domingo, 2 de maio de 2010

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 6


Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Segundo Trimestre de 2010
Tema geral do trimestre: Saúde e cura
Estudo nº 06  –  Fé e cura
Semana de   1º a 08 de maio    
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar:Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em Ti” (Isa. 26:3).

Introdução de sábado à tarde
Ter propósito firme é típico de quem vai se salvar, e de quem cultiva a fé. Daniel foi um caso assim. Ele se propôs firmemente não se contaminar com as iguarias do rei. Com tal propósito, enfrentou todos os desafios num império controlado por satanás, e venceu. José foi outro que venceu por meio de firme propósito. Ester também foi alguém assim, tal como Rute, que decidiu ir com sua sogra. Essas pessoas venceram porque tomaram decisões muito firmes, não voltaram atrás. Tomar decisões assim será uma das características dos vencedores sobre a besta, na última batalha.
Por outro lado, acreditar firmemente em algo o torna verdade, mesmo que não seja. E isso é muito comum. Há pessoas que acreditam, como a lição menciona, em feitiços, e aí, o feitiço realmente funciona, mas porque a pessoa acreditou, por isso ela se fragilizou. Assim como, nos milagres realizados pelos movimentos do falso reavivamento, que podemos ver na televisão, muitos deles ocorrem porque as pessoas acreditaram que seriam curadas. E quem leva os créditos é o pastor, mesmo sendo um falso pregador, pois ensina mentiras. Então, baseado nos milagres que assim realiza, multidões vão sendo enganadas. Mas é profético que haveria o falso reavivamento antes do verdadeiro.
Também há outro poder na mente. É o de ser uma pessoa otimista e positiva. Nesse caso, as coisas sempre tendem a dar mais certo do que para os pessimistas. Principalmente na saúde, mas também na vida profissional e social. Os otimistas fabricam química positiva para seus corpos, e assim vivem melhor. A mente tem grande poder, a ciência sabe disso. Portanto, como diz o verso acima, devemos ser pessoas de propósitos firmes, mas propósitos embasados nas Escrituras, não em bases do mundo. Nossos propósitos devem ter o mesmo fundamento que é o alicerce da fé. Nesse caso, a fé se tornará mais uma aliada para a vida do dia-a-dia, e para grandes vitórias com DEUS ao lado.

  1. Primeiro dia: O fator medo

O medo é um dos sentimentos típicos dos seres humanos, que não existia antes do pecado, depois da queda, passou a ser freqüente em nossa vida. É um receio de que aconteça alguma coisa, a pessoa se sente ameaçada. Quando o medo se torna exagerado, a pessoa entra em pânico ou pavor, terror, assombro. Às vezes, se for repentino, se chama susto. Esse é uma estado extremo de atenção perante o incerto ameaçador, que muitas vezes nem se confirma. Muito medo e pânico vem da imaginação, mas noutros casos vem de situações reais. Mas antes do medo geralmente vem a ansiedade, exceção para o medo repentino.
O medo, principalmente se prolongado ou se repentino mas muito intenso, provoca a produção de adrenalina e cortisol, os hormônios do estresse, forçando a aceleração cardíaca, podendo resultar em depressão e pânico crônico. Uma vida assim é algo terrível. Uma pessoa nessas condições necessita urgentemente da paz de JESUS, que só outros, amigos, podem levar a ela. Precisa de ajuda de terceiros, dificilmente sai da situação por si mesma. Pessoas que são submetidas a medo com freqüência podem ficar doentes, é a fobia. Há diferentes fobias, de altura, do escuro, de estar em lugar fechado, de morrer, de perder o emprego, de perder o celular (essa vem afetando cada vez mais pessoas), de engordar, de emagrecer, de estar só, de falar em público, de perder dinheiro, de perder prestígio, etc. Muitas têm medo de perder a vida eterna. Mas esse é um dos medos mais fáceis de resolver, basta a cada dia entregar-se a JESUS e fazendo a Sua vontade, permitir ser transformado para cada ser vez mais santo. Em lugar do medo, vai sentir uma paz agradável ao espírito.
De onde originou o medo? O primeiro medo sentido por seres humanos foi no Jardim do Éden, quando DEUS chamou Adão e Eva, após terem pecado. Eles sentiram medo de DEUS, e esse medo veio porque se perceberam nus. A reação foi se esconderem. Essa tende a ser uma das reações mais freqüentes quando se sente medo. Outra é fugir, e muitas vezes o medo também nos leva a atacar.
O medo é um sentimento típico de pecadores. Faz parte da vida dos pecadores. Ele desaparecerá por completo no dia da transformação, na segunda vinda de CRISTO.
Como enfrentar o medo? Como qualquer criança faz. Ela se aproxima de seus pais, e se apega a eles. Numa noite escura, se a criança está ao lado do pai ou da mãe, ela se sente segura, e o medo diminui, ou até passa. É assim que nós, os adultos, devemos agir para superar o medo, nos aproximando de JESUS. Temos que vir a Ele com propósito, d’Ele nos transformar, mudar a nossa vida. Quando percebemos mudanças ocorrendo em nossa vida passamos a nos sentir seguros pois sabemos que DEUS está agindo em nós. E por que temer quando o poderosíssimo DEUS está conosco?

  1. Segunda: Um homem disse ao Universo
Vamos tentar imaginar como seria a vida sem a existência de DEUS. Imaginemos como seriam todas as coisas se de fato tudo aqui tivesse vindo à existência pelos processos do evolucionismo.
Em primeiro lugar, o homem viveria sem um propósito em sua vida. Ele viveria voltado para o “eu”, seria egoísta, pois sua lógica de vida seria sempre lutar por ele, para a sua sobrevivência pessoal, nada pelos outros. Ele seria cruel, sem bons sentimentos, sem consideração pelos outros. Ele estaria voltado inteiramente para dentro de si, e veria em todas as outras coisas como disponíveis só para ele. Se ele casasse, veria o seu cônjuge como um objeto de prazeres e de utilidade para ele. As pessoas não estariam voltadas para fazer o bem aos outros, afinal, pela lógica do evolucionismo, sem DEUS, o amor nem mesmo existiria. Em lugar dele, teríamos a luta egoísta pela sobrevivência, como entendia Darwin.
A sociedade humana seria uma arena de disputas. A natureza seria destruída pelos desejos egoístas dos seres humanos. Estes só colaborariam entre si se isso resultasse em maior benefício pessoal entre os colaboradores. Tudo seria movido pelo egoísmo da lógica da luta pela sobrevivência. É evidente que assim a sociedade humana iria de mal a pior, e, pelo contrário como Darwin queria dizer, ela gradativamente se extinguiria, por falta de amor e de bons sentimentos. É só pelo amor que nos desenvolvemos, não pela luta entre nós.
O princípios da solidariedade que ainda vemos na sociedade humana vem de DEUS, o Criador, que inseriu esses princípios em Adão e Eva, que mais tarde os ensinaram a seus descendentes. Também por meio dos profetas ocorreu o mesmo ensinamento. O que ainda existe de bons sentimentos entre os humanos, vem do Criador. Darwin é o postulador da luta de uns contra os outros para o aperfeiçoamento das espécies, mas DEUS é o originador do amor, não para a luta, mas para a unidade e solidariedade. Hoje em dia, os líderes humanos, vendo os graves problemas na sociedade humana, estão tentando buscar a paz, a harmonia e a unidade entre os povos. Tentam isso por meio do diálogo e da ligação entre as igrejas, e entre as civilizações. Isso que estão fazendo não vem das explicações de Darwin, mas dos princípios bíblicos. Embora a grande maioria dos homens não aceite mais a DEUS, como lhes convém, utilizam os princípios estabelecidos por DEUS para obterem proveito próprio. Sim, utilizam esses princípios, mas não se entregam a DEUS, pois o egoísmo da luta pela sobrevivência estabelecida por Darwin, na qual também acreditam por conveniência egoísta, os impede de crerem em DEUS. Essa é hoje uma sociedade centrada no “eu”, que toma para si tudo o que convém aos seus propósitos de luta para ter mais riquezas e mais poder.
Mas o que podemos aprender do estudo de hoje? É o contrário daquilo que a sociedade pratica. Podemos entender que DEUS, que nos criou, tem grande interesse por nós. Ele não nos deixou sós para buscarmos a sobrevivência de jeito que pudermos. Mas Ele está conosco, e sendo assim, se crermos, que mal o ser humano poderá nos fazer (Sal. 118:6)? Mas precisamos confiar no Senhor de todo o coração, e não confiarmos tanto em nosso próprio entendimento (Prov. 3:5 e 6), pois esse entendimento é apenas um rudimento do que realmente necessitamos para viver corretamente. DEUS tem sob seu controle tudo o que somos, inclusive Ele sabe quantos cabelos temos na cabeça (Luc. 12:6 a 7), Ele nos ama, afinal, JESUS morreu por nós, e nada poderá nos separar do amor de DEUS (Rom. 8:38 e 39).
É radicalmente diferente crer em DEUS ou crer no evolucionismo. Crendo em DEUS estaremos realmente ‘evoluindo’ de uma esfera de qualidade de vida social para outra superior, mas crendo da evolução, estaremos, não evoluindo, mas degenerando, como bem se pode ver, rumando para a auto-destruição. É verdade que o ser humano desenvolveu altíssima tecnologia, mas grande parte dela serve para um dia desses extinguir a raça humana, não para aperfeiçoá-la. Em vez de crermos na evolução por meio da luta entre os seres vivos, devemos crer na transformação do ser por meio do amor de DEUS. Ora, será que a luta pode aperfeiçoar alguma coisa? Será que o acaso pode ordenar uma sociedade? Não, não pode, só o amor tem essa capacidade de aperfeiçoar, e é tamanha essa capacidade que se aproxima o dia em que seremos tornados perfeitos pelo poder de DEUS.

  1. Terça: O poder da fé e Quarta: O estresse
Esses dois dias foram unidos num só texto para se fazer uma ligação bem intensa, do que DEUS deseja em nós e, em contraposição,  do que satanás deseja em nós. Essa é uma luta que precisamos entender melhor, pois da parte do inimigo há um poder de engano que não podemos subestimar.
Há pelo menos quatro formas práticas do ser humano viver em relação ao conceito de fé. A primeira é a presunção, que é crer em DEUS mas não por um dom, e sim, crer do  jeito pessoal. Na realidade a presunção não é fé, mas uma opinião elevada de si mesmo ou vaidade, segundo a qual, pretende se relacionar com DEUS. Esse tipo de postura aumenta entre os cristãos, inclusive entre os adventistas. Vamos chamar isso de “agradável auto engano”. O presunçoso não centra em DEUS, mas em si, e ele, quando diz crer em DEUS, faz isso conforme seus critérios, não pelos de DEUS.
A segunda forma de fé é o otimismo sem fé. É o famoso pensamento positivo, não que esteja errado, mas nesse caso é exercido sem fé em DEUS. Esse aí não crê em DEUS, mas crê em si mesmo, ou também na ciência (e só na ciência, não no DEUS da ciência). É o tipo, “eu posso”, “eu tenho a força”, ou o pessoal da “auto ajuda”, do poder que vem de dentro.
A terceira forma é a fé em DEUS, fé recebida como um dom. Esse crê em DEUS e se entrega a Ele, por isso é uma pessoa otimista, feliz, esperançosa porque sente-se segura com DEUS. Destaque-se que essa pessoa sempre tem esperança, mesmo em meio aos problemas, e ela sempre é feliz, mesmo havendo motivos de tristezas, mas essas serão passageiras. Alguém assim jamais será uma pessoa pessimista e infeliz, e nunca se sentirá definitivamente derrotada.
A quarta forma é o pessimismo. Esse aí não é presunçoso, nem otimista e nem tem fé. Ele está solto, praticamente não recebe força de ninguém. Tende a achar que as coisas não darão certo, e que suas iniciativas não funcionarão. E os outros não prestam, e DEUS não quer saber dele, ou que ele já caiu tanto nos pecados que DEUS se esqueceu dele.
Perceba que pode haver otimismo sem fé em DEUS, mas jamais haverá fé em DEUS sem otimismo, sem entusiasmo e sem confiança em relação ao futuro. Quem tem fé tem todos os ingredientes necessários para ser um vencedor, seja nessa vida, seja para a vida eterna.
Perceba outra coisa, há aqui uma nítida luta pelo ser humano. De um lado está DEUS, que por meio da fé deseja incutir confiança e senso de segurança na pessoa, para ela viver melhor aqui nesta Terra bem como para alcançar a vida eterna. Essa condição é a indicada para se ter uma vida saudável e bem sucedida. É o poder da fé criando condições positivas na mente, levando as glândulas do corpo a gerar uma química positiva que deixa a pessoa melhor preparada para enfrentar os desafios diários. Mas a fé não é apenas uma química positiva, acima disso, é um dom de DEUS para n’Ele confiarmos como sendo Seus filhos de criação e de redenção.
De outro lado está o mundo de satanás. Ele também mexe no mesmo lugar que DEUS influencia, a mente humana. DEUS o faz pela fé, mas satanás usa muitos outros meios. Enquanto DEUS deseja agir no corpo da pessoa afim dele produzir uma química que a deixa otimista e saudável, satanás se empenha pelo contrário, para produzir o estresse (nervosismo, depressão, tensão ou estafa). Veja a seguir um recorte de artigo importante sobre o estresse.
“O stress pode ser definido como a soma de respostas físicas e mentais de uma incapacidade de distinguir entre o real e as experiências e expectativas pessoais. Pela definição, stress inclue a resposta de componentes físicos e mentais.
“O termo stress foi publicado pela primeira em 1936 pelo médico Hans Selye na revista científica Nature. Existem dois tipos de stress: crônico e orgânico.
“O stress pode ser causado pela ansiedade e pela depressão devido à mudança brusca no estilo de vida e a exposição a um determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia. Quando os sintomas de stress persistem por um longo intervalo de tempo, ocorre os sentimentos de escapar de uma situação (causado pela ansiedade) e fuga (causado pela depressão). Os nossos mecanismos de defesa passam a não responder de uma forma eficaz, aumentando assim a possibilidade de vir a sofrer de doenças, especialmente da espécie cardiovascular. Também conhecido como um modelo teórico bio-psico-social. O stress tem como concepção a ansiedade, o antagonismo, a exaustão, a frustação, o despreparo, o excesso de trabalho, a TPM, a confusão, o estado de pranto e o medo. Todos esses sintomas deram origem ao termo stress ou estresse.
“Causas
“As causas que podem levar as pessoas ao stress:
·                    Dor e mágoa
·                    Luz forte
·                    Níveis altos de som
·                    Eventos: nascimentos, morte, guerras, reuniões, casamentos, divórcios, mudanças, doenças crônicas, desemprego e amnésia.
·                    Responsabilidades: Dívidas não pagas e falta de dinheiro
·                    Trabalho/estudo: provas, tráfego lento e prazos pequenos para projetos
·                    Relacionamento pessoal: conflito e decepção
·                    Estilo de vida: comidas não-saudáveis, fumo, alcoolismo e insônia
·                    Exposição de stress permanente na infância (abuso sexual infantil).
·                    Idade
“O stress pode ativar o simpático e o sistema nervoso autônomo e liberar em excesso os hormônios incluíndo a adrenalina/epinefrina e o cortisol.”
Pesquisando para entender mais profundametne a lição de hoje, descobri coisas incríveis, que geram motivos para preocupação. Há outras fontes de estresse além daquelas do artigo acima. Fontes que satanás inventou, para capturar as pessoas, inclusive de nosso povo, desde a alta liderança até o membro mais humilde. Portanto, precisamos tomar uma atitude como Daniel, de não nos contarmiarmos. Precisamos, por exemplo, fazer a reforma da saúde, que não é apenas alimentar-se corretamente, mas cuidar do corpo para que esteja o mais natural possíevel.
Outras fontes de estrese hoje muito procuradas pelas pessoas. Sim, as pessoas procura o estresse, ele produz drogas que criam sensações, e criam dependência. É o caso dos esportes radicais e os competitivos. Veja um trecho escrito por Nuno Cobra, formado e pós-gradoado em Educação Física, sobre esse assunto.
“Esportes radicais produzem 'hormônios da morte'
“Cada vez mais as atividades esportivas vêm se radicalizando. Não interessa mais como antigamente, andar centenas de quilômetros de bicicleta, correr uma maratona, ou mesmo fazer uma travessia oceânica. Daí surgiu o triatlo.
“Aeroman
“Criou-se uma espécie de 'aeroman', o homem se lança em vôos livres, paragliding, bung jump, rapel, etc...
“Não é mais assim uma coisa de louco, pessoas saltarem com um pequeníssimo pára-quedas que, depois de uma terrificante queda livre, se abre no último instante da sua chegada ao solo ou na água. Tudo isto para quê?
“'Hormônios da morte' e do prazer
“Isto porque nestas situações onde os limites do corpo - e da vida - são colocados à toda prova, proporcionam algo mais na corrente circulatória, movimentando hormônios que até então eram desconhecidos. São os chamados 'hormônios da morte'. Eles são fascinantes e levam as pessoas à 'loucura' entre a vida e a morte.
“Existem estudos afirmando que a pessoa minutos antes de morrer, libera hormônios de prazer com o objetivo de facilitar a 'passagem para o outro lado'. E nestas situações-limite esses mesmos hormônios são liberados.”
            De outras leituras, feitas para redigir esse comentário, descobri que, por exemplo, o simples assistir uma partida de futebol e torcer por um time, ou fazer isso em qualquer situação competitiva (no Brasil envolve muito fanatismo etc.) libera adrenalina em excesso (http://www.efdeportes.com/efd73/futebol.htm; http://www.educacaofisica.com.br/biblioteca_mostra.asp?id=1257; http://www.efdeportes.com/efd137/recuperacao-fisica-e-psicologica-de-atletas-de-futebol.htm). Com o tempo a pessoa torna-se dependente dessa química produzida pelo próprio corpo, e fica necessitando de momentos de envolvimento com torcer por seu time e contra outro time. Assim funciona para qualquer tipo de torcida, seja futebol, seja outro esporte. Gera dependência pela necessidade da química excessiva produzida pelo corpo, do mesmo modo como a química ingerida ou injetada, as drogas que se compram, e que viciam. Assim sendo, muitos cristãos que pensam seriamente em se salvar, na verdade estão se drogando, por um meio muito astuto, e já não conseguem libertar-se do vício semanal. Elas precisam disso, ou não suportam, e nem percebem sua condição de escravidão de satanás. Já vi, e não poucas vezes, pregadores famosos se referirem apaixonadamente pelo seu time predileto, em tom de deboche sobre aqueles membros torcedores por outros times. Isso requer profunda decisão e humilde entrega a JESUS para que liberte dessa condição de dependência emocional e química. Satanás é muito astuto, que não se brinque com ele, pois enquanto muitos de nós pensam que estão firmes com CRISTO, na verdade são agentes do inimigo, influenciando os demais pelo caminho do qual não querem mais sair. Perdoem por ter escrito isso, sei que muitos não irão gostar, mas a essa altura dos acontecimentos proféticos não tinha mais como postergar, ou o próprio DEUS o cobraria de mim pela covarde omissão.
O estresse na realidade “não é uma doença, mas o estado que o organismo fica quando submetido por longo período de tensão. Numa situação estressante (enervante), o corpo sofre reações químicas, que em excesso prejudica o organismo, causando problemas que podem ser:
  • no cérebro (tornando-se irritável, com falta ou excesso de sono, etc.)
  • nos pulmões (desencadeando asma, etc);
  • na pele (provocando envelhecimento precoce, erupções, alergias, etc.);
  • no estômago (causando, gastrites, úlceras, etc.).
  • e em todos outros órgãos do corpo humano.”
“A química do estresse não é em si, responsável pelas doenças. Ela reduz a resistência do organismo e favorece o aparecimento de enfermidades para as quais a pessoa tem alguma tendência genética. As substancias químicas que o estresse força o organismo a descarregar no sangue, geralmente aceleram os batimentos cardíacos que podem provocar, com o tempo, alta da pressão arterial e também sobrecarregar o músculo cardíaco, tornando-o doente.” (http://www.braile.com.br/SAUDE/estresse.htm).
Lembre-se que as emoções levadas a ansiedade e a torcida envolvente por coisas gera estresse. Lembre-se que crianças são levadas a estresse em desenhos animados, como os do pica-pau amarelo, que muitos acham inocentes. E há muita coisa pior, envolvendo monstros, justiceiros, guerreiros espaciais, muita ação e violência, aparentando fazer justiça, mas recorrendo à violência para fazer o bem. A pergunta aqui é: quem controla as emoções em nossa casa, e em nossas mentes?
Por todas essas evidências negativas do estresse, e sabendo suas principais causas, o que então devemos fazer? Há duas opções. Aqueles que realmente desejam ser salvos, agora mesmo tomarão uma decisão e lutarão com DEUS para se libertar dos astutos artifícios do inimigo. Estes deixarão de lado os fatores de estresse com os quais se envolviam, o farão pelo poder de DEUS, uma vez que desejem. Uma entrega completa a DEUS é a fórmula de lutar contra o estresse. Porém, os demais, que querem tanto a salvação como o mundo, esses não farão nada, e um dia se separarão do povo de DEUS por não suportarem a idéia de abandonar suas atraentes emoções que vem do mundo.
Resumindo: de um lado está o sensível e suave poder da fé, de outro lado, a aviltante, agitada e inquieta química escravizadora de satanás. É hoje o dia de escolher a quem servir, se a dependência do grande enganador, se a liberdade do Salvador. A escolha é de cada um, minha e sua.

  1. Quinta: A fé e as curas miraculosas
Hoje, na televisão, muito se ouve que curas estão ocorrendo porque a pessoa doente teve fé, e que curas não foram possíveis porque aquela não teve fé. A questão que a lição propõe é a seguinte: uma pessoa para ser curada precisa ter fé ou não?
Analisando as curas que JESUS fez em seu tempo, e que foram propostas pela lição, podemos chegar ao seguinte entendimento: não é importante a fé que o doente tem, e sim, a fé de quem está orando por ela. É evidente que dificilmente ocorrerá cura em quem não crê que DEUS exista, mas convenhamos, isso não é impossível. Sabe por quê? É fácil entender, hoje, e até ao fechamento da porta da graça, as bênçãos de DEUS beneficiam a todos, os que crêem e os que não crêem, e até os que combatem a DEUS em seus servos.
Vamos analisar isso melhor. O que é uma cura miraculosa? É nada mais que algo impossível de explicar. Ou, nós não entendemos como isso ocorreu. Por exemplo, a travessia do Mar Vermelho, por parte do povo de Israel, em seco, como podemos explicar isso por meio de nossa ciência? Não podemos. As ressurreições que CRISTO fez, não podemos explicar. Tudo o que podemos é admitir que DEUS tem esse poder, e pode fazê-lo, se desejar. E Ele o fará, segundo a Sua vontade, independente de nós crermos ou não. Mas é evidente que bem melhor será se crermos. Por exemplo, DEUS pode efetuar um milagre com pessoa que nem é de Seu rebanho, e nem crê n’Ele. Talvez o faça para que essa pessoa tenha uma oportunidade de refletir sobre a existência de DEUS, ou que isso ocorra com alguma outra pessoa relacionada, e assim por diante. Ele pode fazer coisas milagrosas para dar oportunidades a alguém. Conheço um caso assim. Tenho um colega professor que é ateu. Ele ridiculariza sobre DEUS. Mas deve a vida a DEUS, ele mesmo contou. Viajava por uma estrada estreita, sem acostamento, de grande movimento, numa serra gaúcha, em meio a pesada tempestade. Nessa situação o limpador do para brisa parou de funcionar. E agora? Parar ali não podia, rodar também não. Foi então que ele orou, do seu jeito, assim: “DEUS, se Tu existes, faça parar de chover”. E imediatamente parou. Foi coincidência? Mais provável que tenha sido um pedido atendido por DEUS, dando a esse homem mais tempo para saber sobre Ele. Curiosamente hoje ele não quer saber de DEUS. Mas DEUS foi bom com ele.
Entendamos isso melhor. Um pai, ou uma mãe, cujo filho é ingrato, deixa de amá-lo? Normalmente não. Assim é DEUS, Ele, mesmo que filhos Seus não O aceitem, ou tenham pouca fé, ou nenhuma, assim mesmo os atende, muitas vezes, sem que o peçam. Assim é o amor de DEUS.
Agora vamos para o outro lado da história das curas. E por parte de quem ora pela cura, se for outra pessoa? Esse sim, precisa ter fé. Os discípulos certa vez quando oraram por uma pessoa, para expelir demônio, não conseguiram por pura falta de fé. JESUS curava todos porque tinha fé. Quem ora tem que crer que DEUS existe e que tem poder. Fé não é uma certeza de que DEUS sempre nos atenderá do modo como pedimos, mas que Ele agirá, de acordo com a vontade d’Ele, em relação ao que pedimos.
Então, por quê hoje em dia, nas curas que se realizam na televisão, esses pastores costumam dizer que a fé do curado o curou. Essa é uma forma de se escapar de curas que não se realizam. Assim essas pessoas não culpam o tal pastor, mas se culpam a si mesmas, dizendo: “não tive fé suficiente, por isso DEUS não me curou.” Na verdade quem não teve fé foi o pastor. Aliás, ele mesmo nem á pastor designado por DEUS.
Falando nisso, como é mesmo que essas curas miraculosas ocorrem, sendo que esses pastores não pertencem a igreja da verdade, pois não seguem a Bíblia por inteiro? Algumas explicações são as seguintes:
  • Há curas falsas, que são pura encenação, a pessoa nem estava doente, mas ganhou algo para dizer que estava;
  • Há curas verdadeiras, realizadas por satanás, e o número dessas vem aumentando e aumentará cada vez mais até o final;
  • Há curas por auto-sugestão, quando alguém acredita firmemente que será curado, nesse caso, como sabemos, o cérebro produz químicas favoráveis a boa saúde, e o corpo mesmo se cura, isso é bem frequente;
  • Não se pode descartar que algumas dessas curas não sejam feitas por DEUS, em certas ocasiões, tendo em mente que no futuro essa pessoa assim venha a encontrar a verdadeira forma de adoração, mas essas curas devem ser em pequeno número;
  • Há também curas que ocorreram por tratamento médico paralelo, e as pessoas pensam ter sido algum milagre;
  • Há curas aparentes, em que naquele momento a pessoa pareceu ter ficado boa, mas poucas horas depois se descobre ainda doente. Nesses casos ela, via de regra, pensa que lhe faltou fé, quando na realidade foi enganada tanto pelo pastor quanto pela sua impressão momentânea por meio de um forte entusiasmo de efeito momentâneo e passageiro;
  • Observação, muitas dessas curas miraculosas mas falsas duram pouco tempo embora haja algumas que são definitivas. Já as curas que DEUS opera são sempre definitivas.
Um ponto importante para curas de doenças. DEUS só cura pessoas que tenham deixado de se descuidar quanto as causas de suas doenças. Por exemplo, se uma pessoa está com cirrose hepática, mas não quer deixar de beber álcool, essa aí não será curada por DEUS. Poderá ser curado e deixar da bebida. Uma pessoa que se alimenta de forma abusada, e não faz a reforma da saúde, pode orar a vontade, e muitas pessoas de grande fé orarem por ela, mas a cura não virá enquanto não mudar de atitude. DEUS é muito bom conosco, mas nós devemos atender ao que já sabemos que Ele nos tenha ensinado e pedido que observássemos.

  1. Aplicação do estudo Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
A mente do ser humano tem grande poder, foi dado por DEUS. Imagine, então, a mente de DEUS! Pela nossa mente podemos exercer influência positiva ou negativa sobre nosso corpo. Podemos exercer influência positiva ou negativa sobre outras pessoas. Só pelo que falamos, podemos melhorar a vida de outros, ou podemos destruí-las. Aqui nesse mundo as mentes têm maior facilidade em influenciar negativamente sobre as pessoas que positivamente. Devemos entregar a mente a DEUS, para que Ele nos ensine a utilizar nossa mete para p bem, como fez JESUS. Mesmo em momentos de Sua pior crise, JESUS fez o bem Ele perdoou e salvou os seres humanos.
Sendo assim, se há tão grande possibilidade em nossas mentes, uma decisão agora mesmo devemos tomar: coloquemos em nossas mentes apenas informações compatíveis com a fé em DEUS. Cuidemos da televisão em nossa casa, para isso existe o controle remoto, tirar do ar tudo o que for inconveniente para a mente. Se educarmos nossa mente conforme os princípios bíblicos, ela se tornará poderosa para o bem, tendo esses princípios por fundamento. Mentes assim se tornam o prazer de DEUS, e Ele agirá por meio delas, e fará grandes coisas por meio das pessoas que tem mentes assim bem educadas. DEUS age nas pessoas por meio de seus neurônios, é assim que elas estão em comunicação com DEUS. Sendo desse modo, as pessoas tem a sua disposição todo o poder que DEUS possui. Devemos nos preparar para termos esse poder, pois ele está prometido exatamente para esses nossos dias. Com esse poder, que é orientado pelo amor, teremos mentes úteis para a eternidade.

escrito entre: 24/03 a 30/03/2010 
revisado em  31/03/2010
Corrigido por: Jair Reis Bezerra



Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails