domingo, 7 de fevereiro de 2010

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 7

Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Primeiro Trimestre de 2010
Tema geral do trimestre:  O Fruto do ESPÍRITO
Estudo nº 07   Bondade
Semana de    06 a 13/02/2010
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil

“...eles não são do mundo como também Eu não Sou” (João, 17:14)

Verso para memorizar: “Porque somos criação de DEUS realizada em CRISTO JESUS para fazermos boas obras, as quais DEUS preparou antes para nós as praticarmos” (Efésios 2:10, NVI).

  1. Introd.Bem aventurado o homem que ... se guarda de profanar o sábado” (Isa. 56:2)
O que é bondade? O dicionário Michaelis diz:
1 Qualidade de bom. 2 Disposição natural para o bem. 3 Benevolência, brandura, indulgência. 4 Boa índole. 5 Cortesia, favor, mercê. 6 Justiça.
O dicionário Marco Aurélio diz:
Inclinação a fazer o bem, a ser benigno, indulgente, Amabilidade, Benevolência, brandura.
Vamos tirar um conceito para nós, estudiosos de como são os indivíduos do reino de DEUS. Com base nos sinônimos e definições acima, podemos conceituar assim: Bondade é a prontidão natural para fazer o bem à qualquer pessoa, amiga ou não, usando de benevolência e cortesia. Portanto, a bondade faz parte dos princípios de caráter. A pessoa não usa de bondade para com os outros, ela É bondosa ao natural e demonstra isso por meio da prática do bem a qualquer pessoa que necessite. É o seu jeito de viver, sua maneira natural de tratar os outros. Assim foi JESUS.
Em outras palavras, uma pessoa bondosa pensa bem a respeito dos outros e age para fazer o bem. Ser bondoso ou bondosa é ter no coração os princípios do bem, ter na mente pensamentos do bem, e sempre agir por meio desses princípios do bem.

  1. Primeiro dia: DEUS é bom
Só DEUS é bom, diz JESUS em Marcos 10:18. Ninguém mais é bom. O que JESUS estava dizendo? Que             DEUS é originalmente bom, os outros são bons estando com DEUS. A bondade, assim como os outros atributos do amor, estão com DEUS desde a eternidade, e esses atributos são concedidos às criaturas, pois DEUS deseja que Suas criaturas sejam boas, tenham a Sua bondade, para serem felizes.
Por quê Lúcifer disse a Eva que eles conheceriam não só o bem, mas também o mal? Por inveja. Quando Lúcifer estava junto de DEUS, ele conhecia só o bem. E como ele era feliz! Ele e os demais anjos eram criaturas extremamente felizes, desconheciam a infelicidade. Que vida boa eles levavam ali.
Mas quando Lúcifer começou a olhar para si mesmo, querendo ser mais do que era e valia, e quando ele passou a lutar por si, foi descobrindo a infelicidade. Em lugar da bondade ele desenvolveu a ‘maldade’. Ele tornou-se mau, descobriu o mal.
Criados Adão e Eva, Lúcifer, agora também satanás e demônio, teve inveja da felicidade do casal. Ele, seus anjos maus, e também os anjos bons, agora já conheciam a mal, que pratica a maldade. Ele e seus anjos maus sofriam muito com isso, eram infelizes, e o pior é que podiam comparar o seu atual estado com o que eram antes. E os anjos bons sentiam tristeza, coisa que antes não conheciam. O Universo estava diferente por causa do pecado de Lúcifer e seus anjos, mas Adão e Eva viviam em uma atmosfera de felicidade, sem conhecer o mal. Não faziam idéia do que é tristeza. Mais uma vez pergunto: qual a vantagem, para quem quer que seja, em conhecer o mal? Qual a vantagem em ver filmes, noticiários, em ler, etc., onde se descrevem maldades? O que se ganha com isso? Se ganha propensão para a maldade. Essas coisas continuam sendo as tentações de satanás para “conhecermos o mal” assim como satanás tentou o primeiro casal.
Agora estamos aqui, nesse mundo, conhecendo o bem e o mal, mas pela pressão de satanás, conhecendo cada vez mais o mal e cada vez menos o bem. Por isso é cada vez mais difícil um casal viver junto para o resto de suas vidas, é cada vez mais difícil as nações se entenderem. Todos querem competir, querem sobrepujar o outro, querem reduzir o próximo a nada, massacrar o outro, tirar dele o que puderem. O mundo conhece cada vez mais intensamente o mal, e gosta disso. E veja só como a natureza humana se degenerou, conhecer o mal tornou-se um grande negócio. Os filhes e as novelas, por exemplo, que dão a conhecer o mal, SÃO VENDIDOS, não vem de graça, e mesmo assim, as pessoas querem. Já o livrinho sobre os Dez Mandamentos, da IASD, foi distribuído aos milhares, e certamente apenas uma pequena parte das pessoas o leu. Felizes desses poucos que leram. Como a humanidade se degenerou, paga caro para conhecer o mal, e o bem, a salvação, que são gratuitos, poucos querem.
DEUS é bom em todos os momentos. Essa é a Sua natureza. Ele desde sempre conhecia o mal, mas com quê finalidade o revelaria às suas criaturas? O que contribuiria para a felicidade das criaturas o conhecimento do mal? Em nada, mas contribuiria para serem infelizes. Foi o que Lúcifer amargamente descobriu. E se deu mal.
DEUS, que é movido pelo princípio do amor, tem uma compulsão, se assim se pode dizer, em ser bondoso. Ele só pensa o bem a nosso respeito. “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais” (Jer. 29:11). Mas DEUS não só pensa o bem a nosso respeito. Ele também age. O máximo da prática de DEUS por nós está na cruz, quando JESUS Se doou por nós. “Mas ninguém se iluda com o pensamento de que Deus, em Seu grande amor e misericórdia, salvará ainda mesmo os que Lhe rejeitam a graça. A tremenda malignidade do pecado só pode ser avaliada em face da cruz. Se os homens insistem em que Deus é bom demais para rejeitar o pecador, olhem eles ao Calvário. Foi por não haver outro meio de salvar o homem, e por ser impossível, sem esse sacrifício, escapar o gênero humano ao poder corruptor do pecado, e ser restaurado à comunhão com seres santos - impossível tornarem-se os homens de novo participantes da vida espiritual - foi por isso que Cristo tomou sobre Si a culpa” (Caminho a CRISTO, 31).

  1. Segunda-feira: Todos pecaram
Vamos examinar o texto de hoje, em Romanos 3:12 a 20:
12 Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.
13 A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo dos seus lábios;
14 a sua boca está cheia de maldição e amargura.
15 Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.
16 Nos seus caminhos há destruição e miséria;
17 e não conheceram o caminho da paz.
18 Não há temor de Deus diante dos seus olhos.
19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus;
20 porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado.
Resumindo, o que diz esse trecho bíblico? Que todos pecaram, e que não há sequer um homem, à exceção de CRISTO, que seja capaz de sempre fazer o bem, e nunca praticar um ato sequer de maldade. Quem nunca praticou alguma maldade, alguma mentira, alguma coisa errada, que atire a primeira pedra.
O que isso significa? Que todos somos pecadores, que a nossa natureza é de pecadores. Nós, ao natural, temos inclinação para errar, para pecar, para transgredir. Com que vanglória muitos seres humanos contam suas proezas de coisas erradas que fizeram. E contam como se tivessem feito algo muito interessante. Como os seres humanos apreciam ver coisas erradas sendo feitas, como acontece em filmes, novelas, livros, jogos, etc. Como isso atrai o ser humano! Faça um filme bem bonito sobre uma família cristã, e tente sobreviver vendendo-o. Nunca vai ganhar um Oscar por ele. Tem que ter os rastros do pecado, daí ganha prêmios. Tem que ter bastante maldade para fazer sucesso.
Veja bem, a Igreja Adventista não prega as doutrinas verdadeiras da Bíblia e de CRISTO? Pois prega sim. E por que ela é tão pequena em número de membros? Por isso mesmo, por que prega a verdade, o amor de DEUS em enviar CRISTO para nos salvar. A quantos interessa esse tipo de pregação? Nem mesmo a maioria dos próprios adventistas! Pois muitos de nos vivemos conforme os moldes do mundo, não conforme os que norteiam os nossos princípios.
Mas no final, depois da sacudidura, muitos sairão de nossa igreja para se unir ao mundo que gostam, e muitos que estão no mundo, mas não são dele, virão para unir-se a nós os que restarmos ao nado de CRISTO, e concluir a pregação desse evangelho, e logo JESUS volta.

  1. Terça-feira: A lei e a bondade de DEUS
Vamos pensar um pouco. Sem lei haveria pecado? Sabe-se que não, a Bíblia o diz. Mas, aprofundemos o raciocínio. Sem lei, haveria conseqüências de maus atos? Bem, em primeiro lugar, não haveria como classificar em atos bons e maus, mas, conseqüências haveria, não tenha dúvida.
Vamos a um exemplo. Suponha que não houvesse lei de trânsito quanto a velocidade. Cada um poderia imprimir a velocidade que quisesse em seu veículo. Como não estaria fazendo nada de errado, pois não haveria proibição, nunca seria multado.
Mas, pelo fato de não haver estabelecimento de limites de velocidade, isto impediria a ocorrência de acidentes? Não, jamais, eles certamente aconteceriam, e em grande quantidade, bem maior que hoje, com lei. A ausência de lei não cancela as conseqüências de se fazerem coisas inconvenientes. A ausência de lei não impede o mal, só, por tal ausência, não se conheceria o que é mal e o que é bom.
Então, por que temos as leis de trânsito? É exatamente para evitar as tais conseqüências que ocorreriam sem a lei. É para evitar os acidentes, as mutilações, as mortes e muitas outras conseqüências mais. Portanto, as leis são, em princípio, boas. A vida é bem melhor com leis que sem leis, e é melhor ainda se forem obedecidas. Afinal, não fica difícil entender que leis são fundamentadas em bons princípios, e tem por objetivo orientar para que tudo seja feito para o bem. É claro, entendemos aqui as leis boas, pois os homens elaboram muitas leis de interesse de grupos particulares. Deixemos essas de lado, pois fazem parte da definição de trapos de imundícia da justiça dos homens. Imagine quantas mortes a menos se a “Lei Seca” fosse obedecida por todos! Agora imagine quantas mortes a mais, se não existisse a “Lei Seca”. Imagine como essa lei seria mais eficaz se fiscalizassem melhor.
Se não existissem leis, não conheceríamos o pecado, pois, não haveria como saber o que é bom para nós e o que é mau, portanto, não se poderia definir o que é transgressão e o que é obediência. Analisemos agora essa discussão sobre a Lei de DEUS.
Se a Lei de DEUS não proibisse matar, isto não seria transgressão. Então as pessoas poderiam se matar umas às outras, mas não poderiam ser castigadas por isso. Que contradição, se poderia matar, mas ninguém morreria porque matou. O salário desse ato não seria a morte, aliás, não haveria castigo algum. A morte só ocorreria quando outro ser humano, por vingança oriunda por algum motivo, por exemplo, o ódio, o que matou fosse morto.
Ora, veja só, então, mesmo não havendo lei, haveria morte. E haveria outras coisas, tais como roubo, mentira, destruição, etc. Só não haveria julgamento nem castigo. Assim como não havendo leis de trânsito não deixaria de haver acidentes.
Então, para que servem as leis? Servem para três objetivos: 1) Para orientar e distinguir sobre o que é bom e sobre o que é mau, isso baseado em princípios, dos quais, o original é o amor. Leis são a aplicação prática de princípios de vida, que servem de diretrizes para se viver melhor, no Reino de DEUS, para se viver em perfeição. 2) Para identificar e classificar os pensamentos e os atos das pessoas, se são bons ou se são maus. Por exemplo, tirar de outro o que não nos pertence é pela lei classificado como roubo, e é algo que não deve ser feito. Isso a lei diz, é uma transgressão, é pecado, tem conseqüências. Assim como os pensamentos e atos bons propiciam resultados positivos, aquilo que a lei classifica como transgressão tem obviamente conseqüências negativas. A pior conseqüência é a morte. 3) Havendo transgressão, para que a lei tenha eficácia, precisa ter castigo, ou, punição. Lei sem punição não vale nada, é como um estado sem lei. No caso da Lei de DEUS, o castigo extremo é a morte.
Agora note alguma coisa curiosa no tocante a Lei de DEUS. Pense um pouco no seu castigo extremo, a morte. Por que a morte? É simples, porque pela desobediência a essa Lei, ou seja, a DEUS, ocorre o desligamento com DEUS, e Ele é a vida. Assim, ocorre o desligamento da vida, logo, é natural que ocorra a morte. E as outras conseqüências pela desobediência à Lei de DEUS, como a doença, a fadiga, a degeneração, a dor, a insegurança, o engano e mentira, o ódio, o medo, etc. são também estas conseqüências naturais da desobediência à Lei de DEUS? Sim, são. Essas coisas ocorreriam mesmo sem a existência dessa Lei.
Mas então, a rigor, o que é mesmo a Lei de DEUS? É a precaução necessária para evitar tudo o que de ruim aconteceria caso não existisse essa Lei. Por outra, evitar o caos, a barbárie, a bagunça, o sofrimento, e garantir a vida com felicidade. Por isso que a Lei de DEUS “é santa, justa e boa”. Ela evita o caos. É pela transgressão dessa Lei que o nosso planeta está indo em direção ao caos. Isso é fácil de se ver, pois ao lado do desenvolvimento tecnológico impressionante em nosso mundo, temos problemas cada vez mais difíceis de resolver, e o planeta segue rumo a uma crise insustentável.
Por isso que Paulo disse: pela Lei vem o conhecimento do pecado. Por ela, sei o que é pecado para evitar de cometê-lo, e pela Lei sei se pequei, portanto, pela Lei também sei que sofrerei conseqüências, a pior delas, a morte.
Mas também sei de outra coisa. A Lei é a expressão do amor. Ela quer evitar conseqüências ruins. Mas ela mesma não salva, ela tem por objetivo, como já vimos, evitar o mal, e se ele acontece, dar a conhecer que se praticou o mal e punir. Mas do mesmo amor do qual se originou essa Lei tão necessária a todos nós, também se gerou a solução para a transgressão da Lei. Esse mesmo amor resolveu o que a Lei exigia. Esse amor levou a JESUS a Se oferecer para cumprir o que a Lei exigia: morte do pecador. Aqui está a excelência do amor de DEUS. O amor de DEUS cria uma Lei que nos orienta a como viver em perfeição, e desobedecendo a essa Lei, esse amor planeja uma solução: a morte do autor da Lei, para cumpri-la e ao mesmo tempo, salvar o pecador.Dá para imaginar algo mais bonito e maravilhoso que isso?
Se não fosse assim, a Lei seria mesmo questionável como Lúcifer estava afirmando. Se não fosse assim, desobedecendo a Lei seria o fim do desobediente, e o amor de DEUS seria de alguma forma questionável. Mas agora não pode ser questionado, pois o mesmo princípio que deu origem a Lei para evitar que caiamos em desgraça, também deu origem a solução para o pecador, para nos tirar da desgraça. Esse DEUS é DEUS mesmo! Como podemos descrevê-Lo melhor. Quando Ele foi Se descrever, disse apenas o seguinte: Eu Sou o que Sou! Esse é um assunto que estudaremos pro toda a eternidade: o Amor de DEUS, tão completo que serve tanto para fazer justiça quanto para salvar algum pecador que merece a morte.
Com a palavra, satanás, para acusar a DEUS de que Ele não ama, e que Sua lei não é boa, que não pode ser obedecida. Quem pode acusar a DEUS de que Ele não é capaz de fazer justiça e ao mesmo tempo de não ser amor? O Universo se cala e se admira diante de DEUS, porque Ele simplesmente é PERFEITO!

  1. Quarta-feira: Andando em bondade
Somos instados a sermos bons. Muitos são os sermões que repetem, o cristão deve dar um bom testemunho. Também é dito que após a conversão, devemos praticar boas obras, sinal de que nos convertemos. Diz-se e se repete, as boas obras não salvam, mas são sinal de quem está no caminho da salvação, e que anda com JESUS. É comum se ouvir que devemos amar o nosso próximo, seja amigo, seja inimigo. Devemos amar, praticar o bem e sermos semelhantes a JESUS.
Isso é possível?
Depende!
Leiamos uns trechos da Bíblia, sugeridos pela lição de hoje. Paulo diz: “em minha carne não habita bem algum, o querer [fazer o bem] está em mim porém não o efetuá-lo” (Rom. 18).
A cada novo ano muitos fazem seus votos de mudança na vida. Esses votos são inúteis. Quando muito, por alguns dias até há mudança, ou ela pode até ser uma melhora, mas jamais será uma crescente transformação da natureza de quem fez o voto. Tais votos são produto da vontade de quem faz o voto, e veja bem, a vontade conta muito, mas não é o suficiente.
A lição discute o caso do leopardo que não pode tirar as suas manchas. Faz um comparativo que está em Jeremias 13:23. Então faz a pergunta fatal: “podeis fazer o bem estando acostumados a fazer o mal?
O que o profeta quer dizer com “acostumados” a fazer o mal? Ele está se referindo a nossa natureza, ou seja, somos maus por natureza, maus de nascença, maus por herança genética. Pode alguém assim, simplesmente pela sua vontade, vir a ser bom por natureza? Isto é, por vontade própria transformar essa natureza que herdou? Impossível! Foi Paulo quem disse que muitos seres humanos até tem vontade de serem boas pessoas, mas na prática não são.
Esse é o problema, a maioria de nós seres humanos tem boa vontade, mas falta algo para essa boa vontade se tornar eficaz. Falta determinação!
Leiamos o Sal,o 51:10 “Cria em mim um coração puro, renova dentro em mim um espírito inabalável.” E o Salmo 119:9 diz: “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a Sua Palavra [a Bíblia].”
Aqui está a fórmula para a transformação da natureza, não simplesmente uma melhoria de fachada, superficial e geralmente não duradoura. O que aqui se revela é o seguinte. Temos que ter vontade de sermos bons. Esse é o início, sem essa vontade, nem DEUS pode nos transformar, pois Ele sempre irá respeitar o desejo do coração. Mas esses versos acrescentam algo mais necessário para andarmos em bondade. Dizem, pela ordem, o seguinte:
ð       DEUS precisa criar em nós um coração puro e renovar em nós um espírito inabalável. O que isto significa?
·   que após termos vontade de sermos pessoas boas, precisamos nos entregar a CRISTO para que Ele nos transforme, isso só Ele é capaz de fazer;
·   que a transformação que Ele fizer precisa ser recebida como um tesouro, pois se não for assim, tudo volta ao estado anterior e cessa o procedimento de transformação.
ð       Como ocorre essa transformação? Lendo e estudando a Palavra de DEUS, o manual dos bons modos e da cidadania celestial. Detalhe, ler e estudar ainda não ajuda em nada. É preciso atentar e, orando, com o poder do alto, colocar em prática o que aprendeu. É isso que querem dizer as palavras “observando-o [o caminho] segundo as Tua Palavra.”
Essa é a fórmula da transformação. Ou seja, resumindo: (1) precisa querer; (2) precisa se entregar a CRISTO; (3) precisa estudar a Bíblia – e uma excelente maneira de estudá-la é pelo estudo das lições da Escola Sabatina – e, agora o principal: PRATICAR o que aprendeu.
Finalizando o comentário do dia de hoje. Esses tempos uma pessoa queixou-se de DEUS. Seu parente próximo falecera de uma doença terrível. Desde que descobriram a doença, durou poucos dias, e veio a falecer. A queixa era a seguinte: ele tinha tanta fé em DEUS, como é que suas orações pela cura não foram atendidas? Nós todos oramos com fé, e DEUS não nos atendeu.
Pois bem, muitas vezes DEUS tem outras percepções quanto ao que é conveniente para nós, e por isso deixa de nos atender tal como pedimos. Mas em outros caso, Ele bem que gostaria de atender, mas pelos motivos que estudamos hoje, não pode fazê-lo. No caso em pauta, essa pessoa comia muita carne, inclusive à noite, tomava chimarrão e ainda outros descuidos graves quanto a saúde. Agora, pense um pouco. Pode DEUS atender um pedido por saúde num caso assim? Se Ele atender, não estará dizendo: filhinhos, podem abusar da saúde que Eu garanto a cura, é só orar com fé.
Mas mais outra coisa. Isso é fé? Ou é presunção? O que é presunção? Segundo o dicionário Michaelis, é a “ação de admitir qualquer coisa como verdadeira, até que se prove o contrário; ou a exaltação do amor-próprio.” É imaginar que DEUS pensa como nós pensamos, não que nós devemos pensar como DEUS quer, como é a Sua vontade.
Para andarmos em bondade, resumindo tudo a uma só frase, é o seguinte: “seja feita a Tua vontade assim na Terra como no Céu.”

  1. Quinta-feira: Bondade expressa
Hoje a lição avança na bondade da prática do dia-a-dia. A pergunta que a lição sugere é: como os cristãos são conhecidos pelo mundo?
Vivo em ambiente universitário. Convivo com professores e alunos. Observando, aprendi algumas coisas que preocupam. O conceito que se forma em relação aos cristãos, da parte de quem não crê em DEUS, não é seletivo, mas generalizado. Ou seja, forma-se um conceito pelo que é representado pela maioria. Esse conceito é mais ou menos o seguinte: cristãos são pessoas ignorantes, que desprezam a ciência, se apegam superficialmente a Bíblia (isto é, nem mesmo a Bíblia é bem conhecida pelos cristãos) e vivem uma utopia de futuro não compatível com o presente. Assim pensam os agnósticos.
No entanto, o testemunho deveria ser tal que essas pessoas tivessem que se calar. Por quê é esse o conceito? Porque apenas uma minoria de cristãos vive o cristianismo com zelo, a maioria é um pouco do mundo e um pouco de CRISTO. Quem tem um pouco de inteligência percebe facilmente a contradição da fé, pois tal estilo de vida dá razão a satanás, que vive dizendo: é impossível obedecer a DEUS.
E mais. Onde está o poder dos cristãos? O poder que dizem ter, de proteção, de milagres, de vida santificada? Ironicamente esse poder se expressa aparentemente em igrejas que na verdade negam grande parte da Bíblia, a começar pelos Dez Mandamentos. É um poder falso, sabemos disso, mas é um poder. Embora vindo de satanás, a maioria das pessoas é enganada por esse poder, e muitos dos adventistas também estão sendo enganados. É preciso refletir, afinal, o que é ser “cristão adventista”. Se não fizermos tamanha diferença a ponto de chamar a atenção positiva de todos os cidadãos do mundo, algo está errado com nosso testemunho. Precisamos de uma reforma e de um reavivamento radical.
Pois a orientação sábia de Paulo (Efésios 2:10) e Tito 2:14) diz que fomos feitos por CRISTO, isto é, refeitos, recriados, para boas obras. Ele nos remiu e nos purifica para sermos zelosos de boas obras.
O que querem dizer esses versos? Que JESUS morreu por nós para nos salvar das obras más, para que deixemos essas obras para trás, e sejamos dedicados na prática do bem em tudo o que fizermos. É isso que tais versos estão dizendo. Resumindo: fomos salvos por JESUS. Todos os seres humanos já foram salvos. Ele morreu por todos. Agora, cabe a cada um de nós individualmente confirmar essa salvação. Como se confirma? Praticando boas obras, e assim permaneceremos salvos. E como se faz para praticar cada vez mais boas obras? Sabe como se faz? Se não souber, re-estude a lição de ontem.
Irmãos, essas lições não foram escritas por acaso. Estamos já entrando na sacudidura. Estamos sendo selecionados. Quem nos seleciona para a salvação ou para a morte eterna? Nós mesmos. Entenda isso, as condições de opressão contra os verdadeiros cristãos estão se tornando complicadas, e permanecerão no caminho da vida eterna aqueles que se entregarem a JESUS, todos os dias, para com Ele fazerem a vontade de DEUS Seu Pai. Não temos mais muito tempo para empurrarmos a nossa salvação de barriga. É preciso um dia desses, cada um de nós, tomar uma atitude definitiva, ou por JESUS, ou pelo mundo. Não dá mais para ficar na mornidão como assistindo um espetáculo de luta entre CRISTO e satanás, e torcer por CRISTO. É preciso nos envolvermos, e isso começa pela tomada de posição quanto a nossa natureza: se queremos mesmo ser transformados ou se pretendemos continuar a ser um pouco do mundo e um pouco de DEUS. Quem se mantiver nessa situação, uma coisa é certa, essa pessoa será sacudida, pois ela não suportará a pressão vinda por parte de satanás e seus agentes. Esses não terão o poder a mais para que a tal pressão não seja superior a sua capacidade de suportar. Isso é sério, pois disso depende o nosso futuro eterno.

  1. Aplicação do estudo Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
Esta semana me vi por dentro. Fui fazer uma endoscopia do esôfago. Aí que descobri o que querem dizer sobre a tal da “beleza interior”.
Quando olhamos no espelho, vemos apenas a nossa aparência externa. É a que menos vale, mas a mais apreciada. E também por ela que somos muitas vezes julgados.
DEUS não faz endoscopia do esôfago, Ele é capaz de ver o que existe em nosso cérebro, e o que se passa em nossos pensamentos. Ele sabe o que temos armazenado em nossa mente. Tomara que nunca os homens inventem um aparelho para descobrir que informações e que conhecimentos temos em nosso cérebro. Que vergonha muitos de nós, aliás todos nós, passaríamos. Iríamos corar de vergonha, nos sentiríamos humilhados.
Analise o seguinte. Se alguém um dia desses fizer uma devassa em teu computador. Que ele descobriria lá dentro. Isso pode ser feito! Em que sites da internet você navega? O computador é como uma extensão de nosso cérebro, e os homens conseguem saber o que se passou por ali.
Aí, vendo o que tem em nosso cérebro, e em nosso computador ou computadores, surge a pergunta: como é que poderemos ser bons? O máximo que podemos fazer, é fingir de ser bons. Com a história registrada na mente se revela o que de fato somos. Para sermos diferentes, só mesmo pela transformação. Temos que mudar, ou nunca seremos bons de verdade, como JESUS conseguiu ser. Precisamos fazer uma entrega diária para que o ESPÍRITO SANTO nos transforme em cada neurônio, e nos torne uma nova criatura. É disso que precisamos, uma vida cristã na prática, todos os dias da semana.

escrito entre:   02/01/2010 a 03/12/2009
revisado em   03/12/2009


Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails