sábado, 31 de julho de 2010

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 06 - 3º Trim. 2010

Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Terceiro Trimestre de 2010
Tema geral do trimestre: A Redenção em Romanos
Estudo nº 06    Expondo a fé
Semana de    31 de julho a 06 de agosto
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com DEUS por meio de nosso Senhor JESUS CRISTO; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de DEUS” (Rom. 5:1 e 2).

Introdução de sábado à tarde
Por um, Adão, entrou o pecado no mundo, por Um, JESUS, veio a salvação ao mundo. Esse é o primeiro ponto da justiça divina.
Quando Adão e Eva pecaram, perderam a pureza dos seres santos, e se tornaram propensos a outros pecados. Eles agora passaram a ser pecadores. Mas aconteceu uma tragédia ainda maior, seus filhos herdariam deles, jamais uma condição de pureza e santidade, e sim, o que eles agora eram, natureza pecadora. E outras coisas estranhas aconteceram, DEUS teve que mudar a atitude da natureza, ela agora se tornou hostil, pois se antes o ser humano cuidava dela, agora se tornou uma ameaça. Então os animais, muitos deles se tornaram feras perigosas, capazes de caçar e de destruir, de comer outros animais, etc. e toda natureza também se tornou mortal. Houve uma alteração radical em todo o planeta, e isso só foi piorando, a ponto de hoje vivermos no limite do suportável pelo clima, por exemplo.
Mas por outro lado, por Um entrou no mundo a certeza da salvação. JESUS, ao viver como Adão e Eva deveriam ter vivido, mas Ele em condições de ambiente de pecado, permaneceu justo, obediente à Lei do Amor. E mais, Ele sofreu não qualquer sofrimento, mas a angústia de ter que suportar as nossas transgressões, a sensação de culpa que isto produziu. Contudo isso, Ele não pecou, venceu até que morreu. Agora Ele tem o direito de doar Sua vitória a quem desejar, e está doando a todo o mundo, e a recebe quem quer. Para receber este dom gratuito, basta crer n’Ele, entregando-se para que se opere na pessoa uma nova vida.

  1. Primeiro dia: Justificados, pois
Uma vez justificados, estamos em paz com DEUS. O que isso quer dizer. Que não devemos nada a Ele, e estamos reconciliados com nosso Criador.
No Reino da perfeição, havendo uma transgressão, o pecador precisa ser cobrado, e é DEUS quem deve fazer a cobrança. Cabe a Ele a punição, afinal, Ele é o Rei. E palavra de Rei não pode voltar atrás. E o Rei é a Lei. Aqui na Terra tentaram copiar de certa forma o sistema de Governo celeste, mas os homens se deram mal. Aqui palavra de rei nem sempre é confiável, e ele mesmo ser a lei é pior ainda. Mas no Reino de DEUS, Ele é a Lei e também o Juiz. E lá funciona muito bem, pois a lei é o amor. Note bem, esse aspecto é valioso, DEUS é amor, e o amor também é a Lei do governo celeste perfeito.
Vamos fazer uma analogia. Em tua casa, alguém lá pode ser a lei? O que acha? Pode sim. E quem deve ser a lei em sua casa? A pessoa que tem responsabilidade sobre a família. Em primeiro lugar, o pai da família. E como deve ser isto? Ele deve ser uma pessoa de amor, que ama a esposa e os filhos, e por isso, deve ter a missão de servir aos demais. E assim deve ser com todos, a partir do chefe de família. Isso funciona, e fora disso, nada funciona direito. Se você quer ser a lei, deve ter o amor em seu coração, e serás semelhante a DEUS. Não serás DEUS, mas terás a Sua imagem e semelhança. DEUS é o exemplo para todos os seres inteligentes que Ele criou, Ele é o primeiro a amar. DEUS é amor, portanto, Ele é a própria Lei. E haveria algo de errado nisso se essa Lei for o amor? Não, não há, bem pelo contrário, assim é que DEUS é totalmente confiável, e merece fé, podemos crer n’Ele, pois se Ele é amor, é também bom.
Então, quando temos os nossos pecados perdoados, estamos de bem com o amor. Estar em paz com o amor é ter as condições de ser feliz, e de viver bem, em paz e com esperança.
E o que é esperança? Veja bem, os seres perfeitos, que nunca caíram, não tem esperança de nada. E nem precisam ter, pois eles esperariam o quê? Não precisam esperar nada, já estão na perfeição. Nós, que não estamos, e que queremos chegar lá, nós sim, é que devemos ter esperança. Como se obtém esperança? É uma caminhada, às vezes um tanto longa.
Primeiro enfrentaremos tribulações. E nesses tempos finais, os fiéis a DEUS é que enfrentarão tribulações. Muitas tribulações. Serão dias difíceis, afinal, são os últimos, em que a guerra entre o bem e o mal estará mais acentuada.
Então, por meio das tribulações se desenvolve a perseverança, ou seja, a capacidade de não desistir. Aliás, só pela fé é que alguém não vai desistir diante das tribulações crescentes. A perseverança irá desenvolver a experiência. Veja bem, irá perseverar como? Orando, lutando com DEUS, lendo textos sagrados (como a Bíblia e os livros de EGW), aconselhando-se, recebendo apoio, apoiando outros, ajudando outros, lutando ao lado de outros, um ajudando o outro no enfrentamento dos problemas. Se isso não gera experiência, então, sinceramente, não sei o que mais poderia gerar.
A experiência, com DEUS, gera a esperança. Como assim? Quando mais experiência, mais conhece a DEUS, mais pode confiar n’Ele, e, mais portanto terá esperança de um dia, bem logo, estar onde Ele prometeu, na Nova Terra.

  1. Segunda: DEUS em busca do homem
Assim que Adão e Eva pecaram, mudou sua natureza. Eles deixaram de ser pessoas corretas, justas. Primeiro sintoma de mudança da natureza, se viram culpados, envergonhados, e trataram de providenciar um paliativo: costurar umas roupas, imagina só, com folhas de parreira. Foram até uma videira, colheram umas folhas, e trataram de emendar uma na outra, e assim, lá estavam eles, vestidos daquela maneira ridícula. Seria algo bem cômico, se não fosse trágico. Então, percebendo que DEUS andava pelo jardim, chamando-os, trataram de se esconder. E agora o principal, quando interpelados, em vez de pedir perdão, passaram a acusar. Adão acusou a mulher que DEUS lhe havia dado, ou seja, o culpado era a mulher e DEUS. A mulher acusou a serpente. No entanto, quem pecou foram os dois. Aqui vemos a mudança da natureza, de imediato, após cometerem o pecado.
Ora, se a natureza perfeita muda assim tão rápido, era de se esperar o pedido de perdão por parte dos dois? Não era, o perdão foi um longo e doloroso processo de educação da parte de DEUS, que o homem teve que aprender, diante da nova situação. Pedir perdão é algo contra a natureza de pecador. E DEUS teve que ensinar isso como fazendo parte da reconciliação. Veja só, naquele mesmo dia DEUS foi lá junto de Adão e Eva para tratar da reconciliação, que se efetivou na cruz. E nos sacrifícios dos animais é que se deu o ensinamento sobre o pedido de perdão e sobre a concessão do perdão. E assim, com o arrependimento e o perdão se viabiliza a reconciliação.
Mas quem agiu primeiro? Foi Adão e Eva, pedindo perdão assim que DEUS apareceu no Éden? Não, eles nem pesaram nisso, eles fugiram e tentaram esconder de DEUS o ato que fizeram. Eles argumentaram com DEUS tentando uma saída que não resolve nada. Ou seja, eles tentaram resolver o problema por meio de sofismas, coisa que o ser humano vem aprendendo ao longo do tempo de pecado. Nós nos tornamos especialistas em acobertar o mal.
DEUS agiu primeiro, e Ele foi lá oferecer o perdão e a reconciliação. E é o que faz até os nossos dias. Na cruz foi o auge dessa oferta. A iniciativa foi de DEUS, e vem sendo assim. Ele quer nos livrar da ira d’Ele mesmo.
E o que é essa ira? Não é nenhuma raiva, nervosismo ou fúria. É a não aceitação da existência do pecado deteriorando seus filhos. Ele não pode concordar que morrem pessoas por causa do pecado. Ele quer eliminar esse pecado, mas faz de tudo para não eliminar o pecador junto. Lamentavelmente, muitos pecadores deverão ser eliminados junto com o pecado, uma vez que não se separam dele. Pecadores inveterados não podem ser salvos pois serviriam de semente para a perpetuação desse mal, que já está causando estrago em demasia.

  1. Terça: A morte tragada
As duas perguntas de hoje são: como foi que a morte passou para toda a humanidade por meio de Adão? E, como foi que a vida pode passar aos homens por meio de JESUS?
Na verdade tem-se criado tremendo debate sobre algo que deve ser entendido em sua simplicidade: não há como nascer uma criatura perfeita de um pecador. Algo pode se degenerar, mas o que se degenerou não pode se reabilitar. Essa é a chamada lei da entropia, tudo tende ao caos se não houver força inteligente em sentido contrário.
Adão e Eva tornaram-se pecadores por causa do primeiro pecado. Isso quer dizer, eles agora se tornaram propensos a cometer novos pecados. E os filhos, e descendentes que deles viessem, jamais nasceriam perfeitos.
E como foi, então, que a vida pode estar ao alcance de todos, por meio de JESUS? Isso também deve ser entendido em sua simplicidade, pois na verdade é algo nada complexo. Há sempre os que desejam complicar o simples, mas esses que fiquem com suas complicações. Esse simples é o seguinte: DEUS ao mesmo tempo é justiça e amor. Por isso, Ele tem que punir o pecado, mas, ao mesmo tempo, Ele providencia uma forma de escape da morte, e essa forma foi por meio de JESUS. Esse escape está a nossa disposição. Nós podemos aceitar ou não, a escolha nos pertence. E está resolvido, agora, cada um que decida o que quer, se aproveitar essa vida, como dizem, ou se abrir mão das delícias enganosas do pecado, e esperar um pouco mais, pelo futuro do qual hoje nem se faz idéia.
Então, na simplicidade da ciência divina, a vida pode nos ser dada de volta pela morte de JESUS. Ele não só morreu, Ele viveu antes da morte de forma justa, Ele foi obediente. Mas além de morrer, Ele ressuscitou, e tem o poder sobre a morte, sempre teve. Portanto, pode restabelecer a vida eterna a todo aquele que o deseje.

  1. Quarta: A lei desperta a necessidade
Como era a questão da obediência e do pecado, antes do Sinai? Diz Paulo que “antes de ser dada a lei, o pecado já estava no mundo” (Rom. 5:13). Paulo tem umas expressões retóricas bem complicadas. Suas palavras permitem interpretações diversas, mas se formos cuidadosos, e se atentarmos para o contexto e para a Bíblia como um todo, veremos o que ele realmente está dizendo.
Antes do Sinai já havia pecado e morte, portanto, havia lei. Sem lei não há transgressão, nem pecado, nem morte. Antes do Sinai DEUS já havia tomado a maior de todas as providências contra a desobediência, que foi o Dilúvio. Os homens tornaram-se maus, e evidentemente, havia o critério da lei para identificar a maldade. Antes do Sinai, bem antes, Caim matou Abel, e DEUS condenou isso. Antes do Sinai, Adão e Eva pecaram, e se tornaram mortais. E havia Enoque, que andou com DEUS, foi um homem obediente, e não viu a morte. Portanto, havia lei.
Como era essa lei? Não estava escrita em tábuas de pedra, os seres humanos eram em extremo inteligentes, e aprenderam de Adão e Eva, que aprenderam de DEUS. O sábado foi estabelecido no Éden, e ele contém o princípio do bom relacionamento, entre o homem e DEUS, e entre os seres humanos. Aliás, o sábado contém todos os princípios da lei, pois, por ele, é fácil saber que há um só DEUS, que devemos amá-Lo, e que devemos ter amor para com nossos semelhantes, e nisso se resumem os Dez Mandamentos.
Após o dilúvio o ser humano degenerou muito. Ele se tornou esquecido. E sua capacidade mental se aviltou, a ponto de fazer coisas estúpidas. Então DEUS teve que escrever a Lei em duas tábuas de pedra, para que não fossem esquecidas, e ficassem bem firmemente estabelecidas. A tal ponto DEUS foi cuidadoso nesse caso que elaborou, não se sabe quando, uma original dos Dez Mandamentos, que está no Céu. Dela fez duas cópias, a primeira foi quebrada por Moisés. Portanto, a cópia não pode ser modificada, assim como é impossível modificar a original. Aliás, uma boa pergunta é a seguinte, tendo os homens alterado os Dez Mandamentos, terá DEUS feito o mesmo nas tábuas originais? Como DEUS não muda, é óbvio que não, portanto, a lei alterada é obra do inimigo, satanás, somente aqui na Terra, onde reina o pecado.
A lei tem por objetivo, como já dissemos, de mostrar o pecado se houver transgressão. Mas a Lei também revela a DEUS, pois onde abundou o pecado, onde portanto deve haver punição, superabundou a graça, que supera a condenação sem ofender a lei, sem impunidade. É tão grande o amor de DEUS que, tendo que haver condenação, ainda assim, pode haver salvação. O amor tem condições de resolver qualquer problema, não importa o seu tamanho, desde que as pessoas queiram se submeter ao amor.

  1. Quinta: O segundo Adão
Adão foi o pai de toda raça humana, Eva a mãe de todos. O que eles nos deram de presente? Duas coisas principais: a vida e a morte. Eles nos deram uma vida passageira, cheia de sofrimentos, e não há como escapar, nascemos, envelhecemos e morremos.
O presente da vida, é a capacidade do primeiro casal gerar nova vida, por meio do amor. O presente da morte, é que os dois perderam a capacidade de gerarem vida imortal.
Como foi que adão, que deveria administrar seu lar no Éden, e deveria cuidar para que nem ele e nem sua esposa caíssem, como foi que Adão nos deu tal presente? Por meio da desobediência Adão e Eva tornaram-se mortais, e, embora ainda pudessem gerar vida, essa vida agora era frágil, sujeita a doenças, ao envelhecimento, a desentendimentos e finalmente a morte. Depois do pecado, Adão e Eva ainda conseguiam gerar vida nova, mas não mais imortal.
Agora vem uma pergunta crucial: nós os que somos pais, ou ainda seremos, que presente daremos a nossos filhos, netos e aos demais descendentes? Se estamos estudando essa lição sobre a herança de Adão, precisamos parar para refletir, e ver qual o nosso legado para aqueles que geramos. Estaremos piorando o presente de Adão e Eva? Ou seja, estamos de fato cuidando da educação de nossos filhos? Eles estão sendo preparados para serem vencedores nesta vida terrestre e também na vida eterna? Eis a questão mais importante para hoje. Depois virá outra pergunta...
E JESUS, qual foi o seu papel, como segundo Adão? Ele veio a esta terra como um ser humano mortal, mas não com a natureza pecadora (pois se viesse como pecador, não teria como salvar a ninguém, nem a Ele mesmo). O desafio era o seguinte: vir em nossa condição de frágeis mortais, viver sendo submetido às pressões das maldades de satanás, mas não se tornar pecador. Eis a grande questão! Viver em condições de pecador, mas, sem ser pecador, não se tornar um pecador. Se Ele conseguisse isso, poderia provar que há condições de obedecer a Lei, e que DEUS é, ao mesmo tempo, justiça e amor. Essa dualidade, justiça e amor, precisava ser provada diante de satanás e diante do Universo. E foi! Esse foi o papel do segundo Adão. O papel do primeiro Adão não era assim tão desafiante, ele deveria somente se manter obediente ao amor, e nada mais. O segundo Adão, precisou provar que o governo de DEUS é de justiça mas também de amor, ou seja, é perfeito, como ainda criar as condições de exercer a justiça (pagando pelos estragos causados por Adão e Eva) e demonstrar amor (oferecer o perdão, pela graça, a todo o ser humano, uma vez tendo pago a conta do pecado). Pois bem, isso JESUS fez, e não há no Universo quem possa contestar, nem mesmo satanás, o maior inimigo.
E agora vem a segunda pergunta. Eu, e você que lê aqui, estamos seguindo qual Adão? A JESUS vitorioso, ou o Adão fracassado? O Adão fracassado, ou seja, os descendentes dele que mundo afora dão mau testemunho, que se apegam ao mundo, esses não tem por prioridade a salvação. Mas o segundo Adão, JESUS, Ele quer nos servir de exemplo para a vida eterna, quer nos transformar e nos salvar.

  1. Aplicação do estudo Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
O coração do ser humano, isto é, a sua mente e caráter, é enganoso. Nem nós mesmos devemos confiar em nossa mente. Isso de dizer “eu gosto”, “eu sou assim mesmo”, “me sinto bem assim”, etc., é muito perigoso, aliás, pode ser fatal para a vida eterna. A nossa mente está carregada de más experiências, nossas e herdadas de nossos antepassados. Cerca de uns 30% do que somos vem da herança dos pais, avós e bisavós, que por suas vez, são, em parte o que foram seus antepassados. Além disso, a mente é mais afetada pelas más influências externas que pelas boas. E as boas influências são em número bem reduzido. É a nossa natureza, nós somos pecadores, isto é, em muitos aspectos gostamos do pecado. Cada um tem suas fraquezas, e muitas vezes não quer largar. É bom, para quem deseja se salvar, não confiar em sua mente, pois ela tende a enganar a si mesma, isto quer dizer, a mente pensa que algo está correto, quando na realidade está errado. Ela mesma não sabe o que é correto e o que é errado em muitos aspectos.
Interessante, mas seres perfeitos, e mais ainda os imperfeitos, precisam de testes. Os testes, provações, dificuldades são como que momentos para a mente humana se avaliar e ver onde deve investir em mudanças e onde deve ser reforçada. A mente tem coisas certas e coisas erradas, portanto, em alguns aspectos ela deve ser fortalecida, e em outros aspectos, deve ser modificada, e nos seres pecadores as provas são momentos para esse fim. As provas servem como indicadores para sabermos em que devemos permanecer como estamos e em que devemos mudar. Também servem para fortalecer o caráter, que é aquela parte da mente onde estão os princípios de vida. Serve ali para testar a determinação de seguir os princípios ou de abrir mão deles. Por exemplo, uma prova está no momento de vender o carro usado. Como vai fazer, será honesto, ou esconderá alguns defeitos, para obter preço melhor?
Adão e Eva ainda nem eram pecadores, mas foram postos a prova. Eles deveriam acostumar-se a fidelidade por vontade própria, e isso só se adquire por meio de demonstrações, em algum momento de dificuldade ou de teste. Quando tudo está normal não se pode saber se uma pessoa é honesta ou se não é. Ou, uma moça não pode saber como algum pretendente a irá tratar em momentos polêmicos, se ele continuará calmo e ponderado, ou se vai perder a paciência. Portanto, é bom ele passar por provas, assim como ela também. Essas provas de hoje em dia são como aquela árvore da ciência do bem e do mal. Por elas nos percebemos nossos pontos fracos e fortes e por elas podemos ser purificados e fortalecidos.
Nos momentos de provação, então é que devemos ter uma atitude vencedora: orar a DEUS, quantas vezes for necessário, até que, com Ele, vençamos.

escrito entre: 22/06 a 29/06/2010 
revisado em  30/06/2010



Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails