sábado, 25 de dezembro de 2010

Pra Te Encontrar - Melissa Barcelos




Eu olho as horas, já passou do meio dia
Fecho os olhos e agradeço
Por criar e separar um santo dia
E em meio a tantas lutas

Refrão:
Hoje é sábado
A semana acabou enfim
Hoje eu quero expressar, o prazer
Que é ter um dia pra te encontrar
Sábado, um dia a menos pra te esperar
Imagino lá no céu onde toda criação
Irá cada Sábado te adorar

O sol se esconde
Um momento de alegria
A família reunida
Os amigos quero ver no céu um dia
Num grande pôr-do-sol

Lição Escola Sabatina para Surdos - Lição 1 - 1º Trimestre 2011

Jesus chorou
A Bíblia e as emoções humanas

Lição da Escola Sabatina - 1º Trimestre de 2011

IN. A Bíblia e as emoções humanas - 1º Trimestre de 2011 from Escola Sabatina on Vimeo.

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 1 - 1º Trim. 2011

Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Quarto Trimestre de 2010
Tema geral do trimestre: A Bíblia e as emoções humanas
Estudo nº 01    Emoções
Semana de   25 de dezembro a 1º de janeiro
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar:Em verdade, em verdade Eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria” (João 16:20).

Introdução de sábado à tarde
Nesse trimestre estudaremos sobre as emoções humanas. DEUS, ao criar, reproduziu em nós algo que Ele também possui: emoções. Originalmente, é de se crer que tanto DEUS quanto as criaturas devessem sentir só emoções positivas. Mas com o pecado, as criaturas, e também DEUS tiveram que experimentar emoções negativas.
Emoção, segundo a Wikipédia, é uma atitude subjetiva, que tem muito a ver com o temperamento, personalidade e motivação. Em inglês se diz ‘emotions’ derivado do francês émouvoir, que vem do latim emovere. Ou seja, o ‘e’ significa fora, e ‘movere’ signfica movimento. Define uma agitação da mente ou do esírito que tem origem fora de nós, e que nos leva a alguam ação ou resposta. “Emoção, numa definição mais geral, é um impulso neural que move um organismo para a ação. A emoção se diferencia do sentimento, porque, conforme observado, é um estado neuropsicofisiológico (Freitas-Magalhães, 2007). O sentimento, por outro lado, é a emoção filtrada através dos centros cognitivos do cérebro, especificamente o lobo frontal, produzindo uma mudança fisiológica em acréscimo à mudança psico-fisiológica.” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Emo%C3%A7%C3%A3o)
Exemplos de emoções negativas: Ira: fúria, revolta, ressentimento, raiva, exasperação, indignação, vexame, acrimônia, animosidade, aborrecimento, irritabilidade, hostilidade e, talvez no extremo, ódio e violência patológicos. Tristeza: sofrimento, mágoa, desânimo, desalento, melancolia, autopiedade, solidão, desamparo, desespero e, quando patológica, severa depressão. Medo: ansiedade, apreensão, nervosismo, preocupação, consternação, cautela, escrúpulo, inquietação, pavor, susto, terror: e, como psicopatologia, fobia e pânico. Nojo: desprezo, desdém, antipatia, aversão, repugnância, repulsa. Vergonha: culpa, vexame, mágoa, remorso, humilhação, arrependimento, mortificação e contrição.
Exemplos de emoções positivas: Prazer: felicidade, alegria, alívio, contentamento, deleite, diversão, orgulho, prazer sensual, emoção, arrebatamento, gratificação, satisfação, bom humor, euforia, êxtase e, no extremo, mania. Amor: aceitação, amizade, confiança, afinidade, dedicação, adoração, paixão, ágape. Surpresa: choque, espanto, pasmo, maravilha. (http://www.comportal.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=255:exemplos-de-emocoes&catid=3:transtorno&Itemid=268)
Quais os objetivos de termos emoções? Por que DEUS colocou isso em nossa vida? Originalmente, como dissemos, era para só termos emoções agradáveis. Elas são o tempero da vida, que a tira da neutralidade, que nos faz diferentes das máquinas e das plantas. Emoções produzem sentimentos, e, havendo amor, tornam a vida em extremo agradável de viver. São elas que formam o prazer em existir. Elas fazem bem ao organismo, nos levam a agir construtivamente. Sem essas emoções, não teríamos motivos para viver.
Já as emoções negativas surgiram com o pecado. A primeira emoção negativa apareceu em Adão e Eva, eles sentiram vergonha porque se perceberam nus. Logo sentiram medo, e a seguir, tristeza pelas perdas que tiveram que amargar. E também medo da morte. Mas havia esperança, uma emoção positiva, de JESUS morrer por eles. Era uma emoção positiva que também vinha acompanhada de outra negativa: para que vivessem JESUS morrer por eles, que era o seu Criador! A morte de um cordeiro ilustrou essa emoção.
Nesses dias finais, é tempo de emoções fortes. Muito medo, extrema ansiedade, estresse, insegurança, e assim vai. Nesse ambiente, devemos cultivar outra emoção, suave, que vem do alto: a esperança da vinda de JESUS, para nos tirar desse inferno de emoções que correm e deterioram a alma em que nos metemos.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Lição Escola Sabatina para Surdos - Lição 13 - 4º Trimestre 2010

VERSO PARA MEMORIZAR: 

“À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva” 

(Isaías 8:20).


13 Lição - Baruque: Legado em um mundo em pedaços  - 18 a 25 de dezembro from Escola Sabatina on Vimeo.

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 13 - 4º Trim. 2010

Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Quarto Trimestre de 2010
Tema geral do trimestre: Figuras dos Bastidores
Estudo nº 13    Baruque: Legado em um mundo em pedaços
Semana de   18 a 25 de dezembro
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar:À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva” (Isaías 8:20).

Introdução de sábado à tarde
Vamos analisar um pouco o verso dessa semana. Ele é pequeno em extensão, mas define o que vem de DEUS e o que tem outra fonte. Todo aquele pregador, mestre e crente, que não segue o manual de DEUS, que é a Bíblia, não tem parte no Reino do Céu. E como tem desses hoje em dia! É fácil enganar o povo, muito fácil. Lendo o meu texto da Bíblia hoje, me dei conta disso. Está em Mateus 27:20, onde diz que os principais sacerdotes persuadiram o povo para que gritasse contra JESUS, pedindo para ser morto. E o povo, em sua maioria, aceitou. Era aquele mesmo povo que vira os milagres de JESUS; como repartira o pão e os peixes; que ressuscitara mortos; que curava todo tipo de doença inclusive a praga da época, a lepra; que ensinava o bem, o amor, a paciência, a honestidade, a bondade, a harmonia, a vida familiar feliz; que ensinava a viver corretamente. Eles O viram fazer isto, eles O viram no templo ensinando. Como foi tão fácil àqueles sacerdotes e principais do templo enganar o povo para se voltar contra um homem que nunca praticou algum delito, mas que só fazia o bem?
Do mesmo modo é hoje. Povo é povo. É massa de manobra, deixa-se enganar. Povo não investiga por si mesmo, vai na conversa dos outros; portanto, vê se você deixa de ser povo, e seja um indivíduo investigador que busca o conhecimento da Bíblia e o aplica. Só buscar esse conhecimento não é suficiente. Vamos ser humildes e simples, para que o conhecimento da Bíblia seja utilizado pelo ESPÍRITO SANTO para nos transformar e aplicar na vida prática. E que não caiamos na conversa daqueles que não seguem o fulminante teste de veracidade da obediência à lei e ao testemunho, que é a Bíblia toda. Esse foi o grande problema que levou a nação judaica ao fracasso, no tempo de Jeremias e de Baruque.
O estudo dessa semana é sobre Baruque. Quem foi ele? Foi o auxiliar do profeta Jeremias, seu assistente. Baruque era um erudito, escriba, muito estudado, de família nobre (Jer 51:59), e se tornou secretário de Jeremias durante o exílio dos judeus em Babilônia (Jer 36:4). Ele era da tribo de Judá, filho de Nerias e irmão de Seraías, camareiro-mor de Zedequias (Jr 51.59). Baruque – Baruch – Baruc - Ba'ruch ou Baruk ben Neriá –Hebraico=Barûkh – significa DEUS seja bendito ou abençoado. Era servo fiel e obediente, embora fosse de família nobre e bem posicionada economicamente; era escriba, ou seja, copista e mestre nas Escrituras (Jer. 36:4), e secretario do rei ou escrivão (Esd. 7:6 e Jer 8:8), alto funcionário do Império Babilônico para Judá, era o proclamador das mensagens de Jeremias (Jer. 36:13), era defensor das leis (Jer. 43:6), fez aliança com DEUS e era fiel a ela (Jer. 45:2-50).
Esse Baruque viveu num tempo de grave crise. Por seu zelo a DEUS sofria muito com as atitudes dos reis e do povo, que encaminhava a nação em direção à catástrofe. Levava as revelações de DEUS por Jeremias ao rei e nobres, mas não era ouvido, pelo contrário, era rejeitado. Foi um tempo parecido aos dias de hoje, quando o mundo vai de mal a pior, mas não quer mudar de atitude. Esse estudo nos trará grandes lições, como indivíduos e como igreja.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Lição Escola Sabatina para Surdos - Lição 12 - 4º Trimestre 2010

VERSO PARA MEMORIZAR:

“Sigam somente o Senhor, o seu Deus, e temam a Ele somente. Cumpram os Seus mandamentos e obedeçam-Lhe; sirvam-nO e apeguem-se a Ele” 

(Deuteronômio 13:4).

12 Lição - Geazi: errando o alvo  - 11 a 18 de dezembro from Escola Sabatina on Vimeo.

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 12 - 4º Trim. 2010

Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Quarto Trimestre de 2010
Tema geral do trimestre: Figuras dos Bastidores
Estudo nº 12  –  Geazi: errando o alvo
Semana de   11 a 18/12/2010
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar:Sigam somente o Senhor, o seu DEUS, e temam a Ele somente. Cumpram os Seus mandamentos e obedeçam-Lhe; sirvam-No e apeguem-se a Ele” (Deut. 13:4).

Introdução de sábado à tarde
Elias talvez fosse um dos mais poderosos e desafiados profetas de DEUS. Ele foi um reformador, num tempo em que parecia estar sozinho ao lado de DEUS. Enfrentou um rei que se tornou idólatra e levou a nação toda à idolatria. E JESUS o escolheu como símbolo da reforma global que a Igreja Adventista promoverá no final dos tempos, um tempo que se chama Alto Clamor, que em sua intensidade máxima vai do decreto dominical até o fechamento da porta da graça. Essa pregação, na verdade já está começando, embora ainda em intensidade bem pequena.
E Eliseu teve o privilégio de ter sido o assistente de Elias. Eliseu aprendeu do profeta a quem servia os princípios de vida, de fidelidade e obediência a DEUS. Tanto é que assistiu o arrebatamento de Elias. Havia pedido que DEUS lhe desse o poder de Elias, e recebeu a capa dele. Retornando, assim como Elias abriu o rio Jordão, Eliseu também fez o mesmo. Eliseu aproveitou a convivência com Elias, e se tornou outro profeta, chamado por DEUS.
Eliseu, outro dos maiores profetas da Bíblia teve por assistente Geazi. Portanto, esse também seria um candidato a profeta. Mas Geazi foi diferente. Era ambicioso, egoísta e vaidoso. Em uma palavra, não era humilde. A pessoa que cultiva a humildade, que ora por ela e toma providências para torná-la real em sua vida (tal como ser simples, não querer atrair a atenção a si, não querer aparecer, focar nos outros não em si, viver para servir e não para ser servido, ser manso), essa facilmente é transformada pelo ESPÍRITO SANTO. Aliás, só os humildes serão transformados, pois os arrogantes não permitem que algo mude em sua vida. Fazem-se independentes de DEUS. Foi o que aconteceu com Geazi. E por isso, como Judas que viveu três anos e meio com JESUS, esse assistente de profeta não se tornou profeta, e sim, viveu seus últimos dias com lepra, e assim terminou a sua história.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Lição Escola Sabatina para Surdos - Lição 11 - 4º Trimestre 2010

VERSO PARA MEMORIZAR:

“Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus” (Filipenses 1:6).

11 Lição - A viúva de Sarepta O salto de fé  - 4 a 11 de dezembro from Escola Sabatina on Vimeo.

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 11 - 4º Trim. 2010

Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Quarto Trimestre de 2010
Tema geral do trimestre: Figuras dos Bastidores
Estudo nº 11  –  A viúva de Sarepta: O salto de fé
Semana de   27 de novembro a 04 de dezembro
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar:Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de CRISTO JESUS” (Filip. 1:6).

Introdução de sábado à tarde
No limite da vida, quando tudo está terminando, quando tudo falhou, quando só resta a fé, muitas vezes, só então é que DEUS entra em ação. Assim foi no caso de Jó, de Jacó, e outros, e da viúva de Sarepta. E atenção, há casos em que DEUS não age nem tendo-se ultrapassado esse limite. Esse foi o caso de grandes e poderosos servos de DEUS, os mártires, como aconteceu com Estevão, e muitos outros. Mas, em todos os casos, no limite, as pessoas sentem a presença de DEUS. Estevão viu o Céu aberto, e o Filho do Homem, em pé, em sua homenagem. Ainda que Ele não faça nada, também não abandona e não deixa de preservar a vida eterna de todos os Seus filhos.
Quando é o último momento para DEUS agir, em favor de quem sente necessidade, e se agarra nEle, alguma coisa Ele faz. Quando tudo já falhou, e não há mais esperança de nada, nesse momento é a melhor oportunidade para DEUS Se manifestar. Muitas vezes é só nesse instante que Ele Se faz perceber, ou resolvendo a questão, ou dando a entender que estará com a pessoa até o fim. Por exemplo, quem já soube de algum mártir que morreu gritando de dor na fogueira? Não morriam assim, eles morreram cantando. Ora, como pode alguém morrer cantando no fogo? O fogo causa uma dor terrível, insuportável. Será que eles sentiram mesmo tanta dor? É só perguntar que dor sentiram os três companheiros de Daniel, na fornalha de fogo. Assim como é incrível ver alguém passeando dentro de uma fornalha de fogo, é de igual modo surpreendente assistir alguém morrendo queimado, mas cantando e louvando a DEUS. Se DEUS não livrou a muitos da morte, também não Se ausentou, e nenhum dos mártires sofreu acima de sua capacidade de suportar.
A viúva de Sarepta, só com seu filho, que morava na Fenícia (era portanto uma estrangeira e não israelita), estava nessa situação. Do racionamento por causa da seca que se estendia até aquele país (amanhã veremos qual a razão), chegou o fatídico dia da última restrita refeição. Só havia ainda um pouco de farinha e azeite. Mal dava para assar pão para uma escassa, e certamente, bem restrita refeição. Dá para imaginar o que se passa na mente de uma pessoa antes de ingerir o último alimento, e depois, só lhe restar a morte? Nunca cheguei a tal situação, portanto, não faço ideia.
Nesse momento chega o profeta Elias, e pede à mulher água. Ela obedece para buscar. Ele pede ainda um bocado de pão. Então, ela, condoída, explica que só tem para uma refeição, para ela e seu filho, e depois esperaria a morte. Não havia mais alimento. Elias diz a ela que faça primeiro um pão para ele, depois para ela e seu filho. Disse ainda que a farinha e o azeite não se acabariam. Ela creu, e fez um pão para Elias, e sobreviveram, milagrosamente, ela, seu filho e Elias. Sobreviveram exclusivamente pela fé. É assim que o povo de DEUS sobreviverá, após o decreto dominical: 100% pela fé, totalmente dependente de DEUS.

Natal

A seguir você encontra uma série de artigos relacionados ao Natal para que dúvidas possam ser tiradas e possamos entender o que fazer ou não no natal e como deve ser tratado pelos cristãos.



PARA VER O CONTEÚDO DOS ARTIGOS BASTA CLICAR NOS TÍTULOS

Qual é a origem da celebração do Natal em 25 de dezembro, do uso da árvore de Natal e da memória à pessoa chamada Noel (Nicolas, ou Nicolau)?

Pastor, por favor, fale-me mais sobre o que a História pensa sobre a história da origem do Natal. Obrigado.


Muitos adventistas que questionam tais idéias, e se posicionam veementemente contra a comemoração do Natal. O que você me diz? Aliás, oficialmente, que a IASD pensa sobre o assunto?


É errado que os cristãos celebrem o Natal?
O Natal, é uma data convencional e não um mandamento bíblico. Cristo nasceu na realidade no mês de setembro ou outubro, que é outono no hemisfério norte. Nós poderíamos celebrar o nascimento de Cristo em qualquer data, pois não se trata de um dia santo; inclusive, deveríamos celebrar o espírito do natal todos os dias do ano.

Caso tenham algum interesse em saber mais aqui vai um texto original de Ellen G. White sobre o assunto. CLIQUE AQUI!


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails