sábado, 20 de fevereiro de 2010

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 9

Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Primeiro Trimestre de 2010
Tema geral do trimestre:  O Fruto do ESPÍRITO
Estudo nº 09   O fruto do Espírito é: Mansidão
Semana de     20 a 27/02/2010
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil

“...eles não são do mundo como também Eu não Sou” (João, 17:14)

Verso para memorizar:Bem aventurados os mansos, porque herdarão a Terra” (Mat. 5:5).

  1. Introd.Bem aventurado o homem que ... se guarda de profanar o sábado” (Isa. 56:2)
O dicionário Michaelis define mansidão como: 1 Qualidade de manso. 2 Serenidade. 3 Índole pacífica. 4 Brandura ou lentidão nas palavras ou na voz. O mesmo dicionário define manso, naquilo que nos importa, como: 1 Que tem mansidão, brando de gênio. (...) 3 Plácido, sossegado, tranqüilo. 4 Que não faz ruído; leve.
Para herdar a Terra tem que ter essa característica, entre outras, mas tem que ter. E pelos sinônimos, de fato, podemos entender sem dificuldades que, se alguém na Nova Terra não for manso, como explicam esses sinônimos, ele vai criar problemas, assim como os que são bravos criam problemas aqui.
A lição, no estudo da sábado à tarde associa a mansidão à negação do “eu”. Isso é muito interessante, afinal, como ser manso com os outros se o “eu” for o foco mais importante. Para ser manso precisa ser humilde, e para ser humilde, precisa ter seu foco em JESUS.
O “eu” é um caso crônico de nossa sociedade bem curioso. Desde a escola se valoriza muito mais o “eu” que o “tu” ou o “ele”. E o “ele” bem pode ser o “Ele”, ou seja, DEUS. Qual é a ordem dos pronomes pessoais retos no singular? A ordem é: “eu”, “tu”, “ele”. Mas, pelos ensinamentos bíblicos, essa ordem está invertida, na verdade ela deveria ser: “ele”, “tu”, “eu”. Desde as primeiras letras que aprendemos na escola somos ensinados a valorização maior do “eu” do que os outros, o “tu” e o “ele”. Então não é de admirar que a mansidão não seja um princípio apreciado em nossa sociedade, pois o foco dela não é nos outros, mas sim, no “eu”. É muito importante que, aqueles que querem ser salvos, aprendam a sair da cultura desse mundo, uma cultura sutilmente invertida, que poucos são capazes de discernir, e de se guardar para não serem influenciados negativamente, e assim perderem a vida eterna. Precisamos ler mais nossa Bíblia com espírito crítico, sempre avaliando a nossa conduta diante desse sagrado livro, o manual da vida eterna.
E na prática, como sabemos se somos mansos? Veja o que diz o dicionário. Resumindo em duas palavras, quais seriam elas? “Espírito sereno”, ou seja, pessoa que não se altera com provocações. Existe alguém assim? O ESPÍRITO SANTO tem muito trabalho a fazer em nossas mentes, para estarmos aptos à cidadania do Reino de DEUS.
Vamos refletir um pouco. Em nossos cultos há cada vez mais pressa, barulho, som alto, pessoas correndo para todos os lados, conflitos entre pessoas ou entre grupos de pessoas. É isso, ou estou errado? Tomara que esteja errado, pois esse é um diagnóstico de falta de mansidão, mas se estiver correto, nesse caso urge a reforma interior para a mudança necessária à salvação. Ou outro ocupará o nosso lugar durante o Alto Clamor, esse outro por enquanto está sendo preparado por DEUS lá em Babilônia. Ele atenderá ao chamado de Apoc. 18:4, e substituirá muitos hoje na igreja, mas cujo lugar mais apropriado é em Babilônia.

  1. Primeiro dia: “Manso e humilde de coração” (Mat. 11:29)
Algumas perguntas para o estudo de hoje. 1ª) O que JESUS queria dizer com “Sou manso e humilde de coração”? 2ª) Como fazer para sermos mansos e humildes como foi JESUS? 3ª) O que vai acontecer no mundo arrogante e orgulhoso, se nós formos realmente um povo manso e humilde?
Vamos às respostas baseados nas informações que a lição nos fornece. Então, o que JESUS estava dizendo como ser manso e humilde de coração? Ele estava dizendo que veio para servir, não para ser servido; que veio morrer para salvar o ser humano; que veio para perdoar, não para condenar; que veio para curar as doenças, para livrar dos problemas, que veio para ajudar os fracos, os sofredores, os miseráveis, os humilhados, os despojados, os desempregados, os que perderam tudo, os que não vêem mais perspectivas para as suas vidas, os que já não tem mais esperança, e muito mais. Ele veio para os outros, não para Ele. Ele Se entregou para morrer pelos outros, não por ele, veio lutar pelos outros, e para libertar a humanidade do pecado e do poder do demônio. Veio para livrar da morte. Só quem é manso e humilde de coração faz tanto pelos outros tendo como recompensa a alegria de ver esses outros vivos para sempre, para lhes fazer bem durante a eternidade.
Como JESUS fez isso tudo? Sem cobrar nada, tanto que a salvação é de graça. Sem que o solicitássemos, tanto que antes de Adão e Eva pecassem o plano de salvar a quem caísse estava no coração de DEUS. Sem se importar se muitos ou poucos aceitassem o plano, morreu por todos, e um percentual bem pequeno aceita algo tão bom. Veio sem desejar elogio, tanto que até Seu povo gritou contra Ele: “crucifiquem-no”. Se alguém assim, fazendo tal bem, em tais condições, não for manso e humilde, então duas coisas: primeira, não existe o manso e humilde; segunda, não existe solução para o ser humano. Tais condições, nesse mundo, só Um é capaz de resolver: JESUS, O Filho de DEUS. O DEUS feito homem que viveu em razão dos outros, não de Si mesmo.
Como seria bom viver num país onde todos fossem mansos e humildes! Deve ser uma maravilha. Aliás, falando nisso, como deverá ser bom viver na Nova Terra! Que bom que falta pouco. E valerá a pena herdar um lugar nesse lindo país.
Vamos imaginar, ao menos no que for possível, vive um povo onde todos são mansos e humildes, mesmo que fosse aqui na Terra. Imagine-se, às três horas da madrugada, e você está sem sono. Lhe deu vontade de dar uma caminhada pelas ruas da cidade. Você faz isso, e nem lhe ocorre que pode ser perigoso, pois é totalmente seguro, todos ali são pessoas mansas e humildes de coração. Vamos agora imaginar que vai passar por um lugar escuro, e percebe que da frente vem um vulto, parece ser outra pessoa. Você nem fica com medo, pois essa outra pessoa é mansa e humilde. Se encontram no escuro, e é uma pessoa do sexo oposto. Param para conversar. O assunto não é sobre banalidades nem sensualidades, mas é qualquer coisa interessante e construtiva. Os dois se respeitam mutuamente, afinal, é assim com pessoas mansas e humildes. Se despedem e cada um segue seu caminho. Depois de uma boa caminhada, retorna a sua casa, toma um bom banho quente e vai dormir. Detalhe, nem fechou a porta, estava quente, e as janelas ficaram abertas a noite toda. Não há necessidade de cuidados, a casa nem mesmo tem cerca ou muro. Nada dessas providências de segurança são necessárias, esse é um lugar de pessoas mansas e humildes. É um lugar onde todos se respeitam pois se amam.
Agora tente imaginar como vai ser a vida na Nova Terra, onde não só todos serão mansos e humildes de coração como ainda não vai haver pecado nem morte, nem necessidade de trabalhar pelo sustento da vida. Talvez, ao tentar imaginar esse lugar consiga entender algo da profundidade de I Cor. 2:9.
Será que já respondemos a pergunta dois? Sim claro, para sermos mansos e humildes temos que ser bons para os outros. É pensar só moderadamente no eu e preocupar-se seriamente pelos outros. É ser como os cidadãos da cidade que há pouco estivemos imaginando.
E a terceira pergunta? O que vai acontecer se nos tornarmos realmente mansos e humildes de coração, como foi JESUS? Quer saber mesmo? A grande maioria das pessoas vai querer se aproveitar de nós e explorar-nos. As pessoas desse mundo pensam que os mansos e humildes são inferiores, portanto, se prestam para os seus interesses egoístas. Mas algumas pessoas vão se admirar de desse estilo de viver, e elas terão o desejo de serem assim também. Essas pessoas se tornarão em suas maiores amigas, para esta vida e para a vida eterna.

  1. Segunda-feira: Modelos de mansidão
O que é ser manso? Temos alguns exemplos de pessoas bíblicas que foram muito mansas e demonstraram isto em suas vidas. O dicionário Michaelis define assim: brando de gênio; plácido, sossegado, tranqüilo; Manso de palavras: que fala com mansidão. Resumindo para o nosso estudo, uma pessoa calma, que não se precipita, mas que, por outro lado, não fica indiferente com a injustiça e age com firmeza. Assim foi JESUS, o modelo perfeito em tudo.
Temos alguns modelos humanos, que a lição destaca ligeiramente. Talvez seja interessante nos determos um pouco mais no caso de Moisés e de JESUS. Moisés é considerado por DEUS como o homem mais manso em todos os tempos. O segundo mais manso se consideramos também JESUS.
Onde estão as demonstrações de mansidão de Moisés? Alguns aspectos de mansidão são: ele não se incomodou em ser pastor de ovelhas. Essa experiência durou 40 anos, aliás, tempo em que desenvolveu a sua mansidão ao ponto de ser o mais manso. Ele aprendeu com quem? Com animais mansos, as ovelhas. Chegou a uma tal intensidade de mansidão que se tornou capaz de fazer a vontade de DEUS, que geralmente é muito demorada para nós, seres precipitados. Por certo para muitos de nós dez pragas sobre o Egito seria muito tempo, que se resolvesse isso num único dia. Mas Moisés suportou um bom tempo até que DEUS, em Sua sabedoria, resolvesse a questão da saída do Egito. Moisés suportou os israelitas rebeldes por 40 anos, e uma só vez cometeu um erro, quando em vez de falar para a rocha bateu nela. Mas Moisés não foi descuidado quando o povo resolveu adorar um bezerro. Ele lhes mostrou como literalmente quebraram os mandamentos de DEUS, quebrando as duas tábuas contra a rocha, e ainda foi firme em decidir destruir o bezerro, torná-lo pó e fazê-los beber a mistura com água. Ser manso e não ser firme é na verdade ser frouxo, mole, indiferente. Nesse caso tudo sai do controle.
JESUS também foi manso, mas foi firme em momentos de crise. Muitas vezes dava respostas bem duras, mas, se atentar, só falava assim em relação às pessoas que não mudavam de atitude e que pervertiam o povo. Assim ele falava sobre os líderes religiosos do povo, que deveriam orientá-lo para DEUS, mas que iludiam o povo, fazendo-se eles importantes e buscando o prestígio. Líderes assim são na verdade inimigos que se fazem passar por amigos. São, portanto, muito perigosos. São, muitas vezes, conscientes agentes do demônio, precisam ser tratados com muita firmeza. Em nossos dias, na igreja, há muitos assim, e nem quero imaginar as palavras que JESUS utilizaria se viesse em pessoa estar entre nós. Bem, Ele virá para sacudir a igreja e assim purificá-la para que possa concluir a sua obra, e Ele possa retornar.
Aqui cabe uma pergunta: qual será o diagnóstico de uma situação que leva até mesmo os mansos a se irritarem? Não é difícil responder. Qual foi a condição espiritual nas ocasiões em que Moisés se irritou? E quais foram os motivos de JESUS se ter irritado? É de se pensar no assunto!

  1. Terça-feira: A importância da mansidão
Há muito tempo não me deparo com uma lição tão inspirada como a escrita para o estudo de hoje. Sugiro que leiam e releiam, mais que esse humilde e insignificante comentário. Cada frase foi inspirada por DEUS.
Em primeiro lugar, o que é mansidão? É ser sereno e pacífico, que usa a voz com suavidade e brandura. A lição nos ensina que devemos identificar duas componentes do testemunho. Aliás, testemunho é como os outros nos vêem, certo? É o que os outros pensam sobre nós. As duas componentes do testemunho são: o que dizemos e o que fazemos e somos. O que dizemos pode não corresponder com o que fazemos, e com o que somos. Então estaremos mentindo. Por exemplo, posso pregar sobre a reforma da alimentação, e fazer belas palestras sobre esse assunto. Posso defender o regime vegetariano. Mas, se um dia desses, uma pessoa que me ouviu a ensinar me vê num restaurante colocando no prato coisas que havia condenado, que testemunho é esse? Nada mais que uma contradição, e bem negativa.
Pois bem, não há como estar manso o tempo todo sem ser manso. Ser manso é algo natural, que faz parte do íntimo, mas estar manso é aparentar mansidão. Ela desaparece no primeiro desafio, na primeira provocação porque apenas é aparentar mansidão.
E o testemunho verdadeiro é aquele que associa aquilo que falamos com o que somos. Os pregadores, os que ensinam, os que escrevem, etc., que influenciam outras pessoas pelas palavras, se seus atos corresponderem às palavras, estarão dando um testemunho completo. Se suas palavras forem boas, bem fundamentadas, porém seus atos não, então seu testemunho será uma contradição, algo assim: faça o que eu digo mas não faça o que eu faço, ou, não siga o meu exemplo.
Há muitas pessoas que nada falam em público, e talvez nem sejam capazes de dar algum estudo. Mas se a vida delas for a de um “ser” manso, a influência positiva que exercem sobre outras pessoas será mais forte e permanente que a influência de um grande pregador que, contudo, vive em contradição com o que prega.
O testemunho é algo poderoso, tanto para uma impressão positiva quanto negativa. Um caso prático pode ilustrar. Uma família de irmãos tem dois filhos. Nas casas dos outros, mexem em tudo. Outra família, porém não de irmãos, também tem dois filhos. Indo na casa de outros, não mexem em nada. Agora, explique, como poderemos persuadir aos pais dessa família se converterem e se tornarem irmãos, se eles vêem o mau testemunho dos filhos da primeira família? Será que eles irão querer pertencer a uma sociedade onde passarão vergonha? É evidente que não. Quem é o culpado? DEUS certamente não, nem as doutrinas da igreja. É a falta de colocar em prática os ensinamentos da igreja, que muitas vezes tanto queremos ensinar aos outros.

  1. Quarta-feira: Praticando o fruto da mansidão
Vamos ver se somos ou não mansos? Em Mateus 5:19 nos diz que, se alguém nos der um tapa no rosto, se formos mansos, lhe ofereceremos o outro lado para que dê mais um tapa. O que JESUS queria dizer com isto? Não é exatamente que fiquemos oferecendo-nos para mais ferimentos, e sim, que não revidemos. Sabe quem diz isso hoje? A polícia. Eles tem experiência com gente violenta, e repetem quase todos os dias dizendo: não reaja, ou seja, não revide com a mesma moeda. Tempos atrás, uma mulher estava tendo a sua lojinha assaltada na cidade do Rio de Janeiro. O assaltante estava armado, nervoso e furioso, tinha pressa. A mulher manteve a calma, e disse ao homem: “JESUS te ama”. Ele desandou a chorar. Nem todos os criminosos irão responder dessa maneira, mas todos reagirão com mais violência se nós respondermos com a mesma moeda. Em outras palavras, tem que ter tanta fé que colocará a questão da segurança nas mãos de DEUS. Porém, quem não tem fé, esse que se cuide, pois vai ter que tratar de sua defesa pessoal como fazem os seres humanos. Mais dia, menos dia, vai se dar mal. Na cidade de Taquara, (RS), uma moça caminhava só na rua, e já era escuro. Parou um automóvel com homens para lhe fazer mal, mas desistiram pois tiveram medo de uns grandalhões que apareceram junto da moça, que ela nunca chegou a ver. Ela seguiu o seu caminho em paz, até chegar em casa. É nesse contexto, quando temos fé, que podemos oferecer a outra face, pois DEUS cuidará do assunto.
JESUS disse que devemos perdoar até 70 vezes 7 (Mat. 18:21 e 22). Isso dá 490 vezes. É um número bem alto. Imagine você fazendo a contabilidade dos perdões a cada pessoa, para cuidar de não ultrapassá-lo. O que JESUS quis dizer? Simples, perdoe sempre. Se o ofensor quer ou se ele não quer ser perdoado, mesmo assim, perdoe, pois dessa forma estarás em paz com DEUS. Perdoe a todos, e vai se dar bem na vida espiritual.
Em Gal 6:1 nos diz que devemos corrigir nossos semelhantes, mas com espírito de mansidão. Uma das coisas mais difíceis é corrigir os outros. Há duas dificuldades, uma é que nós também erramos. Por isso fica bem complicado a quem erra corrigir outro que erra; o que corrige deve ser sábio, e o que vai ser corrigido, deve ser humilde, combinação pouco provável. Se percebe que uma pessoa arrogante precisa ser aconselhada de algo grave, talvez seja melhor desistir.
Outra dificuldade, para corrigir precisa ter tato, delicadeza, fala suave, empatia. E isso é muito difícil, poucos tem essas habilidades. Mas, nesse mundo precisamos ser corrigidos e corrigir, precisamos nos admoestar uns aos outros. Em 2 Tim. nos diz que devemos ser brandos com todos, aptos a instruir, pacientes, disciplinando com mansidão. Complementa o verso de Gal. 6:1. Ou seja, quer as cosias vão bem, quer vão mal, quer nos ofendam, quer nos elogiem, ou mesmo se nos maltratem, nossa resposta sempre deve ser branda, suave, mesmo que muitas vezes seja de correção.
Filipenses 2:2 e 3 arremata que nada deve ser feito com partidarismo. Isto quer dizer que nada deva ser feito com interesses particulares ou de grupos específicos, mas sempre considerando as necessidades de todos. O amor não combina com partidarismo, ele não distingue amigos de inimigos para reagir, mas só para ajudar. Nem devemos fazer algo por vanglória, como, por exemplo, adquirir uma roupa nova para nos distinguirmos dos outros. Por isso, o verso, em seqüência, pede que sejamos humildes, sempre considerando os outros superiores. Aí sim seremos bem sucedidos espiritualmente. Tente imaginar se o mundo inteiro agisse assim, todos considerando os outros superiores, ou, em outras palavras, como disse JESUS, estando para servir, não para serem servidos. Que lugar agradável seria aqui, mesmo sendo pecadores. Seria tudo inimaginavelmente melhor.
Mas, se não formos mansos, então é melhor comprar armas, fazer cursos de artes marciais e defesa pessoal, ter seguros, estar sempre alerta e com medo, pois nesse caso a diferença nossa em relação aos criminosos será apenas a intensidade da capacidade de fazer mal aos outros.

  1. Quinta-feira: A recompensa da mansidão
A humildade e a mansidão andam juntas. Todo que é humilde também é manso. Quem não é humilde não é manso. Para ser humilde tem que ser manso, ou, para ser manso, tem que ser humilde.
Uma pessoa que não é humilde, portanto, que é vaidosa, ou que é orgulhosa, ou arrogante, etc.,  por mais que conheça a Bíblia, por mais que tenha experiência em vida religiosa, ela não se salvará. Por outro lado, uma pessoa humilde e mansa, que talvez não tenha conhecimento de Bíblia, tem boas possibilidades de se salvar. Esta tem as condições de ser transformada, aquela não tem. Os humildes aprendem facilmente sobre a verdade e colocam em prática, os orgulhosos entendem a verdade, mas não distinguem o que precisam para serem transformados. Os orgulhosos não tem capacidade de aplicar a verdade às suas vidas, nem da vida de outros, por isso são pessoas que o ESPÍRITO SANTO não transforma, e elas também não tem utilidade para aconselhar os outros. Estas são fortes candidatas a se tornarem impossibilitadas ao perdão, pois podem com facilidade cometer o pecado contra o ESPÍRITO SANTO, que é a condição de não sentir mais necessidade de perdão. Uma pessoa assim se acha praticamente perfeita, não sente necessidade de auxilio, nem de outras pessoas, nem de DEUS. Se não mudar, vai se perder.
Mas por que os humildes e mansos, ou na ordem que JESUS usava, “mansos e humildes” demoram mais para, por exemplo, enriquecerem, e enriquecem menos que os orgulhosos? É bem fácil de responder. Estes últimos usam de meios éticos e não éticos para obter as coisas, e os mansos e humildes só se valem de meios corretos para obter seus bens. Sendo assim, é óbvio que ganham menos. Mas aqui há um porém, o que os mansos e humildes ganham é abençoado por DEUS, está conforme os Seus princípios, e isso não lhes compromete a vida eterna. Mas os orgulhosos ganharam seus bens por meios que lhes coloca em dívida com os outros e com DEUS, estes estão em dificuldades para se salvarem.

  1. Aplicação do estudo Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
Se estamos com um amigo, o que fazemos quando chegam outros amigos que não o conhecem? Nós o apresentamos a eles, certo? E com que finalidade o apresentamos? Para que eles também sejam amigos dele. Muitas vezes dizemos assim: ‘quero que conheçam um amigo muito especial.’ E assim abre-se a amizade deste com o nosso circulo de amigos.
E se esse amigo for a pessoa mais formidável que temos? Por exemplo, alguém que já nos fez imensos favores, que nos ajudou em momentos difíceis, que nos tirou de situações desesperadoras? Como, nesse caso, é a apresentação dessa pessoa às demais? Nesse caso, não há como evitar, temos uma incontida vontade de falar algumas coisas muito boas a respeito dessa pessoa especial aos nossos amigos. Inclusive, em muitos casos, dizemos que essa pessoa influenciou em nossa vida, em nosso modo de viver, e que é responsável pelo sucesso em tudo o que fazemos.
E mais, se essa pessoa já nos prometeu favores no futuro? Se ela nos garantiu que em tudo o que precisarmos, estará ao nosso lado? Como apresentaremos essa pessoa? Aliás, se esse amigo nos disse o seguinte: que ele está disposto a ajudar, assim como nos ajuda, também aos nossos amigos? Como falaremos dele aos outros? Falaremos nada? Falaremos como um amigo comum? Ou falaremos como um amigo que não se pode deixar de conhecer?
Ora, nós cristãos, adventistas, temos um amigo assim. Ele é o nosso velho conhecido, JESUS CRISTO.
Mas agora vem uma reflexão. Imagine a seguinte apresentação. Uma pessoa que diz ter JESUS como seu maior amigo o apresenta a seus outros amigos. Fala bem d’Ele, diz que foi ajudado por Ele, que sua vida mudou, que agora é outra pessoa e assim por diante. E diz mais, que esse JESUS quer ser amigo deles também, e quer fazer a mesma coisa com eles.
E o que eles irão pensar de JESUS, com uma apresentação assim? Depende do TESTEMUNHO de quem apresenta JESUS estiver dando! DEPENDE DESSE TESTEMUNHO!!!
O que pensarão as outras pessoas de JESUS se:
Quem o apresenta não é bom pagador de contas?
Ou não conduz bem a sua família e seus filhos?
Ou não é um bom profissional?
Que pensarão essas pessoas de JESUS?
Fácil de responder. Elas pensarão o seguinte: descobrimos porque esse nosso amigo, o fulano de tal, que fala de JESUS, não é muito confiável. É desse tal de JESUS que ele aprende a ser um tanto problemático. E tomarão a seguinte decisão: não vamos nos envolver com esse JESUS, para não nos tornarmos semelhantes a fulano de tal.
E, no entanto, ‘esse’ JESUS é um Ser Criador, Redentor, “manso e humilde”, bem diferente que o fulano de tal, que dize ter JESUS como um grande amigo, Mestre e Salvador.

escrito entre:   15/01/2010 a 21/01/2010
revisado em   22/01/2010


Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails