quinta-feira, 26 de maio de 2011

Lição Escola Sabatina para Surdos - Lição 9 - 2º Trimestre 2011

Verso para Memorizar: “Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniquidade e te vestirei de finos trajes” (Zc 3:4).

Lição 09 - Um tição tirado do fogo- 21 a 28 de maio from Escola Sabatina on Vimeo.

Lição 09 - Um tição tirado do fogo- 21 a 28 de maio from Escola Sabatina on Vimeo.

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 9 - 2º Trim. 2011


Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Segundo Trimestre de 2011
Tema geral do trimestre: Vestes da Graça
Estudo nº 09 – Um Tição Tirado do Fogo
Semana de  21 a 28 de maio
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Ijuí - RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar: “Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniquidade e te vestirei de finos trajes” (Zacarias 3:4).

Introdução de sábado à tarde
O grande conflito entre satanás e DEUS, tem quatro momentos essenciais:
1º) Lúcifer querendo ser semelhante ao Altíssimo. E para consegui-lo, desencadeou uma guerra de anjos contra o trono de DEUS; ele queria participar desse trono.
2º) Perdendo a guerra, derrotou Adão e Eva, e intentou ser o príncipe desse mundo.
3º) Mas no embate da cruz, JESUS em flagrante desvantagem, derrotou o ódio de satanás com o Seu infinito amor.
4º) Agora, ele se prepara para a última batalha, o Armagedom. E seu intento é desviar o maior número de seres humanos do caminho da salvação, já que mais do que isto não consegue mesmo, pois está perdido, e derrotado.
O mundo tem produzido muita guerra. Pois aqui as diferenças são resolvidas na base da violência. Na verdade, por essa via as diferenças não são resolvidas. Aparecem outras diferenças, e o mundo vai de mal a pior. É a lei do mais forte, de quem pode mais. É um planeta de estúpidos, que utilizam o conhecimento que conseguem desenvolver para fabricar armas. E ainda assim, se acham muito inteligentes. Mas pare um pouco para pensar: entre o ato de JESUS na cruz, entre as Suas palavras para oferecer o outro lado do rosto, entre o que Ele disse que não veio para ser servido mas para servir, entre a Sua declaração “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”; e a escalada de armamento, a multiplicação das guerras, da destruição e da mortandade mundo afora, da luta pelo poder, o que você acha mais lúcido, sensato e sábio?
Não  é à toa que DEUS acha loucura a sabedoria desse mundo!
O mundo está piorando. E a causa primária da situação do mundo é essa guerra de satanás contra DEUS, e contra quem esteja com Ele. Pensemos um pouco sobre isso. O que Lúcifer queria, no início de sua luta? Ser semelhante ao Altíssimo. Ele queria poder para mandar, não poder para servir. E o que está gerando muitas das guerras nesse mundo? É a luta pelo poder. Onde há alguém ambicionando poder, há tensão suficiente para gerar algum tipo de conflito. Cuidado, isso também ocorre muito em nossa igreja. É preciso banir esse tipo de conflito entre nós, como fizeram os discípulos nos dias que antecederam o Pentecostes.
Lúcifer queria ser admirado ainda mais do que já era. Queria que o foco estivesse nele, não em DEUS. Essa não é, ao longo dos tempos, a obstinação da maioria das pessoas? Fazem de tudo para que as atenções se voltem a elas, não a DEUS. Cuidado com essa cilada. O mundo hoje faz de tudo para que nós, servos de DEUS, queiramos também ser vistos como belos, importantes, ricos, famosos, etc. Muito cuidado com a cilada que derrubou satanás e levou com ele 33% de todos os anjos que serviam a DEUS.
Lúcifer queria ter prestígio. Não é exatamente isso que as pessoas também buscam? Em lugar da humildade de DEUS, o ser humano está sempre lutando por destaque entre os demais.
Pois bem, agora reflitamos um pouco mais profundamente: é possível a todos terem poder para dominar sobre os demais? É possível a todos serem o foco das atenções? É possível a todos terem mais prestígio que os outros? Não é possível! Por isso, quem quer essas coisas parte para a briga, para a guerra. Ele está querendo o que muitos também querem. Então, ou gasta muito dinheiro para ser mais que os outros, ou se envolve em conflitos que nada resolvem.
Mas muita atenção ao que está escrito a seguir: para humildes, que só desejam servir, não ser servidos, sempre há lugar para mais, muitos mais. Se todos forem humildes, ao contrário do que se todos buscam prestígio, não haverá conflito algum. Esse é o reino de DEUS! Assim deverá ser a nossa igreja!!! Um lugar de gente humilde, inteligente e sábia, atraindo o mundo pela diferenciação para melhor, não para pior.
Portanto, pensemos mais um pouco: é possível todos servirem uns aos outros? É possível a todos se amarem mutuamente? É possível a todos promoverem a felicidade dos demais? Sim, é perfeitamente possível. E não há a mínima necessidade de algum tipo de conflito para conseguir essas coisas. Por isso o Reino de DEUS é de paz; mas o império de satanás é de guerra, de autodestruição.
Escolha hoje a que reino quer pertencer.

domingo, 15 de maio de 2011

Chūken Hachikō - Uma Lição de Lealdade

(por Marcio)

"O amigo ama em todo o tempo..." (Provérbios 17:17)

Chūken Hachikō, é o nome em japonês para "Cão Fiel Hachikō". Este foi o nome dado a um cão da raça Akita que viveu entre os anos 20 e 30 do século passado. Apesar de ter sido um simples cãozinho, sua história de vida nos ensina muito sobre o que é ser Leal.

Ele foi adotado por um homem chamado Hidesaburō Ueno, um professor da Universidade de Tóquio. Carinhosamente, batizou-o de "Hachikō" (diminutivo de Hachi) e encheu-lhe de amor e atenção. Todos os dias, o professor era acompanhado pelo cão desde sua casa até a estação de trens de Shibuya, rotina inversa repetida também no final de todos os dias, pontualmente. Muitos daquela estação, ficavam profundamente impressionados pela pontualidade e amizade que o cão exercia com o seu dono. Assim, durante 16 meses, esta cena foi repetida todos os dias, como de costume.

Infelizmente, a vida feliz destes dois companheiros, foi marcada e interropida por um AVC (Acidente Vascular Cerebral) sofrido pelo professor no dia 21 de Maio de 1925... desta vez a rotina havia saído do normal: Hachikō acompanhou Ueno para o trabalho, mas nunca mais o viu retornar à estação de Shibuya.

A história diz que na noite do velório, Hachikō, que estava no jardim, quebrou as portas de vidro da casa e fez o seu caminho para a sala onde o corpo foi colocado. Passou a noite toda deitado ao lado do caixão do seu mestre, recusando-se a ceder. Outro relato diz ainda, que quando chegou a hora de colocar vários objetos particulares dentro do caixão (para fechá-lo), Hachikō pulou dentro e tentou resistir a todas as tentativas de removê-lo.

Após a morte do professor, Hachikō foi enviado para viver com parentes do professor Ueno, que morava em Asakusa, no leste de Tóquio. Mas ele fugiu várias vezes e voltou para tentar ficar na antiga casa em Shibuya. Um ano já havia passado e ele ainda não tinha se acostumado à sua nova casa, assim, ele foi dado ao ex-jardineiro do Professor Ueno, que conhecia Hachi desde que ele era um filhote.

Mesmo assim, Hachikō fugiu várias vezes. Percebeu que seu antigo amigo já não morava na casa em Shibuya, mas mesmo assim, ia todos os dias à estação, da mesma forma como ele sempre fazia, e ali ficava esperando o retorno do seu mestre. Ele fez isso dia após dia, ano após ano, em meio aos apressados passageiros.

Durante nove anos e dez meses contínuos, Hachikō foi visto naquela estação sempre aos finais de tarde, precisamente no momento de desembarque do trem na estação, na esperança de reencontrar-se com o seu dono. Saudosamente, dia após dia, ano após ano, com toda devoção, Hachikō esteve lá, até o dia de sua morte.

A sabedoria popular diz que o "cão é o melhor amigo do homem" e isto tem os seus méritos, ainda mais depois de lermos histórias como estas.... que fidelidade, que amor, que esperança! Mas gosto também de lembrar (na verdade jamais quero esquecer) o que está escrito em João 15:13: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos". Você conhece alguém que seria capaz disto? Você tem um amigo assim? Sim, todos nós temos. Todos fomos favorecidos por Ele pelo Seu imenso amor e atenção. Seu nome: Jesus de Nazaré. Meu melhor amigo, seu melhor amigo. Ele mesmo disse: "... Eu os tenho chamado amigos..." (João 15:15). Ele o ama, e somente se você sentir o mesmo, suportará esperá-Lo pacientemente custe o que custar.

Sabe, fico imaginando se os filhos de Deus tivessem a mesma disposição para aguardar o Mestre com tanta certeza e devoção como este Akita. É verdade que um dia Ele "deixou a estação" e muitas vezes parece que não vai mais voltar. Mas lembre-se: os sinais do "expresso angelical" estão aí, jamais duvide, Ele prometeu, Ele voltará!

Muitos, semelhantemente a história de Hachikō, aguardaram fielmente, pacientemente, hora após hora o retorno do nosso Dono e foram até o final de suas vidas nesta espera. Outros, como eu e você, aguardam ainda este momento maravilhoso, não do barulho das portas de um trem se abrindo, mas do som majestoso das portas dos céus que se abrirão com o soar das trombetas por ocasião do retorno do Amigo Jesus.

Você crê nisso? Você está disposto a reencontrar o Seu Amigo? Você está na "estação" ou se acostumou com sua "nova casa"? Jamais se esqueça: nós não somos daqui, nossa pátria é celestial!




"Jamais pense em desistir, falta pouco, só um pouquinho mais, logo Ele virá nos buscar"!




REFLEXÃO: "Aquele que dá testemunho destas coisas diz: 'Sim, venho em breve!' Amém. Vem, Senhor Jesus! (Apocalipse 22:20) - NVI

Os louvores do diabo

(adaptado do texto do Pr. Wagner Antonio de Araújo)
"Sujeitai-vos a Deus, mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós" (Tiago 4,7)

Ah, se o nosso discernimento fosse apurado! Quantos dissabores evitaríamos! Mas, que se há de fazer?

Jesus disse que Judas Iscariotes era filho do diabo. Chamou-o também de diabo e filho da perdição. Certa feita até Pedro foi identificado como Satanás, ao tentar convencer o Senhor de que o Seu sacrifício poderia ser evitado. Assim, não estou cometendo nenhum erro ao afirmar que o diabo está presente em nossa igreja. Aliás, em muitas igrejas, pois nenhuma é melhor ou pior, se for realmente igreja de Jesus. E o diabo assiste em todas elas, na qualidade de joio no meio do trigo e Judas no meio dos apóstolos.

E o que o diabo faz em nossa igreja?

sábado, 14 de maio de 2011

Lição Escola Sabatina para Surdos - Lição 8 - 2º Trimestre 2011

Verso para Memorizar: “É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois Ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com joias” (Is 61:10, NVI).

Lição 08 - Vestes de esplendor- 14 a 21 de maio from Escola Sabatina on Vimeo.

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 8 - 2º Trim. 2011

Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Segundo Trimestre de 2011
Tema geral do trimestre: Vestes da Graça
Estudo nº 08 – Vestes de Esplendor
Semana de 07 a 14 de maio
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Ijuí - RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar: “É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu DEUS! Pois Ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com jóias” (Isaías 61:10).

Introdução de sábado à tarde
Isaías atuou num tempo espiritual e politicamente muito turbulento. Ele trabalhava no reino do sul, Judá. Em seu tempo foi que o reino do norte, Israel, capitulou diante dos Assírios. Em Israel o profeta era Oséias, que tentou, em vão, fazer aquele povo entender o quanto DEUS os amava, e os queria de volta. Antes dele, Amós, o camponês, advertia e denunciava o reino de Israel. Mas não deram ouvidos a nenhum dos dois. No sul, em Judá, Isaías fazia o mesmo. Era o tempo dos reis Uzias (ou Azarias), Joatão (ou Jotão), Acaz e Ezequias. Paralelamente a Isaías, em Judá também atuava o profeta Miquéias, denunciando Samaria e Jerusalém. Isso foi mais ou menos entre os anos 750 e 700 aC. Foi nos últimos anos de Isaías e de Miquéias, e do rei judeu Ezequias que Senaqueribe, imperador assírio, cercou Jerusalém, quando o rei se humilhou perante DEUS, e foi salvo com seu povo. O comandante assírio zombou do DEUS de Israel, o anjo do Senhor saiu numa noite e matou, dentre os assírios, 185 mil soldados, e Senaqueribe foi embora com os que sobraram (2 Reis 19:35).
É de se lembrar que, antes de Isaías, Elias combateu fortemente, em Israel, as ações idólatras da rainha Jezabel com seu marido Acabe, no reino do Norte. Esses dois afundaram esse reino na idolatria. Eles tiveram uma filha, Atalia, que se tornou tão ou mais idólatra que sua mãe. Ela casou-se com Jeorão, rei de Judá, filho de Josafá. Ela quase exterminou a dinastia de Judá quando mandou matar todos os descendentes reais, menos um, que uma empregada conseguiu esconder sendo ele ainda bebê. Ele foi o rei Joás, um rei reformador em Judá, isso antes que viesse o profeta Isaías. Outra coisa, antes de Joás governar, aos 7 anos de idade, a própria Atalia governava Judá. Ela era uma agente do demônio dominando sobre o povo de DEUS. Depois desses fatos, passando-se quase um século das ações da má Atalia, é que Isaías apareceria em cena. Então tente imaginar a herança do povo de DEUS em meio a esses anteriores maus líderes políticos que levavam a nação para os caminhos de satanás.
Por essas poucas informações dá para ter uma ideia do quanto foi conturbado o tempo de Isaías. O reino de Israel se corrompeu tanto que foi desmantelado pelos assírios, e o de Judá ia pelo mesmo caminho, e seria, mais tarde, uns 200 anos depois, derrotado pelos babilônios, durante o tempo do profeta Jeremias. Depois de Jeremias, já no exílio, entraria em ação o profeta e estadista Daniel e o profeta Ezequiel. Os últimos profetas seriam Ageu, Zacarias e bem depois, Malaquias. No tempo desses, os judeus estavam, aos poucos, retornando do exílio. Esse retorno iniciaria no finalzinho dos dias de Daniel, que foi levado a Babilônia e viu a queda desse império, alcançando ainda o tempo de Zorobabel comandar o retorno dos primeiros judeus à Jerusalém.
Esses todos foram profetas reformadores. Vieram depois de Elias, o primeiro dos grandes reformadores no povo de DEUS. Esse Elias e depois Eliseu, viveram em torno de uns 100 anos antes de Isaías.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Pra que time você torce? Pra que time você joga?

"Porque nós somos companheiros de trabalho no serviço de Deus, e vocês são o terreno no qual Deus faz seu trabalho." I Coríntios 3:9

Brasileiro é brasileiro, sabe como é! A gente respira futebol, bebe futebol, come futebol. Dizem que é paixão nacional. Mesmo internacionalmente somos conhecidos como o país deste esporte! 

Tenho certeza que enquanto você lê esta inspiração já deve ter se lembrado do seu time de coração. Pode ser um time grande como Flamengo, Corinthians, São Paulo ou Palmeiras. Pode ser um time de renome nacional como Grêmio, Cruzeiro ou Coritiba. E, ainda, pode ser um time sem muita expressão como o Ceni, o Asa de Arapiraca ou até mesmo o Tuna Luso. Ou seja, já reparou que, quando a gente gosta, não tem jeito? 

Nosso time pode perder, ser goleado, rebaixado, rebaixado de novo e ainda assim continuamos fiéis a ele? Esse “fenômeno” ocorre por um fator muito simples. Somos fiéis porque amamos. Sem amor, trocaríamos de time.

Quando a gente ama de verdade somos sempre fiéis para valer. Só que, quando eu tinha 16 anos, resolvi trocar de time. O meu me deixava muito triste, sempre me fazia sofrer. Sempre muitas promessas, mas ao final de cada jogo lá estava eu: de novo no pó. Mudei para um time que, talvez, não tenha tantos patrocinadores. Nem é o de maior torcida, mas é o único time que não me decepciona. Esse time eu posso recomendar. 

É o time de Jesus. No começo, esse time foi escalado pessoalmente por Jesus e os titulares eram: Simão Pedro, Tiago e João, André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago filho de Alfeu, Tadeu, Simão e Judas. Time modesto, aparentemente sem muitas pretensões no campeonato. Mas, desde aquela formação, nunca mais se viu tanto poder.

Hoje, eu não só faço parte da torcida como estou no jogo. Sou titular de Jesus para atuar onde Ele me chamar. Procuro ler a Bíblia todos os dias, orar a todo instante para que, no momento certo, esteja no lugar certo e consiga mais um gol para o time do céu! Descubro a cada dia que minha vida é muito mais feliz jogando deste lado da vida. Sem decepções, sem chance de derrotas a vitória já está garantida!

E você? Que time você torce? Espero que tenhamos o mesmo treinador e quem sabe um dia faremos um golaço juntos! 

Pr. Ivan Saraiva

Ponto Negro


Certo dia, um professor chegou na sala de aula e disse aos alunos para se prepararem para uma prova-relâmpago. Todos acertaram suas filas, aguardando assustados o teste que viria.

O professor foi entregando, então, a folha da prova com a parte do texto virada para baixo, como era de costume.

Depois que todos receberam, pediu que desvirassem a folha. Para surpresa de todos, não havia uma só pergunta ou texto, apenas um ponto negro, no meio da folha. O professor, analisando a expressão de surpresa que todos faziam, disse o seguinte:
Agora, vocês vão escrever um texto sobre o que estão vendo.
Todos os alunos, confusos, começaram, então, a difícil e inexplicável tarefa. Terminado o tempo, o mestre recolheu as folhas, colocou-se na frente da turma e começou a ler as redações em voz alta. Todas, sem exceção, definiram o ponto negro, tentando dar explicações por sua presença no centro da folha.
Terminada a leitura, a sala em silêncio, o professor então começou a explicar: Esse teste não será para nota, apenas serve de lição para todos nós. Ninguém na sala falou sobre a folha em branco. Todos centralizaram suas atenções no ponto negro.
Assim acontece em nossas vida. Temos uma folha em branco inteira para observar e aproveitar, mas sempre nos centralizamos nos pontos negros.
A vida é um presente de Deus dado a cada um de nós, com extremo carinho e cuidado. Temos motivos para comemorar sempre.  A natureza que se renova, os amigos que se fazem presentes, o emprego que nos dá o sustento, os milagres que diariamente presenciamos.
No entanto, insistimos em olhar apenas para o ponto negro!
O problema de saúde que nos preocupa, a falta de dinheiro, o relacionamento difícil com um familiar, a decepção com um amigo. Os pontos negros são mínimos em comparação com tudo aquilo que temos diariamente, mas são eles que povoam nossa mente. Pense nisso! Tire os olhos dos pontos negros de sua vida. Aproveite cada bênção, cada momento que Deus lhe dá.
Jesus diz em Mateus 6:33: "buscai primeiro o reino de Deus, e a sua  justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. "
E o que é buscar o reino de Deus em primeiro lugar? É procurar,sempre, como ponto de partida, viver em plenitude as graças e bênçãos que Deus nos dá. É deixar a ansiedade e o stress de lado, porque isso é falta de fé.  É acreditar que os pontos negros passarão e viver a plenitude do amor de Deus. Lembre-se disso!
O ponto negro que há em sua vida é infinitamente menor que as graças e as bênçãos de Deus.
Faça a sua parte, deixe a ansiedade de lado, aproveite cada dia que você tem. E Deus vai lhe dar sabedoria e vai abrir as portas necessárias para que os pontos negros de sua vida se acabem.
Creia que o choro pode durar até o anoitecer, mas a alegria logo vem no amanhecer. Tenha essa certeza, tranqüilize-se e seja feliz!!! 

sábado, 7 de maio de 2011

Materiais da Semana de Oração da Família - Famílias de Esperança


Lição Escola Sabatina para Surdos - Lição 7 - 2º Trimestre 2011

Verso para Memorizar: “Porque Tu me tens sido auxílio; à sombra das Tuas asas, eu canto jubiloso” (Salmo 63:7).

Lição 07 - À sombra de Suas asas- 7 a 14 de maio from Escola Sabatina on Vimeo.

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 7 - 2º Trim. 2011

Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Segundo Trimestre de 2011
Tema geral do trimestre: Vestes da Graça
Estudo nº 07 – À Sombra de Suas Asas
Semana de   07 a 14 de maio
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Ijuí - RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar:Porque Tu me tens sido auxílio; à sombra das Tuas asas, eu canto jubiloso” (Salmo 63:7).

Introdução de sábado à tarde
“Há três coisas que são maravilhosas demais para mim, sim, há quatro que não entendo: o caminho da águia no céu...” (Prov. 30:18, 19).
O filhote de passarinho é um ser delicado e totalmente indefeso, como muitos filhotes de outros animais. Mas as aves possuem um tipo de proteção interessante: as suas penas e asas. É bonito ver, por exemplo, uma galinha com seus pintainhos. Ela cisca ensinando-os a obter o sustento do chão. E quando eles cansam, ela se abaixa, abre um pouco as asas, e eles se recolhem embaixo, e ali desaparecem. Vez por outra algum deles expõe a cabecinha para fora.
Todos os pássaros usam as asas para aconchegar seus filhotes. A águia tem asas bem grandes, enormes para dizer bem, e também as usa para a proteção de seus pequeninos. Essas aves são uma exemplificação da proteção de DEUS. Qualquer pecador que, sentindo-se atraído pelo amor que DEUS lhe tem, quer mudar seu estilo de vida, e precisa de proteção. Ele se torna um novato espiritual, e enquanto estiver nesse mundo terá que ser protegido, ou não conseguirá vencer. O mundo degenerado pelo pecado tem tantas atrações malignas que sem a proteção de DEUS, ele não suportará, e em algum momento será atingido, e cairá.
E o pecador, como os filhotes de aves, precisa sentir o desejo da proteção, ou melhor, a sua necessidade. Esse mundo desenvolveu milhares de atrativos. Em tempo, para quem é do mundo, são de fato atrativos, mas para quem já se entregou a JESUS, não são mais, tornaram-se coisas detestáveis. Um exemplo desse tipo de atrativo detestável é o Big Brother (e assemelhados). Vejo colegas professores em minha universidade, que é secular, achando interessante. Pessoas tão estudadas, mestres e doutores, e no entanto, sendo atraídas por coisas de tão baixo nível. Mas, enfim, eles são do mundo, e é natural que gostem das coisas do mundo. Mas, com uma sensação estranha, sei de irmãos de fé que assiste esse lixo imoral, inclusive alguns ministros. Esses irmãos são pretendentes ao reino de DEUS, e tem o conhecimento da verdade. Muitos deles estudam com profundidade e ensinam a outros. Então, como é que ainda não se deram conta que assistindo tal lixo perderão suas vidas para sempre? Tem que ficar bem evidente: pessoas nessa condição não poderão ser salvas. É um alerta importante que se faz necessário nesse estudo. “Não andeis nos costumes da gente que Eu lanço fora de diante de vós, porque fizeram todas estas cousas, por isso Me aborreci deles. Eu Sou o Senhor vosso DEUS, que vos separei dos povos. Ser-me-eis santos, porque Eu, o Senhor, Sou santo, e separei-vos dos povos, para serdes meus” (Lev. 20:23, 24up e 26). “Diz Ele: "Quem quiser seguir-Me, abandone tudo." Não podeis amá-Lo enquanto imitais as modas do mundo ou gostais da sociedade mundana” (Mente Caráter e Personalidade, 558, grifo acrescentado).

“MÃE”: TÍTULO INVENTADO PELO HOMEM POR CAUSA DA GRAÇA DE DEUS


Mãe” é uma palavra que remonta aos dias do início da história mundial. Só encontramos informações seguras na revelação de Deus contida em Sua Palavra, A Bíblia. A primeira mulher da história, a esposa de Adão, foi a primeira a ser chamada de mãe. Quero convidá-lo a refletir em alguns pontos importantes desta informação registrada em Gênesis 3:20–4:1-2:

1.  A primeira mulher recebeu o título de mãe antes de ter filhos:Adão foi o responsável por escolher um nome a sua esposa. Isso aconteceu depois dele ter acusado-a de ter-lhe dado do fruto e de ouvir a sentença de morte (Gênesis 3:17-19). Ele poderia ter-lhe dado o um nome que significa “mãe de todos os mortais” ou “mãe de todos os que morrem” ou “mãe dos pecadores”, etc. No entanto, Adão preferiu chamar sua mulher de “Eva”,que significa “mãe de todos os viventes”. Ela recebeu esse nome mesmo sem ter filhos.  Os filhos só aparecem em Gênesis 4:1-2. A razão dessa atitude positiva, esperançosa e otimista é vista nos dois próximos pontos deste artigo.

2.  A primeira mulher recebeu o título de mãe antes de ter filhos por causa da graça de Deus: Adão e Eva tinham pecado, estavam prestes a sair do Jardim do Éden, o que aconteceu logo que a conversa entre eles e Deus foi concluída (Gênesis 3:21-24). Deus havia dito a eles que se comessem do fruto proibido, no mesmo dia eles morreriam (Gênesis 2:16-17). Eles comeram, mas não morreram, porque Deus providenciou um animal para substituir a morte deles (Gênesis 3:21). A morte desse animal representava a futura morte de Jesus por eles declarada por Deus em Gênesis 3:15. Assim, ao invés de morrerem, eles continuariam com vida. E, além da vida, a mulher poderia gerar vida. Isso é graça e misericórdia de um grande Deus de amor. É por isso que Adão nomeia sua esposa de “Eva, mãe de todos os viventes”.

3.  A primeira mulher recebeu o título de mãe antes de ter filhos por causa da graça de Deus e pela fé que Adão depositou na promessa de Deus: Se Adão não tivesse acreditado ou aceitado o plano de salvação apresentado na profecia de Gênesis 3:15, ele jamais teria intitulado sua esposa de mãe de todos os viventes. Mas como ele aceitou e creu que o descendente da mulher, um filho especial, esmagaria a cabeça da serpente, destruindo o mal completamente, pela fé ele nomeou “mãe de todos os viventes” a sua esposa. Exatamente no momento em que a sentença de morte foi proferida a Adão (Gênesis 3:19) foi que ele chamou sua esposa de Eva. Isso é fé, ele já não estava com medo e desesperado. Deus apresentou ao casal pecador, que deveria ter morrido, o Descendente da mulher (Jesus) que lhes traria novamente o dom perdido, o dom da vida eterna. É por esse motivo que ao conceber os primeiros filhos é dito que Eva “deu à luz”, do grego “zoé”, que significa “vida”.

Assim, analisando o texto bíblico sobre a origem da mãe, se nota o amor, a graça e a misericórdia de Deus ao lidar com os pecadores implantando-lhes esperança no coração ao trazer-lhes uma promessa de que o problema causado por eles seria resolvido por um Descendente de mulher. Não é possível saber o quando Adão e Eva entenderam sobre o nascimento, vida e morte do Filho de Deus, mas sabemos que eles creram na pequena boa notícia – evangelho – que Deus lhes apresentou. Hoje temos mais luz sobre o assunto, sabemos que Jesus nasceu sem ter participação de homem algum, apenas da mulher. Sabemos que Jesus, o descendente da mulher, morreu para dar vida, vida eterna a todo aquele que, como Adão, acreditar e viver pela fé essa promessa.

Pr. Heber Toth Armí

Parábola do rato

Era uma vez uma menina que não tinha um rato. Mas, talvez influenciada pela popularidade de figuras como Mickey Mouse, Topo Gigio e Jerry, a garotinha resolveu que queria porque queria um... Assim, toda manhosa, foi contar para o pai de sua mais nova e estranha necessidade. Mas o pai não concordou com a idéia, explicando o perigo de ter um ratinho - as doenças, a sujeira, e essas coisas. A menina insistiu, chorou, esperneou, mas nada mudou a ordem estabelecida. O tempo passou e o pai teve que fazer uma viagem. Iria passar dias longe, trabalhando. A família ainda se despedia na sala, quando a ideia veio. A pequena correu para o quarto, abriu uma das gavetas e encontrou o cofrinho. Não pensou duas vezes: quebrou o porco, pensando no rato, juntou as moedas e saiu de casa, dando à mãe uma desculpa qualquer. Foi à loja de animais que ficava ali perto. Aproximou-se do balcão e, mesmo sem conseguir enxergar quem estava do outro lado, entregou o saco de moedas, dizendo: "Me dá um rato, moço". O moço, que não tinha nada com a história, pegou as moedas e lhe entregou o bicho. A mocinha voltou para casa toda feliz. Trancou-se no quarto e começou a brincar com o novo amigo. E brincou, brincou, brincou... e fim.
O problema é que enquanto a menina amar mais o rato que ao pai, ela não vai querer que o pai volte. Mas ele vai voltar. Por isso, cuidado com os ratos. Quem lê entenda.
Pr. Cândido Gomes

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Semana Santa 2011 com Pr. Ivan Saraiva

Mensagens que foram transmitidas pela Novo Tempo na Semana Santa de 2011 do dia 17 à 24 de Abril com o Pr. Ivan Saraiva e o Quarteto Arautos do Rei.
Alguns videos não adicionados ainda, logo estarão no blog

17/04/2011

19/04/2011

20/04/2011

21/04/2011

22/04/2011

23/04/2011

Lição Escola Sabatina para Surdos - Lição 6 - 2º Trimestre 2011

Verso para Memorizar: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1Pe 2:9).

Lição 05 -As vestes sacerdotais da graça - 23 a 30 de abril from Escola Sabatina on Vimeo.

Comentário da Lição - Prof. Sikberto Renaldo Marks - Lição 6 - 2º Trim. 2011

Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Segundo Trimestre de 2011
Tema geral do trimestre: Vestes da Graça
Estudo nº 06 – O manto de Elias e Eliseu
Semana de 30 de abril a 07 de maio
Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Ijuí - RS)
Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil


Verso para memorizar:Porque a tristeza segundo DEUS produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte” (2 Cor. 7:10).

Introdução de sábado à tarde
Elias é o meu profeta predileto. Gosto muito da história dele. Num tempo em que a idolatria tomou conta, esse homem permaneceu firme, chegando ao ponto de certo dia achar que estava só ao lado da verdadeira adoração. Tão fiel foi a DEUS que Este o levou para junto de Si. Ele nunca viu a morte. Enoque, Moisés e Elias, foram seres humanos pecadores, mas poderosos porque foram humildes e viviam entregues ao Senhor. Eles também falhavam, mas se levantavam em arrependimento, e DEUS os perdoou e em JESUS, foram salvos. Antes mesmo de JESUS ter morrido por eles!
“Entre as montanhas de Gileade, ao oriente do Jordão, habitava nos dias de Acabe um homem de fé e oração cujo destemido ministério estava destinado a deter a rápida disseminação da apostasia em Israel. Distanciado de qualquer cidade de renome, e não ocupando nenhuma alta posição na vida, Elias, o tesbita, não obstante entregou-se à sua missão, confiante no propósito de Deus de preparar diante dele o caminho e dar-lhe abundante sucesso. A palavra de fé e poder estava em seus lábios, e toda a sua vida estava devotada à obra da reforma. Sua voz era a de quem clama no deserto para repreender o pecado e fazer refluir a maré do mal. E conquanto viesse ao povo como reprovador do pecado, sua mensagem oferecia o bálsamo de Gileade a toda alma enferma do pecado que desejasse ser curada.
“Ao Elias ver Israel aprofundar-se mais e mais na idolatria, sua alma ficou angustiada e despertou-se-lhe a indignação. Deus havia feito grandes coisas por Seu povo. Tinha-o libertado do cativeiro e lhe dado "as terras das nações, ... para que guardassem os Seus preceitos, e observassem as Suas leis". Sal. 105:44 e 45. Mas os beneficentes desígnios de Jeová haviam sido agora quase esquecidos. A incredulidade estava depressa separando a nação escolhida da Fonte de sua força. Contemplando esta apostasia, do seu retiro na montanha, Elias sentiu-se oprimido pela tristeza. Em angústia de alma ele suplicou a Deus que detivesse em seu ímpio curso, o povo outrora favorecido, visitando-o com juízos, se necessário fosse, a fim de que pudesse ser levado a ver em sua verdadeira luz seu afastamento do Céu. Ele ansiava por vê-los levados ao arrependimento, antes que fossem tão longe na prática do mal a ponto de provocar o Senhor para que os destruísse completamente.
“A oração de Elias foi respondida. Apelos constantemente repetidos, admoestações e advertências tinham falhado em levar Israel ao arrependimento. Havia chegado o tempo em que Deus devia falar-lhes por meio de juízos” (Profetas e reis, 119 e 120).

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails