terça-feira, 9 de março de 2010

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 11

Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Primeiro Trimestre de 2010
Tema geral do trimestre:  O Fruto do ESPÍRITO
Estudo nº 11   O fruto do Espírito é: Justiça
Semana de      06 a 13/03/2010
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil

“...eles não são do mundo como também Eu não Sou” (João, 17:14)

Verso para memorizar: “Bem-aventurados os que têm sede de justiça, porque serão fartos” (Mat. 5:6).

  1. Introd.Bem aventurado o homem que ... se guarda de profanar o sábado” (Isa. 56:2)
O que é justiça? O dicionário Michaelis diz: “Virtude que consiste em dar ou deixar a cada um o que por direito lhe pertence”. Esse é o conceito de justiça para os fins do direito aqui na Terra. Mas, observe bem, esse conceito não serve para fins espirituais. Por ele, jamais seriamos salvos. A nossa dívida é tão alta que, no dizer do dicionário, “o que por direito nos pertence” é a morte.
Aí que devemos entrar no conceito da justiça de DEUS. Há duas palavrinhas que devemos entender para compreendermos a justiça de DEUS, infinitamente mais ampla que a dos homens. As duas palavrinhas são “imputar” e “comunicar”. Ou seja, “justiça imputada” e “justiça comunicada”.
O que é justiça imputada? Imputar é atribuir algo a alguém, que ele não tem. Por exemplo, é cobrir uma dívida de uma pessoa que ela não pode pagar, pois vai muito além de sua capacidade financeira. Portanto, justiça imputada é a atribuição, da parte de DEUS, de Sua justiça para nós. É o que JESUS fez por nós, ou, a Sua morte em nosso lugar, substituindo-nos nessa morte, e nos concedendo ou atribuindo a nós o Seu mérito de nunca ter pecado. É, em última análise, transferir a vida justa de JESUS a nós, como se nós a tivéssemos vivido.
E o que é justiça comunicada? É, como diz a lição, o que JESUS faz em nós por meio de Seu ESPÍRITO. Em outras palavras, é a transformação diária de nosso ser, para sermos mais parecidos a Ele, à Sua justiça.
Para sermos salvos, precisamos da justiça imputada e da justiça comunicada. A justiça imputada está disponível a todos, mas a comunicada só recebem ou seja, a transformação só ocorre com quem deseja, crê, e colabora. No último dia aqui na Terra, a transformação será completada em 100%, então todos os que se entregaram a JESUS se tornarão pessoas completamente justas.

  1. Primeiro dia: A necessidade de justiça
Os justos, que nunca pecaram, também não morrem. Aqui na Terra não há ao menos um ser nessa condição. Aqui todos pecaram, e todos estão destinados a morrer. Morrer para sempre!
Para que sejamos salvos, devemos ser justos, isto é, perfeitos, como DEUS. Como não há um sequer que seja justo, todos, em princípios, deveriam morrer a morte do desaparecimento eterno. Mas DEUS desenvolveu um plano muito sábio, feito por Seu amor, para salvar os seres humanos, todos aqueles que livremente desejam ser salvos. JESUS viveu aqui como homem, foi submetido às tentações dos homens, viveu nas condições das fraquezas humanas, mas não pecou sequer uma vez. Logo, JESUS é justo.
Desde o princípio Lúcifer, depois satanás, vinha acusando a DEUS que Sua lei é impraticável todo o tempo, que há certas condições que não é possível obedecer. JESUS esteve no mundo como ser humano, e deu a satanás todas as oportunidades para provar sua tese. Satanás fez de tudo para conseguir demonstrar que a Lei de DEUS não se pode obedecer, mas não conseguiu. Na verdade, agindo o tempo todo contra a obediência de JESUS, não conseguindo no entanto criar a tal situação de impossibilidade de obediência, tudo o que ele conseguiu foi provar o contrário, que essa Lei é perfeitamente possível de ser obedecida.
JESUS, o Homem, no final de Sua carreira na Terra, pode ser chamado de “O justo”. E o infinito amor de JESUS Lhe fez ter o desejo de nos presentear com Sua justiça. Ele disse assim: “vou dar Minha justiça aos homens, e todos os que aceitarem, serão considerados justos, portanto, podem ser salvos.” Isso se chama graça. Para que a graça dê certo, a nós compete crer em JESUS, isto é, ter fé n’Ele. Então somos considerados justos, (justiça imputada), e sendo assim, podemos ser salvos. Nada até aqui vem do ser humano, tudo é dom de DEUS, tudo é de graça, é a graça, o presente, a concessão.
E nós, o que devemos fazer? Bem, depois que aceitamos a justiça de CRISTO, precisamos evidentemente parar de pecar, isto é, sermos justos, ou, sermos obedientes, ou ainda, obedecer os Dez Mandamentos. Pois de nada adianta sermos justificados hoje, e amanhã cometermos outra vez pecado, passando a estar outra vez sob condenação. Se isso acontece, tudo volta à estaca zero, voltamos a ser pecadores como antes éramos. Precisamos outra vez da justiça de CRISTO. Sendo assim, é bem melhor irmos gradativamente nos afastando da tentação e do pecado. Se fizermos isto, seremos transformados pelo ensinamento do ESPÍRITO SANTO, em novo ser, cada vez mais capaz de obedecer. Portanto, fomos salvos pela graça, e nos mantemos salvos pela obediência. Ou voltamos a estar em condição de perdidos pela reincidência à desobediência. Não vale a pena.

  1. Segunda-feira: Justiça “faça você mesmo”
O mundo vai se modernizando. A ciência vai avançando, descobrindo leis naturais e criando soluções. Posso dizer que os meus pais estão vivos, graças aos avanços científicos. Na verdade, DEUS é quem concede esse conhecimento, as descobertas nada mais são que a compreensão do que DEUS fez, embora muitos não reconheçam. Embora todos os avanços científicos, o ser humano parece que em nada avançou quanto ao comportamento. Pelo contrário, retrocedeu, abusando de crianças, abandonando seus idosos, aperfeiçoando a guerra tornando-a cada vez mais destrutiva, superando a capacidade de roubar, e assim por diante. Ah, sim, tem mais, o ser humano é cada vez mais injusto. A justiça dos homens cada vez mais depravada, interesseira, influenciada e corrompida.
Falando em justiça, aumenta a prática da “justiça com as próprias mãos”. Pessoas que resolvem acertar as contas com algum desafeto apenas pelo desejo de vingança. Por outro lado, também aumenta, e muito, a aparência exterior. Pessoas que se esforçam, que gastam muito dinheiro, para encobrirem sua verdadeira identidade, que é em extremo corrupta, mas na aparência, se parecem pessoas das mais honestas, em que todos confiam. Sim, confiam até que tudo vem à tona, quando a polícia descobre o que essa pessoa faz. Assim já foram descobertos pedófilos, que até o momento eram pessoas admiradas e bem consideradas. Pareciam ser pessoas de boa índole, mas no íntimo eram o contrário.
O ser humano caminha para a destruição ao querer parecer o que na verdade não é. Grande parte dos cristãos também age assim. Buscam aparentar ser o que não são, escondendo a realidade. Fazem isto sempre em público. Em geral, são líderes na igreja, tem cargos importantes, realizam atividade missionária, pregam bem, muitas vezes são caridosas. Mas, outras vezes, em casa, são outra pessoa. Maltratam o cônjuge, isso se não tem outra pessoa em paralelo, não cuidam dos filhos, assistem programas e filmes de baixo nível moral, envolvem-se em festas mundanas, usam linguajar sujo. E o que fazem no banheiro, ou em frente do computador, só DEUS sabe. Nos negócios não são pessoas honestas, nem com os clientes, nem com o governo. Para receber deles alguma dívida não é fácil. Mas, na igreja, no ambiente físico, são exemplares. Isso é aparentar justificação própria, ou como diz a lição: “justiça faça você mesmo.”
É querer parecer, diante de todos, que é uma pessoa conforme o coração de DEUS. Isso é buscar a salvação pelas obras. Até é possível viver assim, muitos o conseguem, a maioria dos cristãos. Porém, por essa via ninguém é transformado (não melhora sua identidade cristã) e ninguém se salva. Pelas próprias obras até dá para enganar muitas pessoas, muitas vezes até que a máscara caia. Quem busca enganar aos outros quanto a sua verdadeira identidade, está ao mesmo tempo enganando a si mesmo, e mostrando a DEUS o quanto é indigna d’Ele. Enquanto todos pensam, e ele mesmo, que essa é uma pessoa santa e salva, a realidade é bem outra. Essa realidade a pessoa poderá descobrir quando for tarde demais, quando a porta da graça estiver fechada.
Por quê muitas pessoas agem dessa forma, em vez de buscar a justiça de CRISTO, do alto (Mat. 6:33), busca a sua própria forma de parecer justo e aceito por DEUS? Porque olha demais para si mesma, valoriza demais o “eu”. Então, torna-se orgulhosa e vaidosa, e precisa aparentar o que não é. Quem valoriza o “eu” sempre deixa de se entregar a CRISRTO, só os humildes de coração conseguem fazer isto. Só os humildes aceitam conselhos dos outros e de serem transformadas por DEUS. Assim agiam escribas e fariseus, aqueles que nos tempos de JESUS eram os mestres em Israel. Cada um deles via no “eu” algo superior. Com esses mestres Israel só poderia ir para onde foi: rejeitar o Seu Salvador, mas não foram todos os israelitas que agiram assim. Os mestres do povo não conseguiram aceitar outro Mestre, um homem simples, humilde e manso, que ensinava por palavras e por exemplo de vida. Nos últimos dias, quando estivermos no tempo do Alto Clamor, (entre o decreto dominical e o fechamento da porta da graça), todos os que continuarem aguardando a volta de CRISTO serão assim como JESUS foi no tempo de Sua permanência nessa Terra.
JESUS disse que a nossa justiça deve exceder em muito a dos escribas e fariseus. Como assim? Temos que ter outra justiça que a deles, temos que ter a justiça de CRISTO, a que Ele quer e pode nos conceder por meio da graça (graça é algo que recebemos de DEUS e que não merecemos, pelo que não podemos pagar). Aí sim, tendo a justiça de CRISTO, ela será superior a daqueles homens que faziam tudo para parecerem o que nunca foram.
E como podemos ter a justiça de CRISTO? Bem, isso não é difícil, é até bem fácil. Devemos humildemente reconhecer que somos pecadores e que necessitamos de JESUS. Assim, nos entregando a Ele todos os dias, permitindo que O ESPÍRITO SANTO mude a nossa vida. No momento em que sinceramente, humildemente nos entregarmos a JESUS CRISTO, receberemos a Sua justiça, ou seja, seremos considerados como Ele é considerado: justos. Desse momento em diante, O ESPÍRITO SANTO passa a agir em nossa vida, e nos transforma para que realmente seja em nós alcançada a justiça de CRISTO, que Ele já nos concedeu.
O processo de transformação requer participação nossa. Essa participação vai ocorrer pelas obras da lei. Nós iremos ter um crescente desejo de sermos obedientes a JESUS. Isso vai acontecer porque fomos salvos, e porque desejamos continuar salvos. Mas atenção, pode acontecer, e muito freqüentemente acontece, da pessoa que já havia recebido a justiça de JESUS, voltar a trás, retroceder, e perder essa condição de justo. Isso pode acontecer por diversas maneiras, algumas são: abandonar a fé; tornar-se orgulhoso e buscar aparentar justiça, a tal da justiça “faça você mesmo”; ou simplesmente esfriar e levar uma vida morna, estando um pouco no mundo e um pouco na igreja.
Resumindo, é impossível nos tornarmos justos pelas próprias obras, pois, na verdade nós não somos justos. A nossa natureza é de seres injustos. Se DEUS não agir em nós, podemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance, mas nunca iremos mudar a nossa natureza. Portanto somos inteiramente dependentes na justiça de CRISTO e da operação do ESPÍRITO SANTO em nossa vida.

  1. Terça-feira: CRISTO justiça nossa (Rom. 5:17)
O texto da lição de hoje é muito bem escrito e esclarecedor. Parabéns ao autor! Creio que todos os que estudaram a lição desse dia devem ter entendido de uma vez por todas o que é a justiça imputada.
A história é a seguinte. Adão (com Eva) pecou, e se tornou um pecador. Isso é muito significativo, uma vez tendo algum ser criado cometido um único pecado que seja, ele torna-se pecador, ou seja, propenso a pecar mais vezes. É que muda a natureza da pessoa. Ela descobre algo que fascina, algo proibido mas que atrai muito. Parece que a todos os seres existe uma atração pelo que é misteriosamente perigoso. Então a prudência nos diz que devemos ser cuidadosos e não experimentar novos pecados pois facilmente nos tornaremos escravos deles. Isso piora a nossa natureza de pecadores e aumenta o desejo de pecar mais.
Mas como ocorre a mudança da natureza? Isso até é fácil de explicar: pelo conhecimento do mal. Quando Adão e Eva pecaram, descobriram algo que desconheciam, eles descobriram o mal por ato e experiência. Passaram pela experiência da desobediência, e aprenderam a desobedecer. E o mal tem um certo fascínio, pois ele sempre é misterioso. O ser humano é curioso por natureza, isso foi DEUS que colocou em nós. A curiosidade originalmente nos foi concedida porque fomos criados seres inteligentes, e portanto, para explorar as coisas que DEUS criou e descobrir como elas funcionam. Mas a curiosidade em seres cuja natureza mudou pela descoberta do mal e do pecado é um perigo. Ela atrai para algo que nos destrói. De qualquer maneira, o mal contém em si os mistérios tal como toda a natureza que DEUS criou. Portanto, o mal assim como o que DEUS criou atrai os seres humanos. A diferença entre os dois atrativos é enorme, a natureza revela o Criador, mas o mal revela que iremos morrer, e podemos descobrir que por trás do mal há um ser incrivelmente maldoso: satanás.
Veja bem, satanás incrementa a atratividade misteriosa do mal. Ele torna o mal muito mais atrativo que o seu natural. Ele o faz pela propaganda enganosa; pelas histórias de mistério (qual o filme ruim que não tem mistérios?); pela supervalorização do “eu”; pela indução às mentes que desobedecer é algo superior a obedecer; pelas alucinações das drogas; pela influência dos que já se tornaram mais degenerados; pela idolatria dos maus e aviltados (artistas de cinema, de filmes, jogadores de futebol, etc.); pela recompensa em se fazer o mal (os desonestos enriquem mais rapidamente que os honestos); pelo cultuamento à interpretação distorcida da verdade (Bíblia); pela distorção do conceito de DEUS; pelo amor ao dinheiro e aos bens; pelo desleixo aos bons princípios e boa ética; pela valorização das disputas e competição, e a lista é enorme. O inimigo, satanás, tem milhares de maneiras de tornar o mal super atraente aos seres humanos, e assim a natureza do ser humano se degenera cada vez mais, pois os interesses se voltam sempre mais ao que vem de baixo, e despreza ao que vem de cima.
Mas como aconteceu a mudança de natureza (de ser santo para ser pecador) em Adão e Eva, ao cometerem o primeiro pecado? Isso também é fácil de entender. Eles se desligaram de DEUS e se ligaram ao inimigo de DEUS, e deles mesmos. Seres criados tem apenas uma forma de nos ligarmos a DEUS: pela obediência à vontade d’Ele, que em síntese está escrita nos Dez Mandamentos, mas em extensão maior, na Bíblia toda. Eles dois trocaram de Senhor, do Criador por um usurpador. Nisso se iniciou neles uma pequena mudança no modo de pensar, por aquela única experiência de desobediência eles desenvolveram uma ínfima propensão a pecar mais uma vez, e mais outras vezes. Portanto, agora eles trocaram sua natureza, a de seres capazes de obedecer sempre para seres sujeitos a desobedecer, mesmo que fosse algumas poucas vezes.
E porque isso passou a toda a humanidade? Porque um pecador só pode gerar filhos pecadores, nunca santos sem propensão a erro. Como assim? Pela genética e pela influência de comportamento dos pais. Pais pecadores erram, e os filhos aprendem a errar, sendo que já nasceram com essa propensão. Ou você conhece algum bebê que sempre pede algo educadamente? Não, aos bebês, desde o primeiro dia é normal (porque já são pecadores) pedir o que sentem necessidade aos berros, se agitando e exigindo. Eles já nascem voltados para o “eu”. Talvez alguns não gostem do que aqui escrevi, mas é a realidade, basta observar. Bebês não são seres santos.
Aliás, toda a natureza ficou assim. Os animais lutam desde que nascem pela comida. E mesmo os domesticados brigam pelo sustento. Aqui em nossa casa tem muitas pombas, que são o símbolo da paz. Mas como esses símbolos da paz brigam pelas sementes que colocamos para eles!
O pecado entrou por uma pessoa (Adão, pois a ele foi dada a responsabilidade sobre toda a criação). E, interessante, por uma pessoa pode toda a raça humana ser salva. Como assim?
Sabemos bem que JESUS CRISTO foi ser humano durante 33,5 anos. Nesse tempo, desde bebê, Ele jamais pecou. Isso é algo incrível, mas é real. Ele não herdou a genética de Maria, Ele foi concebido pelo ESPÍRITO SANTO. Ele já existia antes. Ele foi concebido como um Ser não pecador, veio ao mundo como um segundo Adão. O primeiro falhou, mas o segundo não falhou. Logo, esse provou a satanás e ao Universo, que a Lei de DEUS, os Dez Mandamentos, são possíveis de serem obedecidos, pois Ele foi submetido ao extremo das tentações, mas manteve-Se fiel pela obediência. (A propósito, ainda hoje muitas igrejas pregam indiretamente que a Lei não se pode obedecer quando dizem que foi abolida, esse é o argumento de Lúcifer desde o início de sua campanha por ele mesmo para ser igual a DEUS.)
Então, por meio de JESUS, se quisermos, podemos outra vez ser considerados justos, e uma vez justos, podemos ser salvos da morte. Mas como seremos considerados justos? É fácil de explicar e de entender. JESUS viveu aqui e sempre foi justo, ninguém pode acusá-Lo. E Ele, e DEUS, decidiram que simplesmente irão atribuir a justiça de JESUS aos pecadores que crerem n’Ele. E é isso, simples assim.
Tem que crer em JESUS, e isso significa entrega a Ele. Por quê a entrega? Isso também é simples, é porque quando Adão e Eva pecaram, se desligaram de DEUS, então nós, se quisermos ser considerados justos para sermos salvos, precisamos decidir fazer o caminho inverso, voltar a nos ligar a DEUS. E voltar a DEUS é o mesmo que entregar-se a JESUS. Aí nos ligamos outra vez a DEUS, o nosso Criador. Entendeu? Fácil não é? Ou seja, quem crer se entrega a JESUS, esse será considerado como JESUS é, justo, sem, pecado. Só isso.
Aí, a propósito, vem então as obras. Ou seja, a obediência. Afinal, quem foi um dia considerado justo não vai querer perder essa condição, por isso ele deixa de pecar.
Mas o ser humano, embora tenha sido justificado, ainda tem a natureza pecadora, com aquela propensão a pecar. Para resolver isso, DEUS envia o ESPÍRITO SANTO, o mesmo que gerou JESUS em Maria, para nos transformar, isto é, nos ensinar a obedecer. E no dia final, quando JESUS retornar, sermos transformados por completo, ou seja, totalmente à semelhança de JESUS. Aí recomeça o estilo de vida como Adão e Eva tiveram antes da queda. Interessante, não é?

  1. Quarta-feira: Justiça e obediência (I João 2:29)
O inimigo, satanás, é astuto em extremo. Vendo que a Bíblia se disseminava, e que as pessoas liam, e que muitos mestres ensinavam, elaborou uma forma de religião simplista, que atrai multidões, mas não salva ninguém. Em síntese, essa religião é a seguinte: “entrega-te a JESUS, mas não O obedeça.” Ou seja, como dizem, somos salvos pela fé, portanto, não há mais necessidade de obedecer a Lei. Dizem até que a Lei (Dez Mandamentos) foi abolida.
Mas aí vem uma pergunta que qualquer pessoa inteligente sabe responder: se o pecado entrou no mundo por uma obra de desobediência, como pode alguém ser salvo continuando na desobediência?
A questão aqui é bastante simples. Somos sim, salvos pela graça mediante a fé. Isto quer dizer, a salvação é um dom de DEUS, e nós, se crermos, seremos salvos. Sabemos que é assim. Mas há mais algo. Temos que continuar salvos. Porém, se depois de recebermos a salvação nós desobedecermos a vontade de DEUS, mesmo assim continuaremos salvos? É evidente que não, pois foi pela desobediência que pecamos e morremos, como então ser salvo continuando a desobedecer? E são milhões de pessoas que acreditam que não há mais lei, só o amor, e não há mais necessidade de obedecer, pois a Lei dos Dez Mandamentos teria sido anulada na cruz.
Em primeiro lugar, que Reino de DEUS seria esse, sem Lei? Um Reino sem Lei, já imaginou isso? É um lugar onde cada um faz o que quer sem critério algum, e nada seria pecado, mas tudo seria uma tremenda bagunça.
E depois, o que é o amor, senão a Lei de DEUS? Portanto, se afirmam que agora só vale o amor, estão indiretamente afirmando que os Dez Mandamentos estão valendo, pois o resumo deles é amar a DEUS e amar o próximo. Os Dez Mandamentos são a orientação sobre como se ama. Se eles foram anulados, o amor também foi. Que confusão satanás criou, e mesmo assim, embora a confusão flagrante, milhões nem questionam, e aceitam, mas assim se perdem (pensando estarem salvos).
Em I João 2:2 a 6 diz que conhecemos a DEUS se guardarmos os Seus mandamentos. E quem não os guarda, mas diz que conhece a DEUS, está mentindo. Diz mais, que aquele que obedece, nele se aperfeiçoa o amor de DEUS. Ele permanece em DEUS e DEUS permanece nele. Isso é o amor, está escrito nos Dez Mandamentos, e une as pessoas a DEUS e DEUS às pessoas, e as pessoas entre si. É o que o amor faz, unir em perfeita felicidade.
Então, tal coisa teria DEUS abolido? Ora, se Ele abolisse os Mandamentos, teria abolido a  Si mesmo, e também o Seu Reino. E é essa idéia que satanás quer passar a todas as pessoas, pois, dessa forma, se apegarão a quem? A satanás! Mas João diz que DEUS é amor (I João 4: 7 e 8). O mesmo profeta diz que “o amor de DEUS é que guardemos os Seus mandamentos” (I João 5:3).
Resumindo tudo. Somos salvos pela graça de CRISTO, isto é um presente que Ele nos deu. DEUS nos considera justos se tão somente crermos em JESUS. Nesse momento estamos salvos. E se desejarmos continuar salvos, então devemos obedecer aos Mandamentos de DEUS, pois foi pela desobediência deles que nos tornamos pecadores. Portanto, a parte de DEUS é nos salvar, a nossa é obedecer, para não anularmos a salvação que já teremos recebido, voltando a esta zero, de pecadores.

  1. Quinta-feira: A vida justa
Um debate bem interessante sobre justiça. Afinal, o que é justiça senão a obediência a DEUS, que é justo? E o que é obediência? No Reino de DEUS obediência nada tem a ver com obrigatoriedade ou exigência incondicional. Nesse Reino a obediência é um ato livre, sem que haja qualquer constrangimento sobre a pessoa. Ali todas pessoas são livres, tem total livre arbítrio.
Mas, nesse Reino, então, como é que as pessoas obedecem? Isso é bem fácil entender: por amor! Elas obedecem porque amam a DEUS, só por isso. Assim como um casal que se dá muito bem, um busca fazer a vontade do outro, porque se amam.
Agora, veja só que coisa interessante. O amor é exatamente a Lei de DEUS, a Lei dos Dez Mandamentos. É o que diz I João 5:1-3 (que vide na lição). Isso é até curioso, e bem original, pois veja só: se obedece a Lei por amor, e essa Lei é uma transcrição do que é amar. Nesse caso, é óbvio que as pessoas queriam obedecer a DEUS, pois, afinal, só sendo pecador inveterado para não querer amar e ser amado. O Reino de DEUS é o reino do Amor, ali se vive absolutamente sem preocupação alguma, pois tudo ali funciona na base do amor. Dá para entender como é o ambiente num lugar assim? Por enquanto, impossível imaginar como ali deve ser bom. Bem que isso está escrito em I Cor. 2:9.
E como funciona essa prática de obedecer por amor, e ao mesmo tempo ser 100% livre? Veja que nos países desse mundo não somos assim tão livres, pois a obediência é forçada. Ou seja, aqui temos o poder judiciário, que tem a seu dispor a força policial, para fazer obedecer. Além disso, tem exército armado, se não obedecer...
Mas no reino de DEUS não tem nada disso. Como funciona a obediência por lá? Também isso é fácil de entender (como tudo na Nova Terra é de fácil compreensão). Lá todos terão a Lei em suas mentes, gravadas pelo ESPÍRITO ASNTO. Assim nos tornaremos quando formos transformados, por ocasião da segunda vinda de CRISTO. Por enquanto obedecemos ao que está escrito em duas tábuas de pedra, mas então, obedeceremos os mesmos mandamentos, porém, escritos e tábuas de carne, isto é, nos corações (ver II Cor. 3:3).
Perceba que interessante, e como isso será bom. Com a transformação, quando completa, seremos perfeitos, ou seja, teremos a Lei dentro de nós, isto significa uma nova natureza, a natureza da Lei no coração. A obediência virá por uma natureza perfeita, seremos 100% capazes de obedecer. Para que seja assim, hoje temos que demonstrar a nossa vontade de obedecer, e de sermos transformados.
Então, na perfeição, obedeceremos porque amamos a DEUS. Ou seja, nós O adoraremos, e seremos servos uns dos outros. A essência da obediência a DEUS  se demonstra pela adoração, e a essência da obediência aos semelhantes se demonstra em sermos servos uns dos outros. Nisso não há exemplo maior senão JESUS. Ele veio para mostrar como se cumpre a Lei.
O que você acha, amar a DEUS e aos nossos semelhantes é um fardo? É difícil? Ser feliz é algo pesado? Viver eternamente sem nunca ficar doente nem ter algum tipo de problema ou preocupação é algo complicado? Claro que não, pois isso é a obediência a DEUS, à Sua vontade, a Seus Mandamentos. Essa obediência é livre, sem compulsão, porque sabemos que é a melhor maneira de se viver, aliás, é a perfeição. Para viver assim, alguém precisa nos forçar?
Veja só, ainda por cima, além de ser bom, somos perfeitamente livres. Pode existir algo melhor que tal condição de vida? Assim é a perfeição! Nela, até obedecer é extremamente bom.

  1. Aplicação do estudo Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
Já estamos concluindo esse estudo, dessa semana. Ele foi muito esclarecedor. Certamente muitos mudarão algumas coisas em suas vidas.
Agora concluímos com uma pergunta: Como podem alguém dizer que é cristão, e não obedecer a CRISTO, ou não fazer a Sua vontade? O profeta João é quem diz que para saber que temos conhecido a CRISTO é preciso ver se guardamos os seus mandamentos. Está na Bíblia! E João é bem direto ao dizer: “Aquele que diz eu O conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade” (I João 2:4). E no verso seguinte diz que o amor de DEUS é aperfeiçoado naquele que guarda a Sua palavra. Isso é lógico, pois os mandamentos de DEUS ensinam a amar a DEUS e a amar ao próximo. Se os obedecermos, uma coisa é certa: aprenderemos a amar cada vez mais, ou seja, o amor de DEUS será aperfeiçoado em nós. Isso é obra do ESPÍRITO SANTO em pessoas que desejam obedecer.
Agora, existem situações enganadoras, que devemos conhecer e evitar. Por exemplo, ser adventista e em alguns pontos transgredir os mandamentos é algo contraditório e lamentável. Além de mau testemunho, além da influência negativa aos membros mais novos, ainda vai se perder para a vida eterna. Obedecer é saber como aplicar princípios bíblicos à vida diária. Na Bíblia não está escrito que não devemos usar drogas como hoje o mercado oferece. Então pode? Mas na Bíblia há o princípio do cuidado da saúde, dizendo que nosso corpo é o templo do ESPÍRITO SANTO. Por esse princípio podemos saber como cuidar de nossa saúde e de nosso corpo. Isso basta a pessoas inteligentes.

escrito entre:   29/01/2010 a 04/02/2010
revisado em   05/02/2010


Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails