domingo, 11 de julho de 2010

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 03 - 3º Trim. 2010


Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Terceiro Trimestre de 2010

Tema geral do trimestre: A Redenção em Romanos

Estudo nº 03 – Todos Pecaram

Semana de 10 a 17 de julho

Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Esta
do do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (RS)

Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original

www.cristovoltara.com.br
-
marks@unijui.edu.br

- Fone/fax: (55) 3332.4868

Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil

 
Verso para memorizar: "Todos pecaram e carecem da glória de DEUS" (Rom. 3:23).

Introdução de sábado à tarde
Como assim, 'todos pecaram', pode alguém perguntar. Os bebês recém nascidos pecaram?
Esse assunto já está por demais repassado. No entanto, nós, povo de DEUS, em grande proporção, vivemos como se nada entendêssemos dele. Muitos são embalados pela idéia do mundo de que a recompensa vem pelo esforço e pela inteligência. E o interessante é que em parte isso é verdade. Mas só em parte. E esse em parte se refere aos bens materiais, e não à condição espiritual. Porém, há uma confusão na mente de muitos, entre as condições materiais e as condições espirituais.
O mundo com suas forças está levando as pessoas a centrarem a atenção em si mesmas. Essa é uma das grandes estratégias desses últimos tempos, que vem sendo aperfeiçoada por satanás há milênios. Por exemplo, as pessoas em seus pensamentos, em seu mais íntimo sentimento, pensam assim: "olha eu aqui". As pessoas querem aparecer pelo seu penteado (ultimamente nem os homens mais escapam), pelo seu vestir, pelo seu carro, pela sua casa, pelos seus títulos, e assim por diante. Esses são indicativos de boa situação econômica e social, que leva as pessoas a serem bem aceitas, e se tornam distintas na sociedade. E o centramento no "eu" rechaça a humildade. Na ausência de humildade, o orgulho e o egoísmo tomam conta do ser, e a situação para a salvação fica complicada, senão praticamente impossível. Essa é a estratégia para levar bilhões de pessoas a pensarem que seus esforços levam a reconhecimento de outras pessoas, e até de DEUS. O destaque social se torna dominante, e supera a necessidade da humildade para que DEUS opere na vida da pessoa. É assim que funciona. E essas pessoas afundam na miséria espiritual enquanto são cada vez mais elogiadas pela sociedade por seus méritos seculares. Satanás sabe que isso funciona, e, de fato, funciona mesmo.
No entanto, para qualquer pessoa se salvar, em primeiro lugar ela precisa ser humilde. Sem humildade não irá reconhecer que é pecadora. Ela não reconhecerá certos pecados como tais. Então, nesse caso, alguns pecados serão vistos como inofensivos. E também não vai conseguir reconhecer seu estado de pecadora. E mesmo os recém nascidos, que nascem filhos de pecadores, e embora não tenham pecado ainda, sua natureza herdada dos pais é de pecadores, e carecem do mesmo modo como os adultos da transformação do ESPÍRITO SANTO. E eles serão transformados quando a idade permitir que decidam seu futuro.
Como foi que isso chegou a esse ponto tão dramático? Quando Eva e Adão pecaram, isso foi feito por uma obra ilegal. Eles desobedeceram. A gente desobedece de dois modos: por obras e por pensamento. E, em geral, primeiro o pecado se forma no pensamento; então, mais tarde, ele se materializa num ato. Um só pecado resultou na mudança da natureza do ser humano, de pureza total em uma natureza pecadora. Ou seja, fraqueza para resistir a tentações, apreço por atos ilegais. E a natureza ninguém nesse Universo é capaz de mudar, senão o Criador, que nos fez. Portanto, se por uma só obra ilegal nos tornamos pecadores, nem por milhões de boas obras conseguimos mudar essa natureza, pois a nossa tendência continuará, vez por outra, a cometer pecado. Isso não quer dizer que então devemos abandonar o intento de fazer boas obras, as obras legais, que são da obediência, e que não são pecado. Isso quer dizer que devemos sim, praticar boas obras, ser obedientes, mas que a salvação vem por outro caminho, pelo sangue de JESUS, que morreu em nosso lugar.
 

  1. Primeiro dia: Não nos envergonhamos do evangelho
A moda tem um poder enorme sobre o sentimento. Quem anda na moda, e está sempre atualizado, não sente vergonha. Mas quem está fora da moda, se não for humilde, sente vergonha. Para um adolescente, não ter um tênis de marca, uma calça jeans de fama, uma camiseta com adesivos, etc., pode fazer passar vergonha. É simplesmente complicado, hoje, ser humilde.
Lembro-me de quando era adolescente. Desde criança sempre tenho sido zeloso pelas orientações que aprendia em casa e na igreja. Não ouvíamos novelas, (não havia televisão, só rádio) e na escola estadual onde estudava, sempre estava por fora desses assuntos, que eram invariavelmente a ordem de cada dia. E como desde cedo entendi que o futebol não é algo para cristãos que querem ser salvos, nesse assunto, até mesmo entre os jovens da igreja, me achava um tanto na lateral. Certa vez me senti bem mal, uma sensação quase como Elias. Estava numa roda de altos, todos servos de DEUS, mas eles eram fanáticos por futebol e um gozava do outro. Eles eram líderes e eu ainda jovem. Pensei assim, ouça-os, mas não siga-os. E muitas vezes sentia vergonha e me afastava por me sentir fora do ninho em razão dos assuntos em pauta. Eram novelas, corridas de carro, até boxe. Refiro-me aos ambientes entre irmãos. Isso quando não rolava piada imunda.
Pois bem, essas experiências, vejo hoje, foram positivas. Mantendo a fé e a obediência aos princípios que são bem simples de serem entendidos - simples até demais (portanto ninguém poderá se desculpar perante DEUS por não tê-los seguido) - a experiência, hoje, permite entender outras situações. É o caso dessa lição: vergonha do evangelho.
O evangelho não está na moda, é algo que interessa a poucas pessoas. Portanto, quem crê, só por esse fato já é visto como alguém um tanto diferente. É alguém que está por fora. E na verdade é isso mesmo, ou seja, está fora da sociedade, do comum e vulgar. Mas para a sociedade hoje, o vulgar é na verdade o importante. Aqui valem as aparências, não o caráter. Tem que aparentar, mesmo que não seja nada do que está aparentando.
Do mesmo modo como o mundo criou dificuldades para quem deseja viver uma vida simples, assim também criou dificuldades para quem quer obedecer a DEUS, viver o evangelho e pregar o evangelho. Assim sendo, o que mais se vê hoje? O que se vê é a modernização do evangelho, para parecer na moda. Vê-se pregadores e sua respectiva esposa vivendo como o mundo. Assim não sentem tanta vergonha, pois, afinal, dessa maneira são melhor aceitos pela sociedade. Nem precisam do poder do ESPÍRITO SANTO, como dá a entender.
Hoje é vergonhoso ser simples e humilde, fazer a reforma da saúde, guardar o sábado de pôr do sol a pôr do sol. Hoje, até mesmo dentro da igreja, é preciso ter força para viver como JESUS viveria se estivesse entre nós. Mas vale a pena. É uma condição para que nós mesmos tenhamos a humildade de, nos momentos em que se fazem apelos na igreja, não apenas nos levantar e depois sentar para seguir a todos os demais, e sim, aproveitar para refazermos uma entrega autêntica, ou, se não estiver disposto, sem demagogia ficar sentado.
Os modismos penetraram de tal maneira nos sentimentos das pessoas que a maioria delas perdeu a individualidade, e sente vergonha em ser diferente, principalmente diferente conforme DEUS deseja. O evangelho é hoje, para o mundo, algo tão diferente como foi a pregação de Noé em seu tempo. Pode até ser que alguns contemporâneos tenham pensado na possibilidade de Noé ter razão quando a bicharada entrou ordeiramente na arca. Mas, tendo vergonha diante dos olhos da multidão que assistia, não seguiram os animais, e sete dias depois se afogaram. Hoje, em algum lugar desse planeta, seus fósseis estão aí para serem escavados.
Com vergonha ou sem ela, quem desejar viver sempre, precisa passar pela experiência.

 

  1. Segunda: A condição humana
Nessa Terra, como ser humano, só pisou o solo um que não nasceu pecador nem pecou durante a Sua vida - foi JESUS. Os demais, são descendentes de pecadores e portanto nascem com propensão ao pecado, já possuem essa inclinação. E assim que a oportunidade se apresentar, é bem provável que irão pecar.
Uma pergunta interessante poderia ser: como são as crianças nos lugares do Universo em que não há pecado? Os bebezinhos daqui muitas vezes choram de dor. Pode ter certeza que aquelas não passam por tal experiência. Os bebezinhos aqui adoecem, mas aquelas não. Os bebezinhos daqui, mesmo com poucos dias, tem sentimentos possessivos e de raiva, aqueles não. E quando crescem, as crianças brigam com muita facilidade, certamente as crianças de mundos perfeitos não têm esses comportamentos. Nossas crianças, adolescentes e jovens, depois os adultos, têm uma grande facilidade para aprender o que é mau, mas aqueles desconhecem essa experiência. Aliás, o restante do Universo sabe a respeito do mal pelo que se passa aqui na Terra, mas eles mesmos não têm essa experiência, e ali nem são tentados, pois não existe o tentador e nem tentações.
E aqui, como são os seres humanos? Todos os seres humanos da Terra são pecadores. Todos herdaram o que se poderia chamar de "herança maldita", que nos torna frágeis mentalmente, desejosos do mal e praticantes do mal. A grande maioria daqui pratica o bem por interesse, não ao natural. E pratica o mal, às escondidas ou sem se importar mais que seja visto por outros. Aumenta o número de pessoas que têm orgulho de suas maldades, e desprezam quem não age assim. Aqui nessa Terra não há um justo sequer, não há quem tenha entendimento, todos se extraviaram, não há quem busque a DEUS, ninguém faz o bem; nossas gargantas são como sepulturas, só sai cheiro de morte. O ser humano se especializou em construir armamento para matar e destruir. Tem inclinações para a guerra, para a violência, para a destruição e para o abuso do corpo. Apesar do progresso, a tendência do mundo é a miséria, a violência, não a paz. Aqui não há o temor de DEUS.
Todos carecem da glória de DEUS. Isso quer dizer, todos carecem que neles seja realizada uma transformação dessa natureza pecaminosa parecida com a do demônio para outra natureza, a que é semelhante a DEUS. O Criador é um Ser de glória, ele tem um rosto que emite forte brilho, Seu caráter é puro amor. E nós carecemos desses atributos. Para tê-los precisamos nos entregar a JESUS CRISTO, para que o ESPÍRITO SANTO nos transforme gradativamente, e que no dia da vinda de JESUS a transformação se complete e sejamos outra vez seres à imagem e semelhança do Criador.


  1. Terça: Do século primeiro até o 21
No primeiro século do cristianismo, tempo em que CRISTO esteve entre os homens, quem dominava a Europa, parte da Ásia e da África era o poder romano. Esse foi um tempo de relativa paz no império. Os romanos desenvolveram o mais sofisticado sistema de governo, de cobrança de impostos, de leis, de comércio e do pensamento filosófico que herdaram dos gregos. Se bem que nesse tempo os romanos não tolerassem o cristianismo, que desconfiassem da nova religião, que chamavam de seita, foi possível o rápido avanço da disseminação do evangelho pelo mundo.
No século 20 e 21 a situação é bem diferente. Temos agora o desenvolvimento tecnológico, a poderosa ciência que é um dos orgulhos da sociedade contemporânea. É pela ciência desenvolvida que no mundo se gera valor e muita riqueza. É pela produção primária de insumos e de alimento com tecnologia de alta produtividade, pela produção industrial altamente desenvolvida, pelo comércio global que a riqueza se forma. E a riqueza é hoje um dos deuses mais venerados do mundo. Outro certamente é o "eu", o corpo, que facilmente leva ao egoísmo, à luta pelo poder, pelo prestígio e por mais riqueza. As pessoas no mundo hoje são movidas a dinheiro e exaltação própria.
No início do século XX houve uma euforia em relação à tecnologia. Surgia o homem moderno, que imaginava poder resolver os problemas da sociedade humana por meio dos avanços da ciência. Mas em lugar de um mundo de paz, de prosperidade, de relações comerciais promissoras, o que o mundo colheu foram duas grandes guerras quase globais, quase duas centenas de guerras menores desde a Segunda Guerra até os nossos dias, a fome por parte de uns 855 milhões de pessoas, o aumento de pessoas doentes, ou doenças de microorganismos, ou doenças de abuso na alimentação, ou doenças psicológicas. Além do espectro da guerra, o mundo ainda se apavora com o desenvolvimento de tecnologia para destruir, o aumento da criminalidade, da corrupção e da incerteza e medo de um modo geral. Se bem que a humanidade está bem situada para produzir bens, e o faz, também, em paralelo, gera tecnologia que ameaça até a existência do ser humano nesse planeta. É o caso da bomba atômica, e outras movidas a energia nuclear. Há uma polêmica no mundo em nossos dias sobre esse assunto.
Outros problemas surgiram com a tecnologia. O mundo está sendo ameaçado pela poluição, pelo desmatamento, pelo aquecimento global e pelas catástrofes naturais que aumentam vertiginosamente nesses últimos meses. Hoje, morando em casas e apartamentos com parafernália de segurança, cada vez mais nos sentimos inseguros, e temos medo uns dos outros. O ser humano não mais confia no seu semelhante.
Com o desenvolvimento da tecnologia o que colhemos? Claro, colhemos uma medicina muito desenvolvida, pela qual, muitos de meus leitores hoje estão vivos, mas, paralelamente, nunca antes nos sentimos tão inseguros diante do futuro, por causa de vários aspectos. Hoje, cada vez mais vemos pessoas estressadas, pessoas depressivas, pessoas buscando algo, inseguras diante dos fatos e do futuro.
E por que isso? Os homens, diz a Bíblia, se acham muito sábios, mas eles fazem coisas que assustam ao próprio ser humano. Conforme os textos bíblicos sugeridos pelo estudo da lição do dia de hoje, os homens mudaram a verdade em erro, em mentira. E se entregaram a paixões infames, desprezam o conhecimento de DEUS, desenvolveram uma disposição mental reprovável, praticam todo tipo de maldade, pensam só em si mesmos, não se importam com o sofrimento alheio, e aprovam as maldades uns dos outros. Ou seja, resumindo, o ser humano está desprezando os princípios, e por isso, a sociedade humana está perdendo os referenciais do que é correto e do que é ameaçador. Assim sendo, o futuro da humanidade é escuro e incerto, chegando-se a cogitar da possibilidade da extinção do homem pelo próprio homem. Pelo tipo de armamento sofisticado que já foi desenvolvido, isso hoje é possível, se DEUS não o impedisse.
É nesse contexto que os servos de DEUS devem concluir a pregação do evangelho, e aguardar a volta de JESUS. É um contexto, guardadas as devidas proporções, parecido ao dos antediluvianos, que criaram uma sociedade voltada para si mesmos, para os seus interesses. Naquela sociedade, como na atual, cabe a pergunta: Será que se acha fé na Terra?
 

  1. Quarta: Judeus e gentios juntos
Há um costume que se intrometeu entre os seres humanos desde aquele dia em que Adão e Eva pecaram. É o mau costume de acusar os outros. Acusação tem caráter de julgamento. Aliás, faz parte de julgamento. Em um tribunal precisa ter a acusação e a defesa. No tribunal celeste, em relação aos que se salvam, JESUS faz a defesa, e satanás se encarrega da acusação. Mas ele não vai até lá ao trono de DEUS para fazer isso. Ele o faz por aqui mesmo. Por sua vez, nesse mesmo tribunal, em relação aos ímpios, quem faz a acusação é o próprio Senhor JESUS CRISTO, que em relação a eles se torna Juiz, pois também os condena. Nesse tribunal não há quem os defenda, e nem precisa, pois seus atos são tão flagrantes e tão bem registrados, que no julgamento final, eles mesmos admitirão que é justo serem castigados. JESUS os defenderia se tão somente o desejassem.
Em relação ao pecado, temos, portanto, duas possibilidades de atitude: ou acusar, ou defender. No caso, defender não significa tentar livrar da pena acobertando o pecador, nem deve ser assim. Significa ajudar a pessoa a sair do pecado, livrá-lo dele, e ir em direção ao Salvador para que Este providencie sua transformação. Então, nossa função como mensageiros de DEUS não é acusar, mas defender, ou seja, levar pessoas a CRISTO para as salvar para sempre. Essa é uma atividade nobre; acusar não é nobre.
E por que não devemos acusar? Acusar é emitir parecer de condenação, ou no mínimo de infração da lei. Mas nós não conhecemos os motivos íntimos das pessoas, nem sabemos em que condições elas pecaram, ou porque continuam pecando. Pode ser que algumas dessas pessoas estejam com imensa vontade de libertar-se do pecado, mas não estão conseguindo, e precisam de ajuda de outra pessoa. É bem frequente, por exemplo, como já soube ser o caso, de uma prostituta de rua ter forte desejo de sair dessa vida, mas não consegue, pois é o seu único ganha pão. Quem está numa situação assim, em lugar de acusação, precisa de ajuda.
Outra razão porque não devemos acusar outras pessoas é que nós mesmos também somos pecadores. Ora, como no tribunal celeste um pecador iria acusar outro pecador, se os dois estão sob estado de condenação? E é frequente de aquele que acusa, cometer o mesmo pecado que o acusado, ou fazer até pior, e nesses dois casos a situação é mais grave ainda. Mas de qualquer forma, a pessoa que acusa é certo que comete alguns pecados, quer sejam iguais aos do acusado ou diferentes. Portanto, sempre que nos damos a liberdade de acusar alguém, o que estamos fazendo nesse ato, conforme Romanos, é nos condenando a nós mesmos. Afinal, se condenamos um pecador, e como também somos pecadores, nos condenamos conjuntamente. No entanto, no nosso caso, ainda há um agravante: ao nos condenarmos, estamos fazendo antecipadamente como os ímpios farão no final do milênio, quando eles admitirão que são culpados, e admitirão que é justo que sejam exterminados para sempre. Eis a questão perigosa.
Na verdade, o que todos nós precisamos é de não sermos agora condenados, pois todos carecemos da misericórdia de DEUS para que sejamos aceitos para a transformação (se desejarmos), e então sermos transformados em outros seres, como seríamos se jamais tivéssemos pecado. Tal coisa só JESUS pode fazer por nós. Portanto, todos aqui, adventistas e babilônios (os que ainda não saíram de lá), tal como os judeus e os gentios, carecemos do amor de DEUS para sermos tornados justos e nos salvarmos.


  1. Quinta: Arrependimento
O que é arrependimento? E o que não é arrependimento? Em lugar do arrependimento muitas vezes acontece o remorso. E também o arrependimento por impulso, mas não por pesar. E existe o arrependimento diplomático também.
Arrepender-se é o desejo sincero de não praticar mais algo de errado que já praticou, mas sentir pesar, dor na consciência, por tê-lo feito. Essa sensação mental pode vir tempos depois por ter obtido conhecimento de que aquilo que fez está errado, e que provoca problemas a ele mesmo, e ou a outras pessoas, seja de ofensa, seja de algum tipo de estrago.
Então, arrepender-se é perceber que fez algo errado, que evidentemente não deveria ter feito, e que foi transgressão a algum preceito legal. É a existência de lei que permite saber o que é errado e o que é correto. Portanto, arrependimento tem a ver com lei e com informação sobre o que ela requer, bem como com consciência de ter realizado algo errado. Não muda nada na vida de uma pessoa que não se incomoda com transgressões que faça. Essa aí não se arrepende.
E arrependimento envolve diagnóstico do que fez de errado. O arrependimento genérico, do tipo "vamos nos arrepender dos nossos pecados", na realidade não é arrependimento, é apenas um convite a que nos arrependamos. Precisa identificar que pecado (ou pecados) comete. Para isto precisa saber o que é e o que não é pecado. Nesse sentido, a pregação (que precisa ser objetiva, não apenas genérica), o estudo das lições da Escola Sabatina (que também precisam ser objetivas), e outros estudos e momentos espirituais, devem possibilitar a nós, pecadores, identificarmos os nossos pecados, e sabermos os nomes deles. Por exemplo, quando se fala em mundanismo, essa é uma expressão genérica, que pode ser usada evidentemente. Mas em algum momento é necessário identificar alguns atos de mundanismo, senão, podemos estar combatendo o mundanismo, e ao mesmo tempo, introduzindo-o na igreja, sem perceber. Seja, por exemplo, o mundanismo (coisas do mundo, mas que sejam inconvenientes para a vida dos cristãos) o ato de ler revistas pornográficas. Pornografia é uma maneira de identificar um tipo de pecado; é coisa que devemos evitar. Então, seguindo o mesmo exemplo, se nos damos conta de que gostamos desse tipo de pecado, e o pregador ensinou que esse é um tipo de mundanismo, nesse instante deve em nossa mente tocar o alarme: "estou fazendo algo que não deveria". Mas, e se essa prática já se tornou atraente? Então precisa lutar com DEUS (não contra DEUS). Como já identificou uma prática pecaminosa, agora tem um pecado objetivo para vencer. O que fazer? Orar! Ore preventivamente, para que DEUS o ajude a vencer, e Ele fará isso. No entanto, vai ter que passar por uma luta, às vezes bem renhida. Ao chegar a tentação de ler tal literatura, esse é o momento de orar pedindo forças para superar a tentação. E experimente que, se seu pedido for honesto, no mesmo instante da oração vai ter a força que precisa. Talvez necessite orar algum tempo depois, pois, provavelmente a tentação retornará ainda muitas vezes antes de ser vencida. Então ore mais cada vez, e assim vai indo, até esse tipo de pecado não lhe incomodar mais. Deixou de ser seu ponto fraco, você venceu.
O remorso acima citado, não é arrependimento, é senso de derrota. É perceber que fez algo que não devia, e que vai ser condenado (ou já foi), mas se pudesse faria outra vez, com mais cuidado para ninguém descobrir e não se dar mal. É uma sensação ruim de consciência pela descoberta do pecado, mas não há o desejo de não praticar mais.
O arrependimento por impulso é aquele que as pessoas fazem porque outros também fizeram. Por exemplo, quando ocorre um apelo, todos se levantam, mas quantos o fazem seguindo apenas o ato dos demais? Isso também não é arrependimento, mas é enganar aos outros e a si mesmo, ao mesmo tempo em que reforça a prática de aparentar estar arrependido. Com o tempo isso se torna uma prática, e a pessoa enfrenta graves dificuldades de se arrepender verdadeiramente.
Já o arrependimento diplomático é bem ensaiado. Ao alguém cometer um erro, e se outros viram, pede perdão com todo jeito, mas por dentro apenas está desejando seu status de boa gente de volta. Não quer arranhar a sua imagem nem a reputação, então pede um perdão artístico ou fotográfico, um perdão, digamos, de cinema, só diplomacia sem real desejo de mudança. Esse é o tipo de prática que está crescendo mundo afora.
É por ser necessário chamar o pecado pelo seu nome a fim de sabermos contra o que estamos lutando que em nossos comentários, sempre que for oportuno, procuramos identificar os atos em comparação com os princípios. Algumas pessoas não gostam disso. Aí é fácil, é só não ler e pronto. Mas temos, com alegria e emoção, recebido relatos, não poucos, de pessoas que mudaram suas vidas por meio desses ensinamentos que aprendemos de DEUS, aplicamos em nossa vida, e passamos adiante.


  1. Aplicação do estudo Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
A lição apresenta para leitura duas citações dos livros de Ellen White. Aliás, nós que aguardamos a volta de JESUS, devemos nos alimentar espiritualmente todos os dias. Isso implica na leitura diária de trechos da Bíblia bem como do Espírito de Profecia de EGW. É por falta dessas leituras que aumenta o número de irmãos que pensam e agem conforme acham mais reto, como foi nos tempos dos Juízes, em que não havia liderança firme em Israel (ver Juízes 21:25). Parece que hoje é assim. Por falta de conhecimento (Oséias 3:6) o povo vai praticando coisas que o mundo sugere, e, ou nem se dá conta que está perecendo, ou nem se importa em perecer. É evidente, nem poderia ser diferente, que nos últimos dias a astúcia de satanás seria fortemente contra os escolhidos, e está sendo. Veja o que diz EGW, reforçando as citações da lição: "Por meio daqueles que têm uma forma de piedade, mas não lhe conhecem o poder, podemos ganhar muitos que de outra maneira nos causariam grande mal. Os mais amantes dos prazeres do que amantes de Deus, serão os nossos mais eficientes auxiliares. Os que pertencem a essa classe, se forem mais aptos e inteligentes, servirão de chamariz para atrair outros para as nossas ciladas. Muitos não lhes temerão a influência, porque professam a mesma fé. Levá-los-emos então a concluir que as reivindicações de Cristo são menos estritas do que uma vez creram, e que pela conformação com o mundo exercerão maior influência sobre os mundanos. Assim se separarão de Cristo; então não terão forças para resistir ao nosso poder, e dentro de pouco tempo estarão prontos para ridicularizar o seu antigo zelo e devoção" (Testemunhos para ministros, p. 474). Esse texto refere-se aos membros da igreja. Satanás tem um plano, que está sendo executado. Nesse trecho revela que faz parte desse plano utilizar membros da igreja, que sejam superficiais no zelo pelos princípios da fé, e, portanto, sirvam de exemplo a outros para levá-los à perdição eterna. Eu e você precisamos pensar muito sobre se estamos sendo iscas do inimigo, ou se estamos dando testemunho semelhante ao de CRISTO.
Uma vez que satanás nos pegue, e que venhamos a gostar do pecado, a tendência é não largar mais. Em especial isso acontece com pequenos delitos espirituais. As pessoas pensam que DEUS não é assim tão exigente, e continuam pecado sem alguma dor no coração. Esses, se não se flagrarem, só um é o seu destino: a perdição.
Mas se você, ao menos vez por outra sente um incômodo pelo seu modo de vida, saiba que isso ainda é a voz do ESPÍRITO SANTO lhe tocando. Há algo errado em sua vida, e você ainda não está tão longe de DEUS que se tenha colocado fora do alcance de Seu Espírito transformador. Para resolver sua situação não é difícil, está ao alcance de todas as pessoas. Em primeiro lugar, não tente você mesmo resolver com votos e decisões. A sua parte é descobrir o que está errado. Isso se faz lendo a Bíblia, o Espírito de Profecia, ouvindo bons sermões, estudando as lições da Escola Sabatina, etc. Ao saber o que está errado, então vem a parte mais emocionante. Vai ter que ir até JESUS, e tratar desse assunto com Ele. Vá até algum lugar em que não seja perturbado, ali dobre os seus joelhos, e em humildade, simplesmente se entregue a JESUS para que Ele resolva essa situação. Diga o nome do seu pecado a Ele, não que Ele não saiba, mas você mesmo deve saber com clareza contra o que está lutando. Assim aconteceu com Jacó. Desse instante em diante, alguém maior que você estará lutando por você. Mas preste bem atenção: precisa continuar tendo a vontade de superar o tal pecado, senão o ESPÍRITO SANTO vai interromper seu trabalho, e tudo volta à estaca zero. Isso significa que, a cada nova vez que aquele velho pecado se apresentar novamente para lhe derrubar, contra-ataque com outra oração. Vai fazendo assim até se livrar desse pecado. Vai ver que conseguiu a libertação dele sem seu esforço, mas simplesmente tendo e mantendo a vontade de vencer e mantendo-se entregue a JESUS. Quem operou a mudança não foi você, foi o poder de DEUS.
Ensine esse método aos outros, e vai se sentir muito bem, pois esses outros também serão beneficiados. Se fizer isso, um dia, logo, nos encontraremos na Nova Terra.

escrito entre: 02/06 a 09/06/2010
revisado em 09/06/2010
corrigido por Jair Bezerra
   
Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails