domingo, 12 de setembro de 2010

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 12 - 3º Trim. 2010

Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Terceiro Trimestre de 2010
Tema geral do trimestre: A Redenção em Romanos
Estudo nº 12    Amor e lei
Semana de   11 a 18 de setembro
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar:Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de DEUS” (Rom. 12:2).

Introdução de sábado à tarde
Nesse verso Paulo incentiva às obras, que são obediência à Lei de DEUS. Ou, que outras obras seriam? E em Romanos 13:14 ele nos diz qual o padrão de obediência, ao exortar para nos revestirmos do Senhor JESUS CRISTO. Em Romanos 12:9 a 21 ele se refere ao amor na prática. E em Romanos 13:8 a 10 ele define o padrão escrito que devemos seguir: os Dez Mandamentos, exemplificando com alguns deles. É aí que ele diz que o amor é a obediência à Lei de DEUS.
O que ele quis dizer com “não vos conformeis com este século”? Que o mundo não serve de norma para nós, nem no mundo estão as coisas que nos devem atrair. Ou, que não devemos andar “conforme” o mundo anda. Esse é um conselho oportuno para nós crentes em JESUS nesses últimos dias antes de Sua segunda vinda. É que nós, que já somos membros do povo que forma a igreja de CRISTO, invariavelmente devemos dar um testemunho perfeito. Nós não teremos desculpas diante do julgamento se não formos exemplo perfeito, como CRISTO seria, se estivesse por aqui. Como foi nos dias de JESUS na Terra, certamente muitos de nós também seríamos seriamente advertidos quanto aos costumes que vem do mundo, e que tanto são apreciados por muitos na igreja.
Paulo exortou para que nos transformássemos pela renovação de nossa mente. Isso quer dizer que somos nós que devemos mudar, não DEUS. Hoje, dentro de nossa igreja muitos vivem de uma maneira como a dizer que eles são padrão para DEUS. Assim, muitos de nós queremos que DEUS goste do vestuário que o mundo também gosta, e que nós desejamos usar; que DEUS goste do alimento que o mundo utiliza e que nós apreciamos; que DEUS goste do time pelo qual muitos de nós torcemos; que DEUS goste da novela que muitos de nós gostamos; que DEUS goste do tipo de passatempo que, conforme o mundo, muitos de nós também adotamos, e assim por diante. Estar conformado com este século é viver de acordo com ele. Paulo pede aqui que nós nos transformemos, por meio da renovação da mente, lugar onde se tomam as decisões da vida. Uma mente renovada é aquela que cujos gostos estão de acordo com o que DEUS deseja. Ela tem outra criatividade, não precisa mais copiar as coisas do mundo. Ela segue um estilo de vida sustentável, que resulta numa sociedade em que as pessoas não disputam, mas se ajudam mutuamente. Importante, somos nós que devemos mudar, não DEUS.
Se em nossa mente houver mudança, renovação, então teremos uma experiência como a de Enoque, e a de muitos outros homens e mulheres realmente transformados por DEUS. Descobriremos um novo estilo de vida. Não será um estilo promovido pela mídia; por isso, não é popular, que à primeira vista, parece monótono, mas não é. É o estilo de vida conforme a “boa, agradável e perfeita vontade de DEUS.”
O verso dessa semana permite uma pergunta: qual é a vontade de DEUS?

  1. Primeiro dia: Sacrifícios vivos
“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de DEUS, que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a DEUS, que é o vosso culto racional” (Rom. 12: 1). No antigo ritual, animais, vistoriados para a certificação de não apresentarem algum defeito, por mínimo que fosse, eram sacrificados pelos pecados cometidos. Agora Paulo sugere outro tipo de sacrifício: o nosso corpo, cada um oferecendo o seu próprio. Ele chama de sacrifício vivo, porque oferecemos o nosso corpo a DEUS, vivo, e não acontece a morte nesse sacrifício. A pessoa não é morta. O que Paulo está querendo dizer?
O sacrifício no Antigo Testamento era de animais mortos, o do Novo Testamento, o sacrifício cristão é de corpos vivos. DEUS tem prazer em que vivamos, e que seja com saúde e felicidade. Para isto, o nosso corpo, que DEUS considera como o templo do ESPÍRITO SANTO, merece o máximo cuidado que somos capazes e sabedores. Aqui Paulo fala sobre o que hoje conhecemos por reforma da saúde. A mente depende do corpo, e portanto, devemos aplicar, não apenas o conhecimento que possuímos sobre cuidados da saúde, mas o conhecimento disponível, seja ele revelado, seja científico. Só um corpo sadio produz sangue com nutrientes para todas as células do corpo.
Mas a reforma da saúde não se limita a nutrição do corpo, nem só ao exercício físico. Também se refere aos cuidados para com o corpo, como o vestimos, e até como o enfeitamos. Se o nosso corpo é a casa do ESPÍRITO SANTO, nada que seja do mundo, ou que suspeitemos venha do mundo, ou que agrade a satanás, que seja, por exemplo, supérfluo, deve servir ao corpo. A simplicidade é a melhor norma, inclusive, orientação do Espírito de Profecia. O santuário do ESPÍRITO SANTO não só deve ser mantido saudável, mas também, sem qualquer adorno mundano, tais como, pinturas ou outras alterações que afastam o ESPÍRITO SANTO de nós. Bem, nesse ponto, cada um julgue por sua vontade, se quer correr risco de perder a vida eterna. Mas não vale a pena perdê-la por alguns artificialismos terrenos. Como disse, cada um julgue. Alerta-se, no entanto, que, quando muitos perceberem que fizeram com seu corpo o que não deveriam ter feito, pode ser tarde demais. Mais uma vez, nada desse mundo vale a pena ser trocado pela vida eterna. Melhor um pouco de zelo demais que um pouco de relaxamento demais, e espiritualidade de menos.
E o que mais é o sacrifício vivo? Cuidado de uma parte essencial do corpo, a mente. Devemos exercer muito zelo com o que colocamos em nossa mente. Uma vez que alguma informação, boa ou nociva, tenha sido gravada em nosso cérebro, que é o lugar onde a informação se torna permanente, ela passa a ser ponto para ser utilizado por DEUS, ou por satanás. O inimigo tem um dossiê do que gravamos em nossa mente, e ele cria condições externas para que essas informações brotem a qualquer momento, e que nos dominem. Se é bem fácil para um bom psicólogo controlar a mente de uma pessoa, imagine, para satanás, que conhece o funcionamento da mente humana.
Precisamos de um corpo saudável para termos uma mente que funcione bem. Mas, também precisamos alimentar a mente com informações santas, não com o lixo deste mundo, para que ela fique fora do alcance de satanás, e que seja dirigida pelo ESPÍRITO SANTO, e útil para nos salvar, e para favorecer a salvação de outras pessoas.
Referindo-nos à pergunta de ontem, será que a vontade de DEUS é que tenhamos um corpo saudável, para ser utilizado pelo ESPÍRITO SANTO?

  1. Segunda: Pensando em si mesmo
O cristão deve ou não deve pensar em si mesmo? O que acha? É compatível com a humildade pensar em si? Claro que é. Está no mandamento. JESUS disse que devemos amar os outros assim como nós mesmos nos amamos. E pode alguém amar-se sem pensar em si?
Mas esse mandamento também nos deixa claro que devemos amar os outros, que JESUS chama de próximo. E Paulo debate esse assunto, como aparece na lição de hoje. Ele diz que devemos pensar em nós mesmos, mas não mais do que nos outros, e ainda assim, com moderação. Ora, quem pensa intensamente em si, tende ao egoísmo, e certamente não terá condições de pensar também intensamente nos outros.
Dou aulas para o curso superior de Gestão Pública (além de no curso de Administração, leciono para vários outros). Ali se debate, entre outros assuntos, a questão das políticas públicas, que em resumo, tem a ver em como o governo atuará para o desenvolvimento social e econômico, para o bem da população. Pois bem, se todas as pessoas aplicassem a sabedoria da Lei de DEUS, como JESUS ensinou e exemplificou em Sua vida, e como Paulo aqui também ensina, chego à conclusão de que não haveria necessidade de políticas públicas. Sabe por quê? Pelo fato de assim termos uma sociedade em que todos, desde o presidente ao menor dos cidadãos, estariam preocupados em cada um ser uma política pública, isto é, viver pelo bem do próximo. Esta seria uma sociedade bem mais simples em termos de burocracia, e, por outro lado, incomparavelmente mais justa e segura, com muito mais progresso, e certamente sem pobreza. Não há como chegar a outra conclusão, senão essa.
Veja por que. Paulo diz (Rom. 12:3 a 21) resumindo, que é altamente recomendável que nos amemos cordialmente uns aos outros, servindo ao Senhor. Que devemos perseverar na oração. E veja só, que recomendação, que oremos a DEUS pedindo a Ele que abençoe os nossos inimigos. Sabe de uma coisa? Se todos se amassem cordialmente, essa parte de Paulo seria suprimida, pois não haveria inimigos. Isso que é sabedoria do alto, esse é o DEUS a quem eu e minha casa queremos servir.
E veja que pérola: não devemos retribuir mal por mal (vingança), mas pagar o mal com o bem. Aqui temos a sabedoria da reconciliação, que é uma das coisas que falta em nossa sociedade (e na igreja, também). Se ninguém se vingasse, como poderia haver algum desentendimento? Impossível! Esses são princípios da sociedade celeste, é óbvio. E nós, que queremos estar lá, devemos praticar esses princípios já, aqui e agora, em todo o tempo. Isso significa sermos cidadãos do Reino de DEUS enquanto ainda estivermos morando no império de satanás. Isso tem nome, chama-se TESTEMUNHO, ou seja, exemplificar (como fez JESUS) aos nossos semelhantes como é superior o nosso estilo de vida diferente que levamos. Por isso, nesses comentários (me compreendam) insisto tanto em não copiarmos as coisas do mundo, e sim, sermos criativos nas coisas do alto, que fazem parte do reino para onde vamos, e para onde JESUS nos mandou levar outras pessoas também. Mas, lamenta-se, muitos de nós se tornaram tão incapazes de raciocinar com base no conhecimento de DEUS que sua criatividade se limita a copiar do mundo.
E Paulo disse que a DEUS pertence a vingança. Vingança tem mais um outro nome, bem mais conhecido hoje, que é “fazer justiça com as próprias mãos”. Ou seja, se alguém ofendeu outra pessoa, essa vai e chama seus amigos, ou pega numa arma, e resolve o assunto da pior maneira possível, muitas vezes matando o ofensor, e assim, cria mais um problema. Pela vingança, a sucessão de problemas só vai aumentando, e só termina quando todos se matarem. Isso não é viver com sabedoria. O modo de viver do mundo não está com nada. Devemos nos afastar dele, e isso significa pararmos de frequentar a ESFECS (Escola Superior de Formação de Estúpidos em Convivência Social), mais conhecida por “televisão”.
Nós, os verdadeiros cristãos, os que seguem a CRISTO e Seu manual de vida, a Bíblia, devemos ser vencedores. Vencedores do mal, vencendo-o com o bem. Agora sim, uma recomendação da mais alta sabedoria. É bem assim que DEUS age. Aliás, por Ele agir assim que a saga do pecado está levando seis mil anos. Mas, a solução será definitiva, o mal não se levantará uma segunda vez (Naum 1:9). DEUS vai eliminar o pecado pelo poder do bem, amando o pecador e JESUS morrendo por ele. Aqui há sabedoria do amor. É assim que o Amor resolve os problemas, e nisso, mais uma vez, DEUS é o nosso grande exemplo.
Portanto, resumindo tudo, os cristãos devem ser as pessoas mais humildes da Terra, pois JESUS foi assim. Sabe por que motivo mais devemos ser humildes? Porque somos 100% dependentes de nosso DEUS. Portanto, em que podemos confiar em nós mesmos, para assim, termos algum orgulho? E ainda dependemos uns dos outros para nos admoestarmos mutuamente e para em conjunto construirmos nossa vida aqui na Terra, e também no Céu. Ter orgulho é uma atitude oriunda da incapacidade de uma pessoa perceber o seu estado lamentável de pecador e de dependência de DEUS e do seu próximo. Na verdade satanás está nessa situação.
Então, com base no estudo de hoje, qual é a vontade de DEUS? Não será amar o próximo?

  1. Terça: Relacionamento com o governo
Paulo ensina que devemos ser submissos a autoridade política, o governo (no Brasil, isso inclui o governo municipal, estadual e federal). Assim deverá ser sempre que as exigências do governo estejam em conformidade com a lei de DEUS, que é superior a qualquer governo da Terra. O governo foi instituído por DEUS. Isso não quer dizer que todos os governantes estão lá, no seu cargo, por vontade de DEUS. Por exemplo, um governo revolucionário, que conquistou o poder por meios corruptos, ou pela força das armas, etc., certamente não tem a aprovação de DEUS. Ou, um governo que alcançou o poder por meios legítimos, mas se corrompeu, esse também não está lá com a aprovação de DEUS. E isso não quer dizer que nós então devemos pegar em armas e derrubá-lo. Essa não é a nossa função.
O que se diz e se aprende da Bíblia, e de Paulo, é que o sistema de governo sobre um povo é uma instituição divina. Essa instituição existia desde bem antes da Terra ser povoada. O governo de DEUS é o primeiro a ser instituído, e tem a responsabilidade de governar o Universo.
Outro ponto é que DEUS elege pessoas ao governo, outras o tomam pela força, e DEUS também tira pessoas do governo, e até mesmo elimina nações. Essa é Sua responsabilidade, e em uma nação onde há muitas pessoas fiéis a Ele, tal providência, a de eliminar um governo corrupto, não digno do povo sobre o qual ele domina, não tardará.
Quanto a nós, devemos ser submissos ao governo. Se não formos aqui na Terra, como o seremos na Nova Terra? É aqui que devemos ensaiar um bom caráter, e ali, no governo de DEUS, colheremos capacidade de obediência. Vale a pela sermos bons cidadãos nesse mundo, em que há muita coisa errada e corrupção, pois grande será a recompensa de alguém assim, na Nova Terra. Os cristãos devem ser bons cidadãos aqui para o serem também ali. A nossa obrigação é fazer o bem por dever de consciência, por princípio de caráter. Por exemplo, como diria Paulo, devemos pagar a todos o que é devido, a quem tributo, tributo, a quem imposto, imposto. Um alerta bem importante: quem sonega impostos, trate de mudar de atitude, pois se não mudar, uma coisa é certa, a perda da vida eterna, pois isso é roubo. Tivemos uma loja e pagávamos todos os impostos. Não foi possível concorrer com outras empresas do mesmo ramo, pois por sonegarem, vendiam mercadorias a preços menores. Para não perdermos a vida eterna, em vez de sonegar, fechamos a loja. Às vezes a decisão é entre a vida eterna e a morte eterna, esse foi o nosso caso, de minha esposa e eu. Tenho certeza que é o caso de muitos, que nem se dão conta de que estão perdidos enquanto não resolverem essa questão. E haja oração para tomar tal decisão.
Paulo segue, “a quem respeito, respeito” e “a quem honra, honra”. Nesses dias que antecedem as eleições majoritárias no Brasil, precisamos ter grande cuidado para com os candidatos. Muito respeito com todos eles, mesmo que estejam divergindo com a nossa fé e princípios. Isso não quer dizer que devemos votar num desses, mas também não devemos desrespeitá-los. De desrespeitadores o mundo está cheio, e no Céu não haverá nenhum. Não devemos fazer aqui na Terra o que satanás fez no Céu - promoveu uma revolução. A nós compete trabalhar para que pessoas sejam salvas para o Reino de DEUS, e assim concluir o quanto antes o sofrimento e injustiças aqui da Terra. As práticas desrespeitosas são promovidas atualmente pela televisão, onde se pode ver o desrespeito aos pais, e a todos, em forma de enredo bem construído, com muita emoção de todos os tipos.
Governos corruptos, pela sua condição, promovem mais corrupção e oposição. É porque muitos governos são maus que pessoas se levantam contra eles. Regimes brutais sempre precisam possuir uma força armada bem treinada e atenta para possíveis levantes por meio de outra força armada. Mas, a nós compete promover o governo de DEUS, cujo princípio é o amor, e isso devemos testemunhar, no lar, na igreja e na sociedade.
Quanto à pergunta do primeiro dia, será que a vontade de DEUS é que sejamos bons cidadãos?

  1. Quarta: Relações com os outros
O padrão de relacionamento entre nós, seres humanos, é o amor. O amor é DEUS. O amor foi explicado de diversas maneiras, para que entendêssemos bem. O amor está redigido, a nós pecadores, na forma de Dez Mandamentos; como na forma de dois mandamentos, amar a DEUS e amar o semelhante; como na forma de um só mandamento que é o princípio do amor; como em servir e não buscar ser servido; como em se ver como último e não primeiro; como em ser humilde e não arrogante. Paulo deixou bem claro que devemos ter amor prático, não vago. Isso quer dizer que os nossos atos devem refletir em algum bem ao semelhante e a nós mesmos, e jamais em algum prejuízo ao semelhante ou a nós.
A nós, pecadores, DEUS teve que explicar o amor de forma bem estranha considerando como Ele o explica aos seres do restante do Universo. Ele teve que redigir as regras de como amar dizendo como se procede para evitar NÃO AMAR. Eis que os Dez Mandamentos estão, quase todos, escritos em forma de proibições. Para pecadores tem que ser assim mesmo, pois pecadores são pessoas com natureza a cometer erros, voluntários ou involuntários. Por isso, para nós, seres no limiar da estupidez, diz, por exemplo, não matar, não adulterar, não furtar, etc. A Adão e Eva DEUS não falou assim. Eles desconheciam o mal, por isso, a eles não foi dito algo do tipo como se evita o mal. DEUS lhes explicou apenas sobre o sábado, que esse é um dia em que devessem parar toda atividade de gerenciamento do jardim, e santificá-lo, isto é, dedicarem-se exclusivamente a DEUS, descansando nesse dia como Ele também descansou. Assim estariam dedicando-se ao amor a DEUS, pelo que, da mesma maneira, estariam também amando seus semelhantes e a natureza.
Como o Amor se traduz em ações, há coisas que devemos fazer para amar, e coisas que devemos evitar se amamos. Por exemplo, quem ama, não sente desejo de ter as coisas do próximo, ele não cobiça essas coisas. Mas, repetimos, não era necessário explicar o amor dessa forma, com proibições e exclusões a Adão e Eva, nem aos anjos, nem a qualquer ser criado, ainda em estado perfeito. Ao primeiro casal, foi dito, apenas, que NÃO comessem daquela árvore, e se comessem, morreriam.
Resumindo, o amor se refere a relacionamento entre seres inteligentes. A Adão e Eva DEUS não disse o que o amor não faz, mas, o que ele faz. O amor é o padrão de elevado relacionamento com o intuito de promover nos outros sentimentos de felicidade e prazer em viver. Por isso, antes de ser lei, antes de ser Dez Mandamentos, ele é um princípio de vida e de caráter, para que se viva sempre e com felicidade. Então, tentemos imaginar um lugar onde todos se amam. Como esse lugar deve ser bom. Tente imaginar. Não vai conseguir, nós, pecadores, pois por enquanto não está ao nosso alcance sequer ter idéia da intensidade do prazer em viver num lugar onde reina a perfeição do amor.
Então, em relação àquela pergunta inicial, será que a vontade de DEUS não seria termos bom relacionamento entre nós, e com DEUS?

  1. Quinta: Mais próxima do que quando cremos
Meus amados leitores, às vezes me acho um tanto direto demais nos escritos desses comentários. Então, em orações, em conversas com amigos zelosos, sempre chegamos à conclusão que não. Bem, lê quem quer, e concorda quem deseja. Há alguns anos, vez por outra, recebia um e-mail de pessoas bravas por tais escritos. Agora parece que parou. Fazem muitos meses que só tenho recebido incentivos, esses sim, são muitos. E a sensação nítida está sendo de que fazemos parte com outros antigos Elias, cujo trabalho era a restauração dos antigos marcos da fé. Nós estamos nos últimos dias. Os sinais proféticos deixam isso bem claro. Na igreja hoje é tempo de reforma, e ela já começou há alguns anos. Esse reavivamento não vai ocorrer entre todos os adventistas, nem mesmo na maioria, e até igrejas inteiras passarão sem verem o reavivamento. É um tempo em que, em Babilônia, há pessoas sinceras lendo e estudando a literatura que já foi distribuída há muito, e, em especial, os pequenos livros e pequenas revistas que são distribuídas ultimamente. É crescente a ação do poder do ESPÍRITO SANTO. Assim, ao mesmo tempo, é crescente o poder da sacudidura. Paralelamente ao que ocorre na Babilônia, de pessoas se preparando para sair de lá, também, da Igreja Adventista, pessoas estão se preparando para sair dela, e continuar fazendo o que já faziam de dentro: atacando a igreja de CRISTO. Enquanto dentro, o fazem principalmente pelo mau testemunho, uma vez fora, o farão por perseguição direta. É para que você, que está lendo, não tenha essa experiência, que escrevo assim tão diretamente. Mas, se não concordar, pelo menos continuemos sendo amigos, até o dia da separação definitiva.
A nossa salvação está hoje mais próxima que quando nos convertemos. Sim, está chegando a hora em todos os sentidos. No tempo de Paulo, a proximidade da salvação era a morte. Morrendo alguém, para ela estava definido: vida eterna ou morte eterna. E não existe essa idéia de “uma vez salvo, salvo para sempre”, e sim, “uma vez salvo, salvo até o próximo pecado”. Essa é a realidade. Naquele tempo, a sensação principal da proximidade da vinda de CRISTO era essa, e cada dia ficava mais próximo. Mas havia outras maneiras de sentirem a proximidade da vinda de CRISTO. Tendo-O no coração, vivendo junto com Ele (como Enoque), pregando a mensagem dEle, e sentindo as bênçãos (que se chama refrigério, algo assim como perceber a presença de DEUS, embora não O vendo), etc. Hoje, no entanto, temos mais um fator de proximidade da vinda de CRISTO, além daqueles todos que eles tinham naqueles tempos antigos. Temos o calendário profético. Sabemos, pelas profecias, que o grande dia se aproxima. Não é só, como para eles, a proximidade da vinda, mas a proximidade do dia da vinda!
Há três categorias de profecias para considerarmos. As gerais, as específicas e a profecia do fim. As gerais são do tipo: guerras e rumores de guerras, catástrofes, pestes, etc. Isso sempre existiu desde que há pecado, e sua intensidade aumenta, até que chegue a seu limite, mas fica bem difícil para nós percebermos o tal limite. As específicas são profecias para esse tempo do fim, como a união das igrejas, a luta pela paz e segurança, e em especial, o movimento religioso global contra a Igreja Adventista, que já está em andamento e vai se intensificar muito. A profecia do fim, só se cumpre na Igreja Adventista, em nenhuma outra mais, que é a pregação do evangelho da segunda vinda (Mat. 24:14) e então virá o fim. Tendo essa igreja concluído tal obra, JESUS volta (após as pragas). Portanto, quer saber se o fim está próximo? É só dar uma olhada na IASD. Se ela estiver sendo reavivada, então, de fato, o fim está próximo, pois esse reavivamento só acontece um pouco antes do fim; é por ele que a obra será concluída.
E, afinal, a igreja está ou não se reavivando? Está sim! Desde anos recentes vem crescendo o esforço da liderança superior da igreja por pregar e ensinar os assuntos, mundo afora, sobre os pontos vitais da salvação. A fé, a segunda vinda, os Dez Mandamentos, o sábado, que o salário do pecado é a morte, etc. E aqueles líderes da igreja que pretendem fazer isso de uma maneira como o mundo deseja, ou seja, por meio de métodos mundanos, esses estão caindo, pelo poder de DEUS. Esses são indicativos absolutamente seguros e suficientes de que o dia da volta de CRISTO está próximo. Repetimos, o reavivamento verdadeiro será dentro da IASD, não fora dela, esta é a última igreja. Saem da igreja aqueles que não concordam ou que não querem ser santificados pelo reavivamento. Fica o trigo, e de babilônia vem o outro trigo, formando um só povo.
Nos tempos dos judeus, o problema deles era o legalismo. Esse hoje em dia não é o nosso problema maior. Em nossos dias, na igreja, um dos grandes problemas é o liberalismo. O outro é o egocentrismo. E diga-se de passagem, o liberalismo oficial, patrocinado por líderes da igreja (mas não todos, porém se trata de um grande número). São esses líderes que DEUS vai tirar de seu posto, se já não está fazendo isso. O liberalismo pensa assim: não é ruim ter um pouco de mundanismo na igreja, isso atrai as pessoas de fora (minimização do ESPÍRITO SANTO, enquanto uns combatem essa pessoa da Trindade, outros acham que Ele é incompetente). Podemos usar até certo ponto as coisas mundanas, em nossa vida, não faz mal. Que se saiba, pelos estudos proféticos, que mais dia, menos dia, DEUS tomará as rédeas da igreja em Suas próprias mãos. Isso acontece em dois momentos. No primeiro, DEUS tira falsos líderes, verdadeiros agentes de satanás dentro da igreja, e os troca por homens e mulheres humildes e verdadeiros servos de DEUS. Certamente não fará isso com todos, assim penso. E no segundo momento, quando vier o decreto dominical, então é a vez da ação intensa do ESPÍRITO SANTO, a dirigir a mente de cada servo de DEUS (Mat. 2:17 e 18) para concluir a obra. Essa ação provoca revolta em Babilônia contra a IASD, e provoca revolta dos líderes e membros ligados ao mundo, e esses caem pela sacudidura, restando uma igreja pura. Assim a IASD estará pronta para receber o trigo que ainda está em Babilônia, formando o último povo de DEUS.
O egocentrismo pensa assim: “aqui quem manda sou eu”, “as coisas aqui tem que ser como eu quero”, “você é inferior a mim”, “vim para dominar, não para servir”, “só eu sei”, “olhe o meu status e a minha posição hierárquica”, e assim por diante. A busca do poder e a formação de grupos de poder para a auto-promoção impera no mundo, e em grande parte, na igreja. Percebe-se isso com muita facilidade, pois já não acontece mais às ocultas como em tempos anteriores; hoje é flagrante. Detalhe, requer que se recorra a mentira, e isso é também flagrante.
Mais uma vez, se a IASD é a igreja verdadeira, ela será atacada por tal tipo de pessoas, e está acontecendo. Bem por isso devemos ficar e perseverar na igreja, pois isto aqui é guerra, e não há justiça em guerra da parte do inimigo; é um vale tudo para controlar a Igreja de CRISTO. Há tempo para tudo, e já vem o tempo dessas coisas caírem, não pela mão do ser humano, mas pela de DEUS. A nós, que queremos ser salvos, compete cultivar a humildade, a simplicidade e a submissão a CRISTO. Para tanto, precisamos adquirir conhecimento, lendo a Bíblia e os escritos de Ellen G. White. Só lendo? Não, colocando em prática tudo o que aprendemos, pois, além dos dois problemas acima, ainda se acrescenta aquele de saber muito, mas praticar pouco do que já sabe. Hoje em dia, o povo perece por falta de conhecimento, mas muitos mais graduados na liderança também perecem por falta de praticar o que já sabem.
Atente bem. Ainda está havendo um tempo de grande liberalismo e de egoísmo dentro da igreja. E cuide você para não cair no erro que em alguns aspectos se tornou oficial. Nesse tempo de liberalismo, aqueles que gostam do mundanismo, se esbaldam e se demonstram aos demais. Assim será com pastores como com membros, introduzindo mundanismo na igreja pensando assim obter os relatos dos famosos números, mas sem o poder do ESPÍRITO SANTO (presentemente até muito combatido). Durante o liberalismo (ou também chamado mornidão, que terminará por completo com o decreto dominical e a sacudidura), os mundanos, aqueles que nunca se arrependeram, se explicitam, e aparecem, e são aplaudidos, e intencionalmente ou por falta de conhecimento, ou ainda por puro relaxamento ou ingenuidade (Maria vai com as outras), sentem-se ótimo com seu mundanismo de púlpito (isso acontece mais fortemente na música e em muitos esforços evangelísticos). Mas o Senhor JESUS está no controle, e Ele está dando tempo a que todos se apercebam. Porém, Ele não vai esperar por muito tempo mais. Se o reavivamento já começou, e isso é perceptível, então a sacudidura forte logo virá também. Atente agora, o dia da volta dEle se aproxima, e antes disso, JESUS fará como no Templo de Jerusalém, uma limpeza total. Prepare-se e separe-se do mundanismo oficial, pois se não fizer isso, vai cair junto com os que preferem mais o mundo do que DEUS. O grande dia está muito próximo, você nem imagina. Prepare-se, ou melhor, santifique-se.
E, em referência àquela pergunta do primeiro dia, será que a vontade de DEUS não seria que nos preparemos para a vida eterna, e que ajudemos outros a fazerem o mesmo?

  1. Aplicação do estudo Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
O Universo foi criado e é sustentado com base em um único princípio: o amor. A Lei de DEUS é fundamentada num único princípio: o amor. A vida e a felicidade dependem de um único princípio: o amor. E DEUS é esse princípio. E nós, se desejarmos viver bem, devemos tê-lo em nosso coração. O Amor é a base de toda ciência verdadeira.
O inimigo, satanás, também quer que as pessoas tenham ‘felicidade’, do modo dele, é evidente. Embora ele seja um traidor de si mesmo, é pela felicidade, mesmo falsa e passageira, que as pessoas são atraídas. Afinal, quem não a deseja? O inimigo, porém, não sabe como produzir felicidade nas pessoas, pois isso é impossível fora do governo do amor. Então satanás busca produzir ao menos uma falsa e aparente felicidade, por meio de recursos artificiais, tais como as drogas, os divertimentos e passatempos (como os campeonatos esportivos, o jogo de azar e jogo competitivo, os esportes radicais, etc.); por meio dos prazeres (como a glutonaria, o sexo livre, pedofilia, estupros, libertinagem, etc.); por meio da luxúria, da busca do poder, da fama; por meio da luta desenfreada por bens e poder; por meio da violência por prazer; da criminalidade, e assim vai. Em pessoas pecadoras, que não estejam no caminho da santificação, essas coisas de satanás funcionam muito bem, e atraem grandes multidões. Produzem um efeito que simula a alegria e a felicidade que se obtém quando se ama e se é amado. Simula sim, mas jamais produz felicidade verdadeira, e forma uma dependência que escraviza e nunca preenche o íntimo, e o seu final é uma morte dramática. Enquanto viver, a pessoa sempre estará na dependência mais e mais das coisas que satanás oferece, e se torna escrava dele. Para tentar minorar o sofrimento, satanás as faz acreditar que a sua alma não morre. Mas atente muito bem: no contexto de satanás o amor está nitidamente fora, a tal ponto que chegam a dizer que amam outra pessoa, em intimidade, que seja do mesmo sexo.
Porém, só o amor de DEUS, e só dEle vem o amor, esse é que preenche, e possibilita verdadeira felicidade, eterna, pois só com amor se pode viver eternamente. Afinal, pelo amor estamos ligados a única fonte de vida que existe no Universo.
O amor é a vontade de DEUS. A Sua vontade está em sermos seus filhos e filhas, para que Ele nos surpreenda com coisas boas durante a eternidade. Ele é Pai, e assim, a Sua glória está em nos ver felizes. Ele quer desenvolver em nós a inteligência superior. Por isso Ele quer mudar o nosso coração, nos transformar e nos renovar. Assim poderemos experimentar a verdadeira felicidade, e nos libertar da dependência dos rudimentos do mundo. Mas, para que assim seja, devemos nos entregar a Ele todos os dias, e buscar nEle a humildade e a vida simples que é necessária para sermos transformados. Pessoas que focam em si mesmas não podem ser transformadas, jamais. Eis a questão, pessoas que não querem abrir mão de alguma coisa do mundo, mesmo que pertençam às mais altas esferas da igreja, dessa maneira, se perderão. Só os humildes de coração, os simples, esses, pelo livre arbítrio, serão transformadas e aqui mesmo, nessa Terra, experimentarão algo da felicidade da vida eterna.
Então, qual, afinal, é a vontade de DEUS?

escrito entre: 03/08 a 10/08/2010 
revisado em  11/08/2010
corrigido por Jair Bezerra


Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails