sábado, 28 de julho de 2012

Comentário da Lição da Escola Sabatina - Dr. Bruce Cameron - Lição 5 - 3º Trim. 2012


Epístolas aos Tessalonicenses - Lição 5



O Exemplo Apostólico
(1 Tessalonicenses 2:1-12, Mateus 6)
Introdução: Muitos anos atrás eu concordei em assumir um caso em Connecticut de um outro advogado que me assegurou que aquilo seria “simples”. Quando eu encontrei o juiz pela primeira vez, ele estava literalmente gritando com os advogados. Ele nos disse que não tinha tido tempo de presidir nosso tribunal e que deveríamos voltar no mês seguinte. Nesse ínterim, eu tive férias na praia. Quando sentei na praia olhando para o oceano, o que você acha que eu estava fazendo? Curtindo o sol, a areia e a água? Não! Eu estava pensando em como iria julgar o caso perante o juiz berrante. Pensar sobre um futuro desagradável me impediu de pensar sobre o prazer do presente. Um livro que estou lendo atualmente sobre o cérebro sugere que deveríamos ser mais conscientes sobre nossos pensamentos, e notar a diferença entre um foco no presente e planejamento para o futuro. Isso sugere uma consciência deliberada sobre o presente. Esse é um conceito bíblico? Vamos pular para nosso estudo das cartas aos tessalonicenses e descobrir!

I. O Presente
A. Leia Mateus 6:31-34. O que Jesus sugere que deveria ser o foco de nossos pensamentos? (O hoje, ao invés de se preocupar com o amanhã).
1. Existem textos bíblicos que nos ensinam a ser trabalhadores diligentes, usar nosso bom senso e nos empenhar no planejamento. Por que Jesus diz que não devemos nos preocupar com o amanhã? (Deus sabe nossas necessidades. Podemos “descarregar” nossos problemas futuros nEle).
a. Por que é uma vantagem “descarregar” nossas preocupações? (Nossas mentes conseguem focar em apenas algumas coisas por vez. Remover a preocupação do palco de nossa mente nos permite focar em outras coisas).
2. O que Deus requer de nós, ao invés de nos preocupar com o futuro? (Avançar no presente o Reino de Deus. Podemos substituir o pensar em fazer o bem com as preocupações sobre possíveis problemas futuros).
3. Na minha história sobre o juiz berrante, todo o meu tempo de preocupação foi um total desperdício. Quando eu apareci no mês seguinte, um juiz maravilhosamente gentil e agradável estava no cargo. Aparentemente, eles fazem rodízio de juízes de condado a condado, e o berrante tinha sido transferido para outro condado.
B. Leia 1 Tessalonicenses 2:1-3. Em que tempo está o foco de Paulo? (Ele os relembra do passado para fazer uma referência no presente).
C. Nós discutimos previamente como eles foram surrados em Filipos, e depois mal escaparam de outra surra em Tessalônica. Paulo nega que esteja tentando trapaceá-los, tenha motivos impuros ou esteja simplesmente errado. O que o passado sugere sobre a verdade dessas acusações? (Paulo argumenta que encarar uma surra deteria um desonesto. O desonesto encontraria uma forma mais fácil de ganhar a vida).
II. O Exemplo
A. Leia 1 Tessalonicenses 2:4. Quais duas razões Paulo dá como motivos para acreditarem nele? (Ele diz “Olhem como falamos”. Segundo, ele sugere que a surra não é um sinal de fracasso, já que eles não estão tentando agradar os outros – apenas Deus).
1. O chamado de Paulo para olharem como eles falam é um chamado para examinar o presente. O que no discurso deles é importante? (Eles falam como se estivessem dando uma mensagem de Deus. Eles falam como se fossem “aprovados” e confiados”).
(1) O que você acha que isso significa? (Deve ter havido competência, honestidade e segurança na forma em que falavam).
2. Você já considerou qual é o impacto no Reino de Deus com sua fala?
a. Você fala como um “aprovado por Deus a ponto de ter sido confiado por Ele o evangelho”?
b. Se não, por quê? (Muitos anos atrás eu me fiz essa pergunta – qual é minha influência sobre os outros? Estou ajudando Deus ou Satanás? Eu fiquei constrangido quando conclui que minha influência era negativa em muitos sentidos e me determinei a mudar isso).
B. Leia 1 Tessalonicenses 2:5. O que estava faltando no discurso deles? (Bajulação e cobiça).
1. Eu utilizo elogios constantemente no tratar com os outros. O que há de errado com isso? (Louvar as pessoas por um trabalho bem feito é o presente de encorajamento. Paulo diz aos tessalonicenses para se encorajarem uns aos outros. 1 Tessalonicenses 5:11. Por outro lado, bajulação desonesta para conseguir que alguém faça algo não é uma tática do evangelho).
C. Leia 1 Tessalonicenses 2:6. Essa é a continuação de uma afirmação de Paulo no verso 4 de que eles estão tentando agradar Deus e não os homens. Isso (“Nem buscamos reconhecimento humano”) é uma atitude defensiva – já que Paulo não era apenas rejeitado, mas fisicamente atacado – ou essa é uma atitude que deveríamos buscar?
1. Ao tratar disso, podemos concordar que não deveríamos tentar agradar os homens em vez de Deus?
2. Paulo aborda isso como se agradar Deus e os homens fosse mutuamente excludente. E sobre a ideia de agradar tanto a Deus quanto aos homens?
3. Se você tivesse que se preocupar apenas com agradar a Deus, sua vida seria melhor ou pior?
4. Se os humanos te louvassem, isso iria te deter de considerar se Deus se agrada de você? (Esse é provavelmente o ponto mais importante a se considerar).
5. Pense sobre as pessoas em sua vida que disseram “Eu não me importo com o que as pessoas pensam”. Que tipo de pessoas são essas? São pessoas que você acha que se importam com o que Deus pensou?
6. Você já viu pessoas fazerem um trabalho nojento na igreja porque não se importam com o que as pessoas pensam? (Na minha experiência, as pessoas que disseram que não se importavam com o que as outras pessoas achavam estavam fazendo um trabalho nojento. A Bíblia fala positivamente sobre encorajamento e conselho. Em um certo momento, o louvor e o encorajamento são mais importantes para mim do que o dinheiro. Mais, o elogio honesto melhora o desempenho. Eu acho que Paulo está sendo majoritariamente defensivo aqui, mas não há dúvida de que devemos colocar o agrado a Deus em primeiro lugar).
III. Trabalho Duro
A. Leia 1 Tessalonicenses 2:6-9. Paulo diz “Nós poderíamos ter pedido para vocês nos sustentarem, mas não fizemos. Em vez disso trabalhamos dia e noite para compartilhar o evangelho com vocês e nos sustentar”. Como isso é relevante para a mensagem do evangelho de Paulo? (Mostra que a cobiça não poderia ter motivado Paulo e seus amigos. Pelo contrário, ele estava dando aos tessalonicenses).
1. Que outro argumento você encontra nisso? (Paulo diz que isso é prova do nosso amor por vocês. Não amamos a nós mesmos tanto quanto amamos vocês).
2. Se você está se perguntando, o mesmo é verdadeiro para esse ministério. Eu não ganho dinheiro nenhum ao fazer essa lição, isso me custa dinheiro. Os tradutores são todos voluntários. Em ocasiões, os leitores enviam pequenas contribuições e nós temos um rendimento. Tudo vai para meu filho, que mantém o web site, a distribuição dos e-mails, os anúncios de compras para promover as lições e paga as contas.
B. Leia 1 Tessalonicenses 2:10-12. Revise o que Paulo escreveu até agora. Quais são os elementos que vão para sua conclusão de eles têm sido “santos, justos e irrepreensíveis”? (Eles sofreram fisicamente, não pediram dinheiro, não foram gananciosos. O discurso foi consistente com o evangelho, e não modificado para agradar humanos. Eles trataram os membros da igreja como pais amorosos tratariam seus filhos. Eles encorajaram um viver digno).
1. Você notou que Paulo disse que ele era “encorajador” para eles? Isso nos leva de volta para a discussão da bajulação.
C. Amigo, você examinou sua vida? Você deu uma olhada nítida e honesta para o presente? Você pode dizer que na sua vida diária você reflete a atitude e as ações que Paulo diz que mostram uma pessoa “santa, justa e irrepreensível?” Se não, por quê não pedir aos Espírito Santo para ajuda-lo a ter consciência disso e mudar sua atitude e suas ações?
IV. Próxima Semana: Amigos para Sempre
Tradução: Tamiris Borges da Silva
==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ouhttp://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails