domingo, 14 de março de 2010

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 12

Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Primeiro Trimestre de 2010
Tema geral do trimestre:  O Fruto do ESPÍRITO
Estudo nº 12   O fruto do Espírito é: Verdade
Semana de      13 a 20/03/2010
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil

“...eles não são do mundo como também Eu não Sou” (João, 17:14)

Verso para memorizar:Buscar-Me-eis e Me achareis quando Me buscardes de todo o vosso coração” Jer. 29:13)

  1. Introd.Bem aventurado o homem que ... se guarda de profanar o sábado” (Isa. 56:2)
Amigo ou amiga, que está lendo, já notou pessoas que estão na igreja há 10, 30, 60 anos, ou mais, e sempre continuam as mesmas? Mantém ao longo dos anos os mesmos modos errados de viver, e algumas coisas certas que fazem não foram reforçadas. Há muitos assim. E qual a razão? São pessoas que nunca buscaram a JESUS de todo o seu coração.
E como se busca a JESUS de todo o coração? Precisamos entender isso, e é bem simples. De todo o coração está associado ao entendimento e a força. Se trata de um desejo tão intenso de ser tal como JESUS é, que a pessoa não consegue ficar um dia sem envolver-se com algo que se relacione a Ele. É uma atração forte a JESUS. A pessoa quer mudar a sua vida, para isso quer saber o que deve mudar. Alguém assim busca a JESUS ansiosamente como um namorado quer ver sua amada, ou vice versa.
E o que é a verdade, nosso assunto dessa semana? A verdade é JESUS, e teremos a verdade se O buscarmos de todo o coração. Isso estudaremos amanhã.
Por enquanto é bom sabermos algo sobre conceituação de verdade. Há várias categorias de verdade. Esse é um assunto muito tratado pela filosofia, há milênios os filósofos discutem sobre a verdade, e nunca chegam a alguma definição definitiva. Mas como não se consegue saber objetivamente o que é a verdade? Se for assim, então, ou a verdade não existe, ou as pessoas não estão investigando na seara correta.
Uma das classificações é: verdade absoluta e verdade relativa. Por verdade relativa, parece que aceita pela maioria dos intelectuais, se diz que algo verdadeiro hoje amanhã pode não ser. Esses dizem que não existe a verdade absoluta, só a relativa. Eu posso hoje afirmar algo como verdadeiro, porém, mais adiante, vejo que não era verdadeiro. Isso hoje para mim era verdade. E para quem ouviu, pode ter sido entendido como verdadeiro ou não.
Já a verdade absoluta parte do pressuposto de que existem leis imutáveis, que existem os absolutos. É o caso da força gravitacional, ela é sempre a mesma. As leis da física são absolutas. A matemática também é exata, como por exemplo, 2 + 2 = 4. É sempre esse valor.
Tente imaginar o Universo sem os absolutos. Seria o caos, pois, o que num determinado tempo fosse de um jeito, mais tarde mudaria, e assim sempre. Não é nem possível imaginar no que algo assim poderia resultar, senão no caos.
O Reino de DEUS, e o próprio DEUS, bem como JESUS e o ESPÍRITO SANTO, são verdadeiros. Não são verdadeiros pelo fato de existirem, mas porque não há variação de mudança nesses seres. DEUS jamais muda, eis porque Ele é verdadeiro. Você pode crer n’Ele, pois o que Adão ouviu falar a Seu respeito é também o que você ficou sabendo. Por exemplo, Adão e Eva souberam muito bem que DEUS é amor, e nós sabemos da mesma maneira. Ele é verdadeiro porque é perfeito, por que é amor. Só o amor é perfeito. O amor jamais muda, ele sempre ama, nunca muda para o ódio. Assim é a verdade.
A lição ainda apresenta outra classificação de verdade. É bem interessante. É a verdade objetiva e a verdade subjetiva. Verdade objetiva é a que pode ser provada por fatos, ou demonstrada logicamente com argumentos irrefutáveis, fundamentados em bases sólidas e permanentes. A verdade objetiva é uma realidade convincente.
A verdade subjetiva é pessoal. Ela refere-se com conceito que cada pessoa faz a respeito de alguma coisa. Esse conceito pode não corresponder a realidade dos fatos, mas é assim que a pessoa entendeu, e é assim que ela acredita. Essa verdade subjetiva será igual a objetiva quando a pessoa for sincera, humilde e fidedigna. Ela sempre irá preocupar-se com a realidade dos fatos (verdade objetiva) para formar a sua opinião pessoal (verdade subjetiva). Ao longo do tempo, na medida em que tal pessoa descobre que algum ponto não entendeu conforme a realidade, ela imediatamente corrige seu entendimento. Essa, portanto, é uma pessoa cuja verdade objetiva é confiável. Certamente ela está sendo transformada pelo ESPÍRITO SANTO, portanto, tornando-se uma pessoa cada vez mais parecida com DEUS.

  1. Primeiro dia: “Eu Sou... a Verdade”
Existem verdades e existe a verdade. Essa última se trata da verdade suprema, original, que serve de referencial para identificar tudo que é verdadeiro e denunciar tudo o que é falso. Essa verdade suprema é DEUS.
JESUS, que é DEUS, disse a respeito de Si mesmo: “Eu Sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim” (João 14:6).
Para se chegar até o lugar santíssimo do santuário terrestre havia três portas. A exterior se chamava a porta do caminho, pois ela era o final, muitas vezes, de longa caminhada para se chegar ao santuário. Até essa porta muitos adoradores faziam longas jornadas, enfim, caminho longo. Esse caminho até essa porta, e ela mesma, JESUS disse: “Eu Sou.”
A segunda porta se chamava porta da verdade. Enquanto a primeira dava entrada no pátio do santuário, a segunda dava entrada no próprio santuário, o lugar da verdade, ou seja, onde se fazia julgamento justo, onde se fazia justiça com retidão. Portanto, o santuário era o lugar onde a verdade tinha valor total. Quanto a porta da verdade, JESUS disse: “Eu Sou.”
A terceira, a porta da vida, dava passagem ao lugar santíssimo, onde estava o trono de DEUS, o Criador de todas as coisas pois com Ele unicamente está a vida. DEUS é quem dá a vida, mas primeiro precisa caminhar até o santuário, entrar pela porta do caminho, oferecer o seu sacrifício de pedido de perdão. Então precisa chegar ao lugar santo e ali ser perdoado pela justiça infinita e verdadeira. Então sim, pode se achegar até o DEUS Criador, o doador da vida, para recebê-la e viver eternamente. Pois JESUS disse a respeito da porta da vida: “Eu Sou.”
Em relação a essa terceira porta, JESUS mesmo disse: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a Ti, o único DEUS verdadeiro, e a JESUS CRISTO, a Quem enviaste!” (João 17:3). Conhecer DEUS, pertencer a Ele é a maneira de obter a vida de volta, pois Ele, O Criador, tem a capacidade de dar a vida. Ele é tudo o que existe de bom e positivo, mas acima desse tudo, Ele é a verdade, que é o amor, o princípio original e primordial de tudo. Enquanto os ímpios acreditam numa explosão como a origem de tudo, o princípio de todas as coisas, nós, cristãos, acreditamos e sabemos que esse princípio não é uma explosão, esse princípio é o amor, que é DEUS, e Ele é a verdade, a tal explosão (Big Beng) não é verdade.
Como se entende isso? Nós não teríamos a menor condição de passar por estas portas. JESUS passou por elas, e em nosso lugar, Se achegou a DEUS, Seu Pai, sendo Ele mesmo DEUS feito homem. Portanto, Ele não só passou por estas portas como por meio dele, também nós podemos passar por elas, sermos considerados justos e alcançarmos outra vez a vida que só DEUS pode dar.
O destaque do estudo de hoje é com relação a porta da verdade. O autor da lição chama essa verdade de ‘verdade objetiva’, ou seja, que jamais se altera e nunca pode ser contestada, pois é verdade absoluta, é DEUS. Vamos entender isso um pouco mais profundamente. Estamos tratando aqui da verdade suprema, ela é DEUS, O imutável, perfeito e superior a tudo, que tudo originou. Ele é a verdade porque Ele contém em Si algo que O torna perfeito, e tudo o que é perfeito não tem necessidade de variar ou de mudar. DEUS é amor, e por isso Ele é perfeito, e não necessita melhorar em algo aqui ou ali. Ele não necessita ser aperfeiçoado, Ele já é.
Satanás atacou a divindade, mas, na cruz, foi dramática e definitivamente derrotado. A verdade venceu, aliás, a verdade nunca pode ser derrotada, ela jamais acaba. Tudo pode passar e terminar, mas não a verdade, não o amor, conforme I Cor. 13. Se a verdade fosse provisória, como é a mentira, o Universo já se teria estourado em total confusão, ou se teria explodido por um Big Beg para um estado caótico (para esse fim, se poderia aceitar e tal explosão, mas não para ordenar o complexo Universo).
DEUS é a verdade suprema porque Ele é a origem da verdade, a perfeição, o amor. Portanto, a verdade suprema é uma pessoa, DEUS. E nem poderia ser diferente. Imagine se a verdade suprema fosse um conjunto de fatos... O que isso significaria para as criaturas? Nada mais que fatos. Mas a verdade é Um Ser, capaz de criar do nada, de dar vida, e agora, em JESUS, pela Sua morte na cruz, também capaz de transformar vidas e de salvar da morte eterna. Portanto, por verdade suprema entendemos a verdade objetiva como diz a lição, ou a verdade absoluta, em outra classificação, como vimos ontem. Poderíamos também dizer que DEUS é O critério para se medir e se avaliar todas as coisas, e saber se são verdadeiras ou se são falsas. Por exemplo, baseando-nos em DEUS, podemos saber se uma teoria científica é verdadeira ou se é falsa. Tudo o mais no Universo pode ser julgado por meio dos atributos que há em DEUS, e assim se pode saber se isso ou aquilo merece crédito ou se não merece.

  1. Segunda-feira: O ESPÍRITO e a Verdade
“Quando vier, porém, O ESPÍRITO da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade” (João 16:13).
O ESPÍRITO SANTO, membro da Trindade, tem uma função vital nesses últimos dias da grande luta. A Ele compete guiar os discípulos de JESUS no término da pregação do evangelho a todo o mundo. Isso deverá acontecer em contexto de forte oposição, aliás, a oposição mais forte já vista em todos os tempos. Vai haver, e já há, oposição à pregação da verdade fora e dentro da igreja encarregada de anunciar a segunda vinda de CRISTO. Essa oposição se tornará máxima por volta do Alto Clamor (período de tempo entre o decreto dominical e o fechamento da porta da graça).
O desfecho se caracterizará por alguns aspectos que devemos conhecer bem. Entre os principais que sabemos, enumeramos os seguintes:
ð  Forte oposição a pregação da segunda vinda de CRISTO, da obediência aos Dez Mandamentos, especialmente do sábado, e da condição mortal dos pecadores;
ð  Intensa introdução de mundanismo na igreja de CRISTO, especialmente modas que focam o “eu” e a música satânica de louvor ao inimigo;
ð  Férreo combate a doutrina do ESPÍRITO SANTO como DEUS, desacreditando a Sua imprescindível missão durante o desfecho da grande guerra espiritual;
ð  Crescente quantidade de inimigos entrincheirados dentro da igreja verdadeira, combatendo-a com ferocidade (curioso é que esses inimigos não combatem outras igrejas) e/ou dando mau testemunho que anula a pregação da verdade por outros.
É num contexto assim que os mensageiros de DEUS necessitam de poderoso apoio. Esses mensageiros são meramente seres humanos, cujo poder é limitadíssimo, além das possibilidades de falhas e erros. Como é que se concluiria tamanha obra, a da pregação deste evangelho ao mundo todo, sem o poder de DEUS? Se tivesse que ser assim, poderíamos fechar a igreja agora, pois jamais conseguiríamos realizar o “ide” de JESUS. Esse ESPÍRITO está incumbido de ensinar a verdade ao mundo todo, e nós fomos selecionados para sermos os instrumentos por meio dos quais Ele cumprirá tal propósito.
A função do ESPÍRITO SANTO é ensinar a verdade, vivificar a disposição dos servos de DEUS, transformar vidas, salvar pessoas para o reino de DEUS. Não somos nós que fazemos isto, é Ele. Não somos nós que levamos pessoas aos pés de JESUS, é o ESPÍRITO SANTO. Nós apenas somos instrumentos, somos a Sua boca, os seus braços e pernas, a extensão de Seu cérebro. Ele nos utiliza para realizar o Seu trabalho, e nós temos a faculdade de querer ou de não querer participar como instrumentos. Ninguém pode dizer “eu levei tantos ao batismo”, só podemos dizer “O ESPÍRITO SANTO, por meu intermédio levou esses ao batismo.” E atenção, O ESPIRITO SANTO jamais faria um trabalho pela metade, portanto, pessoas batizadas às pressas, que depois não voltam mais, não são fruto da obra d’Ele, mas da precipitação de seres humanos.
Portanto, perceba o seguinte: se alguém vai combater a pregação do evangelho nesses dias finais, o que essa pessoa deve atingir mais intensamente? É O ESPIRITO SANTO! E isso está acontecendo na realidade. O ESPIRITO SANTO está sendo combatido intensamente, e por pessoas de dentro de nossa igreja, muitas delas honestamente enganadas. Pelo combate ao ESPÍRITO SANTO forma-se um tipo de operação do erro realmente perigoso. É a cegueira do conhecimento. É normal a seres como nós, tendo o conhecimento da verdade, mas não a considerando em suficiente importância para utilidade prática em nossa vida, acontecer desse conhecimento o tempo deixar de fazer efeito. E assim uma pessoa se torna cega, mesmo sabendo muito, pois ela se habitua a desrespeitar o que já sabe. Combater O ESPIRITO SANTO produz uma resistência mental cega que levará a compreensões distorcidas da verdade. Essas compreensões distorcidas variarão de uma pessoa para outra. É por isso que no grupo daqueles que se postam contra a doutrina da Trindade há diversas interpretações diferentes em relação ao que é O ESPÍRITO SANTO. Há até mesmo interpretações diferentes sobre outros pontos doutrinários. E isso não é de admirar, pois se combatem exatamente aqu’Ele que foi concedido para ensinar e explicar a verdade, por qual outro poder teriam estes a compreensão dessa verdade? Não foi dado por JESUS um outro Consolador e Mestre da verdade senão esse. Combater O ESPÍRITO SANTO, seja lá como se fizer isto, é inutilizar em sua mente a capacidade de entender a verdade da salvação, correndo o risco de se tornar tão cego que, lendo toda a Bíblia e todo o Espírito de Profecia, fará interpretações pessoais desses escritos. Que futuro tem algo assim? Quem estiver nessa trilha, e ainda não foi longe demais, pense bem se vai ficar nela. Tenho uma última pergunta em relação a esse pesado assunto: como pode alguém orar a DEUS se não crer mais na atuação do ESPIRITO SANTO como alguém igual ao Pai e que exprime esta oração em linguagem adequada junto a DEUS? Sem aceitar O ESPIRITO SANTO como DEUS, se interrompe a ligação da oração entre a criatura e o Criador, portanto, a criatura fica só, ao saber de seus pensamentos e interpretações, ou dos pensamentos e interpretações de outros espíritos. Isso é espiritualmente trágico.

  1. Terça-feira: “De todo o coração”
Buscar-Me-eis, e Me achareis quando Me buscardes de todo o vosso coração” (Jer. 29:13). Iremos estudar o que vem a ser a expressão “de todo o coração”, tópico muito bem escolhido pelo escrito da lição.
O coração aqui se refere a mente humana, onde são elaborados os pensamentos, que muitas vezes originam os atos. “De todo o coração” quer dizer, buscar a DEUS submetendo a Ele todo os nossos pensamentos. Isso é importante, nenhum pensamento nesse caso, deve estar em desacordo com a vontade de DEUS. Pode-se dizer melhor, se trata de uma pessoa que deseja submeter todos os seus pensamentos a DEUS, mesmo que no presente ainda não seja assim. A meta é colocar tudo o que se passa na mente em concordância com os princípios dos mandamentos de DEUS. Assim a pessoa já estará buscando a DEUS “de todo o coração”, isso quer dizer, ela está SINCERAMETNE disposta a sujeitar tudo a JESUS. Ela quer abandonar tudo o que conflita com a salvação.
Por quê tem que abandonar tudo, para buscar a DEUS “de todo o coração”? Porque só assim vai encontrar JESUS. Se a pessoa vai a igreja, deseja ser salva, ajuda na salvação de outra pessoas, é participante ativa nas necessidades e responsabilidades na igreja, isso não quer dizer que está buscando a DEUS “de todo o coração”. Se ela tem algum interesse incompatível com a vontade de DEUS, e se ela não tem vontade de se livrar desse interesse individual, ela busca a DEUS, mas como foi o caso de Amazias, “não com inteireza de coração” (II Cro. 25:2). Essas são pessoas divididas, que ao mesmo tempo amam alguma coisa do mundo. Assim ela jamais se salvará, pois na verdade não encontrará o Salvador por essa via. Há muitas coisas, pequenas ou grandes, que vem do mundo, e que podem competir com o que é reto e bom, que vem da vontade de DEUS.
Todas as coisas que vem do mundo estimulam o “eu”. Essa é a estratégia de satanás para subjugar as pessoas. A indústria e o comércio desse mundo desenvolveram impressionante astúcia para vender de tudo, vender o que é bom e o que não é bom. Misturando o positivo com o negativo, na aparência, é o negativo que leva vantagem, pois ele passa a se parecer com o positivo. Foi assim que os ambiciosos por dinheiro fizeram quebrar vários bancos em fins de 2008. Eles juntaram milhões de hipotecas de maus pagadores com algumas milhares de hipotecas de bons pagadores, e as agências de risco de títulos as classificaram como de máxima confiança. Misturando o profano com o sagrado, é sempre o profano que leva vantagem, pois é ele que parecerá sagrado. Misturando o imperfeito com o perfeito, é sempre o imperfeito que leva vantagem, pois o perfeito não pode ter essa condição se não for 100% puro, já o imperfeito, parecendo melhor que na verdade é, isso não lhe prejudica, pelo contrário, até ajuda. Pense nisso! Misturando os princípios bíblicos com mundanismo, pode-se criar muitas novas igrejas, e o povo irá gostar, pois a maioria dos seres humanos quer a salvação, mas sem abandonar inteiramente o mundo. Dias atrás vi um cartaz de um show gospel. O grande diferencial era de ali não haver bebida alcoólica e drogas. No mais, dispunha de tudo o que qualquer outro show mundano oferece. Esse, dizia o cartaz, era um show de louvor DEUS, mas que na verdade era louvor, porém não a deus. Sim porque existe DEUS e existem deuses.
Buscar a DEUS “de todo o coração” significa entrega completa, entrega 100%, tendo o desejo sincero de ser totalmente transformado pelo poder do ESPÍRITO SANTO. Por pior que a pessoa seja, por mais baixo que ela tenha ido nos prazeres e pecados do mundo, ela pode ser perfeitamente salva se houver entrega total. Aliás, parece que pecadores que caíram mais fundo no pecado tem mais chances de serem salvos que pecadores discretos, que parecem santos. É que estes não chegam a sentir tanta necessidade de mudança em suas vidas, já são pessoas bem razoáveis. Assim como Amazias.

  1. Quarta-feira: Consciência endurecida
O que é a consciência? Os seres humanos, pelo que demonstram as pesquisas mais recentes, possuem três centros distintos de inteligência: a inteligência racional, a inteligência emocional e a inteligência espiritual. Toda inteligência é formada por um conteúdo de conhecimento, e ser inteligente nesse conhecimento significa a capacidade de usá-lo, de elaborar questões de investigação, de descobrir novos campos de saber nesse conhecimento, expandindo-o. Assim é nesses três campos da inteligência humana.
A inteligência racional é formada pelo conhecimento científico, profissional e cultural. A inteligência emocional é formada pelas emoções que colecionamos ao longo da vida. Nessas duas inteligências, é mais inteligente a pessoa capaz de utilizar sob controle de princípios, os seus respectivos conteúdos. Pois bem, a inteligência espiritual, também denominada de sabedoria ou caráter, é a coleção de princípios que uma pessoa possui e que governa a sua vida, governam as outras duas inteligências. E nessa última que se forma a consciência, a capacidade de julgamento de nossos próprios atos, com base naqueles princípios da inteligência espiritual.
O desastre individual ocorre quando a pessoa já conhece os princípios de justiça de DEUS, contudo, não os leva em consideração todas as vezes. Melhor dizendo, só considera esses princípios e os respeita quando lhe interessam. Por exemplo, se a pessoa tem um dinheiro a receber, e está difícil, ela lembra com freqüência da importância e da necessidade de ser honesta. Porém, com freqüência, quando vai vender um bem, como um automóvel, ela nem se dá conta que está escondendo alguns problemas que o veículo possui. E ainda por cima, depois de feito o negócio vantajoso e não honesto, ela fica se gabando a outros sobre como é esperta. Isso se chama “astúcia”, o outro extremo da sabedoria.
Há pessoas que vencem na vida pela sabedoria, que se baseia em princípios. Essas são fortes candidatas para a vida eterna. Mas há outras que vencem profissionalmente pela astúcia, passando os outros para trás, e às vezes esquecem, se descuidam, e até mencionam suas espertezas em púlpito. Para estas pessoas, o reino dos Céus está muito distante, ou seja, depende delas se arrependerem totalmente. Tempos atrás, um irmão, numa roda de amigos da igreja, se vangloriava como passou para trás uma empresa de ônibus, tirando dela um dinheiro que não lhe era devido. Um outro irmão lhe havia chamado a atenção, mas essa pessoa não se importou. Isso é o quê? Isso é a conseqüência de não considerar os princípios de vida repetidamente, até que chega ao ponto da consciência não mais se importar. Quero dizer, a consciência foi habituada a entender que esses erros não são na verdade erros. A pessoa já não aceita mais tais pecados como sendo pecado. Quer alguns exemplos de pecados que muito freqüentemente já não são mais vistos como pecado? Vamos a alguns, que todos sabem, mas poucos levam a sério: tratar de negócios em dia de sábado; contar pequenas mentirinhas de brincadeira; assistir novelas e filmes inconvenientes; alimento que prejudica a saúde; tomar chimarrão; apropriar-se de direitos intelectuais alheios; fazer fofoca; usar de preconceito; vestir-se inconvenientemente, e assim por diante. Quantos do povo de DEUS, que conhecem os princípios em relação a esses assuntos, os seguem? Bem poucos na verdade, mas é preciso que esses poucos continuem dando o seu testemunho, que se mantenham em pé, pois alguma influência para o bem eles estarão proporcionando. Mais um pouco de tempo, e verão a sua recompensa.
Consciência endurecida é o resultado de repetidamente fazer o que já sabe que está errado. De tanto cometer o mesmo erro, a parte da mente que julga os nossos atos se atrapalha, e entende que tais atos, errados, não são tão maus, ou nem são pecado. Então essa pessoa passa a julgar outras, que cuidam nesse aspecto, como pessoas erradas, ou as contempla como pessoas radicais, de zelo excessivo. Às vezes detesta as pessoas zelosas nesse ponto em que ela j[a não vê mais erro. Isso é mais comum que se imagina. Pessoas de consciência endurecida vêem o mundo de modo diferente que aquelas cuja consciência ainda funciona corretamente. Ela se torna mais tolerante com os atrativos do mundo, não vê perigo, até passa a incentivar outras a se tornarem como ela. São pessoas um pouco do mundo e um pouco de DEUS, o que na prática significa pertencer ao mundo.
Somos nós que determinamos, pelo modo como vivemos o dia a dia, como deve ser a nossa consciência. E ela nos governará mediante avisos sobre o que é certo e errado. Porém, se habituamos mal essa consciência, ela nos dará avisos equivocados, e assim, a nossa situação vai piorar cada vez mais. No entanto, se praticarmos dia após dia os princípios de vida que DEUS nos ensina por meio de Sua palavra, então gradativamente se formará uma consciência afinada com esses princípios, e por ela O ESPÍRITO SANTO nos orientará pelo caminho da santificação e da vida eterna.
Olha só, muito interessante. Esse comentário dessa semana está sendo escrito no mato, onde estamos acampados, tendo nosso descanso anual que de certa forma lembra que em breve estaremos descansando das aflições dessa vida. Estamos acampados durante dez dias, numa barraca de lona, com uma grande cobertura bem estruturada, como que aprendendo sobre como viver no tempo da perseguição final. Um dia desses estaremos indo para o nosso último acampamento nessa Terra, e vai ser bom.

  1. Quinta-feira: Andando na verdade
Conhecer a verdade é difícil. Precisa esforço. Por exemplo, para conhecer a verdade, precisa ouvir, ler, dialogar. Para conhecer profundamente a verdade, precisa ensiná-la a outros. E para conhecer a verdade em profundidade máxima, além de tudo isso, precisa experimentar a verdade em sua vida.
É perfeitamente possível uma pessoa ter conhecimento teórico da verdade. Pode até ser professor de teologia e não saber aplicar essa verdade em sua vida, a mesma verdade que ensina a outros. Isso é possível, e há muitos casos assim.
O título muito sugestivo da lição hoje é “andando na verdade”, isto quer dizer, além de ter o conhecimento da verdade, segui-la na prática do dia-a-dia. Veja bem, para colocar a verdade em prática evidentemente é preciso ter conhecimento dela. Essa é uma etapa preliminar, de obtenção do conhecimento da verdade. Mas o correto seria, assim que a conhece, já ir praticando, para nem mesmo descobrir a possibilidade de conhecer sem praticar. Sim porque isso vicia, muitos são os que conhecem, e adquirem invejável conhecimento, mas não colocam em prática. É uma curiosa maneira de perder a vida eterna. Judas, por exemplo, foi um caso assim, mas há outros, como Saul, Ananias e Safira, etc.
Temos que nos precaver sobre ter conhecimento apenas teórico sem o respectivo procedimento na vida real. Tal estilo de vida não só produz a ruína da pessoa como ainda resulta em mau testemunho a outros. Esses outros pensam que o irmão que conhece mais, e está mais tempo na igreja, se ele pratica certas coisas (que já não se deveria praticar) pensam que isso não tem problema. Aliás, essa é uma das eficientes estratégias de satanás para enganar os escolhidos: misturar entre eles pessoas que participem das mesmas fileiras mas que dêem mau testemunho. Tal estratégia é de uma eficácia incrível, principalmente se o mau testemunho vem de uma pessoa muito influente. Por isso todos nós devemos ser zelosos em andar na verdade, não somente dispor dela.
A lição traz uma pequena lista de atitudes que denunciam quem sabe mas não pratica. Por exemplo, ser mal educado com as pessoas, ser sarcástico, irritadiço (poucos não são), vingativo, invejoso, odioso, insensível, aproveitadores, mandões, dominadores, etc. Quem pratica alguma dessas coisas pode conhecer a verdade, mas não anda nela, precisa fazer uma entrega total para que O ESPÍRITO SANTO transforme a sua vida.

  1. Aplicação do estudo Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
Esta semana nosso estudo foi sobre a verdade. Em síntese, vimos que a verdade se compõe de fatos incontestáveis, que estão ligados ao DEUS imutável. Esse DEUS é eterno porque tudo Ele é amor, e o amor é perfeito. De DEUS se origina tudo o que existe de bom. A verdade é imutável, pois se mudasse, não seria verdade. Portanto, ela é absoluta, incontestável e única. A verdade é uma pessoa, ela é DEUS, ela é capaz de pensar e de agir. Enquanto isso, a mentira varia ao longo do tempo e pode se mostrar em uma infinidade de versões. A mentira não tem compromisso com a eternidade, ela só tem compromisso consigo mesma, e na defesa de seus interesses ela se mostra conforme lhe é favorável no momento.
Em nós, a verdade se revela por meio da fidelidade ao que é verdadeiro, o nosso Criador e Redentor. Ser verdadeiros não é o mesmo que trabalhar para DEUS, mas é COMO trabalhamos para Ele, com que intenção. Se a intenção for obter promoções, não seremos verdadeiros, porém, se for para sinceramente resgatar pessoas do império de satanás para o reino de DEUS, então estamos sendo verdadeiros. Para isso devemos esquecer de nós, subjugar o “eu” colocando DEUS no lugar desse “eu”. A renúncia do “eu” abre espaço que pode ser ocupado pelo nosso Salvador. Então desaparece a busca pelo prestígio, e a humildade do caráter de CRISTO toma posse, e nos tornamos verdadeiros. O que é mesmo ser verdadeiro? É ser semelhante a Quem é verdadeiro, DEUS.
Portanto, resumindo o estudo dessa semana: ser verdadeiro é se tornar cada dia mais parecido com o caráter de CRISTO, que é manso e humilde, que não foca em Si mas em Seu Pai, que veio para servir, não para ser servido, que em todas as Suas palavras sempre foi totalmente sincero e digno de confiança. Sendo assim todos os dias, e poderemos ser se permitirmos O ESPÍRITO SANTO atuar em nós, gradativamente assimilaremos os princípios que orientam o caráter de CRISTO. Assim seremos cada vez mais um em CRISTO, assim como Ele é um com DEUS, Seu Pai. A unidade do amor nos tornará verdadeiros, e seremos cada vez mais amigos uns dos outros. Assim, o Reino de DEUS já estará dentro de nós, isto quer dizer, teremos em nosso caráter os mesmos princípios de vida que DEUS tem em seu caráter. Feliz de quem trilha por esse caminho!

escrito entre:   05/02/2010 a 11/02/2010
revisado em   12/02/2010


Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails