domingo, 22 de agosto de 2010

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 09 - 3º Trim. 2010

Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Terceiro Trimestre de 2010
Tema geral do trimestre: A Redenção em Romanos
Estudo nº 09    Liberdade em CRISTO
Semana de   21 a 28 de agosto
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar:Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em CRISTO JESUS, que não andam segundo a carne, mas segundo o ESPÍRITO” (Rom. 8:1, RC).

Introdução de sábado à tarde
Vamos ilustrar a lição de hoje de uma maneira diferente. Suponha que você tenha cometido uma infração de alguma lei do país. Por exemplo: tenha assaltado um banco e levado algum dinheiro (desculpe a ilustração...). Foi preso e condenado. Vai pegar uma pena de 40 anos (como dizem, vai mofar na cadeia).
Mas, num dia desses, você encontra na cadeia um livro. Que livro é esse? É a constituição de seu país. Ali estão os preceitos legais gerais da nação. Também encontra o código civil, com as leis relacionadas ao cidadão, que você deveria ter seguido. Você lê esses textos, e fica pensando: ah, como seria bom se tivesse obedecido antes! Agora está aí na cadeia, e faltam décadas para sair. Fica imaginando: como é bom ser um cidadão obediente a essas leis, pois assim, está protegido por elas. Mas agora, essas mesmas leis que o protegeriam, o estão condenando. Imagina mais: como são felizes os livres, lá fora, que obedecem as leis. Ao você refletir se arrepende do que fez. Como gostaria fazer o tempo retornar, e viver outra vez aqueles dias, mas de modo diferente. Não teria sido assaltante.
Um dia desses, todo arrependido, vem um senhor lhe visitar. Contaram a ele que você está de todo arrependido. Ele é um homem exemplar, a pessoa mais correta da nação. Por ser assim tão correto, o elegeram presidente da nação (não confundir com propaganda política, não existe tal pessoa, a não ser se fosse JESUS). E ele está querendo transformar a nação em pessoas de primeira linha, pessoas honestas, corretas, trabalhadoras, que estejam empenhadas na construção e desenvolvimento de uma grande nação. Ele tem um plano audacioso: transformar as mentes dos presos em pessoas obedientes às leis. O presidente, homem honesto e confiável acima de tudo, está propondo a todos os presos que queiram se tornar em pessoas boas, uma oportunidade única. Eles saem da prisão, e vão para uma escola especial para aprenderem a viver corretamente, a terem uma profissão, e a tentarem nova vida. Ele quer qualificar todos para que sejam capazes de vencer na vida honestamente.
Mas essa proposta é realmente séria. Para que haja credibilidade, e para que os presos sejam soltos, ele mesmo, o presidente, com suas qualificações acima de qualquer suspeita, com seu currículo exemplar, ele mesmo vai ficar preso conforme o preso condenado por mais tempo. Ele estará substituindo os presos. Fez essa proposta ao congresso, que aceitou. É assim que ele quer reformar a nação.
E então, você aceitaria essa oferta?
Pois bem, JESUS fez mais. Ele não só oferece o perdão, e uma nova vida, mas oferece a vida eterna! É muito mais. Ninguém pode deixar de aproveitar essa oportunidade, pois JESUS não é o presidente, é o Rei do Universo.

  1. Primeiro dia: Liberdade da condenação
O ponto de estudo de hoje não é simples de entender por parte de muitos. Existe na mente de muitas pessoas algo como: CRISTO salvou, está salvo para sempre. E não é assim. Outros pensam, ou já pensaram, que uma vez sendo salvo, não é mais pecador. Outros, que seus pecados já estão perdoados por antecipação. Mas aqui estudaremos a realidade da salvação. Ela não é fácil de entender, não porque seja complicada, mas porque os seres humanos criaram tantas versões falsas que a verdade sobre esse tema é vista apenas como mais uma versão.
Vamos ao verso de hoje. Ele diz: “portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em CRISTO JESUS, que não andam segundo a carne, mas segundo o ESPÍRITO” (Rom. 8:1, RC).
Esse verso afirma três coisas interligadas:
1ª) Que não há nenhuma condenação;
2ª) Para quem não há condenação? Para os que estão em CRISTO JESUS.
3ª) o que quer dizer estar em CRISTO JESUS? Quer dizer, não andar mais segundo a carne, mas segundo as orientações do ESPIRITO SANTO.
Resumindo: não há condenação para os que seguem a CRISTO, portanto, esses não são adeptos do pecado. Eles estão em luta contra o pecado. Isso quer dizer que, quando eles caem em pecado, sem se demorarem, eles se arrependem e assim são outra vez perdoados, portanto, estão livres de condenação. Eles querem obedecer às Leis do Governo de DEUS.
Viver em CRISTO (Rom. 8:2), afinal o que vem a ser? Paulo explica: “a lei do Espírito da vida em CRISTO JESUS te livrou da lei do pecado e da morte.” O que vem a ser “lei do Espírito da vida em CRISTO”? É o amor da Lei de DEUS, que nos liga a CRISTO, e nos faz desejar o Seu plano de salvação para a nossa vida. O centro da lei da vida é o amor, sempre foi. O amor tem a ver com vida eterna. O amor é fruto da obediência ao amor, que é DEUS.
E o que vem a ser a “lei do pecado e da morte”? É a lei do ódio, que separa de DEUS e nos põe em animosidade uns contra os outros, pensando muito mais no “eu” que no “nós”. O ódio é explorador, e não se importa com os outros, sendo conveniente, até mata os outros. Essa é uma lei que, para ter acesso aos corações, precisa enganar e dominar. Seres inteligentes não aceitariam essa lei sem serem enganados. E o ódio é o fruto do pecado, que vem de satanás.
Resumindo o estudo de hoje: para se estar liberto da condenação se deve ter todos os pecados perdoados. E se pecarmos outra vez, é urgente o arrependimento. Assim se está sempre salvo, até que JESUS volte e nos transforme para sermos perfeitos.

  1. Segunda: O que a lei não pode fazer
A lei é santa, justa e boa, mas ela não salva. Qual a razão dela não salvar?
Lei nenhuma pode fazer isso. Nem a de DEUS, nem as leis dos homens. Vamos supor o seguinte. Imagine uma lei que condena a multas e prisão quem sonega impostos. Mas, imagine que no mesmo texto da lei haja um artigo que diz assim: “Em havendo arrependimento, demonstrado pelo infrator, seja ele liberto da condenação.” O que acha de tal lei? É o mesmo que não haver multa, nem lei e nem condenação! É ou não é assim? Por isso, leis sempre têm duas funções: orientar pelo caminho certo, e caso haja transgressão, punir. E não pode ser diferente. Assim a Lei de DEUS não pode salvar, ela tem que orientar, e se transgredida, tem que condenar.
Por isso Paulo escreveu em Romanos 8:3 que era impossível à lei salvar o pecador. Ou ela condena, ou o Reino de DEUS estaria num estado de impunidade, e seria um governo fraco, sem ordem, nem garantia alguma de liberdade sem riscos. Aliás, por termos leis que não são devidamente obedecidas é que o mundo está entrando em uma situação de violência. O nosso sistema judiciário não é capaz de comprovar todos os crimes, e sobram muitos delinquentes que não são condenados. E os que são condenados, mais tarde são libertos, mas não mudaram sua atitude. Na Lei de DEUS não é assim: ou o indivíduo é totalmente transformado (a partir do perdão) para ser libertado da morte eterna, ou vai ter que morrer para sempre, deixando de ser uma ameaça ao Universo.
E por que Paulo disse que a lei estava enferma pela carne? Veja bem que lei é essa. A Lei de DEUS é o princípio do amor. Por ela, se a obedecermos, podemos viver eternamente, e com felicidade total. Ela coloca em nosso caráter o princípio pelo qual nos amamos uns aos outros. O objetivo da Lei de DEUS não é impor restrições, mas oferecer liberdade total no contexto do amor, onde todos se amam e desejam servir uns aos outros. Só pode haver liberdade total num contexto assim, pois só nele as pessoas jamais buscam o mal do outro. É um contexto onde DEUS nos ama, nós amamos a DEUS, e nos amamos mutuamente. O controle de fazer o bem se encontra em nosso íntimo. Temos liberdade total porque em pessoas assim não ocorre a mínima idéia de algo que seja prejudicial a quem quer que seja. Sendo assim, a liberdade total é possível, pois somos livres para fazer todo bem que imaginamos, e não temos vontade alguma de fazer mal. Isso que é liberdade. Aliás, a Lei de DEUS também é chamada “Lei da liberdade” (Tia. 1:25 e 2:12), e por esse motivo.
Ela ficou enferma porque já não podia mais orientar o ser humano em uma vida correta e feliz. Ela não podia mais recuperar o homem, mas só podia condená-lo. Enquanto a Lei antes do pecado protegia o homem, e lhe servia de orientação para a felicidade e a vida, agora, pelo contrário, tinha que condená-lo e nada poderia fazer em seu favor. A Lei se tornou impotente para favorecer o homem. Mas o que ela não podia fazer, JESUS fez.

  1. Terça: A carne contra o ESPÍRITO
Esse estudo de hoje é vital para a nossa salvação. Precisamos entender o assunto e pô-lo em prática.
Em Romanos 8:5 e 6, (é bom reler) Paulo refere-se às duas posições que podemos tomar, em termos da salvação. Podemos seguir as inclinações da carne ou as orientações do ESPÍRITO. Vamos entender o significado das duas posições.
As inclinações da carne é seguir os hábitos que formamos, que se originam do mundo, e que não estão em harmonia com o Reino de DEUS. Esses hábitos dominam a pessoa, porque eles se tornaram desejáveis. Formou-se dependência deles, e a pessoa, mesmo que saiba ser tal hábito nocivo para a sua vida espiritual e física, gosta dele, depende dele, e pensa assim: não é tão problemático, ou, mais tarde me livro disso. Vamos a um exemplo. As leituras de livros do Harry Potter. É um bruxo. Todo enredo dos livros com esse personagem e os respectivos filmes são satânicos. Mas há pessoas, em nosso meio adventista, e não poucas, que não ficam sem esse material. Alguns dizem assim: “examinai tudo, e retende o bem”. Então examinam essa literatura e seus filmes, e sempre encontram algo positivo. E é verdade, assim como uma comida envenenada, mais de 99% é comida boa, e menos de 1% é veneno. Ao comer, num prato, vá separando o veneno do alimento, e coma sem medo. Acha que consegue? Esse é um dos muitos exemplos de como hábitos se tornam impregnados em nossos neurônios, e nos comandam e controlam. Esse poder está em nosso corpo, ou, em nossa carne, em nosso íntimo. Ali nos controla, e nós nos tornamos dependentes dele. Por trás dele está satanás e todos os seus agentes.
E o que quer dizer “mas os que se inclinam para o ESPÍRITO, [cogitam] das coisas do ESPÍRITO”? Inclinar-se aqui significa estar no mundo, ser pecador, mas estar em busca de algo diferente. Inclinar-se é como querer sair de algum lugar, ou de algum hábito, buscando outro. Os outros hábitos que busca quem se inclina para o ESPÍRITO são aqueles que DEUS lhe oferece. Vamos a um exemplo. Algumas, ou muitas pessoas que apreciam Harry Potter, podem, pela pregação, ou por alguma leitura, descobrir os perigos em que andam, e terem o desejo de mudança. Isso já é uma inclinação. Então eles buscam socorro, seja orando, seja falando com alguém que os possa ajudar. Nisso, lá pelas tantas, eles se entregam a JESUS CRISTO, a decisão mais importante da vida de qualquer pessoa nesse planeta. Aí se inicia um processo de mudança de gostos, e deixam de ter desejos por esse bruxo declarado para se interessarem por leituras da Bíblia e ou do Espírito de Profecia. Trata-se de uma mudança radical de gostos: o que gostavam antes, agora detestam, e o que detestavam antes, agora apreciam. Agora eles cogitam das coisas do ESPÍRITO, ou seja, pensam, raciocinam, se envolvem, falam, planejam, agem de acordo com o que DEUS deseja deles.
Aí vem a complementação de Paulo, ao dizer: “O pendor da carne é inimizade contra DEUS, não está sujeito à Lei de DEUS, nem mesmo pode estar.” O que significa isso? Há aqui ao menos duas possibilidades de entendimento da palavra inimizade. Há a inimizade involuntária, que se forma em pessoas superficiais, que erram por falta de conhecimento. Elas também não estão preocupadas em buscar conhecimento, e assim vão vivendo, nem se dando conta do risco de perda da vida eterna. A sua posição, muitas vezes sem querer, é de inimizade contra DEUS.
A outra possibilidade é de inimizade aberta, provocativa, proposital contra DEUS. Esse daí sabe que está contra DEUS, e quer isso mesmo. Ele rejeita conscientemente a palavra de DEUS, e se coloca em oposição a DEUS.
Tanto um como o outro, não estão sujeitos à Lei de DEUS, e nem mesmo podem estar. Aqui Paulo está dizendo que esses não obedecem a lei, antes, de alguma forma a transgridem. Portanto, eles estão posicionados, culposamente ou dolosamente, contra DEUS. Estar sujeito, aqui, significa ser obediente. Pessoas assim não querem obedecer à Lei de DEUS, que é santa, justa e boa, e eles são deliberadamente pecadores.
Agora, para finalizar, o que Paulo estava querendo com essas palavras? Isso que ele estava querendo era para os judeus, mas também para nós. Ele estava dizendo: vocês sempre obedeceram a lei, todas as leis, com mais ou com menos fervor. Mas vocês viviam uma vida meramente formal, centrados em vocês mesmos. Vocês obedeciam à lei, mas não amavam a DEUS nem se amavam mutuamente. Tornaram-se legalistas pela letra, mas não pelo espírito da letra, não pelo seu propósito. Portanto, ainda falta um ponto aqui: vocês precisam aceitar a CRISTO na vida, para serem transformados. Isso precisavam os judeus e também os gentios. Todos precisam e nós também.
Os judeus se achavam salvos porque tinham a lei (a Torá). Muitos de nós adventistas nos achamos salvos porque temos a Bíblia toda, e o Espírito de Profecia. Muitos pensam assim. Mas falta alguma coisa para esses muitos: ler a Bíblia e o Espírito de Profecia, e encontrar ali a JESUS CRISTO, e aceitá-lo em sua vida, dispondo-se a serem transformados por Ele. A situação é idêntica à dos judeus, porém, mais sutil. Muitos de nós não aceitam, por exemplo, flagrante e declaradamente o Espírito de Profecia, porque ali exige coisas que não desejam largar. Outros não aceitam o Espírito de Profecia veladamente, ou seja, não seguem algumas recomendações que nele aparecem. Outros até leem a Bíblia, mas nos pontos em que porventura possa encontrar necessidade de mudança de vida, a leitura é superficial. Tanto um como o outro, por efeito, recusam a CRISTO, e muitas vezes sem o perceber. Pode dar-se conta da situação quando as pragas já estiverem caindo.
Irmãos e amigos, isto aqui na Terra é uma guerra, e nós estamos envolvidos. Não nos enganemos que com um cristianismo superficial, que sem entrega e sem comunhão com nosso Salvador iremos alcançar a vida eterna. É fácil se salvar como também é fácil se perder.

  1. Quarta: O ESPÍRITO em nós
O ESPÍRITO SANTO tem uma função que só quem é igual a DEUS pode executar. Ele ficou responsável por guiar os servos de DEUS pelo caminho da obediência, depois que se entregaram a JESUS. Ele também é o responsável por acordar as pessoas para a realidade da vida. Também Ele deve fortalecer e dar poder aos que pregam e ensinam a verdade. Cabe a Ele dar as palavras aos que se veem em situação de contestação à sua fé. Ele deve, ainda, ajudar as pessoas nas suas experiências de santificação. Em quantas pessoas Ele deve atuar? O número limite deve estar em torno de quase 7 bilhões de pessoas. Ele precisa agir junto das pessoas, estar com as pessoas, ou nas pessoas (suas mentes), não se sabe em quantas, mas são milhares, ou milhões, talvez bilhões, não sequencialmente, uma após a outra, como numa fila, mas ao mesmo tempo. Portanto, Ele deve ser onipresente, atributo exclusivo de DEUS. Se Ele tivesse que agir em duas pessoas ao mesmo tempo, já esse atributo seria necessário. E se Ele não for DEUS, como muito se fala, então estamos perdidos, pois na hora da necessidade ao que Ele ficou responsável, teríamos que aguardar espaço em Sua agenda de compromissos. Para entender a lição de hoje, entender o ESPÍRITO SANTO como DEUS, uma pessoa da Trindade, é importante ter esse pressuposto em mente.
Paulo hoje posiciona os seres humanos em duas categorias: ou está com JESUS, ou é contra JESUS. Mas não há lugar para os neutros? Há sim. Multidões de pessoas, em sua mente, simplesmente podem desconsiderar essas questões relativas a salvação, e se manterem neutras. E agora vem o susto: quem decidir ficar neutro, tomou posição ao lado de satanás, e está contra JESUS. Na realidade, estar contra JESUS é estar também contra si mesmo. Veja como funciona isto: só se salva quem está com JESUS; isso é pressuposto. Ora, manter-se neutro é estar desligado de JESUS, porque não ligar-se a Ele é uma decisão de permanecer na condição de pecador, que por sua vez, leva à perdição. Simples assim!
Então, ou o ESPÍRITO SANTO habita em nós, ou é satanás quem nos controla a vida. Se for o ESPÍRITO a nos controlar, então estaremos sendo vivificados, isso quer dizer, sendo santificados. Ter os pecados perdoados é o mesmo que ser vivificado, pois com perdão não se tem pecado para pagar o seu preço, isto é, um dia receber a vida eterna.
Mas agora vem uma questão importante. No contexto bíblico, o que afinal significa esse controle de nossa vida por parte do ESPÍRITO SANTO?
Anote aí, tanto satanás quanto o ESPÍRITO SANTO querem controlar nossa vida. Mas é muito importante saber que o controle de um é bem diferente do controle de outro. O controle de satanás é dominação, imposição, por meio de sofismas enganadores, em que a pessoa gosta das atrações do presente, mas nem faz idéia da tragédia futura que lhe aguarda. O controle de satanás na realidade é comandar a vida das pessoas. Já o controle do ESPÍRITO SANTO é bem outra coisa. Como ele é?
Vamos a uma exemplificação. Imagine um automóvel, e você o motorista. Você tem à sua disposição comandos e controles, certo? Os principais comandos são: direção, freio, caixa de câmbio, buzina, pisca alerta, etc. Já os controles são: velocímetro, temperatura do motor, carga da bateria, quantidade de combustível no tanque, espelhos, etc.
Ora, com base nos controles, você, motorista, conforme a sua vontade, comanda o carro, e ele obedece, pois é uma máquina. Por exemplo, olhando no velocímetro, que é um dispositivo de controle, você decide pisar no freio ou decide acelerar. O carro obedece pois não tem livre-arbítrio. Então, quando se diz que num acidente o motorista perdeu o controle, isso não é verdade. Os controles estavam lá, ele perdeu o comando do carro, ou se atrapalhou no comando.
Trazendo isso para a nossa vida, é o seguinte: Nós somos o carro, e o motorista é o ESPÍRITO SANTO. Mas nós, aqui, temos livre arbítrio, portanto, ele só nos controla, mas nós executamos os comandos em nossa vida. Ele jamais nos comandará, embora satanás o busque fazer. Nenhum ser celeste viola a liberdade de outro ser, nem DEUS, nem os anjos jamais. O ESPÍRITO SANTO nos alerta (controle) de que no lugar onde estamos é espiritualmente perigoso. Por exemplo, quando estudava em Porto Alegre, viajava para aquela cidade de ônibus, e chegava de madrugada, e para ir até ao local onde morava, tinha de passar por uma região de prostituição. Esse é um local perigoso, e cada vez o ESPÍRITO SANTO me lembrava (controle) disso. Ele estava no controle, me informando da situação presente. E, da minha parte, cabia executar o comando. Em primeiro lugar, passar ali orando, isto é, em íntima comunhão com DEUS, para ser protegido. Mas não só isso. Também cabia me manter sóbrio e não ser curioso e olhar para os verdadeiros atentados ao pudor, nem dar atenção, nem dar a entender que poderia querer alguma coisa com esse mundo. Também devia caminhar apressado, para não haver demora em passar. Assim é que funciona o controle por parte do ESPIRITO SANTO. Ele nos dá os sinais para que saibamos os perigos e não nos desviemos para a esquerda ou para a direita do caminho correto e seguro. Mas sendo satanás, ele pouco se interessa pelo controle, ele deseja o comando de nossa vida. Você pode identificar, em sua vida, milhares de situações em que o ESPÍRITO SANTO exerce a função de controle, e a você cabe exercer o comando dos atos.
Portanto, o ESPÍRITO SANTO está na posição do sistema de alerta, de orientação, de ensinamento. E nós devemos tomar as decisões racionais. É assim que o ESPÍRITO SANTO habita em nosso coração, isto é, em nossa mente.
E como termina o estudo de hoje? Termina com o seguinte aprendizado, como iniciou: Há duas posições, uma com JESUS, outra contra Ele. Estar com JESUS é ter o ESPÍRITO SANTO em nossa vida exercendo o controle dela. Isso nos facilita, e muito, o comando da nossa vida, e se tivermos problemas nesse comando, Ele nos pode dar forças. É muito fácil viver assim, tendo um infalível dentro de nós, fazendo a função de bússola. Mas isso não quer dizer que já somos perfeitos. Vamos então identificar, em outras palavras da lição, esses dois grupos. O grupo dos santos descrevemos como servos de DEUS, e o dos ímpios como servos do pecado. Pergunta: os servos de DEUS não pecam mais? Pecam sim! Mas aqui é que está a gigantesca diferença: os servos do pecado vivem para pecar. Os servos de DEUS não vivem para pecar. Se estes pecam, se arrependem, sentem-se mal, ficam tristes, às vezes perdem o apetite, e passam maus bocados enquanto não pedirem perdão e recolocarem sua vida em dia (em paz) com DEUS. Eles não vivem mais PARA o pecado, mas eles podem ainda CAIR em pecado. E isso acontecendo, o que mais desejam é LEVANTAREM-SE outra vez.
Quando a Bíblia fala que DEUS quer dirigir a nossa vida, refere-se ao controle, pois Ele nos dá plena liberdade de escolha. E mais: Ele, pelo ESPÍRITO SANTO, quer nos ensinar a tomarmos as decisões certas por meio do conhecimento, e prestando atenção ao que o ESPÍRITO nos informa, dizendo: vá por esse caminho e não por aquele, dobre à direita, vá em frente, entre pela porta estreita, evite a porta larga e o caminho amplo, suba e não desça, faça isso e não aquilo, e assim por diante. E Ele ainda nos quer dar poder para que nós mesmos comandemos a nossa vida com base nas Suas orientações. Mas não esqueçam: no Reino de DEUS as decisões sempre serão nossas.
Já os servos do pecado, como Paulo escreve, esses gostam do pecado, vivem para pecar, não querem o arrependimento, e nem tem interesse em alguma mudança em sua vida.
É escolher quem controla ou comanda a nossa vida. Se estivermos entregues a JESUS, Ele já garantiu que nos envia o ESPÍRTO SANTO para nos controlar; mas se ficarmos neutros, ou se conscientemente ficarmos com satanás, este aí tirará o comando de nossas mãos, e ele mesmo nos comandará. Aí já não seremos mais livres como com JESUS.

  1. Quinta: Adoção contra escravidão
Mais uma vez a lição entra no assunto do conflito entre o bem e o mal. E isso é importante. Precisamos saber bem, afinal, estamos nos últimos dias, e neles ocorrerá a batalha mais cruel de todos os tempos, chamada Armagedom.
Hoje o estudo é sobre Rom. 8:15 a 17. Até transcrevemos aqui. “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai [“Abba, Pai” é “Pai, Pai” em duas línguas diferentes]. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.  Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com Ele sofremos, também com Ele seremos glorificados.”
Quando Paulo usa a expressão “espírito de escravidão” a palavra espírito está no genérico, como sensação, ou “"reconhecimento de escravidão", "sensação de servidão", "espírito servil". Compare-se com o "espírito de ciúmes" (Núm. 5: 14, 30), "espírito angustiado" (ISA. 61: 3), "espírito de enfermidade" (Luc. 13: 11), "espírito de covardia" (2 Tim. 1: 7), "espírito de engano" (1 João 4: 6)” (Comentário Adventista). Ele está usando a palavra espírito como se usa em psicologia. É assim que nos sentimos quando a consciência pesa, quando não vemos futuro certo, quando nos sentimos ameaçados, inseguros, sem esperança. Não é esse espírito que DEUS nos quer dar. Ele quer que nos sintamos livres, sem temor, confiantes no futuro.
Portanto, Ele nos adota como filhos e filhas (Isa. 56:5). Não somos, com Ele, mais escravos da consciência, das circunstâncias, dos poderes ocultos, dos inimigos, dos nossos próprios pensamentos e atos. Agora, como adotados pelo Rei do Universo, podemos nos sentir seguros, em paz, tranquilos quanto ao futuro.
Antes, tínhamos que servir como escravos. Vamos utilizar também a ilustração da lição. Como trabalha e se sente um escravo? Ele trabalha forçado e se sente desamparado. Como será com ele quando envelhecer? Tanto gostaria de ter uma família, esposa e filhos, mas isso é mais complicação que alegria. E o futuro? Mal sabe o que será no dia de hoje. Assim é o escravo.
E o servo de DEUS? Bem, esse trabalha como voluntário. DEUS não paga salário fixo. Ele abençoa! Isso é diferente, e bem superior a uma remuneração fixa. Nós seremos mais ou menos bem sucedidos, também, conforme nossos esforços e dedicação. Temos um exemplo para ilustrar. Conhecemos um pintor aqui em Ijuí. Pintores não enriquecem, certo? Esse também não, mas ele anda por aí de carro novo. Não é de luxo, mas é novo. E tem tudo o que precisa dentro de casa, e é um pintor. Mas que pintor é ele? É dos melhores! Eis aí a diferença. Ele, pela sua dedicação, transforma as bênçãos de DEUS em valores mais altos que aquele que, também sendo abençoado, por não ser um profissional muito caprichoso.
Com DEUS somos servos livres, temos nosso âmbito de ação e decisão. DEUS não nos força a nada. Ele simplesmente está sempre ao nosso lado, à disposição. O que nos falta é termos com Ele mais comunhão e trabalho conjunto. Veja que texto iluminado de EGW sobre esse ponto: “Quando tomamos em nossas mãos o manejo das coisas com que temos de lidar, e confiamos em nossa própria sabedoria quanto ao êxito, chamamos sobre nós um fardo que Deus não nos deu, e estamos a levá-lo sem Sua ajuda. Estamos tomando sobre nós mesmos a responsabilidade que pertence a Deus, pondo-nos, na verdade, assim, em Seu lugar. Podemos bem ter ansiedade e antecipar perigos e perdas; pois isto é certo sobrevir-nos. Mas quando deveras acreditamos que Deus nos ama, e nos quer fazer bem, cessamos de afligir-nos a respeito do futuro. Confiaremos em Deus assim como uma criança confia em um amoroso pai. Então desaparecerão nossas turbações e tormentos; pois nossa vontade fundir-se-á com a vontade de Deus. (O maior discurso de CRISTO, 100 e 101). Portanto, se somos filhos e filhas de DEUS, por adoção, confiemos nEle, que é nosso Pai. E que Pai!
E como sabemos que de fato somos adotados por DEUS? Romanos 8:17 diz que o ESPÍRITO SANTO é que nos passa essa segurança. Na prática isso funciona assim: no dia a dia sentimos uma paz interior, uma segurança de que estamos no caminho certo, recebemos conselhos para correções, vindos pela consciência ou por outras pessoas, e temos certeza de que estamos sendo transformados, pois estamos abandonando as coisas do mundo e nos apegando cada vez mais às coisas de DEUS.

  1. Aplicação do estudo Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado
O ser humano é imediatista. Isto vale para quase todos. Pesquisas científicas demonstram que as pessoas capazes de esperar são mais inteligentes, as imediatistas são menos inteligentes. Sendo assim, aqueles cristãos que sabem esperar até que JESUS volte, para só depois terem uma vida muito boa, são, portanto, mais inteligentes. São capazes de fazer hoje escolhas que repercutirão para a eternidade, e isso é mais que inteligência, é sabedoria.
Aqui na Terra nem JESUS nem DEUS prometem vida boa. Eles garantiram amparo para vencermos, mas na Bíblia está bem claro que passaremos por aflições. E tem mais: em certas épocas as aflições serão bem maiores que noutras, e para uns mais, para outros menos. Na vida em tempos de guerra, num mundo onde há pecado, onde satanás age, que não se espere justiça e que as aflições serão em igual intensidade para todos. Fato é que a maior injustiça aconteceu exatamente com o ser humano mais honesto e justo da Terra: JESUS CRISTO. Ele foi preso sem mandado judicial de prisão, estava em julgamento sem que ainda houvesse alguma acusação, e foi condenado pelo que aqueles que O condenaram, fizeram, e as demais pessoas também. Voltou-se contra Ele a fúria das pessoas, que outra coisa dEle não obtiveram senão curas, alimento e bons conselhos, inclusive o dom da vida eterna. Isso sim que é injustiça!
A lógica da salvação é esta: não somos nós que conquistamos as nossas vitórias, foi JESUS que a conquistou. Essa é uma questão da justiça perfeita. A Lei de DEUS não poderia nem pode ser desprezada na execução da justiça. JESUS CRISTO, o Perfeito, tornou-se humano com possibilidade de errar. JESUS foi gerado pelo ESPÍRITO SANTO em Maria; era não pecador, a diferença quanto a nós outros. No mais, Ele era igual a nós: podia ficar doente, cansava, estava sujeito às nossas fraquezas emocionais, era sujeito às tentações, precisava resisti-las como nós também precisamos, sentia fome e sede, e se não fosse morto de outra forma, morreria de velho. Ele era um ser humano como qualquer outro, menos pecador, pois esse atributo não herdou de seus pais carnais, uma vez que foi gerado por outros meios. Portanto, o risco do plano da salvação, para JESUS, era altíssimo.
Mas veja só, que enorme expectativa havia por parte de satanás quando JESUS foi morto. Se JESUS ressuscitasse, e fosse aceito pelo justo Senhor DEUS, ele, satanás, estaria perdido para sempre, teria perdido a batalha. E assim foi. Com que tremor e angústia ele e seus anjos estavam aguardando os fatos naquela madrugada de domingo. JESUS ressuscitaria ou não? Desde então, com a ressurreição, e a vitória sobre o pecado e sobre a morte, a extrapolada fúria do inimigo se volta contra os seguidores de JESUS. E o que mais ele poderia fazer? JESUS agora está fora de seu alcance, mas ai de nós, os que seguem o Salvador. Portanto, aqui neste mundo acontece uma guerra terrível, cheia de lances de injustiça, o que bem caracteriza a nossa sociedade.
Mas por outro lado, que explosão de júbilo deve ter havido no Céu (leia sobre isso em Apoc. 4 e 5), quando JESUS entrou, vitorioso diante do Trono, e foi recebido pelo Pai, e assentou-se no lugar do meio desse Trono, à direita do Pai (ver Apoc. 5:6 e 7). Como aquelas criaturas, e o Universo todo, O aclamaram (Apoc. 5:13)! Então, imagine como será a aclamação, quando Ele retornar ao Céu da Sua segunda vinda, com os resgatados, e chegando lá, vitorioso com aqueles que aceitaram a Sua vitória, somente pela fé! Eu e minha casa queremos estar lá para ver, e para viver.

escrito entre: 14/07 a 20/07/2010 
revisado em  21/07/2010
corrigido por Jair Bezerra


Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails