Antigamente, quando surgiram os primeiros micros, era preciso que a pessoa efetuasse toda a programação da máquina antes de poder usá-la. Não era nada fácil utilizar um PC. Nem todos tinham as técnicas necessárias para tal façanha.
Com o tempo, a evolução tecnológica nos apresentou maquinas que já vinham com programas prontos. (Era o top da evolução da informática – que veio a ser chamado de “plug and play” - Ligue seu p.c. e vá em frente). Ficou bem melhor.
Contudo você, assim como eu, já deve de ter passado maus bocados com esse tal p.c. moderno. Dependendo da época e da máquina que você usava ou usa, o troço de vez em quando emperra, trava. É aí que surgem alguns engraçadinhos que apelidam essas coisinhas de “plug and pray” – Ligue seu p.c. e reze!
Brincadeiras a parte, isso é interessante. Parece que a oração (ou reza) é o último recurso quando tudo vai mal. Quando todas as demais alternativas já foram esgotadas, quando tudo o que você pode fazer não surtiu efeito algum, só que resta é orar. Não que se espere algum efeito ou resultado – mas, não custa nada tentar, vai que eu dou sorte?
Existem aqueles que agem ao contrário - jogam suas rezas ao ar – pra qualquer deus ou santo (às vezes até mesmo a Deus) – e sentam esperando o milagre vir. Isso seria como querer que o seu p.c. funcionasse sem ligá-lo.
Aliás, a ideia do Plug and Pray & Play é um ótimo programa de vida.
Primeiro você deve plugar – ligar-se com a fonte de vida – Jesus – (João 7:37).
Depois você deve partir para o pray – orar: Receber orientações de Deus através de um relacionamento direto e sincero com Ele.
Aí sim, você deve partir para o play – tocar a vida, seguir em frente, já que agora nada lhe falta para que você seja bem sucedido em suas decisões e escolhas.
É claro que sempre existirão aqueles que tentarão viver na sua própria carga de bateria. É como se fosse meu notebook desplugado da fonte. Podem viver bem durante um tempo, mas um dia a carga acaba e já não se consegue fazer mais nada.
Viva plugado em Deus. Esteja ligado à vida, não espere que nada caia do céu, faça sua parte que Deus faz a dEle. Mas lembre-se sempre de, antes de agir, estar sempre respaldado nas orientações celestes. Elas são o segredo para o seu sucesso e bem-estar.
Glórias, pois, a Ele.
Pr. Marcello Matias - Hospital da Alma