quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 2 - 1º Trim. 2012


Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Primeiro Trimestre de 2012
Tema geral do trimestre: Vislumbres do Nosso DEUS
Estudo nº 02 – No Princípio
Semana de   7 a 14 de janeiro
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Ijuí - RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar:NEle foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a Terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dEle e para Ele” (Col. 1:16).

Introdução de sábado à tarde
O que existe teve, em alguma época, princípio. Não existiu sempre. Em nossa curta inteligência temos condições de entender que, exceto DEUS, tudo o mais teve algum início, não existiu sempre. Ou seja, com exceção de quem é imortal, nada existiu desde sempre.
Há duas explicações sobre a origem de tudo. Uma diz que essa origem veio da inteligência; outra, do acaso. A primeira diz que no princípio da criação, nessa Terra, tudo era perfeito; a segunda diz que uma explosão formou o caos e que depois as coisas foram se organizando por meio de conflitos. Uma diz que por causa do pecado ocorrem os conflitos; a outra diz que os conflitos geram organização. Uma exatamente oposta à outra. Não há como aceitar as duas ao mesmo tempo; são mutuamente excludentes.
A primeira explica que antes de tudo, desde a eternidade, existia DEUS. A segunda diz que existia uma esfera muito compacta. DEUS criou tudo, ou a bola explodiu. Essas são as alternativas de explicação da origem de tudo.
Do ponto de vista dos cristãos, evidentemente a origem de tudo vem de um DEUS Criador. E a explicação alternativa, evolucionista, só pode ser uma contestação vinda de satanás. Não é de se imaginar que, em relação às origens, ele deixasse de atacar. A questão das origens é essencial para o cristianismo. Pois, se não houve criação, então não há DEUS; e se não há DEUS, como diria Paulo, é vã a nossa fé. Um dos grupos, os evolucionistas ou criacionistas, está enganado, e labuta em erro. E, pelo que nós criacionistas cremos e sabemos, bem logo essa questão ficará absolutamente resolvida: quando DEUS Se manifestar em Sua glória e poder.
De qualquer maneira, para pessoas inteligentes, posicionar-se pelo criacionismo não há nada a perder, e posicionar-se pelo evolucionismo não há nada a ganhar. Por exemplo, se crermos em DEUS, e seguirmos os princípios bíblicos de estilo de vida, só teremos vantagens. Viveremos mais saudáveis e teremos durante a vida grande esperança. E se o criacionismo for verdadeiro, também será verdade a segunda vinda de CRISTO. E quando Ele vier, seremos salvos e teremos ganhado tudo.
Mas se a criação for uma mentira, nada perderemos com isso; ainda ganharemos, pois teremos em nossa curta vida muito maior felicidade e seremos bem mais saudáveis, como bem sabemos.
De qualquer forma, seria bem intrigante termos todas essas orientações científicas de vida saudável dadas por profeta, mas DEUS não existir. Seria também intrigante as profecias serem absolutamente precisas e confiáveis, no entanto, DEUS não existir. Seria intrigante a quantidade de transformações na vida das pessoas, porém DEUS não existir. E por aí vai.
E, digamos que o evolucionismo esteja errado, como cremos, sendo então, o criacionismo verdadeiro. Aí os que seguem a CRISTO, serão salvos para a vida eterna. Além disso, já terão tido uma vida superior aqui na Terra. E os evolucionistas terão perdido a vida eterna além de terem vivido em condições piores e de nunca terem experimentado o quanto é bom ter esperança. É muito arriscado ser evolucionista, bem como é uma posição sem perspectivas. É que o evolucionismo está lastreado no acaso, só nisso, e o criacionismo está lastreado num DEUS inteligente, capaz e que ama.


  1. Primeiro dia: Semana da criação
Quem crê na evolução, ainda assim pode se declarar cristão? O papa João Paulo II disse que sim, mas a Bíblia diz que não. O papa certa vez declarou que o criacionismo e o evolucionismo não são incompatíveis. Como alguém que é visto como santo e infalível pode dizer algo tão fácil de contestar pela Palavra de DEUS?
Se lermos a Bíblia toda, não encontraremos margem alguma para o evolucionismo. Nesse assunto a Bíblia é taxativa: DEUS é o Criador, e tudo o que existe veio por meio dEle. Dizem as Escrituras que no princípio DEUS criou os Céus e a Terra. Então tudo se originou por meio de DEUS. Quando foi esse princípio? Não temos essa informação, mas certamente foi bem antes da criação da vida nesse planeta. Isso podemos ter certeza, pois, ao DEUS dar forma à Terra, que desde o princípio ficou sem forma e vazia, como outros planetas do sistema solar, já existiam anjos, já existia Lúcifer, e já estava em andamento o conflito entre Lúcifer e DEUS.
Podemos asseverar que tudo o que depende de DEUS para viver, como os anjos e outras criaturas, em algum tempo antes, foi criado. E tudo, para continuar existindo, depende de estar ligado, por meio do amor, a DEUS.
A criação é a antítese da evolução. Pela criação entendemos que houve um propósito. Pela evolução, não houve propósito, teria sido um acidente que resultou em algo positivo. Esse teria sido o acidente mais bem sucedido de todos os tempos. Nunca mais se repetiu.
Ao DEUS criar, Ele tinha algo em mente, um propósito especial. E qual teria sido esse propósito? Amar essas criaturas e providenciar que elas vivessem na maior felicidade eternamente, e ser amado por Suas criaturas. Ou seja, a criação se origina no princípio do amor, mas a evolução se fundamenta no princípio do ódio. Pela evolução se diz que há uma tremenda luta pela sobrevivência, e que sempre vence o mais forte, o que resulta na seleção natural das espécies, que assim vão se aperfeiçoando. Mas o que de fato vemos é que está havendo degeneração. Tudo o que existe, para continuar existindo, requer recebimento de energia. Nos lugares perfeitos, onde não entrou o pecado, DEUS mantém tudo, Ele fornece essa energia, e as coisas são perfeitas, portanto, nada envelhece nem degenera. Nesse mundo, nós injetamos energia (reformamos, trocamos, fazemos manutenção...), e mesmo assim, há degeneração. Por exemplo, a medicina avança e desenvolve novos medicamentos e novas formas de tratamento. Isso fez com que aumentasse a idade média de vida das pessoas. Contudo, a morte é certa, e o sofrimento só aumenta. As atuais doenças são cada vez mais de natureza psicológica, e as pessoas vivem cada vez mais angustiadas. Está faltando algo nesse planeta, falta a ligação com DEUS, de onde procede a vida.
Resumindo, podemos escolher crer no razoável ou no incrível. É razoável aceitar que vive desde a eternidade um Ser superior que foi capaz de criar tudo o que existe nesse planeta, e que há degeneração por causa do pecado, que não vem da vontade de DEUS. Essas duas coisas podem ser estudadas e observadas. Por exemplo, podemos estudar as profecias, e por elas descobrir evidências da existência de DEUS. Afinal, só Ele é capaz de prever o futuro com 100% de precisão. E você pode se olhar no espelho, e fica difícil concluir que o seu corpo complexo tenha se tornado assim, ao longo de bilhões de anos, tendo se originado de uma explosão, surgindo vida ao acaso, e tendo-se aperfeiçoado por meio de uma quase infindável sucessão de conflitos.
E quanto ao evolucionismo, onde, nesse mundo, se pode observar qualquer fenômeno que, deixado por sua conta, ao acaso, vai se aperfeiçoando, e não se degenerando? E onde lutas e combates têm resultado em um estado superior ao de antes?
Como é que ainda existem pessoas que acreditam na evolução!?
Isso Freud não explica, mas satanás sabe do que se trata, e a Bíblia explica!

  1. Segunda: O coração do Criador
DEUS criou tudo por Sua palavra. Vamos tentar imaginar como isso pode ter sido. Vamos imaginar o poder de DEUS em ação.
DEUS, para trabalhar, planeja. Ele não faz nada sem planejamento. Quanto tempo Ele necessita para planejar algo espetacular, como a Terra, não sabemos. Podemos ter certeza que Ele é capaz de elaborar o plano da Terra em tempo instantâneo. Mas, por alguns motivos, pode ser que não fosse assim. Podemos crer que Ele poderia ter criado a Terra e tudo o que nela há num só dia, até num só instante. Mas ele preferiu criar em sete dias. E o motivo porque criou em sete dias sabemos muito bem. Ele instituiu o sábado no sétimo dia daquela semana, criou um tempo de sete dias com finalidades de adoração, trabalho e descanso do trabalho. Havia um propósito em levar sete dias: seis para fazer todas as coisas e um para descansar.
Então imaginemos como pode ter sido a criação. DEUS falou: haja os animais, por exemplo, e lá estavam eles. Mas isso não foi mágico. Na infinita e poderosa mente de DEUS estavam definidos todos os detalhes genéticos, os códigos genéticos de todos os animais. E a Seu mando, os animais apareceram do nada, tal como era o Seu plano em Sua mente.
Seria possível tanto poder?
Ora, o ser humano trabalha de um modo parecido. Primeiro planejamos. Quando não planejamos, não fazemos as coisas bem feitas, pois agimos por improviso, ou estamos cumprindo a mesma rotina de sempre. Mas normalmente planejamos, fazemos projetos. E depois, trabalhamos na execução desses projetos. O nosso modo de trabalhar é um tanto diferente do de DEUS. Ele trabalha geralmente falando, ou pensando, mas nós precisamos “pôr mãos à obra”, ou seja, executar trabalho braçal. Vez por outra DEUS também trabalha assim, como foi no caso da criação de Adão e de Eva. Não que Ele não consiga criar um ser humano só pela palavra, mas foi vontade dEle primeiro formar um boneco e depois soprar o fôlego de vida. E foi vontade dEle criar Eva a partir de Adão. Assim Adão era parte de Eva e Eva parte de Adão; vieram de uma só carne, e isso tem um significado especial para o casamento.
Aqui se contempla o poder de DEUS: ser capaz de trabalhar, criando o que quiser, segundo a Sua vontade, ou, em outras palavras, segundo o plano que tem em mente.
E DEUS ficou muito feliz com a obra que realizou. Assim como um casal, noivos por exemplo, ou já casados, que acabaram de adquirir um terreno onde mais tarde pretendem construir sua casa. Vão lá, caminham sobre o terreno, e ficam planejando onde vai ser a casa, a horta, a garagem, etc. Parece que assim o ESPÍRITO de DEUS pairava sobre o planeta ainda a ser preenchido de beleza e de vida. DEUS Se alegra com o que faz, pois tudo o que Ele faz é perfeito, está bem organizado, é muito bom. A tal ponto é perfeito que os evolucionistas acham que para chegar à perfeição (mesmo com a degeneração do pecado, ainda há incrível ordem por aqui) deve ter levado bilhões de anos. Não foi assim, levou apenas uma semana, e não evoluiu, já saiu perfeito das mãos de DEUS, ou melhor, de Sua mente e boca. Os evolucionistas dizem que a ordem chegou a esse ponto por meio da luta e conflitos, com as vitórias dos mais fortes e mais aptos. Eles confundem a ordem que veio da mente de DEUS. Eles acham que deve ter havido gigantescas batalhas para chegar a esse ponto em que DEUS deixou as coisas. Conflitos jamais levam a que algo melhore. Os conflitos fazem degenerar, e a degeneração será mais rápida se não houver aporte de energia. Se DEUS não fizesse nada contra a degeneração pelo pecado, nesse mundo, a criação, pela luta entre os seres humanos, por certo já se teria extinguido. E, de fato, estamos chegando aos limites da sustentabilidade da criação. Ela está se desmanchando, e justo por causa das lutas entre maiores e menores.
Podemos assumir que, a perfeição que saiu das mãos de DEUS confundiu Darwin. Ou melhor, ele se deixou influenciar por interesses contrários ao relato da criação. Ele pensou que o acaso e a guerra selecionaram as coisas e a ordem adveio por essa via. É fácil enganar pecadores que não estejam firmados em DEUS. Qualquer conversa, e eles caem, seja no conto do bilhete premiado, seja na farsa da evolução. Ora essa, alcançar a perfeição por meio da destruição!

  1. Terça: Os céus proclamam
Vamos fazer um comparativo entre a criação e a evolução.
Naquela semana, quando DEUS criou todas as coisas, e nos dias e anos que se sucederam antes do pecado, o Éden era um lugar perfeito, portanto, maravilhoso. “Neste jardim o Senhor colocou árvores de toda variedade para utilidade e beleza. Havia árvores carregadas de luxuriantes frutos, de rica fragrância, belos aos olhos e agradáveis ao paladar, designados por Deus para alimento do santo par. Havia deleitosas vinhas que cresciam verticalmente, carregadas com o peso de seus frutos, diferentes de qualquer coisa que o homem tem visto desde a queda. Os frutos eram muito grandes e de coloração diversa; alguns quase negros, outros púrpura, vermelhos, rosados e verde-claros. Esses belos e luxuriantes frutos que cresciam sobre os ramos da videira foram chamados uvas. Eles não se espalhavam pelo chão, embora não suportados por grades, mas o peso dos frutos curvava-os para baixo. O feliz trabalho de Adão e Eva era moldar em belos caramanchéis os ramos das videiras, formando moradias de beleza natural, árvores vivas e folhagens, carregadas de fragrantes frutos.
“A Terra era coberta de uma bela verdura, onde milhares de perfumadas flores de toda variedade cresciam em profusão. Todas as coisas eram de bom gosto e esplendidamente dispostas. No meio do jardim estava a árvore da vida, sobrepujando em glória a todas as outras árvores. Seu fruto assemelhava-se a maçãs de ouro e prata, e destinava-se a perpetuar a vida. As folhas continham propriedades curativas.
“O santo par era muito feliz no Éden. Ilimitado controle fora-lhes dado sobre toda criatura vivente. O leão e o cordeiro divertiam-se pacífica e inofensivamente ao seu redor, ou dormitavam a seus pés. Pássaros de toda a variedade de cores e plumagens esvoaçavam entre as árvores e flores e em volta de Adão e Eva, enquanto seu melodioso canto ecoava entre as árvores em doces acordes de louvor a seu Criador.
“Adão e Eva estavam encantados com as belezas de seu lar edênico. Eram deleitados com os pequenos cantores em torno deles, os quais usavam sua brilhante e graciosa plumagem, e gorjeavam seu feliz, jubiloso canto. O santo par unia-se a eles e elevava sua voz num harmonioso cântico de amor, louvor e adoração ao Pai e a Seu amado Filho pelos sinais de amor ao seu redor. Reconheciam a ordem e a harmonia da criação, que falavam de sabedoria e conhecimento infinitos. Estavam continuamente descobrindo algumas novas belezas e excelências de seu lar edênico, as quais enchiam seu coração de profundo amor e lhes arrancavam dos lábios expressões de gratidão e reverência a seu Criador” (História da Redenção, p. 21 a 23).
Então, quando veio o pecado, aos poucos, ao longo de vários séculos, a Terra foi se degenerando. Os animais tornaram-se ferozes e passou a haver luta pela sobrevivência. O homem tornou-se cada vez mais ganancioso e egoísta, tal como já se havia tornado Lúcifer, e passou a guerrear com seus semelhantes, em vez de amar. A luta tornou-se uma rotina, e a destruição sempre sucede a construção. Há aumento da desconfiança entre os seres humanos, e a Terra está sendo destruída, desmantelada.
Darwin, vendo a luta, não sabendo sobre a criação, ou querendo desacreditar DEUS, julgou que sempre foi assim. E deu uma explicação que se tornou a predileta: os seres vêm sendo aperfeiçoados por meio da luta. Mas a luta apareceu por causa do pecado, o que é coerente, pois jamais se poderia imaginar ser essa luta algo tão positivo que por ela as coisas sejam aperfeiçoadas. Embora isso seja inadmissível, as pessoas, pecadoras, tem a propensão a crer nessa explicação. O conflito nunca aperfeiçoou alguma coisa, porém, muitos grandes cérebros acreditam que sim.
Como é fácil enganar pecadores! Sim, afinal, pecador tem predileção pelo erro.

  1. Quarta: A cruz e a criação
A lição, nesse dia faz um interessante paralelo entre a criação e a evolução. A evolução prega que é pela violência que tudo se aperfeiçoa. Isso deveria merecer uma investigação para colocar na cadeia os líderes que defendem a evolução, pois estão pregando algo em sentido contrário ao que deseja a união das igrejas em nossos dias.
Veja bem a incoerência dos fatos. No presente momento as igrejas estão realizando esforços para se unirem. E recebem apoio dos dirigentes dos países, de grandes empresários, etc. A motivação primeira para essa unidade com todo o gigantesco apoio global é a obtenção da “paz e segurança” no mundo. Mas porque buscar a paz, se a violência é algo tão bom, segundo esses mesmos líderes, que aceitam a evolução, e segundo a igreja católica, que também a aceita? Se por milhões de anos o mundo alcançou um estado tão desenvolvido (para os criacionistas é o contrário, o mundo na verdade está em pré estado de colapso), porque, justo agora, que já estamos nessa situação, iríamos mudar de estratégia, ir para a paz e rejeitar o conflito que aperfeiçoa? Deveríamos incentivar ainda mais violência e luta, para aperfeiçoar mais rapidamente o que ainda falta melhorar. Ou, se a violência agora já não resolve mais, nesse caso ela nunca deve ter feito o que os evolucionistas estão dizendo. Se agora o mundo busca tanto a paz e a segurança, então a teoria do aperfeiçoamento pelo conflito sempre foi uma farsa!
Qualquer pessoa que possua um mínimo de bom senso pode perceber facilmente que pela luta só se degenera, se destrói, se mata, se criam problemas ainda maiores. Mas pelo amor, aí sim, se gera nova vida, se constrói, se promove desenvolvimento, e por fim, se alcança a vida eterna.
O amor está no caminho da cruz. Foi lá que JESUS provou que o amor existe e que não é vingativo. Lá Ele provou que o método do amor é pelo caminho da paz, da reconciliação e do perdão, e ainda, da transformação e santificação. O amor cria, a violência destrói.
Por isso é que o pessoal do Ecumenismo e do Diálogo Interreligioso deveria patrocinar e defender o criacionismo. Afinal, eles dizem que a causa deles, para alcançar uma sociedade melhor, deve ser por meio da paz no mundo. Mas como querem alcançar a paz crendo que até aqui o mundo veio sendo aperfeiçoado pela violência ou luta com vitória sempre do mais forte? E se, ao contrário, a violência não serve para aperfeiçoar, como é que não se denuncia os evolucionistas como inimigos da lei e da ordem, justo num momento em que no mundo tanto se fala em alcançar a paz? De qualquer maneira, incoerentemente, serão denunciados, assim como JESUS foi, aqueles que pregam a Bíblia e o amor de DEUS.
Nesse mundo está tudo ao contrário.

  1. Quinta: Criação e recriação
Estou gostando da autora das lições. Ela está com um enfoque bem atualizado. Ela está encarando o evolucionismo com força, nos preparando para a grande controvérsia, quando a questão das origens se levantará, ao lado de outras questões.
Como é ridículo e mesquinho o pensamento evolucionista perto do bíblico, em relação ao futuro! O evolucionismo só nos garante mais guerra, mais luta, mais conflito e ódio, enquanto existir vida por aqui. Ou seja, mais morte, mais dor e mais tristeza.
Mas a promessa de DEUS, nas quais creio firmemente, promete que não haverá lembrança das coisas passadas (Is. 65:17) de tão bom que será o ambiente futuro. Promete novos céus e nova Terra (Isa. 66:22 e 2Ped. 3:13). Promete que o nosso nome não ficará apenas escrito num monumento, mas ficará para a posteridade estando nós vivos. Nosso nome será utilizado não para lembrança de quem existiu em um tempo passado, mas para nos chamar, e nós respondermos. E o principal, teremos a honra de sermos chamados por nosso DEUS. O Criador enxugará dos nossos olhos toda lágrima ou pranto, isto é, não haverá motivos para choro. Lá não haverá morte nem luto. As primeiras coisas terão passado, elas já não existem (ver Apoc. 21:4).
E o que dizem os evolucionistas? Eles se reportam a milhões de anos para o passado, e quanto ao futuro, só prometem mais lutas, guerras e destruições, e muita tristeza. Dizem que assim tudo se aperfeiçoa; enquanto os criacionistas, muito mais esperançosos, olham para milhões de anos no futuro. Melhor, olham para a eternidade futura, e se alegram de que nunca morrerão, que viverão num reino onde há vida, amor e justiça, tudo perfeito. Nosso foco não é no passado, esse queremos esquecer. Nós temos a perspectiva do futuro, esse queremos viver, juntos com nosso Criador. É mesquinho ser evolucionista, uma visão pessimista de tudo, tão degradada que só consegue acreditar nos efeitos do pecado, como sendo a solução. Esses efeitos são aquelas coisas que DEUS promete que ficarão no passado, e que não serão nem lembradas.
Outra coisa impressionante. Já se deu conta que quando a Terra for totalmente purificada pelo fogo e quando o Senhor a recriar, nós estaremos assistindo de dentro da cidade? Veremos a extinção de tudo, o que não será agradável, mas depois, veremos o Criador em ação. Por certo O veremos pronunciando o que deve aparecer, a cada momento. Não se sabe se a recriação vai ocupar seis dias, talvez. Mas é de se supor que assistiremos o Criador trabalhando. Isso deverá ser tão intensamente emocionante que não teremos mais condições de lembrar das coisas passadas, e nem de chorar pelo que passou.

  1. Aplicação do estudo Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
“Pela palavra do Senhor foram feitos os céus; e todo o exército deles, pelo espírito da Sua boca” (Sal. 33:6). “Visto como o livro da natureza e o da revelação apresentam indícios da mesma mente superior, não podem eles deixar de estar em harmonia mútua. ... Inferências erroneamente tiradas dos fatos observados na natureza têm, entretanto, dado lugar a supostas divergências entre a ciência e a revelação. ... Tem-se pensado que a geologia contradiga a interpretação literal do relatório mosaico da criação. Pretende-se que milhões de anos fossem necessários para que a Terra evoluísse do caos; e com o fim de acomodar a Bíblia a esta suposta revelação da ciência, supõe-se que os dias da criação fossem períodos vastos. ... Tal conclusão é absolutamente infundada” (Educação, p. 128 e 129).
“Em relação à obra da própria criação diz o testemunho divino: "Porque falou, e tudo se fez; mandou, e logo tudo apareceu." Sal. 33:9. Para Aquele que assim poderia evocar à existência inumeráveis mundos, quanto tempo seria necessário para fazer surgir a Terra do caos? ... É verdade que vestígios encontrados na terra testificam da existência do homem, animais e plantas muito maiores do que os que hoje se conhecem. ... Mas com referência a estas coisas a história bíblica fornece ampla explicação. Antes do dilúvio o desenvolvimento da vida vegetal e animal era superior ao que desde então se conhece. Por ocasião do dilúvio fragmentou-se a superfície da Terra, notáveis mudanças ocorreram, e na remodelação da crosta terrestre foram preservadas muitas evidências da vida previamente existente. ... Estas coisas, ... são testemunhas a testificarem silenciosamente da verdade da Palavra de Deus” (Educação, p. 129).
“Precisamente como Deus realizou a obra da criação, jamais Ele o revelou ao homem; a ciência humana não pode pesquisar os segredos do Altíssimo. Seu poder criador é tão incompreensível como a Sua existência” (Patriarcas e Profetas, p 113).
A teoria da evolução é uma explicação simplista e inaceitável pela inteligência humana, da origem da Terra. Só pode ser entendida pelo intuito de desacreditar da revelação bíblica. Pois bem, assim como a explicação bíblica de nossa origem insere inteligência superior na criação (design inteligente), assim mentes superiores conseguem aceitar essa explicação, mas precisa ter uma mente viciada (preconceituosa) contra DEUS para aceitar o evolucionismo. A rigor, o evolucionismo é incoerente, ele é aceito porque pessoas querem ou sentem a necessidade de provar que DEUS não existe. Na guerra entre satanás e DEUS, tal postura é evidente, e deve ser esperada e entendida como uma estratégia do inimigo.

escrito entre  07 e 12/12/2011
revisado em 13/12/2011
corrigido por Jair Bezerra

A partir desse ano estamos também fazendo comentários da Lição da Escola Sabatina em vídeo, voltados para pessoas de todas as igrejas e religiões. Assista o comentário clicando aqui.

Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos. Entende que há servos sinceros e fiéis de DEUS em todas as igrejas que no final dos tempos se reunirão em um só povo e serão salvos por JESUS em Sua segunda vinda a este mundo.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails