sábado, 23 de janeiro de 2010

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 5

Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Primeiro Trimestre de 2010
Tema geral do trimestre:  O Fruto do ESPÍRITO
Estudo nº 05   O fruto do ESPÍRITO é paciência
Semana de    23 a 30/01/2010
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil

“...eles não são do mundo como também Eu não Sou” (João, 17:14)

Verso para memorizar: “Vocês precisam ter paciência para poder fazer a vontade de DEUS e receber o que Ele promete” (Heb. 10:36, NTLH)
“Necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de DEUS, alcanceis a promessa” (Heb. 10:36 Bíblia de Thompson).
“De fato, é de perseverança que tendes necessidade, para cumprirdes a vontade de DEUS e alcançardes o que Ele prometeu” (Heb. 10:36, Bíblia de Jerusalém).
Um pequeno estudo sobre paciência e sobre perseverança, por meio de consulta ao Dicionário Michaelis.
paciência
1 Qualidade de paciente. 2 Virtude de quem suporta males e incômodos sem queixumes nem revolta. 3 Qualidade de quem espera com calma o que tarda. 4 Perseverança em continuar um trabalho, apesar de suas dificuldades e demora.
perseverança
Qualidade de quem persevera; constância, firmeza, pertinácia.
Conforme as definições desse dicionário, a palavra que mais adequada com o pensamento da lição não é paciência, e sim, perseverança. Ou então, se utilize a palavra paciência no sentido de se estar fazendo alguma coisa sem desistir, como é a conotação de perseverança. Devemos estudar essa lição no sentido de perseverar na vontade de DEUS em nosso dia-a-dia, em tudo o que fizermos, até que seja alcançada a vitória. É isso que o verso quer dizer.
Veja que a tradução utilizada é uma das da Linguagem de Hoje, tradução bem ruim, que não recomendaria ser usada, principalmente por jovens. Ela tira o texto do contexto da época em que foi escrito, criando uma grande dificuldade de cultura bíblica sólida, focalizando o conhecimento bíblico apenas nos termos dos dias de hoje. E os jovens estão numa fase de descobrir tudo, de pesquisar, de se envolver com ciência. Ora, nessa idade em que tudo é fácil de aprender, em Bíblia, se dá a eles uma tradução sem fundamento cultural histórica. Isso é lamentável!

  1. Introd.Bem aventurado o homem que ... se guarda de profanar o sábado” (Isa. 56:2)
O estudo dessa semana é sobre a paciência. O que é paciência? É a capacidade de esperar em ação por algo desejado tendo uma atitude de calma e serenidade. É uma virtude bastante rara em nossos dias. O mundo está formatado para acabar com a paciência das pessoas. No trânsito até mesmo de cidades não tão grandes, é freqüente as pessoas perderem a paciência pela lentidão, ou porque um motorista cometeu algum erro. Os compromissos e a cobrança por cumprimento de metas atenta contra a paciência das pessoas. Até mesmo um computador, ele tem que ser rápido pois falta paciência para esperar. Pessoas que falam devagar não são facilmente suportadas por outras pessoas. Nas estradas, veículos lentos torram a paciência dos outros motoristas. E assim vai. Falta paciência ao homem pós moderno em esperar. A espera custa muito dinheiro além de sempre ser vista como perda de tempo, e haja paciência.
Está terminando a paciência até mesmo para dar estudo bíblico. Pessoas há que dão um a três estudos, e já apelam para o batismo. A volta de JESUS também é um grande teste de paciência. Como não sabemos o dia e a hora, muitos de nós desistem de esperar preparados, e passam a esperar despreparados, ligados ao mundo. Mas paciência não é só esperar, pois isso é imprescindível, tenhamos ou não paciência. É saber esperar sem alterar o humor, sem deixar de ser feliz, sem ficar se preocupando com a espera. Aqui nesse estudo a paciência está no sentido de esperar em ação, cumprindo a vontade de DEUS, isto é, obedecendo-O, ou ainda, sendo santificados e agindo em favor da salvação de outros, até que JESUS venha.
Paciência também tem muito a ver com o suportar as atitudes dos outros. Por exemplo, é certo que muitos de nós estejamos mais adiantados que outros no realizar a vontade de JESUS. Alguns têm anos de experiência e adquiriram muito conhecimento sobre a vontade de DEUS, e a colocaram em prática. Mas outros têm pouca experiência, e erram muito mais que nós. Também nesse caso temos que ter paciência para que eles também cheguem onde já nos encontramos. Noutros casos é preciso ter paciência com a rebeldia de alguns, ou com a mornidão de outros, ou com a maneira diferente e estranha de pensar de algumas pessoas. É preciso ter paciência com o modo de JESUS conduzir a igreja, Ele está dando oportunidade a todos para se salvarem, e isso requer dar tempo ao tempo.
A paciência é hoje em dia uma virtude, um princípio de vida com o qual defendemos nossa saúde e do qual necessitamos para aguardarmos até que tudo aqui nessa terra se cumpra. Enquanto isso, esperemos, ativos, sem desesperar, que os outros façam a sua parte, ou deixem de fazê-la, esperemos que o nosso supremo comandante, JESUS, administre conforme Ele deseja pois Ele sabe melhor que todos nós quando e como fazer o que tem de ser feito.
A lição dessa semana nos quer dizer que devemos ter paciência enquanto estamos trabalhando, fazendo alguma coisa, até que recebamos a recompensa, e ao mesmo tempo, que toleremos aquelas pessoas que por algum motivo nos tiram a paciência. Nós devemos realizar a vontade de DEUS pacientemente, isto é, com esperança, até que Ele nos dê a vitória. Isto pode demorar mais que imaginemos, mas, devemos persistir no caminho da vida eterna.

  1. Primeiro dia: Paciência é atributo de DEUS (Êxodo 34:6)
Seis mil anos de espera. Esperando o quê? DEUS está esperando que todo o ser humano vivo se decida, livremente, para retornar ao Reino de DEUS, ou para ficar para sempre com satanás. Esse ficar para sempre significa ir para a morte, para onde satanás está caminhando.
Para isto DEUS instituiu aqui na Terra o testemunho e o ensinamento da ‘verdade’. Verdade quer dizer o oposto daquilo que satanás e seus a gentes disseminam, que é a mentira, composta de coisas como: santificação do domingo, que existe uma alma distinta do corpo, que essa alma é imortal, e coisas assim. A verdade é o conhecimento que DEUS revelou ao mundo por meio de seus servos especialmente escolhidos para esse fim, os profetas. Por ter DEUS revelado a verdade por meio desses homens é que eles foram, ao longo dos tempos, severamente perseguidos e mortos, inclusive pelo próprio povo de DEUS.
DEUS tem realmente grande paciência de esperar esses seis mil anos para resolver a questão do pecado. E não são só seis mil anos, ainda tem o sétimo milênio até que tudo termine e seja enxugada a última lágrima. Quais os motivos para tanta paciência?
O principal motivo é que DEUS quer dar oportunidade a todos os seres vivos. Note, a todos os vivos. Porque aos vivos? Os mortos já não decidem mais nada, para eles o tempo de graça terminou. Se eles não tomaram a decisão pela vida eterna enquanto em vida, ninguém pode culpar a DEUS, nem Ele deve sentir peso em Sua consciência por não ter dado a essa pessoa todas as oportunidades possíveis para que se salvasse. Vamos a uma possibilidade, para exemplificar. Imagine um homem que nunca se entrega a JESUS. Ele houve sobre JESUS pelo rádio, pela televisão, recebe alguns folhetos, algumas pessoas lhe falaram de JESUS, assistiu alguns programas pelo seu DVD, presenciou palestras sobre JESUS, mas nunca se entregou. Um dia desses aconteceu um acidente de automóvel, e o homem morreu. Está perdido, é óbvio. Tem DEUS alguma culpa por essa pessoa se perder? E se ele tivesse vivido mais tempo, digamos, se morresse de velho, mas mesmo assim não se entregasse a JESUS? O fato relevante aqui é o seguinte, todos nós temos muitas oportunidades de decidir o futuro de nosso ser EM VIDA. Esse é o nosso tempo. E vai chegar um dia, e já está perto, em que todas as pessoas, vivas, desse planeta, ouvirão a mensagem, e decidirão conscientemente, mediante suficiente conhecimento, se querem JESUS ou se preferem algo daqui do mundo.
Aqui está a paciência de DEUS. Ele vai esperar até que chegue o dia em que todo ser humano, em vida, tenha tido a oportunidade de saber sobre a verdade da salvação. A Sua paciência é no sentido da perseverança, ou seja, Ele não está sentado esperando sem fazer nada. Ele insiste mediante mensagens de diversas maneiras, mediantes sinais da natureza, sinais na sociedade, por meio de seus agentes, para que os seres humanos livremente, só pelos ensinamento, tomem decisões conscientes. E aqueles que morreram antes dessa condição? Fazer o que, não é mesmo? Infelizmente isto aqui é uma guerra, e em guerras não existe justiça, existe o possível. E nessa guerra o possível é conduzir pessoas livres, o povo de DEUS, para que trabalhem proclamando a verdade da salvação até que chegue o dia em que todos os seres humanos se tenham decidido por uma de duas posições, ou a de pertencer ao povo de DEUS, ou a de ser contra.
Haja paciência! Haja perseverança!

  1. Segunda-feira: paciência exigida (Efésios 4:1 e 2)
Vamos criar aqui uma lista de situações em que se deve ter paciência. Não será completa, mas ajuda a refletir. A pergunta é: Que tipo de situações exige paciência?
ð  Pessoas fracas na fé, que recém chegaram, foram recém convertidos;
ð  Pessoas há tempo na igreja, mas que não lêem, portanto são superficiais, tem pouco conhecimento, e que se guiam por opiniões frágeis do tipo “eu acho” – é a maioria de nossos membros;
ð  Pessoas que tem tendência a crítica, mas uma crítica mal fundamentada, que não ajuda senão que cria mal estar;
ð  Pessoas que sabem muito, que tem grande conhecimento, mas que não colocam em prática o que sabem nem vivem de acordo com o conhecimento que possuem, portanto, dão mau testemunho;
ð  Líderes leigos ou mesmo ministros, que dão mau testemunho ou que introduzem práticas mundanas na igreja buscando incrementar os resultados missionários mas na verdade desejando prestígio, popularidade e promoção;
ð  Pessoas que prejudicam a imagem da igreja por vários motivos, tais como: desonestidade no comércio; fanatismo religioso; atitudes escandalosas; maus profissionais; que faltam com a verdade; que são briguentas; que tem hábitos não cristãos; que não são confiáveis; que falam mal dos outros...
ð  Familiares que se afastam da igreja, e que não demonstram mais interesse pelas coisas de DEUS (e nos deixam no mínimo tristes);
ð  Pessoas que são muito zelosas na igreja mas que em casa são maus maridos, ou más esposas, ou maus filhos;
ð  Pessoas prolixas que quando pregam, falam muitas coisas, mas no final, de proveitoso disseram quase nada;
Pode ter certeza, essa lista não é completa. Mas nós podemos melhorar o poder de reflexão que a lista proporciona. Nela há casos de ingenuidade e casos em que o comportamento é consciente, ou, ao menos deveria ser. É, por exemplo, o caso das pessoas que prejudicam a imagem da igreja. Elas no fundo sabem que estão erradas, mas, principalmente por falta de humildade, persistem nessa condição. O mesmo se pode dizer de líderes que introduzem mundanismo na igreja. Estas sabem muito bem de seu erro, porém, o seu desejo de reconhecimento por parte de seres humanos está muito acima do reconhecimento por parte de DEUS. Mas também há casos de erros cometidos por ingenuidade. É isso que acontece quando alguns adotam certos costumes de moda não recomendáveis para pessoas que se preparam para a vida eterna, mas que simplesmente seguem o exemplo de outros mais experientes, porém que não colocam a sua experiência em prática.
Que sensação lhe deu ao ler a lista acima? Haja paciência, não é mesmo? Foi por isso que o grande Mestre da salvação mandou escrever: devemos nos suportar uns aos outros (Efésios 4:2). Para nos suportar, devemos ser mansos e humildes, com longanimidade (Efésios 4:1). Por um lado, é fato de que todos nós temos algum inconveniente que produz a necessidade de outros nos suportarem, e nos aconselharem, por outro lado, estamos todos crescendo, estamos todos sendo aperfeiçoados. Alguns de nós estão muito à frente, outros estão recém iniciando na fé. Porém, nem todos de nós estão decididamente buscando a salvação. Então, quando chegar a hora certa, DEUS que conhece os pensamentos, vai sacudir para fora aqueles que hoje estão brincando com aquilo que significa a sua vida eterna, ou a sua morte eterna.
Mas, até a paciência tem seus limites. Ela pode e deve ser longânima, isto é durar muito tempo, mas atenção, ela não pode nem deve ser eterna. Se fosse eterna, o problema do pecado jamais terminaria! Ainda veremos sobre esse ponto.

  1. Terça-feira: Paciência no Evangelho (2 Tim. 4:2)
JESUS ensinou muitas coisas por meio da parábola da semeadura. Está em Lucas 4:26 a 29. Um homem lançou a semente na terra. Dormiu e se levantou várias vezes, até que a semente germinou. Enquanto esperava, cuidava da lavoura arrancando a erva daninha e protegendo de outros invasores, como as formigas. O homem não sabia como o que semeou germina, mas sua espera foi recompensada. Primeiro vem a erva da terra, depois a espiga, e por fim, o grão cheio na espiga. Um tempo depois, só quando o grão estiver maduro, ele mete a foice e colhe o resultado do trabalho.
A lição nos apresenta essa parábola como ilustração como se deve ter paciência na pregação do evangelho. Esse estudo deveria ser mais aprofundado, pois é notória a falta de paciência em esperar até amadurecer o grão no ponto de colher. Temos percebido uma bateria de estudos rápidos, não completos, que duram duas semanas, que não chegam a amadurecer o candidato, mas assim mesmo já é batizado. Noutros casos, são só três estudos, e a pessoa é batizada. Mas há ao menos um caso, em que um único estudo é motivo de apelo ao batismo. Isto demonstra não só falta de paciência, mas falta de responsabilidade com as criaturas de DEUS, pois a salvação de vidas humanas parece que se tornou num campeonato para ver quem ganha o maior número de estrelas.
Tais atitudes não são somente falta de paciência como estudamos na lição como também até falta de respeito com as pessoas. E principalmente falta de fé e confiança no ESPÍRITO SANTO, quem na verdade prepara o candidato. Ou, talvez seja bom dizer, é o homem se colocar no lugar do ESPÍRITO SANTO, atropelando o processo natural de semeadura, germinação, nascimento, crescimento e amadurecimento de cada pessoa, conforme as suas peculiaridades particulares. Não são os alvos de batismo, que são metas, mais importantes que as pessoas. É a vida das pessoas que vale mais que os alvos, relatórios, e comemorações por metas alcançadas. É o ESPÍRITO SANTO que deve fazer o trabalho, nós devemos, humildemente, apenas ser os instrumentos.
Nesse aspecto, na pregação do Evangelho, está faltando mais que paciência, está faltando entrega completa a JESUS por parte daqueles que levam o evangelho. Então o ESPÍRITO SANTO fará a Sua parte, antes disso Ele não agirá com o poder esperado para o Alto Clamor.

  1. Quarta-feira: A paciência tem seus limites (Gên. 6:3)
DEUS não perde a paciência, N’Ele a paciência não se esgota. Quando DEUS deixa de esperar é porque essa espera se tornou inútil, e Ele sabe quando a pessoa chega a essa condição. Isso acontece quando o ser humano, em sua rebeldia, se torna tão duro de coração que passou do limite dele mesmo retroceder. É o chamado pondo em que a pessoa entra em estado de cegueira espiritual, a operação do erro. Essa pessoa, mesmo que os anjos de DEUS lhe viesse falar, jamais aceitaria mudar seu coração. Essa é a condição de “pecado contra o ESPÍRITO SANTO.
Portanto, temos que entender que a paciência de DEUS não tem limites, porém, esse não ter limite é em relação a pessoas que demoram para atender ao Seu chamado de amor, mas um dia atendem. Lá entre os antediluvianos as pessoas viviam muitos séculos, e DEUS esperava por elas. No entanto, quando a espera se tornou inútil, então a pergunta sensata é: por quê continuar esperando? Foi nessa condição que DEUS disse: “O Meu ESPÍRITO não agirá para sempre no homem...” (Gên. 6:3), porque o homem se tornara tão mau que DEUS o descreveu assim: “era de continuamente mau todo o desígnio do seu coração” (Gên. 6:5). Esses homens passaram do limite deles mesmos para retornarem ao bom senso, tornaram-se totalmente imprestáveis para o convívio em sociedade. Fisicamente estavam vivos, mas espiritualmente já morreram, ou melhor, se suicidaram.
Nesses caso, esperar pelo quê?
E nós, podemos também ter limites na paciência? Creio que sim. Vamos a umas possibilidades. Seja o caso de uma mulher, que se casa, e sonha em ser feliz. Desde menina ela tem esse sonho, quer ter seu príncipe da vida, e quer fazer alguém feliz, e ela também quer ser feliz. Mas o que acontece? Depois do casamento, o homem de seus sonhos se revela o que realmente é, e essa mulher em vez de ser feliz, apanha do marido. Na igreja ele se mostra como se fosse um bom e fiel crente em JESUS, até faz trabalho pelos outros e prega sobre o amor de DEUS. Mas em casa tudo muda. Os filhos já não o suportam mais, e a coitada da esposa sofre, ano após ano, calada, os seus dias de tortura, de tristeza e de sofrimento. Ela, de sonho de felicidade acorda para se descobrir uma sofredora.
Aí vem a pergunta, uma mulher nessas condições deve ter paciência, suportando o marido até que vá ao túmulo?
Ela deve procurar ajuda, falar com um bom pastor. Deve recorrer a todos os meios para que ele mude de atitude. Deve perseverar, isto é, agir, não só esperar por algo sem fazer nada. Deve tentar tudo, mas tudo mesmo. Porém, se a mudança não ocorrer, ela que se separe dele, e que se liberte da escravidão. E tem mais, que o meta na cadeia, pois é ali o seu lugar.
Essa é uma posição dura demais? Não, não é dura demais, é porque são tantas as mulheres que sofrem caladas (paciência pura, mas sem perseverança) que existem muito mais homens que se acham no direito de abusar das mais belas e sensíveis criaturas que DEUS criou, as mulheres, para que homens as façam felizes, pois assim elas farão felizes a muitos outros. DEUS fez a mulher para que nós, os homens, façamos tudo pela felicidade da esposa que cada um de nós escolheu. E nenhum homem tem o direito de abusar de uma criatura que fisicamente é mais frágil, cujos sentimentos foram concebidos para amar e retribuir amor, nunca para ser objeto de ódio e para retribuir esse tipo de sentimento. E de vez em quando se satisfazer em prazeres sexuais...
Devemos ter paciência por quanto tempo com, por exemplo, pessoas que não pagam as suas contas? Com pessoas que fazem fofocas? Com pessoas que denigrem a imagem de outras pessoas, ou até mesmo da igreja?
Tenhamos muito cuidado em não transforma paciência em impunidade, ou, em  passe livre para que os mal intencionados possam agir sem limites, pois assim incentivamos a má conduta dos que abusam da paciência. Mas acima de tudo, que a tolerância dure até que o bom senso nos diga, afasta-te dela. Ou seja, todos os meios devem ser empregados para que essas pessoas tenham as oportunidades necessárias para mudarem de atitude. Só então se envie o dilúvio para elas. Se não agirmos assim, a maldade toma conta!

  1. Quinta-feira: Como desenvolver a paciência (Tiago 1:2-4)
Como se desenvolve a paciência? Precisa ao menos duas outras virtudes que DEUS dá: fé e perseverança. Sim, mas como obter todas elas, fé, perseverança e paciência? Isso é até bem fácil, nos ligando a Ele, JESUS, nosso Salvador. Você acha que JESUS, que veio morrer por nós, que sabe tudo, ao perceber que nós desejamos vencer com Ele, não vai nos dar a paciência de que necessitamos para suportar as provações que devemos enfrentar? É certo que Ele desenvolverá paciência em nós, assim como outras virtudes de bons cristãos.
E precisaremos de muita paciência para o desfecho final. Vamos ilustrar com o cenário final, bem resumido. Satanás age por meio de 4 estratégias. Veja isto no livro “Testemunhos para ministros e obreiros evangélicos”, capítulo 66. As 4 estratégias são:
1) introdução de mundanismo na igreja;
2) condições de opressão;
3) decreto dominical;
4) decreto de morte (esse já no tempo das pragas)
Satanás deseja que a igreja não cumpra o seu mandato recebido de JESUS. Para esse fim, ele vem se esforçando para que a igreja não trabalhe. Nada melhor que a igreja fique morna, e para assim ser, a melhor estratégia é a introdução de mundanismo.
Mas essa estratégia não dando certo, então junto com a mornidão vem a opressão, e já estamos entrando nessa fase. A opressão virá quando a igreja se levantar para concluir a obra, quando membros nela se reavivarem para pregar com determinação a vinda de JESUS a esse mundo. Isso aliás já se começou a fazer, portanto, o contra-ataque de satanás também já se desencadeou, por meio da opressão. Essa opressão é muito sutil. Por um lado, os membros da igreja serão postos em situações que dificultem muito a sua vida se permanecerem fiéis. Por outro lado, o inimigo introduz agentes seus na igreja. Esses agentes tem a função de simular o derramamento do ESPIRITO SANTO, principalmente por meio de muito barulho, gritos e música barulhenta. É o falso derramamento do ESÍRITO SANTO paralelo ao verdadeiro, e tem a função desesperada de satanás de anular a preparação da igreja para a conclusão da obra nessa Terra. É preciso muita perseverança para passar por esse tempo, pois as manifestações desses agentes são intensos e muito bem recebidos por parte de muitos líderes superiores da obra, mas não de todos. É uma divisão na igreja pré-sacudidura. Nesse tempo, poderosos e muito bem qualificados pastores, verdadeiros agentes do poder de DEUS se levantarão para manter a igreja nos trilhos. Na verdade não serão eles a realizar essa tarefa, semelhante a dos antigos profetas, mas eles serão instrumentos de DEUS.
Pois bem, nesse conflito de inimigos externos e internos, a igreja continuará crescendo em poder, pois isto está profetizado, e portanto, vai se tornar realidade. A igreja crescerá em poder do ESPÍRITO SANTO o que atrairá a ira de seus inimigos. Os inimigos externos criarão leis cada vez mais opressoras contra o povo de DEUS, emitindo por fim, o decreto dominical. Esse decreto tem por finalidade tirar o sustento e as garantias constitucionais dos pregadores e os que ensinam a verdade. Nesse tempo, aqueles inimigos internos, não suportando a pressão da situação da igreja, se desligarão dela, unindo-se aos externos para combatê-la, e se tornarão nos seus mais ferozes inimigos. O joio saiu pela sacudidura, o joio não tem nem paciência, nem a doutrina da verdade; tem sim o falso reavivamento, que não é algo de dentro da igreja, mas de fora.
Concluída a obra da pregação do anjo de Apoc. 18:4, o anjo do alto clamor, JESUS sai do lugar santíssimo, e proclama ao Universo que o seus filhos fiéis concluíram a obra nessa Terra. E fecha-se a porta da graça, começam a cair as pragas. Nesse tempo, os iníquos, agora fortemente aliados aos antigos inimigos internos da igreja, emitirão outro decreto, o último, que determina uma data para que sejam mortos todos os guardadores do sábado. Mas nenhum será morto.
Haja paciência e perseverança para passar por essas provações, não é mesmo? Pois aqui vão algumas dicas positivas para fortalecer essa paciência:
ð  Dessa vez a perseguição é a última, não haverá mais outra;
ð  Ela não durará muito tempo, por exemplo, 1.260 anos, mas será uma questão de meses;
ð  Depois dela, vamos para a Nova Terra;
ð  Durante a perseguição, concluiremos a obra, que se chama Alto Clamor;
ð  Nosso alimento, pão e água, não faltará (ver Isa. 33:16);
ð  Dessa vez, quem vai passar mal mesmo serão os iníquos, pois eles passarão por fome, pestes e todo tipo de desgraça, além de estarem perdidos e de sentirem essa sensação angustiante;
ð  Nossa angústia maior, equivalente a de Jacó, durará, provavelmente, uns 15 dias, não é tanto tempo (ver sobre isso Apoc. 16:12 a 16; 17:12 (atente para uma hora de duração do império de satanás para fazer guerra contra o povo de DEUS), 13 e 14);
ð  Mas dessa vez, a última batalha (Armagedon, que termina depois do milênio), o povo de DEUS não será outra vez subjugado por longo tempo, dessa vez ele sairá vitorioso na própria batalha, e será levado para a vida eterna.
Portanto, podemos dizer, mais um pouco de paciência, mais um pouco de perseverança. A provação final será muito dura (notícia ruim) mas durará pouco tempo (notícia boa), será a última (notícia boa), e com ela virá a vitória definitiva (notícia ótima) pois dessa vez JESUS vai voltar (notícia excelente).
Não é de se perder a paciência exatamente agora. Faça a sua entrega diária, leia a sua Bíblia todos os dias, reforme em sua vida o que não estiver de acordo com a cidadania celeste e reaviva aquilo que está certo em sua vida. Espere a volta de JESUS trabalhando pelas pessoas para serem salvas, assim o tempo passa mais rápido além do preparo ser mais consistente. Mais um pouco de tempo, e JESUS volta, isso é certo!

  1. Aplicação do estudo Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
DEUS é o ser mais paciente do Universo. Ele não é uma criatura, ele não surgiu, sempre existiu. Ele é totalmente movido pelo amor, e quem ama, evidentemente é paciente. Mas DEUS coloca limites a Sua paciência, e esses limites se situam nos seres por Ele criados. Quando a criatura passa do limite do tolerável, DEUS corta a Sua paciência, e elimina esse ser criado. Até chegar a esse ponto, Ele espera, mesmo que deva esperar por milhares de anos. Esse é um ponto muito importante que precisamos entender melhor.
O modo de DEUS Se relacionar com criaturas é perfeitamente adequado a condições de perfeição. Nessas condições todos os seres se amam. Num lugar assim, a paciência de DEUS tem bem outra contrapartida por parte das criaturas se comparado a este nosso mundo. Ali as criaturas se afeiçoam a seu DEUS, se apegam a Ele, o amam intensamente, e tem imenso desejo de fazer a vontade d’Ele. Agora entenda o seguinte: em tais condições a paciência é algo natural, não para esperar por alguma coisa, mas para servir de atitude para a excelência no relacionamento entre seres inteligentes. Ali todos são pacientes ao natural, todos se harmonizam sem jamais terem que perdoar, pois nunca se ofendem.
Vamos aprofundar o entendimento sobre a paciência de DEUS, e das criaturas na perfeição. A paciência num lugar assim faz parte das condições da perfeição. Ali ninguém se apressa, ninguém fica agitado, ou fica nervoso, ou precisa cumprir agenda ou correr atrás de metas. Ali não se é cobrado para pagar contas, nem se deve pedir empréstimos. Ali as pessoas são totalmente movidas pelo amor, elas agem sempre pacientemente, assim como também DEUS age o tempo todo. É um lugar onde todos são calmos, e a paciência não serve para esperar pelo arrependimento de alguém, mas ela se trata de um estilo de vida natural e corriqueiro. Veja que na perfeição a paciência tem outra função, ela é o modo de viver. Aqui na Terra a paciência tem a função de suportar a passagem do tempo para ver se algo muda para melhor, até que tudo se resolva. É diferente!
Então, aqui na Terra, como é vista a paciência de DEUS? É vista como alguém tolerante, que não se importa muito com o que as criaturas fazem. As criaturas, pelo fato de DEUS não castigar de imediato, O vêem como alguém que perdoa sem a necessidade de arrependimento, pois dizem, “Ele é bom, Ele ama”. Faça o que quiser, que DEUS perdoa sempre, afinal, Ele é amor. A paciência de DEUS é confundida com tolerância, com impunidade. Assim muitos há que abusam dessa paciência, e por esse comportamento, eles mesmos se afastam cada vez mais de DEUS, e vão se aproximando de um ponto em que, de tão distantes do amor de DEUS, não sentem mais desejo algum de serem salvas. Nesse ponto não há nada mais o que fazer por tais pessoas, elas, imaginando que DEUS jamais castiga, se inabilitaram para serem transformadas. Nesse ponto DEUS decide interromper a Sua paciência pois ela se tornou inútil. Mas até aí Ele espera.
A paciência de DEUS aqui na Terra, serve, como diria Darwin (mal comparando), como um processo de seleção natural, ou seja, cada um ao longo de sua vida decide como aproveitar dessa paciência. Aos poucos, cada ser humano se aproxima ou se distancia do Criador e do Salvador. Os que vão se aproximando, sentem cada vez maior a atração d’Ele, mas os que vão se distanciando, sentem atração pelo mundo, e vão desprezando o amor de DEUS. Desse modo, cada pessoa decide o seu próprio futuro, se pela vida eterna, se pela morte eterna. DEUS, em Sua paciência, simplesmente se reserva a atender a vontade e escolha de cada ser humano. Isso á não apenas paciência, mas também justiça perfeita. Ou por outras palavras, seja feita a vontade de cada um, muito embora a vontade de DEUS seja que todos se salvem. Mas, Ele respeita a vontade de Suas criaturas se elas preferem o mundo e sua curta existência, ou se preferem a vida eterna que Ele oferece. São as pessoas que se selecionam, DEUS apenas atende aos desejos de cada um. Mas Ele não é só paciente em esperar. Ele é também perseverante em ensinar, para que a decisão seja consciente, assim no final ninguém poderá dizer: mas eu não sabia!


escrito entre:   21/12/2009 a 20/11/009
revisado em   2011/2009


Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails