sábado, 13 de março de 2010

A Geração de Enoque - Série: Descobrindo os Mistérios de Gênesis

PASTOR STEPHEN BOHR

Apesar de ter nascido em Wisconsin, o pastor Stephen Bohr cresceu na Colômbia e na Venezuela, onde seus pais serviram como missionários.
Durante mais de trinta anos, ele tem atuado como um pastor, conselheiro da juventude, professor de teologia e evangelista. É reconhecido internacionalmente por sua série de apresentações de "Descobrindo os Mistérios do Gênesis."
No momento é pastor da Igreja Adventista Central, na cidade de Fresno, Califórnia, e é também diretor e orador dos Segredos selados (Secrets Unsealed), uma entidade sem fins lucrativos que se dedica na produção de material audiovisual sobre os principais ensinamentos da Bíblia.
Sua esposa, Aurora, é nativa da Colômbia. Eles têm um filho, Stephen e uma filha, Jennifer.

Descobrindo os Mistérios do Gênesis
Um estudo sobre o Princípio e o Fim da Bíblia "é um curso bíblico, que tem como objetivo explicar as grandes profecias da Bíblia a partir da perspectiva do livro do Gênesis.
Você ficará maravilhado com a forma clara, simples e profunda em que o pastor Stephen Bohr explica essas profecias.

Aqui você poderá ouvir o tema ou também pode fazer download para o seu computador para que você possa estudar.

Existem 38 temas desta série que será postado aos poucos o áudio junto com o texto que estou traduzindo


36 - A Geração de Enoque


Texto Traduzido



A Geração de Enoque
Oração:
 Pai celestial te damos graças pelas muitas bênçãos que há derramado sobre nós, te pedimos Senhor que ao estudar Tua palavra agora, Teu Espírito Santo esteja conosco e nos de mentes claras e corações dispostos a receber a semente da verdade. Te pedimos no precioso nome de Teu Filho Cristo Jesus, amém.

O titulo do tema é a geração de Enoque, e quero começar descrevendo como será o grupo de pessoas que viverão neste mundo imediatamente antes da segunda vinda de Jesus.
Quero que vejam que os que viverão neste planeta terão três características básicas.
Vamos ler Apocalipse 12:17 aqui achamos duas das três características. Diz o seguinte:

“17 Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar.”

Vemos aqui que dragão vai estar irado com o povo de Deus, com o remanescente final. E na realidade esse povo tem duas características principais aqui. Diz a ultima parte do versículo que eles guardam os mandamentos de Deus e em segundo lugar tem o testemunho de Jesus Cristo.
Creio que não teremos problemas para entender o que significa a expressão os mandamentos de Deus, são os dez mandamentos de Deus, mas o que significa o Testemunho de Jesus Cristo?
Vamos a Apocalipse 19:10, onde achamos a explicação do que é o Testemunho de Jesus Cristo.
Diz assim:

“ 10 Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.

Notamos então que o testemunho de Jesus é o Espírito de profecia, e a razão pela qual se chama Espírito de profecia é porque o dom de profecia é um dos dons que o Espírito Santo concede.

Sendo assim o remanescente final que satanás vai odiar, será odiado por duas razões:
1 – guardam os mandamentos de Deus e
2 – tem o testemunho de Jesus Cristo (espírito de profecia)

Há uma terceira característica que devemos notar desta geração final que irá viver neste mundo.
Apocalipse 14:12 tem essa característica, na realidade repete uma das características que nós já vimos e diz outra.
Apocalipse 14:12 diz o seguinte:

“Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.”

Quero que notem que a geração final segundo o texto que lemos vai ter a fé de Jesus, além de guardar os mandamentos de Deus.
Ou seja a geração final que viverá neste mundo terá três características básicas:
1 – guardaram os mandamentos de Deus
2 – terão o dom de profecia que é o testemunho de Jesus Cristo
3 – terão a fé de Jesus ou guardarão a fé de Jesus.

Agora a fim de entender esta geração final precisamos regressar aos dias antes do dilúvio, porque vamos encontrar que a geração antes do dilúvio ilustra a geração que existira no final da historia.
A primeira coisa que quero que notemos na geração antes do dilúvio é que havia dois grupos, o primeiro grupo era os ímpios e o segundo grupo os justos.
Na realidade estes dois grupos se acham mencionados em Genesis 4 onde está a genealogia de Caim, dos ímpios e em Genesis 5 temos a genealogia dos justos. Agora vamos notar a condição do mundo imediatamente antes do dilúvio.
Diz em Genesis 6:5 o seguinte quanto a condição moral do mundo:

“5 Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração;”

Notem aqui que o mundo estava quase completamente desmoralizado, “continuamente” os seres humanos pensavam somente o mau.
Portanto Deus em Genesis 7:23 descreve que ia destruir o planeta Terra ia destruir aqueles que estavam violando os princípios morais de Deus.

Temos visto então que antes do dilúvio a perspectiva dos ímpios o mundo estava desmoralizado portanto Deus disse, vou destruir os ímpios. Mas o que dizer dos justos.
Quero dizer que em realidade havia dois diferentes grupos de justos. Havia uma só categoria de ímpios os que foram destruídos no dilúvio mas havia duas categorias de justos antes do dilúvio, e vocês vão entender o que estou dizendo, vamos ler agora vários versículos ou porções de versículos que achamos em Genesis 5, vamos notar a primeira categoria de justos que viviam antes do dilúvio. Diz assim em Genesis 5:5.

“5 Os dias todos da vida de Adão foram novecentos e trinta anos; e morreu.
8  Todos os dias de Sete foram novecentos e doze anos; e morreu.
11  Todos os dias de Enos foram novecentos e cinco anos; e morreu.
14  Todos os dias de Cainã foram novecentos e dez anos; e morreu.
17  Todos os dias de Maalalel foram oitocentos e noventa e cinco anos; e morreu.
20  Todos os dias de Jarede foram novecentos e sessenta e dois anos; e morreu.
27  Todos os dias de Metusalém foram novecentos e sessenta e nove anos; e morreu.
31  Todos os dias de Lameque foram setecentos e setenta e sete anos; e morreu.”

E em Genesis 9:29 diz
“Todos os dias de Noé foram novecentos e cinqüenta anos; e morreu.”

A primeira categoria de justos que viviam no mundo antes do dilúvio foram aqueles que pertenciam a linhagem santa e que morreram, mas houve uma segunda categoria de justo que viveu antes do dilúvio.
Notemos o que diz em Genesis 5:24 sobre esta segunda categoria de raça justa. Vejamos:

“24  Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.”

Veja que toda a genealogia que lemos nos diversos versículos, e morreu e morreu e morreu e morreu.
Mas aqui encontramos um personagem que cabe dentro de outra categoria, diz que Enoque caminhou com Deus e desapareceu, porque Deus o levou.

Agora no livro de Hebreus 11:5 se amplia o que lemos em Genesis 5:24, aqui vamos encontrar que Enoque  não morreu, diz assim em Hebreus 11:5.

“5 Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus.”

Notem que nos diz que Enoque não sofreu a morte física, Deus o transladou, Deus o levou ao céu vivo, Enoque não sofreu a morte física.
Ou seja na genealogia dos justos em Genesis 5 temos duas classes de pessoas justas os que morreram antes do dilúvio com exceção de Noé que morreu depois, e temos Enoque que foi transladado ao céu dentre os vivos.
Então é obvio que Enoque estava em uma categoria especial, porque só ele foi para o céu dentre os vivos.
Imediatamente nos perguntamos porque será que Enoque foi transladado ao céu sem ver a morte, se todos os outros heróis passaram pela experiência da morte e vão ressuscitar quando Jesus vier, porque eram fiéis.
Quero dizer que na bíblia Enoque se menciona somente em quatro passagens, assim se vamos descobrir porque Enoque estava em uma categoria especial e porque Deus o levou para o céu, vamos ter que descobrir a razão nestas passagens.
Vou mencionar estas passagens, são curtas e não tem aparentemente muita informação, mas na realidade quando olhamos estas passagens com cuidado, podemos descobrir muitas coisas quanto a Enoque.
A primeira é a que acabamos de ler. Genesis 5:18-24
Onde diz que Deus levou a Enoque porque Enoque caminhou com Ele.
O segundo texto está em Lucas 3:37 e não diz muito aqui sobre Enoque, somente menciona ele na genealogia de Jesus.
O terceiro texto onde se menciona Enoque é em Hebreus 11:5 que acabamos de ler onde Deus o transladou e não viu a morte e antes disso ele havia agradado a Deus.
E a ultima passagem onde menciona Enoque é no livro de Judas, esse livrinho que está antes de apocalipse nos versículos 14 e 15. Parece que a bíblia não tem muito a dizer sobre Enoque, imagine só quatro lugares da bíblia:
Genesis 5:18-24/ Lucas 3:37/ Hebreus 11:5/Judas 14 e 15
Mas não nos enganemos apesar de se mencionar em poucos versículos, quando examinamos com cuidado o que diz esses versículos descobrimos muitas coisas quanto a Enoque e sabemos porque razão é que Deus o levou dentre os vivos quando todos os demais passaram pela experiência da morte.
Ao examinar estas passagens descobrimos quatro pontos chave quanto a Enoque. Em primeiro lugar vamos encontrar que Enoque caminhou com Deus, em segundo lugar vamos encontrar que Enoque agradou a Deus, em terceiro lugar vamos encontrar que Enoque teve fé em Deus, e em quarto lugar vamos encontrar que Enoque tinha o testemunho de Jesus ou o dom de profecia. Vamos examinar novamente os versículos chaves que nos demonstram essas quatro características o primeiro texto é Genesis 5:24 onde diz que Enoque caminhou com Deus. Diz o seguinte:

“24  Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.”

Notem então que Enoque caminhou com Deus.
Segunda característica, Hebreus 11:5 já lemos mas agora vamos destacar as quatro características. Diz assim:

“5 Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus.”

Primeira característica é que caminhou, andou com Deus, a segunda característica é que agradou a Deus. Vamos ver agora a terceira característica, Hebreus 11:6.

“6  De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.”

Notem que Enoque agradou a Deus e sem fé é impossível agradar a Deus. Então Enoque tinha fé.

A quarta característica achamos em Judas 14 e 15 vocês sabem que Enoque é o primeiro personagem da bíblia que se menciona que teve o dom de profecia ou o testemunho de Jesus Cristo.
Vamos ler Judas 14 e 15 onde fala de Enoque como profeta, diz assim:

“14  Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades,
15  para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele.”

Quero que notem a primeira frase do versículo 14 diz falando dos ímpios:” Quanto a estes foi que também profetizou Enoque”. Se profetizou tem que haver sido profeta.

Assim temos quatro características de Enoque:
1 – caminhou com Deus.
2 – agradou a Deus
3 – teve fé em Deus
4 – possuía o dom de profecia ou o testemunho de Jesus Cristo.

Agora vamos examinar cada uma dessas características, porque como mencionei somente temos uns poucos versículos sobre Enoque, mas quando olhamos para o resto da bíblia, o que significa caminhar com Deus, o que significa agradar a Deus, o que significa ter fé em Deus, e o que significa o testemunho de Jesus Cristo, em outras passagens fora das que mencionei, encontramos um quadro sobre a razão porque Enoque estava em uma categoria especial, e por essa categoria especial por essas características especiais Enoque foi transladado dentre os vivos, enquanto todos os demais passaram pela experiência da morte. Então vamos ver em primeiro lugar o que significa caminhar com Deus, andar com Deus. A primeira e a mais conhecida característica de Enoque, o que significa caminhar com Deus.
Vamos ao livro de Amós 3:3, vamos examinar versículos da bíblia que fala do que significa caminhar com Deus assim vamos ampliar o sentido de que Enoque caminhou com Deus diz assim em Amós 3:3.

“3  Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?”

Quero dizer a vocês que cada vez que diz na bíblia a palavra andar, na verdade é a palavra caminhar, você pode traduzir por caminhar.

(COMENTÁRIO BÍBLICO ADVENTISTA: AMÓS 3:3
Assim como duas pessoas não caminham juntas a menos que tenham
um propósito comum em vista...
... É muito expressiva a tradução
da LXX: "Caminharão dois juntos absolutamente se não se conhecerem?" Caminhar
"juntos" com Deus não significa algo ocasional, a não ser um hábito contínuo que
brota de uma relação estabelecida. Significa um companheirismo apoiado em uma
mútua harmonia de mente e espírito. Para que duas pessoas caminhem "juntas" devem partir na mesma direção.)[i]

Notamos então que se Enoque caminhou com Deus, tinha que estar de acordo com o coração de Deus. Agora sabem que muitas vezes no antigo testamento quando se menciona caminhar com Deus se vincula com guardar os mandamentos de Deus. Vejam por exemplo Deuteronômio 10:12 e13. Quero que notem as diferentes palavras que se conectam ou se vinculam, que tem que ver com caminhar com Deus diz assim:

 “12  Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma,
13  para guardares os mandamentos do SENHOR e os seus estatutos que hoje te ordeno, para o teu bem?”

Notem os términos sinônimos nestas passagens, fala de caminhar com Deus, de amar a Deus, de servir a Deus e de guardar os mandamentos de Deus.

Ou seja caminhar com Deus significa amar, significa servir, guardar seus santos mandamentos.
Outro texto onde se vincula guardar os mandamentos com o caminhar de Deus é Deuteronômio 13:4, Diz ali:

“4  Andareis após o SENHOR, vosso Deus, e a ele temereis; guardareis os seus mandamentos, ouvireis a sua voz, a ele servireis e a ele vos achegareis.”

Vejam todas as palavras sinônimas, caminhar com Deus significa temer-lhe, guardar seus mandamentos, ouvir sua voz, servir-lhe e seguir-lhe.

Novamente vemos que caminhar com Deus se conecta com guardar a santa lei de Deus, obediência a Deus.

Notemos mais alguns textos do antigo testamento antes de ler uma passagem nova.
Salmos 78:10 está falando aqui do povo de Israel da rebelião do povo de Israel e diz assim:

“10  Não guardaram a aliança de Deus, não quiseram andar na sua lei;”

Vejam novamente a idéia de caminhar na lei de Deus ou andar na sua lei, guardar os mandamentos de Deus. Vejamos o Salmos 119:1, primeiro versículo do salmo mais cumprido da bíblia diz o seguinte:

“1  Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do SENHOR.”

Vejam que em todos estes versículos se conectam a idéia de caminhar com Deus com guardar sua lei, servir-lhe, seguir-lhe, obedecer-lhe.
Agora vamos examinar uma passagem muito bonita do novo testamento.
I João 2:3-6 notem como se conecta a idéia de caminhar com Deus com a idéia de guardar os mandamentos de Deus.

“3  Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos.
4  Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.
5  Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele:
6  aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.”

Notem novamente a idéia de guardar os mandamentos como se conecta com a idéia de caminhar como ele caminhou.

Ou seja a primeira característica de Enoque é que caminhou com Deus, mas ao examinar outros textos da bíblia notamos que caminhar com Deus, significa obedecer-lhe, guardar seus mandamentos, temer-lhe, seguir-lhe, fazer o que Deus disse. Ou seja Enoque caminhou com Deus no sentido de que ele obedeceu a Deus, ele guardou os mandamentos de Deus.
Agora vamos notar a segunda característica de Enoque.
Como lemos anteriormente, Enoque antes que fosse levado ao céu, agradou a Deus.

Agora vamos notar que agradar a Deus também se conecta com fazer a vontade de Deus e com guardar a lei de Deus.
Vamos ver o que diz em I João 3:22

“22  e aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável.”

Veja como se conecta fazer o que agradável a Deus com a idéia de guardar os mandamentos. Aqui diz qualquer coisa que pedimos a Deus ele nos da porque guardamos os seus mandamentos porque é o mesmo que fazer o que é agradável diante dEle.
Vamos ver João 8:29, aqui está falando de Jesus, e mais aqui é Jesus que está falando. E diz o seguinte:

“29  E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.”

Vejam novamente a idéia de que agradar a Deus é fazer o que Deus quer que façamos, significa guardar seus mandamentos, conforme vimos em I João 3:22. Notem também Romanos 8:7-9, sabem que na bíblia os que vivem conforme a carne são os que pisoteiam a lei de Deus, e os que vivem conforme o Espírito são os que obedecem a lei de Deus. Vejam o que diz Romanos 8:7-9

“7  Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar.
8  Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.”

Sabem vocês que o apóstolo Paulo descreve as obras da carne no livro de Gálatas 5 e se nós olharmos com cuidado a lista vamos ver que cada um dos pecados que ele menciona é uma violação de um dos dez mandamentos.

Prostituição, impureza, lascívia,idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas.
Se tivéssemos tempo para analisar cada uma destas palavras nos daríamos conta de que obras da carne são violações da lei de Deus porque a carne não se sujeita a lei de Deus nem tão pouco pode.

Vamos ler uma citação que encontramos no livro Patriarcas e Profetas pg.85. Fala aqui como foi o caminhar de Enoque com Deus diz assim:

“O andar de Enoque com Deus não foi em arrebatamento de sentidos ou visão, mas em todos os deveres da vida diária. Não se tornou um eremita, excluindo-se inteiramente do mundo; pois tinha uma obra a fazer para Deus no mundo. Na família e em suas relações com os homens, como esposo e como pai, como amigo, cidadão, foi ele um servo do Senhor, constante, inabalável.”( Patriarcas e Profetas pg.85.)

Temos visto então que Enoque caminhou com Deus, que se conecta com guardar os mandamentos de Deus, e também vemos  que ele agradou a Deus que está vinculado com guardar a lei de Deus com obedecer a vontade de Deus.

Mas Enoque tinha uma terceira característica, Enoque tinha fé.
Vejam o que diz em Hebreus 11:1 sobre o que é fé. Em Hebreus 11:6 vimos que diz que sem fé é impossível agradar a Deus e no versículo 5 diz que Enoque agradou a Deus. Agora se Enoque agradou a Deus e se sem fé é impossível agradar a Deus então Enoque era um homem de grande fé. Então surge a pergunta, o que é a fé que teve Enoque? Em que ele teve fé? Hebreus 11:1 diz a definição da fé que tinha Enoque, diz assim:

“1  Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.”

Imediatamente nos perguntamos, o que é que estava esperando Enoque? O que é que Enoque não podia ver com os seus olhos mas que podia ver através da fé? Não há dúvida, como temos visto até aqui que Enoque olhava a cidade assim como Abraão cujo arquiteto e edificador é Deus.
O corpo de Enoque estava na Terra, cumpria todos os deveres diários, fielmente, buscava agradar a Deus a cada instante, guardava os mandamentos de Deus, caminha na Terra, na vontade de Deus, o corpo estava na Terra mas sua mente estava no céu! Ele olhava a cidade que ele esperava no futuro, ele tinha a convicção de que este mundo era real, embora não podia ver com seus olhos físicos.
Ele tinha fé nesse reino que viria, anelava estar com Jesus nesta pátria, não podia conceber caminhar mais neste mundo espiritualmente com Deus, queria caminhar na santa cidade, fisicamente com Deus. No livro Patriarcas e Profetas pg. 87. Diz o seguinte:

“Mas o coração de Enoque estava nos tesouros eternos. Ele olhara para a cidade celestial. Vira o Rei em Sua glória no meio de Sião. Seu espírito, seu coração, sua conversação, eram sobre coisas celestiais. Quanto maior era a iniqüidade existente, mais ardente era o seu anelo pelo lar de Deus. Enquanto ainda se encontrava na Terra, habitou pela fé no reino da luz.” (Patriarcas e Profetas pg. 87).

Então nós estamos vendo que a geração final que viverá neste mundo terá as mesmas características que Enoque. Será um grupo que caminhará com Deus, que significa que guardará sua lei. Será um grupo que agradará a Deus, não viverá conforme a carne, mas  conforme o Espírito. Não vão contrariar a lei de Deus, mas sim guardar a santa lei de Deus.
E também vimos que para ter a fé que tinha Enoque a geração irá se cansar de viver neste mundo e não poderá conceber viver um dia a mais aqui sem estar na pátria com Jesus!
Porem Enoque possuía uma quarta característica a que se menciona em Judas 14 e 15, Enoque tinha o testemunho de Jesus Cristo, tinha o dom de profecia. Nós vimos no livro de Judas nos versículos 14 e 15 onde diz que Enoque foi sétimo depois de Adão e profetizou quanto a maldade do mundo e como o mundo ia ser destruído por causa desta maldade. Novamente vamos ver Judas 14 e 15.

“14  Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades,
15  para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele.”

Vejam que não somente vivia Enoque uma vida santa mas também através do dom de profecia desmascarou e admoestou o mundo por causa da sua maldade, e advertiu ao mundo para mudar os seus caminhos pelo poder de Deus caso contrario Deus exerceria o juízo contra eles.
No livro Patriarcas e Profetas pg.85. Diz o seguinte sobre o dom profético que possuía Enoque:

“Por meio de santos anjos Deus revelou a Enoque Seu propósito de destruir o mundo por um dilúvio, e também lhe revelou amplamente o plano da redenção. Pelo Espírito de Profecia levou-o através das gerações que viveriam após o dilúvio, e mostrou-lhe os grandes acontecimentos ligados à segunda vinda de Cristo e ao fim do mundo.”( Patriarcas e Profetas pg.85)

Ou seja, Enoque caminhou com Deus, agradou a Deus, tinha fé em Deus, Enoque tinha o dom de profecia, sua vida santa desmascarava o pecado da civilização daquela época e por inspiração do Espírito de Profecia, falou contra o pecado e chamou ao mundo a se arrepender.

Na página 87 do livro Patriarcas e Profetas encontramos esta citação:

“"Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus." Mat. 5:8. Durante trezentos anos Enoque estivera procurando pureza de alma, para que pudesse estar em harmonia com o Céu. Durante três séculos andara com Deus. Dia após dia, almejara uma união mais íntima; cada vez mais estreita se tornara a comunhão até que Deus o tomou para Si. Estivera no limiar do mundo eterno, havendo apenas um passo entre ele e o país da bem-aventurança; e, agora, abriram-se os portais; o andar com Deus durante tanto tempo praticado em terra continuou, e ele passou pelas portas da santa cidade - o primeiro dentre os homens a entrar ali.”(Patriarcas e Profetas pg. 87)

Agora temos falado sobre Enoque, então vamos dedicar um pouco de tempo para falar sobre a geração final que viverá neste mundo, sabem vocês que Enoque é um símbolo, uma ilustração daqueles que viveram neste mundo nos últimos dias, começamos nosso estudo lendo uns versículos de apocalipse 12 e 14, nos demos conta que em apocalipse 12:17 que o dragão se irou contra o remanescente da semente da mulher porque guardavam os mandamentos de Deus e tinham o testemunho de Jesus que é o dom de profecia. Duas das características que tinha Enoque, e no capitulo 14:12 nos demos conta que a geração final que viverá neste mundo vai ter a fé, mas não qualquer classe de fé mas a fé que tinha Jesus. Em Mateus 24:37-39 temos uma indicação clara de que o que existiu antes do dilúvio vai acontecer de novo no final da historia diz ali em Mateus 24:37-39:

“37  Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem.
38  Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
39  e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem.”

Veja que aqui existe um paralelo em que o Senhor Jesus Cristo faz, entre o mundo nos dias do dilúvio e o mundo que vai existir antes da segunda vinda de Jesus. Onde o mundo era iníquo naquela época, será iníquo no final da historia, assim como Deus salvou um grupo da destruição, salvara no final da historia também um grupo da destruição.
Mas agora quero que notem que no final da historia haverá duas diferentes classes de justos. Apenas uma classe de ímpios, mas duas classes diferentes de justos. Vocês se lembram das duas classes de justos que vimos em Genesis 5? Estavam os justos que morreram antes do dilúvio e está Enoque que foi transladado ao céu dentre os vivos.
Sabem vocês que no final da historia vão existir os mesmos dois grupos? Notem o que diz Mateus 16:27,28 aqui Jesus disse algo muito raro aos seus discípulos, disse:

“27  Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras.
28  Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui se encontram, que de maneira nenhuma passarão pela morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu reino.”

Uma declaração estranha porque todos os discípulos que estavam ali morreram antes que Jesus viera porque Jesus não veio ainda. O que quis dizer então Jesus quando declarou que havia alguns ali entre os discípulos que não iriam morrer até o virem vindo no reino de glória no seu reino?

A resposta nós encontramos no capitulo 17 o capitulo seguinte, encontramos que Jesus subiu ao monte com três de seus discípulos com Pedro, Tiago e João. Esses são os alguns dos que iriam ver Jesus vindo em seu reino glorioso, mas não iriam ver Jesus vindo em seu reino de glória na segunda vinda, mas sim  iriam presenciar como iria ser, e Deus ia mostrar no monte da transfiguração.

(COMENTÁRIO BÍBLICO: MATEUS 16:28
Até que tenham visto.
É importante que os três Evangelhos sinóticos registrem o relato da
transfiguración imediatamente depois desta predição. Os antigos
manuscritos gregos não têm divisão de capítulo nem de versículo. Por isso,
o cap. 17: 1 segue imediatamente aos 16: 28, sem interrupção. Os três
evangelistas registram que a transfiguración 426 ocorreu como uma semana
depois desta afirmação, implicando assim era o cumprimento da
predição. A relação entre as duas narrações pareceria excluir a
possibilidade de que Jesus se estivesse refiriendo aqui a outro acontecimento
fora da transfiguración, a qual foi uma demonstração em miniatura do
reino de glória. Sem dúvida, Pedro o entendeu assim (2 Ped. 1: 16-18).)[ii]

Disse em Mateus 17:1 o seguinte:

“1  Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte.
2  E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz.
3  E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.”

Na realidade o que Jesus quis dizer é que haveria alguns dos seus discípulos que no caso era Pedro, Tiago e João, que iria ver a Jesus da maneira como ele viria da segunda vez. No monte da transfiguração Jesus foi transformado na forma que se verá quando ele vier da segunda vez em poder e gloria e Pedro e Tiago e João presenciaram. É importante notar também que falaram com Jesus Moisés e Elias. Muito significativo, três pessoas chaves, no monte da transfiguração, Jesus, Moises, e Elias. Porque razão é que apareceu estes personagens? Vamos resumir porque não temos tempo de estudar detalhadamente. Quando Moises morreu segundo nos diz em Deuteronômio 34:5 e 6, aconteceu umas coisas muito raras quanto a Moises, em primeiro lugar diz a bíblia que Deus o enterrou, é a única pessoa na bíblia que diz que Deus enterrou, e em segundo lugar diz que ninguém sabia onde estava o seu sepulcro. E isso também é raro pois os judeus marcavam as tumbas dos seus heróis. E logo encontramos aqui em Mateus 17 que Moises está no monte da transfiguração, como que ele chegou ao monte se morreu antes de entrar na terra prometida? Ninguém sabia onde estava seu sepulcro, Deus o enterrou.
A resposta é que segundo a bíblia Moises ressuscitou dentre os mortos, em Judas 9 nos diz que veio o Arcanjo Miguel disputar com o Diabo o corpo de Moises, e diz que Miguel havia vindo chamar Moises do sepulcro para então o levar para o céu, e é por isso que Moisés desceu do céu no monte da transfiguração.
Ou seja Moisés representa aqueles que morrem e ressuscitam e logo vão para o céu. Agora temos o caso de Elias, Elias foi transportado ao céu em um carro de fogo sem experimentar a morte, Elias em outras palavras representa aqueles que vão ser transladados ao céu dentre os vivos, não vão morrer. Então temos aqueles que morreram em Cristo que vão ressuscitar e aqueles que serão transformados quando Jesus vier e temos no monte o próprio Jesus.
Vamos ler uma carta do apostolo Paulo em I Tessalonicenses 4:16-18 diz Paulo falando da segunda vinda de Jesus:

“16  Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;
17  depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.
18  Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.”

Ou seja teremos a mesma representação ao final que houve nos dias de Enoque, teremos dois grupos de justos os que morrerão e vão ressuscitar para encontrar-se com o Senhor Jesus nas nuvens e aqueles que vão ser transladados ao céu dentre os vivos como Enoque.
Agora não poderia concluir este tema sem enfatizar que o novo testamento nos indica, repetidas vezes que os que vão estar vivos quando o Senhor Jesus Cristo venha vão ter um caráter muito especial. Vão ser como Enoque, vão guardar os mandamentos de Deus, seu único interesse na vida será agradar a Deus, vão ter também o dom de profecia para desmascarar o mal do mundo e chamar os ímpios ao arrependimento, vão ter a fé de Jesus, uma fé inquebrantável, os seus corpos vão estar na Terra, mas suas mentes vão estar com Jesus na pátria celestial e não vão suportar a idéia de viver um só dia a mais aqui neste planeta.
 Vez após vez o novo testamento enfatiza que se necessita uma preparação especial como a que teve Enoque para estar vivo quando Jesus voltar em poder e glória.
Permita-me mencionar alguns versículos:
Mateus 5:8

“8  Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. “

Vejam o que diz o livro de Hebreus 12:14 falando dos que vão viver neste planeta nos últimos dias e vão ver o Senhor Jesus Cristo.
Hebreus 12:14

“14  Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,”

Ou seja o povo de Deus vai desenvolver como Enoque uma santidade sem a qual ninguém vera ao Senhor quando vier.
Efésios 5
Vez após vez encontramos que a igreja final a que vai passar pela tribulação os que vão estar vivos vão ter um caráter limpo e especial, vão guardar a lei de Deus, vão agradar a Deus,  vão pregar ao mundo o arrependimento das obras ímpias e vão ter uma fé inquebrantável como a que teve Enoque e vão ser transladados dentre os vivos.
Diz em Efésios 5:25

“25  Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,
26  para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra,
27  para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.”

Veja a característica que se dá a este grupo em Apocalipse 14:5 diz o seguinte:

“5  e não se achou mentira na sua boca; não têm mácula.”

Vamos necessitar estar muito próximos de Deus para passar vitoriosamente para passar pela tribulação final, vamos necessitar o caráter que teve Enoque.
Quero ler para terminar um texto do livro Patriarcas e Profetas pg.88 e 89.

“O caráter piedoso deste profeta representa o estado de santidade que deve ser alcançado por aqueles que hão de ser "comprados da Terra" (Apoc. 14:3), por ocasião do segundo advento de Cristo. Então, como no mundo antes do dilúvio, a iniqüidade prevalecerá. Seguindo os impulsos de seu coração corrompido e os ensinos de uma filosofia enganadora, os homens rebelar-se-ão contra a autoridade do Céu. Mas, como Enoque, o povo de Deus procurará pureza de coração, e conformidade com Sua vontade, até que reflitam a semelhança de Cristo. Como Enoque, advertirão o mundo da segunda vinda do Senhor, e dos juízos que cairão sobre os transgressores; e pela sua santa conversação e exemplo condenarão os pecados dos ímpios. Assim como Enoque foi trasladado para o Céu antes da destruição do mundo pela água, assim os justos vivos serão trasladados da Terra antes da destruição desta pelo fogo.( Patriarcas e Profetas pg.88 e 89)”

Meus queridos amigos, irmãos e irmãs que Deus nos ajude a desenvolver este caráter semelhante ao de Enoque, para que quando passarmos pela prova final, possamos sair vitoriosos em Jesus.



[i] Conteúdo não faz parte do original do sermão foi acrescentado do comentário bíblico adventista para que haja uma base de onde se encontra o devido comentário do pregador.

[ii] Idem

___________________
Este Sermão faz parte de uma série de Sermões do Pr. Stephen Bohr, onde foi traduzido do espanhol para o português, para que mais pessoas que não tem facilidade de entender o espanhol possam ler, aprender e viver estas mensagens, como não sou nenhum tradutor e tão pouco domino bem o idioma espanhol pode ser que haja falhas e erros de traduções, mas que não atrapalham a bela pregação e a mensagem a ser trazida até nós. Espero que sirva de grande inspiração para todos
Traduzido por:Raphael dos Santos Oliveira.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails