domingo, 17 de janeiro de 2010

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 4

Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Primeiro Trimestre de 2010
Tema geral do trimestre:  O Fruto do ESPÍRITO
Estudo nº 04   Paz
Semana de    16 a 23/01/2010
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil

“...eles não são do mundo como também Eu não Sou” (João, 17:14)

Verso para memorizar: “Deixo-lhes a paz; a Minha paz vos dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.”

  1. Introd.Bem aventurado o homem que ... se guarda de profanar o sábado” (Isa. 56:2)
O mundo corre atrás da paz. Estamos bem próximos de ver o cumprimento de I Tess. 5:3, “quando andarem dizendo paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição...” Há uma preocupação global pela paz, pois a tendência no mundo é a convergência de um grande número de problemas sociais, econômicos, políticos e catástrofes naturais. O futuro da humanidade, disso sabem os líderes globais, é negro, ou não existe futuro aqui se algo importante não for feito. E a paz está sendo buscada mediante a união de todas as igrejas para a santificação do domingo, que deverá ser o dia da família. Nesse dia, todas as semanas as igrejas deverão reeducar os cidadãos do planeta para se tornarem homens e mulheres pela paz. Por essa via é o desejo de salvar a Globalização dos negócios, mas por trás está a verdadeira intenção: adorar a satanás pela santificação, não do sétimo dia, mas do primeiro dia da semana.
Por outro lado, um grupo de crentes, que segue o manual da vida eterna que é a Bíblia, anuncia, baseados nesse livro, que aqui na Terra não há mais esperança, mas que o futuro, eterno, está em entregar-se a JESUS, O Salvador, que está prestes a retornar. Esse grupo também anuncia a necessidade de se santificar o dia que recorda a criação e o Criador, o sétimo dia da semana, o sábado, instituído por DEUS. E essa é na verdade a única via para a paz, pois nos mandamentos de DEUS se pode encontrar a fórmula do amor, que é: amar a DEUS sobre todas as coisas, e amar o próximo como desejamos também por ele ser amados. Ou seja, a paz está na humilde entrega ao nosso Salvador, e deixar que o ESPÍRITO SANTO faça o Seu trabalho de transformação da vida interior.
Meu leitor ou leitora, quer encontrar a paz verdadeira, a que satisfaz e que faz muito bem? Quer mesmo? Então todos os dias faça o seguinte. Leia um trecho de sua Bíblia. Antes de ler, ore ao Seu autor, para que Ele lhe dê a interpretação. Então percorra algumas linhas desse sagrado livro. Mas tem que ler com humildade. Isso quer dizer, ler sem preconceitos, sem idéias pré-concebidas. A humildade, e só ela permite uma entrega total a JESUS. Quem não for humilde tenta fazer entrega, mas deixa fora alguma coisa em sua vida. Pode deixar fora o cabelo, o costume de assistir novelas, de torcer por times de futebol (tente imaginar alguém que deseja ser salvo envolvido com tudo o que o futebol significa, que vai desde a corrupção, a violência, a competição, a zombaria, os gracejos...), de alimentação prejudicial, de amizades inadequadas, e muito mais. Quem quer alcançar a paz de DEUS, tem que percorrer um caminho bem simples, e nada complicado, mas que muitos não desejam percorrer: é o caminho da humildade para uma entrega total, sem deixar nada fora. Tem que entregar tudo a CRISTO, tudo mesmo, tudo o que atrai a este mundo. Então sim, vai sentir como ninguém o poder de DEUS atuando em sua vida, e saberá que está no caminho da salvação, para a vida eterna. E isso lhe dará uma paz interior como jamais poderia imaginar. E será uma pessoa feliz, uma pessoa que não se sentirá mais atraída pelo mundo, mas por aquilo que JESUS já preparou lá na Nova Terra, e que terá para usufruir por toda a eternidade.

  1. Primeiro dia: Paz com DEUS
Vamos estudar o assunto do dia de hoje por meio de uma sucessão histórica de fatos. Adão e Eva foram criados por amor. DEUS os criou para amá-los, e os dotou da capacidade de amarem a DEUS e se amarem mutuamente. Assim eles seriam livres e felizes, em paz entre eles e com DEUS. A paz vinha do vínculo de intimidade que eles possuíam com DEUS que é amor, e a paz era a condição de felicidade deles. Isso quer dizer, eles viviam um para o outro, e ambos viviam para DEUS, tudo em harmonia.
No entanto, caindo na tentação, mudaram seu vínculo. O que é esse vínculo? É uma relação de obediência da parte do homem para com DEUS, e uma relação de favor total (bênçãos sem medida) da parte de DEUS para com o homem. Essa é a condição para as criaturas viverem eternamente, e sempre felizes, sem preocupação alguma.
Tendo eles desobedecido a uma ordem de DEUS, e portanto, tendo obedecido a uma astuta sugestão de um inimigo de DEUS, nesse ato, formaram vínculo com esse inimigo ao mesmo tempo em que rompiam o vínculo com DEUS. Eles ligaram-se, pela submissão, com o inimigo, aquele que nada entende de amor, mas entende muito de ódio e de mentiras. Com ele a vida é bem diferente do que com DEUS, é uma vida de intrigas, de desaforos, de vingança, de desrespeito, de competição, de luta desigual e competitiva pela grandiosidade do eu a qualquer custo. Essa é uma vida muito difícil enquanto ela dura, pois em razão da ruptura com DEUS, seres nessa situação perderam a capacidade da vida eterna. O inimigo não é Criador, e não tem poderes para manter seus aliados vivos para sempre. Aliás, ele mesmo não pode viver para sempre, pois também é pecador. Melhor dizendo, esses que se vinculam ao inimigo não são aliados dele, são seus escravos, pois ele os controla pela força e pela astúcia com uma sucessão de mentiras. Estando com esse inimigo de DEUS, e inclusive inimigo de quem a ele se vincula pois no império dele ninguém se ama, ali todos sofrem pois ninguém sabe amar senão odiar, e portando, desconfiar e brigar entre si.
No transcorrer na história, eis que aquele mesmo Senhor que participou da criação, ele mesmo, vem a esta Terra, em forma de homem, e vive entre os homens. Ele foi tão simpático, tão humilde, dão bondoso, tão amigo, tão querido às pessoas, que isso chegou a chamar a atenção de muitos. Ele era bom a todos. Muitas vezes os homens o trataram mal, mas Ele, em correspondência, lhes fazia o bem. Estava sempre disposto a perdoar a quem o ofendesse, e de fato, Ele perdoou a todos os que se envolveram em Sua morte. Até o último momento de Sua atribulada vida, Ele sempre estava perdoando e fazendo o bem. Nem é de se acreditar que  numa certa época tenha existido um indivíduo assim.
O interessante e até intrigante é que Ele viveu aqui na possibilidade de pecar, mas nunca pecou. Ele foi forte nesse aspecto, embora, em outros aspectos não parecia ser tão forte, como no caso do falecimento de Lázaro, em que se emocionou profundamente. Sim, Ele se emocionou por causa da dureza de coração daqueles que queria salvar, mas eles mesmos não tinham interesse. Pelo contrário, combatiam suas mensagens, e assim, se perdiam para a morte eterna.
Outros, no entanto, se sensibilizaram com a Sua demonstração de amor. Esses se sentiram atraídos por tanto amor. Foi um amor incondicional, ou seja, Ele na verdade não pediu nada em troca. O que Ele queria era salvar os seres humanos, só isso, e mostrou, pela Sua vida, que esse intento era sincero.
Essas pessoas, e quem dera você seja uma delas, tanto se apegaram a Ele, que tomaram uma decisão bem curiosa, elas se entregaram a Ele. Tanto confiaram n’Ele, que decidiram em suas consciências, entregar tudo o que são e o que tem a Ele. Tudo mesmo, sua vida, seus costumes, seus hábitos, tudo mesmo. E o que Ele fez com essas pessoas? As aceitou e as declarou salvas para a vida eterna. Essa declaração Ele faz lá no santuário, onde intercede pelos seres humanos.
Tudo se explica na cruz. Lá Ele, uma santa pessoa, sem nunca ter pecado, foi morto, aliás, Ele mesmo Se entregou para ser morto, pois poderes para escapar Ele teria. Ele Se entregou para morrer por nós não para ser um herói, mas por causa da intensidade do amor d’Ele para conosco. Ele não mais conseguia conviver com a idéia de nós sermos destinados à morte eterna, sem nos dar ao menos uma oportunidade de retorno junto d’Ele. Pendurado na cruz, num estado lamentável e até indescritível, ali mesmo, movido pelo Seu infinito amor, ele declarou que estamos perdoados.
E aqueles que se sensibilizam por tamanha demonstração de amor, eles sentem o desejo de se vincular outra vez a Ele, e isso de fato acontece. Preste bem atenção, vincular-se a Ele é deixar de lado tudo aquilo que, mais ou menos intensamente, nos vincula ao inimigo, isto é, ao mundo. Essas pessoas aceitam a paz de CRISTO, e passam a viver em paz. É uma paz interior, ou seja, uma certeza absoluta de que no futuro, já bem próximo, tudo vai ser muito bom outra vez, que tudo vai ser perfeito para sempre, e que viveremos eternamente, felizes, em paz com nosso Criador e em paz entre nós.
Essa experiência terão todos aqueles que, num ato humilde, se entregarem a JESUS. Então Ele aceita essas pessoas, é o que Ele mais quer fazer. No mesmo instante Ele envia o ESPÍRITO SANTO para iniciar todo um processo de transformação que será completado no dia da vinda d’Ele, O Salvador. Daí em diante, não só paz com DEUS, mas também nunca mais tribulações e medo.

  1. Segunda-feira: Encontrando a paz – I (Mat. 11:28 a 30)
Vamos estudar os versos de Mateus 11:28 e 29, trecho por trecho. É assim que costumo estudar algo que desejo aprender mais profundamente. Aliás, se não estiver disposto(a) a mudar algo em sua vida, nesse caso, nem continue lendo. Sempre que nos deparamos com trechos da Bíblia precisamos tomar uma firme decisão de que ali há mensagens para nossa mudança de vida. E jamais se deve ler a Bíblia sem a humilde predisposição de realizar as mudanças. Isso é respeito pela Palavra de DEUS, o manual da salvação.
·   “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobre-carregados;
Quem JESUS está chamando? Não os ociosos ou os que pensam estar folgados. Na verdade ninguém está em situação folgada, mas muitos há que, embevecidos pelas atrações do mundo, sentem-se assim. No entanto, há pessoas judiadas pela dureza dessa vida, pelos tempos trabalhosos, pelas doenças, pela ingratidão, pelas dificuldades financeiras, por problemas na família, e assim vai. São pessoas que sofrem, que choram, muitas delas quase todos os dias. Há pessoas nessa situação que já não vêem mais futuro para as suas vidas. Percebem que seus sonhos de serem felizes nesse mundo acabaram. A pessoas assim, ou que sentem pelos outros, é que JESUS faz esse convite. Se você está no limite do suportável, à beira da angústia, cansado(a) e sobre-carregado(a), então atente a esse convite, e leia adiante. E faça o que o Mestre do amor sugere, e a sua vida vai mudar.
Detalhe importante, Ele não está convidando apenas alguns, mas “todos” os que estão cansados e sobre-carregados. Ele quer aliviar as cargas de todos.
·   e Eu vos aliviarei.
Após o convite a primeira promessa é a de alívio. Aqui o Mestre não promete solução total dos problemas, mas promete alívio. Enquanto estivermos nesse mundo, problemas teremos que enfrentar, mas que seja suportável, não é mesmo? Quando passa do suportável, precisamos de alívio. É isso que Ele quer dar. Vamos então ver o que Ele sugere fazer para termos esse alívio. Mas antes, temos que saber como se vai a JESUS, ou seja, como tornar prático e real “ir a Ele”. Isso é simples, é só fazer o seguinte: na situação em que estiver, não importa mesmo como você está, dobre os seus joelhos num lugar sossegado, e derrame-se perante JESUS. Fale das cosias que sofre, e diga a Ele que tome conta de sua vida. Ou seja, entregue-se integralmente a Ele. Isso significa que está disposto a mudar tudo o que Ele vai lhe pedir, e esteja certo(a), Ele vai pedir muita coisa para você mudar, mas não tudo de uma só vez. A promessa é: "Na sua angústia Eu estarei com ele." Sal. 91:15.
·   Tomai sobre vós o Meu jugo
Alguma coisa temos que fazer. Somos seres com inteligência, temos alguma força física, temos braços e pernas, somos capazes de trabalhar. Portanto, somos feitos para desempenhar e realizar alguma coisa. É a nossa parte. Não fomos criados para a ociosidade, e sim para construir. Portanto, como diz esse verso, algum fardo temos que levar. Aqui JESUS fala de jugo. O que é jugo? É um instrumento de madeira que colocam sobre o pescoço dos bois, para que eles possam lavrar a terra, ou puxar um carro de bois.
JESUS está nos oferecendo o jugo d’Ele, ou seja, Ele já está dizendo que alguma coisa deveremos fazer sob o comando d’Ele. Na verdade Ele está propondo uma troca, do jugo de satanás para o jugo de JESUS. Vamos ver sobre isso.
·   e aprendei de Mim,
Olha só, Ele quer nos ensinar alguma coisa. Foi com esse objetivo que disse: “e aprendei de Mim”. Na verdade Ele está dizendo que aquilo que sabemos, e que norteia a nossa vida nesse mundo, é o que nos sobre-carrega. São os cuidados e as atrações desse mundo que nos acarretam conseqüências opressoras, e nos deixam cansados. Trabalhamos e trabalhamos, mas o que alcançamos? Um túmulo mais cedo do que o tempo normal. Deveríamos viver em torno de 120 anos, e saudáveis, mas quem chega aos 90 já é muito, e ainda nessa idade geralmente está fraco e sempre cansado. Talvez, de tanto trabalhar, conseguimos nessa vida um túmulo mais luxuoso. Mas por dentro, a mesma podridão, seja do indigente, seja do bilionário: tudo igual, o mesmo destino.
O que será que Ele nos quer ensinar? Isso está em sua palavra, mas em suma, pode ser assim resumido: Ele quer nos ensinar a viver de tal maneira que tenhamos a Sua companhia aqui na Terra e também tenhamos a firme esperança da vida eterna, que Ele prometeu, pelo que tanto sofreu. É isso que Ele quer ensinar, uma vida bem superior aqui mesmo, e uma vida perfeita lá adiante, para além desse mundo.

·   porque Sou manso e humilde de coração;
JESUS deu aqui uma dica de Seu ensinamento, do objetivo daquilo que nos quer ensinar. Ele disse que são ensinamentos de um professor “manso e humilde”. O que um Ser com essas duas características vai desejar de seus alunos? Só pode desejar o bem, um futuro promissorcom felicidade. Aqui podemos visualizar sobre o jugo que Ele nos quer dar. Que jugo será esse? Espere um pouco, pois Ele mesmo o diz.
Vamos refletir um pouco sobre a mansidão e a humildade de JESUS. Agora mesmo, que estou redigindo essa parte, um filhote de pomba está ao meu lado. Ela, numa das freqüentes tempestades em nossa região, caiu do ninho, e se perdeu de seus pais. Nós acolhemos o filhote, e demos abrigo, proteção e alimento.
E sabe quem foi que encontrou o filhote? O nosso grande gato preto, outro bicho que faz parte de nossa família. Ele trouxe o filhote para dentro da casa, sem machucar, e o largou ali, como que dizendo, cuidem dele. E nós cuidamos. Agora já está crescidinho, aprendendo a voar. Um dia desses terá a sua liberdade, pois foi feito para voar. DEUS fez assim, vamos respeitar.
E sabe o que essa pombinha está fazendo bem agora? Sentado em cima do pé de mouse, tirando uma soneca. Vez por outra ela olha a digitação e aquele rato eletrônico se mexendo. Há pouco veio bem junto de minha mão, encostou-se ali, e sentiu-se em paz. Dá para enxotar um animalzinho tão indefeso que só quer nossa companhia e a nossa proteção? Como pode alguém fazer mal a um pássaro tão amigo da gente?
Veja bem, a pomba sente-se segura, pois estou sendo manso e humilde para com ela. Assim ela não se assusta, assim ela aprende o que precisa para ser livre. Ela, desde ontem já aprendeu a ciscar e comer por si, e também de beber água sem colher. Tiramos o fardo dela de ter que se virar sozinha enquanto não tinha capacidade para isso, e a estamos ensinando um farto mais leve, de crescer na liberdade de sua natureza, e de sair viva dessa tragédia de perder seu ninho e seus pais.
Nós somos para JESUS muito mais que pombas. Somos filhos e filhas, e Ele quer com mansidão e na Sua humildade movida por puro amor, nos libertar de nossa condição de sofredores.
·   e achareis descanso para a vossa alma.
Ou seja, Ele disse, estareis em paz. Descanso aqui é do ponto de vista espiritual. É como Ele dizendo, vocês se sentirão aliviados e terão esperança de, após passarem por esse sofrimento aqui na Terra, terem a eternidade para serem felizes. Aqui passaremos por aflições, mas essas aflições serão aliviadas para que possam ser superadas enquanto for necessário. O alívio é sentir o poder de DEUS ao nosso lado, mesmo que estejamos diante de um caixão e dentro dele um íntimo nosso. Esses são momentos muito difíceis, mas sabendo que um dia, e bem logo, essa pessoa vai ressuscitar e viver conosco para sempre, nos sentimos aliviados. E sabendo que estamos no caminho da vida eterna, que estamos reconciliados com nosso Criador, que Ele nos ama e nós O amamos, nos sentimos em paz.
·   Porque o Meu jugo é suave, e o Meu fardo é leve.”
No final Ele diz que o jugo d’Ele é suave, e o Seu farto é leve. O que Ele quis dizer com isso? O jugo é a obediência ao fardo, que são os Dez Mandamentos. Ele nos quer ensinar, então, o quê? A obedecer os seus mandamentos, ou seja, O amarmos e a nos amarmos uns aos outros. Obedecer é o Seu jugo. O fardo do amor só pode ser leve pois ele cria as condições da felicidade, e de uma vida eterna, pois só os salvos pelo Seu sangue, e que obedecerem aos mandamentos se salvarão.
De fato, o que pode ser mais leve? O fardo de satanás, imposições pelas quais quase nos matamos trabalhando, ou o fardo de JESUS, que nos ensina a descansarmos todos os sábados e nos ensina o amor entre os seres inteligentes?
A pombinha, que continua dormindo bem ao meu lado sabe qual é o fardo mais leve, ela se apegou a nós, e nós a ela. Ela gosta de nós e nós gostamos dela. Ela se sente segura, tem tudo o que necessita e até mais que isso. Ela é feliz, esse é o jugo que estamos dando para ela levar. E bem logo, ela terá a recompensa desse fardo leve, o dia em que ela estiver pronta e puder sair voando para a sua liberdade.

  1. Terça-feira: Encontrando a paz – II (João 14:27)
JESUS, tendo pregado por longas horas, decidiu ir para o outro lado do lago da Galiléia. Ele estava cansado. Deitou-se no barco e adormeceu. Ele era um ser humano, Sua divindade estava oculta.
Enquanto dormia, forma-se uma tempestade sobre o lago, e levanta ondas grandes demais para o barco suportar. Aquele lago tem 12 km de largura na parte mais larga, e 21 km de comprimento. Está a 209 metros abaixo do nível do Mar Mediterrâneo, sua profundidade varia entre 40 a 45 metros. Sempre teve abundância de peixes e até hoje é boa fonte de água para as cidades da região. Ele representa vida, seja pela água, seja pelos peixes, seja pelo clima e abundante vegetação ao seu redor. É exatamente o contrário do Mar Morto, o mais salgado do mundo, que não tem peixes e só recebe água, que dele sai por evaporação.
Os barquinhos de pescadores dessas águas eram pequenos, movidos a remos e vela. Um desses barcos recentemente encontrado submerso, possuía as seguintes dimensões: 8,2 m de comprimento, 2,3 m de largura e 1,2 m de profundidade. Ele podia transportar cerca de 20 pessoas, geralmente 15 passageiros e 5 tripulantes entre remadores e os que cuidavam da vela, além do capitão.
JESUS entrou num barco assim, recostou-se e logo dormiu. Mas enquanto Ele dormia, veio uma tempestade com ventos fortes. As ondas se tornaram altas, pode imaginar ondas de mais de um metro de altura. E eles estavam no meio do lago, e não conseguiam mais sair do lugar. A vela fora recolhida, e agora trabalhavam com os remos para tentar levar o barco até a margem e manter o equilíbrio para não virar a afundar. Pelas altas ondas, e pela chuva entrava água no barco, outros tentavam tirá-la. Apavorados, talvez ainda não tivessem enfrentado tempestade tão grande, os homens gritavam entre si trocando idéias sobre o que fazer. A tempestade só aumentava, ventos, raios, trovões apavorantes, ondas cada vez mais altas, e o céu cada vez mais escuro. Havia uma pesada nuvem escura sobre eles, como que dizendo: ‘é o fim para vocês’. É lógico que eles estavam apavorados.
Mas o que mais acontecia nesse barco. Embora a situação, JESUS ainda continuava dormindo, como que não se importando com nada do que acontecia. Assim foi até que a situação se tornou insustentável, e na iminência do barco sucumbir, gritando, acordam JESUS. Em meio ao barulho do temporal, gritam para JESUS, perguntando-lhe se não se importa em o barco afundar e em todos morrerem.
O que fez JESUS? Ele, calmamente levantou-se, olhou a situação, e deu uma ordem ao vento, à tempestade, à nuvem, às ondas, aos relâmpagos, que se acalmassem. E da situação de iminente tragédia passaram a presenciar uma calmaria que era de impressionar. A água do mar tornou-se plana e sem ondas, não havia vento algum, a nuvem se desfez, e os raios com seus trovões sumiram. A paz que estava com JESUS dormindo se expandiu aos elementos da natureza. Dentro do barco deles estava a paz, mas eles não haviam percebido.
De onde veio aquela calmaria toda. Ela veio de JESUS. E onde estava JESUS? Junto deles, em meio a tempestade e sua fúria. Por quê JESUS dormia? Porque Ele tinha e tem poder sobre a natureza. Com JESUS estava a paz, a calma, a serenidade, a harmonia, o equilíbrio, junto de JESUS estava o poder de acabar com aquela barulheira furiosa da tempestade. JESUS é homem da clama e da paz.
Muitas vezes estamos em meio a turbilhões, apavorados, sem mais saber o que fazer, quando o que temos que fazer é orar a JESUS, bem ao nosso lado, para nos ajudar. Muitas vezes lutamos com nossas insignificantes forças contra a fúria de potentes inimigos, e assim substituímos o poder de nosso Salvador, ali perto de nós, querendo nos ajudar. Reflita bem sobre a citação que adicionamos para essa ocasião. “Quando tomamos em nossas mãos o manejo das coisas com que temos de lidar, e confiamos em nossa própria sabedoria quanto ao êxito, chamamos sobre nós um fardo que Deus não nos deu, e estamos a levá-lo sem Sua ajuda. Estamos tomando sobre nós mesmos a responsabilidade que pertence a Deus, pondo-nos, na verdade, assim, em Seu lugar. Podemos bem ter ansiedade e antecipar perigos e perdas; pois isto é certo sobrevir-nos. Mas quando deveras acreditamos que Deus nos ama, e nos quer fazer bem, cessamos de afligir-nos a respeito do futuro. Confiaremos em Deus assim como uma criança confia em um amoroso pai. Então desaparecerão nossas turbações e tormentos; pois nossa vontade fundir-se-á com a vontade de Deus” (O maior discurso de CRISTO, 100 e 101).

  1. Quarta-feira: Paz no lar (Heb. 12:14)
O que é o lar? É uma sociedade, organizada por DEUS. Corresponde a no mínimo dois seres humanos e um professor para ensinar a eles como viver em paz. Na verdade não pode existir sociedade menor que o lar: dois seres humanos. Essa sociedade inicia com dois, homem e mulher, e quando aprenderam do professor como fazem para se amar, então esses dois podem gerar filhos, pois estes virão para servirem de expansão do amor entre os pais e para a expansão da felicidade entre eles.
E quem é o responsável por essa situação? O terceiro, o professor, que é DEUS, quem inventou o lar. O que DEUS queria ao criar Adão e Eva, e com eles formar o lar? Ele queria que esses dois fossem felizes a tal ponto que não lhes interessaria conhecer também o mal, iriam desejar apenas o bem, pois o bem vem do amor, mas o mal vem do ódio. O amor está com DEUS, quem organizou o lar, e quem o sustenta. Ele é o professor que ia todos os dias até o jardim do Éden para ensinar os dois como se amar e como amar a DEUS. Esse era o prazer de DEUS e também do casal. E os sábados, eram dias especiais, em que a felicidade era coroada de um nível mais elevado, pois nesse dia se dedicavam exclusivamente a DEUS, o Criador e o idealizador do lar. A felicidade de cada sábado fazia com que eles desejassem o novo sábado durante os dias da semana. O sétimo dia de cada semana era o auge da semana e também o clímax do amor e da felicidade. Como era bom viver assim!
Hoje o lar deveria ser um castelo contra o mundo exterior, uma fortaleza de intimidade entre o casal, filhos e DEUS. Deveria ser um lugar ideal para se viver em paz, pois ali deveria estar sempre sendo convidado o Criador do mundo. Mas hoje não mais é assim. No lar entra muita outra coisa que contamina a felicidade vinda do amor. Ali entra demais infernal barulho mundano pela televisão, rádio e outras fontes de sons satânicos. Ali entram revistas indecentes e com o mais baixo lixo imoral imaginável. Ali entra a disputa e a luta pelo poder pela supremacia. Ali quase não se busca mais a DEUS, aqu’Ele que inventou o lar e que portanto é o maior entendedor de como deve funcionar. Nos lares de hoje entra de tudo, e isso estando lá dentro, DEUS Se obriga a sair de lá. Mesmo nos cultos esporádicos ali feitos, Ele nem gosta de ir lá, pois sabem bem que depois do culto, tudo continua como o diabo gosta.
Afinal, quer ser feliz? Então busque tornar o lar um lugar onde DEUS, JESUS, O ESPÍRITO SANTO e os anjos gostem de estar o tempo todo. Quanto mais tempo eles gostarem de estar lá, melhor para que todos sejam felizes, e vivam em paz. Mas tem que abrir mão das cosias do mundo, elas não combinam com as coisas de DEUS, são antagônicas entre si.

  1. Quinta-feira: Paz na igreja (Mat. 5:23 e 24)
JESUS disse, está em Mateus 5:23 e 24, supondo para os dias de hoje, que se estivermos entrando na igreja para o culto, e nesse momento nos lembrarmos que algum irmão nosso tem algo contra nós, devemos retornar, e ir até a casa desse irmão, e fazer as pazes. Veja bem, Ele não disse que se nós temos algo contra o irmão. Ou seja, Ele indicou o caminho mais fácil para uma reconciliação. Esse caminho é o ofendido tomando a iniciativa de ir até o que ofendeu e propor a reconciliação. É evidente que isso não quer dizer que o que ofendeu não possa fazer o mesmo, esse também deve tomar tal iniciativa. Imagina se os dois decidem, ao mesmo tempo, pela reconciliação! Ao se encontrarem, não vai haver dificuldade para a normalização do relacionamento.
O que mais JESUS estava dizendo? Ele disse algo muito importante, que não devemos adorar a nosso DEUS com pendências a resolver com algum irmão. Porque adorar a DEUS é o mesmo que amar a DEUS, ora, como iremos amar ao amor se não amamos nosso semelhante?
Há no entanto, exceção. Caso o irmão não concorde com a reconciliação, caso ele queira continuar inimigo, então não há o que fazer. JESUS mesmo teve muitos inimigos, eles não queriam paz com o Salvador, e Ele não deixou de ir ao templo por isso. Pelo contrário, certa vez Ele os expulsou de lá. Mais uma coisa que JESUS está a dizer aqui: se alguns quiserem ser teus inimigos, e não aceitarem viver em paz contigo, fazer o quê? Nesse caso, deixa assim, porém, você não deve ser inimigo deles, você deve amar inclusive os inimigos, e orar pelos que te perseguem. Em suma, se não der para chegar à reconciliação, ao menos perdoe o inimigo que insiste na inimizade. Nesse caso, vale o conselho: “suportai-vos uns aos outros.”
Devemos ser pacificadores. Se com alguns não conseguirmos as pazes, deixemo-los. Devemos ajudar os outros a encontrarem a paz entre eles. Às vezes é necessário intermediar para que pessoas se acertem entre si, e vivam em paz.
Para bons cristãos, esses que levam a sério os preparativos para serem salvos, devem viver em paz no lar, em paz na igreja e em paz na sociedade. Foi assim que JESUS, nosso exemplo, viveu aqui na Terra.

  1. Aplicação do estudo Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
“Em Seu discurso aos discípulos, Jesus não fez nenhuma triste alusão a Seus próprios sofrimentos e morte. Foi de paz Seu último legado a eles. Disse: "Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou: não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração nem se atemorize." João 14:27” (O Desejado de todas as nações, 672) Meditemos por partes:
ð   “Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou:” Ele nos deu a Sua paz. Paz não é algo que se conquista, mas é algo que devemos receber de JESUS, e Ele é a única fonte, só Ele tem az verdadeira para dar. E já iremos descobrir do que se trata essa paz que Ele nos quer dar.
ð   “não vo-la dou como o mundo a dá.” Ou seja, o mundo fala de paz com a mão armada, pela força. Obama, prêmio Nobel da paz em 2009, há poucos dias disse que para alcançar a paz a guerra era necessária. Essa é a paz do mundo, a que usa a força para subjugar o inimigo. A paz de CRISTO foi obtida pela submissão ao Amor. Ele queria nos salvar, e se submeteu ao Seu querer movido pelo amor. Mas do que se trata essa paz?
ð   “Não se turbe o vosso coração nem se atemorize.” Essa é a paz de JESUS, estar tranqüilo quanto ao futuro, ter certeza de que com DEUS tudo terminará bem aqui na Terra, e que um futuro eterno e muito bom nos aguarda. Saber que aqui está ruim, que aqui sofremos, mas também saber, e ter certeza de delícias eternas nos aguardando, e que isso tudo está garantido pelo poder de DEUS que é infinito, e pelo amor de JESUS demonstrado na cruz, isso sim é motivo de paz. Saber essas coisas e ainda ter certeza de que nós estamos no caminho certo para bem logo estar com JESUS. Agora pense bem, acha que há alguma outra razão de se estar em paz superior a essa?
“Mas o momento da comunhão não deve ser um período de tristeza. Não é esse o seu desígnio. Ao reunirem-se os discípulos do Senhor em torno de Sua mesa, não devem lembrar e lamentar suas deficiências. Não se devem demorar em sua passada vida religiosa, seja ela de molde a elevar ou a deprimir. Não tragam à memória as diferenças existentes entre si e seus irmãos. A cerimônia preparatória abrangeu tudo isso. O exame próprio, a confissão do pecado, a reconciliação dos desentendimentos, tudo já foi feito. Agora, chegam para se encontrar com Cristo. Não devem permanecer à sombra da cruz, mas à sua luz salvadora. Abram a alma aos brilhantes raios do Sol da Justiça. Corações limpos pelo preciosíssimo sangue de Cristo, na plena consciência de Sua presença, se bem que invisível, devem-Lhe ouvir as palavras: "Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá." João 14:27” (O Desejado de Todas as Nações, 659).

escrito entre:   13/12/2009 a 17/11/009
revisado em   17/11/2009


Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails