sábado, 28 de julho de 2012

Reflexão da Semana de Oração Jovem 2012



As vezes reclamamos que a vida é difícil, cheia de obstáculos e empecilhos, barreiras que muitas vezes nos impedem de até ir a igreja.
Mas nesta semana de oração jovem tiro algumas lições para minha vida e creio que servira para vida de todos nós.
Se acho difícil ir a igreja no momento em que vivo e na minha atual circunstancia da vida em que me encontro. Se não consigo separar tempo para fazer isso, para estar com Deus, para ouvi-lo em Sua própria Casa(igreja). Então me sinto muito pequeno e até insignificante diante de pessoas que conheci um pouco melhor esta semana e que fizeram escolhas difíceis.
Exemplo de José, ser fiel longe da família, amigos, no meio de um povo estranho que mal o conhecia, e ainda por cima parece que quanto mais era fiel mais para o buraco ele ia, talvez eu no lugar dele teria dito, se fazendo o que é certo minha vida não melhora, então porque continuar? Melhor seria aproveitar o tempo que me resta.
Isso muitas pessoas tem escolhido hoje, momentos passageiros de “alegria” e perdem a oportunidade de permitir que Deus realize o verdadeiro milagre na vida delas como realizou na de José. Foi usado por Deus para salvar um povo da fome, sua própria família da fome, preservou sua vida em uma terra estranha, se tornou o líder desta terra, e ainda foi usado por Deus para converter o coração dos seus irmãos. Um verdadeiro milagre e um milagre completo. E eu não consigo decidir simplesmente ir a igreja as vezes... isso sim me deixa pequeno.
Outro exemplo desta semana que me toca muito também foi o tema da sexta-feira onde você Daniel e seus amigos, Ananias, Misael e Azarias, que desde o inicio se colocando do lado certo(me lembra José, parece que essas pessoas até se parecem são como verdadeiros cristãos que você reconhece só de olhar), não comeram a comida do rei, foram contra tudo e todos, não se ajoelham diante da estátua, e o grande milagre veio apenas quando já tinham sentido o calor da fornalha, quando um que os jogara já havia morrido pelo calor, lá de dentro aparece Aquele que não nos desampara, Jesus. Mais uma vez um grande milagre, mas teve antes de tudo uma escolha, uma decisão, ou várias decisões pequenas que levaram a esta grande decisão, grande escolha. Mais uma vez como sou pequeno diante desses personagens.
O que dizer de um pai(Abraão) que leva seu próprio filho(Isaque) para o sacrifício? Parece ou não difícil servir um Deus que exige tanto de nós? Com certeza parece. Mas além disso você um filho com cerca de 20 anos de idade permitindo o pai fazer isso! Uma entrega total como a que Cristo fez por nós. Mais uma vez uma escolha muito difícil para alguém que as vezes não sai de casa para ir a igreja porque o tempo esta nublado, mas sai de casa debaixo de chuva para ir trabalhar.
Sabe com quem talvez tenha me identificado no início da história? E talvez você também tenha se identificado com ele, não nos mesmos erros e pecados, mas talvez nas vontades e falhas? Sansão e porque não até com Siquem e Diná! Alguém que fazia o que agradava aos olhos e a si mesmo. Suas vontades e seus desejos eram esses que ele buscava realizar. Mas suas escolhas assim como as minhas levam a situações mais difíceis do que escolher fazer a vontade de Deus, além do fato de que fazendo a vontade de Deus, nos momentos difíceis para nós ele vai estar conosco, agora quando escolhemos nosso próprio caminho como Ele andará conosco se fui para o lado contrario que o dEle?
Mas no final da historia deste homem(Sansão) vejo um arrependimento (o verdadeiro milagre, um milagre atual), e vejo este homem dando sua vida para cumprir o propósito de Deus e vejo este homem na galeria dos heróis da fé! Parece que assim como os outros ele teve uma baita escolha difícil para fazer! E não chega nem aos pés das que tenho para fazer.
Não sou machista, mas até mulheres muito mais corajosas que eu pude encontrar nessa semana! Ester e Maria. Mulheres escolhidas por Deus e colocadas em situações difíceis para cumprir o propósito Divino, libertar o povo! Uma libertou o povo em sua época e a outra foi escolhida para conceber o próprio Jesus! Mas abraçaram o chamado e foram vitoriosas em sua missão!
Não me enxergo dessa forma também.
Por fim é difícil ser fiel, é difícil fazer o que Deus pede a mim e a você hoje? Reclamamos dos milagres que não vem, ou porque vem da forma que não queríamos que viessem? Será que estamos em situação semelhantes ou pior que estas pessoas mencionadas a pouco?
Precisamos como igreja, como jovens, como verdadeiros cristãos, rever nossas escolhas, nossas prioridades, estamos escolhendo o que é eterno? Ou que é temporal? De que adianta 70, 80, 90 e até 100 anos quando alguns chegam de pura vontade própria e terminar seus dias com dor e sofrimento e ainda sem esperança de algo no porvir? E ainda com o senso de que não fez nada de útil? Não salvou uma nação, não foi um bom exemplo, não levou uma pessoa a salvação ou a uma vida melhor. Que ganhamos com isso?
Faço minhas as palavras abaixo peço por cada jovem e por mim mesmo que todos escolhamos o caminho da vida!

       Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam, e para que vocês amem o Senhor, o seu Deus, ouçam a sua voz e se apeguem firmemente a ele. Pois o Senhor é a sua vida, e ele lhes dará muitos anos na terra que jurou dar aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó.  (Deuteronômio 30:19 e 20)

Saiba que mesmo que você errar terá alguém insistindo para você voltar para o caminho certo. Como sei disso?

Porque “Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: "Este é o caminho; siga-o".” (Isaías 30:21)

Esta voz é a voz de Deus falando ao seu coração, impulsionando sua mente e te convidando a voltar.
Encerro esta reflexão com uma música que fala muito ao meu coração e insiste comigo a não esperar o mar se abrir, um animal conversar comigo ou muitas outras coisas absurdas aos olhos humanos, para entender que Deus opera um milagre em minha vida e trabalha constantemente para me ver vencer.

Milagres Atuais
Não espere o oceano se abrir.
Não espere um animal com você falar.
Para entender que Deus trabalha sem parar e
algo novo sempre estar a preparar
Não espere pão e peixe para a multidão,
mas enxergue a todo instante Deus falando aos corações
Pessoas que no fim da vida encontram salvação
e isso nem a morte pode lhes tirar.
Refrão:
Milagres Atuais, Você pode ver o Pai
Em nossos dias espelhando a salvação.
Milagres tão reais, ao seu lado existe alguém
que foi salvo de uma forma que você não viu.
o mar não se abriu, nem o sol escureceu.
Mas Jesus curou a sua alma com perdão
Em nosso tempo Deus faz, Milagres atuais


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails