sábado, 18 de junho de 2011

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 13 - 2º Trim. 2011

Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Segundo Trimestre de 2011
Tema geral do trimestre: Vestes da Graça
Estudo nº 13 – Revestidos de CRISTO
Semana de   18 a 25 de junho
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Ijuí - RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar:Pelo contrário, revistam-se do Senhor JESUS CRISTO, e não fiquem premeditando como satisfazer a carne” (Rom. 13:14, NVI).

Introdução de sábado à tarde
Absolutamente tudo nesse mundo deteriora; vai de uma situação para outra inferior e menos organizada. Para evitar essa tendência é necessário investimento. Por exemplo, um automóvel, para se manter útil, de tempos em tempos precisa de manutenção. O nosso corpo também. E mesmo assim, nada por aqui dura para sempre. Essa é a condição do pecado.
Em ambientes de pecado, se nada for feito, dura-se pouco tempo. Se alguma coisa for feita, dura-se algum tempo a mais. E se for uma vida humana, e ela for entregue a JESUS, pode durar mais tempo que qualquer outra providência possível aqui nessa Terra. E ainda tem a promessa de se tornar eterno quando JESUS voltar.
Além das consequências naturais do pecado, está satanás agindo por aqui. “Ao mesmo tempo em que aparece aos filhos dos homens como grande médico que pode curar todas as enfermidades, trará moléstias e desgraças até que cidades populosas se reduzam à ruína e desolação. Mesmo agora está ele em atividade. Nos acidentes e calamidades no mar e em terra, nos grandes incêndios, nos violentos furacões e terríveis saraivadas, nas tempestades, inundações, ciclones, ressacas e terremotos, em toda parte e sob milhares de formas, Satanás está exercendo o seu poder. Destrói a seara que está a amadurar, e seguem-se fome, angústia. Comunica ao ar infecção mortal, e milhares perecem pela pestilência. Estas visitações devem tornar-se mais e mais frequentes e desastrosas. A destruição será tanto sobre o homem como sobre os animais. "A Terra pranteia e se murcha", "enfraquecem os mais altos dos povos. ... Na verdade a Terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto transgridem as leis, mudam os estatutos, e quebram a aliança eterna." Isa. 24:4 e 5” (O grande conflito, 589 e 590).


  1. Primeiro dia: Herdeiros conforme a promessa
A expressão a ser estudada hoje é: “Revestidos de CRISTO.” Qual é o seu significado? Encontramos duas citações de Ellen G. White que explicam isso. A primeira nos diz o que devemos fazer; a segunda, o que evitar para sermos salvos, portanto, as duas se complementam para sabermos o que de fato é estar revestidos de CRISTO.
 “Estai em Mim, e Eu, em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em Mim. João 15:4.
“Não é um contato casual com Cristo que precisamos, mas sim permanecer nEle. Ele vos chamou para que permaneçais nEle. Não vos propõe uma bênção passageira, conseguida ocasionalmente mediante o fervoroso buscar ao Senhor, e perdida depois, ao vos empenhardes nos comuns deveres da vida. Vosso permanecer em Cristo tornará leve todo dever necessário, pois Ele carrega o peso de cada fardo. Ele tomou providências para que nEle permaneçais. Isso quer dizer que deveis estar cônscios da habitação de Cristo em vós, deveis estar continuamente com Cristo, de modo que vosso espírito esteja animado e fortalecido, em virtude de vos haverdes revestido de Cristo. ...
“Não fiqueis fora de Cristo, como o fazem muitos cristãos professos de hoje. "Estai em Mim, e Eu, em vós" é coisa possível de ser feita, pois o convite não seria feito se não o pudésseis atender. João 15:4. Jesus, nosso Salvador, está constantemente a atrair-vos por Seu Santo Espírito, atuando em vossa mente, para que permaneçais em Cristo. ... As bênçãos por Ele concedidas relacionam-se todas com vossa ação individual. Será Cristo rejeitado? Diz Ele: "O que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora." João 6:37. De outra classe diz Ele: "Não quereis vir a Mim para terdes vida." João 5:40.
“Tendes vós, terei eu, compreendido plenamente o gracioso convite: "Vinde a Mim"? Diz Ele: "Estai em Mim." Não diz: "Estai comigo." "Entendei o Meu chamado: Vinde a Mim para ficar em Minha companhia." Concederá livremente todas as bênçãos relacionadas com Ele mesmo, a todos os que a Ele forem, pedindo a vida.
“Possui Ele algo melhor para vós, do que uma bem-aventurança passageira, como a que sentis quando buscais ao Senhor em oração fervorosa. Ter um diálogo com Cristo é apenas como uma gota no balde. Tendes o privilégio de ter Sua presença permanente, em lugar de um privilégio transitório, que não vos acompanha ao vos entregardes aos vossos deveres da vida. ... Porventura a ansiedade, a perplexidade e os cuidados vos afugentarão da companhia de Cristo? Confiamos menos em Deus quando nos encontramos na oficina de trabalho, no campo, na praça pública? ...
“O Senhor Jesus permanecerá convosco e vós com Ele, em todos os lugares. Manuscrito 194, 1898” (Nos Lugares Celestiais, MM, 1968, p. 55).
“Jovens cristãos, tenho visto em alguns de vós um amor pelo vestuário e a exibição que me tem entristecido. Tenho visto tanta vaidade no trajar em alguns que têm sido bem instruídos, que têm desfrutado os privilégios religiosos desde o berço, e que se têm revestido de Cristo mediante o batismo, professando assim estar mortos para o mundo; tenho visto uma vaidade no vestuário e leveza de conduta, que tem ofendido ao querido Salvador, sendo ao mesmo tempo uma vergonha para a causa de Deus. Tenho observado com dor vosso declínio religioso, e vossa inclinação a enfeitar e adornar vosso vestuário. Alguns têm sido bastante infelizes para chegar a possuir correntes ou alfinetes de ouro, ou ambas as coisas, e têm mostrado o mau gosto de exibi-los, fazendo-os notórios a fim de chamarem a atenção. Não posso deixar de relacionar essas pessoas ao vaidoso pavão, que exibe suas suntuosas penas à admiração dos outros. É tudo quanto essa pobre ave possui para atrair a atenção; pois sua forma e a voz nada têm de atrativas” (I Testemunhos Seletos, p. 350 e 351).
Irmãos, são os pecados que nos separam de CRISTO. Se conhecemos algo que o Céu não aprova, e se não somos humildes para nos entregarmos inteiramente aos cuidados transformadores de nosso Salvador, então não devemos reclamar se as Suas bênçãos parecem distantes.

  1. Segunda: Nenhuma provisão para a carne
Conheço um cristão que há décadas vem buscando ser uma boa pessoa. Ele é verdadeiramente bem intencionado; sempre foi. Sua vida é uma constante luta para melhorar como pessoa, ser uma pessoa honesta; ser bom filho, ser bom marido; ser bom pai, ser bom cidadão cumpridor das responsabilidades com seu país e ser bom membro da igreja, trabalhando pela salvação de outras pessoas. É um bom trabalhador; junto com a esposa fez crescer o patrimônio da família, e em seu lar nunca faltou nada. Ele nunca teve dificuldades com a lei dos homens, e a comissão da igreja nunca teve que se reunir por algum motivo negativo que ele tenha provocado.
O que acham vocês de uma pessoa com esse perfil? Está salvo? Não está? Pode alguém ser melhor que uma pessoa assim?
O que JESUS diria a uma pessoa assim? Talvez Ele dissesse que deixasse tudo de lado e O seguisse. Veja bem, não é a todos que JESUS pede que venda tudo para O seguir. Só àqueles que adoram as riquezas, pelo que elas se tornam em motivo de perda da vida eterna. Mas àqueles que são pessoas equilibradas, pode até acontecer de serem abençoadas e enriqueçam, em vez da necessidade de venderem tudo. Se a riqueza não chega a ser problema ameaçador da vida eterna a determinada pessoa, DEUS jamais pediria a essa pessoa que vendesse tudo, e se tornasse outro pobre. Só se deve fazer isso se a outra alternativa é a perda da vida eterna.
Então, como avaliamos essa pessoa que descrevemos antes?
Tudo isso é importante se fazer, mas, se essa pessoa não tiver amor (I Cor. 13:1 a 8 e 13), de nada adianta, vai perder a vida eterna.
Nós, nascidos em pecado, que vivemos em ambiente pecaminoso, que de tão errado que é há muitos séculos, o mal, o erro, até parece algo normal. Por nossos esforços até conseguimos melhorias em nossa vida – afinal, somos seres racionais, feitos com inteligência e capacidade de tomar decisões e de realizar coisas. E até podemos, por meio dos esforços, obter grandes avanços para melhor, em nosso modo de viver.
Vamos ao ponto vital: se tudo o que obtivermos não tiver por foco o amor de DEUS, tudo é o mesmo que nada.
Por que é assim? Se nós não crescermos na capacidade de amar, que só se aprende se formos ensinados pelo ESPÍRITO SANTO, e Ele só nos ensinará se nos entregarmos a JESUS humildemente, então todos os nossos progressos em outros aspectos, também bons e necessários, serão provisórios, faltando sempre o essencial.
Ninguém é bom se não souber amar. A essência para ser salvo é aprender a amar, pois se o souber, aí sim, a sua vida mudará de modo autêntico, por meio de transformação de glória em glória, cada vez mais parecidos com o caráter de CRISTO.

  1. Terça: Despir e vestir
Para que sejamos salvos, há que ocorrer uma profunda mudança em nossa vida. Duas coisas devem ocorrer: deixar completamente a velha natureza e assumir totalmente a nova natureza. “Deus requer a santificação do homem completo: corpo, alma, e espírito. O Espírito Santo implanta uma nova natureza, e molda mediante a graça de Cristo o caráter humano, até que a imagem de Cristo esteja aperfeiçoada” (Olhando para o Alto, MM de 1983, p. 21).
O ser humano renovado por completo é um trabalho que DEUS precisa fazer. Ele o fará se nós desejarmos. Renovada, a pessoa deixará de pensar nas coisas dessa Terra; os seus interesses se voltarão para as coisas do alto. “Se continuarmos mantendo nossos olhos fixos no Autor e Consumador de nossa fé seremos salvos. Mas nossas afeições devem ser postas nas coisas do alto, não nas coisas da Terra. Pela fé devemos erguer-nos mais e mais alto nas realizações da graça de Cristo. Pela contemplação diária de Suas insuperáveis belezas, devemos crescer mais e mais à Sua gloriosa imagem. Enquanto assim vivemos em comunhão com o Céu, Satanás lançará sua rede mas em vão” (Minha Consagração Hoje, MM 1998 e 1953, p, 105).
Alguém em processo de santificação, será, na verdade, um novo homem. Esse terá deixado para trás a sua velha natureza pecaminosa, o seu velho homem, cujos interesses estão nessa Terra. Ele se terá despido dessa velha natureza que o dominava, e se revestirá do novo homem, de uma nova natureza. “Mas para Paulo, a cruz era o único objeto de supremo interesse. Desde que fora detido em sua carreira de perseguição contra os seguidores do crucificado Nazareno, jamais cessara de se gloriar na cruz. Nesse tempo fora-lhe dada uma revelação do infinito amor de Deus, como revelado na morte de Cristo; e maravilhosa transformação tinha-se operado em sua vida, pondo em harmonia com o Céu todos os seus planos e propósitos. Desde esse momento tornara-se um novo homem em Cristo. Ele sabia por experiência pessoal que quando um pecador uma vez contempla o amor do Pai, como se vê no sacrifício de Seu Filho, e se rende à divina influência, tem lugar uma mudança de coração, e desde então Cristo é tudo em todos” (Atos dos Apóstolos, 245).

  1. Quarta: Num piscar de olhos
“Esperamos chegar afinal ao Céu e unir-nos ao coro celestial? Justamente como vamos para a sepultura haveremos de ressurgir, no que toca ao caráter. ... Agora é o tempo de lavar e passar a ferro. É tempo de lavar nossas vestes e branqueá-las no sangue do Cordeiro. ...
“João viu o trono de Deus e ao redor desse trono uma multidão, e indagou: Quem são esses? Veio então a resposta: "Estes são os que... lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro." Apoc. 7:14. Cristo os guia às fontes de águas vivas, e ali está a árvore da vida, e está também o precioso Salvador. É-nos apresentada uma vida imensurável como a vida de Deus. Não haverá lá dor, nem tristeza, nem doença ou morte. Tudo é paz, harmonia e amor. ...
“Agora é o tempo de receber graça, força e poder para combiná-los com os nossos esforços humanos, a fim de podermos formar caracteres para a vida eterna. Isto fazendo, veremos que os anjos de Deus nos servirão, e seremos herdeiros de Deus e co-herdeiros de Jesus Cristo. E quando soar a última trombeta, e os mortos forem chamados de sua prisão e transformados num momento, num piscar de olhos, coroas de glória eterna serão colocadas na fronte dos vencedores. Os portais de pérola revolver-se-ão sobre seus gonzos, abrindo-se completamente às nações que guardaram a verdade, e elas entrarão. Terminado está o conflito.
“"Vinde, benditos de Meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo." Mat. 25:34. Queremos esta bem-aventurança? Eu quero, e creio que vós também a quereis. Que Deus vos ajude, para que possais pelejar as batalhas desta vida e alcançar a vitória dia a dia, e afinal estar entre o número dos que hão de rojar as coroas aos pés de Jesus e dedilhar as harpas de ouro, enchendo o Céu da mais doce música! Quero que ameis meu Jesus. Dai a Jesus aquilo que Ele comprou com o Seu próprio sangue. Não rejeiteis meu Salvador, pois Ele por vós pagou preço infinito. Vejo em Jesus encantos sem-par, e quero que também vós vejais esses encantos” (O Cuidado de DEUS, MM de 1995, p. 195).

  1. Quinta: Nossa habitação celestial
Os antigos possuíam expressões e significados diferentes de nós. O corpo eles entendiam como se fosse uma habitação; a roupa o revestimento dessa habitação, e a casa era o lugar maior para morar. Por isso Paulo fala do corpo como um tabernáculo, que para ele seria uma habitação sagrada como o templo do ESPÍRITO SANTO. O corpo é uma casa especial para uma vida importante, como DEUS considera a nossa vida. É algo parecido como a concha do mar, que é a casinha do molusco que vive dentro dela, mas que também faz parte do animal.
O nosso corpo, nesse mundo sofre, e nós sentimos a dor que dele vem. Pode ser que nos machuquemos, pode ser que adoeçamos, e certamente sentimos o enfraquecimento e dores pelo envelhecimento. E por mais que cuidemos do corpo, tudo o que podemos conseguir é que ele aguente um pouco mais de tempo, e que seja mais saudável, o que é importante, mas ele não vai durar eternamente. Pelas descobertas de hábitos saudáveis a expectativa de vida aumentou, de 36 anos para, hoje, mais de 70 anos. Pessoas que cuidam da saúde conseguem uma velhice melhor. Mas uma coisa é certa: a fraqueza e a morte vêm. Portanto, a vida dos seres humanos nesse planeta é sofrida. Mas sabemos que: “As agonias da morte foram as últimas coisas que eles sentiram. ... Quando eles acordarem, todo o sofrimento terá passado. ... As portas da cidade de Deus se revolvem sobre seus gonzos, ... e os resgatados de Deus entram pelo meio de querubins e serafins. Cristo lhes dá as boas-vindas e põe Sua bênção sobre eles: "Muito bem, servo bom e fiel; ... entra no gozo do teu Senhor." Mat. 25:21” (Mensagens Escolhidas, vol. 3, p. 431).

  1. Aplicação do estudo Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
“No princípio, o Pai e o Filho repousaram no sábado após Sua obra de criação. Quando "os céus, e a Terra e todo o seu exército foram acabados" (Gên. 2:1), o Criador e todos os seres celestiais se regozijaram na contemplação da gloriosa cena. "As estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam." Jó 38:7. ...
“Quando se der a "restauração de todas as coisas, as quais Deus falou por boca dos Seus santos profetas, desde o princípio do mundo" (Atos 3:21, Trad. Figueiredo), o sábado da criação, o dia em que Jesus esteve em repouso no sepulcro de José, será ainda um dia de descanso e regozijo. O Céu e a Terra se unirão em louvor, quando, "desde um sábado até ao outro" (Isa. 66:23), as nações dos salvos se inclinarem em jubiloso culto a Deus e o Cordeiro” (O Desejado de Todas as Nações, p. 769 e 770).
“As nações dos remidos não conhecerão outra lei senão a lei dos Céus. Todos serão uma família unida e feliz, revestida com as vestes de louvor e ações de graças. ... Sobre essa cena, as estrelas da manhã cantarão em uníssono, e os filhos de Deus exultarão de alegria. ... "E será que, desde uma festa da lua nova até à outra e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante Mim, diz o Senhor." Isa. 66:23. "A glória do Senhor se manifestará, e toda a carne juntamente verá." Isa. 40:5. "O Senhor Jeová fará brotar a justiça e o louvor para todas as nações." Isa. 61:11. "Naquele dia o Senhor dos Exércitos será por coroa, e por grinalda formosa, para o restante do Seu povo." Isa. 28:5” (Profetas e Reis, p. 732 e 733).
“Enquanto céus e Terra durarem, continuará o sábado como sinal do poder do Criador. E quando o Éden florescer novamente na Terra, o santo e divino dia de repouso será honrado por todos debaixo do Sol” (O Desejado de Todas as Nações, p. 283).
“Estes são os que vieram de grande tribulação, lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Apoc. 7:14.
“Gloriosa será a recompensa conferida, quando os fiéis obreiros se reunirem em torno do trono de Deus e do Cordeiro. ... Estarão em pé diante do trono, aceitos no Amado. Todos os seus pecados terão sido apagados, removidas todas as suas transgressões. Poderão contemplar a glória do trono de Deus, em todo o seu esplendor” (Vida e Ensinos, p. 233).
“Nesse dia os remidos brilharão na glória do Pai e do Filho. Tocando suas harpas de ouro, os anjos darão as boas-vindas ao Rei e aos Seus troféus de vitória - os que foram lavados e branqueados no sangue do Cordeiro” (Testemunhos Seletos, vol. 3, p. 432).
“Todos serão uma família unida e feliz, revestida com as vestes de louvor e ações de graças - as vestes da justiça de Cristo. Toda a natureza, em sua incomparável formosura, oferecerá a Deus um tributo de louvor e adoração. O mundo será banhado com a luz do Céu. A luz da Lua será como a luz do Sol, e a luz do Sol será sete vezes maior do que é hoje. Os anos decorrerão na alegria. Sobre essa cena, as estrelas da manhã cantarão em uníssono, e os filhos de Deus exultarão de alegria, enquanto Deus e Cristo Se unirão proclamando: "Não haverá mais pecado nem morte." (Apoc. 21:4.)” (A Ciência do Bom Viver, p. 506).
“O conflito está terminado. As tribulações e lutas chegaram ao fim. Cânticos de vitória enchem todo o Céu, enquanto os remidos permanecem em volta do trono de Deus. Todos entoam o jubiloso coro: "Digno é o Cordeiro, que foi morto" (Apoc. 5:12), e vive outra vez, como triunfante vencedor.
“"Depois destas coisas, olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; e clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro." Apoc. 7:9 e 10” (Vida e Ensinos, p. 231 e 232)

escrito entre  10 e 17/05/2011
revisado em  18/05/2011
corrigido por Jair Bezerra



Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos. Entende que há servos sinceros e fiéis de DEUS em todas as igrejas que no final dos tempos se reunirão em um só povo e serão salvos por JESUS em Sua segunda vinda a este mundo.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails