terça-feira, 15 de maio de 2007

Quem é o verdadeiro Superman?

Retirado do blog do Michelson Borges

Outro dia, vi uma notícia no sítio do UOL sobre o novo filme do Superman. Deixem-me dizer algo a respeito desse super-herói. O Super-Homem – como é conhecido aqui no Brasil – era meu herói favorito. Quando criança e juvenil, eu comprava gibis do Super-Homem. Eu lia notícias acerca dele. Ainda lembro quando assisti no Super Cine, em 1983, ao filme de Richard Donner “Superman, the Movie”. Que Clássico! Fiquei maravilhado! Um herói de bom caráter, e ainda com aqueles superpoderes? Eu não ligava para o fato de ele usar a cueca por cima das calças... e o elegi, a partir de então, como um dos ícones de minha infância.
h
O personagem, criado em 1933 pelo roteirista Jerry Siegel e seu amigo de infância, o desenhista Joe Shuster, rendeu milhões de dólares para a editora americana DC Comics. Entre 1953 e 1957, a rede de televisão americana ABC produziu uma série sobre as aventuras do Super-Homem estrelada pelo ator George Reeves. Os filmes eram em preto-e-branco e tinham trucagens primárias, mas fizeram tanto sucesso que o seriado ficou no ar durante quatro anos.

Mas o divisor de águas foi mesmo o glamuroso filme de Donner, de 1978. Em 77, os irmãos Alexander e Ilya Salkind conseguiram os direitos para adaptar o personagem dos quadrinhos para o cinema. Os dois primeiros filmes, “Superman, the Movie” e “Superman 2”, este dirigido por Richard Lester, fizeram um sucesso estrondoso, revelando o ator Christopher Reeve (curiosamente com um sobrenome parecido com seu antecessor televisivo). Agora, o mesmo Richard Lester ressuscita o personagem em um novo filme, “Superman, o Retorno”, o qual, por sinal, foi muito bem recebido pela ácida crítica hollywoodiana.

Fazendo ligeira digressão, analisemos o assunto sob um prisma espiritual. A história do “Homem de Aço” é cheia de semelhanças com a de Jesus. Costumo dizer que ela é “messiânica”. Senão, vejamos:

• O personagem dos quadrinhos veio de outro planeta, não é humano. Da mesma forma, Cristo veio do Céu para este mundo. O engraçado é que os dois chegam aqui como bebezinhos!

• O Super-Homem veio de um mundo chamado Kripton. Lá, seu pai Jor-El lhe dá o nome de Kal-El. Sim, este é o nome verdadeiro do herói, dado por sua família biológica. Clark Kent é o nome que recebeu de seus pais terrestres. Ora, sabemos muito bem que o étimo El, no hebraico antigo, significa “Deus” (como em El Shaddai – Deus Todo-Poderoso). Seguindo esse raciocínio, o nome Kal-El traduz a idéia de alguém que é filho dos deuses.

• Ambos os personagens possuem um arquiinimigo...

• O super-herói tem poderes especiais, oriundos de sua origem extraterrena. Da mesma forma, Cristo, sendo um Ser híbrido, possui especial ligação com o Céu, realizando coisas sobrenaturais.

• O Superman está sempre envolvido em missões do tipo “salvar a Terra”. Essa façanha, porém, já foi desempenhada por Jesus!

• Para concluir, o personagem é pintado como um estereótipo do homem perfeito: bonito, jovem, inteligente e bondoso. Todas qualidades desejáveis em um messias, não é mesmo...?

Diante de tantos atributos, alguém comentou comigo recentemente: “Pena que o Super-Homem não exista de verdade... Não seria o máximo alguém assim?” Sim... seria. O problema é que, na vida real, as coisas não são tão fantasiosas.

Nos bastidores das grandes produtoras de cinema, durante muito tempo, comentou-se a respeito da “maldição do Superman”. Começou-se a observar que muitas das pessoas envolvidas com a produção dos filmes do herói tinham fins trágicos, prematuros. Após o término da série televisiva dos anos 50, o ator George Reeves ficou sem emprego, entrando numa crise depressiva e vindo a se suicidar em 1959, aos 45 anos, saltando da janela de um prédio, como o personagem costumava fazer.

Christopher Reeve, astro dos quatro longas (1978 a 1987), acidentou-se com um cavalo e quebrou a coluna, ficando tetraplégico. Respirando com a ajuda de aparelhos e utilizando as últimas técnicas médicas para tentar se reabilitar; morreu em outubro de 2004, depois de ter passado dez anos em uma cadeira-de-rodas.

A atriz Margot Kidder, que interpretou Lois Lane, a namorada de Clark Kent nos quatro filmes, também atravessou alguns revezes. Primeiro, ela sofreu um acidente de carro em 1990 que afetou seriamente sua região pélvica. Por dois anos, lutou contra as seqüelas e ficou sem trabalhar. Em 1996, a polícia encontrou Margot andando sem rumo por uma estrada e falando frases sem sentido. Encaminhada para tratamento, descobriu-se que ela havia sofrido grave crise de depressão.

Naquele sábado à noite, ao término da sessão do Super Cine, meu pai virou-se para mim e comentou, em tom pensativo: “Pois é, meu filho, nunca se esqueça de que existe Alguém que é muito maior que esse Super-Homem.” Aquelas palavras me impressionaram muito, e posso até hoje vislumbrar o semblante de meu "velho" ao pronunciá-las. Sua intenção era louvável. Desejava deslocar o foco de minhas emoções e sonhos para Aquele que é o Super-Homem real.

Sim, esse Herói existe. É Cristo, o Deus-Homem que veio do Céu com a missão de salvar a humanidade da destruição. Não precisamos ficar desapontados, pois nesse caso não se trata de uma alegoria, um personagem sem vida, falso. Jesus é real, e desde que subiu ao Pai, após Sua ressurreição, foi entronizado como Soberano do Universo e Resgatador dos seres humanos. Nada pode detê-Lo. Ele tem a verdadeira invulnerabilidade. Sua “visão de raios-X” pode penetrar profundamente em nossa alma, e enxergar nossas lutas mais contundentes.

Os homens, no entanto, não fizeram caso dEle. Preferem a ficção. O inimigo de Deus entorpece as mentes com muitas coisas extraordinárias, porém irreais. O resultado é confusão, descrença, ceticismo. Lamentam não existir o “Homem de Aço”, sendo verdade que Alguém muito mais poderoso que ele reina nos Céus, e ninguém se importa.

Quer saber se é veraz a tal “maldição do Super-Homem”? Não sei. Mas de uma coisa tenho certeza: Deus não deixará terminar ileso nenhum falsário que se apresente aos Seus filhos como messias. Ele não admite imitações [baratas]; sempre vindica o Seu nome. Só há um Messias: Jesus Cristo, homem (I Timóteo 2:5).

(Marcel Régis Volponi Antunes)

Nota: Apenas mais um detalhe: o verdadeiro Super-Homem retornará à Terra, de fato, não num filme.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails