sábado, 5 de junho de 2010

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 11


Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Segundo Trimestre de 2010
Tema geral do trimestre: Saúde e cura
Estudo nº 11  –  Otimismo: felicidade e cura
Semana de   05 a 12 de junho    
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a Tua fidelidade” (Lamentações, 3:21 a 23).

Introdução de sábado à tarde
Assunto da semana: otimismo. E o que significa? O dicionário Michaelis define assim: “Disposição, natural ou adquirida, para ver as coisas pelo bom lado e esperar sempre uma solução favorável das situações, ainda as mais difíceis.”
Quem tem esperança também é otimista. Quem vislumbra um futuro, não só melhor, é perfeito, esse só pode ser otimista. Quem confia nas promessas de DEUS, sempre é otimista.
O verso acima garante que DEUS é misericordioso. Por isso Ele espera tanto, para que chegue o dia em que todos os que ainda podem tomar decisões racionais porque estão vivos, decidam. Só então Ele fechará a porta da graça. Portanto, porque DEUS é bom, também podemos ser otimistas. Não seremos destruídos simplesmente pelo fato de sermos pecadores, mas DEUS nos dará oportunidades por causa de Sua misericórdia, até que se esgotem todas as possibilidades de alguém aqui na Terra se voltar a Ele.
Portanto, os cristãos tem motivos bem fundamentados para serem otimistas, mesmo que, no momento, as coisas estejam indo muito mal. Há um futuro promissor pelo qual no presente vale a pena ser fiel a DEUS.

1.      Primeiro dia: Depressão e desespero
A depressão (também chamada de transtorno depressivo maior) é um problema médico caracterizado por diversos sinais e sintomas, dentre os quais dois são essenciais: humor persistentemente rebaixado, apresentando-se como tristeza, angústia ou sensação de vazio e redução na capacidade de sentir satisfação ou vivenciar prazer.
“O estado depressivo diferencia-se do comportamento "triste" ou melancólico que afeta a maioria das pessoas por se tratar de uma condição duradoura de origem neurológica acompanhada de vários sintomas específicos. Ou seja, depressão não é tristeza. É uma doença que tem tratamento.
“Estima-se que cerca de 15 a 20% da população mundial, em algum momento da vida, sofreu de depressão. A depressão é mais comum em pessoas com idade entre 24 e 44 anos. Dependendo do motivo pode ser dada a crianças e adolescentes como separação dos pais, problemas na escola, rejeição e principalmente Bullying. A ocorrência em mulheres é o dobro da ocorrência em homens.
“As causas da depressão são inúmeras e controversas. Acredita-se que a genética, alimentação, stress, estilo de vida, separação dos pais, rejeição, drogas, problemas na escola e outros fatores estão relacionados com o surgimento ou agravamento da doença. A Mania corresponde ao oposto da depressão.”
A Depressão, de um modo geral, resulta numa inibição global da pessoa, afeta a parte psíquica, as funções mais nobres da mente humana, como a memória, o raciocínio, a criatividade, a vontade, o amor e o sexo, e também a parte física. Enfim, tudo parece ser difícil, problemático e cansativo para o deprimido. A pessoa deprimida não tem ânimo para os prazeres e para quase nada na vida, de pouco adiantam os conselhos para que passeiem, para que encontrem pessoas diferentes, para que freqüentem grupos religiosos ou pratiquem atividade exóticas. Os sentimentos depressivos vêm do interior da pessoa e não de fora dela e é por isso que as coisas do mundo, as quais normalmente são agradáveis para quem não está deprimido, parecem aborrecedoras e sem sentido para o deprimido.”
“A Depressão é um Transtorno Afetivo (ou do Humor), caracterizada por uma alteração psíquica e orgânica global, com conseqüentes alterações na maneira de valorizar a realidade e a vida.”
“O quadro da Depressão é o mais variável possível, de acordo com a personalidade da pessoa deprimida. Da mesma forma, como cada um de nós reage diferente aos sentimentos, cada um terá uma maneira pessoal de manifestar sua Depressão. Há pessoas que ficam caladas diante das suas preocupações, outras choram, outras contam suas dificuldades para todo mundo, outras sentem dor de estômago, alguns têm aumento da pressão arterial, enfim, cada um reagirá diferentemente diante de suas emoções.”
“Na Depressão Típica falta energia para tolerar conviver com nosso próximo, falta tolerância para aceitar o jeito de ser dos outros, falta ânimo para resolver problemas da vida, falta otimismo para acreditar que as coisas estão bem.”
Para se diagnosticar a depressão, há dois sintomas gerais:
“Humor persistentemente rebaixado, apresentando-se como tristeza, angústia ou sensação de vazio; ou
Diminuição do interesse e prazer em atividades que antes eram prazerosas”
Se a Depressão pode ser considerada, hoje em dia, realmente uma doença que acomete o ser humano então, como qualquer outra doença, deve ser tratada pela medicina. E a medicina dispõe, felizmente, de recursos muitíssimo satisfatórios para este tratamento.
Desde o descobrimento dos primeiros antidepressivos, na década de 50, até hoje, muito se progrediu nessa área. Atualmente os medicamentos para depressão são muito eficientes, específicos e cada vez com menos efeitos colaterais. Os antidepressivos NÃO são calmantes. São substâncias específicas para a correção do humor ou do afeto.
“Se o tratamento deve ser mais prolongado ou mais breve é uma importante questão que deverá ser avaliada pelo médico e discutido com o paciente. O paciente deve saber sobre a natureza dos medicamentos, suas ações e efeitos adversos, sobre o tempo previsto para sua ação terapêutica (normalmente em torno de 2-3 semanas), bem como a previsão de tempo de uso.
“É sempre importante termos em mente que os sintomas ansiosos e físicos desaparecerão com o tratamento da Depressão na expressiva maioria dos casos, sem necessidade de ansiolíticos (calmantes) e/ou medicamentos sintomáticos. Havendo necessidade desses medicamentos para alívio mais rápido de sintomas físicos e ansiosos aborrecedores e que normalmente são a principal queixa que motiva a consulta, devemos considerar o curto espaço de tempo em que serão usados. O principal medicamento será sempre o antidepressivo.
“Se o paciente é deprimido, o tempo de tratamento pode ser mais longo e, inversamente, se o paciente está deprimido, passa apenas por uma fase de Depressão, podemos pensar num tratamento mais breve.”
Mais informações valiosas sobre a depressão podem ser obtidas em:
Um aspecto importantíssimo para os pacientes depressivos é o seu ambiente, onde vivem. As demais pessoas devem, em primeiro lugar, amar essas pessoas, e fornecer-lhes esperança e otimismo. Transmitir afeto a elas é vital, até para que o tratamento médico seja eficaz. Pessoas deprimidas e que não são compreendidas, e não são amadas, tendem a piorar, e isso dificulta a eficácia do tratamento médico. Como elas não conseguem se ajudar por si, precisam de outras, que falam com elas, que as compreendam e as ajudem. Essas, por certo, são pessoas que mais necessitam dos cristãos verdadeiros, e de CRISTO em suas vidas. Tais pessoas são as que mais precisam de DEUS, e nós, os que estamos sãos, devemos representar DEUS para elas. Isso significa que elas,em nós, devem ter uma boa idéia de como DEUS é.

  1. Segunda: Os cuidados desta vida
Devemos ter consciência de que vivemos nos últimos dias, no final do tempo do fim. E participar desse tempo da história da humanidade impõe certas condições que não havia antes. Vivemos em tempos de muito trabalho, são os tais tempos trabalhosos, ou tempos difíceis (II Tim. 3:1). Tempos de muito trabalho, seja porque há mesmo muita coisa para se fazer para podermos sobreviver, seja porque há muita coisa nova que o mercado exige que compremos. Também há o medo de que vá faltar nosso suprimento mais adiante, então as pessoas trabalham em excesso para suprir além da conta para o dia de hoje e para o futuro. Esse é o tempo em que o ser humano trabalha para si, isso indica falta de fé. JESUS perguntou se nos últimos dias acharia fé na Terra.
Em Miquéias 6:8 nos pede que simplesmente andemos em humildade diante do Senhor. Revela um estilo de vida simples, trabalhando o necessário para o sustento e para sobrar sem exagerar. Assim se vive com tempo para DEUS.
Todos já devem ter notado quando o ser humano trabalha demais, que dedicação corta em primeiro lugar? É o tempo para DEUS. Logo não há mais tempo para as orações diárias, que passam a limitar-se às das refeições, e ainda assim, bem curtas. E também desaparece o culto doméstico. O por de sol de sexta-feira é feito (e se for feito) com o sábado já avançado, mas o de sábado, quando é feito, acontece com o sol alto. Isso é sintomático. Por duas vezes já vi até SELS aberto no sábado, bem antes do por do sol. Já vi pessoas que ensinam sobre o sábado receberem o por do sol dentro de super-mercado. Já vi em casa de servos de DEUS formalmente ordenados, recebendo o por do sol e com ele o sábado com o ferro de passar roupa esfregando para lá e para cá nas roupas que usarão no dia seguinte. Esse é o tepo das Martas, há poucas Marias dedicadas como a que ficou com JESUS. É um tempo em que somos atraídos pelos cuidados desta vida, bem assim como diz a lição.
Ou essas cosias mudam, ou tais pessoas serão mudadas da igreja, quando esses cuidados, que tem por objetivo principalmente o ganho secular, não puderem ser evitados mesmo diante da perseguição. Quando a ameaça de perder o direito de comprar e vender, que é o núcleo dos cuidados dessa vida, for se materializando, essas pessoas deixarão a fé, que não rende muita coisa para esta vida, senão o básico, e optarão por continuar buscando pelos cuidados seculares. Assim essas pessoas, infelizmente, se excluirão do povo de DEUS. De tão acostumadas que estão em buscar o material, escravas do mundo, não irão querer sair de Sodoma, e como o povo de Israel, preferirão o Egito à Terra que mana leite e mel.
O que quer dizer “vencidos pelos cuidados desta vida”, expressão utilizada pela lição? É como a semente que caiu em terra onde também nasceram plantas daninhas. Essas ervas daninhas, espiritualmente falando, podem ser as coisas do mundo com que nem deveríamos nos envolver, e também as coisas boas e úteis, mas que queremos comprar antes do tempo, ou trabalhando demais, ou fazendo prestações no limite da capacidade de pagamento (quando não passa desse limite), ou fazendo as duas coisas. Então as pessoas são literalmente “vencidas”, pois não tem mais tempo para a sua salvação. Com o tempo adquiriram tudo e mais do que o necessário para esta vida, construíram grandes celeiros (contas bancárias e bens em excesso), mas já perderam o interesse na vida que vem com a segunda vinda de JESUS.
Todos nós, adventistas, na verdade queremos ser salvos. Não há dúvida sobre isso, mas poucos entre nós temos a sabedoria de abrir mão do mundo para não nos apegarmos ao que ele oferece, para assim podermos segurar firmemente a salvação de nossas vidas. No final, todos esses se perguntarão: valeu a pena?

  1. Terça: Seja sempre alegre
Quantos, ao estudarem a lição do dia de hoje, estarão envolvidos com algum tipo de problema? E quantos terão problemas graves? Talvez de relacionamento. Talvez de emprego. Talvez de saúde. Talvez em seu trabalho ou em seus estudos. Espero que esta lição sirva para que tais pessoas encontrem algum conforto.
Nós estamos com frequência enfrentado problemas. Há três semanas, quando estava fora de casa, pregando em outra cidade distante, minha esposa estava hospitalizada, com cálculo renal. Foi difícil para ela por causa das dores. Hoje (1º de maio), enquanto escrevo essa parte, minha mãe está hospitalizada desde ontem à noite. Ela, com 84 anos, caiu em casa e quebrou o fêmur. Vai ter que operar. Outro problema. Mas enquanto temos que enfrentar situações desafiadoras, ao mesmo tempo, acontecem fatos bons. Nessa semana mesmo nossa filha, que se formou em fisioterapia, relatou que num trabalho temporário numa clínica, três clientes procuraram por ela, em lugar dos outros profissionais. Ela ainda está procurando emprego. Então algo assim é bom. Também recebi minhas avaliações de desempenho profissional por parte dos alunos. Fiquei feliz pela elevada cotação: 80% deram nota professor excelente. É um mundo de contradições, uma mistura de coisas ruins com coisas boas.
Vivemos num mundo de mistos de sentimentos. Quantas vezes nos acontecem coisas boas e ao mesmo tempo coisas ruins, e ás vezes, coisas péssimas. E também há os casos de fatos que acontecem a muitos, de coisas em que parece que a solução desapareceu. Temos que conviver com essas contradições. Em muitas pessoas ocorre uma sucessão de fatos ruins. Em outros casos, pessoas já não tem perspectivas de saírem do buraco. E elas, como vivem? Radiantes de alegria diante de uma realidade dessas? Com freqüência recebo e-mails de pessoas em situação lamentável, que me deixa perplexo, sem saber nem o que pensar. E fico imaginando o que deve estar pensando essa pessoa ou essa família. Quem mundo esse em que vivemos???
E a lição de hoje diz: “seja sempre alegre”. Como assim? De onde quem vive atormentado por desafios muitas vezes impossíveis vai encontrar motivos para ser feliz?
Nesse mundo podemos ter duas fontes de felicidade. Uma, das cosias aqui da Terra mesmo; outra de DEUS. Quando essas duas fontes nos são favoráveis, a felicidade praticamente é certa, exceto para os casos de depressão. Mas da primeira fonte podem vir surpresas ruins. Então é hora de se apegar mais intensamente da segunda fonte de felicidade, que é DEUS. Por isso que em I Tess. 5:17 diz: “orai sem cessar.” Para sermos felizes, mesmo em tempos angustiosos, temos que ter esperança.
E a esperança tem duas perspectivas de tempo: uma aqui desse mundo, outra da Nova Terra. Sempre se deve ter esperança de que a situação pode melhorar aqui nessa Terra mesmo, mas, se pode ter absoluta certeza de que a situação será perfeitamente boa na Nova Terra. Portanto, na pior das hipóteses, se aqui correr mal, se aqui nessa vida houve muitas dificuldades, ainda assim vale a pena manter a fé, pois existe a certeza das promessas de DEUS de uma Nova Terra repleta de excelência.
Para mantermos a fé, que é a nossa ligação com o futuro eterno de DEUS, precisamos orar sempre. Muitos morrem orando, mas não abrem mão de seu futuro garantido por JESUS na cruz. Sofrem aqui nesse mundo maldito, mas não querem perder a oportunidade de serem felizes para sempre no mundo bendito, onde não há pecado, portanto, onde não há infelicidade, nem tristeza, nem dor. Enquanto vivermos aqui, temos que nos agarrar nas palavras “se DEUS é por nós, quem será contra nós?” (Rom. 8:31). Se temos fé, “quem nos separará do amor de DEUS?” (Rom. 8:35). Sim, porque DEUS nos amou e nos ama de tal maneira a ponto de sermos chamados filhos e filhas d’Ele (I João 3:1).
Vamos resumir a conclusão do estudo de hoje. Há dois tipos de fé, a segundo o mundo e a segundo DEUS. A fé segundo mundo na verdade se chama “pensamento positivo”, a segundo DEUS é um dom vindo d’Ele. Se tão somente tivermos pensamento positivo, isso já favorece o nosso estado de espírito e a solução do problema. Mas se também tivermos a fé que recebemos de DEUS, então além no otimismo pessoal ainda estaremos contando com o poder de QUEM pode tudo, e a seu tempo, fará o que deve ser feito. Nesse caso seremos duplamente fortes para não perdermos os motivos de termos, pelo menos, alguma felicidade mesmo em meio a tormentos, enquanto eles durarem.
Encontrou nesse estudo o maior motivo para não ser derrotado pela tristeza? É a esperança da Nova Terra. E sabe porque podemos ter certeza da salvação? Porque DEUS nos ama a tal ponto que só nós mesmos somos capazes de nos separar do amor dele, ninguém mais. Portanto, mesmo em meio a muito sofrimento, a vida ainda tem algum sentido se nos agarrarmos ao amor de DEUS por meio da fé.

  1. Quarta: Riso e cura
“O coração alegre serve de bom remédio.” Prov. 17:22.
“A relação existente entre a mente e o corpo é muito íntima. Quando um é afetado, o outro se ressente. O estado da mente atua muito mais na saúde do que muitos julgam. Muitas das doenças sofridas pelos homens são resultado de depressão mental. Desgosto, ansiedade, descontentamento, remorso, culpa, desconfiança, todos tendem a consumir as forças vitais, e a convidar a decadência e a morte.
“A doença é muitas vezes produzida, e com freqüência grandemente agravada pela imaginação. Muitos que atravessam a vida como inválidos poderiam ser sãos, se tão-somente assim o pensassem. ...
“O ânimo, a esperança, a fé, a simpatia e o amor promovem a saúde e prolongam a vida. Um espírito contente, animoso, é saúde para o corpo e força para a alma. ...
“Gratidão, regozijo, benignidade, confiança no amor e no cuidado de Deus - eis as maiores salvaguardas da saúde. A Ciência do Bom Viver, págs. 241 e 281.
“A força de vontade e a importância do domínio próprio, tanto na preservação como na reaquisição da saúde; o efeito deprimente e mesmo destrutivo da ira, descontentamento, egoísmo, impureza; e de outro lado, o maravilhoso poder vivificante que se encontra em um bom ânimo, altruísmo, gratidão - também devem ser apresentados.
“Há nas Escrituras uma verdade fisiológica, verdade esta que precisamos considerar: "O coração alegre serve de bom remédio." Prov. 17:22. Educação, pág. 197.
“Os verdadeiros princípios do cristianismo abrem perante todos uma fonte de inestimável felicidade. Conselhos Sobre Saúde, pág. 28.
“Devemos incentivar uma disposição mental cheia de ânimo, esperança e paz, pois nossa saúde depende de fazermos isso. Mensagens Escolhidas, vol. 3, pág. 279.” (Obtido de Meditações Matinais de 1953, p. 57).
Já conhecíamos algo sobre a risoterapia. Aliás, sem contra indicações, e sem ter que parar nada, nem ter plano médico. Os resultados vem sendo comprovados pela ciência. escolhemos um texto, obtido da internet, que sintetiza bem esse poderoso mecanismo, apontado na Bíblia em Prov. 17:22 (acima). Veja só que maravilha.
“Desde crianças ouvimos a expressão "rir é o melhor remédio". Mas este conceito nunca foi tão levado a sério como nos últimos tempos. O riso agora é considerado terapia, comprovada por estudos médicos e com resultados surpreendentes.
“Na verdade, nem tão nova assim. A risoterapia como método terapêutico existe desde a década de 60. Quem assistiu ao filme Patch Adams conhece bem a história. O americano Hunter Adams, conhecido como Patch Adams já implantava o método em hospitais e escolas desde a sua época de estudante. Era comum vê-lo atender seus pacientes com nariz vermelho ou peruca de palhaço. (...)
“Ele considera o riso como uma terapia complementar que auxilia na melhoria do estado emocional e orgânico das pessoas, em pacientes dos mais diferentes tipos de enfermidades. "As pessoas já sabem deste fato, tanto é que até dizem: fulana ou fulano já está melhorando, pois já está até rindo", comenta o especialista.
“Cientificamente, Eduardo considera o riso como um grande estimulador. É o riso o responsável por mandar a ordem para o seu cérebro, através do hipotálamo, que sintetiza as endorfinas, mais precisamente as betas endorfinas. Essas substâncias, que são produzidas nos momentos de bom humor e conseqüentemente do riso, são analgésicas, similares às morfinas, mas com potência cem vezes maior.
“"O simples esboçar de um sorriso, o riso ou uma gargalhada bem gostosa - e quanto mais intensa melhor - cria uma onda vibratória que propicia de imediato um relaxamento corporal que se estende para todo o corpo, dando uma sensação de bem-estar físico, mental e emocional. Protege ajudando a nos prevenir de várias enfermidades".
“O médico avisa que quanto mais intenso, melhor. Mas que um simples sorriso, uma graça, situações cômicas, bons pensamentos, bons sentimentos, boas lembranças, pensamentos positivos, palavras de apoio e incentivo já são fatores importantes à síntese das endorfinas. "É bom lembrar que sorrir nas adversidades é privilégio dos fortes."”
Existe uma organização que visita hospitais, os “Doutores da Alegria”, de eficácia comprovada em tratamentos, principalmente em crianças. Quem desejar mais informações, é só pesquisar por esse título, no Google.
Nós, o povo de DEUS, devemos ser alegres, e rir muito em encontros sociais, em casa, no trabalho etc. (evidentemente não dentro da igreja, lá não é lugar para anedotas). Se formos alegres, menos adoeceremos, afinal, se rir é remédio para curar, muito mais deve ser prevenção para não adoecer.
Então, já que esse é o assunto, vamos incluir aqui uma anedota, mas que não deve ser contada dentro da igreja. Analise também que, por terem bebido vinho (com álcool) é, talvez, que o fato aconteceu aos dois famosos detetives, ditos muito inteligentes, mas... Além disso, sempre serve para um pequeno debate posterior sobre as milenares crendices na astrologia e seus inúteis horóscopos.
Sherlock Holmes e Dr. Watson vão acampar...
Montam a barraca e, depois de uma boa refeição e uma garrafa de vinho, deitam-se para dormir.
Algumas horas depois, Holmes acorda e cutuca seu fiel amigo:
- Meu caro Watson, olhe para cima e diga-me o que vê.
Watson responde:
- Vejo milhares e milhares de estrelas.
Holmes então pergunta:
- E o que isso significa?
Watson pondera por um minuto, depois enumera:
1) Astronomicamente, significa que há milhares e milhares de galáxias e, potencialmente, bilhões de planetas.
2) Astrologicamente, observo que Saturno está em Leão e teremos um dia de sorte.
3) Temporalmente, deduzo que são aproximadamente 03h15min pela altura em que se encontra a Estrela Polar.
4) Teologicamente, posso ver que Deus é todo poderoso e somos pequenos e insignificantes.
5) Meteorologicamente, suspeito que teremos um lindo dia amanhã. Correto?
Holmes fica um minuto em silêncio, então responde:
- Watson, seu tonto! Significa apenas que alguém roubou nossa barraca!!!

E daí, já melhorou???
Observação muito importante. Grande parte das anedotas não são adequadas para quem deseja a salvação. É maus uma daquelas coisas boas que satanás perverteu. Pelos princípios que DEUS nos deu, devemos saber distinguir aquelas que são, digamos, inocentes. Por outro lado, também não é só anedota que faz rir. Temos que desenvolver o costume de rir de muitas coisas que podem ser motivo para tal. Que tal se os adventistas começasse a trocar anedotas saudáveis, para contribuirmos com boas gargalhadas em momentos adequados?

  1. Quinta: Um coração alegre – otimismo prático!
O estudo de hoje é continuação do de ontem. É sobre os efeitos da alegria sobre o corpo, e também da tristeza sobre o corpo.
Nós que cremos em DEUS. Aqueles que crêem com conhecimento, esses tem fortes motivos de sempre estarem otimistas, isto é, serem felizes. E essa atitude tem reflexos sobre a saúde, sobre o relacionamento da pessoa com os outros e principalmente, sobre o relacionamento dela com DEUS. É assim porque tal pessoa tem certeza quanto ao seu futuro. Ela sabe que seu futuro é eterno, e que ele é excelente. Bem pode essa pessoa estar sofrendo, talvez sua vida seja de puro sofrimento, mas ela também sabe que DEUS existe, e que Ele está sofrendo junto com ela. Talvez essa pessoa vá ao descanso sem ter tido motivos de prazer nessa vida, porém, ela se manteve otimista quanto ao futuro. O seu prazer estava sempre ligado ao prometido por DEUS. Então o seu sofrimento foi amainado pela esperança e pela fé, não pelo que lhe sucedida no presente. Aliás, mesmo aqueles que tem a ventura de não serem tão atingidos pela guerra feroz que se trava nesse planeta, e uns serão mais atingidos que outros pois não existe a guerra justa, mesmo esses terão motivos para angústias aqui nessa Terra. Então todos, seja lá qual for a sua situação, precisam se agarrar a DEUS.
Como é que nos agarramos a DEUS e como devemos proceder para estarmos com Ele? Visualizamos quatro providências que nós devemos tomar, juntos com DEUS. Em primeiro lugar devemos nos arrepender dos nossos pecados. Esse arrependimento deve ser diário, pois isso será uma luta que dura até o dia da transformação. Significa vencer pecado após pecado, dando nome a cada um, para sabermos contra o que estamos lutando. Isso requer humildade, o segundo ponto. Ninguém que não se torne humilde se arrepende, pois não sente a necessidade. Precisamos orar pela humildade, e realmente desejá-la. É a condição para sermos ajudados pelo poder do ESPÍRITO SANTO.
Então, arrependidos, e portanto, perdoados, devemos nos entregar totalmente. A entrega é uma conseqüência do arrependimento. Todo aquele que se arrepende humildemente, se entrega. Mas a entrega deve ser total, sem uma reserva de pecado acariciado do qual não nos queremos separar. Depois disso, então vem a transformação, que é a luta da pessoa contra os seus pecados, acariciados ou não, contra todos eles na medida em que os vá descobrindo, seja pelo estudo, seja pelo ouvir. Nesses últimos tempos temos que buscar entendimento pelo estudo da Bíblia e do Espírito de Profecia, pois pouco se prega sobre muito tipos de pecados, que estão a dominar a igreja em quase todos os lugares. São, digamos, os pecados informalmente liberados, mas que levarão a pessoa a perder a vida eterna.
Então sim, uma pessoa que age assim, essa tem motivos para ser otimista, e mesmo em meio a sérios problemas que sofre por causa do ambiente degenerado, ainda assim, ela terá uma postura mais otimista do que se não fosse a fé. Sabe por quê? É que ela sente DEUS perto dela, percebe em muitos momentos que as coisas acontecem sob controle de DEUS, mesmo que demore.
Agora inserimos dois textos sobre os benefícios do coração alegre.
“Os sorrisos são terapêuticos em pessoas depressivas, de acordo com o estudo realizado pelo professor da Universidade Fernando Pessoa, Armindo Freitas-Magalhães e pelo investigador Érico Castro, do Laboratório de Expressão Facial da Emoção, da mesma universidade.
“Segundo as conclusões do trabalho, os sorrisos "largo" (quando os lábios deixam ver os dentes) e o "superior" (que mostra apenas os dentes de cima) são os de maior efeito terapêutico.
“"A visualização dos sorrisos largo e superior influencia a auto-percepção do seu estado de saúde mental", explicou ao JPN o investigador Érico Castro.
“As observações reforçam que "os depressivos valorizam, em crescendo, os pensamentos positivos, em detrimento dos pensamentos negativos". O que acontece devido aos dois tipos de sorriso se aproximarem da construção da felicidade. "O bem-estar mental é reforçado com o estímulo da expressão facial mais positiva", conclui Érico Castro.

“Sorrisos femininos são os mais terapêuticos

“A investigação mostra que os sorrisos com maior efeito terapêutico na depressão são os femininos, porque as mulheres "são mais afectivas e comunicam melhor as emoções".
“Foram também constatados efeitos terapêuticos do sorriso em função da idade, com índices de melhoria do estado de saúde mental na faixa etária dos 45 aos 60 anos, em comparação com o grupo dos 25 aos 44 anos.
“Érico Castro explica que quanto mais se avança na idade, "mais se nota a influência do sorriso, porque as pessoas estão mais vulneráveis à emotividade e à labilidade afectiva", sustenta o investigador.
“O trabalho foi realizado entre 2003 e 2006, baseando-se numa amostra de 160 indivíduos diagnosticados como depressivos (80 homens e 80 mulheres), com idades entre 25 e 60 anos.
“Os resultados da investigação vão ser apresentados em Janeiro de 2007, na reunião anual da Sociedade para a Personalidade e a Psicologia Social em Memphis, Tennessee, nos EUA, mas Érico Castro crê que "há quase tudo por estudar sobre o sorriso".”
“Está comprovado que bom humor e otimismo vacinam nosso corpo contra todo tipo de doença. O funcionamento do corpo melhora e várias dores diminuem visivelmente.
“Quem sorri estimula o cérebro a liberar endorfina e serotonina — substâncias responsáveis pela sensação de prazer e felicidade. Essas substâncias proporcionam uma sensação de leveza e bem-estar, além de ativarem o sistema imunológico. Essa imunização ajuda a prevenir, principalmente, doenças ocasionadas por elevado grau de estresse.
“O sorriso combate a depressão e o estresse, diminui a pressão arterial, melhora a digestão, desintoxica o organismo, espanta a dor e até deixa a pele mais bonita. Além disso, se você está sempre sorrindo, as pessoas irão querer sempre ficar perto de você e sua convivência social será muito favorecida.
“Sorrir é um remédio sem efeitos colaterais; não precisa de prescrição e é de graça. Por isso, pare de franzir a testa e solte uma boa gargalhada sempre que possível que os benefícios virão.
“Quando sentimos raiva, nosso corpo responde liberando dois hormônios que enfraquecem o sistema imunológico: estradiol e adrenalina. Portanto, quem sente raiva está sujeito ao surgimento de doenças ou ao atraso na recuperação de doenças já existentes. É praticamente impossível eliminar todos seus momentos de raiva. Por isso, o importante é estar consciente para que estes momentos sejam cada vez menos freqüentes e duradouros no seu dia-a-dia.
“Cultivar o bom humor deve ser uma filosofia de vida para todos. Você deve reconhecer as emoções boas ou más e respeitá-las. Mudar a forma de olhar para a vida não é fácil, mas é bastante possível com treinamento.
“Por exemplo, se você se encontra em um congestionamento de trânsito… vale a pena perder a cabeça? É claro que não! Tente sempre olhar o lado positivo das coisas. Por que não tirar este tempo para ouvir música, conversar, ou pensar e fazer planos? Sempre procurar o lado positivo das coisas pode parecer um conselho simples demais, mas tente fazê-lo e veja como todo o mundo ao seu redor se modifica.
“Esteja mais atento às coisas simples da vida: dormir melhor, caminhar em uma praça, estar com os amigos. Cuide bem de seu corpo e mente para ter bem-estar e auto-estima. Procure sempre se conhecer para saber o que lhe dá mais prazer. Tudo isso leva naturalmente ao sorriso.
“Incorpore o bom humor no seu dia-a-dia. Vista-se de sorrisos e abrace o mundo com toda a sua atenção e delicadeza.”
Vamos tomar uma decisão, pessoal. Quem tiver em casa doentes, pessoas com problemas graves ou não graves, experimente a terapia do riso. Na França, tempos atrás, soube de um tal clube do riso. Eles se reuniam todos os domingos na praça para rir. Não precisava contar nenhuma anedota, um começava, e todos riam juntos, por um certo tempo. Depois iam embora. Não precisamos ir à praça, mas podemos fazer isso em casa, todos os dias. Podemos até convidar pessoas para rir conosco. Porque não? Se faz bem, e se DEUS criou, qual o problema de não fazer? Vai ver que os problemas de saúde vão desaparecer. Ah, e não esqueça de DEUS, também ore, e não esqueça de andar com Ele, como acima foi escrito.

  1. Aplicação do estudo Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
Mais uma vez os que elaboraram a lição foram fortemente inspirados pelo ESPÍRITO SANTO. Inseriram no dia de hoje textos de EGW que coroaram com conceitos de ouro as orientações sobre como sermos saudáveis, por meio de uma atitude positiva fundamentada na esperança por meio da fé.
Vamos fazer um pequeno resumo. Se as pessoas do mundo vivem otimistas porque acreditam em si mesmas, e se assim se tornam mais saudáveis, imagine então os servos de DEUS, que são otimistas porque crêem em DEUS, que é infinitamente maior do que o ser humano! Tais pessoas tem muito mais motivos para terem esperança em relação ao futuro. Elas conhecem as promessas de DEUS e as Suas profecias, e tem discernimento sobre os fatos que acontecem aqui na Terra. Elas sabem, por exemplo, que por pior que esteja a sua própria situação presente, ainda assim, o futuro será excelente. Terá valido a pena terem nascido.
E a lição de hoje selecionou três pérolas retiradas do profundo do mar para nossa orientação. O que esses textos dizem (e é boa idéia lê-los e relê-los), é, além de buscar motivos para rir, e para se alegrar mesmo em meio a provações, podemos ainda aumentar o efeito terapêutico positivo da alegria por meio do “louvor a DEUS”. E é verdade, louvando a DEUS, sendo gratos a Ele, estaremos não só nos alegrando, mas mais que isso, mantendo bom relacionamento com quem nos Criou, nos redimiu e que nos resgatará bem logo, pois Ele nos ama infinitamente. Que tremenda orientação para a saúde, que além melhorar muito nossa condição física, gera um outro resultado muito superior, nos restaura, bem logo, a condição física plena, perfeita, imortal. É por isso que ando tão entusiasmado com esses autores da lição, eles estão realmente fazendo um importante trabalho intelectual pela igreja com essas orientações.
Agora pense num outro ponto. Há outra igreja nesse planeta que, em vez de enfatizar nos milagres e curas, enfatiza na vida saudável? O que é mais importante, ser saudável ou ficar doente para DEUS curar? A Igreja Adventista não foca na cura da doença, ela foca na vida saudável, condição infinitamente superior. Aliás, para onde iremos, na Nova Terra, não vai haver cura. Lá nunca se ouvirá de milagres e curas. Sim porque esse não é o enfoque de DEUS, logo, lá todos serão perfeitos, saudáveis a tal ponto que jamais adoecerão, e também não morrerão. Sabe de uma coisa? Os bons adventistas, que seguem os escritos, só deviam ficar doentes por culpa do ambiente de pecado do mundo, mas nunca por falta de cuidados próprios. Será que essa última frase não seria um bom assunto para debates?

escrito entre: 28/04 a 05/05/2010 
revisado em  05/05/2010



Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails