terça-feira, 26 de junho de 2007

Uma análise de sua influência musical

Leonardo Gonçalves estará lançando um novo CD em breve. A repercussão de seu primeiro trabalho, Poemas e Canções, foi estrondosa. O repertório logo se consagrou junto ao público jovem, especialmente no caso de canções como Volta e Getsêmani (sendo que esta última ganhou espaço entre os evangélicos por ter sido veiculada num comercial de televisão da Rede Super, canal de TV da Igreja Batista da Lagoinha).[1] Leonardo também trouxe um estilo diferente, baseado em influências musicais da MPB[2] e do estilo Black de cantar. Poderíamos arriscar dizer que, se há 15 ou 10 anos Fernando Iglesias era o cantor cujas músicas mais influenciavam os cantores das igrejas locais, hoje esse papel de modelo para os músicos é desempenhado por Leonardo Gonçalves.


Claro que tudo o que é novo causa estranheza e manifestações de desaprovação, principalmente por parte de membros mais antigos da igreja. Como serão as reações ao novo CD do cantor? Se Leonardo mantiver suas características, continuará dividindo opiniões. Mas teriam as pessoas o direito de questionar se uma forma de louvar a Deus é mais correta do que outra? Será que o Senhor aprova todo estilo musical? Que tipo de cuidados técnicos deveria ter um músico ao cantar na casa de Deus?

Primeiramente, qualquer questão envolvendo a música não pode ser vista apenas da perspectiva do antagonismo entre “estilo novo/estilo antigo”. Devemos procurar as orientações bíblicas e do Espírito de Profecia sobre o assunto. Parece que há um receio generalizado de consultar o claro “Assim diz o Senhor” quando o assunto é música. Alguns fazem crer que esse é um assunto no qual “vale tudo”, em que o mais importante é “ser sincero”. Parece que se formos honestos com as evidências da Inspiração, correremos o risco de desagradar à juventude ou ferir o gosto pessoal de alguém.

Acompanhe o restante da matéria pelo blog: Questão de Confiança!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails