segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 7 - 1º Trim. 2011

Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Primeiro Trimestre de 2011
Tema geral do trimestre: A Bíblia e as Emoções Humanas
Estudo nº 07  –  Esperança Contra a Depressão
Semana de   05 a 12 de fevereiro
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar:Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido” (Salmo 34:18).

Introdução de sábado à tarde
A depressão, tema já tratado em nossos comentários desse trimestre, é um transtorno tão antigo quanto o pecado, e é uma das consequências da existência dele. Há muitos sintomas de depressão, mas os dois que mais se destacam são: tristeza contínua com uma sensação de vazio interior e incapacidade de sentir satisfação em viver. Em torno de 10% a 25% das pessoas tem ou já tiveram depressão, e afeta mais as mulheres. Está mais presente entre pessoas de 24 a 44 anos, a fase de maior exigência na vida. Um deprimido geralmente se sente triste e desesperançado, desanimado, irritado, abatido e sem iniciativa. Imagina-se sem valor, inútil, fracassado, culpado ou desprestigiado, podendo ter alguns ou todos esses sentimentos. É a “inibição psíquica global” ou algo parecido a uma forte preguiça mental, mas não é preguiça, é efeito do mau funcionamento do cérebro. Pensa muito na morte dele mesmo ou de outros, nos que já morreram, e há casos em que se imagina morto, pelo que pode desenvolver pensamentos de suicídio. Problemas físicos anteriores podem piorar, ou podem surgir novos, tais como: gastrite, diarréia ou intestino preso, asma brônquica, reumatismos, diabetes, hipertensão arterial, enxaquecas, labirintite e outras. Aparecem também queixas físicas vagas englobando palpitações, falta de ar, dores incaracterísticas, crises de sudorese, tremores, etc.
É considerada uma doença do organismo como um todo, afetando o físico e o humor, portanto, o pensamento. A pessoa vê o mundo de modo negativo, afetando o sono, a alimentação e a ação. É uma doença afetiva, ou do humor que não pode ser superada apenas com vontade própria ou pensamento positivo, conselhos e mudança de estilo de vida; necessita de tratamento médico. Trata-se de mau funcionamento cerebral e não apenas uma cegueira mental ou má vontade. Precisa de medicamento antidepressivo que promova a correção no nível dos neurotransmissores e um ajuste na quantidade e qualidade dos neuroreceptores, entre os neurônios. Assim se busca, por meio dos medicamentos, promover uma normalidade na bioquímica cerebral compatível com uma atitude afetiva mais harmônica. Mas o pensamento positivo, as amizades, o apoio, as mudanças de atitudes, viagens e novas amizades ajudam no tratamento. Com fé, a oração pode curar a depressão. Mas DEUS pode ter dado a médicos a capacidade dessa cura.
A depressão geralmente se desencadeia por causas múltiplas, nem sempre de fácil identificação. Fatores que mais contribuem, se bem que não os únicos, para a depressão são: estresse; estilo de vida e acontecimentos importantes na vida, como crise econômica, separação conjugal, morte na família, perda do emprego, etc.


  1. Primeiro dia: Abatimento
O abatimento é uma situação passageira do humor motivado por algo que contrariou bastante a pessoa, e outras causas mais. Sente-se enfraquecimento físico ou moral, prostração, desânimo, consternação, desalento, aparecendo expressões fechadas, cara de poucos amigos e nenhum sorriso. O abatimento pode ser definido como a redução da energia vital a um limite insuficiente ao desenvolvimento normal de todas as funções vitais do corpo, que, portanto, não podem ser cumpridas.
“As principais causas de abatimento são:
ð  Viver em contradição de leis naturais
ð  O anti-ambiente ecológico que nos rodeia
ð  As atividades profissionais e insalubres insatisfacientes
ð  Hábitos de vida pobres com alimentação deficiente
ð  Drogas, etc.
ð  O comportamento pessoal desumanizado
ð  Tratamentos médicos, tais como vacinas e outros
ð  Estresse emocional excessivo”
Samuel de Almeida refere-se de modo interessante sobre o abatimento, e o que fazer para superá-lo, pois ao contrário da depressão, o abatimento pode ser vencido com pensamento e atitude positiva, fazendo-se algo de concreto para mudar o estado de espírito. “... normalmente não conhecemos as causas, e nos sentimos impotentes, enfraquecidos, e novamente abatidos... O que fazer? Já sabemos que lamentar não resolve a nossa problemática... Chorar alivia, mas não cura... Precisamos então modificar o quadro que se apresenta em nosso viver, optarmos por olhar o lado belo da vida, e a vida possui belos ângulos de beleza. Precisamos buscar forças, forças no mais profundo de nosso ser, e clarear a nossa visão, para levantarmos, seguirmos em frente e fazermos o melhor possível... O abatimento psicológico é veneno lento que vai esmorecendo-nos, enfermizando-nos, e se não tomamos uma decisão radical de transformarmos a situação em que nos encontramos, de negatividade e tristeza, poderá ser tarde demais... Portanto não nos deixemos abater por nada, saibamos superar todas as dificuldades que a vida nos apresenta, e se por algum motivo nos acharmos fracos demais para algo fazermos sozinhos... silenciemos e oremos, seguremos na mão de Deus e aguardemos... A tempestade pode demorar, mas dura o tempo necessário para purificar a atmosfera e abrir espaço para uma nova visita do Sol.”
Devemos desenvolver em nós, junto com o nosso DEUS, um espírito de luta, de vitória, para termos força interior que vem do alto. Como Enoque, um grande modelo humano, devemos aprender a andar com DEUS, todos os dias. Dessa maneira não só superaremos abatimentos como preveniremos depressões. A lição sugere três atitudes positivas de se viver, às quais adicionaremos outras, muito boas.
a)                           Como olhar a si mesmo: vendo-se como criatura à imagem de DEUS, com um propósito nesse mundo e outro, eterno, para sua existência;
b)                           O mundo é mau e cheio de coisas ruins, mas, não só isso: há muitas coisas excelentes ainda para nos atermos e assim preencher positivamente nosso ser (daqui há pouco nossa família irá a um lugar muito bonito, em meio à natureza, e lá nos fortaleceremos com o ar agradável, água limpa para se banhar e um belo bosque e gramado bem verde...);
c)                           O futuro, em especial para o cristão, é muito promissor, é eterno e de tal excelência que aqui nem se pode avaliar (é o que mais me motiva);
d)                          Ser útil, ou seja, sempre estar pronto a ajudar alguém que necessite ou mesmo que nem necessite;
e)                           Estar ocupado. Não é bom ficar muito tempo sem fazer nada, assim como não é bom ficar ocupado o tempo todo;
f)                            Aprender algo novo. Nossa mente foi feita para aprender novidades, e enquanto vivermos, faz bem aprender coisas novas e diferentes;
g)                           Ensinar outros. Também faz bem ao espírito ensinar algo de interessante às pessoas, elas gostam e nós nos sentiremos realizados com o prazer delas;
h)                           Estar em paz com DEUS, sempre pedindo perdão, vivendo de acordo com a vontade dEle, e buscando mais conhecimento com sinceridade e humildade para saber sempre mais como DEUS quer que vivamos.
Quem vive positivamente, com DEUS, raramente se sentirá abatido, ou esse estado será passageiro. Nesses casos algum abatimento servirá para se aperfeiçoar, adquirir experiência, desenvolver capacidades e se fortalecer psicologicamente. A superação de abatimentos com DEUS desenvolve uma experiência muito positiva, aumenta a fé, passamos a conhecer melhor a nós mesmos e a DEUS e adquirimos mais confiança nesse DEUS.

2. Segunda: Consequências do desânimo
O desânimo é um abatimento, falta de vontade, o contrário de entusiasmo. A palavra desanimar vem da negação de "animare", que significa “dar alma”, vida, movimento, coragem, entusiasmo, vivacidade. As causas do desânimo podem ser diversas, desde problemas de doenças que abatem a pessoa, como falta de alimentação adequada e bem balanceada, diversos tipos de problemas, situações de dificuldade, temor com relação ao futuro, sentir-se incapaz de fazer alguma coisa, etc. Contra o desânimo nos serve bem o verso de Josué 1:9: “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.” Esforço, pensamentos construtivos e positivos, busca de auxílio em outras pessoas e principalmente em DEUS ajudam a derrubar o desânimo. Mas muitas vezes é preciso uma orientação correta quanto à saúde, porque debilidades físicas, falta de nutrientes na dieta, fraquezas no corpo podem também ser causa de desânimo.
Há situações em que o desânimo precisa ser tratado como doença, assim como o estresse, o medo, a depressão, a síndrome do pânico e outros problemas. O desânimo prolongado pode desenvolver outros efeitos negativos, como doenças físicas e psicológicas. Muito do que acontece com o nosso organismo vem de como encaramos a vida.
Atualmente o desânimo vem atacando muitas pessoas, levando-as ao desespero. O mundo necessita do testemunho dos cristãos, que devem mostrar como se vive com qualidade de vida superior tendo fé em DEUS, e a firme esperança na volta de nosso Senhor JESUS CRISTO. Nós, que aguardamos a volta do Salvador, e cremos nessa promessa, devemos também viver de acordo. A nossa fé deve ser poderosa para vencer os problemas decorrentes do pecado que aqui domina a maioria das pessoas. Nós não devemos ser controlados pelas ferramentas destruidoras de satanás. Isso não quer dizer que não sejamos nunca afetados, mas quando isso ocorrer, principalmente a fé deve ser a nossa mais poderosa arma para a vitória.

3. Terça: Alívio da depressão
A depressão (já estudamos alguma coisa, mas que todos nós devemos conhecer melhor, pois é uma das doenças da modernidade), como já vimos, tem várias causas e uma das importantes é a pressão que vem do ambiente do trabalho. Por exemplo, entre os profissionais de teleatendimento, que sofrem pressões durante o seu trabalho, e recebem em torno de R$750,00 de salário mensal, sete em cada dez tem algum distúrbio de natureza psíquica. “As doenças aparecem exatamente por conta da pressão a que são submetidos”. “Existem relatos de supervisores que usam martelo de plástico, aquele de carnaval, para bater na cabeça dos supervisionados. Outros, que usam uma varinha de madeira, sem contar a questão verbal dessa pressão, que chega no limite da agressão”. O médico do trabalho Airton Marinho, que desenvolveu uma pesquisa de pós-graduação na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sobre o setor, constatou que os operadores de teleatendimento pesquisados chegavam a ter “intimidade” com medicamentos contra doenças como a depressão. Os profissionais analisados apresentaram um conhecimento grande, e incomum, dos nomes de medicamentos antidepressivos. Os teleatendentes também declararam que se consultam, com frequência, com psiquiatras e psicólogos.” (http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=302643&modulo=964)
A depressão, por ser síndrome, só piora se não for tratada adequadamente. Seus sintomas principais são: humor básico deprimido, inibição mental, inibição do impulso vital e transtornos do sono. Há também os sintomas associados: ansiedade, transtornos do caráter e perturbações físicas.
O que produz depressão é a menor quantidade de neurotransmissores nas sinapses dos neurônios, pelo que o cérebro funciona de modo deficitário e alterado. As causas podem ser genéticas e psicológicas. Pessoas depressivas tendem a gerar filhos com esse problema, mas também pessoas podem adquirir o problema durante a sua vida. A vida moderna é bastante favorável a desenvolver depressão, mas desde a antiguidade há fatores que a produzem. Perda de familiares, desastres, tragédias na vida, falência, perda da capacidade profissional, motivos de insegurança, desordem familiar, desamparo, visão negativa de si mesmo e a atual pressão profissional por atingir metas, são fatores que favorecem as alterações no cérebro que causam depressão. Portanto, quem é cristão, tem que ter uma atitude preventiva para se precaver.
O diagnóstico é essencialmente clínico. É necessária a consulta a um bom profissional médico que se tenha especializado nesse assunto. E o quanto antes, melhor. O tratamento pode ser com medicamento ou sem medicamento, depende do caso. Quando for necessário usar medicamento, os antidepressivos, prescritos nas doses terapêuticas, são extremamente úteis em diferentes aspectos da depressão nos seus diversos graus de severidade, que geralmente deve estender-se por pelo menos seis meses após passados os sintomas, pois a possibilidade de recaída é considerável.
O depressivo, no entanto, mais que qualquer outra pessoa, necessita de apoio e afeto. Ele, mais que ninguém, necessita de amizade, que pessoas conversem com ele, e ele mesmo precisa se abrir com amigos sinceros. Precisa de conselho, pois só os medicamentos não são suficientes. Com certeza, pela falta deste tipo de apoio que veio a se tornar depressivo. Muitas vezes a pessoa tem traumas de infância, ou desenvolveu pensamentos negativos, e precisa superar isto, e não consegue sem a ajuda de outra pessoa capacitada para ajudar. Os distúrbios psicológicos requerem que haja conversa, troca de idéias, e correção do modo de se pensar. Então sim, a pessoa estará com os ingredientes completos para superar seus problemas.
Até a ciência já vem reconhecendo os benefícios da oração. E nós sabemos, que se faz bem conversar com amigos, mais bem fará conversar com o Criador. E o bem da oração não vem só por se conversar com Ele; também Ele irá atuar, e tem poder para nos ajudar e re-encaminhar nossa vida, seja diretamente à nossa mente, seja por meio de outra pessoa que Ele tratará de nos enviar.
No link abaixo uma matéria interessante sobre as razões da companhia de animais fazer tão bem à saúde, inclusive relativo ao estresse, depressão, etc. Vale a pena acessar e ler.

  1. Quarta: A necessidade de perdão
A depressão pode se desenvolver por causas externas e causas internas. As externas são fatos que ocorreram mas não fomos nós que as provocamos, como por exemplo, um amigo que faleceu, um desastre natural que causou grandes consequências ruins, etc. Já as causas internas são erros e pecados que cometemos, e que geraram consequências negativas. Às vezes ocorre um conjunto de causas, e pode acontecer de haver dos dois tipos. Geralmente para que se desencadeie uma síndrome de depressão, precisa mais de uma causa. A princípio gera preocupação, depois, se a preocupação não passa, e piora, e se prolonga, gera mudanças nos neurotransmissores. Quando chega a esse estágio, só com tratamento medicamentoso para obter a cura. E tem que ainda receber muito apoio de pessoas amigas, principalmente se há causas internas.
Por outro lado, se aconteceu de uma pessoa estar sofrendo de depressão, ou que seja só tristeza, por algo que ela fez e que gerou consequências ruins, essa pessoa precisa também do perdão de DEUS, e das pessoas que prejudicou. DEUS perdoa sempre que honestamente desejarmos, mas as pessoas nem sempre perdoam. Se algum prejudicado não perdoar, não se deve transformar isso como motivo de desespero, pois DEUS tendo perdoado, para o pecador é suficiente. Quando alguém não perdoa, o problema deixa de ser do que causou prejuízo e passa a ser de quem não quer perdoar, pois se não o fizer, no dia da volta de CRISTO, quem vai se perder é essa pessoa; e quem não foi perdoado pela pessoa, mas por DEUS, estará salvo. Pode ser irônico, mas é isso mesmo. DEUS não perdoa a quem não quer perdoar. A oração de JESUS CRISTO diz assim: "Perdoa-nos os nossos pecados, assim como nós perdoamos a qualquer que nos deve." (Luc. 11:4). JESUS disse também: "Se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas." (Mat. 6:14 e 15). Assim sendo, quem fez algo contra outra pessoa (e quem não faz?), necessita do perdão de DEUS, que sempre é dado se a pessoa também perdoar aos que lhe ofenderam. “Se aproximar-se um passo que seja, em arrependimento, Ele se apressará para cingi-lo com os braços de infinito amor. Seu ouvido está aberto ao clamor da alma contrita. O primeiro anseio do coração por Deus Lhe é conhecido. Jamais é proferida uma oração, por vacilante que seja, jamais uma lágrima vertida, por mais secreta, e jamais alimentado um sincero anelo de Deus, embora débil, que o Espírito de Deus não saia a satisfazê-lo. Antes mesmo de ser pronunciada a oração, ou expresso o desejo do coração, sai graça de Cristo para juntar-se à graça que opera na pessoa. Seu Pai celestial lhe tirará as vestes manchadas de pecados. Na bela profecia de Zacarias, o sumo sacerdote Josué, que estava em pé diante do anjo do Senhor, com vestimentas imundas, representa o pecador. E o Senhor disse: "Tirai-lhe estas vestes sujas. E a ele lhe disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniquidade e te vestirei de vestes novas. ... E puseram uma mitra limpa sobre sua cabeça e o vestiram de vestes." Zac. 3:4 e 5. Assim Deus o vestirá de "vestes de salvação", e o cobrirá com o "manto da justiça". Isa. 61:10” (A fé pela qual eu vivo, MM, 1959, 129).
Assim sendo, o que todos nós precisamos, não só para sermos salvos, mas também para alívio de nossas preocupações, é do perdão de DEUS. Mas, assim mesmo, há muitas pessoas que tendo já recebido esse perdão, elas mesmas não se perdoaram. E basta que ela seja perdoada uma só vez, pelo que deve parar de pedir perdão do que já se arrependeu e foi perdoada. Há muitos que, mesmo depois de serem perdoados por DEUS, ainda continuam se culpando pelo que fizeram. Com isso se quer dizer que ainda se imaginam em débito diante de DEUS, e por isso sofrem. Não devem continuar assim, pois será um sofrimento sem motivo, uma vez que o motivo já foi desfeito por DEUS.
Esta Terra é lugar de grande sofrimento. Este é um lugar em que pessoas sofrem. O próprio Salvador sofreu durante a Sua vida, e principalmente em Sua morte. Mas quando o sofrimento não é mais necessário, e quando ele é forçado pelo que pensamos, devemos procurar ajuda e superar algo que é inútil.

  1. Quinta: Esperança contra a angústia
Esperança é a crença de que a situação presente irá melhorar. Ter esperança é conviver com a ideia de que, no futuro, não se sabe ainda como, o que hoje está ruim, irá ficar bom, ou no mínimo, irá ficar melhor. Por exemplo, ter esperança de que um doente se curará, ou ficará bem melhor; ter esperança de que a situação financeira melhorará; ter esperança de que os negócios melhorarão; ter esperança de obter um emprego melhor; ter esperança de que o relacionamento familiar melhorará.
Para se ter esperança é preciso fazer alguma coisa, não basta ficar passivamente esperando. Por exemplo, quem tem um emprego que lhe rende pouco, para ter esperança de um dia conseguir um emprego melhor, deve fazer o máximo nesse em que está. Assim, um dia desses, quando a oportunidade surgir, estará mais preparado para ser admitido noutro emprego.
A principal esperança, no caso dos cristãos, é o da segunda vinda de JESUS CRISTO. Esta é uma esperança que não precisamos fazer nada para ela acontecer, mas precisamos fazer algo para nós estarmos preparados e sermos incluídos com aqueles que serão salvos desse mundo de miséria. Quero declarar que pessoalmente vivo, todos os dias, pensando ou lembrando desse evento. E saber, pelos sinais, que esse grande dia está bem próximo, fortalece essa esperança. Até nos imaginamos ver em vida a vinda de CRISTO, antes mesmo da transformação. Isso também faz bem à nossa saúde. Apesar de algumas turbulências aqui nessa Terra, como doenças, mortes, crises, saber que essa situação terá fim, e que depois será excelente, nos proporciona uma qualidade de vida muito superior aqui nessa Terra. E isso nos faz ter vontade de partilhar com outros a tal bendita esperança. Aqui na Terra, a nossa igreja é como um oásis, porque nela aprendemos sobre essa esperança e nela partilhamos o que sabemos, e por meio dela, levamos a outros o que cremos. Pois bem, se há membros e até líderes que não vivem coerentemente com os ensinos da igreja, isso não é motivo de escândalo, pois essa igreja está no mundo e acolhe pessoas desse mundo. Não se trata de uma igreja de seres perfeitos, sem pecado. Se há pessoas na igreja que são indignas de estarem nela, há também aquelas que estão sendo transformadas pelo poder do alto. Que se olhe para estas, não para aquelas. Quem cuidar muito dos que erram conscientemente, e que não querem mudar, vai acabar se decepcionando e vai sair da igreja, e o pior, vai se perder. De nada adianta combater uma igreja que funciona como um hospital, pois está cheia de doentes. Mas a igreja não está doente, as suas doutrinas são perfeitas. Portanto, cada um cuide de olhar para CRISTO, que é o Líder maior da igreja, e que permaneça fiel a esse Líder. E isso é bem mais fácil dentro da igreja que fora dela. Se dentro há joio, imagine fora. Não vai demorar muito, e o joio sairá permanecendo apenas o trigo, e o outro trigo, que ainda está em babilônia, virá de lá, para juntar-se ao trigo que já estava no aprisco de JESUS.
A esperança requer perseverança. Esperar algo e não ter todas as informações sobre se vai ou não acontecer, quando vai melhorar, em que intensidade será melhor, e outras dúvidas, isso leva à necessidade de não desistir. É desistir, ou esperar, e para continuar esperando, às vezes por longo tempo, é preciso perseverar. Não ter esperança, nesse mundo, é como não ter motivos para viver. Aqui precisamos da esperança, ou nos desesperamos. Mesmo quem está bem, sem problemas, precisa ter esperança de que continuará bem; e quem tem problemas, precisa da esperança de que melhorará. Todos, nessa Terra, precisam da esperança, ou perderão a melhor parte da vida.
A principal esperança, a que mais pode produzir bom efeito em nosso organismo e em nosso estado mental, é a vinda de CRISTO. E essa esperança é certa, sabemos que vai acontecer, sabemos que agora será breve, e principalmente sabemos que o posterior será indescritivelmente excelente. Imagine, ter vida eterna, trabalhar por prazer, não ter que pagar contas, não ter que cumprir metas, nunca ficar doente, não ter que ver a morte, não envelhecer, sempre crescer em sabedoria e conhecimento... E isso é verdadeiro, está garantido por quem veio aqui a esta Terra sofrer e morrer por nós. A pior parte Ele já fez. Deixaria Ele de cumprir a parte mais prazerosa, que é vir outra vez, em glória, como Rei, e nos buscar?

  1. Aplicação do estudo Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
Ao entrar em agonia, no jardim do Getsêmani, JESUS entrou na mais profunda angústia que jamais ser humano algum enfrentou. Pesavam sobre Ele todos os pecados da humanidade, de todos os tempos. Ele deveria pagar por eles, ou melhor, sofrer a angústia da culpa que esses pecados causam. Imagine quantos devem ser e que coisas horríveis estão envolvidas. E ainda pesava sobre Ele, por outro lado, a responsabilidade de salvar a humanidade, não poderia falhar. O infinito amor com que amava aos seres humanos lhe exigia que fizesse isso pela humanidade. E ainda havia a possibilidade de falha; era um risco. E como ficaria esse mundo e o restante do Universo, se Ele falhasse? Nem é bom pensar. Que bom que essa possibilidade não se tornou real. Aquela quinta-feira de madrugada e sexta-feira não foram uma encenação; ali houve uma tremenda luta, JESUS com uma criatura Sua. A luta não era entre um DEUS e uma criatura Sua, e sim, um ser humano, só e sem ninguém com Ele contra um poderoso anjo do mal e seu exército. O que JESUS deveria fazer era seguir em frente e demonstrar que realmente é capaz de amar a toda humanidade que lhe depusera seus pecados, e amar inclusive os seus inimigos humanos, até morrer. Foi a única morte verdadeiramente por amor. E ninguém no Universo jamais poderá dizer, JESUS não amou a humanidade. Um dia todos, inclusive satanás, reconhecerão que Ele é digno de ser Rei porque ama as suas criaturas.
JESUS foi às raias da loucura de tanta pressão psicológica, mas não ficou louco, esteve até o último segundo bem consciente e sabia o que se passava. Ele foi ao extremo da angústia mas não ficou depressivo, Ele Se manteve firme no propósito em seguir em frente, sem auxílio de ao menos uma outra pessoa. Ele passou pela morte, não ficou na morte, e venceu o causador da morte.
Depois que Ele ressuscitou, todos os seres humanos têm a boa notícia de que a salvação está ao alcance de todos, pois satanás, embora ainda vivo e atuante, já está derrotado, com os dias contados para ser extinto para sempre. Ele e seus demônios, e todos os que com ele buscaram a vida com o pecado, que desejaram conhecer o mal, já estão com o destino acertado: a morte eterna.
Mas você não precisa estar dentre os que já estão derrotados, e sim, por livre escolha, pode estar com aqueles que já têm a salvação garantida pelo vencedor da morte. A salvação está garantida, mas salvar-se depende da decisão livre de cada ser humano.

escrito entre 26/12/2010 e 04/01/2011
revisado em  05/01/2011
corrigido por Jair Bezerra



Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos. Entende que há servos sinceros e fiéis de DEUS em todas as igrejas que no final dos tempos se reunirão em um só povo e serão salvos por JESUS em Sua segunda vinda a este mundo.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails