quarta-feira, 6 de junho de 2012

Comentário da Lição da Escola Sabatina - Dr. Bruce Cameron - Lição 10 - 2º Trim. 2012

Evangelismo e Testemunho - Lição 10

 Uma Resposta de Amor
(João 14, Tiago 2, Romanos 8)
Introdução: Depois de passar por todas as lições até agora, você provavelmente sente que precisa testemunhar para outros. Você precisa fazer algo para avançar o Reino de Deus. Mas, depois de chegar do trabalho (ou da escola) e preparar uma refeição e comer e fazer algumas outras tarefas de casa, você só quer sentar e descansar. Dia após dia é isso que acontece. Por fim, você se sente culpado por olhar para trás e ver que não fez nada! A culpa é ruim? Se devemos ser motivados pelo amor e não pela culpa, como podemos mudar da culpa para o amor? Vamos mergulhar na Bíblia e ver o que podemos aprender sobre nossa motivação para testemunhar!

I. Uma Direção
A. Leia João 14:15. Quando você leu a introdução, você respondeu “Esse sou eu!”? Se sim, como você se sente agora? (A implicação é que se você não toma tempo para o avanço do Reino de Deus, você não ama Jesus realmente. Isso faz nos sentir culpados).
B. Leia Filipenses 1:15-16. Olhamos para esse texto duas semanas atrás. O que Paulo diz sobre ter um motivo diferente do amor para compartilhar o evangelho? (Ele admite que você pode ser motivado por algo diferente do amor).
C. Leia Filipenses 1:17-18. Nosso motivo para compartilhar importa? Nos sentimos culpados, então compartilhamos. Isso é ruim? (Não, desde que se compartilhe o evangelho).
1. Leia Mateus 6:5. O que isso sugere sobre testemunhar com os motivos errados? (Jesus sugere que um motivo errado nos fere).
II. Uma Direção Certa
A. O problema para mim (e acredito para muitos de meus leitores) é como trocar a culpa, ambição ou competição como motivos para testemunhar por um motivo de amor. Vamos voltar e reler João 14:15 e então adicionar João 14:16-18. O que isso tem a ver com a afirmação de Jesus de que se amamos vamos obedecer? [Acho que Jesus entendeu que a obediência por amor não é fácil (para colocar de forma branda) se estamos apenas rangendo os dentes e dizendo “Eu amo, portanto devo obedecer!”. Terminamos admitindo: “Ok, não amo, então tenho culpa, portanto devo obedecer!” Por causa desse problema prático é que Jesus nos envia alguém que “vive com vocês e estará com vocês”].
1. O que você acha que esse “vive com vocês e estará com vocês” significa, em termos práticos? (Isso deve ser uma referência para uma nova adição em nosso pensamento e atitude).
B. Leia João 14:19-21. Apenas para o caso de você ter pensado que a afirmação do “amor e obediência” não tinha a ver com o Espírito Santo morando em nós, isso faz da conexão óbvia. O que você acha que Jesus quer dizer quando diz Ele que Se “revelará a nós”? (Teremos consciência da presença de Jesus em nossas vidas quando outros não estarão conscientes).
C. Leia João 14:22. O que você acha ser a resposta para isso?
D. Leia João 14:23-24. Essa é a resposta de Jesus para a pergunta de Judas. O que Jesus nos ensina? (Aqueles que deram sua aliança a Deus (amor) ficam em um patamar diferente do patamar do mundo. Deus recompensa esse amor ao nos mostrar amor e enviar o Espírito Santo para viver em nós).
E. Leia João 14:25-26. Qual é o papel do Espírito Santo quando se trata da nossa obediência? (O Espírito tanto ensina quanto nos lembra).
1. Quantas vezes você perdeu algo quando não estava prestando atenção suficiente?
a. Pense sobre a última vez que você levou uma multa por excesso de velocidade. Você sabia que estava correndo ou simplesmente foi pego? Ou, não estava prestando atenção, não tinha nem ideia que estava correndo e teve que encostar? (Muito provavelmente você não estava prestando atenção. Muitas coisas na vida escapam da nossa atenção porque não estamos prestando atenção. O Espírito Santo nos ajuda a perceber).
2. Vamos rever nossa introdução. Você chega em casa, alimenta a família, faz algumas tarefas e está muito cansado para fazer algo a mais pelo avanço do Reino de Deus. Como o que acabamos de aprender sobre o Espírito Santo muda o quadro? [E sobre todos os nossos relacionamentos durante o dia e a noite? Se Deus nos lembra (“prestar atenção”) das oportunidades para avançar o evangelho, se o Espírito Santo nos ensina como estar constantemente empurrando os outros para o Reino dos Céus, então talvez já tenhamos feito um grande trabalho para o Reino ao final do dia].
III. Entendendo a Direção Transformada
A. Talvez você esteja preocupado com a natureza mística do que estamos discutindo. Sabemos que ranger os dentes não irá nos dar um motivo de amor para testemunhar. Ao mesmo tempo, você talvez queira mais detalhes do que simplesmente esperar para que o Espírito Santo nos dê uma direção de amor e nos fazer mais alerta. De especial importância é que alguns dos textos que acabamos de ler (João 14:23) fazem parecer que o amor vêm antes do Espírito Santo vir morar conosco.
B. Vamos olhar para algumas lições práticas. Leia Tiago 2:8-11. Tiago começa falando sobre amor, mas termina falando sobre assassinato. O que Tiago está dizendo sobre o amor? [O ponto de Tiago é que a obediência não é fácil. Se mostramos favoritismo, pecamos. Se cometemos adultério, pecamos. Se assassinamos, pecamos. Não é fácil evitar o pecado porque um único, pequeno tropeço (favoritismo) nos leva para o mesmo tipo de problema do pecado que um assassinato].
C. Leia Tiago 2:12. Dado o que Tiago disse, que lei dá liberdade? (Leia Romanos 8:1-3. Tiago sugere que manter a lei perfeitamente não é possível. Paulo nos diz que Jesus guardou a lei em nosso lugar. É isso que Tiago quer dizer quando se refere à “lei da liberdade”).
D. Leia Romanos 8:4-9. O que Deus está procurando em nós? (Ter nossas mentes voltadas para o que Deus deseja. Esse é o trabalho prático do Espírito Santo em nossas vidas).
E. Leia Tiago 2:12-17. O que Tiago diz que Deus nos mostrou? (Misericórdia!) O que devemos mostrar aos outros? (Misericórdia).
1. Vamos voltar à culpa. Depois de ler o que Tiago e Paulo dizem sobre a lei, precisamos nos sentir culpados? (Não! Nenhuma quantidade de testemunho irá nos tornar justos. Não podemos dizer “Eu falhei em conseguir meu lugar no Reino hoje porque falhei no testemunho”. Jesus nos faz justos. Se somos motivados pela culpa, não entendemos o evangelho).
2. Como então Tiago engancha o trabalho de misericórdia à fé? (Ele parece dizer que a misericórdia é requerida).
3. Isso não é contrário à salvação pela graça somente? (Sim, na superfície isso parece ser uma contradição. Olhar mais profundamente remove a contradição. Jesus me salva. Eu não sou compelido a testemunhar para ganhar algo que Jesus já me deu. Entretanto, a salvação pela graça somente é um tremendo ato de misericórdia. Como posso negligenciar mostrar a fé para outros?).
F. Leia Tiago 2:18-20. Tiago está errado ao dizer que a “fé sem obras é morta”? [Leia Romanos 6:12-14. A diferença aqui pode parecer pequena, mas é de infinita importância. Tiago não está dizendo que nossas obras criam nossa fé. Em vez disso, ele está dizendo que quando verdadeiramente entendemos a misericórdia de Deus para conosco (nós que não podemos obedecer sem tropeçar), então uma atitude apropriada, uma atitude de misericórdia perante os outros, se segue. Assim como você pode estar rio abaixo e testar a pureza da água rio acima, você pode olhar para as obras de alguém para julgar a autenticidade de sua fé].
G. Leia Romanos 10:1-4. Podemos ser zelosos para Deus sem ter um entendimento apropriado disso? (Paulo diz, “Sim!”).
1. Qual é a chave para a salvação? (Jesus. Justiça está disponível para todos os que acreditarem. Guardar a lei não é requerido para a salvação).
a. Como você se sente quando lê isso? (Libertado! Eu fui exposto à misericórdia final!).
b. Você quer compartilhar isso? (Essa é a “motivação da misericórdia”. É a motivação do amor. Deus mostrou misericórdia por nós ao nos salvar por meio de Sua vida, morte e ressurreição. Se realmente acreditarmos e entendermos isso, teremos nossa motivação para o testemunho! O Espírito Santo nos convence dessa verdade. O Espírito Santo nos lembra dessa verdade. O Espírito Santo aponta oportunidades para compartilhar essa verdade. Romanos 8:5 :”quem vive de acordo com o Espírito tem a mente voltada para o que o Espírito deseja”).
H. Amigo, você pode ser motivado pela culpa para testemunhar, mas que coisa terrível isso é para você. Jesus te salvou de teus pecados. Ele te deu a vida eterna quando você acreditou. Ele te libertou da culpa! Se você acredita nisso, ninguém tem que te motivar para testemunhar. Você irá confessar seus pecados e aceitar a vida, morte e ressurreição de Jesus em seu favor? Você pode ser libertado agora mesmo! E você pode alegremente compartilhar sua libertação com outros.
IV. Próxima Semana: Levando Informação à Igreja
Tradução: Tamiris Borges da Silva
===========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails