneráveis acabam por isso por desenvolver doenças respiratórias como asma, alergias ou cancro, devido à poluição. Por essas razões as autoridades de saúde e médicos do mundo estão cada vez mais atentos à problemática, que é cada vez mais objeto de estudos da saúde e da ciência” (Wikipédia).
Isto, só falando sobre a poluição do ar. Temos em nosso mundo a devastação das matas, da flora e da fauna, a poluição dos rios e mares, e até do espaço sideral. No Polo Norte e Polo Sul não se polui, há poucos seres humanos por lá, porém, as consequências da poluição de outros lugares sobre os polos é notória. Principalmente no degelo e fragmentação das geleiras. Onde há ser humano, há destruição da natureza, porque onde há ser humano, há pecador.
E qual é a explicação? Resumindo bem, uma só palavra serve para uma boa resposta: ganância!
A estratégia é uma só: “sede santos, porque Eu, O Senhor, Sou santo” (Lev. 20:7). Isto é, devemos nos manter separados do mundo destruidor, porque DEUS não é destriudor, Ele é Criador.

  1. Terça: Cuidando da criação
A regra do amor, resumo da Lei de DEUS, é amar a DEUS sobre todas as coisas e amar o próximo como a si mesmo. O que essa regra ensina quanto à natureza? Ela ensina que, se formos irresponsáveis no cuidado com a natureza, alguém outro poderá ser prejudicado. E é isso que está acontecendo. Por exemplo, por causa do desmatamento, animais silvestres já não acham mais lugar para viverem, e estão invadindo as cidades. Já acharam tigresas, jacarés, cobras, macacos, aves, etc., em cidades, onde não deveriam estar.
Também o descarte irresponsável de lixo, muito comum no Brasil, entope os bueiros, e numa chuva forte, a água sobe, invade residências e prédios comerciais causando prejuízos e muitas mortes. É notícia diária na televisão brasileira.
E os desastres maiores que acontecem? Lembram da tragédia na cidade de Goiânia, com a cápsula de Césio 137? Inserimos aqui como um péssimo exemplo de quebra dos Dez Mandamentos, de não amar o próximo, quando algumas pessoas não se importaram no cuidado com material radioativo.
“A cidade de Goiânia (GO) foi palco do maior acidente radioativo em área urbana do mundo. No dia 13 de setembro de 1987, os catadores de papel Wagner Mota Pereira e Roberto Santos Alves encontraram um aparelho usado para o tratamento de câncer abandonado nos escombros de uma clínica de radioterapia desativada. O que eles não sabiam é que dentro da peça tinha uma cápsula de césio 137 com 100g de material altamente radioativo. Como a peça era composta de chumbo e metal, os dois ficaram empolgados com o valor que poderiam receber pela venda do equipamento. Eles tentaram quebrá-la ali mesmo, mas não conseguiram. Mas separaram o aparelho em duas partes. Pegaram a parte menor, juntamente com a cápsula de Césio que era acoplada na extremidade da peça, e a transportaram em um carrinho de mão para a casa de Roberto. Eles tentaram abrir a peça à marretadas, mas só conseguiram desobstruir um pequeno orifício, que era vedado por um material menos resistente. Os dois amigos começaram a passar mal e não sabiam o motivo de estarem doentes. Cinco dias depois, eles resolveram vender a peça para o ferro-velho de Devair Ferreira. Dois empregados do ferro-velho conseguiram desmontar a peça e deixaram os pedaços em uma prateleira. À noite, Devair descobriu que a peça tinha um pó que emitia um brilho azul no escuro. Ele ficou fascinado pela descoberta e resolveu mostrar o pó brilhante para a mulher, Maria Gabriela. Daí em diante, a peça e o pó – nada mais do que fragmentos do césio 137 – passou a circular entre os parentes e amigos de Devair, que, hipnotizados pelo brilho azul da morte, não faziam idéia do perigo que o material representava. Uma das pessoas que teve contato com o césio foi a menina Leide das Neves Ferreira, de 6 anos, sobrinha de Devair, que chegou a ingerir . Preocupada com os problemas de saúde que sua família começou apresentar, Maria Gabriela decidiu levar a cápsula do césio para a Vigilância Sanitária. Quando o alarme de contaminação foi dado já era tarde demais. A radiação já tinha se espalhado para centenas de pessoas. A tragédia repercutiu no Brasil e internacionalmente. Nessa época, o mundo ainda se recuperava do desastre causado por um vazamento na usina nuclear de Chernobyl, na antiga União Soviética, ocorrido um ano antes. No início de outubro de 1987, os pacientes mais graves forma transferidos para o Hospital Marcílio Dias, no Rio de Janeiro. Entre eles, estavam Devair, Maria Gabriela e Leide. Maria Gabriela e a sobrinha Leide não resistiram aos efeitos da radioatividade e morreram. Ivo, pai de Leide, também morreu. Devair recebeu alta do hospital e morreu sete anos depois. Os dois empregados do ferro-velho de Devair também morreram. Oficialmente, o acidente com o césio deixou 675 pessoas contaminadas e quatro vítimas fatais. Mas nos últimos 20 anos, 59 pessoas morreram por causa de doenças desenvolvidas a partir da contaminação. Até hoje, existem mais de 170 pedidos de indenização na Justiça e muitas pessoas ainda sofrem com doenças geradas pelo contato com o material” (Fonte: http://universo80.blogspot.com/2007/08/acidente-com-csio-137-em-goinia.html).
E nós, do povo de DEUS, como estamos amando o nosso próximo? Estamos mantendo a sustentabilidade do planeta? Lembre-se, o pouco que um de nós prejudica o planeta não irá destruí-lo, porém, muitos agindo assim, destruirão o planeta. Temos que nos tornar cidadãos do reino em que nada é destruído, mas tudo é preservado por consciências responsáveis de seres santos, que amam a DEUS, amam seu próximo e amam a natureza.

  1. Quarta: Sábado e meio ambiente
O que o sábado tem a ver com o meio ambiente? A Bíblia, temos que ler prestando atenção aos princípios. Muitos já tem perguntado, por exemplo, onde na Bíblia proíbe ir ao cinema. Outros perguntam onde proíbe torcer por algum time de futebol. E outros, onde proíbe tomar cerveja. A Bíblia também não tem a palavra crak, nem cigarro por exemplo. Então ela libera? Atente ao seguinte: a Bíblia é escrita para pessoas sábias mais do que para pessoas inteligentes. E ela não foi escrita para pessoas que querem focar para o “eu”. A essas pessoas ela não tem muito a dizer, senão, advertir. O mesmo ocorre em relação ao mandamento do sábado. Ele é a essência do princípio do amor a DEUS e ao próximo, e também à criação.
A cada sete dias DEUS requer que descansemos. É um descanso especial, não só de dormir. É um descanso de separação do usual e do ganha-pão. Assim como seres humanos necessitam de descanso, a criação toda necessita. E também a terra necessita. Por exemplo, a cada sete dias descansamos, e deixamos a criação em paz. Os animais de trabalho, até eles devem descansar. E entre os israelitas, a cada sete anos a terra não era cultivada: ela descansava, e se recuperava, para manter a produtividade. E a cada conjunto de 7 x 7 anos, no ano seguinte, a terra descansava pelo segundo ano consecutivo. Em outras palavras, no ano 49 ela descansava e no ano 50 também, dois anos seguidos de descanso. Esse era o ano jubileu. Os judeus trabalharam na terra por séculos, e ela sempre dava sua produção. Hoje em dia, trabalham na terra por poucas décadas e a terra está esgotada precisando ser adubada.
O sábado contém o princípio do amor a tudo, a partir de DEUS. Devemos amar a DEUS, o nosso Criador, e devemos amar nossos semelhantes, pois foram criados por DEUS, e também devemos amar a terra e a natureza, porque foram criados por DEUS. O ser humano, por falta de amor, que está praticamente esfriado nesse mundo, está explorando a terra de tal maneira que na verdade ela está sendo devastada e liquidada (ver Rom. 8:22 e Jer. 12:4). Até mesmo os enormes oceanos estão poluídos, e o espaço sideral em torno do planeta. Nada escapa da ganância e do egoísmo dos seres humanos, que querem para si tudo, aqui e agora.
Se somos seguidores de CRISTO, então devemos demonstrar isto cuidando de tudo que o Criador fez, até o último minuto em que vivermos nesse mundo, e não importa se ele vai ser destruído mesmo. Não fomos incumbidos de destruir, mas de cultivar e cuidar.

  1. Quinta: O domínio da humanidade
Era para a humanidade cuidar, preservar, tornar cada vez mais bonito o lugar que DEUS nos deu. O ambiente aqui devia ser bom, atraente, e sempre assim. Não era para haver degeneração.
Pelo simples fato da entrada do pecado, a natureza já foi degenerando. Mas isso não justifica que o homem acelere a devastação. A incoerência do ser humano, com sua inteligência, desenvolvendo cada vez mais avançada tecnologia, é, ao mesmo tempo, devastar. Ou seja, quanto mais conhecimento o ser humano desenvolve, mais ele destroi. Por exemplo, quando inventaram a máquina, também se passou a poluir mais, a escavar mais a terra, e se inventaram máquinas para fazer guerras mais destruidoras. O avião, por exemplo, é algo muito bom, porém, fizeram dos aviões armas destruidoras. Inventaram os mísseis, as armas atômicas, as armas químicas e biológicas. Isso não existia nas guerras antigas. Não é necessário pensar muito para concluir que o ser humano não merece a inteligência que tem, pois ele a volta contra si mesmo, e contra tudo o que consegue alcançar. Porém, nesse contexto, os cristãos, os verdadeiros servos de DEUS, devem viver segundo os princípios bíblicos, dominando a natureza enquanto a preservam.
Alguns poucos resultados de tragédias que ocorreram em 2011, frutos do pecado e do descaso com o meio ambiente. Ocorreram 820 grandes catástrofes que causaram um custo de 435 bilhões de dólares. Com esse dinheiro se poderia construir, por exemplo, 9.400 moradias de bom nível, podendo abrigar em torno de 37 mil pessoas. Na verdade, nesse ano houve 27 mil mortes em catástrofes, que foi um número pequeno contra as 303 mil que ocorreram em 2010. Só no terremoto do Haiti naquele ano morreram 230 mil pessoas. As seguradoras tiveram que indenizar 107 bilhões de dólares, que, como se pode ver, cobre apenas uma parte dos 435 bilhões de dólares de prejuízo. A maior parte não estava segurada. Nessas contas não entram os custos das doenças por causa do clima e da poluição, nem suas correspondentes mortes. São números grandes, que aumentam ao longo dos anos.
Era para o ser humano dominar a natureza, não destruí-la. Mas com a presença do pecado, o homem tornou-se uma ameaça a si mesmo, e a tudo o que pode afetar. Nós, os verdadeiros cristãos, os que querem de fato viver eternamente na Nova Terra perfeita, aqui já nos estaremos qualificando para viver lá, sendo cuidadosos com o meio ambiente.

  1. Aplicação do estudo Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
Tudo o que existe foi feito para servir. Antes do pecado não havia sequer um ser, uma criatura, que exigisse algo dos outros, só havia servos. Foi com a entrada do pecado que se iniciou o sistema de dominar pela força com proveito próprio e egoísta.
Em sociedades onde todos estão dispostos somente a servir, e jamais em impor, portanto uma sociedade de criaturas humildes, não centradas em si, nem egoístas e gananciosas, ali tudo funciona com perfeição. É assim que funciona o governo de DEUS. A partir do próprio DEUS, todos servem. Os anjos servem a DEUS com prazer, e Ele nada impõe; a Sua vontade é uma delícia ser obedecida. DEUS não é um ditador que Se impõe às Suas criaturas. Os seres humanos tem livre arbítrio, e podem fazer o que desejarem. E farão tudo certo se seguirem o princípio do amor. Ao mesmo tempo, como seres inteligentes, devem assumir as consequências dos atos de desobediência a uma lei que, em resumo, requer que nos amemos uns aos outros. Veja bem, nesse reino tudo é coerente, tanto a lei quanto o estilo de vida. A lei é o princípio de como servir, pois amar uns aos outros é a regra de servirmo-nos mutuamente, fazendo sempre o bem. Essa é a atitude dos verdadeiros cristãos em todos os momentos, seja para com o próximo, seja para com o meio ambiente.
Agora vamos imaginar outra coisa. Tente explicar como poderia surgir um conflito entre seres humanos se todos estivessem somente dispostos a servir, nunca a explorar. Tente imaginar como seria a natureza numa situação assim. Tente também imaginar como seria a sociedade, as cidades, o campo, as plantações, os rios, o ar, etc., se todos somente servissem, se ninguém tivesse desejos de levar vantagem. Como numa sociedade assim surgiria conflito, guerra ou destruição? O que precisaria para que ocorressem problemas?
Não é difícil entender que em um ambiente assim jamais surgiriam problemas, de nenhum tipo. Essa seria uma sociedade perfeita, porque nela se seguiria o princípio do amor da lei de DEUS. Essa é a sociedade celeste, para onde iremos. Portanto, ensaiemos ser assim hoje, aqui mesmo, para que tenhamos o caráter dos habitantes que ali já vivem. Tenhamos o caráter do próprio DEUS que, de Seu caráter, tirou o princípio de tudo o que Ele faz e de como tudo funciona para ser eterno e bom.
Que vontade incontida tenho eu de sair daqui e ir para lá com minha família e amigos!

escrito entre  18 e 24/01/2012
revisado em 25/01/2012
corrigido por Jair Bezerra


A partir desse trimestre estamos também fazendo comentários da Lição da Escola Sabatina em vídeo, voltados para pessoas de todas as igrejas e religiões. Acesse o comentário clicando aqui.
Quem deseja ouvir em MP3, clique aqui.
Ouça também um interessante sermão sobre Adoração na iminência do fim
Talvez necessite segurar control mais um clike sobre o link.

Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos. Entende que há servos sinceros e fiéis de DEUS em todas as igrejas que no final dos tempos se reunirão em um só povo e serão salvos por JESUS em Sua segunda vinda a este mundo.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails