terça-feira, 6 de março de 2012

Comentário da Lição da Escola Sabatina - Dr. Bruce Cameron - Lição 10 - 1º Trim. 2012


Promessa da Oração
(Mateus 6, Lucas 11)
Introdução: Como está sua vida de oração? Se você é como eu, eu venho me debatendo ao longo dos anos sobre como exatamente devo orar. Esses dias, eu acho que de certa forma estou “sintonizado” com Deus durante a maior parte do dia. É difícil de descrever, mas é olhando para o que Deus tem em mente quando várias situações emergem. Por outro lado, excluindo minha caminhada matinal na praia, eu não gasto muito tempo em oração formal, concentrada. Claramente, eu tenho muito que aprender e aposto que você também. Vamos pular para nosso estudo da Bíblia e examinar o que Jesus nos ensina sobre a oração!

I. A Oração Autorizada?
A. Leia Lucas 11:1. Por que você acha que esse discípulo foi movido a perguntar a Jesus por instruções sobre como orar? (Era algo sobre como ele viu Jesus orando).
B. Leia Lucas 11:2 e Mateus 6:9. Quando Jesus diz “Quando vocês orarem”, ou “vocês orem assim” Ele quer dizer que é como devemos orar todas as vezes? (Talvez, mas eu duvido, pois estou certo que Deus não quer que façamos orações decoradas sem pensar. Imagine se seus amigos decorassem o que iriam dizer para você e repetissem todas as vezes que te vissem. Você não gostaria disso).
1. Se Jesus não está dizendo “use essas palavras”, o que Ele está dizendo? (No mínimo, Jesus está nos dando um padrão para a oração. Se mantivermos esse padrão em mente, ao invés de apenas repeti-lo sem pensar, acho que estaremos seguindo as instruções de Jesus).
II. O Padrão de Oração
A. Vamos explorar o padrão de oração que Jesus nos dá. Leia novamente Mateus 6:9. O que chamar o Deus do Universo de “Pai” sugere sobre a oração? (Uma relação de pai e filho normal é muito próxima. A criança sabe que o Pai ama e quer ajudar).
1. O que isso sugere sobre as razões de irmos a Deus em oração? (Se você iria para seu pai ou sua mãe pedir ajuda, então você deveria ir a Deus por ajuda. A idéia é que Deus está lá assim como um pai divino estaria por nós).
2. Qual é a primeira mensagem que deveríamos levar a Deus em nossas orações? (Que queremos uma relação de Pai e filho com Deus, mas sempre lembramos que Ele é santo).
3. Por que deveríamos adicionar a posição de Deus? (Isso reafirma que Deus é Senhor de tudo).
B. Leia Mateus 6:10. O que deveríamos dizer a Deus sobre nossa esperança principal? (Que o Reino de Deus virá em breve. Queremos estar mais perto de Deus).
1. Nesse ínterim, o que devemos nos oferecer para fazer? [Seremos parte da vontade de Deus sendo feita (não apenas sonhada) aqui na Terra].
a. O que isso significa para sua vida? (Você está orando para que sua vida reflita o Reino dos Céus da parte de Deus aqui na Terra).
C. Leia Mateus 6:11. Repare na ordem do padrão de oração. Louvor a Deus que cuida de nós. Uma saudação a Seu reino futuro, e um desejo de viver agora como cidadãos do reino. A seguir, falamos sobre nossas necessidades. Isso é egoísta? (É um verso muito encorajador. Jesus nos ensina a pedir por aquilo que necessitamos. Isso não é um dos últimos assuntos, é um dos primeiros. Isso nos ensina que Deus Se preocupa com nossas necessidades e quer ouvir nossas petições).
1. Leia Tiago 4:2 e Lucas 11:9. Que sabedoria adicional encontramos sobre orar por nossas necessidades?
D. Leia Mateus 6:12. Quando eu era criança, aqueles que me ensinavam religião me assustavam dizendo que eu tinha que ser bom para ter minhas orações ouvidas. Se isso é verdade, por que Jesus coloca a confissão aqui, e não como a primeira coisa em nossa oração? (Deus quer que confessemos os nossos pecados, mas Ele quer ouvir nossos louvores, nossos planos e nossas necessidades primeiro).
1. Quão importante para nós é não guardar rancores e endurecer o coração para com o próximo? (É essencial. O perdão de Deus para nós acende o nosso perdão para com os outros).
a. Por que estamos presos ao alto padrão de conduta de Deus? (Leia Mateus 6:14-15. Deus morreu por nós. Ele morreu de uma forma muito dolorosa por causa de nossos pecados. Nossos pecados contra Deus são muito maiores do que qualquer pecado de outra pessoa contra nós. Para uma ilustração disso, leia Mateus 18:23-25).
E. Leia Mateus 6:13. Esse é um verso intrigante. O primeiro texto que vem à mente é Mateus 4:1 onde é dito que o Espírito levou Jesus para ser tentado. O que você acha que significa pedir a Deus que não nos deixe “cair” em tentação? (Tiago 1:13-14 nos diz que Deus não tenta ninguém. São os agentes de Satanás, nossos próprios desejos maus, que nos tentam. Jesus deve querer dizer “impeça os agentes de Satanás de nos testar”. Leia Lucas 22:42 para um exemplo).
1. Não podemos controlar Satanás ou Deus. Que importante lição prática deveríamos tirar dessa parte da oração do Senhor? (Precisamos evitar a tentação. Tolamente fazemos ou dizemos coisas que nos levam e levam a outros para a tentação e o pecado. Esse é um lembrete para ficarmos longe daquilo que nos leva ao pecado).
F. Olhe novamente para a última parte de Mateus 6:13. Nossa libertação do pecado está relacionada com evitar a tentação? (Satanás quer nos ferir. A questão da tentação é nos separar de Deus e das boas coisas da vida. Queremos evitar a tentação para podermos evitar o mal).
1. Por que essa oração sobre nos livrar do mal está por último? Quando você analisa suas orações, você faz isso primeiro?
a. Se você faz a petição de se livrar de algum tipo de mal primeiro, isso é um erro? (Eu acredito que a ordem da oração de Jesus é importante. Talvez nosso maior objetivo seja viver como cidadãos do Reino de Deus mesmo que vivamos em meio ao mal na Terra).
G. A versão King James termina com um tributo glorioso a Deus. Já que isso não aparece nas primeiras cópias dessa oração, isso foi adicionado por algum escriba que estava inspirado para colocar sua própria homenagem não autorizada a Deus. Cada um de nós, depois de ler a oração de Jesus, deveria se sentir do mesmo modo – que o poder e a glória do Reino do Pai são eternos!
III. Atitudes de Oração
A. Leia Mateus 6:5. Você já viu alguém que se encaixe nessa descrição? Eu lembro que em uma formatura de uma escola religiosa, a pessoa que fazia a oração principal mencionava as estatísticas de produção de petróleo de seu país! Em uma formatura anterior, um pai fazendo a oração principal falou a história de crescimento do seu filho. Por que Jesus chamou essas pessoas de hipócritas? (Porque a oração é sobre louvar as pessoas, não Deus).
1. Qual é a eficácia de uma oração dessas? (Se você quiser ser visto, tudo bem. Se você quiser que Deus se envolva na sua vida, isso não funciona. Sua recompensa é apenas ser visto e ouvido).
2. Temos um momento para pedidos e agradecimentos em nossa igreja. Algumas pessoas tomam esse tempo para fazer um mini-sermão em nós. Essas pessoas são como os hipócritas?
B. Leia Mateus 6:6. O que isso nos diz sobre as orações públicas? (O momento mais importante de oração é quando estamos sozinhos com Deus).
1. Por que você acha que isso é verdade? (Não somos influenciados pelos pensamentos dos que estão nos ouvindo).
2. Eu ouço de esposos e esposas que oram juntos. O que você acha disso?
C. Leia Mateus 6:7-8. Contra o que Jesus está nos alertando? (Não repita a oração do Senhor sem pensar. Não repita sem pensar as orações que você faz todas as manhãs e noites. Deus quer o seu cérebro engajado. Ore como se estivesse falando com outra pessoa).
1. Como deveria o fato de Deus já saber nossas necessidades impactar as nossas orações? (Lembre de como Jesus começou a oração. Ele não começou com Suas necessidades ou sugeriu que começássemos confessando nossos pecados. Pedir a Deus coisas não é a questão principal da oração. Um relacionamento com Deus é a questão principal da oração).
2. As pessoas me dizem que devemos continuar levando nossas petições a Deus. Jesus diz que Deus já sabe, não fique murmurando. O que isso sugere? (Leia Lucas 18:7-8. Mal podemos evitar pedir a Deus. Eu não acho que seja isso que Jesus está condenando. Orações de coração, fervorosas, resultarão em justiça).
D. Amigo, podemos abordar o Deus do Universo com a mesma simplicidade que abordamos nossos pais. Como você pode perder uma oportunidade dessas?
IV. Próxima Semana: Deus como Artista
Tradução: Tamiris Borges da Silva
==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ouhttp://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails