quarta-feira, 28 de março de 2012

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 13 - 1º Trim. 2012


Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Primeiro Trimestre de 2012
Tema geral do trimestre: Vislumbres do nosso DEUS
Estudo nº 13 – A promessa de Sua vinda
Semana de   24 a 31 de março
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Ijuí - RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar: “Eis que venho em breve! A Minha recompensa está comigo, e Eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez” (Apoc. 22:12, NVI).

Introdução de sábado à tarde
Quando JESUS vai voltar? Quando será o fim do mundo? Quando se inicia a crise final?
São perguntas interessantes, mas, para nenhuma delas temos resposta confiável. A Bíblia afirma e reafirma, por meio do próprio Senhor JESUS, que o dia e a hora da segunda vinda não saberemos, senão quando DEUS o anunciar (sabe-se pelo Espírito de Profecia que esse anúncio será no início da sétima praga). Mesmo assim, entre o povo de DEUS há recorrente especulação com pessoas querendo calcular a data do fim do mundo e da volta de CRISTO.
Em primeiro lugar temos que distinguir a crise final da volta de CRISTO, e do fim do mundo. A crise final se inicia antes da volta de CRISTO. Ela já iniciou, mas se intensificará com o decreto dominical. Com esse decreto, DEUS retira Seu ESPÍRITO da administração das nações (mas ainda não das pessoas em geral), e ocorre o colapso econômico a partir dos Estados Unidos, onde será emitido o primeiro decreto. Esse decreto será emitido também por todas as nações. É nesse tempo que se inicia a forte crise final, mas ainda não é o fim do mundo nem o fechamento da porta da graça. Ainda haverá um tempo, curto, de pregação, que será fortemente apoiada pelo ESPÍRITO SANTO, e se chama Alto Clamor. A data do decreto dominical saberemos quando ele sair.
Quando todos os cidadãos vivos do planeta tomarem a decisão, se por CRISTO se pela besta, se santificam o sábado, que é o sinal de CRISTO, ou se santificam o domingo, que é a marca da besta, então se fecha a porta da graça. Essa data é para nos desconhecida. Então vem as sete pragas. Será um tempo (provavelmente de um ano (Apoc. 18:8), mas se for menos, melhor) de castigo sobre os ímpios que, diante da mais clara e compreensível pregação da verdade, mesmo assim, rejeitaram-na. Para o início da sétima praga é que DEUS anuncia o dia e a hora da volta de CRISTO, e declara o sábado como o verdadeiro dia a santificar. Ele, DEUS Pai, ratifica o que os adventistas do sétimo dia haviam pregado durante ao Alto Clamor. Então, no final da sétima praga JESUS volta, mas ainda não é o fim do mundo. Vale compreender por fim do mundo o fim desse estado de coisas, afetadas pelo pecado, como conhecemos. Esse fim do mundo só ocorre no final do milênio, após o julgamento, quando tudo aqui for destruído pelo inferno. Imediatamente após a destruição, JESUS, o Salvador e Criador, recriará a Terra em sua formosura inicial, não restando nem raiz nem ramo do que resultou a aventura do pecado.
O ano 2012 é de marcante especulação quanto ao fim do mundo. Note que há confusão em relação ao que quer dizer “fim do mundo”. Há as profecias de Nostradamus, a do calendário Maia, a do asteróide Hercolubus (uma fantasia), as profecias marianas, a profecia do profeta São Malaquias (não é bíblico), e assim por diante. Afirmam que o dia final da Terra é 21 de dezembro de 2012. Sabe o que irá acontecer nesse dia? Para responder não é necessário ser profeta: não acontecerá nada! Mais uma enxurrada de especulações, só isso.
Mas essa especulação é perigosa contra o povo adventista. Ela é intensa. Dessa vez há vários profetas apontando para essa data. Então, o efeito quando a data passar, será fortemente depreciativo para a pregação da segunda vinda de CRISTO. Será vista como mais um anúncio de algo que poderá ser visto por muitos que nunca acontecerá. Mas atente bem para o que há de diferente aqui: todos os que fracassam marcam datas, porém, o que o povo adventista prega é sem marcação de data. Atente para essa diferença, aparentemente pouco expressiva, mas muito sutil, e na verdade, relevante. A segunda vinda é mais uma questão de fé e de fundamentação no fiel cumprimento das profecias que já se cumpriram do que a definição de um tempo exato para a volta de JESUS, ou o que quer que seja, fim do mundo, julgamento, etc. Atente que DEUS quer um povo de fé, não um povo que deixa para a última hora o preparativo para a vida eterna.


1. Primeiro dia: O princípio e o fim
Na perfeição, as coisas só tem princípio, não tem fim. E DEUS não tem nem uma nem outra coisa. Ele existiu desde a eternidade e existirá para sempre. Isso faz sentido, embora não possamos compreender como Ele sempre existiu. Faz sentido porque de algum lugar as coisas que existem hoje devem ter saído, se originado. Em tudo, exceto em DEUS, há um início, e esse início é DEUS. Ele é o Alfa da perfeição, isso quer dizer, Ele é o Criador. E no caso do pecado, Ele é também o Ômega, isto é, Ele cuidará de destruir tudo o que foi contaminado pelo pecado. E como Ele é o Alfa, cuidará em recriar todas as coisas de modo perfeito.
Relativo à criação dos seres humanos nesta Terra, surge uma pergunta que vem de pouca reflexão. Porque teria DEUS criado Adão e Eva, se já sabia que iriam cair em pecado? Daí surge outra pergunta: porque criou Lúcifer, se já sabia que se rebelaria? Essas questões tem resposta fácil. Se Ele não tivesse criado, você mesmo não existiria, e não teria nenhuma chance de ser salvo. Então, embora estejamos sofrendo, pelo menos temos a grande oportunidade de sermos vencedores com CRISTO, e para sempre sermos testemunhas do amor de DEUS, para com todo tipo de pessoa. Seremos a prova de que DEUS é realmente amor. E afinal, quando estivermos na perfeição, diremos assim: valeu a pena ser obediente e crer em nosso Senhor JESUS CRISTO.
E Lúcifer, porque foi criado? Não sabemos, mas é até possível que se não criasse esse anjo, algum outro, em algum momento se rebelasse. Fato que sabemos é que essa desgraça nunca mais se levantará. Isto é certo, está escrito em Naum 1:9. Aliás, quem pergunta assim, é porque não crê na sabedoria de DEUS e duvida de que Ele nunca erre.
Tudo teve um princípio, e esse princípio tem ao menos duas características: a) tudo veio de DEUS, portanto devia ser sempre perfeito; e b) tudo tem um propósito: servir para a felicidade das criaturas à semelhança de DEUS, e servir para a glória de DEUS. A glória de DEUS é nos ver felizes, vivendo em amor uns para com os outros. Na criação não há espaço para o acaso. Aliás, o acaso é uma desculpa para o que precisa ser mal explicado. A Teoria da Evolução necessita crer que as coisas surgiram do acaso porque nela não há espaço para a inteligência. Nessa teoria a inteligência teria se desenvolvido ao longo dos tempos. Assim como não há lugar para o acaso no criacionismo, (em lugar do acaso existe a inteligência e o propósito), do mesmo modo não há lugar para a inteligência no Evolucionismo, porque precisa crer no acaso para o princípio de todas as coisas. Mas pode algo surgir por acaso? Como que há pessoas que creem em uma teoria assim?
Para tudo o que DEUS criou, por meio de JESUS CRISTO, houve planejamento e propósito. O propósito da criação pode ser identificado por meio de uma única pequena palavra: bom! Cada vez que DEUS criava algo, ao final da criação daquele dia, Ele fazia uma avaliação, dizendo que ficou “bom”. Ou seja, o propósito era de que tudo durasse sempre porque devia ser perfeito, e que servisse para algum bem. A natureza, por exemplo, devia servir para ser bonita aos olhos e para a felicidade do ser humano. Afinal, DEUS não criou o ser humano num planeta vazio para dar sementes ao ser humano para que o plantasse. O planeta foi entregue ao ser humano quando já estava pronto. Primeiro DEUS criou tudo, a fauna e a flora, depois criou o casal, e entregou tudo a esse casal. Aqui está o propósito: administrem o que Eu criei, vivam felizes nesse ambiente.
O acaso, ao menos pelo que pretende que seja, diz que o aperfeiçoamento vem por meio do conflito, da luta em que vence o mais forte. Mas a Bíblia diz o contrário: que pela luta o planeta está sendo destruído, e que a raça humana vai se aviltando. E essa é a realidade visível em nossos dias. Já não se deveria ter dúvidas sobre qual explicação é mais coerente com a realidade presente, se o criacionismo ou se o evolucionismo. Pelo criacionismo, estamos sendo ensinados que isso aqui vai ter fim, e que tem de haver uma recriação, mas pelo evolucionismo se ensina que o futuro depende de mais luta para o aperfeiçoamento da raça humana. E a pior situação é que esse paradigma está caindo assim como Babilônia, pois no mundo há hoje um forte movimento pela “paz e segurança”, por meio da união das religiões e igrejas. Mas porque agora tanta preocupação com a paz e a ordem, se o status de desenvolvimento da raça humana teria sido pela luta? É que o evolucionismo está explicando algo irreal, pois pelo conflito as coisas se degeneram mais rapidamente que sem conflito. Então a Bíblia tem razão: é preciso uma intervenção de quem criou tudo isso aqui, e Ele deve destruir o pecado e que quem for adepto dele, para recriar tudo outra vez, para aqueles que decidiram ser totalmente transformados e recriados pelo Criador.

2. Segunda: Promessa e expectativa
Quando Adão e Eva receberam a promessa do Salvador, não imaginavam que a história seria bem longa antes de JESUS vir a este mundo. Também não imaginavam que a humanidade teria ainda mais uns dois mil anos pela frente para que o Salvador cumprisse por inteiro o prometido. Eles pensavam que isso tudo ocorreria ainda em seus dias. Se soubessem quanto tempo seria o sofrimento de seus descendentes, sofreriam muito mais.
Quando Abraão recebeu a promessa de um filho, do qual sairia uma grande nação, também não imaginava que seu descendente demoraria mais 25 anos para vir, e que os seus bisnetos iriam morar no Egito, e muito menos, que lá o povo dele seria escravizado por quatro séculos. Não imaginava como seria a saída gloriosa da terra da opressão para a terra da promessa. Nem que vagueariam por 40 anos no deserto.
Quando a promessa da segunda vinda foi dada aos apóstolos e discípulos, eles também não imaginavam que ainda haveria pela frente uma milenar opressão de 1260 anos, e que depois disso se levantaria a igreja para pregar a última mensagem ao mundo.
Hoje estamos aqui, nesse mundo, e essa última igreja já existe há mais de século e meio. É ela que cumprirá a ordem de JESUS de concluir a pregação do evangelho ao mundo inteiro, e isso já está sendo preparado agora mesmo. A parte profética de Mateus 24:14 já está se materializando, e este evangelho bem logo será pregado ao mundo com grande poder. Hoje não podemos ter dúvidas de que somos a geração da segunda vinda. Entre nós estão pessoas que verão a vinda do Salvador sem passarem pela morte, conforme o prometido. Os sinais proféticos se cumprem.
Que sinais importantes se cumprem que nos dão tanta certeza? Vamos fazer uma rápida relação de alguns dos importantes sinais proféticos da proximidade do fim:
a) União das igrejas (Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso) e união das civilizações com aliança política global, apoio da ONU e dos países islâmicos;
b) A busca da paz e segurança, tema oficial da ONU e do Ecumenismo;
c) A crescente valorização do domingo como dia santo;
d) A crescente pregação sobre o sábado, sobre a Lei de DEUS, sobre a segunda vinda, dando cumprimento à profecia de Mateus 24:14, que define o fim;
e) O reavivamento e a reforma na Igreja Adventista do Sétimo Dia, para preparar o Alto Clamor;
f) Andamento da Nova Ordem Mundial desde a década de 1990;
g) Surgimento de falsos profetas, igrejas com ênfase em negócios;
h) Imoralidade como nos dias de Noé e Ló;
i) Angústia entre as nações;
j) Desastres naturais sem precedentes;
k) Violência, ódio, drogas, doenças, medo;
Estes e outros sinais se cumprem todos ao mesmo tempo. E o principal sinal já está a se materializar: a pregação do Alto Clamor, que envia ao mundo a mensagem da breve volta de JESUS, a mensagem do selo de DEUS e da necessidade de entrega a CRISTO e obediência aos Seus mandamentos.
Muitos estão desapercebidos; serão surpreendidos quando menos esperam. Fiquem todos alerta, preparem-se pois a vinda de CRISTO é para breve. A preparação deve ser feita pelo estudo de Sua palavra, pelo reavivamento e reforma, e pela participação, de alguma maneira, na conclusão da ordem de JESUS de levar este evangelho ao mundo todo.

3. Terça: Nossa grande certeza
Qual é a nossa mais importante doutrina, como adventistas do sétimo dia? É, ao lado do sábado, a segunda vinda de CRISTO. Está no nosso nome: “Adventistas”. Somos o povo do advento, da segunda vinda, cremos nisto e assim ensinamos. Temos certeza de que JESUS irá voltar.
O que nos dá tanta certeza? Basicamente duas coisas: a primeira vinda e as profecias. A primeira vinda porque JESUS fez um trabalho dramático daquela vez. Custou a Sua vida, mas Ele ainda não completou o trabalho. A parte mais importante está pela frente; é a parte gloriosa, a mais desejada e a mais fácil para JESUS CRISTO (deve ser a parte dos sonhos dEle). O que JESUS fez na cruz foi tornar-Se o Salvador. Agora, pelos sinais proféticos, sabemos que está chegando a hora gloriosa do clímax do plano da salvação de muitos: a segunda vinda. Somos a igreja que prega essa verdade.
Só por um momento, vamos imaginar que a segunda vinda de CRISTO seja um engano (dá um frio na espinha, só de pensar...). Se fosse assim, a nossa igreja perderia o motivo de sua existência. Somos uma igreja profética, prevista na Bíblia, com uma mensagem a dar ao mundo ordenada por JESUS. Imagina só o fiasco cósmico - JESUS não voltar! O que os seres humanos desse planeta iriam pensar? O que sairia nos noticiários? E como ficaríamos nós? Toda a nossa esperança iria por água abaixo. E o que pensariam os seres inteligentes dos outros lugares do Universo? Aqui na Terra, zombaria sobre a nossa igreja, mas no restante do Universo, DEUS perderia a credibilidade. E Lúcifer voltaria à cena como provavelmente tendo razão em seus argumentos. Os seres do Universo pensariam algo assim: esse DEUS prometeu e não cumpriu!
Sendo agora bem sincero, o que você acha: é admissível o não cumprimento da promessa da segunda vinda? Se o que JESUS fez em sofrimento, agora não completaria o trabalho em glória? Se fez o pior, não faria a melhor parte? Se derrotou a Lúcifer, não nos resgataria das mãos dele? Isso faz sentido?
Não faz sentido JESUS não voltar. O Universo todo cairia em uma angústia de incerteza e insegurança que jamais seria resolvida. Portanto, uma coisa é certa: JESUS vai voltar sim. E pelas profecias, essa volta é para bem logo. Portanto, prepare-se.

4. Quarta: “Onde está a promessa de Sua vinda?”
Hoje é tempo de zombaria. Bem igual aos tempos de Noé. Daquela vez, quando Noé pregava que viria um dilúvio, e que deviam se preparar para escapar, zombaram dele. Achavam que estava caduco. Mas o que dava crédito à pregação de Noé? Ele era um homem normal, de pensamentos coerentes, e fortemente ligado a DEUS. Ao menos a sua ligação com DEUS lhes deveria ter chamado a atenção para verificarem melhor se não havia algum fundamento no que ele dizia. Mas no dia marcado para entrarem em seu navio, nenhum outro ser humano dos que estavam vivos, além de sua família, creu naquela mensagem, e só tiveram desejo de entrar na arca quando começou a chover.
Hoje igualmente é tempo de zombaria. Pregamos a volta de JESUS, algo inédito no Universo. E quem crê em tal mensagem? Nem mesmo muitos do próprio povo de DEUS a leva suficientemente a sério e está de fato se preparando. Imagine os demais. Poucos crerão em tal anúncio. Sempre, antes de alguma ação de DEUS, satanás procura tirar o crédito da mensagem, para que preferencialmente ninguém esteja preparado na hora em que se cumpre o prometido.
Zombar de algo é o mesmo que denegrir seu crédito. É como afirmar que quem anuncia a segunda vinda perdeu a razão, está falando coisas sem sentido, está fora da realidade. Tem por objetivo fazer que ninguém acredite na mensagem. E tem grande sucesso, pois por ventura é fácil achar alguém que ainda tenha fé por esses dias? Algum tipo de fé muitos têm, mas quantos são os que creem na vinda de CRISTO e quantos são os que estão se preparando?
A pergunta que muitos fazem, de algum modo, é: “onde está a promessa da Sua vinda?” Ou seja: desde há muito falam na tal vinda de CRISTO, e nasce gente, morre gente, e Ele nunca vem. Adão e Eva já aguardavam a vinda de CRISTO para os seus dias. Chegaram a pensar que Caim fosse o Senhor, no entanto, nascia um futuro assassino. Os patriarcas aguardavam, os apóstolos aguardavam, o pessoal do reavivamento de 1844 também. E Ele não veio. E já veio uma enxurrada de falsas profecias anunciando a vinda de CRISTO ou o fim do mundo, uma mistura de verdadeiro com falso, dando a entender aos olhos dos incautos como sendo tudo falso.
Mas um dia Ele virá. E mais uma vez repetimos, é por esses dias. Há tantas profecias apontando para essa época que não há possibilidade de outro engano, ou de mais demora. Se muitos caíram no engano do descrédito, se outros caíram no engano da falsa expectativa, não é por isso que JESUS não volta, e nem por isso que devemos cair também. Portanto, prepara-se, pois a Sua volta é certa. E repetimos, é para os nossos dias, mas não sabemos a data.

5. Quinta: “Eis que venho sem demora”
Para nos ajudar a entender melhor o estudo da lição do dia de hoje, vamos historiar os fatos que já ocorreram e os que ainda ocorrerão antes de JESUS voltar. Faremos isto desde que JESUS voltou ao Céu. Acompanhem em Mateus capítulo 24. Iremos dividir esse capítulo em três partes, para melhor compreensão. A primeira parte vai do verso 4 ao 14. A segunda, do verso 15 ao 20, e a terceira, do verso 21 ao 31. A ordem dessas partes é diferente de sua aparição no texto. Primeiro devemos ler os versos 15 ao 20, depois do verso 4 ao 14, e por fim, do verso 21 ao 31. Assim entenderemos melhor os fatos em ordem de ocorrência. Vejam só. JESUS ao responder as três perguntas dos apóstolos, propositalmente alterou a rodem da resposta. Eles haviam perguntado quando o templo seria destruído e que sinal haveria da vinda de CRISTO. Ele respondeu sobre a destruição do templo nos versos 15 a 20. Depois, entre os versos 5 a 14 Ele se refere ao sinal do fim, mas antes apresenta outros sinais, que atestam que o mundo caminhava para o fim. E então, na terceira parte, ele se refere à segunda vinda, sendo que nos versos 21 ao 26, traça cenários semelhantes que ocorreriam antes da destruição de Jerusalém e antes de Sua segunda vinda.
Tomemos esse texto por base para criarmos uma sucessão de fatos até os nossos dias. Haveria a destruição de Jerusalém e também a destruição do segundo templo. Então, como de costume nesse mundo, continuariam ocorrendo guerras e rumores de guerra, e nação se levantaria contra nação. Essa é a normalidade da vida nesse planeta, desde que entrou o pecado. Portanto, como JESUS disse, “ainda não é o fim” (Mat. 24:6), pois esses são sinais da ação do pecado, e não sinais determinantes do fim. Os terremotos aumentariam adicionados por pestes e fomes, em vários lugares, e isto também não seria o fim, mas “o princípio das dores” (Mat. 24:8). Depois disso, ainda viria uma grande tribulação (por 1.260 anos de perseguições) tudo por causa do nome de JESUS, ou seja, porque eram fiéis a Ele. Viriam outra vez falsos profetas, pois estes também sempre apareciam de tempos em tempos. E muitos deixariam de perseverar ao lado de JESUS, apostatariam, mas haveria os perseverantes. Então o evangelho de CRISTO seria pregado a toda gente, aí sim, virá o fim (Mat. 24:14). Depois, entre os versos 21 a 31, Ele explica o cenário antes da destruição de Jerusalém e o cenário final, antes da segunda vinda, e por fim, descreve a Sua vinda.
Resumindo tudo. Após a ressurreição de JESUS, o evangelho foi pregado em todo mundo. Houve perseguição por volta do ano 70, e depois, pelos imperadores romanos, mas os seguidores de JESUS pregavam cada vez mais. A perseguição terminou com o aparecimento de Constantino, no ano 313 a.D., mas recomeçou com a instalação da Igreja Católica e do sistema papal, e durou 1260 anos, de 538 a 1798. Após isso, houve uma pesquisa bíblica e um grande despertamento, que se chamou Clamor da Meia-noite. Concluíram que JESUS voltaria no ano de 1844, no dia 22 de outubro. Mas não foi assim, cumpria-se a profecia do livrinho doce na boca e amargo no estômago (expectativa da vinda do Senhor, frustração por não ter vindo, ver Apoc. 10:2 a 11). Então, fruto de mais pesquisas bíblicas, nasce a Igreja Adventista do Sétimo Dia, constituindo o sétimo período das igrejas de Apoc. 2 e 3. É o último período da sucessão de igrejas proféticas, e estamos no tempo do fim desde 1798. Portanto, prestemos atenção aos fatos desse tempo, pois eles têm a ver com a segunda vinda. Alguns desses fatos são: pregação ao mundo todo que a IASD agora está dando início com poder crescente; manifestação da oposição e de novo a perseguição, para isto as igrejas se unindo (Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso). Haveria também crises econômicas, o que já vemos no mundo dos países desenvolvidos, fato inédito na história. Nunca se falou tanto em paz e segurança, e também, nunca a paz e a segurança fizeram tanta falta, pois o que aumenta é a violência e a destruição. Muitos pregam a adoração à riqueza e aos bens deste mundo. E esse é o cenário do fim do fim. Portanto, agora só falta uma coisa importante para que o fim venha: a conclusão da pregação do evangelho de CRISTO a todo o mundo. Então o fim virá.  E nesta pregação a igreja já está dando os primeiros passos. Prepare-se pois “está chegando a hora.”

6. Aplicação do estudo – Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
Estamos concluindo esse trimestre. Pelos estudos que fizemos, temos que ter a consciência de que a volta de JESUS se aproxima. Não falta mais muito tempo. A IASD está dando início à pregação do Alto Clamor, que é o último anúncio ao mundo. E o cenário será o seguinte: de um lado as religiões e igrejas unidas contra um povo de outro lado. De um lado, pregando o domingo como dia santo, de outro, pegando o sábado. De um lado, seduzindo o mundo para ganhos e riquezas aqui nesse mundo (Nova Ordem Mundial de Paz e Segurança), mas de outro lado, anunciando a necessidade urgente de partir desse mundo. O lado que prega ficar no mundo, porque será bom se o domingo for obedecido, perseguirá fortemente o grupo pequeno do outro lado e que prega sobre a santificação do sábado. A certa altura dessa grande controvérsia, todos os seres humanos terão ouvido a mensagem dos três anjos do Apocalipse, quando também já estará em cena o quarto anjo, dizendo: “sai dela povo meu” (Apoc. 18:14). Muitos abandonarão Babilônia (Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, comandado pela Igreja Católica) e substituirão os sacudidos da IASD. Quando todos tiverem tomado a sua decisão, então não será mais necessária a pregação do evangelho de CRISTO, e fecha-se a porta da graça com o decreto dEle: “Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na pratica da justiça, e o santo continue a santificar-se” (Apoc. 22:11). Ou seja, agora que terminou a pregação do evangelho, que fechou a porta da graça, continue tudo como está: os salvos, continuem salvos, logo irão para o Céu (quando passarem as pragas) e os injustos morrerão sobre a superfície da Terra, e ali ficarão durante mil anos.
Preparemo-nos, pois sabemos pelos sinais que “está chegando a hora!”

escrito entre  22 e 28/02/2012
revisado em 29/02/2012
corrigido por Jair Bezerra



A partir desse trimestre estamos também fazendo comentários da Lição da Escola Sabatina em vídeo, voltados para pessoas de todas as igrejas e religiões. Assista o comentário clicando aqui.
Quem deseja ouvir em MP3, clique aqui.
Talvez necessite segurar control mais um clike sobre o link.

Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos. Entende que há servos sinceros e fiéis de DEUS em todas as igrejas que no final dos tempos se reunirão em um só povo e serão salvos por JESUS em Sua segunda vinda a este mundo.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails