quinta-feira, 22 de março de 2012

Comentário da Lição da Escola Sabatina - Dr. Bruce Cameron - Lição 12 - 1º Trim. 2012


Histórias de amor
(Cânticos 4, Gênesis 1-3, Oséias 1)
Introdução: Essa semana nós temos outro vislumbre do caráter de Deus e analisamos outra criação improvável: o amor romântico. Semana passada, olhamos para a beleza, e analisamos como um carro, uma pessoa, um quadro e uma paisagem poderiam todos ser bonitos. Decidimos que o que a beleza tem em comum em todas essas coisas é nos dar prazer. O que o amor romântico nos dá? Prazer! Você pode lembrar os primeiros estágios do amor (ou paixão)? Isso te dá uma energia. Um prazer. Alegria. Como isso é parte do caráter de Deus? Por que Ele criaria tal coisa – principalmente quando isso é fonte de tantos problemas? Vamos mergulhar em nossas Bíblias e descobrir mais!

I. Um cântico chocante
A. Leia Cânticos 4:1. Seus olhos são como pombas e seu cabelo como cabras. Há algo faltando na tradução?
1. Que elogios você encontra nessas palavras? (Olhos cinzas? Cabelo abundante, macio?)
B. Leia Cânticos 4:2. As ovelhas tosquiadas ainda são brancas? Que elogios vemos aqui? (Vou assumir que elas ainda são brancas. Então, os dentes dessa mulher são limpos, brancos, regulares e todos presentes. Eu gosto de mulheres com todos os dentes).
C. Leia Cânticos 4:3. Essa mulher tem lábios vermelhos como rubi e uma boca belíssima. Entretanto, o que está acontecendo com suas faces? De que cor é uma romã? As que eu vi pareciam ser verdes! (Um comentário bíblico me diz que “faces” eram a “parte superior das bochechas” e que o interior da romã é avermelhado. Uma marca de beleza no Ocidente é ter maçãs do rosto altas, com algum tipo de maquiagem que valorize as maçãs do rosto. Essa mulher tem maçãs do rosto avermelhadas).
D. Leia Cânticos 4:4. O amor de Salomão deve ser uma girafa! Você pode achar um elogio aí? (Sim. Ela tem um pescoço imponente. Não muito curto. Tenho certeza que os escudos são uma ilusão das joias que ela usa ao redor do pescoço).
E. Leia Cânticos 4:5. Muitos anos atrás eu me lembro de um membro da igreja me dizer (quando eu estava com outros) que seu médico lhe disse que ela tinha “seios perfeitos”. Isso deveria ser parte de nossa conversa entre membros da igreja? (Meu conselho de casamento é que você deveria evitar falar a membros da igreja que não são seu cônjuge o que você acha sobre os seios deles!).
F. Leia Cânticos 4:6-7. Quando o dia raia e as sombras fogem? (Na manhã!)
1. O que você acha que está sendo referido aqui? Use termos aceitáveis para a igreja quando responder! (Acho que isso se refere ao ato sexual. Eu li comentários bíblicos que se referem aos versos anteriores e a esses versos nos termos da igreja. Os seios se referem a “virtude nutritiva na Igreja” e “montanha da mirra” é o Calvário ou Monte Moriá. Isso parece absurdo. Se Deus quisesse nos ensinar sobre o Monte Moriá, Ele teria dito “Monte Moriá”! Por alguma razão Deus está falando sobre sexo).
II. Por que o sexo na Bíblia?
A. Nesse momento você está se perguntando, “Por que ele está nesses versos? Isso é embaraçoso!” Deveríamos nos desculpar por estudar a Bíblia? (Eu estudei esses versos em Cânticos por uma razão muito importante. Se essas fossem coisas que seria melhor não discutirmos na igreja, por que estão na Bíblia? Qual é o propósito de Deus no amor romântico?).
B. Leia Gênesis 2:21-25 e Gênesis 1:27-28. Esses textos deixam claro que antes do pecado entrar em cena, Deus criou o sexo. Ele disse a Adão e Eva “multipliquem-se” e disse que os dois se tornariam “uma só carne”. Chegamos agora à razão prática do amor romântico? Razão para os versos meio artísticos de Cânticos?
1. Se você diz, “sim”, responde a isso. Não há absolutamente nenhuma indicação na Bíblia que Deus se reproduz dessa forma. Por que Ele iria fazer com que nos reproduzíssemos dessa forma (mesmo que Deus diga que somos feitos à Sua imagem)?
a. O sexo é como a beleza – algo que Deus criou para nenhum outro propósito além de nos dar prazer?
b. Pense nisso do ponto de vista de Deus. Deus poderia ter nos dado a habilidade de fazer pessoas como Ele fez Adão e Eva? (Deus pode tudo, mas por razões práticas posso ver o porquê que Ele não gostaria de nos fazer criadores da mesma forma que Ele é Criador. Em vez disso, Deus criou um mecanismo pelo qual criamos crianças).
c. Você acha que Deus sentiu prazer ao criar Adão e Eva? (Eu tenho certeza que isso é verdade).
(1) Isso explicaria por que Deus nos dá prazer ao criar crianças? (Faz perfeito sentido para mim que Deus tentou replicar Sua experiência tanto quanto razoavelmente possível).
C. Leia Gênesis 2:25 e Gênesis 3:6-7. Depois da entrada do pecado, algo aconteceu ao relacionamento sexual entre Adão e Eva. O que foi isso? (Seus olhos foram abertos e ele ficaram envergonhados de estarem nus).
1. Leia Gênesis 3:4-5. O que a serpente predisse? (Que seus olhos seriam abertos).
a. Como você explica isso? (Em muitas coisas boas, Satanás tem uma coisa paralela ruim. O mal fica perto do bem. Por exemplo, se eu pregar um bom sermão, o orgulho fica perto da satisfação de fazer um bom trabalho. A alegria e animação do amor romântico no casamento têm bem perto o adultério e a pornografia. São as falsificações de Satanás).
III. O Paralelo do Amor Romântico
A. Leia Isaías 62:5. Se você olhar para o contexto, achará que o assunto desse verso é Jerusalém. A que Deus compara Seu relacionamento com a Cidade de Jerusalém? (Deus é como o noivo e Jerusalém é como a noiva).
B. Leia Apocalipse 19:7-8. Quem é o Cordeiro e quem é a noiva? (O Cordeiro é Jesus e a noiva é a igreja – aqueles que estão salvos. Aqueles que colocaram as vestes da justiça dadas por Deus).
1. Por que Deus Se compararia a um noivo e a igreja à uma noiva?
2. É possível que Deus tenha criado o casamento e o sexo, não simplesmente para o prazer humano, não simplesmente para revelar Seu prazer em nos criar, mas também para ensinar lições poderosas sobre Seu relacionamento conosco?
C. Leia Oséias 1:1-3. Por que Deus deu a Oséias uma instrução tão bizarra? (Para ilustrar quanto nossa infidelidade a Deus é como o adultério humano).
1. Quando Adão e Eva primeiro notaram que estavam nus? (Quando eles cometeram adultério contra Deus. Quando eles foram infiéis a Deus).
2. A situação de Oséias é a primeira em que esse tipo de ilustração vem à mente de Deus? (Claro que não. Acho que Deus nos deu o amor romântico em parte para nos ensinar as poderosas emoções envolvidas em quebrar a corrente do amor romântico. Essas emoções poderosas no adultério nos ensinam sobre as emoções de Deus quando cometemos adultério contra Ele, quando somos infiéis a Ele).
3. Se você se envolveu em uma situação na qual há infidelidade conjugal, a aparência do “guincho da casa” faz diferença? (Se o “guincho da casa” não tem boa aparência, ou tem pior aparência que o cônjuge, isso se adiciona à nossa frustação. Podemos pensar em todos os tipos de coisas para se comparar – dinheiro, inteligência, posição. Se o guincho da casa é menor em qualquer dessas escalas em relação ao esposo, dizemos “O que está acontecendo!”).
a. Quem é a competição de Deus? (Isso nos mostra outro aspecto da frustação de Deus conosco!).
D. Leia Jeremias 2:1-3. Que tipo de relacionamento Deus quer ter conosco? (O tipo fresco, animado que encontramos no amor romântico dos jovens).
E. Leia Jeremias 2:20-22. Contra o que Deus nos alerta?
1. O que esses dois extremos emocionais nos ensinam sobre o relacionamento conosco desejado por Deus? (Deus tem grande afeto por nós. Ele deseja ter o relacionamento mais intenso e positivo conosco. Mas, quando nos afastamos dEle isso causa a Ele o sofrimento mais doloroso).
F. Amigo, você já pensou que Deus quer ter o relacionamento mais intenso com você? Acho que Deus inventou o sexo tanto para o prazer quanto para a reprodução. Mas, eu também acredito que Ele criou o amor romântico para o propósito de nos ajudar a entender o grande elo emocional e de amor que Ele procura ter conosco.
IV. Próxima Semana: A Promessa de Sua Vinda
Tradução: Tamiris Borges da Silva
==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron
 ouhttp://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails