quinta-feira, 3 de junho de 2010

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 10


Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Segundo Trimestre de 2010
Tema geral do trimestre: Saúde e Cura
Estudo nº 10    Integridade: inteireza e santidade
Semana de   29 de maio a 05 de junho    
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar: “Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade; use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer, para que aqueles que se opõe a você fiquem envergonhados por não poderem falar mal de vós” (Tito 2:7 e 8, NVI).
Atenção: esse verso merece debate para aprender sobre seu significado!!!

Introdução de sábado à tarde
Vamos estudar a palavra integridade. O dicionário Michaelis a define assim: 1 Qualidade do que é íntegro. 2 Inteireza moral, retidão, honestidade. 3 Imparcialidade. 4 Inocência. 5. Virgindade. O dicionário Priberam a define: 1. Qualidade de íntegro; 2. Caráter Aquilo a que não falta nenhuma das suas partes; 3. Estado de são, de inalterável; 4.Retidão honradez; pureza intacta. O dicionário Aurélio: Estado de uma coisa que tem todas as suas partes: a integridade de uma soma; Qualidade do que é inteiro, completo; Qualidade de uma pessoa íntegra, honesta, incorruptível. O Léxico Univérsia apresenta os seguintes sinônimos: decoro, decência, dignidade, honestidade, honradez, probidade, pudícia, retidão, respeitabilidade e seriedade.
Notemos nessas definições e nesses sinônimos três aspectos:
a)      Integro é algo completo, em que não falta parte alguma;
b)      Tem qualidades vinculadas à perfeição, dentre as quais se salienta a retidão e honestidade;
c)      É inalterável, portanto, possui fundamentos firmes e definitivos.
Esse é o perfil que os cristãos devem buscar. Devem ser espiritualmente completos, não ser bons cristãos apenas em parte. Devem ter as qualidades relacionadas com a retidão, como apresenta o Léxico acima consultado. E nessas características, deve tornar-se inabalável, em que não haja sombra de variação, pois assim é DEUS. Com a força dEle os Seus seguidores também o conseguirão.
Analise aqui um retrato falado do cristão íntegro, e de como se pode tornar assim: “Quando a alma se rende inteiramente a Cristo, novo poder toma posse do coração. Opera-se uma mudança que o homem não pode absolutamente operar por si mesmo. É uma obra sobrenatural introduzindo um sobrenatural elemento na natureza humana. A alma que se rende a Cristo, torna-se Sua fortaleza, mantida por Ele num revoltoso mundo, e é Seu desígnio que nenhuma autoridade seja aí conhecida senão a Sua. Uma alma assim guardada pelos seres celestes, é inexpugnável aos assaltos de Satanás.” (Desejado de Todas as Nações, 324, grifos acrescentados)
“Mostraremos nós, nestes dias perigosos, menos devoção à verdade de Deus, e menos fervoroso apego a Sua lei, do que nos anos passados? ... A dominante impiedade tende a paralisar e mesmo a destruir a verdadeira fé e piedade. Mas este é justamente o tempo em que o ouro da integridade cristã resplandecerá com mais brilho, em contraste com a escória da hipocrisia e da corrupção. É agora o tempo de os escolhidos de Cristo mostrarem a dedicação que têm a Seu serviço - o tempo de todos os Seus seguidores darem o mais nobre testemunho em favor de seu Mestre com o permanecerem firmes contra a dominante corrente do mal” (Filhos e filhas de DEUS, MM 1956, 54, grifo acrescentado).
Atenção, a propósito, medite no seguinte: o que você foi no passado não terá valor algum para DEUS caso se arrepender; mas caso contrário, isso será utilizado como prova contra você. O dia de hoje é o mais importante, pois nele ocorrerão as decisões que definirão o futuro, e é nessa perspectiva que DEUS está olhando para todos nós. Ele está interessado no que queremos fazer em relação ao nosso futuro, não no que tenhamos feito no passado.

  1. Primeiro dia: JESUS no deserto
A tentação de satanás sobre JESUS ocorreu nos três pontos fracos do ser humano: o apetite, a sede pelo poder e a presunção. Precisamos nos situar no contexto para entender melhor. Durante os 40 dias de jejum satanás esteve ali, com JESUS, como se fosse um anjo enviado de DEUS. Ele pretendia enganar JESUS, porém este sabia o tempo todo quem era aquele anjo. Isso se pode ler no livro “No deserto da tentação”, de EGW. Então, no final daqueles dias, certamente no 40º dia, ele se apresentou como o antigo Lúcifer. Agora queria negociar. Em primeiro lugar, experimentou resolver o maior problema de JESUS ali, que estava sem comer por 40 dias. As condições físicas de JESUS eram tais que não podia mais fazer nada por Si mesmo. Ele estava pele e osso, fraco que não se podia por em pé. Portanto, precisava de ajuda; melhor, precisava de socorro, pois, mais um pouco, e iria morrer. Isso mesmo, sem que alguém O socorresse, morreria ali mesmo, no deserto. E como ficaria a Sua missão?
Foi nesse contexto que Lúcifer Lhe propôs transformar pedras em pão. Ora, essa era uma sugestão lógica, inocente e aparentemente sem problema de se seguir, senão fosse apenas por um ponto bem sutil, difícil de ser identificado por alguém que não se alimentava há 40 dias. Seus pensamentos estavam no limiar da confusão e da não racionalidade, da incapacidade de julgar entre o certo e o errado, entre o que pode e o que não pode, situação difícil de discernir perigos. Pensando bem, o que Lúcifer estava propondo era a solução. Afinal, os 40 dias se haviam esgotado. Agora Ele poderia se alimentar. Então, porque não seguir a sugestão de transformar pedras em pães? Que mal haveria nisso? Pelo contrário, resolveria o Seu problema de se alimentar e sair dali, para a Sua missão.
O problema estava em seguir uma sugestão de satanás e não de DEUS ou de algum anjo celestial, como Eva e depois Adão fizeram. Esse era o problema. Entenda melhor: a solução para a situação desesperadora de JESUS teria vindo da parte de quem? De um inimigo! Se JESUS tivesse seguido a sugestão, ficaria devendo para o restante da eternidade a saída para a Sua situação, e o pior, como ficaria DEUS o Pai, que não teria demonstrado interesse em Seu Filho na hora de maior necessidade? Resumindo, satanás se tornaria vitorioso. E JESUS, derrotado; e o plano da redenção iria pelo ralo, ou, ficaria ali mesmo, no deserto. Seria um tremendo fracasso.
Pense bem no seguinte: quantas sugestões aparentemente inocentes satanás assopra em nossos ouvidos pela televisão, pelas revistas, pelos amigos e amigas? São coisas do mundo, que não nos parecem problemáticas. Mas analise se essas sugestões não são obras suficientes para eliminá-lo da vida eterna. Pois é assim que o inimigo está hoje pegando o povo de DEUS!
A segunda tentação foi diferente. Apelou para a presunção, que é o sentimento do tipo “eu mereço”, “eu tenho direitos”, etc. Lúcifer levou JESUS ao pináculo do templo, e disse-Lhe que Se atirasse dali para baixo. Ora, a intenção era forçar a DEUS, o Pai, que entrasse em ação. E o Pai entrando em ação, obviamente salvaria JESUS, não só da queda, mas também de Sua debilitação, pois pegaria muito mal a DEUS mandar salvar JESUS da queda mas deixá-lO ainda com fome, já que se haviam esgotado os 40 dias. Veja bem a sutileza. Lúcifer é bem esperto. JESUS logo seria socorrido mesmo pelos anjos de DEUS. Isto estava previsto de qualquer maneira. Mas se ele, Lúcifer, conseguisse se intrometer nessa providência, estaria na verdade exercendo poder até mesmo sobre DEUS Pai. Se JESUS tivesse concordado e se tivesse atirado, Ele teria obedecido (como teria sido da vez anterior) a uma sugestão de um inimigo, e se tornaria devedor a esse inimigo. E mais, o próprio DEUS, se mandasse socorrê-lO, teria se submetido ao inimigo, e o anjo que viesse em socorro, da mesma forma. Com isso Lúcifer ganharia argumentos irrefutáveis de poder sobre JESUS, sobre DEUS Pai, e poderia negociar em posição de vantagem.
Está notando alguma coisa até aqui? Não? Perceba, então, que assim como foi com Eva e Adão, do mesmo modo satanás estava tentando que alguém ali o OBEDECESSE! É assim sempre, para o inimigo te pegar. É certo que o fará por meio de alguma sugestão bem insignificante, aparentemente boa, no entanto que fez você obedecê-lo. Basta isso! Quer um exemplo (um só)? O inimigo coloca um cartaz de propaganda de rua por onde você passa, sugerindo que vá assistir a uma partida de futebol. Que mal há nisso? A maioria dos adventistas faz em casa, diante de suas TVs! Mas, será que tal sugestão é de DEUS? Jamais! Você sabe que não é. Então, por que obedece ao poder que está sugerindo isso (seja por cartaz, seja lá como vier a sugestão)?
Na terceira tentação, Lúcifer foi longe demais. Apelou para a ignorância e prepotência. Agora ele tentou seduzir JESUS quanto ao desejo de poder (desejo típico dos seres humanos), em especial, por caminhos fáceis. Para qual fim JESUS veio a esta Terra? Para retomar o poder sobre ela, que Adão e Eva haviam transmitido a Lúcifer. Pois bem, era só JESUS fazer uma reverência a Lúcifer e este Lhe devolveria o poder sobre a Terra. E pode ter certeza, devolveria mesmo. E poderia fazer isso sem problemas, sem perder nada, pois JESUS, ao mesmo tempo que assim se tornasse o príncipe desse mundo, também se tornaria um vassalo submisso de Lúcifer. Ou seja, Lúcifer daria com uma mão e tomaria com a outra. Teria sob seu controle não mais só esta Terra, mas o próprio JESUS CRISTO, que veio para lutar com Lúcifer. E o mais irônico seria o seguinte: JESUS sempre foi e sempre seria o dono desse mundo, que Ele criou, e ao mesmo tempo, submisso a Lúcifer, que não é dono de coisa alguma, mas teria assim o poder pela eternidade, tendo sob seu mando, o próprio Criador em forma de homem. Não deu certo. Mas do ponto de vista de Lúcifer, valeu a pena tentar.
Viu mais uma vez que o centro da estratégia de satanás é fazer as pessoas obedecê-lo? Portanto, fique esperto em sua vida, e busque ver bem a quem está obedecendo nas coisas que faz, ou que deixa de fazer.
Agora precisamos fazer uma reflexão. Até aqui a história pareceu bonita, não é? Afinal, JESUS se saiu bem, Ele venceu. Logo depois da terceira tentação JESUS desfaleceu, e iria morrer. Antes disso acontecer, Ele mandou Lúcifer para longe, o afastou dali. Então se criaram as condições para que os anjos de DEUS viessem acudi-lO. DEUS agiu, como era de se esperar, pois Ele é fiel, e o plano da redenção não foi ali interrompido. Se você quer ser acudido por DEUS, então tome uma decisão agora: ore e mande satanás e suas insinuações para longe.
Precisamos refletir um pouco o que esses fatos têm a ver conosco. Pensa assim: em que situação o demônio desferiu as piores tentações? Nos piores momentos de JESUS, quando estava em Sua maior crise de fome, já desfalecendo, em processo de morte. Assim é conosco.
E como se explica JESUS não ter falhado? Porque Ele nunca falhou antes, desde criança; não tinha ponto fraco. Ele assim adquiriu força moral para lutar. Agora medite ainda um pouco. Se nós, em tempos de normalidade, nos conformamos com um pouco de mundanismo, um pouco de música mundana, ou um pouco de pinturas aqui ou ali, ou um pouco de torcida por esse ou aquele time, ou um pouco de programa imoral, ou um pouco de filme violento e imoral, etc., como iremos nos manter em pé, quando perdermos o emprego? Como nos manteremos em pé quando adoecermos de doença grave? Como nos manteremos em pé quando envelhecermos e perdermos a vitalidade mental? Como nos manteremos em pé quando vier a perseguição?
JESUS mostrou como vencer: sendo vencedores nas pequenas coisas em tempo de paz, para termos o poder do alto quando aparecer a intensa tentação. É de pensar, e de tomar decisões, AGORA!

  1. Segunda: Mantendo a integridade
Parabéns aos cinco contribuintes para as lições deste trimestre, em especial, a do dia de hoje. Se nós não dermos nomes aos nossos pecados, por costume, não estaremos no caminho de vencê-los. Se orarmos pedindo perdão mas sem mencionar de que pecado, na verdade não estamos nem nos arrependendo dele nem pedindo perdão. Assim se ora em público, mas nas orações particulares precisamos lutar com DEUS como Jacó, revisando nossas fraquezas e pecados em específico, dizendo os seus nomes. Nós mesmos precisamos saber contra o que desejamos o poder de DEUS para alcançarmos vitórias.
Vamos a um exemplo. Suponha que seja um cristão, que como todas as pessoas, tem lá suas fraquezas. Essa pessoa, suponhamos, tem o costume de falar da vida alheia. Não há nada de errado em se comentar algo que essa ou aquela pessoa fez, mas aqui nos referimos a comentários que vão além do bom senso, que espalham para quem puder informações sobre coisas erradas que a pessoa faz, ou até que aumentam ou inventam coisas a respeito das pessoas. Isso se chama fofoca. Pois bem, essa pessoa ora todos os dias pedindo perdão de seus pecados. Mas ela continua fofocando. O que há de errado com ela? Simples: ela pede perdão, e esse pedido até pode ser sincero, mas ela não nem percebe que precisa lutar contra a fofoca. Quando ela estiver orando, ela precisa demonstrar arrependimento de fofocar, e precisa pedir a DEUS que a perdoe por ter fofocado. E mais, precisa pedir forças a DEUS para ajudá-la a parar com essa prática. É assim que se luta com DEUS. Fica estabelecido que de nada adianta orar pedindo perdão dos pecados sem se arrepender e sem citar os nomes dos pecados dos quais está se arrependendo. É como num confessionário, porém, em vez de estar diante de outro ser humano, está diante de DEUS.
Por isso, parabéns aos autores da lição de hoje. Dessa vez apareceram exemplos de pecados a serem vencidos para se manter a integridade. É bom ler esses exemplos e ver se algum deles faz parte de sua lista de fraquezas contra as quais precisa lutar. E é bom também fazer uma reflexão se há alguma fraqueza na vida que não está naquela lista, que serve apenas de exemplo, mas evidentemente não está completa. Os autores disseram que “a lista é longa!”
A lição exemplifica com mais três casos reais, os de José (do Egito) que foi tentado pela esposa de Potifar; o caso de Davi, que teve oportunidades de matar Saul, mas não o fez; e o de Daniel. Vamos nos ater um pouco mais a esse último.
Daniel desenvolveu um costume, que ele executava todos os dias. Era orar três vezes ao dia, voltado para Jerusalém, no piso superior de sua casa, onde havia janelas abertas. Essas janelas eram apenas aberturas. Esse era o costume diário de Daniel.
Acontece que havia ali uma forte disputa política. Daniel nunca fez campanha para ser um dos três sátrapas do império de Dario, mas foi escolhido e aceitou. E ele se distinguia entre os demais. E o rei percebia isso, e tinha Daniel na mais alta consideração. Isso provocou inveja nos outros sátrapas e maiorais do rei. Eles procuravam alguma fraqueza (assim também satanás faz conosco) para acusar Daniel, mas não acharam nada. Frustrados, elaboraram um plano para pegar Daniel em sua fidelidade a seu DEUS. Lisonjearam o rei e chegaram a ele com a idéia de um decreto para que nenhum deus fosse venerado por trinta dias, senão o rei, como se fosse um deus. E agora Daniel?
O que um cristão não tão íntegro faria? Por certo iria orar três vezes ao dia, porém, em outro lugar, mais secreto, para que ninguém visse. Passados os trinta dias, e passado o perigo, voltaria a orar naquele lugar de sempre. E haveria algo de errado nessa mudança? Não seria apenas um gesto de prudência? Aliás, não seria algo até recomendável? Afinal, era bom que Daniel continuasse vivo, pois ele era importante profeta de DEUS.
Não é assim que se avalia aquela situação. Se Daniel agisse como acima se imaginou, ele estaria mentindo! Ou seja, ele estaria, dessa maneira, passando uma informação equivocada aos seus inimigos. Mesmo ele orando secretamente (portanto, mudando o seu costume) três vezes ao dia a seu DEUS, eles estariam pensando que Daniel se submeteu àquele decreto. Mesmo fazendo tudo certo, Daniel estaria dando um mau testemunho, estaria passando uma informação de fraqueza e de pouca fidelidade a DEUS, estaria dando a impressão de submissão ao rei acima do dever. Por isso, Daniel, sendo íntegro, continuou a orar conforme o seu costume (Dan. 6:10).
O caso de Daniel é muito interessante para se meditar quanto ao que é integridade. O mesmo se pode fazer com os outros dois casos, de José e de Davi, mas que para não exceder tanto esses comentários, deixaremos para cada um fazer seu estudo aprofundado e refletir para a sua vida.

  1. Terça: Integridade na vida espiritual
Interessante aquela ilustração do barco que estava quase todo em perfeitas condições, exceção para uma pequena peça de madeira. Por causa de um detalhe uma tragédia pode acontecer. Sabe que tragédia pode acontecer, no campo espiritual? Levando para o campo espiritual, vamos imaginar uma possibilidade futura. Imagine-se na Nova Terra. No primeiro dia vê toda aquela beleza. É tudo novidade, aquela história dos animais selvagens bem mansos se tornou real. Lá está você montado num leão, passeando de um lugar para outro. E o grande e forte bicho se comporta como um gatinho mimado. Ali não há motivos de temor, pois não há insegurança, nem violência. Ali você está se sentindo à vontade, pois ninguém fica doente, nem lá existe a morte.
Mas, de repente, fica curioso em saber onde está uma pessoa que lhe foi muito querida lá na Terra, nos tempos de pecado. Isso faz pouco, pois recém chegaram ao Céu. Desde que começou a perseguição, foram separados, e nunca mais se viram. Na hora da separação, amigos como eram, disseram um para o outro: “se não nos virmos mais aqui, que nos vejamos lá no Céu.”
Agora lembrou dele. Onde ele está? Sai em busca de seu amigo, pois talvez ele também esteja procurando por você. Pergunta por ele, mas não o encontra. O que houve? Será que se perdeu? Isso não é possível, pois se tratava de uma pessoa dedicada aos assuntos da igreja. Ele sempre desempenhava importantes encargos na igreja, e levou muitas pessoas para a verdade, inclusive você. Deve estar em algum lugar, é muita gente para encontrá-lo. Mas o contraditório é que lá no Céu vai ser bem fácil encontrar quem quer que seja, desde que esteja lá.
Um dia desses chega a hora de participar do julgamento dos perdidos, aqueles que não foram salvos. Então, coração palpitante, vai ao livro da vida, para ver se o nome de seu amigo está lá. Os livros celestes são de uma organização perfeita, se o nome estiver lá, facilmente será encontrado, e se não estiver, vai saber, pois o nome estará riscado. Foi assim que infelizmente encontrou o nome de seu amigo. Que susto! Que sensação terrível (lembre-se, as lágrimas serão enxugadas ao final do milênio, conforme Apoc. 21:4). O que houve com seu amigo, que lhe salvou a vida? Nesse momento, muitas outras pessoas que também procuravam por ele se aglomeraram ao seu redor, também perplexas. A pergunta de todos eles era a mesma: o que foi que ele fez para se perder? Logo ele!!! Sim, que coisas graves ele terá feito?
Então, sem perda de tempo, todos vão ao livro dos atos bons e ao livro dos atos maus. No primeiro, a lista é bem grande. Lá encontram os relatos dos estudos bíblicos que ele havia dado a cada um dos salvos que estavam ali no Céu. Os relatos eram tão claros, e encenados, que com grande emoção cada um pôde relembrar aqueles momentos na Terra. Depois todos vão ao livro dos maus atos. Pouca coisa ali está relatada, e uma por uma daquelas coisas, ao lado está escrito: perdoado, menos para um único caso, onde ao lado estava escrito: “culpado”, pois desse pecado não se havia arrependido. Só um pecado!!! Do que foi que ele não se arrependeu? Era um pequeno pecado secreto, quem nem a esposa dele sabia. Não era muito freqüente, mas vez por outra, esse pobre homem entrava, com seu computador, e olhava fotos pornográficas na internet. Nem foram tantas vezes, aliás, como ali está tudo relatado, ao longo de sua vida, ele acessou apenas 14 vezes. Então vão ver mais informações: foram esses acessos justamente nos últimos meses, antes do decreto dominical. Outros pecados não estavam ali discriminados, pois foram perdoados, mas esse estava bem relatado. Era um pequeno pecado secreto, um de última hora, e pôs tudo a perder na vida desse homem. Lá estavam a esposa dele, seus filhos, e uma pequena multidão de outras pessoas salvas pela sua pregação, seus ensinos e pelo seu testemunho. Mas ele estava perdido.
Nesse meio tempo, vem o relato de outras pessoas não salvas, pessoas que pareciam exemplares cristãos. Esse fato, constataram, estava sendo bem repetitivo. Muitos adventistas se perderam, milhares deles, por pequenos detalhes, dos quais não se arrependeram. Haviam tornado pequenos pecados como algo a acariciar; passaram a depender deles.
Quantos do povo de DEUS, será, se perderão por pequenos detalhes? Não vale a pena perder a vida eterna, seja por pouco seja por muito. A transformação deverá ser completa. CRISTO quer habitar em nossa vida. Para que assim seja, devemos espiritualmente ser pessoas humildes, e fisicamente, ter feito, ou estar fazendo, a reforma da saúde. Assim como nenhum de nós recebe uma visita com a casa suja e desarrumada, também não podemos receber a nosso Salvador, e ao ESPÍRITO SANTO, em nossa vida, num corpo que é tratado segundo o mundo determina. Aliás, por falta de uma saúde mental boa muita gente vai se perder, pois não consegue compreender detalhes importantes, negativos, mas que se tornaram rotina em sua vida. A entrega deve ser completa. CRISTO quer operar em nós, pela força de Seu amor, e transformar tudo, não apenas alguma parte. Mas se Ele vai transformar tudo, ou apenas uma parte (e se for assim, vai se perder), isso depende de nós, se entregamos tudo a CRISTO, ou apenas uma parte.
O que muitos não irão entregar a CRISTO? Geralmente serão pequenas coisas, tais como: colar na escola; vez por outra contar uma piada imoral ou depreciativa; piratear programas de computador ou filmes, etc.; vez por outra ver revistas, filmes ou programas de TV imorais ou violentos; vestir-se ou adornar-se de forma desequilibrada em vez da simplicidade; gostar de aparentar o que não é (orgulho e vaidade); vez por outra abrir exceção e ingerir alimento que DEUS não aprova; vez por outra aplicar uma meia verdade (que sempre é uma mentira completa); não ser muito honesto ao vender o carro usado; uma e outra vez falar mal de outra pessoa, ou envolver-se com pessoas que fazem isso; apresentar trabalho escolar copiado da internet, ou ter mandado outra pessoa fazer; nem sempre dar o melhor de si em suas atividades profissionais; não procurar ser o primeiro e o melhor nas coisas que faz (ou seja, ser um profissional mediano, embora se diga cristão); não tratar bem seu cônjuge ou os filhos, ou os pais; fechar um olho para as coisas erradas que acontecem na igreja não declarando a sua posição; ora, vamos parar por aqui, pois a lista realmente é longa, muito longa. Pode estar certo, há um número de pequenos pecados (na nossa classificação) muito maior que os grandes, mas tanto grandes como pequenos são suficientes para por uma vida a perder para a eternidade.
Ah, uma advertência final para hoje: chegando lá no Céu, é certo que vai deixar de encontrar muitos amigos, mas que não ocorra de amigos seus, salvos, não o encontrarem.

  1. Quarta: Integridade sexual
Por que será que o nosso corpo é o templo do ESPÍRITO SANTO? Hoje vamos refletir um pouco sobre o objetivo de ser assim.
Muitos acreditam ser o templo do ESPIRITO SANTO uma determinação que afasta o ser humano de qualquer prazer, especialmente o sexual. Pois é exatamente o contrário.
Analise a Lei de DEUS, os Dez mandamentos. Essa lei tem duas grandes finalidades, entre outras: garantir as condições para a vida eterna, e as condições para a felicidade plena. Em resumo, garantir a perfeição.
E o sexo, que foi criado por DEUS, qual é a sua finalidade? Não é só a reprodução, embora seja uma das finalidades. E também não é só prazer, embora seja outra finalidade. É também ligar dois seres humanos de sexos diferentes para a vida, uma ligação de felicidade, tornando-os uma só carne. E tem mais ainda, faz parte da ligação com DEUS, o ser Criador do Universo mais interessado na felicidade de Suas criaturas. A relação sexual é absolutamente um ato santo, com a presença de DEUS, no templo do homem e da mulher, provendo tudo o necessário para que sejam felizes e que nunca se separem. E tal ponto é santo que tem o poder, não de criar outro ser, como DEUS é capaz de fazer, mas de gerar outro ser semelhante.
Lúcifer, satanás, que está em guerra aberta contra DEUS, é evidente que iria atacar essa relação, que liga um casal em intimidade tão intensa a ponto de ser capaz de gerar uma nova criatura, numa relação de amor entre os dois e destes para com quem vai vir dessa relação. Então veja bem o seguinte: no ato conjugal, um casal que se ama, que está comprometido um com o outro, se tornam mais próximos do que DEUS é. Se DEUS é capaz de criar vida, e o faz por meio do amor, o casal é capaz de gerar vida, e o faz por meio do amor. Aqui está o sentido do sexo e do ato sexual. A vida que o casal recebeu de DEUS, por meio de seus pais e antepassados, o casal é capaz de passar adiante. E isso num ambiente de plena felicidade por causa do profundo amor entre os dois, e onde há amor DEUS está presente. Esse foi o plano de DEUS lá no Jardim do Éden.
E hoje, como estão as coisas? O inimigo atacou violentamente a relação de intimidade, a ponto de torná-la em pura pornografia; em liberalidade; em “ficar”; em sexo prematuro e antes do casamento; em relações homem com homem ou mulher com mulher; em relações de pedofilia e assemelhados; em relações até com animais; em relações virtuais pela internet; em masturbação; em imoralidade; em curiosidade sem pudor; em ausência de compromisso; em prazer momentâneo; em venda de produtos; em aventura; em lucro; em exibição; em mera sensualidade; em poder; em muitas coisas mais, menos, uma ligação íntima para a felicidade para viver. O inimigo está acabando com aquilo que DEUS criou na maior parte dos seres humanos, para que fosse íntimos e felizes, e privilegiassem a vida.
Mas, vamos ao que mais interessa. Em meio a esse ambiente pornográfico e sensual, como aquelas pessoas que desejam servir a DEUS, que desejam manter-se puras, mas que são pecadoras como todos nós somos, e que tem suas fraquezas, e podem cair, como essas pessoas devem agir para não caírem em tentação? Atente bem para o seguinte: em termos de sexo, depois que fez, não tem mais retorno. E o pior é se a moça engravidou - não tem como reverter a situação. Ou, como no caso que a lição ilustra, se adoeceu de doença incurável, o nome já diz, é incurável. E se o ato sexual foi com alguém que não é bom parceiro para a vida, o futuro foi estragado, ao menos danificado seriamente. E se vem um filho ou filha, sem pai presente, e a coitada da moça precisa enfrentar sozinha todos os compromissos? Nessas situações, fora do plano de DEUS, entre homens, mulheres e crianças, em geral, os homens são os que menos sofrem; depois sofrem mais as mulheres; e principalmente os que mais sofrem são os filhos ou filhas, aqueles que nada fizeram para terem culpa. Mas sofrem também pais, mães e amigos. Pois bem, satanás está empenhado em tornar as separações, as relações fora do casamento, e as uniões temporárias e sem grande compromisso em algo normal. A pergunta aqui é: como aqueles adolescentes e jovens, que querem se precaver de caírem em tais problemas, devem proceder para que sejam vencedores?
Ora, isso é simples. Precisa aprender a fazer dois tipos de oração, além de ler o espírito de profecia e a Bíblia. Que dois tipos de oração são esses? O primeiro tipo, em geral todos nós já fazemos, é a oração preventiva. Nela pedimos sempre que DEUS nos livre das tentações. Essa oração é importante, mas não suficiente. Precisamos todos os que desejam ser vitoriosos nesses tempos finais de grandes tentações e seduções, aprender a fazer a oração do socorro. Sim, precisamos aprender essa oração. Ela é o complemento da oração do tipo anterior. Sempre que a tentação aparece, seja lá onde estiver, ore pedindo poder de DEUS para vencer. Ore tantas vezes quantas a tentação aparecer. Vai perceber desde a primeira oração que fizer que DEUS realmente atende no exato instante, enquanto ainda nem disse amém.
Então, ore pedindo que DEUS o livre das tentações; mas quando elas aparecerem, nem dê tempo delas se fortalecerem em sua mente, peça socorro a DEUS, peça poder. Vai aprender logo como DEUS está realmente ao seu lado, bem ali, para o socorrer. Essa experiência poucos têm porque poucos oram assim, mas ela está disponível a todas as pessoas. Em especial jovens se tornam gigantes ao lutar com DEUS dessa maneira.
Sabe de onde aprendemos fazer essa oração? De Jacó, quando lutou com DEUS, diante da iminente ameaça de seu irmão, vindo contra ele com 400 guerreiros. De Daniel, quando teve que sustentar sua convicção de não se alimentar das iguarias que o rei oferecia aos deuses pagãos. De José do Egito, quando a esposa de Potifar tentou seduzi-lo. E assim tem muitos casos na Bíblia. JESUS fez essa oração no Getsêmani para poder vencer satanás em sua luta final.
Experimente, e depois ensine a outros. Quantos poderão se salvar orando por socorro no momento de alguma crise ou tentação!

  1. Quinta: Agindo com base na convicção
Como não lembrar outra vez da convicção de Daniel e seus três companheiros, que os levou a tomarem uma firme (irrevogável) decisão em não se contaminar? E, atente bem, para o tamanho da vitória deles! Tornaram-se altos funcionários de um grande império, e detalhe, SEM INFRINGIR, jamais os princípios de DEUS, pelos quais viviam.
A lição de hoje é simplesmente, digamos, taxativa: ou muda fazendo a reforma da saúde, ou estará em dificuldades espirituais graves correndo sério risco de perder a vida eterna. E aqui tornamos a repetir, a maioria dos adventistas vai perder a vida eterna não por praticar coisas horríveis, mas por pequenos pecados, que não são vistos como perigosos.
A lição (parabéns!) recomenda, nas palavras de Paulo, que os cristãos se ofereçam ao Senhor em sacrifício completo.” Isso quer dizer o que, trocando em conceitos práticos? Isso quer dizer que entreguemos a DEUS, para que Ele oriente como usar nossa língua, nossa mente e os pensamentos, nossos cabelos, nossas unhas, nosso estômago, nossos olhos, nossos ouvidos, nosso nariz, nossas mãos, nossos pés, nossa pele, a roupa com que nos iremos cobrir, e tudo o que tem a ver com o que somos. É isso! É hora, e tem que ser agora, meu irmão e minha irmã (eu amo vocês todos, meu desejo é vê-los salvos) de fazer uma avaliação do que por ventura não está entregue a DEUS, mas ainda está a obedecer o que forças do mundo impõe aos do mundo, e onde muitos de nós também caem. Tudo bem, se você não estiver de acordo com essas palavras, (pois são poucos que falam ou escrevem assim), pelo menos continuemos amigos, pois seria ainda pior, por discordarmos, nisso criarmos divisões. Mas, cuidado: está correndo risco sério de perder a vida. Se não concordar com essas palavras, pelo menos vá e leia na Bíblia e nos Espírito de Profecia, e ali veja se essas mensagens tem ou não coerência com os escritos. Investigue! É a sua vida em jogo.
Vamos a algumas reflexões sobre como perder a vida eterna por meio de pequenas coisas. Alguns exemplos apenas, mas certamente há muitas outras formas de se perder por detalhes. Veja então que estupidez. Ao menos o mundo vai se perdendo e eles aproveitam bem, segundo o seu conceito de aproveitar a vida, enquanto vivem. Mas entre nós, quantos se perderão, e nem aproveitaram à exaustão a vida como o mundo gosta, e também nem ganharam a vida eterna! Mas que tipo de sabedoria é esta? É a ingenuidade de quem pensa que vai se salvar ao mesmo tempo em que aproveita alguma coisa das atrações do mundo. Por favor, não sejam tão bobos assim. Pois, quem não se emendar, vai se descobrir fora da igreja quando as pragas já estiverem para o final, quando já for tarde. É hoje o tempo de se decidir firmemente, como Daniel, e isso vale a pena, pois assim ganha a vida eterna. Que pequenas coisas, ou grandes, do mundo, não se pode deixar de praticar sem correr o risco da perda a vida eterna? Pense bem nisso!
Agora sim, as reflexões, enfim. Entre nós ainda há irmãos que precisam aprender mais sobre os males da carne. Há os que duvidam de que faz mal. Pois a estes daremos um conselho. Já que os escritos de Ellen G. White e dos artigos na Revista Adventista e da Vida e Saúde, e as pregações, e os programas não os convenceram, então vão até a algum escritório da EMBRAPA, e busquem lá a informação. Terão conhecimento de quem faz pesquisa. Certa vez, na EXPOIJUÍ, a exposição anual em nossa cidade, vi diversos tipos de carnes expostas em vidros. Ali essa instituição, que nada tem a ver com religião, mostrou os perigos da carne, em especial, da carne de suínos.
E aqueles que não conseguem largar do chimarrão ou mate? E os que se apegam tanto à coca-cola (esses são muitos)? E até os que bebem o famoso meio copo de vinho ao meio dia (em nossa casa não bebemos, mas meu médico de checape, sem o saber, recomendou não beber vinho nunca. Ele não é adventista. Falou que não se bebe porque contém álcool. Esse aí poderia dar uma boa palestra aos nossos irmãos. E os que não conseguem largar do açúcar branco? E os que só se alimentam de refinados, porque seu gosto não prefere o integral? E até café preto diluído há irmãos que bebem! E os que não podem ficar sem um lanche gorduroso comprado na hora, cheio de temperos fortes e muito sal, ou vinagre? Experimente dar esse alimento para o seu cachorro, e verá que ele segue uma conduta mais parecida a de Daniel que muitos de seus donos. Aliás, no ano passado deu nos jornais que um gato, na Europa, não comia carne. Veja só, se até ele conseguiu fazer, digamos assim, a reforma da saúde, como seres racionais, que sabem que existe a salvação da vida para a eternidade, não conseguem? E assim vai. Como a lição de hoje nos ensina, devemos fazer uma entrega completa, ou, sendo claro e direto, nada feito para se salvar. Aqueles que não descobrirem o que devem mudar em suas vidas, esses DEUS não vai cobrar. Mas se já sabe..., então mude, e logo, antes que a repetição torne ainda mais difícil de mudar.
Na semana passada fizemos aqui referência sobre a obesidade na igreja (embora sempre é bom lembrar que há obesos por problemas que não tem solução). Mas em geral, a obesidade tem uma solução simples, como certa vez um ex gordo me falou: é fechar a boca.

  1. Aplicação do estudo Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
Os autores da lição, para reflexão do dia de hoje, inseriram, sabiamente, três citações do tipo pérola, de Ellen G. White. Para acompanhá-los, buscamos nesses livros, mais duas pérolas da mais sagrada importância, retiradas do profundo da sabedoria que inspirou essa mulher dedicada a igreja e seu povo.
“A história sagrada apresenta muitas ilustrações dos resultados da verdadeira educação. Apresenta muitos nobres exemplos de homens cujo caráter foi formado sob direção divina; homens cuja vida foi uma bênção a seus semelhantes, e que estiveram no mundo como representantes de Deus. Entre estes se acham José, Daniel, Moisés, Elias e Paulo - os maiores estadistas, o mais sábio legislador, um dos mais fiéis reformadores, e o mais ilustre instrutor que o mundo já conheceu, com exceção dAquele que falou como nenhum outro” (Educação, 51).
“Os homens de princípios não necessitam da restrição das fechaduras e das chaves, não precisam ser vigiados e guardados. Eles procederão verdadeira e honestamente em todo o tempo - sozinhos, sem vista alguma a observá-los, bem como em público. Não trarão mácula alguma a sua alma por qualquer parcela de lucro ou vantagem egoísta. Desdenham do ato mesquinho. Embora pudesse nenhum outro saber isso, eles próprios o saberiam, e isso destruiria o seu respeito próprio. Os que não são conscienciosos e fiéis nas coisas pequenas não se reformariam, se houvesse leis, restrições e penalidades sobre o assunto” (Conselhos Sobre Saúde, 410, grifos acrescentados).
Deixaremos uma única questão para reflexão, quanto a nossa vida e nosso futuro. Dependerá dessa reflexão, se viveremos ou se morreremos eternamente. Se em todos nós há coisas para mudar em nossa vida, diante do estudo dessa semana, o que decidiremos mudar? Quem não decidir mudar alguma coisa, está arriscando a sua própria vida!

escrito entre: 21/04 a 28/04/2010 
revisado em  28/04/2010
corrigido por Jair R. Bezerra



Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails